Região Sisal

Em eleição, prefeitos do sisal escolhem Serrinha para sediar policlínica regional

12 de abr de 2019 às 12:37 | em: Região Sisal

Em reunião na manhã desta sexta-feira (12) na sede da UPB (União dos Prefeitos da Bahia), após votação dos gestores municipais que farão parte do consórcio de saúde do Território do Sisal, a cidade de Serrinha foi confirmada como sede da Policlínica Regional de Saúde. De acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia, o projeto visa garantir a oferta dos exames complementares e consultas especializadas, fornecendo resolutividade à Atenção Básica e evitando que os pacientes precisem ir para os hospitais com casos que podem e devem ser solucionados na atenção primária e secundária. Integrarão o consórcio, os municípios de Lamarão, Serrinha, Teofilândia, Araci, Tucano, Conceição do Coité, Retirolândia, Valente, Santaluz, Queimadas, Barrocas, Biritinga, São Domingos, Monte Santo e Euclides da Cunha.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Jovens selecionados para projeto patrocinado pela Premier League se apresentam em Araci

10 de abr de 2019 às 14:25 | em: Araci,Cidades,Região Sisal
Foto: Divulgação

No último domingo (07), aconteceu o primeiro congresso de líderes do projeto IFA (Instituto Fazer Acontecer) em parceria com Premier League em Araci. A programação reuniu 30 alunos que participam ativamente do projeto. O objetivo do encontro foi reafirmar a identidade do movimento e capacitar os voluntários, formando lideranças jovens nos municípios alvo, visando torná-los protagonistas de ações de esporte educativo na região do semiárido e por toda a Bahia. O evento contou com a participação do Coordenador Técnico do IFA, Ruy Pavan e a Secretaria de educação de Araci,Manuela Teixeira. Segundo Ruy, além de Araci o projeto irá ter suas atividades em varias regiões do semiárido Baiano, mais especificamente nas cidades de Barrocas, Biritinga, Conceição do Coité, Teofilândia e Valente.

Foto: Divulgação

A Rede Fazer Acontecer tem o intuito de desenvolver e melhorar as políticas públicas voltadas para o esporte na Bahia e influenciar as políticas públicas de esporte, promover práticas culturais para jovens de classes populares e desenvolver o espírito crítico entre esses jovens são algumas das metas do Instituto Fazer Acontecer. O objetivo desse trabalho é educar os jovens através do jogo e da brincadeira, proporcionando uma chance de inclusão social e desenvolvimento de habilidades pessoais.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

WM Gesso: As melhores tendências em gesso para seu ambiente

09 de abr de 2019 às 17:29 | em: Araci,Publicidade,Região Sisal
Foto: Divulgação

Consolidada como sinônimo de credibilidade comercial e qualidade de produtos, a WM Gesso é destaque em Araci e região. A empresa possui uma equipe de funcionários especializados no manuseio de gesso, unindo agilidade, competência e qualidade total nos serviços prestados. Situada na Rua Prisco Paraíso, nª261, você encontra uma grande variedade de produtos, tudo atrelado a uma excelente qualidade e ótimos preços. A WM Gesso trabalha com serviços completos para criação do projeto e toda a instalação do gesso, comprometendo-se a realizar todo o serviço dentro do prazo estabelecido, deixando tudo de acordo com o gosto do cliente. Mais informações; (75) 9 9190-2129 / (71) 99711-2354

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Conjunto de ações para a cadeia produtiva do sisal é anunciado em Valente

08 de abr de 2019 às 09:47 | em: Região Sisal,Valente
Foto: SDR

Foi lançado, neste sábado (6), em evento realizado na Casa da Cultura de Valente, um conjunto de ações para a cadeia produtiva do sisal. Entre as iniciativas estão os investimentos do Governo do Estado, a exemplo do convênio celebrado entre Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e o Consórcio Púbico de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal (Consisal). O sisal é considerado de alto potencial econômico e produtivo. Em 2018, a produção na Bahia foi de 60 mil toneladas. Os recursos são destinados a realização de uma cooperação técnica e financeira entre o Governo do Estado e o Consisal e prevê a contratação do serviço de consultoria individual, para a elaboração e acompanhamento do plano de negócios, que visa à estruturação de alianças produtivas territoriais, nos municípios de Valente, Retirolândia, Conceição do Coité e Santaluz.

Foto: SDR

Durante o evento, que contou com a presença de representantes do poder público executivo e legislativo, sociedade civil organizada e instituições financeiras, foi autorizada ainda a execução de mais dois convênios, com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira (Fundação Apaeb). Juntos somam investimentos da ordem de R$ 800 mil, oriundos do Bahia Produtiva, projeto executado pela CAR/SDR, e preveem a implementação de um projeto piloto com ações de convivência com o semiárido e implantação de novas tecnologias, em comunidades rurais do município de Valente.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Deputado faz indicação da Policlínica no Território do Sisal

31 de mar de 2019 às 09:33 | em: Bahia,Região Sisal
Policlínica Regional de Saúde em Paulo Afonso | Foto: Ascom Bahia

O Deputado Estadual, Osni Cardoso (PT), ex-prefeito de Serrinha, fez o pedido de implantação da Policlínica do Território do Sisal, uma das principais demandas da região. Trata-se, segundo ele, da indicação n° 22.872/2019, na Assembléia Legislativa da Bahia (ALBA). A Bahia conta com 08 unidades de policlínicas regionais em funcionamento. O Território do Sisal, com 20 municípios e quase 800 mil habitantes, é uma das poucas regiões que não tem policlínica, apesar de, politicamente, sempre estar aliada ao Governo Estadual.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Região do Sisal: APLB Sindicato emite Edital de convocação da eleição

28 de mar de 2019 às 17:21 | em: Região Sisal

Alex da Piatã consegue garantias do Estado para construção da Policlínica da Região do Sisal

19 de mar de 2019 às 17:28 | em: Região Sisal

Foto: Reprodução

O líder do PSD na Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Alex da Piatã, membro titular da comissão da Saúde, obteve garantias do secretário da Saúde do Estado, Fábio Villas Boas, para construção da Policlínica da região do Sisal, um pleito do mandato.  O pessedista esteve nesta terça-feira (19) na secretaria da Saúde, acompanhando a comissão, e recebeu a informação que a construção será uma das prioridades do governador Rui Costa (PT).  “Percebi boa vontade do secretário que está muito otimista com o avanço de uma saúde de qualidade no estado. E a região do sisal terá condução prioritária entre as quatro que serão construídas”, informou Alex após a reunião.  Outro ponto destacado pelo deputado foi o trabalho demonstrado pela Sesab para zerar a fila da regulação com a concepção da Central Estadual da Regulação.  “O secretário Fábio e o governador tem buscado resolver de vez a regulação na Bahia e creio que até o fim da gestão isso será sanado. Foram mais de 40 mil solicitações só neste ano que já foi conseguida uma redução de mil pacientes na fila. Nós somos referência nacional sobre esse tipo de modalidade”, destacou.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Araci, Teofilândia, Tucano e região receberão os benefícios através da Codevasf

28 de fev de 2019 às 16:55 | em: Região Sisal

Foto: Ascom Codevasf

A 6ª superintendência regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba Codevasf, situada em Juazeiro, teve sua área de atuação no estado da Bahia aumentada pelo governo federal através da Lei 13.702/2018. Além da bacia do rio São Francisco, a empresa também vai contemplar as bacias dos rios Vaza Barris, Itapicuru, Paraguaçu e Real. Com isso, uma população de 4,5 milhões de pessoas receberá os benefícios implantados pela Codevasf em ações de revitalização, infraestrutura de abastecimento de água, saneamento, irrigação e atividades produtivas,  gerando mais oferta de emprego e o aumento da renda, na busca do desenvolvimento regional.

Território do Sisal e Bacia do Itapicuru

A Bacia do rio Itapicuru, tem uma área de 38,6 mil Km² e extensão aproximada de 476 Km nasce no Piemonte da Chapada Diamantina, no município de Antônio Gonçalves (BA). A maioria dos municípios do Território estão na bacia em questão. Sendo assim, Araci, Tucano, Teofilândia, Santaluz, Conceição do Coité, Barrocas, Biritinga, Queimadas, Quijingue, Nova Soure e outros 47 municípios serão beneficiados com a ampliação de abrangência da Codevasf.

Novos desafios

Para o superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Elmo Nascimento, a expansão da área de atribuição da Codevasf, incluindo novas bacias do Norte Baiano, é o resultado do trabalho valioso da bancada da Bahia, aprovado no Congresso Nacional e sancionado pelo Governo Federal através da Lei 13.702/2018, aumentando sua responsabilidade de uma área de 103.123,53 km² com 1.116.991,0 habitantes para 206.204,99 km² com 4.539.660,0 habitantes. Este ato, reconhece a vitalidade desta empresa pública (Codevasf) e permite que ela possa, por execução direta e ou parcerias,  realizar os estudos, elaborar projetos e implementar ações de desenvolvimento, que possibilite explorar sustentavelmente os recursos naturais e utilizar a vocação de cada região. Mas, para alcançarmos os resultados esperados, será fundamental que as decisões Políticas sejam direcionadas à Codevasf, alocando orçamento da União, objetivando incrementar os arranjos produtivos locais, promover a oferta de emprego, elevar a renda per capita e favorecer o crescimento da economia regional.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Jovens da região sisaleira serão selecionados para projeto patrocinado pela Premier League

27 de fev de 2019 às 09:59 | em: Cidades,Região Sisal

Foto: Divulgação

O Instituto Fazer Acontecer irá selecionar 30 jovens da região sisaleira para participar do projeto “Primeiros Lideres”, patrocinado pela Premier League a liga profissional de futebol da Inglaterra. O projeto irá ter suas atividades na região do semiárido da Bahia, mais especificamente nas cidades de Araci, Barrocas, Biritinga, Conceição do Coité, Teofilândia e Valente, e prevê a formação de lideranças jovens nos municípios alvo, visando torná-los protagonistas de ações de esporte educativo na região do semiárido e por toda a Bahia.

Foto: Divulgação

O Instituto Fazer Acontecer, é uma organização que promove atividades esportivas e de formação para jovens que residem em zonas com baixo IDH em Salvador e no interior do estado. A Rede Fazer Acontecer tem o intuito de desenvolver e melhorar as políticas públicas voltadas para o esporte na Bahia e influenciar as políticas públicas de esporte, promover práticas culturais para jovens de classes populares e desenvolver o espírito crítico entre esses jovens são algumas das metas do Instituto Fazer Acontecer. O objetivo desse trabalho é educar os jovens através do jogo e da brincadeira, proporcionando uma chance de inclusão social e desenvolvimento de habilidades pessoais.

 

 

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Aplicativo lançado no Território do Sisal mostra principais notícias dos municípios

26 de fev de 2019 às 22:37 | em: Cidades,Região Sisal

Baixe agora mesmo o aplicativo Sisal Alerta, receba notícias e fique sempre informado do que acontece em sua cidade. O aplicativo tem foco e abrange os principais veículos de comunicação do Território do Sisal. Basta instalar e aguardar as notificações! Clique aqui e baixe.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Cadê a chuva? Território do Sisal vive dias de calor intenso, alta umidade e pouco vento

17 de fev de 2019 às 11:05 | em: Clima,Felipe Sales,Região Sisal

Foto: Ilustração

Os termômetros estão marcando altas temperaturas na maioria dos municípios do Território do Sisal nas duas últimas semanas.  Não obstante o calor, a alta umidade tornou-se um ingrediente de dissabor na região. A média da temperatura é de 35°, com umidade em 80%, vento em 10 km/h e sensação térmica em 39°. As previsões de chuva na maioria dos portais meteorológicos apontaram para chuva em diversos dias das duas últimas semanas, se confirmando apenas para pequenas gotas d’água isoladas, apesar das trovoadas e dos raios. Segundo o site Tempo Agora, deveria estar chovendo em Tucano neste exato momento. A temperatura no município é de 37%, com céu aberto. O site Clima Tempo apontou chuva em Araci, Teofilândia, Tucano e Serrinha na última quinta-feira (14). O tempo se fechou em todas as cidades, mas choveu apenas em Serrinha e em cidades da Bacia do Jacuípe e na região de Jacobina. As previsões do tempo continuam indicando intenso calor, umidade alta e poucos ventos na região. Os mais velhos já dizem que estes são os ingredientes das chuvas. Os meteorologistas confirmam, mas a chuva não vem. Enquanto isso: que calor é esse? Não está fácil.

Artigo de Felipe S. Sales
Gestor Ambiental

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Prefeito de Queimadas é o novo presidente do CONSISAL

29 de jan de 2019 às 09:19 | em: Região Sisal

Foto: Divulgação | CONSISAL

A eleição ocorreu nesta segunda-feira (28). Os prefeitos de Lamarão, Dival Medeiros Pinheiro (PT), e André Andrade (PT), e prefeito de Queimadas, disputaram a presidência do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal – Consisal. Foram realizadas duas tentativas de eleições anteriores, sem êxito. André Luiz Andrade, Prefeito de Queimadas, foi eleito presidente para o Biênio 2019/2020. Cecília Petrina de Carvalho, Prefeita de Itiuba, foi eleita vice-presidente. Everton Pereira Cerqueira, Prefeito de Candeal, foi eleito Vice Presidente Institucional. Adriano Silva Lima, Prefeito de Serrinha, foi eleito Secretário Executivo. Segundo os eleitos, trata-se de uma união suprapartidária em prol do desenvolvimento da região sisaleira. Derrotado neste eleição, o prefeito de Lamarão, Dival Medeiros Pinheiro, era o então presidente do Consórcio.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Como deixar sua casa mais fresca no calor sem fazer reforma

23 de jan de 2019 às 16:05 | em: Brasil,Região Sisal

Foto: Ilustração

Com as temperaturas cada vez mais altas e os níveis de reservatórios de água cada vez mais baixos, truques caseiros para se refrescar e refrescar o ambiente podem ser a melhor opção para sobreviver a um dos verões mais tórridos dos últimos tempos.

Troque as lâmpadas

Se a sensação térmica já é a de porco no rolete, por que deixar o ambiente ainda mais quente? Para produzir luz, as lâmpadas incandescentes, o nome já diz, produzem também calor. Substitua-as por modelos fluorescentes ou de LED – são mais caras, mas consomem menos energia e duram mais tempo.

Tecidos leves

Se o revestimento do sofá ou da poltrona é quente, como veludo, ou não absorve o suor, como o couro, o ideal é cobri-lo com uma capa ou manta feita de material mais leve e agradável ao tato, como o algodão ou seda.

Tudo branco

Paredes e cortinas brancas mais refletem do que absorvem luz. Sozinhas, não refrescam o ambiente, mas ao menos evitam que ele esquente ainda mais.

Barre a luz

O ideal é que as cortinas sejam leves e vazadas, para que a tão esperada brisinha entre mais facilmente. Nos cômodos em que o sol incide diretamente, feche o blecaute. O ideal é que a parte virada para fora seja branca, assim, a luz não é absorvida na forma de calor. Outra solução é colar uma película reflexiva no vidro, como as usadas nos carros. O sol bate e volta. Para locais sem insolação direta, uma estratégia para refrescar o ambiente é deixar o vento que vem do exterior mais fresco. Para isso, basta prender um lençol claro e úmido na janela e mantê-la aberta. Ao passar pelo lençol, o ar quente é resfriado.

Ventiladores

Os ventiladores não esfriam o ambiente, mas fazem circular o ar. Ao anoitecer, quando a temperatura externa costuma ser menor que a interna, o aparelho pode ser colocado de frente para a janela, com a parte dianteira apontada para o lado de fora. “Assim, ele empurra o ar quente para fora e traz o ar mais frio para dentro”, explica arquiteto e paisagista Marcelo Faisal. Achou pouco? Na falta de um ar-condicionado, o jeito então é “turbinar” o ventilador. Deixe-o voltado para as pessoas e ponha uma tigela com gelo ou uma garrafa d’água na frente dele. O vento vai difundir o ar gelado. Cuidado para que o gelo não entre em contato com o fio.

Espelho d’água

Espalhar bacias d’água pela casa funciona de verdade. A água evapora, deixa o ar mais úmido e torna a respiração mais confortável. Elas podem ficar embaixo da cama, para evitar acidentes. Troque a água diariamente – não vai querer transformá-las em criadouro do mosquito da dengue, né? Uma opção mais bonita às bacias d’água são as fontes. A maioria delas funciona com eletricidade e não há necessidade de instalação, basta comprar e ligar. “Pequenas fontes d’água refrescam o ambiente, criando um microclima mais agradável. Além disso, elas promovem o relaxamento”, afirma Faisal.

Óleos essenciais

Alguns aromas trazem a sensação de frescor. A paisagista Marizeth Estrela, especializada em jardinagem orgânica e Feng Shui, recomenda óleos ou essências de limão, eucalipto ou menta. “Não pode colocar óleo essencial na fonte, porque isso trava a bomba. Mas pode-se acrescentar algumas gotas à água e passar um pano úmido no chão. Ou misturar à água e colocar em um vasilhame com spray, como aqueles usados para passar roupas, e borrifar no ar algumas vezes por dia.”

Cantinho verde

Plantas dentro de casa também ajudam a baixar a temperatura. “Conforme você rega a planta, ela transpira o excesso d’água, o que sobra depois da fotossíntese. Quando há várias plantas juntas, o ambiente fica mais fresco”, explica a paisagista. Funciona tanto com vasos distribuídos pela casa quanto concentrados num único canto. Se o morador optar por fazer a “área verde” perto da janela, deve escolher plantas que gostam de muita luz, como orquídea, fícus, ráfis, espada-de-são-jorge, filodendro, lírio da paz, samambaia e dracena. Outra opção é usar plantas que vivem apenas com água (sem terra), como o singônio. Preencha o vaso com pedrinhas, como ametista ou argila expandida. Para ficar ainda mais bonito, recorra a um gel especial para jardinagem, que vem em várias cores. Ele permite a evaporação da água, mas impede que sejam formados criadouros do mosquito da dengue.

Gele a cama

Nos verões tradicionais, a brisa noturna ajudava a acalentar o sono. Mas, desta vez, mesmo esse ventinho tem rareado. Para deixar a cama mais confortável, prefira lençóis e fronhas com 100% algodão. Cobrir-se com toalha molhada ou fazer compressas com gelo artificial pode provocar resfriados. Melhor é congelar por duas horas uma porção de arroz dentro de uma meia de algodão e colocá-la entre os lençóis. O arroz retém o frio por bastante tempo e não molha o colchão.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Ascoob Cooperar: Procure uma cooperativa mais próxima de você!

Capitão da Polícia comemora implantação do primeiro colégio com sistema militar em Araci

16 de jan de 2019 às 16:05 | em: Araci,Cidades,Região Sisal

Foto: A Voz do Campo

Na manhã desta quarta-feira (16), Gilson Paixão, comandante do 16º BPM, acompanhado do Prefeito de Araci, Silva Neto, e da secretária de Educação Municipal, Manuela Teixeira, assinaram o Termo de Cooperação Técnica junto ao Comando Geral da PMBA, implantando o primeiro colégio com o Sistema de Ensino da Polícia Militar, em Araci. “O mundo está nas mãos daqueles que têm a coragem de sonhar e de correr o risco de viver seus sonhos”, digo isso, porque são aproximadamente 2 anos que nós do 16º BPM estamos sonhando com esse dia. Um dia mais do que especial e divisor de águas na educação e segurança pública para a Região do Sisal”, disse ele. “No decorrer desses meses, a vida exigiu da nossa parte uma coragem constante, assim como uma forte determinação. Seguimos a máxima de que nenhuma tempestade dura eternamente. Seguimos íntegros e o resultado chegou do modo que deveria. Esse só foi o primeiro de muitos que virão, os próximos a serem concretizados serão os Colégios de Teofilândia e de Santaluz”, completou.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Aplicativo lançado no Território do Sisal mostra principais notícias dos municípios

10 de jan de 2019 às 12:58 | em: Região Sisal

Baixe agora mesmo o aplicativo Sisal Alerta, receba notícias e fique sempre informado do que acontece em sua cidade. O aplicativo tem foco e abrange os principais veículos de comunicação do Território do Sisal. Basta instalar e aguardar as notificações!

Clique aqui e baixe.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Aplicativo lançado no Território do Sisal mostra principais notícias dos municípios

28 de dez de 2018 às 08:11 | em: Região Sisal

Baixe agora mesmo o aplicativo Sisal Alerta, receba notícias e fique sempre informado do que acontece em sua cidade. O aplicativo tem foco e abrange os principais veículos de comunicação do Território do Sisal. Basta instalar e aguardar as notificações!

Clique aqui e baixe.

 

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Prefeitos da região se reúne em Tucano para Assembléia Geral Extraordinária do Consisal

18 de dez de 2018 às 23:14 | em: Região Sisal

Fotos: Ascom Consisal

O Consisal (Consórcio do Sisal) promoveu na manhã desta terça-feira (18), a Assembleia Geral Extraordinária do Consisal. O encontro ocorreu na Câmara de Vereadores de Tucano e reuniu prefeitos da região do sisal, a exemplo de Jai de Barrocas, Silva Neto de Araci e Tércio Nunes de Teofilândia. De acordo com o consórcio, durante o evento ficou definida nova data para a realização da Assembléia de eleição e posse do conselho de administração do Consisal biênio 2019/2020, que será realizada dia 08 de Janeiro de 2019, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador.

 

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Eleição para Consisal é cancelada por falta de prefeitos em Tucano

18 de dez de 2018 às 13:48 | em: Região Sisal

Foto: Tribuna Sisaleira

Estava marcada para esta terça-feira (18), a reunião para eleição do presidente e da mesa diretora do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território Sisal – CONSISAL. A eleição ocorreria no auditório da Câmara de Vereadores de Tucano, no entanto, foi cancelada por falta de quorúm. Para que a reunião ocorresse, era necessário 2/3 e/ou 3/5 dos prefeitos, o que não ocorreu. A entidade é composta por 20 municípios e apenas 10 prefeitos estavam na reunião.

Foto: Tribuna Sisaleira

Uma nova eleição foi remarcada para dia 8 de Janeiro de 2019, na sede da UPB, em Salvador. O CONSISAL é formado por Araci, Barrocas, Biritinga, Candeal. Cansanção, Conceição do Coité, Ichu, Itiúba, Lamarão, Monte Santo, Nordestina, Queimadas, Quijingue, Retirolândia, Santaluz, São Domingos, Serrinha, Teofilândia, Tucano e Valente. O presidente, Dival Pinheiro (PT), prefeito de Lamarão, vai continuar no cargo até a nova eleição. Ele é candidato a reeleição.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Empresa de Energia Eólica realiza educativas e ações sociais em Tucano

13 de dez de 2018 às 09:24 | em: Araci,Educação,Notícias,Região Sisal,Tecnologia,Tucano

Foto: Reprodução

O Parque Eólico Tucano, realizou uma ação social entre os dias 21 e 22 de Novembro em duas escolas do município de Tucano, com o objetivo de construir um processo de comunicação entre a população das áreas de influência e o empreendimento. A atividade teve como princípio, contribuir com a educação dos alunos, realizar atividades de educação ambiental e assim possibilitar aos alunos um contato direto com a natureza. Em ambas escolas, inicialmente se falou do grupo SOWITEC, o que é a energia eólica e o projeto do Parque Eólico Tucano, deixando assim todos informados sobre o futuro empreendimento da região. Estiveram presentes na aplicação da ação social, os funcionários da SOWITEC do Brasil, Raissa Ramos e Daniel Araujo, além dos estagiários vindo da SOWITEC da Alemanha: Marize, Ann-Kathrin, Moritz e Luis. Na Escola Pe. Cícero, localizado no povoado de Quererá, a ação aconteceu no dia 21 de novembro de 2018 com o tema “Observação de Aves”. Na atividade realizada, os alunos tiveram uma aula teórica sobre o tema e logo mais uma aula prática na Nascente do Bebedouro, onde puderam apreciar a natureza, fazer a prática da observação de aves e contribuir com enriquecimento do local plantando alguma mudas nativas, colocando algumas placas para a preservação do meio ambiente. Na escola Pe. Cândido, localizado no povoado do Assentamento Pé de Serra, a ação aconteceu no dia 22 de novembro de 2018, com o tema “Horta/pomar na escola”, onde os alunos tiveram uma aula teórica sobre o tema e logo após foram para a prática onde os próprios alunos com a ajuda da equipe da SOWITEC presente, fizeram o plantio de alface, rúcula, alecrim, orégano, umbu, graviola, laranja, manga, goiaba, etc. Foi nótorio a felicidades dos alunos em participar da atividade. Vale ressaltar que a atividade desenvolvida. A ação social realizada no município, permitiu uma sensibilização ambiental através dos temas abordados, um conhecimento cultural sobre o ambiente local, respeito à diversidade ecológica, além da aproximação do empreendimento com a população da área de influência do projeto. Ainda na perspectiva em se ter a participação da população do projeto, os lanches para a realização da ação foi encomendado pela comunidade local, contribuindo assim com o desenvolvimento econômico da região local.

Fundada em 1993, de origem Alemã, a SOWITEC estabeleceu sua presença no mercado em 14 países: Chile, Argentina, Uruguai, Brasil, Peru, Colômbia, México, Holanda, Alemanha, Rússia, Cazaquistão, Arábia Saudita, Quênia e Tailândia tendo como atividade principal desenvolvimento e implantação de parques eólicos e fotovoltaicos. A SOWITEC do Brasil está a mais de 10 anos no mercado brasileiro, com a maior equipe especializada de desenvolvimento, sediada em Salvador-BA e considera o Brasil como o maior mercado de energia renovável do futuro. O Parque Eólico Tucano, conta com o aproveitamento da fonte de energia ambientalmente limpa e disponível na região, o vento, que nesse caso em específico, se tem em grande potencial, visto medição de vento feita na área em média de 8 anos e estudos feitos no local. O projeto em questão está localizado na Bahia e envolve seis municípios, sendo eles: Tucano, Araci, Nova Soure, Biritinga, Sátiro Dias e Teofilândia. O empreendimento terá uma capacidade de geração de energia de mais de 660MW, onde serão instaladas uma expectativa de 220 turbinas eólicas.

Galeria de fotos

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.