Educação

Professores de Araci desenvolvem projeto para valorização da história do município

15 de abr de 2019 às 08:03 | em: Araci,Educação
Foto: Divulgação

Em comemoração aos 60 anos de Emancipação Política, escolas da Rede Municipal realizaram, sob orientação da coordenação pedagógica da Secretaria de Educação, diversas ações. Trata-se do projeto “Minha cidade Tem História e Memória” que integra o Ciclo de Aprendizagem da Educação Infantil e por meio do projeto integrador intitulado “Pertencimento”.

Foto: Divulgação

O projeto é desenvolvido por alunos dos anos Iniciais, finais e EJA. Ambos têm como objetivo trabalhar o conhecimento da história do município para despertar o sentimento de amor e valorização. Segundo a secretaria, assim nasce a preocupação de preservar suas riquezas naturais e culturais.

Foto: Divulgação

As atividades ocorrem através de ações na escola, entrevistas a moradores antigos e autoridades, visitas a alguns pontos turísticos do município que contam a história da cidade e despertam a valorização da nossa cultura.

Foto: Divulgação

Os projetos tiveram início no dia 01 de abril e segue até o final do mês. Para a secretária de Educação e Cultura, Professora Manuela, a realização de projetos como esses contribui imensamente para despertar nos estudantes o sentimento de pertencimento e, a partir deste, o respeito por nossa cidade.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Colégio Apoio realizará projeto “No ritmo do Enem”

11 de abr de 2019 às 16:38 | em: Educação

O Colégio Apoio realizará no dia (01) de junho, o projeto “No ritmo do Enem”. Com objetivo de orientar os alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o colégio realizará um “aulão”, envolvendo alunos, professores e toda sua equipe. Para descontrair um pouco, o projeto, por ser em mês festivo, São João, terá também diversas comidas tipicas e o famoso forró. O Colégio fica localizado Av. Praia de Itapuã. s/n, quadra 23 – Vilas do Atlântico, Lauro de Freitas. Contato: (71) 3379-0191. Seu filho com uma educação de qualidade!.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Araci completa 60 anos de emancipação; conheça a história deste município

07 de abr de 2019 às 10:14 | em: Araci,Educação

Foto: Vila do Raso

A fundação

As terras do antigo Raso tiveram origem a partir das terras desmembradas da Casa da Ponte, morgado dos Guedes de Brito. Antes da cidade de Araci ser povoada por José Ferreira de Carvalho, em 1812, aqui já era caminho das boiadas que iam em direção a Jacobina e Piauí.  A região hoje conhecida como do Sisal era antigamente identificada como o Sertão dos Tocós ou Pindá, denominada assim pelos Bandeirantes que a exploraram e aqui encontraram tribos indígenas, as quais foram aos poucos sendo dizimadas. Essas tribos eram os Tapuias, Cariris, Tocós e Beritingas. José Ferreira de Carvalho comprou através do Procurador da Casa da Ponte, Paulo Rabelo, 20 léguas de terras quadradas. Até então, aquelas terras eram pura caatinga, com diversos animais bravos e possivelmente já se estabeleciam por aqui alguns vaqueiros remanescentes do trânsito das boiadas. O fundador de Araci, antes de ocupar as terras recém adquiridas, morava na Fazenda Serra Grande, no Município de Serrinha. Era filho de Manoel Ferreira Santiago e Maria da Conceição. Nasceu no ano de 1783, e era casado com Maria do Rosário do Espírito Santo. Deste casamento, teve os seguintes filhos: Severo Fabiano de Carvalho, Ludovico Antunes de Carvalho, Rita Constantina de Oliveira, Antônia Francisca do Espírito Santo, Ângelo Fabiano de Carvalho, Francisca Rosa de Lima, Maria Fidélis de Lima , Carlota Ferreira de Lima e Antônio Martins Ferreira. Faleceu no ano de 1866. Seu corpo, assim como o de sua esposa e filhos foram sepultados dentro da Igreja Matriz, hoje demolida, dando lugar ao atual jardim da praça e fonte luminosa. Grande parte da população araciense descende do seu fundador.

Foto: Vila do Raso

Construção da Igreja Matriz

Depois de algum tempo já estabelecido nas terras do Raso, José Ferreira de Carvalho, seus filhos e escravos iniciaram a construção de uma Igreja. Essa construção teve a contribuição do Mestre de Obras João Mendengue, vindo de Simão Dias, em Sergipe. Nesta época, na Fazenda Raso, já existiam algumas poucas casas e já começava a ganhar um aspecto de arraial. A construção da primeira Igreja de Araci foi concluída em 1859 e inaugurada no dia 08 de dezembro do mesmo ano, com missa celebrada pelo Pe. Antônio da Rocha Viana, vigário de Tucano, que ficou responsável também pela nova Capela. Após a construção da Igreja, utilizando-se ainda dos erviços do mesmo mestre de obras, foi edificado o cemitério da matriz, localizado no inicio do caminho para a Serra do Bonfim, hoje bairro do Município. Existente ainda hoje, é a única obra da época do Fundador e se constitui num patrimônio histórico da cidade que deve ser preservado, pois muitos dos nossos antepassados estão sepultados lá.

Criação do Distrito do Raso

Foto: Vila do Raso

Com o desenvolvimento e crescimento da localidade, e após a construção da Capela, no ano de 1861 foi criado o Distrito do Raso, que ficaria ligado politico e religiosamente ao Município de Tucano. Com a nova condição, o pequeno arraial passou a ter subdelegado, o qual foi nomeado José Thomé Ferreira.

Criação da Freguesia do Raso

Foto: Vila do Raso

Em 12 de abril do ano de 1877, através da Lei Provincial 1.720, foi criada a Freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Raso, ficando assim ligada ao termo de Tucano. O primeiro Padre a tomar posse na recém criada Freguesia foi Urbano Cecílio Martins, filho do Professor Antônio Martins Ferreira e neto de José Ferreira de Carvalho.

1ª Emancipação Política

Foto: Vila do Raso

Já bastante desenvolvida em suas diversas atividades econômicas, sociais e políticas, a Freguesia do Raso caminhava para sua inevitável emancipação. Em 13 de dezembro de 1890, o então Governador da Bahia José Gonçalves da Silva desmembra a Freguesia do Raso do Município de Tucano, passando-se a chamar Vila do Raso. Um dos grandes mobilizadores pela independência do antigo Raso foi o Padre Italiano Júlio Fiorentini, que na época era o vigário local, sendo o mesmo nomeado como Intendente, juntamente com os Membros do Conselho Higino Ferreira da Mota, Francisco Aristides de Carvalho, Virgínio Eloy de Oliveira Lima, Joaquim Alves Pinheiro e José Roque de Oliveira. Era o secretário da Intendência Amerino de Oliveira Lima. O Padre Fiorentini pouco tempo ficou no cargo de Intendente, pois fora transferido para outra Paróquia, sendo nomeado o Cel. Vicente Ferreira da Silva e posteriormente Ângelo Pastor Ferreira. Somente em 18 de dezembro de 1893 foi realizada a primeira eleição para Intendente, sendo eleito o Cel. Antônio Ferreira da Mota.

Intendentes – Primeiras administrações:

Pe. Júlio Fiorentini  (1890-1890)
Vicente Ferreira da Silva  (1891-1892)
Angelo Pastor Ferreira  (1892-1892)

Primeiros Intendentes eleitos na Vila do Raso:

Antônio Ferreira da Mota  (1893-1896)
José Tomás Barreto  (1896-1899)
João de Moura Barreto  (1900-1903)

Intendentes a partir da mudança do nome da Vila do Raso para Araci:

Antônio de Oliveira Mota  (1904-1907)
Vicente Ferreira da Silva  (1908-1911)
Antônio Ferreira da Mota  (1912-1915)
José Roque de Oliveira  (1916-1917)
Antônio Ferreira da Mota  (1918-1920)
José Verdelino Pinheiro  (1920-1921)
Vicente Ferreira da Silva  (1921-1925)
Esmeraldo Ferreira da Silva  (1926-1930Mudança do nome para Araci

No dia 1º de janeiro de 1904, tomou posse no cargo de Intendente da Vila do Raso o Tenente Antônio de Oliveira Mota, e no dia 21 de setembro do mesmo ano, através da Lei estadual Nº 575, teve o nome da Vila mudado para Vila de Araci. O nome tem origem indígena e foi retirado do livro Ubirajara, de José de Alencar e significa a mãe da aurora, mãe do dia. Foi nesta mesma gestão que foi construída a Casa da Câmara, que ficou depois conhecida como Prefeitura antiga, e sua inauguração oficial se deu em 1906.

Foto: Vila do Raso

Construção da Capela do Bonfim 

Foto: Vila do Raso

Nosso município é cercado por diversas serras e uma dessas e talvez a mais importante é a Serra de Santa Rita, hoje mais conhecida como Morro do Bonfim. Desde a chegada do Fundador, que a referida serra começou a ser desbravada, elevando-se em 1860 um cruzeiro, que a partir daí passou a ser local de peregrinação dos moradores locais, principalmente durante a Semana Santa. No final do século XIX começou a ser construída uma Capela com recursos angariados entre os cidadãos locais através de uma campanha encabeçada por Amerino de Oliveira Lima e Antônio Oliveira da Mota. No ano de 1897 a Capela foi inaugurada e dedicada ao Senhor do Bonfim. Ainda hoje é caminho e local para as vias-sacras e procissão de fogaréu durante a Quaresma.

FONTES:
Arquivo Público da Bahia.
LIMA, Maura M. Carvalho. História de Araci,
Laboratório Eugenio Veiga – LEV – UCSAL.
Acervo do Professor Anatólio Oliveira.
Site: www.viladoraso.com.br

Texto: Pedro Juarez Pinheiro

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Após áudios com ameaças, escolas suspendem aulas na Bahia

03 de abr de 2019 às 09:15 | em: Bahia,Educação
Foto: Ilustração

Nesta quarta-feira (03), cinco escolas e uma faculdade de Alagoinhas tiveram as aulas suspensas após a circulação de áudios de WhatsApp atribuídos à facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), com ameaças de realizar ataques nas escolas da cidade semelhantes ao que aconteceu no mês passado em Suzano, no interior de São Paulo. Em Araci, Policiais Militares acompanharam o início das aulas em escolas públicas. O fato também foi registrado em escolas de Tucano, Serrinha e Teofilândia, como medida de precaução. Nestes municípios, os áudios circularam de forma viral, gerando medo, boatos e especulações. Polícia Militar informou que “está monitorando e atenta a esses conteúdos que têm o objetivo de amedrontar e causar pânico. Todas as unidades estão orientadas a agir preventivamente garantindo a segurança da população de toda a Bahia”. Segundo o site Bahia No Ar, um vídeo que circula nas redes sociais desmente a ameaça de massacre na Bahia. Um jovem assume a autoria dos conteúdos e diz que tudo não passa de uma “brincadeira” ou “fake news”. A Polícia investiga o caso.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Colégio oferece curso de aperfeiçoamento em Araci

03 de abr de 2019 às 08:36 | em: Araci,Educação,Saúde

O Colégio Ideia realiza nos dias 6 e 7,13 e 14 de Abril o Curso de Boas Práticas em Imunizações, com o objetivo de aperfeiçoar os conceitos da imunização de acordo com as rotinas e normas para a aplicação de vacinas. O curso é oferecido a estudantes, enfermeiros e outros profissionais de saúde interessados na área e contem a carga horaria de 40h. Mais Informações: 75 9 926-29202.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Araci: Casal de universitários vende salgados para ajudar pagar a faculdade

02 de abr de 2019 às 08:37 | em: Araci,Educação,Entrevistas,Nordeste,oportunidades
Foto: Arquivo Pessoal


Em meio à crise econômica que o país está passando, conseguir um emprego fixo está cada vez mais difícil. E para pagar as contas e se manter, várias pessoas têm despertado o seu lado empreendedor. É o caso da estudante Larissa da Mata Santos, de 26 anos, que depois de ficar desempregada, decidiu vender salgados para conseguir pagar as despesas da faculdade. Ela conta que com esse investimento consegue quitar as contas e continuar os estudos enquanto não encontra um emprego estável, com o qual sonha. “Em 2015 quando comecei a estudar, foi quando houve uma crise em relação ao Fies, e alguns estudantes não conseguiram fazer o contrato, eu consegui no penúltimo dia da data final que o governo havia estabelecido. E isso foi a motivação a mais para eu não desistir, e fazer o que fosse preciso para me manter na faculdade”, disse a universitária.


Foto: Arquivo Pessoal

A estudante, que cursa Psicologia, começou as vendas levando os salgados para os colegas de faculdade, junto com seu namorado. “No inicio da faculdade vimos a necessidade de conseguir uma renda para nos ajudar com os custos, foi aí que tive a ideia de vender salgados no ônibus”, disse Jonathas namorado de Larissa. “Com o valor arrecadado das vendas pagávamos a passagem do ônibus, os custos de impressões e outros gastos adicionais”, completou o jovem que hoje é formado em Sistema de Informação.


Foto: Arquivo Pessoal

Larissa está cursando o 8ª período da faculdade e continua em busca de seu sonho. A história inspiradora do casal é um grande exemplo de que, por mais que as coisas estejam difíceis e todas as probabilidades estejam contra nós, sempre temos o poder de criar nossas realidades e manifestar coisas positivas em nossas vidas através de nossas ações.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Inscrições para cursos profissionalizantes em Araci e Tucano encerram nesta sexta-feira (29)

28 de mar de 2019 às 11:39 | em: Araci,Cidades,Educação,Tucano

Encerram nesta sexta-feira (29) as inscrições para os cursos profissionalizantes em Araci e Tucano. Para quem se interessa em participar dos cursos, que são sem mensalidade, o candidato deve comparecer na Câmara de Vereadores de cada cidade citada para efetuarem suas inscrições. A inscrição custa apenas R$ 10,00 e 1kg de alimento. As aulas terão início já no dia 30 e acontecerão sempre aos sábados. Basta levar cópia do RG e CPF. Mais informações (75) 99289-0976.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Edital do Enem é divulgado pelo Inep; provas serão realizadas em novembro

25 de mar de 2019 às 17:50 | em: Brasil,Educação
Foto: Ilustração

O edital do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi divulgado nesta segunda-feira (25) no portal do Inep (Instituto Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão vinculado ao Ministério da Educação. A página, contudo, apresentava instabilidade durante a manhã.  O exame será realizado nos dias 3 e 10 de novembro. É composto por quatro provas com 45 questões objetivas cada e uma redação de, no máximo, 30 linhas. As inscrições podem ser feitas de 6 até 17 de maio. Para participar, o estudante deve pagar uma taxa de R$ 85 -no ano passado, o valor era de R$ 82. O pagamento pode ser feito em agências bancárias, casas lotéricas ou nos Correios. Quem quiser pedir isenção da taxa deve fazê-lo entre 1º e 10 de abril. Vale, por exemplo, para pessoas com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos e estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública. O Enem é uma das principais formas de ingresso no ensino superior no país. A nota obtida nas provas podem ser utilizadas no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior, e no FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), que financia cursos em universidades particulares. Neste ano, terá novidades em relação a anos anteriores, como novo sistema de inscrição, espaço para rascunho da redação e cálculos no caderno de questões e revista de lanches no dia da aplicação da prova. Na última quarta-feira (20), o Inep nomeou uma comissão para fazer uma avaliação ideológica das questões do Enem. O grupo, composto por três pessoas, terá dez dias para a conclusão dos trabalhos. Foi a primeira medida oficial do governo Jair Bolsonaro (PSL) para interferir em conteúdos educacionais. O objetivo, segundo eles, é expurgar itens que abordem uma suposta “ideologia de gênero”, termo nunca usado por educadores.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Queniano é eleito o melhor professor do mundo

25 de mar de 2019 às 09:49 | em: Educação,Mundo,Notícias
Foto: Reprodução / G1

O queniano Peter Tabichi foi escolhido o melhor professor do mundo pelo prêmio Global Education and Skills Forum, anunciado nos Emirados Árabes. Professor de ciências e padre franciscano, ele doa 80% de sua renda mensal para ajudar os pobres. Leciona em uma área rural do Quênia, Escola Secundária Keriko Mixed Day em Pwani Village, no Vale do Rift do Quênia. Sem equipamentos nem estrutura, o professor busca superar as limitações todos os dias. “Ver meus alunos crescerem em conhecimento, habilidades e confiança é minha maior alegria em ensinar. Quando eles se tornam criativos e produtivos na sociedade, eu fico muito satisfeito”, revela. Tabichi iniciou um clube de formação de talentos e expandiu o Clube de Ciências da escola, ajudando os alunos com projetos de pesquisa de tal qualidade que 60% agora se qualificam para competições nacionais. O professor orientou os alunos por meio da Feira de Ciências e Engenharia do Quênia, em 2018. Nela, eles apresentaram um dispositivo que haviam inventado para permitir que pessoas cegas e surdas pudessem medir objetos. Com o projeto, a escola ganhou o primeiro lugar a nível nacional na categoria de colégios públicos. A equipe de Ciências Matemáticas também se qualificou para participar da Feira Internacional de Ciências e Engenharia Intel 2019, no Arizona, nos Estados Unidos, para a qual eles estão atualmente se preparando. Os alunos também ganharam um prêmio da Royal Society of Chemistry depois de aproveitar a vida das plantas locais para gerar eletricidade. Tabichi e quatro professores lecionam para alunos de baixo rendimento, em aulas individuais de matemática e ciências, nos fins de semana. O professor leciona em uma escola com apenas um computador desktop com uma conexão intermitente. De acordo com dados oficiais, o número de matrículas dobrou para 400 em três anos, e os casos de indisciplina caíram de 30 por semana para apenas três. Em 2017, apenas 16 dos 59 alunos ingressaram na faculdade, enquanto em 2018, 26 alunos foram para a universidade e faculdade. Na escola em que Tabichi leciona, 95% dos alunos são oriundos de famílias pobres, quase um terço são órfãos ou têm apenas um dos pais e muitos não têm comida em casa.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

20 anos após ouvir de professora que sequer seria alfabetizado, autista se forma em Medicina

22 de mar de 2019 às 16:36 | em: Educação,Filantropia,Mundo,Notícias
Foto: Reprodução

No salão de eventos de um prédio de Cuiabá (MT), os balões dourados formam o primeiro nome de Enã Rezende, de 26 anos. No lugar, há itens como chinelos e camisas em homenagem ao rapaz, que colou grau na terça-feira (15). A família não poupou esforços para comemorar a formatura do jovem no curso de medicina. É um dos períodos mais felizes para a mãe dele, a psicóloga Érica Rezende, 46. “Tem passado um filme diante de mim sobre tudo o que vivemos”, conta à BBC News Brasil. Para ela, que há quase 20 anos ouviu de uma professora de Enã que o garoto não conseguiria ser alfabetizado, ver o filho concluir o ensino superior é uma emoção que não consegue descrever. Na manhã de quinta (17), quando visitamos Enã e os familiares, eles se preparavam para um jantar que aconteceria no período da noite, em homenagem aos formandos em medicina. Foi o terceiro evento em comemoração à conclusão de curso da turma. Na noite anterior, houve uma cerimônia religiosa.”Na colação de grau dele, fiquei em choque, sem expressar muita emoção, porque estava me lembrando de tudo o que vivemos desde que ele era pequeno. Mas ontem, no culto ecumênico, não aguentei e chorei bastante”, revela Érica. Enã é autista. Desde a mais tenra idade, enfrentou preconceito e sofreu bullying por conta de suas características. Em razão das ofensas que ouvia de colegas, ele afirma que costumava se sentir inferior. O jovem conta que a conclusão do curso de medicina é também uma forma de provar para si que é capaz. “Eu dizia para mim: tenho que vencer na vida e mostrar que está todo mundo errado. Sempre soube que teria de lutar mais que os outros para conquistar meus objetivos”, diz o rapaz, de fala mansa e poucos gestos. O Transtorno do Espectro Autista (TEA), popularmente conhecido como autismo, é uma desordem complexa do desenvolvimento cerebral. Ele se caracteriza por dificuldades na socialização e comunicação, além de padrões de comportamentos considerados repetitivos, como ações semelhantes em curto espaço de tempo.Segundo estudo feito por cientistas americanos, a estimativa é de que, aproximadamente, uma a cada 59 crianças têm alguma característica do TEA.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Campanha coleta livros para biblioteca na zona rural de Araci

22 de mar de 2019 às 08:25 | em: Araci,Educação
Foto: Divulgação

A campanha “Livros para o Sertão” coleta livros usados para montar bibliotecas nas escolas fundamentais Fazenda Quererá e Padre Cícero, no Distrito do Quererá, zona rural de Araci, divisa com Tucano. Segundo os organizadores, as pessoas podem colaborar doando livros e revistas infantis, inclusive em quadrinhos, novos e usados, até o dia 5 de abril no Centro Cultural de Araci, das 9 às 17 horas.

Foto: Divulgação

Mais informações podem ser obtidas com o jornalistas e escritor Franklin Carvalho, pelo whatsapp 71-99402-7459. Segundo ele, os livros serão entregues no dia 16 de abril em atividade com as presenças dos estudantes. “O Quererá é um povoado pobre materialmente, distante da sede e carente de opções de lazer, mas ali predomina a união da comunidade e a vontade dos professores da rede pública de transformar o cotidiano”, afirmou
Franklin Carvalho.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Mais de 6,5 mil universitários já foram contratados para atuar pelo Partiu Estágio

19 de mar de 2019 às 16:44 | em: Bahia,Brasil,Educação,Emprego,Notícias

Foto: Reprodução / GOVBA

Desde o lançamento do programa Partiu Estágio, em abril de 2017, mais de 6,5 mil universitários já foram contratados para atuar no serviço público baiano. Iniciativa da administração estadual baiana, o programa garante oportunidades de estágio a estudantes universitários de instituições com sede na Bahia e que ainda não conseguiram se inserir no mercado de trabalho. É prioritário para estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e para aqueles que tenham estudado todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral na rede privada. A oportunidade garante novas perspectivas de vidas para os estudantes, como aconteceu com Liciane Silvia, que há 11 meses está trabalhando na área de Tecnologia da Informação (TI) na Secretaria de Relações Institucionais (Serin). “Antes dessa oportunidade de trabalho eu estava me sentindo perdida e já tinha pensado várias vezes em abandonar o curso porque não conseguia um estágio. Além de ter que enfrentar as dificuldades normais que um jovem sem experiência passa para conquistar um espaço no mercado, TI é uma área em que mulheres são minoria e têm que superar um obstáculo ainda maior. Nesses 11 meses eu adquiri muita experiência na minha área de atuação, não apenas no nível técnico, mas de experiência de estar num ambiente de trabalho”, afirma Liciane. Até o dia 26 de março, o Governo do Estado continua a convocação de 2.225 universitários do Partiu Estágio para ocuparem vagas de emprego em 62 órgãos estaduais em 49 municípios da Bahia. A chamada oficial começou na última quarta-feira (13). Os estudantes foram selecionados no primeiro edital do programa deste ano, que recebeu mais de 24 mil inscrições. A lista com a relação dos contemplados pode ser consultada no site institucional da Secretaria da Administração“Os estudantes chamados receberam, através do e-mail cadastrado no momento da inscrição no programa, as informações necessárias com a lista de documentos que eles vão precisar levar até o órgão para o qual foram selecionados. É muito importante que os convocados fiquem atentos porque o prazo final para a realização dessa entrega é o dia 26 de março, quem não se apresentar até essa data perderá a vaga de estágio”, explica o coordenador do Partiu Estágio, Agnaldo Barbosa.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Fundação Getúlio Vargas (FGV) disponibiliza mais de 50 cursos gratuitos com certificado

13 de mar de 2019 às 09:40 | em: Brasil,Educação

Foto: Ilustração

Se você está em busca de cursos gratuitos com certificado, essa notícia é para você. +50 cursos gratuitos com certificado no FGV online. Então leia com atenção e se qualifique cada vez mais para o mercado de trabalho.

Quais cursos gratuitos estão disponíveis 

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) disponibiliza, gratuitamente, mais de 50 cursos gratuitos com certificado. Entre os cursos gratuitos oferecidos estão temas tão variados, como “Finanças Pessoais”, “Sustentabilidade”, “Direito”, “Novas Regras Ortográficas”, “Private Equity” (investimento em empresas fechadas) e “Venture Capital” (capital de risco). A Fundação Getulio Vargas é a primeira instituição brasileira a ser membro do OpenCourseWare Consortium – OCWC –, um consórcio de instituições de ensino de diversos países que oferecem conteúdos e materiais didáticos sem custo, pela internet.  Membro desde julho de 2008, o FGV Online venceu, em 2011, a primeira edição do OCW People’s Choice Awards – premiação para as melhores iniciativas dentro do consórcio –, na categoria de programas mais inovadores e de vanguarda.

Agora é com você, escolha um dos mais de 50 cursos gratuitos com certificado no FGV online (CLIQUE AQUI) e comece agora mesmo a se aprofundar no conhecimento e melhorar seu currículo na busca por uma melhor colocação e vagas de emprego.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Enem terá nova diagramação para economizar papel

12 de mar de 2019 às 09:11 | em: Brasil,Educação,Notícias

Foto: Ilustração

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá uma nova diagramação na edição deste ano. O exame não terá mais folha de rascunho. Agora, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os cadernos de questões do Enem terão um espaço em branco para apoio na elaboração de cálculos e da redação. A medida gerará “uma significativa economia com papel e impressão”, de acordo com o Inep. Além da mudança na diagramação, os dados biométricos dos estudantes passarão a ser coletados com uma pequena esponja que permite a coleta da digital e pode ser utilizada mais de três mil vezes. Até o ano passado, a coleta da digital era feita com uma lâmina de grafite, individual. A capacitação dos colaboradores envolvidos na aplicação do Enem será feita principalmente a distância, reduzindo a capacitação presencial. Ao todo, cerca de 500 mil pessoas trabalham na aplicação das provas. Segundo o Inep, essa medida eliminará gastos com passagem aérea e terrestre, hospedagem, aluguel de salas e auditórios em diversas partes do país. Neste ano, o Enem será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro. As inscrições estarão abertas de 6 a 17 de maio. Entre 1º e 10 de abril os estudantes poderão pedir isenção da taxa de inscrição. Nesse mesmo período, o Inep vai receber as justificativas dos que faltaram às provas em 2018.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Professores da rede municipal entrarão em greve em Feira de Santana

07 de mar de 2019 às 20:05 | em: Educação,Feira De Santana

Foto: Reprodução

Os professores da rede municipal de Feira de Santana decidiram em assembleia, na tarde desta quinta-feira (7), entrar em greve por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira (11). Segundo a presidente da APLB-Sindicato de Feira de Santana, Marlede Oliveira, o prefeito Colbert Martins Filho não respondeu a pauta de reinvindicação. “A categoria decidiu por maioria absoluta que haverá greve porque o prefeito não deu resposta à nossa pauta. No dia 27 de novembro paralisamos nossas atividades e tivemos uma audiência com Colbert e ele nos pediu 15 dias para dar uma resposta, mas já estamos em 7 de março e o governo municipal ainda não respondeu. Precisamos da resposta sobre a reformulação do plano de carreira dos professores, sobre os diretores de escolas que recebem 176 reais de função gratificada, isso é vergonhoso, não temos mais carreira para professores da formação continuada, tem a questão do precatório, que pode negociar. O parecer do TCU não é uma decisão é um parecer. A pauta também é o enquadramento da carga horária de 20 para 40 horas, tem professores que desde 2016 ainda não foi contemplado, e tem a questão do reajuste 4/17. É uma pauta enorme, mas os principais são esses”, informou.

Veja trecho da nota divulgada pela prefeitura:

“Exatamente em 15 de maio de 2018, o Supremo Tribunal Federal manifestou-se sobre o assunto, negando o pedido de segurança coletivo impetrado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará – SINTEPP, contra ato do Tribunal de Contas da União, que determinava a exclusiva utilização dos recursos nas ações de manutenção e desenvolvimento do ensino para a educação básica pública. Decisão que vale para todo o país.

Em sua justificativa, o ministro Luiz Alberto Barroso afirmou que entende “não haver qualquer previsão legal para a concessão de abono ou qualquer outro favorecimento pessoal momentâneo aos filiados do sindicato” (o sindicato em questão é a entidade que defende os professores em Belém, no Pará, que ingressou com mandado de segurança tentando a liberação do recurso dos precatórios para a categoria)”.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Estudantes de Araci, Andaraí e Tanque Novo ganham medalha de ouro na 13ª OBMEP

06 de mar de 2019 às 10:30 | em: Araci,Brasil,Educação

Foto: Reprodução

Os estudantes Luan Ramires, do Colégio Estadual Edgar Silva, em Andaraí; Dickson dos Santos, do Instituto Educacional de Pedra Alta, em Araci; e Eriky Gomes, do Colégio Estadual de Tanque Novo, em Tanque Novo, medalhistas de ouro na 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2017, participaram, nesta quinta-feira (2), da cerimônia de premiação nacional, no Centro de Exposições e Convenções Riocentro, no Rio de Janeiro. Além deles, oito estudantes do Colégio Militar de Salvador, unidade ligadas à rede estadual, ganharam medalha de ouro na maior competição científica do país. No total, foram premiados 576 medalhistas de ouro em todo o país que, pela primeira vez contou com a participação dos alunos da rede privada de ensino. Além das 11 medalhas de ouro, a rede estadual foi contemplada com 24 de prata e 41 de bronze. Os medalhistas de ouro terão direito de participar do Programa de Iniciação Científica Jr e, para isso, devem sinalizar, no site oficial da olimpíada, a decisão para a OBMEP até 26 de fevereiro de 2018. Professores também foram diplomados e as escolas as quais pertencem receberam materiais didáticos e esportivos. Luan, 17 anos, já coleciona quatro medalhas de ouro e uma de prata na Olimpíada Brasileira. Ele conta que a olimpíada foi decisiva para despertar seu interesse pela disciplina. “Passei a me dedicar nos estudos da Matemática por causa da OBMEP. Meu primeiro contato com a Matemática foi através de minha mãe, que sempre me incentivou e quem me apresentou a OBMEP. Conquistar mais uma medalha de ouro é muito gratificante”, disse. Também comemorando sua quarta medalha de ouro da OBMEP, Dikson, 16 anos, que foi estudante do Programa Ensino Médio por Intermediação Tecnológica (EMITEC) até 2017, período escolar em que recebeu 12 medalhas em competições do gênero. O estudante assistia às aulas no Instituto Educacional de Pedra Altas, que são transmitidas via satélite, em tempo real, com professores diretamente dos estúdios instalados no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador. “O EMITEC é bem importante para estudantes de baixa renda que não têm condições de ir para outro lugar e os professores são bem qualificados. Estudar pelo EMITEC é importante para mim porque não precisei mudar para uma cidade maior para estudar”, conta ele, que hoje cursa o 3º ano do Ensino Médio, em colégio particular no Rio de Janeiro.

Dados gerais

Dados da organização da OBMEP dão conta de que a sua 13ª edição manteve o número de medalhas das edições anteriores a alunos de escolas públicas de todo o país: 500 medalhas de ouro, 1.500 de prata e 4.506 de bronze, além de e 38,6 mil menções honrosas. Os alunos de escolas particulares – participaram um total de 4.473 colégios – receberam 76 medalhas de ouro, 227 de prata, 682 de bronze e 5,7 mil menções honrosas. Dos 18,2 milhões de estudantes inscritos (do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio), 941 mil foram classificados para a segunda fase da competição, sendo que 903 mil são de escolas públicas e 38 mil, de particulares.

Sobre a OBMEP

Criada em 2005 pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas tem como metas estimular o estudo da Matemática; revelar talentos, incentivando o seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas; e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento. A OBMEP, destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Fonte: A Tarde

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Em discurso na ALBA, Alex da Piatã fala sobre à implantação da disciplina militar em escolas

01 de mar de 2019 às 16:11 | em: Bahia,Educação

Foto: Reprodução

Nesta última quarta-feira (27), O deputado Alex da Piatã (PSD), em seu discurso na tribuna da Assembléia Legislativa da Bahia (ALBA), falou sobre os resultados positivos da implantação da disciplina militar através da parceria com o Governo do Estado, em escolas municipais na Bahia, sem que altere a sua pedagogia. O deputado citou exemplos que conheceu, e relatos que ouviu sobre os avanços no ensino e no comportamento dos alunos. Veja o vídeo retirado de sua página Oficial nas redes sociais:

O deputado Alex da Piatâ, em discurso, na tribuna da ALBA, comentou sobre o resultado positivo da implantação da disciplina militar em escolas municípais (sem mexer na pedagogia), através da parceria com o Governo do Estado, citando exemplos que conheceu ou de relatos que ouviu sobre os avanços no ensino e no comportamento dos alunos. Confira.

Posted by Alex Da Piatã on Wednesday, February 27, 2019

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Colégio oferece 70% de desconto na matrícula para pais de alunos que quer cursar faculdade em Araci

28 de fev de 2019 às 14:50 | em: Araci,Educação

Foto: Ilustração

O Colégio Ideia em parceiria com a faculdade Unicesumar, está oferecendo 70% de desconto na matrícula para pais de alunos que quer cursar uma graduação. Reconhecida nacionalmente por sua qualidade educacional, a Unicesumar está entre 4% das melhores instituições do Brasil. Na última avaliação do MEC, a Unicesumar manteve IGC 4 (Índice Geral de Cursos); resultado conquistado por sete anos consecutivos. A instituição está com as matrículas abertas para cursos de graduação do primeiro semestre deste ano. Em Araci, o polo da Faculdade fica instaurado no Colégio Ideia. Além de ser considerado um dos mais reconhecidos grupos educacionais privados do Brasil, a Unicesumar é também a melhor instituição que oferece cursos de educação a distância (EAD) no país. Permitindo um estudo mais flexível, uma vez que o aluno possui autonomia para gerenciar o seu horário e local de estudo, de acordo com as suas necessidades. Mais informações Ligue (75) 3266-2731, ou acesse aqui: https://www.unicesumar.edu.br/ead/

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Governo do Estado divulga edital do concurso público para auditor fiscal

27 de fev de 2019 às 14:52 | em: Bahia,Educação

Foto: Ilustração

Nesta quarta-feira (27), o Governo da Bahia, por meio das secretarias da Administração (Saeb) e da Fazenda (Sefaz), publicou edital de abertura de inscrições para o concurso público de auditor fiscal, com a oferta de 60 vagas na função. As inscrições estarão abertas a partir das 10h do dia 11 de março, se encerrando às 14h do dia 05 de abril, devendo ser realizadas exclusivamente pela internet, no site da organizadora do certame, a Fundação Carlos Chagas (FCC). A taxa de inscrição é no valor de R$ 170. Podem se inscrever no certame profissionais com formação superior em Administração, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia, Informática, Sistemas de Informação, Ciência da Computação ou Processamento de Dados, desde que as graduações possuam reconhecimento do Ministério da Educação (MEC). Das 60 vagas ofertadas, 24 são para a área de Administração, Finanças e Controle Interno; 17 para Tecnologia da Informação; e 19 para Administração Tributária. De acordo com a legislação específica, é assegurada que 5% do percentual das vagas seja reservada a pessoas com deficiência e outros 30% sejam direcionados aos candidatos que se autodeclarem negros. É importante lembrar que, no primeiro caso, as atividades a serem desempenhadas pela função escolhida devem ser compatíveis com a deficiência do candidato, que passará por perícia da Junta Médica Oficial do Estado. Já a autodeclaração de candidatos negros contará com procedimento de heteroidentificação, conduzido por comissão a ser instituída pela FCC.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Colégio Apoio faz entrega de premiação alunos destaques de 2018

26 de fev de 2019 às 14:41 | em: Educação

Neste sábado (23), o Colégio Apoio, como uma forma de reconhecimento ao desempenho dos seus alunos no ano letivo de 2018, fez a entrega da premiação de aluno-destaque 2018. Os alunos que foram premiados, receberam um retrato como lembrança e reconhecimento de seu esforço. O Colégio fica localizado Av. Praia de Itapuã. s/n, quadra 23 – Vilas do Atlântico, Lauro de Freitas. Contato: (71) 3379-0191. Seu filho com uma educação de qualidade!

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.