Bahia

Adolescentes que pulam café da manhã potencializam chances de obesidade, diz estudo

18 de out de 2019 às 14:52 | em: Bahia,Brasil,Saúde

Foto: Ilustração

O costume comum entre os adolescentes de pular o café da manhã pode contribuir para o excesso de peso e doenças crônicas. Essa possibilidade se dá porque pular refeições, como o café da manhã, é um comportamento que influencia o metabolismo. A Pesquisa Nacional do Escolar (Pense), em 2015, indicou que 35,6% de escolares frequentando o 9º ano do Ensino Fundamental nas grandes regiões e capitais brasileiras não têm o costume de tomar café da manhã. Nos Estados Unidos, o percentual de crianças e adolescentes que não realizam essa refeição também cresceu nas últimas décadas. Uma pesquisa brasileira, que reuniu dados brasileiros e europeus, publicada na revista Nature em julho deste ano, observou como determinados comportamentos, a exemplo de atividade física, pular o café da manhã e tempo de sono, em uma amostra de adolescentes da Europa e do Brasil, foram associados ao ganho de peso. O resultado, segundo o site Nutrição sem Neura, revelou que os meninos e meninas que pulavam o café da manhã apresentaram níveis mais altos de excesso de peso e obesidade, calculados a partir da circunferência abdominal e IMC. A pesquisa também concluiu que o hábito de pular essa refeição está associado à obesidade, independentemente do tempo de sono. Ou seja, adolescentes europeus e brasileiros que não tomavam café da manhã, mesmo com um tempo de sono adequado, apresentavam níveis mais altos de excesso de peso ou obesidade. Por outro lado, a atividade física não apresentou associação com a obesidade.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Bahia adere à ação que cobra medidas do governo federal para conter mancha de óleo

18 de out de 2019 às 14:47 | em: Bahia

Foto: Reprodução

A Bahia irá aderir à ação civil pública do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público da Bahia (MP-BA) que solicita que o governo federal e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) adotem medidas efetivas de proteção do litoral baiano, por conta da mancha de óleo que avança pelas praias da região Nordeste.  A decisão foi tomada nesta quarta-feira (16), durante reunião do governador Rui Costa com membros da Procuradoria Geral do Estado (PGE), secretários e representantes de órgãos estaduais ligados ao meio ambiente, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. O procurador-geral do Estado, Paulo Moreno, esclareceu que a União tem responsabilidade no vazamento porque envolve danos, já concretos ou em potencial, a rios que banham mais de um estado, ao mar territorial e a áreas compreendidas como terrenos de marinha. “A ação solicita que a Justiça determine a adoção de medidas para o recolhimento e o descarte do material poluente que já atingiu a costa. Além de ter a competência no caso, o governo federal, através da Marinha, detém mecanismos e equipamentos suficientes para identificar a origem dessas manchas e salvaguardar o meio ambiente e as praias de toda a Bahia e do Nordeste”. Na última segunda-feira (14), o governo estadual assinou o decreto de situação de emergência destinado à compra de material para conter e recolher resíduos de óleo que estão chegando às praias dos municípios de Camaçari, Conde, Entre Rios, Esplanada, Jandaira e Lauro de Freitas. Apesar de também já estarem sendo afetados pela mancha, Salvador e Mata de São João não declararam situação de emergência.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Com máscara de oxigênio suja, hospital em Biritinga usa copo descartável como substituto e reanima bebê

18 de out de 2019 às 14:40 | em: Bahia,Biritinga

foto: Reprodução

O Hospital Municipal de Biritinga, a cerca de 200 km de Salvador, usou um copo descartável como máscara de oxigênio, para auxiliar na reanimação de uma bebê que nasceu sem os sinais vitais. Um vídeo feito do momento mostra a recém-nascida respirando com a ajuda do copo. O caso ocorreu no dia 4 de outubro. Segundo Maíse Correia, 20 anos, mãe da criança, o problema começou, porque ela não tinha dilatação suficiente para ter a filha através do parto normal. “Dei entrada no hospital às 20h30 do dia 3, mas o parto só ocorreu 1h do dia 4 de outubro. O médico fez o toque pela primeira vez e não conseguiu ver um desvio que eu tenho. Pouco tempo depois, ele fez outro toque, quando estourou minha bolsa. Ele então começou o parto. Nesse momento, eu comecei a fazer forças para ter a neném, quando ele percebeu que eu tinha o desvio. Não tinha abertura ideal para ter minha filha de forma natural”, contou. Por conta disso, o parto demorou muito, e a menina nasceu sem sinais vitais. Ainda de acordo com a mãe da criança, o uso do copo ocorreu depois de outras tentativas de reanimação. “Minha filha nasceu sem sinais vitais e falta de oxigênio. Foi ali aqui que começou o processo para reanimar minha filha. Primeiro, eles fizeram a massagem, massageou o coração para ver se vinha os batimentos, e ela deu um chorinho. Mas, foi identificado que ela não tinha oxigênio suficiente. Eles procuram a máscara, mas estava em falta – eu ouvi dizer isso. Foi ai que eles usaram o copinho. Foi tudo muito rápido, não sei explicar muito”, pontuou. Segundo Lívia Santos, Secretaria de Saúde da cidade, a unidade possui a máscara de oxigênio, mas estava suja porque tinha acabado de ser usada por outro paciente. O copo funcionou com uma espécie de máscara. “A gente tem a máscara, mas tinha sido usada antes. A gente só tem uma e estava suja. Pelo fato da gente não ter a demanda, a gente não comprou mais de uma. Neonatal, a gente só tem uma. A ideia de usar o copo partiu das técnicas e também do médico. Na tentativa de ajudar, eles pegaram um tubo, fizeram um furo no copo. Serviu como a máscara. Eles anexaram o oxigênio no copo”, disse a Secretaria.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Carga roubada avaliada em R$ 600 mil é recuperada por Polícia Civil na Bahia

18 de out de 2019 às 14:35 | em: Bahia

Foto: Reprodução

Uma carga roubada avaliada em R$ 600 mil foi recuperada em rio Real, na divisa da Bahia com Sergipe. O caminhão, com produtos de uma loja de departamento, tinha saído do Rio de Janeiro com destino a Recife quando foi interceptado em Rio Real por quatro homens. Os acusados teriam roubado vários itens, antes de abandonar o veículo em uma plantação de eucalipto, no povoado do Loreto. O grupo fugiu quando percebeu a chegada de investigadores da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas em Rodovias (Decarga). O caso ocorreu na última quarta-feira (16). O caminhão transportava confecções, calçados, relógios e bijuterias. Segundo o titular da Decarga, delegado Gustavo Coutinho, o veículo com a carga foram levados a uma unidade da loja de departamento em Feira de Santana. A Decarga ainda informou que dois, dos quatro, acusados já foram identificados e um inquérito policial foi instaurado para apurar o crime.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Processo que analisa permanência do deputado Alex Santana no PDT tem início

18 de out de 2019 às 10:10 | em: Bahia,Política

Foto: Reprodução / Camara dos Deputados

O processo interno do PDT que julga a permanência dos deputados que votaram em favor da reforma da previdência e foram acusados de infidelidade partidária teve início nesta quarta-feira (17). Entre os acusados está o deputado federal da Bahia Alex Santana. O congressista revelou ao Bahia Notícias que não obteve resposta ainda sobre o andamento da ação. “Me informaram que iam conversar hoje. A informação é extra oficial, mas não tem prazo para terminar [julgamento]”, disse Alex. Apesar da acusação do partido, Santana nunca cogitou sair do PDT. A manutenção na legenda tem o apoio do deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT-BA), que preside a sigla na Bahia. “Eu nunca quis sair [do PDT]. Félix tem ajudado, minha relação com ele sempre foi muito boa”, comenta. A deputada federal Tabata Amaral (PDT-SP), um dos maiores alvos do ex-candidato a presidência Ciro Gomes, revelou no programa Roda Viva que entraria com uma ação para se desfiliar da legenda. No episódio da reforma da previdência, Alex Santana disse que foi procurado pelos deputados acionados pelo partido, entre eles, Tabata Amaral. “Isso lá atrás a gente tinha conversado os oito [deputados] e tinha manifestado que a minha decisão dependia mais do partido do que de mim. A decisão foi tranquila, alguns procuraram o TSE para sair, como foi o caso dos quarto e outros esperaram a decisão do partido”, explicou. (Bahia Notícias)

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Homem é executado com mais de 20 tiros em Feira de Santana

17 de out de 2019 às 15:23 | em: Bahia

Foto: Reprodução

Um homem foi assassinado por volta das 4h desta quinta-feira (17) com mais de 20 tiros, na Rua Elpídio Nova, no bairro São João, em Feira de Santana. Segundo a polícia, Jefferson de Araújo Silva, de 27 anos, conduzia o veículo Ford Ka cinza (placa JPX- 3850), quando foi executado. “Apuramos que ele vinha trafegando de madrugada quando um veículo emparelhou ao carro em que ele estava e deflagrou pra mais de 20 tiros. Já verificamos que na rua tem câmeras que podem ter flagrado o veículo dos criminosos. Tudo indica que os indivíduos já estavam seguindo a vítima e quando chegou aqui no quebra-molas, quando ele provavelmente reduziu a velocidade, foi executado”, informou o delegado Luís Smyslov Filgueira ao site Acorda Cidade. O delegado e peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) efetuaram o levantamento cadavérico. Segundo os peritos, os tiros foram de calibre 380. O corpo foi encaminhado para o DPT. Até o momento a autoria e o motivo são desconhecidos. Com este crime sobe para 26 o número de homicídios neste mês em Feira de Santana, e para 254 no ano.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Homem é preso com 28 kg de drogas em ônibus de viagem na Bahia

17 de out de 2019 às 15:12 | em: Bahia,Brasil

Foto: Reprodução

Um homem foi preso enquanto transportava 28 kg de maconha em um ônibus de turismo na noite desta quarta-feira, 16. A abordagem policial aconteceu no km 836 da BR 116, em Vitória da Conquista. O ônibus vinha de São Paulo e tinha como destino a cidade de Arapiraca, em Alagoas. Durante a fiscalização no compartimento de bagagens do veículo foi encontrada a grande quantidade de maconha prensada, em uma mala de um passageiro de ônibus de turismo, que foi identificado após os policiais checarem os tíquetes das bagagens. O homem de 29 anos, natural de Aracaju, Sergipe, acabou confessando que recebeu a encomenda em São Paulo para ser entregue na rodoviária de Maceió, em Alagoas. O homem, não identificado, ainda contou que receberia R$ 1.500 mil pela entrega. O passageiro foi preso em flagrante e conduzido, junto com a droga apreendida, à Delegacia da Polícia Judiciária. Ele deverá ser indiciado pelo crime de tráfico de drogas.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

PF faz operação contra pirâmide financeira na Bahia

17 de out de 2019 às 15:02 | em: Bahia

Foto: Ilustração

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (17) a Operação Lamanai, que tem como alvo a empresa Unick Forex, que opera na Bahia. No entanto, não há mandados no estado.  Com sede em São Leopoldo, ela é acusada de montar um esquema de pirâmide financeira. A empresa dizia ter mais de um milhão de clientes, atraídos pela promessa de dobrar o capital em seis meses e ainda ganhar comissão com a indicação de outros investidores. Segundo informações da Polícia Federal do Rio Grande do Sul, a investigação tem o apoio da Receita Federal e identificou captações que chegaram a R$ 40 milhões por dia pela organização criminosa, que parou de pagar os investidores em agosto deste ano. A empresa chegou a contratar no início de outubro um escritório de advocacia para negociar acordos para pagamentos aos clientes, o Nelson Wilians & Advogados Associados. A Unick tinha sede também em Belize, paraíso fiscal na América Central, e dizia ter uma terceira empresa que garantia os investimentos e que era proprietária de um terreno para loteamento em Goiás. Nas últimas semanas, o presidente e fundador da Unick, Leidimar Lopes, estava enviando vídeos e comunicados da sede de Belize. Leidimar criou a Unick usando o mesmo CNPJ e endereço de outra empresa, a Phoner, de venda de produtos, que também era suspeita de atuar como pirâmide. O ex-Trapalhões Dedé Santana e a ex-Balão Mágico Simoni foram usados como garotos-propaganda da Unick.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Senadores aprovam partilha de leilão do pré-sal e municípios terão R$ 11 bi em caixa

16 de out de 2019 às 18:02 | em: Bahia

Foto: Divulgação / UPB

O Senado Federal aprovou nesta terça-feira (15) o repasse de cerca de R$ 11 bilhões para os municípios do país referente ao mega leilão do excedente do pré-sal, a chamada cessão onerosa. A previsão é que, se não houver mudança no projeto, o repasse chegue até as prefeituras até o final deste ano. Segundo o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro, o aporte nas prefeituras dará “fôlego” à saúde fiscal dos municípios. “Passamos por um momento de estagnação econômica, que compromete os investimentos das prefeituras. Então acredito que a partilha faz justiça aos municípios e vai permitir investir em obras e serviços para gerar emprego e mais desenvolvimento local”, disse o também prefeito de Bom Jesus da Lapa, no oeste baiano, e vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM). A proposta de divisão dos recursos do excedente da cessão onerosa do pré-sal prevê que da arrecadação do leilão, após a devolução de R$33, 6 bilhões para Petrobras, a União rateará 15% de lucros com estados e outros 15% com municípios. No caso das prefeituras, a divisão obedecerá o critério do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).(Bahia Notícias)

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Dia da canonização de Irmã Dulce pode virar feriado em Salvador

16 de out de 2019 às 15:12 | em: Bahia

Foto: Reprodução

O vereador de Salvador, Maurício Trindade (DEM), propôs que seja decretado feriado na capital baiana no dia em que Irmã Dulce (1914-1992) foi canonizada. Se aprovado, a lei tornará o 13 de outubro como feriado municipal. Trindade comentou a dedicação da agora santa aos doentes do Hospital Santo Antônio, o qual ela foi fundadora e, segundo o vereador, é referência de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo Brasil, além de ser o maior hospital filantrópico da América Latina. “A saúde de Salvador, da Bahia e do Brasil é outra depois de Irmã Dulce”, disse. Ele completa que conviveu com ela quando estudava no hospital e afirma ser testemunha da humildade, ética e abnegação de Dulce com os pobres.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Prédio de sete andares desaba em Fortaleza

16 de out de 2019 às 15:09 | em: Bahia,Brasil

Foto: Reprodução

Um prédio residencial de sete andares desabou, em Fortaleza, e deixou dois mortos e nove feridos na manhã desta terça-feira (15). O edifício Andréa se localizava na esquina das Ruas Tibúrcio Cavalcante e Tomás Acioli, no Dionísio Torres, bairro nobre da capital cearense. Pela manhã, o Corpo de Bombeiros chegou a informar uma morte na tragédia, mas o governo do Ceará voltou atrás e afirmou que ainda não havia a confirmação de óbitos. Após o desencontro de informações, no entanto, o comandante-geral da corporação, o coronel Eduardo Holanda, confirmou, em entrevista coletiva, o encontro do primeiro corpo. “A Defesa Civil está coordenando o isolamento do entorno, mas o desabamento desse prédio não oferece risco aos edifícios vizinhos. Estamos esvaziando o entorno, mas mais por uma questão de segurança”, afirmou o coronel Clayton Bezerra, comandante da operação. “A situação é difícil e requer cuidados, porque o restante do prédio ainda pode vir a colapsar. Ainda há bolsões que inspiram cuidados. É uma operação lenta e deve se estender durante todo o dia de hoje.” Ele também disse que não há risco de incêndios ou de explosões e que não foi detectado vazamento de gás. De acordo com Bezerra, a manutenção em uma das colunas do prédio pode ter levado ao desabamento. Há cães farejadores trabalhando no resgate dos soterrados.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Feira de Santana: Grupo de 17 adolescentes foge de instituição socioeducativa

16 de out de 2019 às 15:00 | em: Bahia,Feira De Santana

Foto: Reprodução

Um total de 17 adolescentes fugiu da Comunidade de Atendimento Socioeducativo (Case) Juiz de Melo Matos em Feira de Santana. O fato ocorreu na noite desta segunda-feira (14) e foi informado pela 66ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM). Segundo o Acorda Cidade, a fuga aconteceu por volta das 21h quando moradores informaram que adolescentes estavam pulando o muro da Case. As equipes da 66ª CIPM se dirigiram ao local e iniciaram uma operação para apreender os adolescentes. Participam da ação também agentes da Rondesp e da Cavalaria da PM-BA.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

“A Bahia está em estado de graça com a canonização de Irmã Dulce”, diz deputado Alex da Piatã

16 de out de 2019 às 14:57 | em: Bahia,Brasil

Foto: Reprodução

O líder do PSD na Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Alex da Piatã (PSD), destacou que a Bahia está em estado de graça com a canonização do Anjo Bom, agora Santa Dulce dos Pobres. “Vamos ter a honra de levar o exemplo e testemunha de vida de Dulce dos Pobres para o mundo inteiro e assim ela vai interceder por muitos junto ao nosso Pai”, disse o político. Apesar de não ter viajado para o Vaticano, Alex acompanhou, na manhã do domingo (13), pela televisão, a canonização de Irmã Dulce e, logo em seguida, participou da Santa Missa ao lado da sua esposa, a vice-prefeita e secretária de Assistência Social, Val, na Igreja Matriz de Conceição do Coité.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Polícia investiga suposto atentado a membros da Aspra; deputado sofre crise de ansiedade e é internado

16 de out de 2019 às 09:39 | em: Bahia

Fote: Bnews

O coordenador-geral da Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra) e deputado estadual pelo PSC baiano, Soldado Prisco está sedado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital Santa Izabel, após um suposto atentado ocorrido na madrugada desta quarta-feira (16). Segundo a assessoria do parlamentar, Prisco e um policial militar estavam dentro de um carro quando foram vítimas de disparos, em frente à sede da associação, no bairro da Saúde, em Salvador. Ainda não há detalhes do caso. Após a ação, ele teve uma crise de ansiedade e foi socorrido. O estado de saúde dele é desconhecido. A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) informou que “investiga a veracidade da ocorrência envolvendo um veículo e integrantes da Aspra”. A Secretaria detalhou ainda que o veículo passará por perícia e os envolvidos serão ouvidos.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Empresa vai supervisar obras da Casa da História e Arquivo Público por R$ 1,3 mi

15 de out de 2019 às 17:05 | em: Bahia

Foto: Ilustração

Vencedora da licitação pública, a UFC Engenharia receberá R$ 1.318.784,31 para “execução de serviço de apoio a supervisão da obra de restauro e construção da Casa da História e Arquivo Público Municipal”. O resumo do contrato, firmado entre a empresa e a Secretaria de Cultura de Salvador foi publicado no Diário Oficial do Município nesta quarta-feira (15). Em sua totalidade, a execução das obras custará R$ 27.427.337,12, por meio de financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e será realizada pelo Consórcio Prodetur Salvador, formado pelas empresas Metro Engenharia e Construtora BSM.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Secretário de Saúde diz que precisa ampliar investimento em bafômetro na Bahia

15 de out de 2019 às 17:01 | em: Bahia

Foto: Ilustração

O secretário estadual de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, durante Simpósio Internacional Trânsito Seguro na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), nesta terça-feira (15), que o governo precisa investir mais em bafômetros para evitar acidentes de trânsito no estado. “Preciso ampliar investimentos na aquisição de bafômetros, pagamento de hora extra dos polícias que vão atuar na blitz. Assim como a minha geração venceu o tabagismo, eu quero que essa geração vença os acidentes de trânsito”, disse. Os acidentes de trânsito registrados na Bahia fizeram 24.479 vítimas fatais de 2009 a 2018. Desse total, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) indica que aproximadamente 60% das ocorrências foram com o uso de motocicletas.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Bahia registra mais de 20 mil mortes em acidentes de trânsito nos últimos 10 anos

15 de out de 2019 às 16:47 | em: Bahia

Foto: Reprodução

A Bahia registrou 24.479 mortes em acidentes de trânsito, entre 2009 e 2018, segundo informações da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Conforme o órgão, o número é maior que a população de 287 cidades baianas, como Laje, Uauá e Coração de Maria. De acordo com a Sesab, até outubro deste ano, foram registrados 1.481 óbitos causados por acidentes de trânsito. Além disso, a secretaria destaca que cerca de 40% das internações hospitalares no estado são por causa de acidentes, na maioria das vezes envolvendo motocicletas. A Bahia foi o primeiro estado do Brasil a incluir os acidentes de trânsito na lista de doenças de notificação compulsória (obrigatória), para interesse de saúde pública, em novembro de 2017. Segundo informações da Sesab, entre 1° de janeiro e 8 de outubro de 2017, foram registrados 16.822 vítimas de acidente de trânsito, média superior a 59 casos por dia. O órgão de saúde informou que segundo os dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinam), 75,1% das vítimas eram homens e 57,1% deles tinham entre 20 e 39 anos. Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, no Brasil, estimativas calculam em cerca de R$ 50 bilhões ao ano os gastos com os acidentes de trânsito. No cálculo, o órgão leva em conta atendimento médico-hospitalar, seguros de veículos, danos a infraestruturas e perda ou roubo de cargas. Na Bahia, entre 1° de janeiro de 2015 e 4 de outubro deste ano, as despesas com internação hospitalar custaram R$ 50 milhões ao Sistema Único de Saúde (SUS). O montante não contabiliza medicamentos, fisioterapias, órteses e próteses, o que multiplicaria o valor em mais de 10 vezes. Os acidentes de trânsito vão ser o tema do Simpósio Internacional Trânsito Seguro, que acontece nesta terça-feira (15), a partir das 8h30, no auditório jornalista Jorge Calmon, na Assembléia Legislativa da Bahia (Alba). O evento é gratuito e vai ter inscrições feitas no local. Vão ser abordados experiências nacionais e internacionais de êxito, nos quais os elementos vão fazer parte do plano estadual para redução das mortes e lesões por acidentes de trânsito, que vai ser apresentada ainda neste ano. O Simpósio vai contar com as presenças da chefe da representação da OPAS/OMS no Brasil, Socorro Gross, e do diretor do Consejo Nacional de Seguridad Vial da Costa Rica, Cralos Contreras-Montoya. Também vão participar do evento a presidente da Associação Nacional de Detrans, Larissa Britto, o diretor da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério de Saúde, Eduardo Macário, e o comandante da operação Lei Seca em Pernambuco, major da Polícia Militar André Felipe Gondim.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Com ‘sinal verde’ de Wagner, PT planeja lançar senador ao governo do estado em 2022

15 de out de 2019 às 09:39 | em: Bahia

Foto: Reprodução

O senador Jaques Wagner (PT) tem a pretensão de voltar ao cargo de governador a partir de 2023. O vice-governador, João Leão (PP), indicou nesta segunda-feira (14) que o petista é nome de “consenso” entre os aliados, mas que uma nova candidatura ao Palácio Rio Branco dependia da vontade do senador. E, conforme apurado pelo Bahia Notícias, ele tem o intuito de fazê-lo.  “Wagner quer, nossos deputados querem, e o partido está unido em torno disso”, garante um aliado do senador ao Bahia Notícias. Prova disso, segundo pessoas de dentro do PT, no primeiro momento para amadurecer este plano, é a candidatura de Éden Valadares à presidência estadual da sigla. Alas do partido entendem que é necessária uma renovação, frente à iminência da candidatura do atual prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), para governador. “Ele [Neto] traz uma galera mais nova para os postos principais, e a gente demorou em fazer isso”, opina um correligionário de Wagner. A reportagem apurou que, após a gestão de Rui Costa, o intuito era fazer com que PSD ou PP encabeçassem um nome para o cargo, deixando o PT sem candidato próprio. “Havia uma certa naturalização disso. Com o movimento, Wagner volta a figurar entre os candidatos, e o PT reafirma que disputará sua indicação como candidato a governador”, pontua um adepto à ideia do retorno do petista ao governo estadual. Wagner foi governador do estado entre 2007 e 2014. Antes de ser eleito senador, neste ano, ele chegou a ser ministro da Defesa do governo Dilma Rouseff (PT) e Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico da Bahia. (Bahia Notícias).

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Bahia decreta estado de emergência por manchas de óleo no litoral

14 de out de 2019 às 19:27 | em: Bahia

Foto: Adema/Governo de Sergipe

O governador em exercício do estado da Bahia, João Leão, assinou hoje (14) três documentos que visam ajudar o estado a conter a mancha de óleo que se espalha rapidamente pelo litoral da Região Nordeste. Entre eles, a declaração de emergência nos municípios afetados pelo desastre ambiental. O decreto permite que verbas contingenciais sejam usadas na contenção do óleo. João Leão assinou também um termo de recebimento de ajuda da sociedade civil e uma carta pedindo apoio ao governo federal. “O decreto tem o intuito de nos ajudar a resolver o problema. Ele trata da participação do Estado e dos municípios neste processo para nos habilitar a receber recursos federais. O segundo documento é sobre a cooperação dos capelães do Brasil, que nos ofereceram 5 mil pessoas [voluntários]. Já o terceiro solicita o apoio da Petrobras, que é quem entende do assunto”, explicou o governador. De acordo com a secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia, 35 toneladas de óleo já foram retiradas do litoral. A coleta do material contaminado é feita por uma força-tarefa composta por bombeiros, Defesa Civil e funcionários municipais.  “Estamos intensificando o trabalho principalmente nas regiões onde há dificuldade de acesso, porque nas zonas mais urbanas as prefeituras têm atuado junto com o Governo do Estado. Nós temos colocado para as cidades a possibilidade não somente do decreto de emergência ambiental, como também equipamentos e materiais que permitem a retirada”, declarou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Francisco Telles. O governo da Bahia emitiu, ainda, um alerta para a população para que não entre em contato direto com o óleo e não toque ou remova resíduos contaminados.

Manchas de óleo

A presença da manchas de óleo no litoral nordestino foi notada no fim de agosto. A primeira localidade onde, segundo o relatório do Ibama, a contaminação foi comunicada, fica na Praia Bela, em Pitimbu (PB), onde os fragmentos de óleo foram avistados no dia 30 de agosto. A partir daí, a substância escura e pegajosa se espalhou pelos nove estados do Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe). A Polícia Federal (PF), a Marinha e os órgãos ambientais do Brasil tentam agora esclarecer como o material chegou às águas territoriais brasileiras e poluiu trechos do litoral nordestino. De acordo com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, entre as hipóteses estão um possível vazamento acidental em alguma embarcação ainda não identificada; um derramamento criminoso do material por motivos desconhecidos ou a eventual limpeza do porão de um navio. Ao participar de uma audiência pública na Câmara dos Deputados, na semana passada, o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, disse que análises laboratoriais confirmaram que a substância não provém da produção da estatal petrolífera.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

PRF prende motorista de ambulância com CNH falsa na Bahia; ação foca em veículos de emergência

14 de out de 2019 às 17:16 | em: Bahia

Foto: Reprodução

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um condutor, por volta das 18h desta quinta-feira (10), em Senhor do Bonfim, por dirigir uma ambulância com documentação falsa. Foi constatado, em consulta aos sistemas, que ele não tinha CNH, o que confirmou a suspeita de falsidade documental. O flagra, realizado por agentes no Km 117 da BR-407, faz parte da Operação Asclépio, que tem como foco a fiscalização de veículos de emergência em unidades policiais de todo o Brasil. No caso de Senhor do Bonfim, o motorista, de 29 anos, foi conduzido até a delegacia da Polícia Civil local e deverá responder por uso documentação falsa.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.