Nordeste

Gari defende TCC vestido com farda de trabalho: “Antes eu tinha vergonha, hoje tenho orgulho”

18 de jun de 2019 às 09:47 | em: Nordeste

Foto: Reprodução

“Trabalho e desigualdade social na contemporaneidade: reflexões sobre a invisibilidade dos agentes de limpeza pública”. O tema da pesquisa isoladamente já seria um assunto socialmente rico para qualquer estudante do curso de história de uma universidade pública. Mas para o gari Ednilson de Pontes Silva, 31 anos, tem um significado ainda maior. Deninho, como é mais conhecido, chegou ao campus da Universidade Estadual da Paraíba, na cidade Guabira, vestido com o macacão que usa no trabalho para defender o seu TCC, em meio a amigos, familiares, professores e outros estudantes. Em 2013, ele foi aprovado no antigo vestibular da UEPB e iniciou a faculdadede história no ano seguinte. “Antes eu tinha vergonha do meu trabalho, hoje eu tenho orgulho. Quando entrei na faculdade, passei uns dois períodos sem dizer qual era a minha profissão, mas depois vi que não tinha nada de errado em ser gari e que eu devia me orgulhar por exercer uma função importante e honesta, até que relatei minha história para os amigos em uma confraternização da turma e eles ficaram felizes por eu estar podendo ter acesso à universidade”, contou Ednilson ao Razões  para Acreditar.

Tema do TCC e a decisão de ir para a defesa com a farda de gari

Ednilson também é filho de um gari. Seu Miguel Martins da Silva tem 60 anos de idade e continua exercendo o papel na sua cidade até os dias atuais. O filho de seu Miguel teve uma trajetória difícil até se formar. Ele trabalhava pela manhã como gari e estudava à tarde. Para ir de Pirpirituba, cidade onde mora, à Guarabira, ele utilizava o ônibus escolar; depois, conseguiu comprar uma moto para ir assistir às aulas. O gari e estudante também dividia o tempo com as obrigações de casa, já que foi pai durante o período em que estava fazendo o curso.

Leia o artigo completo em Razões para Acreditar.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Para curtir o São João é preciso pensar no essencial: economize água

13 de jun de 2019 às 08:59 | em: Nordeste

Foto: Ilustração

O São João da Bahia é uma festa que promove um verdadeiro êxodo de população das regiões metropolitanas para as cidades do interior, muitas delas situadas nas regiões do Recôncavo e do Semiárido. Como, este ano, os festejos foram brindados com um feriadão, serão cinco dias para as pessoas curtirem as atrações musicais, dançarem, soltarem fogos e se deliciarem com a culinária junina. Mas, para a alegria não acabar, é preciso pensar no essencial. Será que os domicílios estão preparados para garantir o acesso à água que vem da rede pública para seus hóspedes? Será que os hóspedes estão conscientes de que é preciso usar a água com responsabilidade?

Seguem algumas dicas muito úteis para manter o conforto e a alegria da festa no interior:

1 – Verifique se a rede interna domiciliar está adequada às necessidades diárias de seus ocupantes. Para isso, é preciso que ela conte com reservatórios, pois podem ocorrer períodos de intermitência do fornecimento pela rede distribuidora devido a manutenções emergenciais ou variação de pressão gerada pelo consumo do grande número de visitantes na cidade. E não esqueça que, nos casos de imóveis com mais de um pavimento, é preciso ter um reservatório inferior com bomba para elevar a água até o reservatório superior.

2 – Antes de receber os hóspedes, faça uma vistoria geral na rede hidráulica do imóvel para verificar se tem vazamento nas tubulações ou nos vasos sanitários.

3 – Confeccione avisos do tipo “Torneira aberta, só se for para usar a água” e afixe em todos os pontos de uso de água. Use a criatividade, pois várias mensagens bem humoradas podem ser criadas para conscientizar os visitantes.

4 – Quem vai viajar para o São João, não pode esquecer de fechar os registros gerais do imóvel. Essa é uma forma de prevenir prejuízos, no caso de eventual vazamento no domicílio.

5 – E se vir, vazamento na rua, não deixe de avisar à Embasa pelo 0800 0555 195 ou pela Agência Virtual no site www.embasa.ba.gov.br/serviços ou pelo aplicativo de celular.

De acordo com o superintendente de Operação da região norte, Raimundo Neto, é fundamental que as pessoas que forem para as festas do interior tenham em mente que, boa parte das cidades está situada na região semiárida, onde o regime de chuvas é escasso e a disponibilidade de água no meio ambiente é limitada. “A Embasa vai trabalhar para garantir o fornecimento de água, nas cidades que vão receber muitos visitantes, dentro das condições de disponibilidade hídrica e de capacidade de atendimento da rede distribuidora”, explica Raimundo.

Fonte: São João Na Bahia, parceiro A Voz do Campo

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Sete dicas para prevenir acidentes com fogos e fogueiras nas festas juninas

12 de jun de 2019 às 08:48 | em: Nordeste

Foto: Reprodução

Festa junina é sempre motivo de muita farra e animação para as crianças. E chama atenção da maioria delas as cores e luzes das fogueiras e dos fogos. É justamente aí que mora o perigo e por isso os responsáveis pelos pequenos não podem se distrair. O melhor é manter o máximo de cuidado para evitar acidentes. O cirurgião plástico Marcelo Borges, coordenador do SOS Queimaduras e Feridas do Hospital São Marcos, alerta sobre as principais maneiras de cuidar bem da criançada na hora das brincadeiras juninas.

1. Ao brincar com fogos, as crianças devem estar sempre supervisionadas por adultos;

2. Não há fogos “inocentes”. Todos são prejudiciais à integridade física, até o traque de massa, aparentemente inofensivo, pode causar acidentes, já que é difícil a criança manusear apenas um. Com o somatório da carga de pólvora, os fogos se tornam tão perigosos quanto bombas ou rojões;

3. Ao comprar os fogos, é preciso observar a data de validade, assim como as condições de armazenamento e não utilizar produtos de fabricação caseira;

4. Na hora de soltar os fogos, eles devem ser segurados com as mãos e disparados ao ar livre, longe de árvores e da rede elétrica;

5. Não se deve acender os fogos que falharem, nem apontá-los na direção de outras pessoas;

6. No dia seguinte à festa é importante remover as cinzas das fogueiras para evitar queimaduras;

7. Se, mesmo com todos os cuidados, ocorrer queimadura, deve-se lavar o local com água corrente. Nunca usar gelo, pois queima tanto quanto o calor. Tampouco sabão, manteiga, pomada ou qualquer outro produto. O melhor a fazer é procurar orientação médica imediatamente.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Presidentes das Assembleias se reúnem em Salvador no IV Encontro do ParlaNordeste

09 de jun de 2019 às 08:44 | em: Nordeste,Política

Foto: PauloMocofaya/AgênciaALBA

Uma ampla discussão dos problemas nordestinos e a obtenção de posições coincidentes, expressas na “Carta de Salvador”. Este foi o saldo do IV Encontro do ParlaNordeste, que congrega presidentes das Assembleias Legislativas da região, sediado na Bahia, nesta sexta-feira (7) pela manhã. O documento final do encontro será encaminhado aos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, respectivamente Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre, e a todos os integrantes das bancadas federais dos nove estados. A pauta desse encontro, o segundo da legislatura, ocorreu sobre o lema de “o desenvolvimento do Nordeste passa por aqui” e teve como tema questões candentes da vida nacional, como a reforma da Previdência e o pacto federativo, bem como a crise das passagens aéreas detonada pela insolvência da Avianca (responsável por cerca de 30% dos voos para a região) e questões ligadas às TVs e rádios legislativas. Mas na discussão em plenário surgiram outros assuntos que foram incluídos de forma consensual da “Carta de Salvador”. Destaque para questões relacionadas com irrigação – e o Marco Regulatório de Saneamento – sob exame do Congresso, a implantação de conselhos para idosos, subsídios para pequenos irrigantes, entre outros assuntos comuns. Foram duas horas de debate, com a participação de cerca de 40 parlamentares que expuseram seus pontos de vista, para exame imediato dos presidentes de Assembleias presentes. Ficou decidido ainda que a próxima reunião do colegiado será em Aracaju, daqui a dois meses. Os deputados estaduais visitantes, seis presidentes de Assembleia (além do presidente Nelson Leal) e outros 11 parlamentares de fora da Bahia se encontraram no Salão Nobre, onde concederam entrevistas à imprensa antes da abertura formal dos trabalhos no plenário. O anfitrião, deputado Nelson Leal, abriu os trabalhos, fixando a sua opinião sobre os quatro itens da pauta (favorável à reforma da Presidência, com modificações; de alteração no pacto federativo com mais recursos para estados e municípios; maior regulação governamental do vital setor aéreo; e integração da mídia legislativa, para melhor comunicação com a sociedade). Leal passou a condução dos trabalhos ao presidente do ParlaNordeste, deputado Othelino Neto, presidente da Assembleia Maranhense. Dos nove presidentes dos legislativos estaduais, estiveram em Salvador sete deles. Além dos dois já citados, os presidentes da Casas Legislativas do Piauí, deputado Themístocles Filho; do Ceará, José Sarto; da Paraíba, Adriano Galdino; de Alagoas, Marcelo Vitor; e de Sergipe, Luciano Bispo. Vinte e oito outros parlamentares baianos compareceram aos trabalhos. A “Carta de Salvador” foi assinada em cerimônia realizada no Saguão Nestor Duarte, às 14h10, quando o presidente Nelson Leal ofereceu a seus pares presidentes uma caixa com dois livros sobre Salvador e a Bahia, e os visitantes puderam provar iguarias da nossa culinária, no tabuleiro de uma baiana de acarajé vestida a caráter.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

SBT Nordeste estreia nova temporada do São João da Tradição

09 de jun de 2019 às 08:41 | em: Nordeste

Foto: Reprodução

Um programa essencialmente festivo. Assim é o “São João da Tradição”, série especial sobre as festas juninas que estreia neste sábado, 8 de junho,  nas 11 emissoras do SBT na Região Nordeste. “São João da Tradição” terá a apresentação do cantor e compositor cearense Santanna e vai mostrar, em seus quatro episódios, como as comemorações aparecem muito antes da festa Se em 2018 o programa inovou ao apostar na renovação e interação entre gerações, em 2019 ele vem totalmente reformulado, com um novo conceito, linguagem artística e título, apostando forte na experiência, carisma e relação do apresentador com o tema. “O projeto esse ano cresceu. Vamos ter um aquecimento e mostrar todo o preparativo da festa, a participação das famílias, os costumes, as tradições. Vamos mostrar como a “tradição sai de nossa casa para os largos, as praças e as quadras das quadrilhas”, explica Vânia Lima, diretora geral da atração. O cenário para toda essa festa é o Alto do Moura, em Caruaru, e a cada programa Santanna irá apresentar as curiosidades, histórias, culinária e a música que embalam os festejos. E por falar em música, ela será uma atração à parte no programa ao reunir no mesmo palco artistas como Flávio José e Targino Gondin e a banda Fulô de Mandacaru. São João da Tradição é uma produção da Têm Dendê Produções que pelo segundo ano consecutivo assume o formato e concepção artística da atração e conta com Adônis Cardoso na direção de episódios.

Fonte: Aratu Online, parceiro A Voz do Campo

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Governadores do Nordeste divulgam carta sobre Reforma da Previdência

07 de jun de 2019 às 09:19 | em: Nordeste,Política

Foto: Fernando Chaves

Na noite desta quinta-feira (06), os nove governadores do Nordeste divulgaram uma carta conjunta direcionada à Presidência da República a respeito do projeto de Reforma da Previdência, do governo federal. No documento, intitulado ‘Há um só Brasil que é de todos os brasileiros’, os governadores reconhecem a necessidade de reformas da previdência, tributária e política, mas destacam que “há divergências em pontos específicos a serem revistos, como nos casos do Benefício de Prestação Continuada e da aposentadoria dos trabalhadores rurais que, especialmente no Nordeste, precisam de maior atenção e proteção do setor público”. Para os governadores, “também são pontos controversos na reforma ora em pauta a desconstitucionalização da previdência, que acarretará em muitas incertezas para o trabalhador, e o sistema de capitalização, cuja experiência em outros países não é exitosa. Além de outras alterações que, ao contrário de sanear o déficit previdenciário, aumentam as despesas futuras não previstas atuarialmente”. A carta pode ser lida neste link.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Entidades anunciam R$ 1 bilhão em investimentos para o Nordeste

28 de maio de 2019 às 19:29 | em: Economia,Nordeste

Foto: Reprodução

Entidades empresariais apresentaram hoje (28) ao presidente Jair Bolsonaro, em Brasília, uma proposta de trabalho, com investimentos de R$ 1 bilhão para a recuperação econômica e o desenvolvimento de pequenas cidades do Nordeste. Os presidentes de diversas confederações foram recebidos no Palácio do Planalto e manifestaram apoio à reforma da Previdência proposta do governo federal. Segundo o presidente da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, as confederações, pela maneira com que trabalham, podem fazer uma ação para melhorar um pouco o problema da pobreza do Nordeste, principalmente no meio rural. “O presidente [Bolsonaro] está com um projeto para cidades acima de 50 mil habitantes e nós nos propusemos a trabalhar naquelas cidades mais pobres, do homem do campo, que são 14 milhões de pessoas que vivem no meio rural do Nordeste”, disse. Entre as ações que podem ser executadas, Martins citou a capacitação de jovens e de profissionais de saúde e a modernização dos meios de trabalho, além de tornar mais competitiva a atividade de pequenos produtores e comerciantes. O presidente da CNA explicou que os recursos são adicionais aos que as entidades já investem na região. A proposta deve ser entregue em breve ao ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, que, segundo Martins, vai alinhar os projetos das entidades ao que já foi anunciado pelo governo para o Nordeste. Na última sexta-feira (24), o presidente Bolsonaro fez sua primeira visita oficial à região e apresentou o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste, da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), a ser implementado em quatro anos, a partir de 2020, em 41 cidades e nas nove capitais da região. O documento tem como aposta estratégica o fortalecimento das redes de cidades intermediárias com áreas de influência que possam crescer economicamente. Ele será encaminhado até agosto ao Congresso Nacional para tramitar em conjunto com o Plano Plurianual da União, que define o planejamento de longo prazo das ações do governo federal.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Bolsonaro faz nesta sexta-feira primeira viagem ao Nordeste como presidente

24 de maio de 2019 às 09:13 | em: Nordeste

Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro fará nesta sexta-feira (23) sua primeira viagem desde a posse, em 1º de janeiro, a um estado do Nordeste. A estreia do presidente na região será em Pernambuco, com agendas nas cidades de Recife e Petrolina. A agenda do presidente prevê os seguintes compromissos:

10h: Presidente visita o acervo do Instituto Ricardo Brennand;
10h45: Bolsonaro participa em Recife da reunião do conselho deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene);
14h30: Bolsonaro participa em Petrolina da entrega de unidades do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida.

Na quarta-feira (21) passada, Bolsonaro recebeu deputados e senadores da bancada nordestina em um café da manhã no Palácio do Planalto. O encontro serviu de prévia para a viagem. O presidente afirmou aos parlamentares que gostaria de ouvi-los, já que eles conhecem os problemas da população na região. Os parlamentares, segundo o deputado Júlio César (PSD-PI), solicitaram o fortalecimento de órgãos na região, em especial do Banco do Nordeste, e a conclusão de obras de infraestrutura, como a transposição do Rio São Francisco e a ferrovia Transnordestina.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Assista: Roberto Cabrini denuncia máfia por trás da realização de shows em Sergipe

04 de abr de 2019 às 11:47 | em: Nordeste,Notícias,Sergipe
Foto: Reprodução / Conexão Repórter

O programa Conexão Repórter, do SBT, exibiu nesta última segunda-feira (01), uma reportagem exclusiva do jornalista Roberto Cabrini, que denuncia a existência de uma “máfia de shows” em Sergipe. Cabrini esteve no estado no início do ano e mostrou os bastidores do lado obscuro do mercado audiofônico sergipano. De acordo com o jornalista, “a minuciosa investigação revela uma engrenagem criminosa que saqueia os cofres públicos. Em meio ao sertão nordestino, artistas que carregam as raízes de sua cultura envolvidos em um esquema criminoso. Entre eles sanfoneiros, artistas genuínos, que compõem trios pé de serra. E cantam o mundo que só eles sentem”. Cabrini revela ainda que diante da burocracia, aqueles que agem dentro da lei, ficam fora da festa. “São escândalos de superfaturamento na contratação de shows, que acontecem, muitas vezes, sem o conhecimento do próprio artista, além de denúncia de licitações com cartas marcadas”. O jornalista fica frente a frente com os principais personagens de um grande quebra-cabeça da corrupção: Acusadores de um lado e acusados de outro e questiona: Quem está com a verdade? E, o mais importante: para onde vai o dinheiro público?. Roberto Cabrini também explorou denúncia de licitações com cartas marcadas. Falou-se muito na suposta influência de secretários municipais e prefeitos que, segundo exposto, seriam beneficiados, da “máfia dos shows”. No “centro” das denúncias, o empresário Téo Santana exigiu que todas as denúncias lhe fossem apresentadas, abriu as portas de sua empresa e se colocou a disposição para falar. Negou qualquer influência, qualquer articulação ou participação em “esquema” ou “cartel” de shows em Sergipe. Desqualificou os denunciantes e promete levar o caso à Justiça. O vereador de Aracaju, Cabo Amintas (PTB), e outros dois empresários denunciantes revelaram no programa que já foram ameaçados de morte. O parlamentar, inclusive, disse que “políticos sergipanos se beneficiam desse esquema” e que ele já tentou promover uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar as denúncias, mas a mesma não avançou na Câmara Municipal de Aracaju.

Assista a reportagem completa

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Araci: Casal de universitários vende salgados para ajudar pagar a faculdade

02 de abr de 2019 às 08:37 | em: Araci,Educação,Entrevistas,Nordeste,oportunidades
Foto: Arquivo Pessoal


Em meio à crise econômica que o país está passando, conseguir um emprego fixo está cada vez mais difícil. E para pagar as contas e se manter, várias pessoas têm despertado o seu lado empreendedor. É o caso da estudante Larissa da Mata Santos, de 26 anos, que depois de ficar desempregada, decidiu vender salgados para conseguir pagar as despesas da faculdade. Ela conta que com esse investimento consegue quitar as contas e continuar os estudos enquanto não encontra um emprego estável, com o qual sonha. “Em 2015 quando comecei a estudar, foi quando houve uma crise em relação ao Fies, e alguns estudantes não conseguiram fazer o contrato, eu consegui no penúltimo dia da data final que o governo havia estabelecido. E isso foi a motivação a mais para eu não desistir, e fazer o que fosse preciso para me manter na faculdade”, disse a universitária.


Foto: Arquivo Pessoal

A estudante, que cursa Psicologia, começou as vendas levando os salgados para os colegas de faculdade, junto com seu namorado. “No inicio da faculdade vimos a necessidade de conseguir uma renda para nos ajudar com os custos, foi aí que tive a ideia de vender salgados no ônibus”, disse Jonathas namorado de Larissa. “Com o valor arrecadado das vendas pagávamos a passagem do ônibus, os custos de impressões e outros gastos adicionais”, completou o jovem que hoje é formado em Sistema de Informação.


Foto: Arquivo Pessoal

Larissa está cursando o 8ª período da faculdade e continua em busca de seu sonho. A história inspiradora do casal é um grande exemplo de que, por mais que as coisas estejam difíceis e todas as probabilidades estejam contra nós, sempre temos o poder de criar nossas realidades e manifestar coisas positivas em nossas vidas através de nossas ações.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

“Famoso na web” baiano Ney Lima vive nova fase de sua carreira, com estréia em show de stand-up

15 de jan de 2019 às 21:33 | em: Bahia,Nordeste,Serrinha

Fotos: Divulgação/Redes Sociais

Com quase 2 milhões de seguidores somente no instagram, o baiano da cidade de Serrinha, Claudinei Lima, ou “Ney Lima”, como prefere ser chamado está vivendo um novo momento dentro de sua carreira como influenciador digital. Ney acabou de estrear recentemente sua peça teatral “Aluciney”. A primeira aparição do stand-up foi em setembro de 2018 em um teatro de Fortaleza e já tem data marcada para as próximas neste início de ano. No dia 8 de fevereiro o baiano estará em Alagoinhas, dia 9 em Feira de Santana e dia 10 em Camaçari. Ao A Voz do Campo, Ney Lima disse que subir nos palcos sempre foi um sonho dele, e esta nova fase concretiza um de seus sonhos de vida. “Eu sempre sonhei no teatro, e o que está acontecendo comigo é apenas o inicio de uma nova fase, sou muito grato por tudo que vem acontecendo. Minha estréia aconteceu em Fortaleza, agora será no meu estado, e vamos levar isso para outros estados do Brasil,” disse Lima ao A Voz do Campo. 

Em seu release, a apresentação de Lima diz “Que ele é um dos mais engraçados da internet, disso não temos nenhuma dúvida. E que ele vai levar seu cotidiano das redes sociais para os palcos, disso também não temos, mas como ele faria isso? Quem ele levaria para dentro de um teatro? Ney Lima com sua versatilidade interage muito com a plateia e com ele mesmo no telão , isso mesmo, mas ele conversa com um outro tipo de Ney, um cara mais ousado, um boquirroto que fala mesmo o que pensa sem poupar ninguém, ele interagem com o Aluciney que chega para azucrinar a vida do nosso ator e contar tudo, tudo mesmo, até o que vocês não sabem, ou acham que sabem sobre a vida da nossa grande estrela. Em sua apresentação, e claro com as personagens que vemos em suas redes sociais como sua Mãe e do Nack. Ele conta um pouco da sua história de vida, situações engraçadas de quando viveu em Curitiba, de quando trabalhava como empregado doméstico e de quando resolver ir capinar um lote,” diz a release. Kaká Diniz, que é sócio da NonStop, produtora do artista, e de também outros consagrados da internet como Tirullipa, Windersson Nunes e Carlinhos Maia disse ao A Voz do Campo que o sucesso de Ney Lima vem das suas verdades nas redes sociais com uma mistura de bom humo. “Ele é um diamante que está sendo lapidado, nós enxergamos ele com um grande potencial. O talento dele já vem sendo mostrado com toda sua força na internet e agora estamos levando para os palcos de todo Brasil,” disse Diniz, lembrando que Ney é feliz de forma intensa, nos meios mais simples do cotidiano de vida dele.

Para adquirir seu ingresso em algum dos shows, basta clicar (aqui).

Assista abaixo o vídeo

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Tempo muito instável e chuva volumosa ainda são registradas no Nordeste

03 de dez de 2018 às 20:16 | em: Nordeste,Região Sisal

Foto: Ilustração

Fortes áreas de instabilidade voltaram a crescer sobre o interior do Nordeste, estimuladas pelo ar quente e úmido e a aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) sobre a costa norte da Região. Os estados da Bahia, Maranhão, Piauí e Sergipe voltaram a registrar chuva volumosa e o alerta permanece para mais temporais sobre grande parte da Região Nordeste.

Volume em 24 horas  

O acumulado de chuva chegou a 67,6 mm em Uruçuí (PI), a 55,2 mm em Pilão Arcado (BA) e 49,6 mm em Amargosa (BA), 49,8 mm em Poço Verde (SE) e 48,1 mm em Caxias (MA), no período entre 9 horas do domingo (2) e 9 horas de segunda-feira (3), segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Outros municípios tiveram acumulados entre 30 a 45 mm no mesmo período.

Alerta para mais temporais 

A terça-feira (4) ainda será de chuva volumosa e o alerta é para temporais em diversas áreas do Nordeste. Grandes áreas de instabilidade vão continuar crescendo e a expectativa é de volumes elevados principalmente no oeste, no sul e no litoral da Bahia. Salvador pode ter chuva moderada à forte.  Ainda há previsão de várias pancadas de chuva no interior do Maranhão, do Piauí e no Sertão de Pernambuco. As condições de chuva também são altas em Sergipe, no sertão da Paraíba, do Ceará e até no litoral do Maranhão. Essas pancadas de chuva poderão vir com raios, moderadas à fortes.

Previsão no Território do Sisal da Bahia

Pancadas de chuva durante e trovões durante a noite na maioria dos municípios nesta segunda-feira (03). Nesta terça-feira (04), a previsão é de sol com muitas nuvens durante o dia. Serão registrados períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. Previsão de chuva e trovões durante a noite.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Adquira os melhores produtos em couro com o melhor preço da região na Nitzy

29 de nov de 2018 às 10:30 | em: Bahia,Negócios,Nordeste,Publicidade,Região Sisal,Tucano

Foto: Divulgação

Se você procura bolsas e acessórios bonitos e de qualidade, então vá na Nitzy, a loja fica situada às margens da BR-116/Norte no distrito de Tracupá no município de Tucano. Lá você encontra diversos produtos exclusivos da marca, tudo em couro legitimo de alta qualidade, com os melhores preços da região. A empresa que já é destaque na região sudeste do Brasil, agora dispõe de vendas no atacado e varejo na região sisaleira. “Trabalhamos com mais de 200 itens variados. Nosso produto é muito conhecido na região sudeste do Brasil e agora estamos trabalhando nossa marca nesta região. Lá fora somos conhecidos pela qualidade”, afirma o sócio-proprietário Gilberto Santana. A expectativa da empresa é atender lojista e cliente final de toda região e outros estados do Brasil. Mais informações :(75) 9 9156-2612 (WHATSAPP) ou no Instagram (Clique Aqui)

Galeria de fotos

 

 

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Chuva marca esta segunda-feira (26) em Araci; confira a previsão para o Nordeste

26 de nov de 2018 às 16:56 | em: Araci,Clima,Nordeste

Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira (26), pancadas de chuva atingiram a sede de Araci. Confira a previsão do tempo de acordo com o site meteorológico Climatempo:

Previsão do tempo em Araci nesta Segunda-feira, 26:
Máxima
: 29ºC
Mínima: 22ºC
Pancadas de chuva à tarde e à noite

Galeria de fotos
  • Foto: Reprodução

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Pesquisa indica fim de estiagem no nordeste e chuvas durante os próximos 10 anos

01 de nov de 2018 às 10:00 | em: Brasil,Clima,Nordeste

Foto: Ilustração

O professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Luiz Carlos Molion, divulgou um estudo esta semana onde indica que nos próximos anos ocorrerá o início do fim da estiagem no Nordeste. Segundo o renomado professor entre os 2020/2030 ocorrerá o resfriamento dos oceanos, o que significa o fim do ciclo de estiagem prolongada e a chegada de chuvas regulares na região Nordeste do Brasil. Segundo o PhD em meteorologia, a temperatura da terra deverá cair em 0,3 graus por conta da baixa atividade eletromagnética do Sol, fenômeno que ocorre a cada 100 anos.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Jovem pobre e quilombola de Lagarto se forma como médico na Federal de Sergipe

13 de ago de 2018 às 19:37 | em: Nordeste

Foto: Reprodução

Quilombola, filho de lavradores, nascido e criado na roça. O Médico João Costa é uma razão para acreditar que as adversidades são passageiras quando não falta empenho e dedicação para superá-las. Ele acaba de concluir a faculdade de Medicina e será o novo médico do Povoado Sítio Alto, em Simão Dias, no Sergipe. A formatura aconteceu no próximo dia 28 de agosto, na primeira turma de Medicina do campus de Lagarto da Universidade Federal do Sergipe (UFS), informou o site Lagartense.  “Negro, quilombola, filho de lavradores, nascido e criado na roça, filho do meio e integrante de uma família humilde composta por 11 irmãos e rodeada pela pobreza, chego ao fim de uma enorme batalha!”, declarou João. Filho de pais analfabetos, ele teve uma infância difícil, pois faltavam itens básicos, como roupas e alimentos. Entrar para uma universidade federal, então, era quase uma utopia. No melhor dos cenários, ele chegaria ao ensino médio. João dividia seu tempo entre o trabalho na lavoura e os estudos. Com as notas boas que tirava na escola, o sonho de proporcionar uma vida melhor à família ganhava força. Aprovado com louvor no ensino fundamental e médio, ele conseguiu o primeiro emprego no 3º ano do ensino médio – antes ele só tinha trabalhado com pais na roça. Era um trabalho de meio período na Promotoria de Justiça de Simão Dias.  Aos 17 anos, João passou em terceiro lugar no curso de Medicina da Universidade Federal do Sergipe, campus Lagarto. Foram seis longos anos de estudo, superando uma dificuldade atrás da outra, “já que o sustento [da família] ainda é provido pelo trabalho na roça e por benefícios sociais de distribuição de renda”. Nesse período, o estudante recebeu o benefício do programa de residência universitária disponibilizado pela UFS e uma bolsa permanência disponibilizada pelo MEC.

A UFS gera oportunidade de acesso ao ensino superior e o estudante João Santos Costa é um exemplo disso. Natural do…

Posted by Universidade Federal de Sergipe – UFS on Tuesday, July 31, 2018

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.