Política

Sem justificar principal ponto da denúncia, ex-prefeito fala sobre cassações em Santaluz

16 de dez de 2018 às 10:19 | em: Política,Santaluz

Foto: Reprodução

O Tribunal Regional Eleitoral – TRE-BA decidiu que a prefeita Quitéria Carneiro Araújo (PSD) e seu vice Márcio Evangelista de Oliveira (PP), popularmente conhecido como “Marcinho da CLN”, terão seus diplomas cassados por prática de abuso do poder político. Ainda segundo a decisão, ambos terão os direitos políticos suspensos por 8 anos. Trata-se do resultado de uma ação de Investigação Eleitoral. Zenon Nunes (PSD), popular “Zenonzinho”, ex-prefeito do município, também foi condenado (relembre aqui). A oposição derrotada nas urnas, coligação “Renasce a Esperança” diz que o então prefeito de Santaluz, Zenon Nunes, apoiador da chapa Quitéria e Marcinho, transferiu a data comemorativa do dia do evangélico, que seria dia 23.09.2016, para o dia 25.09.2016, data marcada para realização do comício da coligação “Renasce a Esperança” encabeçada por Joelcio Martins. Teria havido um esvaziamento direcionado do comício da oposição. Segundo denúncia da oposição acatada pela justiça, houve abuso de poder político para prejudicar a chapa oposicionista.

Foto: Reprodução

Joselito Araújo Júnior (PSD), conhecido Junior do Max, é ex-prefeito de Santaluz e uma das principais lideranças locais. Ele utilizou suas redes sociais para se manifestar sobre a decisão da Juíza da 145ª Zona/Santaluz, Lisiane Souza Alves Duarte. Segundo ele, o evento que resultou na denúncia da oposição ocorre desde 2005 em Santaluz e não houve nenhuma participação da atual prefeita no caso.  “Nossos advogados já estão trabalhando nisto (…). Estamos recorrendo no TRE“, disse ele. Junior do Max não comentou um dos principais ponto da denúncia oposicionista observada na decisão da juíza: a mudança da data do evento para o dia do comício da coligação opositora. Ele falou por mais de 2 minutos no vídeo e se dirigiu, principalmente, a seus apoiadores e à população de Santaluz. Cabe recurso da decisão. A Prefeita e o vice permanecem no cargo até decisões superiores.

JÚNIOR FALA SOBRE DECISÃO DE JUÍZA SUBSTITUTA DE SANTALUZ

JÚNIOR FALA SOBRE DECISÃO DE JUÍZA DE SANTALUZ

Posted by Júnior do Max on Friday, December 14, 2018

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

PGR denuncia Jutahy Magalhães por suposto “caixa 3” na campanha de 2010

15 de dez de 2018 às 08:41 | em: Bahia,Brasil,Política

Foto: Reprodução

A Procuradoria Geral da República (PGR) informou, nesta sexta-feira (14), que denunciou o deputado federal Jutahy Júnior (PSDB) ao Supremo Tribunal Federal (STF) por suposto “caixa 3” na campanha eleitoral de 2010, segundo o G1. O parlamentar tentou o Senado neste ano, mas não foi eleito. O caixa 2 é quando um político ou um partido recebe doação e não declara a quantia à Justiça Eleitoral. Conforme a PGR, o chamado “caixa 3” consistiu em doações da Odebrecht recebidas pelo deputado por meio de outras empresas. Além de Jutahy, também foram denunciados: Benedicto Barbosa da Silva Júnior, ex-executivo da Odebrecht e delator; Walter Faria, do grupo Petrópolis; Roberto Luiz Ramos Fontes Lopes, dono das empresas Leyroz e Praiamar.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Bolsonaro está no caminho certo para três em cada quatro brasileiros

13 de dez de 2018 às 17:22 | em: Política

Foto: Gabriela Korossy/ Câmara dos Deputados

Três em cada quatro brasileiros acreditam que o presidente eleito Jair Bolsonaro está no caminho certo. É o que revela a primeira pesquisa CNI/Ibope após a eleição, divulgada nesta quinta-feira (13). Dos entrevistados, 75% disseram acreditar que o presidente eleito e sua equipe estão no caminho certo, considerando as decisões que tomaram até agora. Outros 14% avaliaram que Bolsonaro está no caminho errado e 11% não souberam ou não quiseram responder. Quanto maior a renda familiar, maior o porcentual dos que acreditam que o presidente eleito está no caminho certo. Entre os que possuem renda familiar de até um salário mínimo, 70% acreditam que Bolsonaro está no caminho certo, porcentual que aumenta conforme a renda familiar e chega a 82% entre aqueles cuja renda é superior a cinco salários mínimos. A pesquisa também mostra otimismo em relação ao próximo ano. Quase dois a cada três brasileiros (64%) têm expectativa de que o governo Bolsonaro será ótimo ou bom. Outros 14% acham que será ruim ou péssimo, 18% avaliam que será regular e 4% não souberam ou não quiseram responder. Para os brasileiros, a prioridade do governo deve ser melhorar serviços de saúde e promover a geração de empregos. Saúde e desemprego se destacam entre os principais problemas enfrentados pelo Brasil, de acordo com a pesquisa. A pesquisa foi realizada pelo Ibope entre os dia 29 de novembro e 2 de dezembro. Foram consultados 2.000 eleitores em 127 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos. O nível de confiança é de 95%.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

José Nunes participa de reunião da bancada do PSD com presidente eleito Jair Bolsonaro

12 de dez de 2018 às 16:13 | em: Brasil,Política

Foto: Divulgação

Na tarde desta terça-feira (11), a bancada nacional do PSD se reuniu com o presidente eleito Jair Bolsonaro. Segundo José Nunes, no encontro, foi firmado o compromisso de dar apoio aos projetos importantes para o desenvolvimento do país. Bolsonaro falou genericamente sobe questões econômicas, ambientais e mencionou a necessidade de combate ao que considera ser ideologização nas escolas. Assim como ocorreu com o PSD, quase todos os partidos que se reuniram com Jair Bolsonaro.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Após criticar propostas de Bolsonaro, ACM Neto diz: “Não sou conservador”

12 de dez de 2018 às 09:02 | em: Bahia,Política

Foto: Reprodução

Após criticar projetos do presidente da República eleito, Jair Bolsonaro (PSL), o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), disse, em entrevista ao Bahia Notícias, que não tem “cabeça de direita”. “Não sou conservador. Eu não sou um cara que defenda que os políticos têm que se meter nas preferências pessoais do cidadão. Tem gente acha que sim”, opinou. De acordo com o presidente nacional do DEM, no entanto, os temas de opinião pessoal, como “Escola Sem Partido” e redução da maioridade penal, não terão unanimidade no partido. “Existem coisa que vamos divergir, ou no partido ou individualmente. Dei a declaração contra ‘Escola sem Partido’, que é bandeira do Bolsonaro e dos filhos dele. Não sou obrigado a concordar com isso. Dentro do meu partido tem pessoas que concordam. É opinião de cada político. Um tema como esse o DEM não vai fechar questão”, afirmou. Neto e Bolsonaro vão se encontrar nesta quarta-feira (11), em Brasília. Apesar das críticas pessoais a projetos, o partido do prefeito de Salvador deve até fevereiro anunciar oficialmente a ida para a base do capitão da reserva. “Vamos aprofundar qual é agenda que eles têm para o ano 2019. Vou submeter ao partido a avalição dessa agenda. Prevejo que estaremos entre o final de janeiro e início de fevereiro decidindo se ingressaremos na base de apoio ao governo, acho até que a tendência é que sim, mas não posso antecipar. É uma decisão coletiva. Nós vamos proteger o governo de qualquer tentativa de sabotagem que queiram fazer”, disse. O discurso de Neto já foi de aliado de Bolsonaro para uma parte das propostas do futuro governo. “O governo pode enxergar um aliado para avançar a agenda econômica que é convergente. Vamos avaliar no momento certo. Não tenho interesse de indicar um porteiro para trabalhar no governo. Não queremos cargos. Não acei

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

PF faz buscas em imóveis de Aécio e Paulinho da Força em operação que investiga 6 parlamentares

11 de dez de 2018 às 09:21 | em: Brasil,Política

Foto: Agência Brasil

Nesta terça-feira (11), a Polícia Federal e o Ministério Público Federal cumprem mandados de busca e apreensão em imóveis de Aécio Neves (PSDB-MG) e da irmã dele, Andréa Neves, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. Atualmente senador, Aécio termina o mandato neste ano e no próximo assume uma vaga na Câmara dos Deputados. Também há equipes em endereços do deputado federal Paulinho da Força (SD-SP), em São Paulo. São investigados ainda os senadores Agripino Maia (DEM-RN) e Antonio Anastasia (PSDB-MG) e os deputados federais Benito da Gama (PTB-BA) e Cristiane Brasil (PTB-RJ). A operação, chamada de Ross, surgiu a partir de delação de executivos da J&F e apura denúncias de compra de apoio político. Segundo a PF, Aécio Neves comprou apoio do Solidariedade por R$ 15 milhões, e empresários paulistas ajudaram com doações de campanha e caixa 2, por meio de notas frias. Além dos políticos, as buscas miram empresários que são suspeitos de emitir as notas fiscais frias para Aécio. A PF chegou a solicitar buscas em imóveis de Maia, Cristiane e Benito, mas os pedidos não foram aceitos pelo ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF). Em nota, a defesa de Aécio Neves informou que o senador “sempre esteve à disposição para prestar esclarecimentos e apresentar todos os documentos que se fizessem necessários às investigações, bastando para isso o contato com seus advogados”. Os advogados do senador informaram ainda que o inquérito policial é baseado nas delações de executivos da JBS que tentam “transformar as doações feitas a campanhas do PSDB, e devidamente registradas na justiça eleitoral, em algo ilícito para, convenientemente, tentar manter os generosos benefícios de seus acordos de colaboração”. A defesa afirmou ainda que uma investigação “correta e isenta” vai apontar a verdade e a legalidade das doações feitas.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Bolsonaro recebe diploma do TSE que confirma resultado da eleição nesta segunda-feira (10)

10 de dez de 2018 às 09:44 | em: Brasil,Eleições 2018

Foto: Reprodução

Na tarde desta segunda-feira (10), o presidente da República eleito Jair Bolsonaro (PSL) recebe o diploma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que confirma o resultado da eleição deste ano. O evento está previsto para acontecer 16h (horário de Brasília) no plenário da Corte Eleitoral. O mandato de Bolsonaro, e do vice de sua chapa, o general Hamilton Mourão (PRTB), começa em janeiro de 2019 e encerra em dezembro 2022. O ato atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por essa razão, está apto a tomar posse no cargo, a partir de janeiro do próximo ano.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Assista: Fátima Nunes fala sobre “Lei que institui a Política de Convivência com o Semiárido” em gravação de programa

04 de dez de 2018 às 14:45 | em: Bahia,Brasil,Política

Foto: Divulgação

A deputada Fátima Nunes participou no dia (31) de outubro, da gravação do Programa Projeto de Lei (relembre aqui). O Programa é apresentado pela jornalista Fernanda Dourado. A gravação foi feita na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). O programa já foi exibido na TV ALBA, e agora, está disponível no Youtube.

Assista: 

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Nelson Leal será o novo presidente da AL-BA após acordo entre PSD e PP

03 de dez de 2018 às 19:12 | em: Bahia,Política

Foto: Divulgação / Secom

Nelson Leal (PP) será apresentado como candidato único e deve ser eleito o novo Presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) no próximo ano. O deputado estadual venceu a queda de braço entre os candidatos da base aliada Alex Lima (PSB) e Adolfo Menezes (PSD) e foi anunciado como candidato de Rui Costa (PT), nesta segunda-feira (3). Para se viabilizar, além de conquistar 18 votos de partidos com bancadas menores na AL-BA, o progressista também ganhou os votos da bancada do PSD, se comprometendo a apoiar Menezes para assumir o cargo em 2022. A presidência da Casa no biênio que se inicia em 2021 é cobiçado por partidos que desejam conquistar espaço na montagem da majoritária que disputará as eleições no estado. Rosemberg Pinto (PT) será o novo líder do governo e Alex Lima (PSB) deve ser eleito vice-presidente ao lado de Leal.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

PSB terá vice-presidência da AL-BA com Alex Lima após acordo envolvendo PP e PSD, diz site

03 de dez de 2018 às 19:09 | em: Bahia,Política

Foto: Ilustração

Alex Lima (PSB) deve ser eleito vice-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) no próximo ano. Segundo o site Bahia Notícias, o deputado estadual, que era candidato à presidência, fará parte da mesa que terá Nelson Leal (PP) no comando e foi anunciada com o apoio do governador Rui Costa (PT) nesta sexta-feira (3). A decisão foi tomada nesta segunda-feira (3) após reunião entre as principais lideranças de todos os partidos da base, a exemplo de João Leão (PP), Otto Alencar (PSD), Lídice da Matta (PSB), Davidson Magalhães (PCdoB), Everaldo Anunciação (PT), Félix Mendonça (PDT) e Jaques Wagner (PT). O acordo também selou que Nelson Leal (PP) será o candidato do grupo e deve ser eleito no próximo ano.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Projeto proíbe cursos de ensino a distância na área de saúde na Bahia

02 de dez de 2018 às 10:40 | em: Bahia,Política

Foto: Reprodução

Projeto de lei apresentado pelo deputado Alex da Piatã (PSD), na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), proíbe o funcionamento no Estado dos cursos de graduação voltados à formação de profissionais da área de saúde, na modalidade de ensino a distância (EaD). De acordo com a proposição, caberá ao Conselho Estadual de Educação fiscalizar a medida, sem prejuízo de atuação do Ministério Público Estadual, dos conselhos de fiscalização profissional dessas categorias e de demais instituições. Apesar de reconhecer que a modalidade EaD facilita o acesso de amplas camadas da população ao ensino superior, Alex da Piatã argumentou, na justificativa da proposta, que as profissões da saúde precisam atender diretamente ao paciente, colocando em risco a saúde da população se esses profissionais não tiverem esse contato desde a formação. Diante do fato, lembrou o deputado no documento, entidades representativas da área de saúde da Bahia vêm discutindo amplamente o impacto da formação profissional na modalidade exclusivamente a distância. Segundo ele, o Conselho Nacional de Saúde já se posicionou contrário à autorização de todo e qualquer curso de graduação da área da saúde, ministrado totalmente na Modalidade Educação a Distância (EaD), pelos prejuízos que tais cursos podem oferecer à qualidade da formação de seus profissionais, bem como pelos riscos que estes profissionais possam causar à sociedade. “O direito à saúde é o direito fundamental de todo ser humano, assegurado pela Constituição Federal Brasileira”, observou Alex de Piatã, no projeto. “A graduação na modalidade exclusiva a distância afronta a norma constitucional, pois colocará em risco potencial a vida de milhares de pessoas que, desconhecendo a formação dos profissionais da saúde, a procuram confiantes na sua qualidade profissional”, acrescentou. Para o parlamentar, modalidade EaD torna-se uma contradição, pois, na medida em que não assegura quesitos fundamentais para o processo de formação na área da saúde, torna-se um problema que deve ser enfrentado, não só politicamente, mas dentro dos preceitos éticos, “pois a vida humana é prioridade e deve estar acima de qualquer outro interesse”.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Sessão de eleição da nova presidência da Câmara de Serrinha é adiada após horas e incertezas

30 de nov de 2018 às 15:08 | em: Política,Serrinha

Foto: Reprodução

Na noite desta quinta-feira (29), seria realizada a sessão da Câmara de vereadores de Serrinha para a eleição da nova mesa diretora da casa do legislativo.  Após muito atraso, reuniões, entra e sai das salas, a sessão foi suspensa. Segundo Cival Anjos, duas chapas foram inscritas: Uma com a vereadora Mariana Cunha como presidente e, de acordo com informações tendo o apoio do gestor, e a outra com o Sargento Jean que tinha como certa a sua vitória. O vereador e atual presidente, Rogério da Cerâmica anunciou que teria que obedecer o regimento da Lei Orgânica do Município e suspender a sessão, o Sargento Jean ficou revoltado e disse que estava havendo armação e os ânimos se acirraram. A sessão foi suspensa e acontecerá em nova data que pode ser dia 13 de dezembro deste ano. “Resta saber se o prefeito vai mesmo tomar partido e cooptar votos de Jean para Mariana. Caso isto aconteça deve criar uma espécie de racha na sua base e aumentar o número de opositores na câmara. A verdade é que muitos vereadores e o público saíram revoltados da câmara na noite desta quinta-feira e isso só faz desgastar ainda mais a imagem do vereador em Serrinha que já não é das melhores”, disse o radialista.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

TSE reforma decisão e indefere candidatura de Caetano; suplente assume mandato

28 de nov de 2018 às 09:40 | em: Bahia,Política

Foto: Ilustração

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reformou a decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) e indeferiu o registro da candidatura do deputado federal Luiz Caetano (PT-BA). O parlamentar foi reeleito com 124.647 votos, porém foi enquadrado pela Lei da Ficha Limpa por uma condenação por improbidade administrativa. A decisão foi unânime. Com 7 votos a 0, os ministros consideraram que o ex-prefeito de Camaçari não deveria ter tido o registro validado pela Justiça Eleitoral. Assim, o primeiro suplente, Charles Fernandes (PSD), assumiria o posto. Fernandes, porém, também possui pendências com a Justiça Eleitoral e pode vir a ser considerado inapto a assumir o mandato. O ex-prefeito de Guanambi teve seus votos considerados suspensos à época da apuração das urnas por responder a processos que o enquadrariam na Lei da Ficha Limpa. Nesse caso, o segundo suplente, Joseildo Ramos (PT), herdaria a vaga. De acordo com o advogado eleitoral Ademir Ismerim, a decisão não impacta no coeficiente eleitoral, pois o registro no TRE-BA, cassado agora pelo TSE, garante a validade dos votos de Caetano.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Motocicleta é roubada na cidade de Serrinha

26 de nov de 2018 às 08:55 | em: Política,Serrinha

Foto: Divulgação

Neste final de semana, uma motocicleta foi roubada na cidade de Serrinha. A moto Yamaha Fazer, cor branca, foi roubada por dois indivíduos em Campo Redondo no município de Serrinha. A motocicleta se encontra com a identificação de placa PJF-1476.Qualquer informação ligar para (75) 99115-6959.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Araci: Candidatos a vice na chapa de Keinha ainda são incógnitas para grupo de situação

12 de nov de 2018 às 12:23 | em: Araci,Política

Foto: Arquivo A Voz do Campo

O prefeito de Araci, Silva Neto, está em seu segundo mandato e não poderá concorrer às Eleições 2020. Em diversos eventos e entrevistas, ele já afirmou que a vice-prefeita, Keinha, será a cabeça de chapa de seu grupo político no próximo pleito. A vice prefeita também não esconde o fato e já trabalha com este foco. O site A Voz do Campo ouviu interlocutores da política em Araci para identificar quais os nomes mais cotados para assumir uma vaga de candidato a vice-prefeito, junto com Keinha. Segundo todas as fontes consultadas, os nomes mais cotados são o de Valter Cardoso, ex-secretário de Finanças, Jefinho Carneiro, presidente da Câmara de Vereadores, e Gilmara Magalhães, ex-vereadora. Estas fontes também falam no fator PT, surgido nestas eleições 2018. Ao site A Voz do Campo, Gilmara negou as especulações e afirmou que são apenas boatos. “Desde que decidi sair candidata a Prefeita em 2016, que sou vítima de vários boatos. Mesmo com as dificuldades, serei candidata a Prefeita em 2020” , disse ela. Político habilidoso, o vereador Jefinho Carneiro afirmou que está refletindo bastante sobre a política em Araci. Ele não negou e nem confirmou as especulações. “Acredito que muita coisa pode acontecer, temos um longo caminho a percorrer até 2020, onde muitas ideias e pensamentos serão ou não consolidados“, disse ele. Valter Cardoso, que atualmente é presidente da Liga Desportiva de Araci, optou  por não responder aos questionamentos. O Partido dos Trabalhadores (PT) afirmou estar trabalhando para ter uma posição de destaque na eleições 2020 em Araci (relembre aqui), dados os resultados positivos no pleito 2018. Segundo o presidente da sigla no município, Rosival Leite: “nada está decidido“. Fato é que o candidato a vice-prefeito na chapa de situação ainda é uma incógnita e será resultado de uma engenharia política com diversos desmembramentos.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Bolsonaro intensifica agenda de transição em Brasília nesta semana

12 de nov de 2018 às 09:46 | em: Brasil,Política

Foto: Reprodução

Em nova viagem a Brasília nesta semana, o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) deve intensificar sua agenda de transição de governo. As prioridades são definir pontos específicos da reforma da Previdência e pelo menos outros quatro ministros para as pastas de Saúde, Meio Ambiente, Defesa e Relações Exteriores. Segundo informações da Agência Brasil, Bolsonaro também tem uma reunião marcada com sua futura ministra da Agricultura, a deputada federal Tereza Cristina (DEM-MS). No caso da Previdência, que o novo governo trabalha para aprovar ainda esse ano, o capitão recebeu diversas propostas, mas disse que ainda não definiu quais vai levar adiante. De acordo com a publicação, o presidente negou a possibilidade de aumentar para 40 anos o período mínimo de contribuição para o recebimento integral da aposentadoria.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

PT pede que Haddad faça viagens pelo país visando eleições de 2020

12 de nov de 2018 às 09:45 | em: Brasil,Política

Foto: Ilustração

O candidato derrotado à Presidência Fernando Haddad (PT) deve fazer viagens pelo país para fortalecer o partido para as eleições municipais de 2020. Segundo a Coluna do Estadão, do jornal O Estado de S. Paulo, o petista está recebendo apelos da sigla para que percorra os estados disseminando o discurso de defesa dos direitos humanos e contra retrocessos. A próxima reunião do PT, entre os dias 30 de novembro e 1º de dezembro, vai discutir o roteiro dessas viagens. Ainda de acordo com a publicação, aliados de Haddad dizem preferir vê-lo fortificando o partido que na presidência dele.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

PSL quer candidatos a prefeito e vereador em todos os municípios baianos em 2020

09 de nov de 2018 às 19:47 | em: Bahia,Política

Foto: Reprodução

De olho nas eleições de 2020, nas quais o PSL pretende lançar candidatos a prefeito e vereador em todos os municípios baianos, a deputada federal eleita Dayane Pimentel (PSL), presidente da sigla no estado, discutiu novas ações para o crescimento da legenda durante encontro com o presidente nacional do PSL, Luciano Bivar. O plano do partido é se apresentar em 2020 como opção para a polarização entre PT e DEM no estado. Na estratégia, o partido de Jair Bolsonaro (PSL) estuda uma candidatura da futura parlamentar à prefeitura de Feira de Santana.  “Terei grande satisfação em dialogar com quem queira contribuir, desde que entendam que a harmonia e o respeito a hierarquia são imprescindíveis, pois não colocaremos nossa credibilidade em risco para favorecer o ego de ninguém”, discursou a dirigente estadual do PSL-BA ao falar sobre o diálogo de alianças. O presidente nacional do PSL também defendeu a manutenção da professora Dayane Pimentel na direção da silga no estado. “Na Bahia, o PSL vai continuar com a deputada eleita, professora Dayane Pimentel, que vai, com toda certeza, alargar ainda mais o espaço do partido no estado e possibilitar candidaturas competitivas para prefeitos e vereadores”, argumentou Bivar.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Em evidência, PT de Araci fala em “autonomia” e diz que nada está decidido sobre 2020

09 de nov de 2018 às 15:24 | em: Araci,Política

Foto: Reprodução | Facebook

O Presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) em Araci, Rosival Leite, utilizou as suas redes sociais para falar sobre o cenário das eleições municipais para 2020. O líder político falou sobre autonomia do partido e comentou sobre as especulações do nome de Célia Firmo como eventual vice na chapa do filho da ex-prefeita Nenca (relembre aqui). Leite, assim como Célia Firmo, fizeram questão de frisar que a informação não passa de especulação e que, para o Partido, nada está decidido sobre as eleições municipais. “Nossas decisões são coletivas, Não decidimos e nem conversamos nada com nenhum outro grupo. As especulações são naturais e mostram nossa força e aceitação na população“, disseram eles. Ao site A Voz do Campo, Rosival reafirmou as falas de Célia e disse que o partido está credenciado para “ser o que quiser ser“, dado o resultado do pleito eleitoral de 2018. “Queremos independência e autonomia em Araci. Somos um partido do povo e para o povo. Podemos ter prefeito, vice-prefeito e vereadores (…) Temos Edneide que está em um excelente momento como vereadora. Vamos em busca de mais, com foco no bem comum. Temos que manter e aumentar os vereadores do Partido. Estamos preparados para disputas grandes. Tudo isso depende das decisões coletivas, dos apoios de nossos deputados (…). Nos movimentaremos muito antes da eleição”, finalizou Rosival. Célia Firmo foi a maior entusiasta da campanha da candidata a Deputada Federal Elisângela Araújo em Araci, que obteve 2.891  votos no município. Ela ficou na suplência, com  64.239 no estado. Rosival Leite foi candidato a Deputado Estadual e teve 2.879 votos em Araci e 31.977 votos na Bahia. Ambos representam movimento e sindicato de expressividade no estado da Bahia

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Araci: Bastidores apontam para chapa com filho de Nenca e líder de organização comunitária para 2020

08 de nov de 2018 às 15:12 | em: Araci,Política

Foto; Montagem A Voz do Campo

As eleições 2018 finalizaram e as discussões em torno do pleito eleitoral de 2020, com as eleições municipais, já fazem parte das rodas de conversas em todas as cidades. Araci tem dois grupos políticos predominantes: do atual prefeito, Silva Neto, e da ex-prefeita, Nenca. Ambos têm um grupo forte e um legado histórico no município. Neste sentido, é natural que as próximas eleições tornem-se pautas. Segundo fontes do site A Voz do Campo, o candidato da chapa do grupo de Nenca seria seu esposo, o ex-prefeito Edvaldo Pinho. No entanto, chegou-se à conclusão que o nome mais assertivo politicamente é o filho do casal, Edvaldo Filho, popular Edvaldinho. Para as fontes consultadas pelo site, ele é o nome do grupo como candidato a Prefeito. Para a vice, o nome mais apontado é da líder de organização comunitária, Célia Firmo. Celinha, como é conhecida, atualmente é a coordenadora geral do Movimento de Organização Comunitária – MOC, uma das principais ONG’s da Bahia. Filiada ao PT e com capilaridade em todo o município, nas eleições 2018 ela foi responsável por capitanear um grupo que deu 2.891  votos a Elisângela Araújo no município. Ao site A Voz do Campo, Edvaldinho confirmou ser uma alternativa como candidato a prefeito em 2020. “Nada está decidido. Quem decide é o povo e as discussões do grupo, mas estou trabalhando para que nosso grupo retome o projeto que minha mãe vinha desenvolvendo em Araci. Estamos buscando muita gente (…)”, disse ele. Célia Firmo confirmou ter ouvido especulações de seu nome em uma chapa com nomes ligados a Nenca, mas disse que nada está fechado e nem conversado. “Nosso projeto é popular e sempre deixei claro isso. Não conversei e não fechei nada com nenhum grupo de Araci. Dependemos de uma discussão interna no PT em Araci e das lideranças que nos acompanham. Estou concentrada nos projetos do MOC, mas as eleições em Araci estão em minha pauta (…)”, disse ela.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.