Região Sisal

Empresa de Energia Eólica realiza educativas e ações sociais em Tucano

13 de dez de 2018 às 09:24 | em: Araci,Educação,Notícias,Região Sisal,Tecnologia,Tucano

Foto: Reprodução

O Parque Eólico Tucano, realizou uma ação social entre os dias 21 e 22 de Novembro em duas escolas do município de Tucano, com o objetivo de construir um processo de comunicação entre a população das áreas de influência e o empreendimento. A atividade teve como princípio, contribuir com a educação dos alunos, realizar atividades de educação ambiental e assim possibilitar aos alunos um contato direto com a natureza. Em ambas escolas, inicialmente se falou do grupo SOWITEC, o que é a energia eólica e o projeto do Parque Eólico Tucano, deixando assim todos informados sobre o futuro empreendimento da região. Estiveram presentes na aplicação da ação social, os funcionários da SOWITEC do Brasil, Raissa Ramos e Daniel Araujo, além dos estagiários vindo da SOWITEC da Alemanha: Marize, Ann-Kathrin, Moritz e Luis. Na Escola Pe. Cícero, localizado no povoado de Quererá, a ação aconteceu no dia 21 de novembro de 2018 com o tema “Observação de Aves”. Na atividade realizada, os alunos tiveram uma aula teórica sobre o tema e logo mais uma aula prática na Nascente do Bebedouro, onde puderam apreciar a natureza, fazer a prática da observação de aves e contribuir com enriquecimento do local plantando alguma mudas nativas, colocando algumas placas para a preservação do meio ambiente. Na escola Pe. Cândido, localizado no povoado do Assentamento Pé de Serra, a ação aconteceu no dia 22 de novembro de 2018, com o tema “Horta/pomar na escola”, onde os alunos tiveram uma aula teórica sobre o tema e logo após foram para a prática onde os próprios alunos com a ajuda da equipe da SOWITEC presente, fizeram o plantio de alface, rúcula, alecrim, orégano, umbu, graviola, laranja, manga, goiaba, etc. Foi nótorio a felicidades dos alunos em participar da atividade. Vale ressaltar que a atividade desenvolvida. A ação social realizada no município, permitiu uma sensibilização ambiental através dos temas abordados, um conhecimento cultural sobre o ambiente local, respeito à diversidade ecológica, além da aproximação do empreendimento com a população da área de influência do projeto. Ainda na perspectiva em se ter a participação da população do projeto, os lanches para a realização da ação foi encomendado pela comunidade local, contribuindo assim com o desenvolvimento econômico da região local.

Fundada em 1993, de origem Alemã, a SOWITEC estabeleceu sua presença no mercado em 14 países: Chile, Argentina, Uruguai, Brasil, Peru, Colômbia, México, Holanda, Alemanha, Rússia, Cazaquistão, Arábia Saudita, Quênia e Tailândia tendo como atividade principal desenvolvimento e implantação de parques eólicos e fotovoltaicos. A SOWITEC do Brasil está a mais de 10 anos no mercado brasileiro, com a maior equipe especializada de desenvolvimento, sediada em Salvador-BA e considera o Brasil como o maior mercado de energia renovável do futuro. O Parque Eólico Tucano, conta com o aproveitamento da fonte de energia ambientalmente limpa e disponível na região, o vento, que nesse caso em específico, se tem em grande potencial, visto medição de vento feita na área em média de 8 anos e estudos feitos no local. O projeto em questão está localizado na Bahia e envolve seis municípios, sendo eles: Tucano, Araci, Nova Soure, Biritinga, Sátiro Dias e Teofilândia. O empreendimento terá uma capacidade de geração de energia de mais de 660MW, onde serão instaladas uma expectativa de 220 turbinas eólicas.

Galeria de fotos

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Tempo muito instável e chuva volumosa ainda são registradas no Nordeste

03 de dez de 2018 às 20:16 | em: Nordeste,Região Sisal

Foto: Ilustração

Fortes áreas de instabilidade voltaram a crescer sobre o interior do Nordeste, estimuladas pelo ar quente e úmido e a aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) sobre a costa norte da Região. Os estados da Bahia, Maranhão, Piauí e Sergipe voltaram a registrar chuva volumosa e o alerta permanece para mais temporais sobre grande parte da Região Nordeste.

Volume em 24 horas  

O acumulado de chuva chegou a 67,6 mm em Uruçuí (PI), a 55,2 mm em Pilão Arcado (BA) e 49,6 mm em Amargosa (BA), 49,8 mm em Poço Verde (SE) e 48,1 mm em Caxias (MA), no período entre 9 horas do domingo (2) e 9 horas de segunda-feira (3), segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Outros municípios tiveram acumulados entre 30 a 45 mm no mesmo período.

Alerta para mais temporais 

A terça-feira (4) ainda será de chuva volumosa e o alerta é para temporais em diversas áreas do Nordeste. Grandes áreas de instabilidade vão continuar crescendo e a expectativa é de volumes elevados principalmente no oeste, no sul e no litoral da Bahia. Salvador pode ter chuva moderada à forte.  Ainda há previsão de várias pancadas de chuva no interior do Maranhão, do Piauí e no Sertão de Pernambuco. As condições de chuva também são altas em Sergipe, no sertão da Paraíba, do Ceará e até no litoral do Maranhão. Essas pancadas de chuva poderão vir com raios, moderadas à fortes.

Previsão no Território do Sisal da Bahia

Pancadas de chuva durante e trovões durante a noite na maioria dos municípios nesta segunda-feira (03). Nesta terça-feira (04), a previsão é de sol com muitas nuvens durante o dia. Serão registrados períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. Previsão de chuva e trovões durante a noite.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Fake News: Notícia de menina sequestrada em povoado no Território do Sisal é falsa

30 de nov de 2018 às 15:00 | em: Região Sisal

Nos últimos dias, áudios e uma imagem de uma criança que estaria desaparecida em um povoado chamado “Povoado Boa Hora”, circula nas redes sociais. Na rede social, discute-se qual o município do Povoado. A mensagem chegou a ser compartilhada até por autoridades no Território do Sisal. O site A Voz do Campo ligou para ambos os números. Um dá caixa de mensagem o tempo todo e já se passaram 24 horas. O outro é atendido por uma senhora, que já diz estar “cansada de tanta ligação”. Ela nega a mensagem. O site pesquisou e viu que a mesma notícia falsa está circulando em todo o Brasil. Trata-se, portanto, de uma Fake News.

 

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Adquira os melhores produtos em couro com o melhor preço da região na Nitzy

29 de nov de 2018 às 10:30 | em: Bahia,Negócios,Nordeste,Publicidade,Região Sisal,Tucano

Foto: Divulgação

Se você procura bolsas e acessórios bonitos e de qualidade, então vá na Nitzy, a loja fica situada às margens da BR-116/Norte no distrito de Tracupá no município de Tucano. Lá você encontra diversos produtos exclusivos da marca, tudo em couro legitimo de alta qualidade, com os melhores preços da região. A empresa que já é destaque na região sudeste do Brasil, agora dispõe de vendas no atacado e varejo na região sisaleira. “Trabalhamos com mais de 200 itens variados. Nosso produto é muito conhecido na região sudeste do Brasil e agora estamos trabalhando nossa marca nesta região. Lá fora somos conhecidos pela qualidade”, afirma o sócio-proprietário Gilberto Santana. A expectativa da empresa é atender lojista e cliente final de toda região e outros estados do Brasil. Mais informações :(75) 9 9156-2612 (WHATSAPP) ou no Instagram (Clique Aqui)

Galeria de fotos

 

 

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

INEMA pede atenção às próximas chuvas no Território do Sisal

27 de nov de 2018 às 11:25 | em: Região Sisal

A Sala de Situação do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia (INEMA), informa que, nas próximas 24 horas, áreas de instabilidades associadas ao ar quente e úmido continuarão influenciando o tempo na maioria das regiões do Estado. Com essa condição, estão previstos eventos de chuvas de intensidade moderada a forte, podendo vir acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento. Desta forma, com a continuidade dessa condição de tempo encoberto e chuvoso, já observada ao longo do final de semana somado ao solo já encharcado, a situação é de estado de Atenção, sobretudo em áreas urbanas, onde há maior risco de alagamentos e deslizamentos, como destacado em amarelo no mapa da Bahia.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Parceria entre Ascoob e MAPFRE oferece seguro em apoio ao Outubro Rosa

16 de out de 2018 às 17:21 | em: Cidades,Região Sisal,Saúde

O sistema Ascoob em parceria com MAPFRE Seguros, está realizando uma campanha voltada para o publico feminino em apoio ao Outubro Rosa, campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero. A campanha oferece: descontos especiais, assistências ao cliente, sorteios e muito mais. Procure um ASCOOB Cooperar mais próximo de você!

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Vereador é conduzido à delegacia acusado de praticar crime eleitoral em Queimadas

07 de out de 2018 às 22:35 | em: Eleições 2018,Policia,Política,Queimadas,Região Sisal

Foto: Ilustração

O vereador Valmir Bezerra da Silva, o ‘Valmir Coxinha, foi conduzido até a Delegacia Territorial de Queimadas, pela acusação de propaganda eleitoral irregular. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-BA), o crime teria ocorrido na Praça Everaldo Procópio, no Centro da cidade. Segundo o site Noticias de Santaluz, o caso foi registrado pouco depois das 18h deste domingo (07), e a condução do vereador foi determinada por um juiz eleitoral. Além deste fato, outras 16 ocorrências de crimes eleitorais foram registradas na Bahia. Os flagrantes aconteceram, nas cidades de Ubaitaba, Campo Formoso, Gandu, Canavieiras, Seabra, Teixeira de Freitas, Coronel João Sá, Filadelfia, Milagres, Lençóis, Acajutiba, Brumado, Itaberaba e Irecê. No total, 40 pessoas foram conduzidas para Delegacias Territoriais por forças de segurança estaduais.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Vaquejada de Serrinha: “Muito importante para a economia, turismo e o fortalecimento da tradição em nossa região” diz Berg da Aragom

07 de set de 2018 às 23:43 | em: Política,Região Sisal,Serrinha

Foto: Assessoria do candidato

O vice-prefeito e candidato a deputado federal, Berg da Aragom (DEM) participou da cavalgada na abertura oficial da Vaquejada de Serrinha. O evento aconteceu nesta quinta-feira (6) e reuniu milhares de cavaleiros, amazonas e espectadores. Para Berg, a Vaquejada é uma tradição da região e ele faz questão de participar todos os anos. “É uma festa linda que resgata nossa tradição e cultura, promove o desenvolvimento econômico gerando milhares de empregos diretos e indiretos, fortalece o turismo na região,” disse. O evento, que está em sua 52ª edição, sendo a 22ª no Parque Maria do Carmo, segue até domingo (9) mesclando shows de grandes artistas com competições na arena esportiva. Cerca de oito mil pessoas participaram da cavalgada, mantendo uma tradição que passa de geração a geração. A atividade teve início por volta das 15h, com a Missa do Vaqueiro, seguida pelo desfile pelas ruas da cidade. A comitiva foi liderada pelos organizadores da Vaquejada, os irmãos Carlinhos e Vardinho Serra, que aproveitaram o cortejo para prestar homenagem aos pais, já falecidos. O trajeto foi embalado pelos repentistas Miudinho e Iuri, que animaram o público de cima do trio elétrico.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Araci: “Continuo minha campanha” diz Léo de Garcia após recorrer do indeferimento na justiça eleitoral

06 de set de 2018 às 16:18 | em: Araci,Eleições 2018,Região Sisal

Foto: Divulgação

O ex-vereador e candidato a deputado estadual, Léo de Garcia (PHS), teve na última terça-feira (4) sua candidatura indeferida pela justiça eleitoral (relembre aqui). Na tarde desta quinta-feira (6) ele visitou a redação do site A Voz do Campo para explicar os motivos do indeferimento. “Eu já esperava o resultado negativo da justiça. Assim que saiu o indeferimento, os advogados recorreram. Estou confiante que dará tudo certo. Continuo minha campanha e mantenho minha candidatura,” falou Léo, explicando que o entrave foi devido a falta de uma certidão de quitação referente a prestação de contas de 2014, quando também foi candidato a deputado estadual.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Feira Livre: Apreensão de mercadoria gera polêmica em Araci; GCM esclarece

04 de set de 2018 às 16:07 | em: Araci,Policia,Região Sisal

Foto: Reprodução

Na tarde desta ultima segunda-feira (03), uma guarnição da Guarda Municipal de Araci foi solicitada para dar apoio a uma apreensão de mercadoria na Feira Livre, junto com fiscal do setor de tributos. Segundo a GCM, a ação foi solicitada após uma fiscalização de rotina, onde um feirante comercializava seus produtos de forma irregular. Ainda de acordo com a GCM, a mercadoria foi removida do local e liberada logo apos o proprietário concordar em trabalhar no local determinado pelo setor de tributos, além de pagar a devida taxa.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

“Não faço política da forma tradicional”, diz Berg da Aragom, candidato a deputado federal

03 de set de 2018 às 10:01 | em: Bahia,Eleições 2018,Região Sisal

Foto: A Voz do Campo

O empresário, vice-prefeito de Serrinha e candidato a Deputado Federal, Berg da Aragom (DEM), concedeu uma entrevista ao site A Voz do Campo, onde afirmou que a forma tradicional de fazer política não é seu modelo de atuação. Ao site A Voz do Campo, ele afirma que ocorreram mudanças na população, que exigem seriedade e capacidade dos políticos. “A população não quer políticos que fazem da atuação pública uma carreira. Esse é o momento e estou a disposição de vocês pra fazer parte dessa mudança”, disse ele.

Foto: A Voz do Campo

Berg destacou que a região sisaleira precisa de políticos que briguem pelo crescimento regional. “Quero trabalhar por Serrinha, Araci, Lamarão, Santaluz, Ichu, Tucano, Teofilândia, por toda a região. Precisamos, por exemplo, de um pólo industrial”, disse ele. “Nós tivemos uma grande chance de colocar uma grande indústria em Serrinha, mas infelizmente isso foi vetado. Quem está sendo prejudicado é o povo (…)”, finalizou. O empresário também teceu comentários sobre diversos pontos da região sisaleira. Sua entrevista completa será publicada na TV A Voz do Campo durante esta semana.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

História do Território do Sisal também perdeu com o incêndio no Museu Nacional

03 de set de 2018 às 09:21 | em: Bahia,Cultura,Região Sisal

Foto: Ilustração

Um incêndio de grandes proporções destruiu o Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, Zona Norte do Rio. O fogo começou por volta das 19h30 deste domingo (2) e foi controlado no fim da madrugada desta segunda-feira (3). Mas pequenos focos de fogo seguiam queimando partes das instalações da instituição que completou 200 anos em 2018 e já foi residência de um rei e dois imperadores. A maior parte do acervo, de cerca de 20 milhões de itens, foi totalmente destruída. Fósseis, múmias, registros históricos e obras de arte viraram cinzas. Pedaços de documentos queimados foram parar em vários bairros da cidade. Destes itens, encontram-se peças arqueológicas, acervos etnográficos e fósseis paleontológicos de todo o Brasil, o que inclui, também, peças do território do sisal.

Fóssil da Preguiça Gigante de Jacobina

Foto: Reprodução

O fogo pode ter destruído um achado de Jacobina, município baiano do Piemonte da Diamantina. A Preguiça Gigante de Jacobina, como é conhecida, é um dos cerca de 3 milhões de itens abrigados no local. O Museu Nacional é a instituição científica mais antiga do Brasil e com maior acervo da América Latina. O fóssil da Preguiça Gigante foi descoberto entre os anos 1960 e 1970. Segundo o Blog Geografia do Piemonte da Diamantina, a Eremotherium [nome científico da Preguiça] foi encontrada na Gruta da Onça, no Distrito de Caatinga do Moura, em Jacobina. A estimativa é que quando viva, a Preguiça teria comprimento de cerca de 6 metros do focinho à extremidade da cauda, com 4 metros de altura e 4 e 5 toneladas de peso.

Meteorito do Bendegó

Foto: Reprodução

O meteorito do Bendegó foi encontrado em 1784 pelo menino Domingos da Motta Botelho, que pastoreava o gado em uma fazenda próxima à atual cidade de Canudos. É o maior meteorito já encontrado em solo brasileiro. No momento do seu achado, tratava-se do segundo maior meteorito do mundo. Atualmente ocupa o 16.º lugar, em tamanho. A julgar pela camada de 435 centímetros de oxidação sobre a qual ele repousava, e a parte perdida de sua porção inferior, calcula-se que estava no local há milhares de anos. A notícia do achado correu o mundo, chegando aos ouvidos do governador D. Rodrigues Menezes, que em 1785 ordenou o seu transporte até Salvador, pelo capitão-mor da vila de Itapicuru, Bernardo Carvalho da Cunha.

Foto: Reprodução

Devido ao peso de mais de cinco toneladas, mesmo com doze juntas de bois não foi possível transportá-lo, e a pedra acabou despencando ladeira abaixo e caindo no leito seco do riacho Bendegó, a 180 metros do local original. Ali ficou por mais de 100 anos.Em 1820, os naturalistas alemães Spix e Martius foram conhecer o meteorito, encontrado ainda sobre os restos da carreta com a qual tinha despencado ladeira abaixo em 1785. Depois de atearem fogo à pedra por mais de 24 horas, conseguiram retirar alguns fragmentos que foram levados à Europa, o maior deles sendo doado ao Museu de Munique. Em 1886 o imperador Pedro II tomou conhecimento da existência do meteorito ao visitar a Academia de Ciências de Paris, e decidiu providenciar sua remoção da caatinga. Criou-se uma comissão de engenheiros sob liderança do oficial aposentado José Carlos de Carvalho. O meteorito e todo o acervo textual relacionado a ele estavam no Museu Nacional.

Acervo da Guerra de Canudos

Foto: Reprodução

A chamada Guerra de Canudos, revolução de Canudos ou insurreição de Canudos, foi o confronto entre um movimento popular de fundo sócio-religioso e o Exército da República, que durou de 1896 a 1897, na então comunidade de Canudos. Grande parte dos soldados do Exército Brasilieiro que exterminaram Canudos, viviam no Rio de Janeiro. Parte do armamento, da documentação e das peças de roupa desta famigerada guerra estavam no Museu Nacional.

Acervo etnológico de Curt NimuendajúCurt Nimuendajú, nascido Curt Unckel, foi um etnólogo de origem alemã que percorreu o Brasil em meio aos índios por mais de quarenta anos. Quando jovem, foi aprendiz na fábrica de lentes Zeiss na Alemanha. Ele produziu o O Mapa Etno-Histórico de Curt Nimuendajú. Toda a documentação deste mapa encontra-se no Museu Nacional e também tráz detalhes das ocupações indígenas na região sisaleira. Nimuendajú percorreu todo o Brasil, inclusive o Território do Sisa, para conhecer e descrever as histórias dos indígenas e das comunidades que habitavam cada região. Ele descreveu, em seu mapa, por exemplo, sobre os grupos indígenas na região de Santaluz, Canudos, Ribeira do Pombal e Nova Soure.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Pfem’s da região sisaleira participam de campanha em prol de crianças com câncer

31 de ago de 2018 às 23:38 | em: Policia,Região Sisal

Foto: Divulgação | PM

Em um ato de solidariedade e muito amor, as policiais militares femininas do 16º Batalhão de Polícia Militar foram convidadas para participarem da campanha e não mediram esforços. Segundo a Corporação, após o convite, angariaram recursos, compraram o material e destinaram a Kathiane Monteiro e Rosimeire Pereira, que providenciaram a confecção de toucas para as crianças que sofrem com o tratamento quimioterápico.

Foto: Divulgação | PM

Hoje foi um dia muito especial! Como é bom descobrir que atrás de uma farda, existe além do respeito e cuidados com nossa população , também tem um sentimento de solidariedade e carinho por causas nobres como está na qual venho empenhada! Claro que sozinha jamais conseguiria! Quero muito agradecer aos membros do Batalhão da Polícia Militar de Serrinha, que num gesto de muito amor nos ajudou em nossa campanha em prol das crianças que estão sob tratamento contra o câncer, em especial as PEFENS ! Acima de tudo agradecer ao nosso bom Deus e a essas mulheres que se mostraram tão solícitas e carinhosas ! Nossas crianças agradecem com sorrisos“, finalizou Rosimeire Pereira, idealizadora do projeto.

Foto: Divulgação | PM

Quem tiver interesse em ajudar nesta causa nobre pode entrar em contato com Rosimeire Pereira no número (75) 9 9279-3492 e Kathiane Monteiro (75) 9 9152-3349.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Deputado Alex Lima defende instalação da Policlínica da região sisaleira em Araci

24 de ago de 2018 às 17:13 | em: Araci,Região Sisal

Foto: Ilustração

O Deputado Estadual Aléx Lima (PSB) utilizou o suas redes sociais, através de um vídeo, para afirmar que trabalhará para que o Governo do Estado da Bahia construa a Policlínica da Região Sisaleira em Araci. Lima é candidato a reeleição na Assembléia Legislativa da Bahia e temo apoio de Rui Costa (PT), bem como da ex-prefeita de Araci, Nenca. Segundo ele, Araci é um município importante para a região e merece que a instalação da Policlínica seja em seu território. A Policlínica do Território do Sisal é um pleito antigo das gestões municipais da região. O governador Rui Costa já afirmou que pretende construir a unidade na sua eventual próxima gestão. Confira a fala do Deputado:

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Deputado Alex da Piatã avaliou como bastante positiva a passagem da Caravana Correria pela Bahia na região do sisal

20 de ago de 2018 às 16:14 | em: Política,Região Sisal

Foto: Teones Araújo/Coité

O deputado estadual Alex da Piatã, que tem como principal reduto eleitoral o Território do Sisal, já que é natural de Conceição do Coité, uma das maiores cidades da região, acompanhou a Caravana Correria pela Bahia do governador e candidato a reeleição Rui Costa, que vai percorrer até as eleições 120 municípios, aprovou a iniciativa do governador, que viaja com sua comitiva em dois ônibus, acompanhado dos candidatos a vice, João Leão, ao Senado Jaques Wagner e Angelo Coronel, além do senador e presidente estadual do PSD, seu partido Otto Alencar. Alex esteve recepcionado a caravana no inicio da tarde de sábado em Cansanção onde conta com apoio de grandes lideranças, em seguida foi até Queimadas. Por lá,  se reuniu com a comitiva na residência do prefeito André Andrade, antes de se dirigir até o centro da cidade, onde aconteceu um ato na ‘Praça do Pirulito’. Ao sair de Queimadas, o deputado acompanhou a comitiva até a cidade de Santaluz onde foi aberto oficialmente o comitê de campanha de Rui, Wagner, Angelo, Otto Filho e Alex da Piatã, uma iniciativa do diretório municipal do PSD.

Foto: Teones Araújo/Queimadas

Alex disse que mais uma vez o casal Junior e Quitéria mostram força ao reunirem um bom número de pessoas para ouvir atentamente as propostas dos candidatos. Na manhã de domingo, mais um dia de ‘correria’ tendo iniciado em  Valente, passando por Retirolândia, Coité, onde foi recepcionado no Povoado de  Santa Rosa com uma grande carreata até cidade onde aconteceu uma concentração no largo do Mercado Municipal debaixo de chuva. A caravana esteve ainda em Serrinha e Santa Bárbara para finalizar, depois de passar por 16 municípios, a contar com a sexta-feira, quando foi iniciada na região de Jacobina, com passagens também por Senhor do Bonfim e Filadélfia. Alex disse que este trabalho só vem sacramentar a vitória de Rui e dos senadores, e espera que ele também esteja entre os 63 eleitos em 7 de outubro, para fazer jus a tudo que fez durante esse primeiro mandato quando fez indicações, elaborou importantes projetos, esteve presente em praticamente todos os municípios onde foi votado, muitos deles mais de uma vez e assim espera o reconhecimento, caso seja merecedor. (Calila Noticias).

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Rui Costa conclui caravana na região do Sisal após visita a 16 cidades

20 de ago de 2018 às 09:32 | em: Eleições 2018,Política,Região Sisal

Foto: Reprodução

Neste ultimo domingo (19) o governador Rui Costa (PT), encerrou sua caravana após visita a 16 cidades dos territórios de Piemonte da Diamantina, Piemonte do Itapicuru, Sisal e Portal do Sertão. O percurso foi iniciado em Valente. E como tem feito a cada ponto do roteiro, Rui aproveitou o contato com a população para falar das propostas do Programa de Governo Participativo (PGP 2018), e também ouvir demandas do povo. “O maior investimento do país em saúde pública foi aqui na Bahia, mais de R$ 20 bilhões em obras, serviços e recursos humanos”, disse o candidato, em frente à Casa de Cultura. Na região, o petista prometeu implantar uma unidade de saúde. “Vamos implantar outra policlínica aqui na Região Sisaleira, já garantimos isso no PGP registrado no TRE, como ação no próximo quadriênio”, informou. Depois de Valente, Rui seguiu para Retirolândia, Conceição do Coité e Serrinha, ainda no Território do Sisal, onde o compromisso de fortalecer bacias leiteiras, através de melhoramento genético, distribuição de tanques de resfriamento e qualificação de produtores também foi firmado no PGP 2018. Sob chuva, Rui discursou na Praça Centenário, centro de Serrinha. “Chuva no Nordeste é sempre sinal de boa sorte, e sorte com muito trabalho é certeza da presença da Bahia na dianteira da economia nacional, ainda que tenha a 21ª posição na arrecadação per capta, sendo a sétima maior economia do país (IBGE)”, disse o candidato. Em Santa Bárbara, na Praça da Matriz, a comitiva que incluiu os candidatos a vice-governador, João Leão (PP), e ao Senado, Jaques Wagner (PT) e Angelo Coronel (PSD), além de políticos locais e candidatos a deputado federal e estadual, encerrou o primeiro roteiro da Correria pela Bahia.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Eleições 2018: Rui fala sobre proposta para o Território do Sisal em passagem pela região

19 de ago de 2018 às 10:08 | em: Eleições 2018,Região Sisal

Foto: Ascom PT

O governador Rui Costa, que esteve em Caravana pelas cidades do Território do Sisal neste sábado (18), passou por Cansanção, Queimadas, Itiúba, Filadélfia e Santaluz. Segundo a Assessoria de Comunição do Governador e candidato ao governo, desde o início da gestão, em 2015, o governador Rui Costa fez precisamente 465 viagens ao interior do estado, para realizar entregas ou autorizar novas obras. Durante o curto período desta campanha, o candidato antecipou que pretende visitar cerca de 120 cidades, priorizando o contato com o povo nas ruas. “A eleição se ganha é nas urnas, e quem decide é o povo”, reitera. Nas cidades da região, ele apresentou propostas do Programa de Governo Participativo (PGP 2018), para as cidades do Território do Sisal, como a percepção das demandas recebidas diretamente da população. Entre as proposições já incluídas entre os compromissos da próxima gestão:

Foto: Ascom PT

Bacia do Tucano

Implantar e ampliar os sistemas que integram a Bacia do Aquífero do Tucano – SIAA Tucano Noroeste 2ª etapa /Monte Santo-Cansanção (68 localidades); SIAA Tucano Mandacaru – 1ª etapa (15 localidades) e 2ª etapa (13 localidades); e o SIAA Tucano Sudoeste/ Queimadas-Santa Luz (35 localidades), assim como ampliar os sistemas de esgotamento sanitário em Itiúba. Compromissos firmados e registrados no TRE-BA, como futuras ações no próximo quadriênio.

Bacia do Itapicuru

Elaborar um estudo de ampliação de disponibilidade hídrica para a Bacia do Rio Itapicuru (Espanta Gado/Queimadas);

Policlínica

Implantar uma policlínica na Região Sisaleira. Esta é uma das principais demandas da região, que compreende 25 cidades.

Outras propostas

Fortalecer bacias leiteiras, através de melhoramento genético, distribuição de tanques de resfriamento e qualificação de produtores.

A comitiva da Correria pela Bahia também conta com os candidatos a vice-governador, João Leão (PP), e ao Senado, Jaques Wagner (PT) e Angelo Coronel (PSD), além de pretendentes aos cargos de deputado federal e estadual. Neste domingo (19), o roteiro da caravana contempla os municípios de Valente (7h30), Retirolândia (9h), Conceição do Coité (10h), Serrinha (11h) e Santa Bárbara (13h). Nos discursos, Rui Costa também falou de lula. Ele afirmou ter muita convicção que Lula só está preso porque ele está bem nas pesquisas e vence no primeiro turno. “Se ele estivesse com dois ou três por cento estaria solto”, afirmou. Ele e os demais integrantes da comitiva ratificaram seu apoio a Lula ou a quem o substituir na disputa.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Políticos da região sisaleira estão na lista de inelegíveis entregue pelo TCM à Justiça

13 de ago de 2018 às 20:57 | em: Eleições 2018,Política,Região Sisal

Foto: Ilustração

Ex-prefeitos e vereadores de diversas cidades da Bahia estão na lista de inelegíveis entregue nesta segunda-feira (13) pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Eles tiveram as contas rejeitadas pelo órgão entre 2010 e 2018. A lista conta com nomes como, Adriano Araújo (ex-prefeito de Teofilândia), Maria Edneide Torres Silva Pinho (ex-prefeita de Araci), Antônio Carvalho da Silva Neto (prefeito de Araci), Igor Moreira Nunes (ex-prefeito de Tucano), Rubinho Arruda (ex-prefeito de Tucano), Osni Cardoso (ex-prefeito de Serrinha), Almiro Costa Abreu Filho (ex-prefeito de Quijingue), Cecília Petrina de Carvalho (ex-prefeita de Itiúba), Edivaldo Cayres Rodrigues (ex-prefeito de Queimadas), Everaldo Joel de Araújo (ex-prefeito de Monte Santo), Gilmário Souza de Oliveira (ex-prefeito de Biritinga), José Albérico Silva Moreira (ex-prefeito de Retirolândia), José Arivaldo Ferreira Soares (ex-prefeito de Nova Soure), José Dias Portugal (ex-prefeito de Ichu), Tarcísio de Oliveira Pedreira (ex-prefeito de Queimadas), Lázaro José dos Santos Silva (vereador em Queimadas), Marinaldo Alves Maciel (vereador em Retirolândia), Rivaldo de Souza Pereira (Cansanção), Ubaldinho Amaral de Oliveira (ex-prefeito de Valente) e Zenon Nunes da Silva Filho (ex-prefeito de Santaluz). Apesar de integrar a listagem, isso não significa que os nomes ali contidos estejam realmente proibidos de concorrer a cargos eletivos nas eleições. O documento é apenas uma indicação do TCM para que o TRE possa examinar o possível enquadramento deles na Lei de Ficha Limpa. Os condenados pela legislação estariam, aí, sim, impedidos de disputar o pleito de outubro. Alguns destes políticos são pré-candidatos a cargos nesta eleição de 2018 e aguardarão recursos em tribunais de justiça. Veja a lista completa do TCM aqui.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Grupos definidos: Intermunicipal 2018 terá seis equipes do território do Sisal

05 de ago de 2018 às 09:39 | em: Futebol,Região Sisal

Foto: Divulgação

Foi realizado na manhã deste sábado (4) o lançamento do Campeonato Intermunicipal 2018, competição que contará com 64 equipes. O campeonato terá a transmissão da TVE-Bahia, pelo terceiro ano consecutivo. A competição inicia no próximo dia 12, e a finalíssima acontece no dia 16 de dezembro. Seis municípios vão representar a Região do Sisal: Conceição do Coité, Valente, Retirolândia, São Domingos, Biritinga e Ichu. Dirigentes e representantes das Ligas Municipais, autoridades e profissionais da imprensa esportiva da capital e do interior do Estado se reuniram no XXI Congresso do Campeonato. O presidente Ednaldo Rodrigues agradeceu aos presidentes das Ligas a realização da competição. “Essa é uma competição muito especial, que já revelou grandes atletas. O Intermunicipal tem grande importância para o Estado, movimenta a economia e o turismo das cidades. E tudo isso acontece pela dedicação de todos vocês dirigentes de Ligas, que chamo de colegas, pois também fui presidente de Liga em Vitória da Conquista”, afirmou Ednaldo.

Regulamento

Cada equipe participante poderá inscrever 35 atletas, com idades entre 16 e 23 anos. Cinco atletas poderão ter cinco atletas com mais de 25 anos. Uma novidade interessante é a possibilidade de cada time poder substituir cinco atletas durante a partida. No início serão 16 grupos, com quatro seleções, três se classificam, em jogos de ida e volta. Segunda fase com 48 grupos, sendo oito classificados para terceira por melhor campanha nas duas fases anteriores. Terceira fase com 32 seleções. O mata-mata será disputado por 16 equipes, com a equipe de melhor campanha jogando o segundo jogo em casa.

Veja os grupos

G1 – Canudos, Cipó, Euclides da Cunha e Paulo Afonso.
G2 – Campo Farmoso, São Domingos, Senhor do Bonfim e Valente.
G3 – Biritinga, Conceição do  Coité, Ichú e Retirolândia.
G4 – Feira de Santana, Itaberaba, João Dourado e Morro do Chapéu.
G5 – Conceição da Feira, Pé de Serra, Riachão do Jacuípe e Santa Barbára.
G6 – Camaçari, Lauro de Freitas, Santo Amaro e Terra Nova.
G7 – Cachoeira, Maragojipe, Sapeaçu e Saubara.
G8 – Ibirapitanga, Ipiaú, Jagaquara e Ubaíra.
G9 – Ituberá, Santo Antônio de Jesus, Valença e Ubaitaba.
G10 – Itabuna, Itajuípe, Ubatã e Uruçuca.
G11 – Brunado, Luís Eduardo Magalhães, Paratinga e São Desíderio.
G12 – Barra do Choça, Itambé, Itororó e Vitória da Conquista.
G13 – Arataca, Camacan, Canavieiras e Una.
G14 -Floresta Azul, Ibicaraí, Itaú do Colônia e Itapé.
G15 – Eunápolis, Itapetinga, Macaraní e Pau Brasil.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Ascoob realizará Circuito Empreendedor do Território do Sisal; confira

30 de jul de 2018 às 15:45 | em: Araci,Região Sisal

O circuito será realizado no Centro Paroquial de Araci, no dia (16) de agosto, das 18:30 as 22:30. Joval Lacerda, estará no território do Sisal para te ajudar, com palestras sobre marketing digital e negócios locais. O evento tem o apoio da Prefeitura Municipal de Araci. Confira a Programação:

18:30- Credenciamento
19:00-  Sebrae: Marketing Digital e negócios locais
20:30- Joval Lacerda: Vendas de alto impacto
22:00- Encerramento

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.