Bahia

Veja os melhores momentos do jogo Corinthians 0 x 1 Vitória

21 de ago de 2017 às 10:22 | em: Bahia,Futebol

Veja os melhores momentos do jogo Bahia 3 x 0 Vasco

21 de ago de 2017 às 10:20 | em: Bahia,Futebol

ACM Neto fará o lançamento do Réveillon de Salvador nesta quarta (23)

21 de ago de 2017 às 10:17 | em: Bahia,Eventos

Foto: Reprodução

O prefeito ACM Neto já confirmou em sua agenda. Vai fazer, nessa quarta-feira (23), o lançamento do Réveillon de Salvador.

Um morre e outro fica ferido em acidente de carro no centro de Cicero Dantas

21 de ago de 2017 às 10:06 | em: Acidentes,Bahia

Por volta de 02h deste domingo, 20, um acidente de trânsito deixou um morto e um ferido, em Cícero Dantas-BA. O fato aconteceu nas proximidades de um posto de combustíveis, situado na Av. ACM, centro da cidade, quando o condutor da picape GM/Montana de cor prata, placa policial DQX 6740,  licença de Cícero Dantas, perdeu o controle da direção, capotando o mesmo após subir num canteiro central, atingindo logo em seguida uma árvore e um poste de energia elétrica. Policiais militares do 3º Pelotão/ Cícero Dantas-BA, foram chamados para atender a ocorrência, porém ao chegarem ao local, foram informados que os dois ocupantes da picape teriam sido socorridos por funcionários do Hospital Municipal Luis Eduardo Magalhães, no referido município.  Já no hospital, as notícias não foram animadoras, pois o condutor do veículo, identificado como Adriano de Santana Andrade, 26 anos, não resistiu aos ferimentos tendo o seu óbito constatado. Quanto ao carona, identificado como Lucas Santos de Andrade, 23 anos, ficou ferido e aparentemente em estado de choque. Aos policiais, Lucas afirmou que no momento em que seguiam do povoado Abóboras, em Ribeira do Pombal (localidade de morada de ambos) sentido o município de Cícero Dantas, com o objetivo de participarem do evento festivo em homenagem à padroeira daquela cidade, avistaram uma mulher que conduzia uma motocicleta Honda Bis, demais dados não anotados, quando esta derrapou e caiu na pista, o condutor da picape na tentativa de evitar atropelar a mulher, perdeu o controle da direção, causando tal fatalidade. (Pombal Alerta).

Dinheiro do Bolsa Família está bloqueado para quase 58 mil baianos

18 de ago de 2017 às 15:55 | em: Bahia

Foto: Ilustração

O dinheiro do programa Bolsa Família está bloqueado para quase 58 mil baianos, segundo informações do Ministério do Desenvolvimento Social. Ainda segundo a pasta, o bloqueio atinge beneficiários que apresentaram problemas no cadastro e que não atenderam ao chamado para regularizar a situação. No estado, cerca de 3 milhões de famílias estão cadastradas no programa. Periodicamente, os beneficiários são chamados para prestar informações sobre o cadastro. Eles são dividos em grupos, cada um diz respeito a uma situação, como revisão, atualização cadastral e averiguação. Ao todo, são oito grupos. Dessa vez, quatro grupos foram chamados com uma mesma data limite e, por isso, uma multidão foi à Secretaria Municipal de Promoção Social (Semps) nesta quinta-feira (17). Entre os beneficiários que tiveram o dinheiro bloqueado está a dona de casa Eliana dos Santos. No cadastro consta que o marido passou a trabalhar com carteira assinada e, por isso, ela perdeu o benefício. O problema é que o marido saiu de casa há dois meses e ela está sem dinheiro para sustentar os dois filhos pequenos. “Tenho dois meses com dinheiro bloqueado. Eu sou sozinha, cuidando da casa e dos meninos e dependendo da ajuda dos outros”, contou. Pendências na atualização do cadastro e averiguação, como subdeclaração de renda, que é quando alguém da família passa a trabalhar com carteira assinada, são as situações que mais levam ao bloqueio do Bolsa Família. A ausência dos filhos na escola também é outro fator que leva ao bloqueio. Isso porque na regra para se manter no programa, a frequência exigida é de 75% a 80%, dependendo da faixa etária. Nesses casos, os pais podem procurar os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) para buscar ajuda. Conforme Leandra Adelino, chefe do setor de acompanhamento do Bolsa Família, alguns problemas podem causar a falta às aulas ou até mesmo o abandono escolar. Por isso é necessário procurar o Cras. “Pode ser até uma questão de problema de visão, que a família não se deu conta. De repende está tendo uma dificuldade. Pode ser uma questão de déficit de atenção, pode ser questões relacionadas à segurança da escola, tráfico, bullying”, explica Leandra. Em Salvador, dos 183 mil beneficiários, quase cinco mil estão sem receber o dinheiro. Um problema que a dona de casa Sônia Sales enfrenta há um ano, quando a filha dela morreu e por isso, o benefício foi suspenso. O dinheiro faz falta na criação dos dois netos. “A moça me falou ali que ainda não está liberado, mas vai liberar”, disse Sônia, aliviada.

Suspeito de participar do assalto ao Banco Central em Fortaleza é preso na Bahia

18 de ago de 2017 às 14:44 | em: Bahia

Foto: Reprodução

Marcelo Santos Sarruf, investigado pela participação no assalto ao Banco Central, em 2005, em Fortaleza, foi preso na cidade de Santa Maria da Vitória, no oeste da Bahia, na última terça-feira (15). As informações foram divulgadas pela Polícia Civil nesta quinta-feira (17). De acordo com a polícia, Marcelo Sarruf é considerado traficante internacional. Segundo Alexandre Cunha, coordenador da Coorpin de Santa Maria da Vitória, a Polícia Federal investigava uma organização criminosa que atuava em Buenos Aires e na Bolívia, e Sarruf era integrante desse grupo. A polícia não detalhou quando ocorreu essa investigação. Ainda segundo Alexandre, Sarruf já cumpriu pena no presídio federal, localizado na cidade de Catanduvas, no Paraná, pelo crime de tráfico internacional. Ele ainda informou que, em relação à participação do suspeito no assalto ao Banco Central, a polícia ainda não tem informações da Polícia Federal sobre o andamento das investigações e tem dez dias para apresentar o inquérito sobre a prisão na Bahia. O investigado foi preso no bairro de Macambira, junto com o comparsa, Jair Ribeiro da Silva. Foram encontrados com eles 10 kg de maconha e comprovantes de depósitos bancários, que mostram a movimentação bancária dos criminosos. Segundo o delegado Victor Marletti, da 26ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), com sede em Santa Maria da Vitória, os policiais chegaram até a dupla após uma investigação realizada em parceria com a Polícia Federal. O delegado informou, por meio de nota, que o material apreendido foi encontrado durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão, realizado pelos investigadores da 26ª Coorpin, em parceria com a Polícia Militar. Toda a droga apreendida foi encaminhada para exames periciais no Departamento de Polícia Técnica (DPT). A dupla está à disposição da Justiça, no sistema prisional de Barreiras, cidade no oeste da Bahia.

Militantes anti-Lula são presos com arma em Salvador

18 de ago de 2017 às 09:11 | em: Bahia,Brasil,Política

Foto: Ilustração

Cinco militantes anti-Lula foram detidos pela Polícia Militar da Bahia na noite desta quinta-feira (17) após um deles sacar uma arma durante chegada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Salvador. Adjalbas Pereira (que se identificou para a Folha como sendo policial) foi detido, segundo o major responsável pela segurança do ato. E será submetido a exame para confirmar se havia atirado para o alto no momento em que a van de Lula passava diante da calçada onde os cinco carregavam faixas em favor de intervenção militar no Brasil. Lula chegou a Salvador às 16h30. E pegou metrô para chegar à Arena Fonte Nova. No trem, viajou na cabine. No meio do caminho, um grupo exibia faixas contra o ex-presidente. Policiais cercaram os manifestantes para que não houvesse confronto com apoiadores de Lula. Segundo os policiais, um deles sacou a arma. Pereira e Marcelo Vasconcelos (que se identificou como blogueiro) já haviam discutido com petistas horas antes, dentro da estação onde Lula era aguardado. Diante da Arena Fonte Nova, um manifestante de apelido Jarrão também foi detido sob acusação de porte de armas. Ele e cerca de 30 manifestantes anti-Lula faziam um protesto em frente ao estádio. Diante de um boneco gigante do “pixuleko”, um repetia em um carro de som que todos de vermelho eram vagabundos. O boneco foi destruído até a dentadas.

Após demissão, operário da Bahia passa a fabricar móveis feitos de pneus; trabalho ajudou a controlar aedes aegypti na região

17 de ago de 2017 às 16:28 | em: Bahia

Foto: Reprodução

Após ser demitido há dois anos, um operário da construção civil de Medeiros Neto, cidade que fica no sul da Bahia, passou a catar pneus e transformá-los em móveis. A ideia deu tão certo, que Wanderlei Neres atualmente vive da nova profissão de designer de pneus. Além disso, o trabalho obteve um resultado que não estava nos planos dele: segundo um agente comunitário de saúde da região, no último verão, por exemplo, nenhum vizinho pegou dengue, zika ou chikungunia. Wanderlei contou que, sem trabalho e sem dinheiro, foi na internet que ele encontrou a solução para o problema dele. “De cara eu já encontrei esse trabalho com pneu. E eu gostei, porque o pneu tem facilidade em você trabalhar outras formas de materiais, modelos diferentes, criar”, contou. Depois de aprender a montar uma peça, Wanderlei começou a fazer as próprias adaptações para fabricar as poltronas e mesinhas. Além dos pneus de carro e moto, parafusos, esmalte sintético e verniz, ele usa sisal e eucalipto tratado. Um vizinho do ex-operário, proprietário de uma área onde Wanderlei deixa os móveis para secar, aprova o trabalho. “Uma arte boa que ele arrumou, e Deus ajude ele que vá em frente”, diz Gedeon Souza. Wanderlei diz que usa o dinheiro com a vendas dos móveis para pagar as contas e repor os materiais que precisa para a montagem. Além do lucro, Wanderlei também acaba ajudando a natureza. “Está tirando pneu, que além de causar inúmeros danos ao meio-ambiente, também serve de criadouros de mosquitos, como o aedes aegypti”, afirma o agente comunitário de saúde Dieci Santos.

Passageiros reagem a assalto em ônibus e espancam assaltantes em Salvador

17 de ago de 2017 às 10:39 | em: Bahia

Foto: Reprodução

Dois homens foram espancados por passageiros que estavam no ônibus da empresa Integra Consórcio Salvador Norte (CSN), que fazia a linha Lapa/Pituba, na tarde de terça-feira (15). Os dois, segundo registro policial feito no Hospital Geral do Estado (HGE), praticaram o assalto por volta das 14h na Avenida Vasco da Gama, na altura do bairro do Engenho Velho da Federação.   Gabriel Peres Damasceno, 30 anos, foi atendido no HGE e encaminhado preso para o Grupo Especial de Repressão a Roubos em Coletivos (Gerrc), na Baixa do Fiscal. Já Danilo Santos Silva, 29, segue internado na unidade de saúde. O titular do Gerrc, delegado José Nélis informou que a população reagiu ao notar que os suspeitos utilizavam uma arma de brinquedo. “Algumas pessoas que estavam no ônibus já haviam, inclusive, sido vítimas desses dois bandidos – que têm longo histórico criminal e costumavam agir [roubar] juntos. Quando perceberam que era um simulacro de plástico, partiram para cima dos dois, que conseguiram descer do coletivo para fugir. As vítimas, porém, alcançaram os dois”, relata. Conforme Nélis, Gabriel e Danilo têm passagens na polícia por roubos a veículos. “Eles são reincidentes nesta prática, então foram reconhecidos por alguns passageiros”, afirma. O delegado disse, ainda, que o ônibus estava cheio no momento do crime – com passageiros até em pé.

Assalto

Os suspeitos entraram no ônibus, de acordo com o delegado, na Estação da Lapa. Quando o ônibus chegou na Avenida Vasco da Gama, Gabriel e Danilo anunciaram o assalto, chegando a recolher alguns celulares – posteriormente recuperados por seus donos, ainda no local. “Policiais militares o conduziram até a 41ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Federação). Eu lavrei o auto de prisão em flagrante dos dois. Danilo continua HGE, em tado grave, Gabriel vai pra audiência de custódia ainda hoje”, explica. O delegado explicou que os passageiros que agrediram os suspeitos não foram encontrados e, por isso, ninguém pode ser indiciado por crime de lesão corporal. “É difícil porque não se identifica essas pessoas. É um tipo de crime que agride a camada de pessoas humildes da sociedade, ou seja, estudantes e trabalhadores. Muitas gente perde o celular que sequer terminou de pagar”, pondera. Gabriel vai ser apresentado em audiência de custódia esta tarde, na Central de Flagrantes, no Iguatemi. Tanto ele quanto Danilo vão responder por roubo qualificado

Agricultoras Familiares da Fetraf Bahia alcançam cada vez mais o protagonismo no campo

17 de ago de 2017 às 09:55 | em: Agricultura,Bahia

Foto: Reprodução

A Fetraf Bahia tem levado as agricultoras familiares, cada vez mais, a valorização da produção de alimentos por meio de políticas públicas que fortalecem o trabalho desde o modelo de produção à comercialização. Com assistência técnica e extensão rural as agricultoras familiares conseguem sair da subsistência e geram renda não apenas para a famílias, mas também contribuem com a economia do município. As famílias recebem apoio do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, (programa criado ainda no governo Lula). Ela conta que na ponta, ter o acesso aos programas hoje em dia é uma luta. “ Eles têm resistência em nos atender, mas também somos resistentes e junto ao sindicato, associação e a assistência técnica que nos encoraja, não desistimos”. Confira mais em Fetraf Bahia.

Secretaria do Meio Ambiente divulga lista de espécies ameaçadas de extinção na Bahia

16 de ago de 2017 às 17:06 | em: Bahia

Foto: Reprodução/Peixe-boi

A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) divulgou nesta quarta-feira (16) a lista de espécies ameaçadas de extinção no estado. A relação, constante em portaria no Diário Oficial do Estado, é dividida em categorias: Regionalmente Extintas (RE), Criticamente em Perigo (CR), Em Perigo (EN) e Vulnerável (VU). Todas as espécies enquadradas nestas divisões estão protegidas integralmente, não podendo ser alvo de captura, transporte, armazenamento, guarda, manejo, beneficiamento e comercialização. Essas atividades só poderão ser feitas para fins de pesquisa ou conservação da espécie, sempre com autorização do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

Foto: Reprodução/Cachorro-vinagre

Os estoques ou planteis das espécies da fauna que estejam ameaçadas de extinção deverão ser declarados em até 180 dias, em qualquer unidade do órgão. Os espécimes, partes, produtos e subprodutos dos estoques declarados poderão ser comercializados em até um ano após a publicação deste decreto. Entre as espécies já classificadas como “regionalmente extintas” – ou seja, aquelas que já estão extintas naquela região, podendo ainda ser encontradas fora daquele local – estão o peixe-boi-marinho, falcão críptico, jacutinga e o surucuá-de-coleira.

Foto: Reprodução/Guaiamum

Na categoria dos “criticamente em perigo”, a de maior risco antes da espécie ser considerada extinta, estão o bugio-marrom, a onça pintada, o cachorro-vinagre, gavião-real, águia cinzenta, pato-mergulhão, cuitelão, papagaio de peito roxo, tartaruga de pente, peixe das nuvens, barrigudinho, atum-azul, peixe-serra, caranguejo-uçá, tubarão-martelo e a ararinha-azul – esta última já está praticamente considerada extinta na natureza (CR-PEW).

Foto: Reprodução/Tatu-bola

Entre as espécies “em perigo”, categoria que indica o risco de extinção em um futuro próximo, estão o tatu-canastra, tatu-bola, anta, queixada, baleia-franca-do-sul, baleia-sei, baleia-sin, baleia-fin, calango, mico-leão-da-cara-dourada, macaco-prego-de-crista, gato-maracajá, morcego (Lonchorhina aurita Tomes), rato-espinho, gavião de penacho, beija-flor de gravata vermelha, urutau-de-asa-branca, patinho-gigante, arara-azul-de-lear, pica-pau-amarelo, macuco, lobo guará, tartaruga-cabeçuda, formiga-gigante-da-Mata-Atlântica, caranguejeira, estrela-do-mar, piaba, lambari, jandaíra, garoupa, cherne-negro, marlin-azul e tubarão-martelo-grande.

Foto: Reprodução/Araponga

Na lista das espécies vulneráveis constam tamanduá-bandeira, veado-campeiro, boto cinza, cachalote, onça-parda, ouriço-preto, piru-piru, araponga, acrobata, pica-pau-rei, cobra de duas cabeças, tartaruga-verde, albacora-bandolim, badejo amarelo, uruçu, camarão-sete-barbas, guaiamum, tubarão-baleia, búzio de chapéu, pepino-do-mar,  entre outras.

Garagem de prefeitura é invadida e carros usados para transportar servidores da saúde são destruídos na BA

16 de ago de 2017 às 15:44 | em: Bahia

Foto: Reprodução

Uma dupla em um carro invadiu uma garagem, rendeu um vigilante e incendiou carros usados para serviços de saúde na prefeitura de Santo Estevão, na noite de terça-feira (15), a cerca de 180 quilômetros de Salvador, de acordo com a assessoria da prefeitura da cidade. O fogo foi controlado com auxílio de um carro-pipa chamado pela prefeitura. A Polícia Militar foi chamada e fez buscas pelos criminosos, mas ninguém foi preso até a manhã desta quarta-feira (16). O caso deve ser investigado pela Polícia Civil. Os veículos destruídos estavam estacionados na garagem da coordenação de transportes da prefeitura, onde são guardados veículos oficiais do município. Os carros queimados eram usados para serviços da rede de Saúde da Família, transportando servidores de saúde e levando médicos para atendimento domiciliar. O local não tinha câmeras de segurança, de acordo com a prefeitura. Outros três carros foram incendiados parcialmente. O local ainda abrigava outros veículos usados para transporte escolar, caminhões de lixo e tratores, que não foram atingidos pelas chamas.

Três suspeitos com fardas do Exército morrem em confronto com PM em Simões Filho

16 de ago de 2017 às 10:57 | em: Bahia,Policia

Foto: Divulgação/ SSP

Três suspeitos foram mortos em confronto com policiais militares na tarde de terça-feira (15), na localidade de Maria Chaves, em Simões Filho, região metropolitana de Salvador. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), eles foram baleados e não resistiram aos ferimentos. Foram encontrados com eles fardas semelhantes a do Exército Brasileiro, um rifle calibre 22, três espingardas, duas calibres 12 e uma calibre 28, e um revólver calibre 38. No local, a PM encontrou ainda 106 pinos de cocaína, um quilo de maconha prensada (barra), 77 pedras de crack, máscara e dois rádios comunicadores. A apreensão ocorreu durante averiguação no km-30, por guarnições do Pelotão Especial Tático Ostensivo (Peto) da 22ª Companhia Independente da Polícia Militar.

“Maia nunca conspirou contra Temer”, diz ACM Neto

15 de ago de 2017 às 10:23 | em: Bahia,Política

Foto: Ilustração

O prefeito de Salvador, ACM Neto, diz que seu correligionário Rodrigo Maia (DEM-RJ) “nunca conspirou” contra Michel Temer, embora já se trate abertamente em Brasília o ‘pós-Temer’, cujo protagonista seria o presidente da Câmara dos Deputados, a quem caberá convocar eleição indireta para escolha de um novo presidente. “Maia nunca assumiu a postura de conspirar contra o governo. Não escondo a amizade que tenho com Rodrigo Maia. Ele talvez seja um dos amigos mais próximos que tenho na política. Ele jamais assumiu uma posição de conspirar para derrubar o governo. Ele não faz isso porque sabe da sua responsabilidade como presidente da Câmara. Ele sabe da importância da estabilidade política. Com tudo isso o Dólar está caindo e a bolsa subindo. Tudo porque o Congresso tem dado lições de responsabilidade e compromisso com a política do Brasil”, disse ACM Neto em entrevista à rádio Metrópole nesta quarta-feira. Ainda segundo o democrata, se Rodrigo Maia tivesse “uma posição conspiratória, o Brasil estaria vivendo outro momento”. “Não é hora de intensificar a crise. Estou atuando como bombeiro nos bastidores”. ACM Neto não quis especular sobre possíveis dividendos que ele pudesse tirar no caso de o presidente da Câmara dos Deputados ascender à presidência da República. “Não faço essa especulação. A imprensa adora isso. Rodrigo Maia em hora nenhuma sentou comigo para discutir um governo dele, porque nunca pensou nisso”, garante ACM Neto, cuja candidatura ao governo da Bahia em 2018 é dada como certa por seus aliados. O prefeito escorregou quando questionado sobre o futuro do PMDB (partido de seu vice, Bruno Reis, e do ex-ministro Geddel Vieira Lima), a partir das próximas eleições. ACM Neto começou a resposta dizendo que o partido é parceiro, mas interrompeu e disse que “é um partido parceiro”. “O PMDB é um partido grande em todos os estados. É um partido que tem três vezes mais deputados do que o Democratas, por exemplo. Não vou fazer nenhuma crítica ao PMDB. Somos parceiros aqui na Bahia. Temos uma relação estreita de ação política aqui no estado…”, afirmou o democrata.

Rui Costa atende professores e anuncia concurso com 3,4 mil vagas

15 de ago de 2017 às 10:20 | em: Bahia,Educação

Foto: Carol Garcia | GOV-BA

Os concursos para os educadores e o aumento de carga horária têm o objetivo de suprir a vacância deixada pelo grande volume de aposentadorias e garantir a prestação dos serviços da rede pública de ensino, composta por 1.297 unidades escolares. Em reunião com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Bahia (APLB), nesta segunda-feira (14), na Governadoria, o governador Rui Costa anunciou detalhes sobre concurso público para contratação de 2.796 professores e 664 coordenadores pedagógicos. As vagas do certame serão municipalizadas e distribuídas por 365 cidades baianas. O Governo do Estado também aumentou para 70% o percentual de gratificação por Condições Especiais de Trabalho (CET) de todos os diretores escolares da rede de ensino. Ainda como resultado da reunião com a APLB, o governador autorizou a ampliação da jornada de trabalho para aqueles educadores que trabalham 20h semanais e desejam passar para o regime de 40 horas, recebendo o dobro do salário. As 2.796 vagas abertas para professores do ensino médio e fundamental vão gerar um impacto de R$ 117,6 milhões, a partir de janeiro de 2018. As vagas serão para professores do magistério público com carga de 40 horas semanais. Já com as 664 vagas de coordenadores pedagógicos, o Governo terá uma despesa com custeio de R$ 29,4 milhões, no exercício 2018.

 

Carga horária

O Governo vai abrir processo para a ampliação de carga horária de 816 professores do ensino fundamental e médio. O acréscimo dos gastos com ampliação da carga horária será de 29,4 milhões no exercício de 2018. Os processos de aumento da carga horária devem ser solicitados individualmente pelos interessados e estarão condicionados à existência de vaga no quadro de magistério público estadual, além da observância dos critérios previstos no Estatuto do Magistério. Também foram abertas 262 vagas para aumento de carga horária de coordenadores pedagógicos. Eles vão sair de uma carga de 20 horas para 40 horas semanais. A medida teve entendimento favorável da Procuradoria Geral do Estado (PGE), em função de suprir a vacância de aposentados, exonerados e falecimentos.

Bolsa Permanência

A Bolsa de Estímulo à Permanência em Atividade de Classe é outra medida do Governo do Estado para garantir a boa prestação dos serviços da rede pública de ensino, em função da grande quantidade de aposentadorias de educadores. Em dezembro de 2016, a administração estadual abriu três mil vagas da bolsa para professores que já possuem os requisitos para aposentaria, mas que desejam permanecer em atividade. Aqueles que optarem pela bolsa e decidirem continuar lecionando recebem valores entre R$ 800 e R$ 1,6 mil, dependendo se a carga horária é de 20 ou 40 horas.