Educação

Equipe da Faculdade Ages visita região do sisal e promove vestibular do dia 9 de julho

28 de jun de 2017 às 10:54 | em: Educação

Foto: A Voz do Campo

Uma equipe da Faculdade Ages está visitando vários municípios do interior da Bahia para promover diversas vantagens aos futuros universitários. Nesta terça-feira (27) a equipe esteve nas cidades de Araci, Teofilândia, Serrinha, Cipó, entre outras cidades. Ao site A Voz do Campo, a líder de equipe, Ana Claúdia Santana disse que a faculdade vem promovendo diversas vantagens, entre elas parcerias com o comércio. “Estamos visitando os comerciantes e oferecendo cursos gratuitos para seus funcionários. Além disso a Ages vai sortear bolsas para os funcionários de 20% a 100% de desconto. Os cursos que irão ser aplicados serão de acordo com a demanda de cada município,” disse. Segundo ela, o vestibular acontece no próximo dia 9 de julho e ao todo a Ages sorteará 2 mil bolsas. As inscrições podem ser feitas (aqui)Mais informações no (75) 99986-6953 – whatsApp ou 991128904.

STF considera válida cota de 20% para negros em concurso público

09 de jun de 2017 às 07:55 | em: Brasil,Educação

Foto: Ilustração

O Supremo Tribunal Federal (STF) votou pela validade de uma lei de 2014 que obrigou órgãos públicos federais a reservar 20% de suas vagas em concursos públicos para negros. O julgamento havia sido suspenso no mês passado, após o voto favorável de 5 dos 11 ministros. Nesta quinta-feira (8), o debate foi retomado e os ministros Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio Mello Celso de Mello e Cármen Lúcia se manifestaram pela constitucionalidade da cota. Em maio, já haviam votado a favor os ministros Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Luiz Fux e Rosa Weber. Apenas Gilmar Mendes não votou. Ele não participou da sessão porque participa do julgamento no Tribunal Superior Eleitoral que analisa ação que pede a cassação da chapa Dilma-Temer.

Hospital Municipal Mariana Penedo vai passar por reforma em Tucano

05 de jun de 2017 às 14:58 | em: Educação,Tucano

Foto: Divulgação

O Hospital Municipal Mariana Penedo vai passar por reforma. O anúncio foi feito pelo prefeito de Tucano, Luiz Sérgio (Dr Sérgio), na manhã desta segunda-feira (5), durante entrevista na rádio Cruzeiro FM. O anúncio foi feito após confirmação da aprovação do projeto, apresentado à Caixa Econômica Federal. O projeto prevê a reforma dos setores de emergência e administrativo do Hospital Municipal. “Recebi essa boa notícia agora pela manhã. Por isso decidi participar deste programa e anunciar à nossa população a reforma do Hospital Mariana Penedo. O nosso trabalho incansável por melhorias de nosso município é a melhor resposta que estamos dando a oposição”, disse o prefeito.

Decisão Judicial

Uma decisão judicial também está garantindo a reforma de outros setores do Hospital Municipal Mariana Penedo. A ação (Mandado de Segurança) foi movida pelo Governo Municipal e julgada procedente pela juíza Adriana Hora Soutinho de Paiva, da 2ª Vara Federal, em Feira de Santana. A ação foi movida em face da Caixa Econômica Federal e contra a União, uma vez que o antigo governo não assinou o convênio, no final de 2016, que garantia o repasse do recurso. Com esta decisão judicial, o Governo Municipal garante a assinatura de convênios junto ao Ministério da Saúde e Ministério das Cidades.

Projetos

Com o Ministério da Saúde está garantido a reforma da Unidade de Atenção Especializada em Saúde, com recursos na ordem de R$ 358.248,00, o que vai adequar suas dependências as normas sanitárias e garantir mais segurança aos pacientes. O outro projeto junto ao Ministério das Cidades garante a pavimentação, em paralelepípedo, em ruas da sede de Tucano. O investimento é na ordem de R$ 584.782,70.,“O nosso município vai receber importantes investimentos em áreas prioritárias, a exemplo de saúde e infraestrutura”, garantiu o prefeito de Tucano, Luiz Sérgio (Secom Tucano).

Inscrições para segunda edição do Sisu começam nesta segunda-feira (29)

29 de maio de 2017 às 09:24 | em: Brasil,Educação

foto: Ilustração

As inscrições para a segunda edição de 2017 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam nesta segunda-feira (29) e vão até 1º de junho. Um total de 51.913 vagas serão oferecidas pelas 63 instituições de educação superior que assinaram o termo de adesão – 59 federais e quatro estaduais. Para se candidatar, é preciso ter realizado o último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não ter tirado zero na redação. Do total de vagas, 22.663 estão em universidades e institutos federais da Região Sudeste, 18.726 no Nordeste, 8.338 no Sul, 1.133 no Norte e 1.053 no Centro-Oeste. Por modalidade, 25.707 vagas são destinadas à ampla concorrência, 24.744 obedecem às cotas estabelecidas pela Lei nº 12.711/2012 e 1.462 fazem parte de ações afirmativas próprias das instituições.

Inscrições

O processo é bem simples e deve ser feito exclusivamente na página do Sisu na internet, sem nenhuma cobrança de taxa. Basta acessar a página com o número de inscrição e senha do Enem de 2016, para depois definir os cursos por ordem de preferência. O candidato deve ficar atento à relação dos documentos exigidos pelas instituições para a efetivação da matrícula, em caso de aprovação.

No Acre, ex-seringueira forma 11 filhos na faculdade

25 de maio de 2017 às 16:38 | em: Educação,oportunidades

Foto: Reprodução

Uma ex-seringueira Marlene da Costa Maciel, de 59 anos, é mais uma mãe que enfrentou todos os obstáculos que foram aparecendo na sua vida para um dia ver seus filhos entrando na universidade. Ela e o marido se mudaram de Seringal Extrema, no Rio Moa, para uma propriedade na zona rural no Ramal Macaxeiral, no município de Cruzeiro do Sul, no Acre, para que os filhos conseguissem estudar e sonhar com um futuro melhor. Os plano deu certo e, hoje, dos 14 filhos vivos do casal (nove homens e cinco mulheres), onze se formaram na faculdade, dois estão perto de concluir seus estudos e um acaba de ingressar no ensino superior. O marido, infelizmente, veio a falecer em 2015 e não pôde comemorar a conquista da família.

Professores de escolas estaduais e municipais de Salvador param atividades nesta quarta-feira

24 de maio de 2017 às 15:02 | em: Educação

Foto: Ilustração

Os professores das escolas estaduais e municipais de Salvador fazem uma paralisação das atividades nesta quarta-feira (24). O ato acompanha a mobilização nacional “Dia do Ocupa Brasília” que fará protestos em frente ao Congresso Nacional contra as reformas trabalhista e previdenciária. Por meio de nota, a Secretaria de Educação do Estado confirma a paralisação dos docentes, mas informou que está orientando os gestores a abrirem as portas das unidades para a comunidade escolar.  De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), a paralisação será apenas nesta quarta-feira, e as atividades serão retomadas na quinta (25). O sindicato informou ainda que orientou os professores a repor a aula perdida nesta quarta. “Nossa categoria tem a consciência que tem que estar na luta. Estamos em defesa do direito do trabalhador, lutando pelos seus direitos do povo e dos nossos alunos”, disse Elza Melo, Diretora da APLB. Em Salvador, uma caminhada a favor do “Dia do ocupa Brasília” está marcada para às 15h desta quarta-feira, no bairro do Campo Grande.

Professor de filosofia de Tucano desenvolveu aula em cemitério; estudantes aprovaram a ideia

22 de maio de 2017 às 09:46 | em: Educação,Tucano

Foto: Reprodução | Facebook

O professor de Filosofia Itamar Pimentel da Silva, de Tucano, desenvolveu uma aula para a turma do 2° ano (A e B) do Colégio Estadual Rômulo Galvão em um cemitério de Tucano. O site A Voz do Campo entrou em contato do professor, que informou que a finalidade pedagógica da aula foi simplesmente tratar a morte com naturalidade para os alunos. “Aprender a morrer para Filosofia é aprender a viver”, disse ele.  Itamar relembra uma afirmação do filósofo Cícero, que diz que filosofar não é outra coisa senão preparar-se para a morte. “Uma aula no cemitério tem o objetivo de solidificar conhecimentos, até então mitificados na cabeça dos estudantes. É possível quebrar os tabus sobre esse desconhecido fato da vida. Eles [os alunos] saem da mesma forma que entraram. A aula os leva a refletir mais sobre a maneira como estão vivendo. Eles compreendem o sentido da própria existência a partir da morte”, disse Itamar.

Foto: Reprodução | Facebook

A ideia do professor fez bastante sucesso, sendo ele elogiado por pais e estudantes de Tucano. O Facebook do professor é recheado de imagens e vídeos de suas aulas, assim como de elogios dos estudantes. É nítida a grande interação pedagógica dele com seus aprendizes.

Galeria de fotos
  • Foto: Reprodução | Facebook
  • Foto: Reprodução | Facebook
  • Foto: Reprodução | Facebook
  • Foto: Reprodução | Facebook
  • Foto: Reprodução | Facebook

Estudantes e professores criticam ônibus do transporte escolar em Teofilândia; Prefeitura argumenta

20 de maio de 2017 às 09:43 | em: Educação,Teofilândia

Foto: Leitor A Voz do Campo

Estudantes e um professor de Teofilândia entraram em contato com o site A Voz do Campo nesta sexta-feira (19) para reclamar sobre o que consideram  ser uma”situação precária de ônibus da Prefeitura Municipal”. Segundo as informações, o ônibus que faz o roteiro da comunidade Barreiro para a sede de Teofilândia quebrou por dias e o veículo substituto está em péssimas condições.

Foto: Leitor A Voz do Campo

“Nossa principal preocupação é a segurança dos outros alunos. Os professores pediram para a gente também se mobilizar porque os alunos estão correndo riscos nestes ônibus. Está chovendo e esses ônibus tem janelas sem vidros”, disse uma aluna. As imagens e textos também circulam nas redes sociais.

Foto: Leitor A Voz do Campo

Procurada, a comunicação da Prefeitura informou: “o ônibus que pega os alunos do Barreiro quebrou a caixa de marcha e para os alunos não ficarem sem o transportes foi alugado esse ônibus, pois era o único que se tinha na cidade para locação. Ontem (19) quem já fez o transportes foi o ônibus caminho da escola (amarelinho) e segunda-feira (22) volta o ônibus normal do roteiro. Foi apenas um dia q este veículo fez o transporte”, informou Márcio.

Prazo para inscrição no Enem é até esta sexta-feira (19) e não haverá prorrogação

19 de maio de 2017 às 09:17 | em: Brasil,Educação

Foto: Ilustração

Os estudantes interessados em realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano têm até as 23h59 desta sexta-feira (19) para fazer sua inscrição. Ao G1, a assessoria de imprensa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) afirmou que o prazo não será prorrogado. O órgão lembrou ainda que o número de inscritos do Enem não é igual ao número de participantes confirmados no exame, já que, após fazer a inscrição, quem não receber isenção na taxa terá que pagar no banco os R$ 82 para confirmar sua participação. O prazo para pagar a taxa termina no dia 24 de maio. O Inep diz que o sistema de inscrições segue funcionando sem percalços. Para participar do Enem, é preciso acessar o site: www.enem.inep.gov.br/participante.

Brasileiro de escola pública passa em Harvard e mais três universidades

15 de maio de 2017 às 09:40 | em: Brasil,Educação

Foto: Facebook

Um brasileiro de Rondônia, que estudou a vida toda em escola pública, acaba de ser aceito em Harvard e outras 3 universidades norte-americanas. Sim, das 11 em que ele se inscreveu, Leonardo da Silva Brito, de 17 anos, foi aceito em 4: nada menos que Harvard, Columbia, Tufts e Stanford. Ele ganhou bolsa integral e escolheu Harvard, uma das mais prestigiadas do mundo, fundada em 1636, onde estudaram Barack Obama, Al Gore, Bill Gates e John Kennedy e Mark Zuckerberg, criador do Facebook Leonardo tem interesses em Matemática Aplicada, Ciências Políticas e Economia, mas ainda não sabe qual curso vai escolher. “Não tenho certeza do quero fazer. Como nos dois primeiros anos em Harvard não preciso escolher um curso específico, pretendo usar o sistema a meu favor. Quero explorar ao máximo todas as áreas e só depois escolher o curso”, disse o jovem ao O Globo.

Foto: Facebook

Dedicação

Leonardo revela que no ano passado, quando cursava o 3º ano do Ensino Médio pela manhã, ele dedicava a tarde e parte da noite para os estudos em casa. ‘Eu aproveitava o máximo de tempo em sala de aula. Em casa, estudava das 13h às 21h revisando conteúdo e explorando coisas novas. Sempre gostei de desafios. Minha rotina durante a semana era bastante puxada, que não era ruim. Nunca encarei o estudo como obrigação, mas sim como prazer”, contou. Os fins de semana o rapaz dedicava aos amigos, videogame, futebol e séries. “Sempre gostei de assistir séries americanas para aprimorar o meu inglês”.

História

Leonardo é filho da professora de Matemática Andreia Silva Brito e do policial militar Luiz da Rocha Brito. O estudante nasceu em Presidente Médici, cidade a 400 quilômetros de Porto Velho. Ele estudou na Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade desde o ensino fundamental. Em 2015, aos 15 anos, o rapaz foi para a Universidade de Oxford para um curso de Relações Internacionais. Na mesma época conquistou o primeiro lugar em um concurso de redação e foi indicado para representar o Brasil na Suécia no 44º Concurso Internacional de Redação de Cartas da União Postal Universal (UPU).

Estudantes e professora de Uauá criam repelente contra mosquito da dengue

27 de abr de 2017 às 09:13 | em: Bahia,Educação,Saúde

Foto: Ascom / Secretaria de Educação do Estado

Um produto à base de ervas encontradas no semiárido para se proteger do temido Aedes Aegypti foi desenvolvido em uma escola de Uauá, região do Sertão do São Francisco. O produto, chamado de “Natural Repellent”, saiu da ideia de duas estudantes, Mirella Martins e Ingredy dos Santos, sob a coordenação da professora de Biologia do colégio estadual Senhor do Bonfim, Jesarela Almeida de Moura. As três pensaram em como reduzir os casos de dengue na cidade. “A gente via muitos casos de dengue no hospital. A partir daí, começamos a pensar em algum produto que protegesse as pessoas do mosquito”, conta Mirella ao Bahia Notícias. Os ingredientes para fazer o produto podem ser encontrados em boa parte do estado. Basta conseguir capim-santo, erva cidreira, cravo, minho e adicionar glicerina.  As plantas são batidas no liquidificador com um pouco de água. O alho é amassado e inserido na mistura, e por fim se adiciona a glicerina, que atua como hidratante. Depois de ser esquentado em fogo, o produto é esfriado para o uso. Após a preparação, o repelente foi testado em familiares, amigos e vizinhos. “A gente estava preocupada com a reação na pele das pessoas, mas isso acabou não acontecendo “, diz Mirella Martins. O projeto desenvolvido em Uauá foi a selecionado para a 6ª Feira de Empreendedorismo, Ciência e Inovação da Bahia (FECIBA), que ocorre no segundo semestre deste. O evento é promovido pela Secretaria da Educação do Estado.

Após estudar pelo Emitec, estudante araciense com deficiência visual é aprovado no vestibular e já cursa pedagogia

18 de abr de 2017 às 08:58 | em: Araci,Educação

Foto: Reprodução

“O Emitec multiplicou meu conhecimento e me transformou em uma nova pessoa”. As palavras são de Luis Eduardo Sousa Araujo, 25 anos, morador da região do distrito de Pedra Alta, no município de Araci. Luis, que também possui uma deficiência visual, conseguiu concluir o ensino médio por meio do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec) e agora cursa pedagogia em uma instituição privada de ensino superior.  O Emitec garante acesso aos conteúdos do ensino médio para mais de 19 mil estudantes de áreas remotas do Estado. Atualmente, o Emitec está presente em 431 localidades de 151 municípios. “A explicação dos conteúdos é tão boa quanto às aulas ministradas presencialmente e faz com que os estudantes aprendam melhor. No ensino fundamental eu sentia dificuldade de aprender, mas com o Emitec, eu tive todo o suporte que eu precisava para meu aprendizado”, afirmou Luis Eduardo, contando que a experiência com o Emitec, o impulsionou a escolher o curso de Pedagogia. “É uma experiência inovadora”, completa. Para Letícia Machado, coordenadora executiva do Emitec, esta foi uma experiência desafiadora. “Foi um grande desafio porque as provas de Luis precisaram ser adaptadas, então fizemos uma descrição de todos os componentes que apareciam para poder fazer com que ele tivesse sucesso nas etapas dos estudos”, contou Letícia Machado. “Eu tenho certeza que ele vai fazer muita diferença na vida das pessoas que passarem por ele, tanto ele como aluno no curso de graduação quanto quando for um profissional. Estamos muito orgulhosos dessa conquista”, comemorou Letícia.(Ascom Seduc-BA)

Inep publica edital do Enem; taxa de inscrição será de R$ 82

10 de abr de 2017 às 09:20 | em: Educação

Foto: Ilustração

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) fica mais caro este ano. Para se inscrever, o candidato terá que pagar R$ 82. De acordo com a Agência Brasil, a nova taxa está no edital do exame, publicado nesta segunda-feira (10) no Diário Oficial da União. No ano passado, a taxa era de R$ 68. As inscrições começam às 10h do dia 8 de maio e terminam às 23h59 do dia 19 de maio, pela internet, no site do Enem. O pagamento deve ser feito até o dia 24 de maio. O Enem 2017 será realizado em dois domingos consecutivos – dias 5 e 12 de novembro – e não mais em um único fim de semana. No primeiro domingo, os estudantes farão provas de ciências humanas, linguagens e redação. No segundo, as provas serão de matemática e ciências da natureza. Os resultados das provas poderão ser usados em processos seletivos para vagas no ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas de estudo em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Inscrições para bolsas remanescentes do Prouni começaram nesta segunda-feira (27)

28 de mar de 2017 às 10:05 | em: Educação

Foto: Arquivo / G1

As inscrições para as bolsas remanescentes do Programa Universidade para Todos (Prouni) começam nesta segunda-feira (27), segundo o Ministério da Educação (MEC). O prazo vai até 5 de abril para os estudantes que não estiverem matriculados na instituição. Os que já forem alunos da universidade terão um prazo maior: até o dia 5 de maio. O processo é feito por meio do site: http://siteprouni.mec.gov.br/ . O Prouni concede bolsas de estudo integrais e parciais (de 50%) em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior. Podem se inscrever os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e que tenham tirado 450 pontos ou mais, sem zerar a redação. A renda familiar mensal per capita deve ser de até um salário mínimo e meio no caso da bolsa integral; e de até três salários mínimos para bolsas parciais (50% da mensalidade). Professores da rede pública de ensino também podem se inscrever no Prouni, independentemente da renda, para pleitear uma vaga em curso de licenciatura. Nesta edição do Prouni foram oferecidas 214.110 bolsas de estudos na rede particular de ensino superior.(O Globo)

APLB convoca a todos para mobilização dia 15 de março contra a reforma da previdência

14 de mar de 2017 às 16:16 | em: Araci,Educação

Dia 08 de Março de 2017, após realização da Assembleia da APLB – Delegacia Sindical do Sisal, sindicato dos Servidores da Educação Municipal de Araci, Lamarão, Biritinga, Serrinha e Tucano, foi discutida, aprovada e deliberada a realização de mais uma assembleia e mobilização pelas ruas de Araci que será neste dia 15 de Março de 2017.
A pauta: Greve Geral Nacional Março de 2017