Bahia

Lava Jato: Mário Negromonte vira réu por corrupção passiva e é afastado do TCM Bahia

22 de fev de 2018 às 09:53 | em: Bahia,Política

Foto: Ilustração

O ex-ministro das Cidades Mário Negromonte (PP) foi afastado do cargo de conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), nesta quarta-feira (21), após ter se tornado réu por corrupção passiva. A denúncia contra ele, apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em setembro passado, foi aceita nesta quarta pela Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) por unanimidade. Em nota, o presidente em exercício do TCM, Fernando Vita, informou que o órgão “aguarda a comunicação oficial sobre a decisão da Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça para implementação das medidas que foram determinadas”. O conselheiro não participou da sessão desta quarta. Segundo a acusação, apresentada em setembro do ano passado, Negromonte acertou propina de R$ 25 milhões para beneficiar empresas do setor de rastreamento de veículos. A denúncia, feita ainda na gestão do ex-procurador-geral Rodrigo Janot, teve como base a delação premiada do doleiro Alberto Youssef. Além de conselheiro, também viraram réus os empresários Flávio Henrique Sakai, Sérgio Augusto de Almeida Braga e Messias da Silva, todos relacionados ao Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças). Eles teriam oferecido o dinheiro ao ex-ministro em troca do apoio dele para implementar o sistema integrado de monitoramento e registro automático de veículos, atendendo a interesses de empresas.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Foguete russo? Pedaço de objeto que caiu do céu é encontrado na Bahia

21 de fev de 2018 às 18:16 | em: Bahia

Foto: Reprodução

Moradores de Monte Gordo, distrito do município de Camaçari, na região metropolitana de Salvador, contaram que escutaram uma explosão e que, logo depois, encontraram um objeto que teria caído do céu na noite de terça-feira (20). A estrutura, que parece de ferro, tem cerca de 2,9 kg e 15 cm. A situação ocorreu no momento em que outras pessoas também relataram ter visto um clarão no céu na capital e outras cidades baianas.  O objeto foi encontrado em uma área de vegetação que fica no entorno de uma loja de materiais de construção. Há um pequeno buraco no local da suposta queda.

Foto: Reprodução

Dono de um terreno em Monte Gordo, Edinei da Silva Almeida diz que estava queimando uma área de vegetação quando ouviu a explosão. Depois, encontrou o objeto no terreno vizinho. “Eu não vi clarão no céu, porque eu pedi força a Deus e fechei os olhos”. Almeida detalhou a situação. “A peça não caiu onde eu estava queimando. A peça caiu em uma distância de 400 metros no terreno vizinho. Foi muito preocupante e eu estava muito próximo. Pedi ajuda aos vizinhos pra entender o que tinha acontecido e começamos a procurar. A gente seguiu na direção da explosão e achou essa peça”, contou.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

“O preço da gasolina no Brasil só aumenta por causa das importações”, diz Elisângela Araújo

21 de fev de 2018 às 16:28 | em: Bahia

Foto: Ilustração

Nesta terça-feira (20), ocorreu uma paralisação na Refinaria Landulpho Alves (RLAM), na Bahia, que é a segunda maior refinaria do país, que foi ameaçada de ser fechada. Segundo a diretora da CUT Nacional, Elisângela Araújo, o desmonte começou pela principal unidade de refino, a unidade 32. Ainda segundo ela, na semana do dia da greve geral, os trabalhadores somaram-se nas lutas e ontem realizaram uma paralisação. O objetivo da ação é impedir o fechamento da unidade de produção e a continuidade dos postos de trabalho. Essa é a primeira refinaria nacional do país, criada em 1950. A (RLAM) tem capacidade para processar 323 mil barris diários de petróleo. Os principais produtos da refinaria são diesel, gasolina, querosene de aviação (QAV), asfalto, nafta química e gases petroquímicos, entre outros.

Gasolina só aumenta

A conta do GOLPE | O preço da gasolina no Brasil SÓ AUMENTA..e dentre os motivos está as importações de gasolina que dispararam.No dia 20/02, teve luta na Refinaria Landulpho Alves (RLAM),na Bahia, segunda maior refinaria do país, ameaçada de ser fechada. O desmonte começou pela principal unidade de refino, a unidade 32.Na semana do dia da GREVE GERAL, os trabalhadores somaram-se nas lutas e ontem realizaram uma paralisação. O objetivo da ação é impedir o fechamento da unidade de produção e a continuidade dos postos de trabalho.Com base em informações do Ministério de Minas e Energia, cinco refinarias da Petrobras operam com utilização da capacidade inferior a 75%.Essa é a primeira refinaria nacional do país, criada em 1950. A RLAM tem capacidade para processar 323 mil barris diários de petróleo. Os principais produtos da refinaria são diesel, gasolina, querosene de aviação (QAV), asfalto, nafta química e gases petroquímicos, entre outros.Vídeo: FUP

Posted by Elisângela Araújo on Wednesday, February 21, 2018

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Fetraf Bahia participa do Primeiro encontro da Agricultura Familiar em Maragogipe

21 de fev de 2018 às 16:00 | em: Bahia

Foto: Divulgação

Na manhã desta quarta-feira (21), aconteceu o Primeiro Evento da Agricultura Familiar em Maragogipe. O evento contou com a presença da prefeita da cidade e do Coordenador de Agroindustria da CAR ,Vanderlei. Também estavam presentes os vereadores Roque e Luisinho, que fazem parte da Liderança de associações e cooperativas da região. Representando a Fetraf Bahia, estava o coordenador estadual do sindicato dos agricultores familiares, Rosival Leite. Ao site A Voz do Campo, ele afirmou que encontros como estes são necessários para a construção de uma agricultura familiar forte. “Reafirmo que juntos somos capazes de construir um caminho justo e com melhor qualidade de vida para o homem do campo, à assinatura dessa ordem de serviço trará benefícios e renda para famílias dos agricultores familiares dessa região”, disse Leite.

Galeria de fotos
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Bruno Reis e José Ronaldo podem ser plano B do DEM na disputa pela Bahia

21 de fev de 2018 às 14:41 | em: Bahia,Eleições 2018

Foto: Reprodução / Facebook

O DEM começou a discutir um “plano B” para as eleições ao governo da Bahia, de acordo com o jornal Estadão. Nome mais forte do partido para a disputa, o atual prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto, o ACM Neto, sinalizou que pode não concorrer e, por isso, a legenda e o próprio chefe do Executivo municipal passaram a articular nomes alternativos. Uma das opções pensadas é o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (DEM). Outra alternativa é lançar como candidato a governador o atual vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis (MDB). Ainda de acordo com o Estadão, aliados de Neto dizem que ele teme deixar a prefeitura de Salvador, onde tem uma gestão com mais de 70% de aprovação, e não conseguir se eleger governador. Caso decida disputar o Executivo estadual, ele terá de se desincompatibilizar do cargo em 7 de abril e enfrentará Rui Costa, um dos quatro governadores do PT que tentarão reeleição em outubro, tendo a seu favor o peso da máquina governamental e, no caso de Costa, uma gestão aprovada por 65% da população.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Foguete russo pode ter provocado ‘clarão’ em Salvador; agência previu queda de fragmentos

21 de fev de 2018 às 11:58 | em: Bahia

Foto: Reprodução

Um foguete russo pode ter provocado o clarão que foi visto no céu de Salvador na noite desta terça-feira (20). Na última sexta-feira (16), o site Mistérios do Espaço divulgou que a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) previu a queda de destroços para aquela noite. O foguete foi lançado esta semana na Rússia e deveria levar mantimentos para a Estação Espacial Internacional. Porém, caso voltasse à Terra por algum motivo, sua rota previa que pedaços cairiam exatamente sobre o Brasil. De acordo com o site, a possibilidade foi calculada pelo especialista Joseph Remis. A página “Mistérios do Espaço” é a maior de Astronomia do país e foi criada por um jovem de 17 anos de Conceição do Coité, na Bahia.

Relembre

“Clarão no céu” chama a atenção de moradores de Salvado; assista

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Pesquisa aponta alto risco de desertificação na Bahia e preocupa cientistas

21 de fev de 2018 às 11:51 | em: Bahia

Foto: Reprodução

Pesquisa desenvolvida na Unicamp revela que o Estado da Bahia vem apresentando aumento no índice de aridez e diminuição de chuvas. Os estudos indicam que a tendência é que a situação se agrave nos próximos 30 anos, provocando um aumento das áreas com risco de desertificação na região. As conclusões são da tese de doutorado “Áreas de risco de desertificação: cenários atuais e futuros, frente às mudanças climáticas”, defendida por Camila da Silva Dourado na Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) da Unicamp. A desertificação é a degradação de terras nas zonas áridas, semiáridas e subúmidas a secas, como resultado das variações climáticas e ações antrópicas, ou seja, as alterações causadas pelo ser humano no ambiente. Este fenômeno transforma terras férteis e agricultáveis em terras improdutivas, causa impactos ambientais como a destruição da biodiversidade, diminuição da disponibilidade de recursos hídricos e provoca a perda física e química dos solos. Neste caso, a pesquisa aponta que as mesorregiões que mais expandiram as áreas com risco de aridez são os maiores polos agrícolas baianos. “Ainda é necessária uma análise mais aprofundada sobre a desertificação nessas áreas, mas os dados mostram que esses polos agrícolas observados passaram a ser considerados como áreas de alto risco”, explica Camila. O trabalho foi realizado sob orientação de Stanley Robson de Medeiros Oliveira, pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária e coorientação de Ana Maria Heuminski de Avila, pesquisadora do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura). Os autores alertam para a necessidade de se adotar medidas preventivas agora para que as previsões não se consolidem. Leia o artigo completo aqui.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Congresso aprova auxílio financeiro de R$186 milhões aos municípios baianos

21 de fev de 2018 às 08:00 | em: Bahia

Foto: Reprodução

Em sessão conjunta, o Congresso Nacional aprovou nesta terça-feira (20) o Auxílio Financeiro aos Municípios (AFM) no valor de R$ 2 bilhões. O crédito tem por objetivo viabilizar o determinado na Medida Provisória (MP) 815/2017, que autoriza a União a transferir ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM), no exercício de 2018, recursos destinados à superação de dificuldades financeiras emergenciais. Do montante previsto na MP, convertida no  Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN), será repassado aos municípios da Bahia R$186 milhões. A votação no Congresso foi acompanhada em Brasília pelo presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro, que ressaltou a expectativa dos gestores em usar o recurso para driblar a crise nos municípios. “Sentimos o fato deste apoio não ter chegado antes. Desde 2017 – um ano que foi dificílimo para os municípios – tínhamos a promessa desse recurso para ajudar a fechar as contas de final de ano, mas só agora se concretizou. É tardio, mas ajudará as administrações municipais a regularizarem algumas demandas em atraso”, explicou Eures Ribeiro ao destacar que o Movimento Municipalista continuará mobilizado por mais recursos para os 417 municípios baianos.

Foto: Reprodução

Promessa não cumprido

O aporte financeiro é uma reivindicação dos prefeitos iniciada com mobilizações na Bahia, seguidas por movimentos estaduais e um grande protesto dos municípios em Brasília, no mês de novembro. A proposta inicial era que o apoio financeiro cobrisse os custos com décimo terceiro de servidores e pagamento a fornecedores ao final do exercício de 2017. A promessa de repasse feita pelo governo federal perdurou até o último dia útil do ano, quando o presidente Temer emitiu decreto para efetuar o repasse somente no ano seguinte, vinculando a aplicação em saúde e educação. A atitude decepcionou os prefeitos brasileiros e prejudicou as prefeituras no cumprimento dos índices previstos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

“Clarão no céu” chama a atenção de moradores de Salvado; assista

21 de fev de 2018 às 07:57 | em: Bahia

Foto: Reprodução

Um forte clarão chamou a atenção de moradores da orla de Salvador na noite desta terça-feira, 20. A luminosidade, que surgiu no céu por volta das 22h30, deixou muitas pessoas assustadas e diversos relatos se espalharam rapidamente pelas redes sociais.  Segundo os internautas, foi possível avistar uma “bola de luz” caindo no mar da região da Pituba. O clarão também teria sido visto em outros bairros da Grande Salvador e cidades do interior, como Feira de Santana e Itaberaba. Relatos também citam um meteoro, mas ainda não há detalhes sobre o que teria causado o suposto fenômeno.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Programa ‘Partiu Estágio’ abre 2.702 vagas nesta quarta; inscrições vão até 12 de março

20 de fev de 2018 às 17:22 | em: Bahia,Emprego

Foto: Ilustração

Serão abertas 2.702 vagas para o Partiu Estágio nesta quarta-feira (21). As inscrições poderão ser feitas até o dia 12 de março através do www.programaestagio.saeb.ba.gov.br. “O programa é aberto a estudantes de qualquer universidade, seja pública ou privada. São diversas áreas, de engenharia à saúde. Com o Partiu Estágio, nós unificamos a forma de seleção no Estado, com uma inscrição centralizada e dando prioridade a quem mais precisa. Com transparência absoluta, os jovens são selecionados a partir de critérios técnicos”, declarou o governador Rui Costa (PT) durante o “#PapoCorreria”, transmissão ao vivo no Facebook, nesta terça (20). Todos os universitários residentes na Bahia e regularmente matriculados em cursos presenciais de instituições estaduais, federais e privadas com sede no Estado podem se inscrever no programa. Como requisito, o estudante deve ter a idade mínima de 16 anos e ter concluído pelo menos 50% do curso de formação. No primeiro ano, o programa contratou cinco mil jovens no serviço público estadual. Para saber mais informações, os interessados devem acessar o edital do programa, disponível para consulta no site da Secretaria da Administração (Saeb).

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Secretaria de Educação do Estado abre processo seletivo com quase 700 vagas para porteiros

20 de fev de 2018 às 08:25 | em: Bahia,Emprego

Foto: Divulgação

Foi publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia, nesta sexta-feira (16), o edital do processo seletivo para contratação de 691 porteiros. Para concorrer a uma das vagas temporárias em Regime Especial de Direito Administrativo (REDA), o candidato deverá ter formação de nível médio incompleto. As inscrições serão realizadas gratuitamente, via internet, no período de 23 de fevereiro a 2 de março, através do site www.selecao.ba.gov.br. O Processo Seletivo Simplificado será constituído de uma única etapa, avaliação curricular, de caráter eliminatório e classificatório. A avaliação curricular será realizada pela comissão no período de 13 a 27 de março, através das informações prestadas por meio da ficha de inscrição, preenchida eletronicamente por meio do site www.selecao.ba.gov.br e dos documentos apresentados conforme edital de convocação a ser publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia e disponibilizado no site da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.  O prazo do Processo Seletivo Simplificado é de até 24 meses, com possibilidade de renovação por igual período. A remuneração total é de R$ 1.283,91, para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais. As vagas ofertadas serão distribuídas por Núcleo Territorial de Educação. Após a homologação do resultado final do Processo Seletivo Simplificado, os candidatos aprovados serão convocados conforme distribuição de vagas por meio de edital de convocação.

Confira o edital completo aqui.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Mulher é esfaqueada pelo ex-marido na porta de casa no norte da Bahia

20 de fev de 2018 às 08:15 | em: Bahia

Foto: Ilustração

Uma mulher de 34 anos foi esfaqueada na perna pelo ex-marido, na porta de casa, na cidade de Sobradinho, norte da Bahia. O crime ocorreu na noite de domingo (18). O suspeito fugiu e ainda não foi preso até esta terça-feira (20), de acordo com a Polícia Civil. O crime aconteceu na Rua 3, na Vila São Joaquim. A vítima foi surpreendida pelo homem no local quando foi agredida. Não há registros de outras ocorrências envolvendo o casal. A polícia não informou a motivação do crime.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Prefeitura de Pindobaçu abre concurso com 200 vagas para todos os níveis

20 de fev de 2018 às 08:01 | em: Bahia,Emprego

Foto: Ilustração

A prefeitura de Pindobaçu (BA), município localizado na região norte da Bahia, está com inscrições abertas para concurso com 200 vagas para níveis fundamental, médio e superior. Os interessados devem fazer inscrições até o dia 2 de março. As remunerações são de até R$ 1.500, com carga horária de 20h a 40h por semana.  As inscrições devem ser realizadas por meio do site AQUI. As taxas variam de R$ 57 a R$ 107, de acordo com o cargo escolhido. O processo seletivo será conduzido pela empresa Consultte Projetos e Assessoria. Há oportunidades para os cargos de auxiliar de serviços gerais, motorista, cadastrador de campo, digitador, orientador social, visitador, auxiliar de professor de creche e infantil, professor nas áreas de educação infantil creche, educação infantil, ensino fundamental, ciências da natureza, matemática, inglês, educação física, história, geografia e língua portuguesa, advogado, assistente social, psicólogo e supervisor. As provas serão realizadas no município de Pindobaçu, em data, horário e local a serem posteriormente divulgados pelo executivo municipal. O concurso tem validade de dois anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

FBF declara Bahia como vencedor do clássico Ba-Vi e dá resultado de 3 a 0 para tricolor

19 de fev de 2018 às 17:23 | em: Bahia,Futebol

Foto: Ilustração

O Ba-Vi do último domingo (18), depois de muita confusão e expulsões, enfim teve um resultado. A Federação Bahiana de Futebol declarou na tarde desta segunda-feira (19) que o Bahia foi o vencedor da partida, válida pela sexta rodada do estadual. Quando o placar marcava 1 a 1, o Rubro-Negro teve cinco jogadores retirados do jogo com cartão vermelho e a partida acabou encerrada pela insuficiência de jogadores do Leão.. Com base no Regulamento Geral de Competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a FBF deu o placar de 3 a 0 para o Tricolor, que agora assume o segundo lugar do certame, com onze pontos conquistados. A equipe de Guto Ferreira volta a jogar pelo Baianão no próximo domingo (25), contra o Atlântico, na Arena Fonte Nova. O Vitória, por sua vez, permanece com dez pontos, fica na terceira posição e volta a jogar pelo estadual contra o Jacuipense, nesta quarta-feira (21), em Riachão do Jacuípe.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Juazeirense vence e mantém a liderança no Baianão; Jacuipense ganha seu 1° jogo

19 de fev de 2018 às 08:37 | em: Bahia,Futebol

Foto: Divulgação/ Juazeirense

A Juazeirense segue na liderança isolada do Campeonato Baiano. O Cancão de Fogo venceu o Jequié por 2 a 1, neste domingo (18), no Estádio Adauto Moraes, pela sexta rodada do estadual. Com os três pontos, a equipe de Juazeiro chegou aos 16. O Jequié segue na quarta colocação com dez. O outro jogo do Baianão do domingo, foi entre Jacuipense e Fluminense de Feira, na Arena Valfredão, em Riachão de Jacuípe. A partida valeu pela primeira rodada do estadual. O Leão do Sisal bateu o Touro do Sertão por 1 a 0. A equipe de Riachão do Jacuípe é a oitava colocada com quatro. O Tricolor de Feira é o terceiro com dez. Na quarta-feira (21), às 21h45, o Jacuipense recebe o Vitória, novamente no Valfredão, para encerrar a quinta rodada do campeonato. No mesmo dia, mas às 20h30, o Flu de Feira e o Bahia de Feira fazem o clássico feirense, no Joia da Princesa, pela sexta rodada. Já a Juazeirense volta a campo somente no próximo domingo (25), para visitar o Touro Sertão, no Joia da Princesa, em Feira de Santana, às 16h, pela sétima rodada do Baianão. No mesmo dia e horário o Jequié recebe o Vitória no Waldomirão, pela mesma jornada do certame.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

BaVi da vergonha: Clássico baiano termina com briga e nove expulsões

18 de fev de 2018 às 18:10 | em: Bahia,Futebol

Foto: Reprodução

O clima quente dento de campo foi a tônica do clássico entre Vitória e Bahia desde os primeiros minutos. Em uma partida muito brigada e encerrada com nove expulsões, o resultado era de 1 a 1 e a decisão final deve ser definida no tribunal. O momento capital do jogo, porém, não foi nenhum lance de efeito ou um belo tento. Após o gol de empate do Bahia, teve início uma verdadeira confusão generalizada promovida pela comemoração de Vinícius dançando. Ao todo, sete atletas acabaram expulsos por conta da briga e mais dois posteriormente. Dentro de campo, o Bahia começou melhor apostando na marcação alta. Depois de um período mais equilibrado, o Vitória abriu o placar aos 33 minutos. O lance mais perigoso do visitante no primeiro tempo foi o gol perdido por Edigar Junio, que isolou sozinho a bola dentro da área. No segundo tempo, os comandados de Guto Ferreira empataram logo no início, de pênalti, deram início a uma confusão e o jogo acabou com nove jogadores expulsos. A confusão não deu trégua após as expulsões. A partida continuou violenta e com as expulsões de Uillian Correia e Bruno Bispo, o jogo foi encerrado por falta de quórum. A decisão sobre o resultado final da partida será definido no tribunal, mas existe a possibilidade do Bahia sair como vitorioso, já que o Vitória teve o maior número de atletas expulsos que culminaram no fim da partida.  Confira:

 

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Acompanhe o Bahia vs. Vitória ao vivo; clique aqui

18 de fev de 2018 às 16:18 | em: Bahia,Futebol

Primeiro BaVi é o assunto na Bahia nesta final de semana; jogo começa em instantes

18 de fev de 2018 às 16:08 | em: Bahia,Futebol

Foto: Ilustração

O primeiro clássico Ba-Vi da temporada acontece neste domingo (17), às 16h, no Barradão, em jogo válido pela sexta rodada do Campeonato Baiano. A última vez que o Vitória perdeu para o Bahia no Barradão foi em 2011, pelo placar de 2 a 1. Depois, mais nove jogos foram disputados desde 2012. O jogo promete ser bastante disputado e toda a Bahia está de olho no jogo.

FICHA TÉCNICA
Vitória x Bahia
Campeonato Baiano – 6ª rodada
Local: Barradão, em Salvador
Data: 18/02/2018 (domingo)
Horário: 16h
Árbitro: Jaílson Macedo Freitas (CBF/BA)
Assistentes: Elicarlos Franco de Oliveira (CBF/BA) e Jucimar dos Santos Dias (CBF/BA)

Vitória: Fernando Miguel, José Welison, Kanu, Bruno Bispo e Bryan; Uillian Correia, Lucas Marques, Yago e Rhayner; Neílton e André Lima. Técnico: Vagner Mancini.

Bahia: Douglas; Nino Paraíba, Lucas Fonseca, Tiago e Mena; Gregore, Zé Rafael e Vinícius; Elber, Kayke e Edigar Junio. Técnico: Guto Ferreira.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Rui Costa é o governador que mais cumpriu promessas no Brasil, diz levantamento

18 de fev de 2018 às 09:19 | em: Bahia,Política

Foto: Reprodução

Rui Costa é o governador que mais cumpriu metas de gestão entre os anos de 2015 e 2017. A informação foi divulgada pelo portal G1 e foi confirmada através de um acordo com levantamento nacional. O balanço aponta que em três anos, o governador executou 68 medidas, total ou parcialmente, o que corresponde a 59,13% do total prometido na campanha eleitoral de 2014. A base do levantamento feito foi o programa de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e entrevistas e debates. O desempenho de Rui o coloca à frente de todos os outros governadores quando analisada as promessas totalmente cumpridas. Com 47 ações totalmente executadas, Rui está à frente dos governadores de São Paulo (34 promessas cumpridas), Goiás (26), Maranhão (22) e Piauí (21). A média nacional de execução total das promessas, ainda de acordo com o portal G1, é de 32%.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

José Ronaldo diz que trabalha com ACM Neto a governador e seu próprio nome ao Senado

18 de fev de 2018 às 09:10 | em: Bahia,Eleições 2018

Foto: Reprodução

O prefeito de Feira de Santana José Ronaldo, quando questionado sobre quem será o candidato a governador das oposições em outubro deste ano, disse que trabalha com ACM Neto candidato a governador e o seu próprio nome ao Senado Federal. “Tem juventude, tem vida e tem partidos. Eu quero que ele seja candidato a governador. Não será se não quiser”, declarou José Ronaldo.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

José Ronaldo: “Nós não temos medo de enfrentar o governador da Bahia”

16 de fev de 2018 às 08:53 | em: Bahia,Eleições 2018,Política

Foto: Reprodução

A coletiva de imprensa concedida ontem pelo prefeito José Ronaldo (DEM), que tinha por objetivo anunciar o pagamento da última parcela de empréstimo junto a instituição financeira internacional para a construção de cinco viadutos em Feira de Santana, acabou sendo um encontro para tratar de seu futuro político. Questionado se deixará a Prefeitura, disse que pode ou não. “Se for da vontade de Deus, não tenho nenhum receio de enfrentar”, declarou José Ronaldo. Sobre a disputa contra Rui Costa, afirmou que o seu grupo não tem medo de enfrentar o governador da Bahia.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

ACM Neto pode desistir de disputar governo da Bahia

16 de fev de 2018 às 08:52 | em: Bahia,Eleições 2018,Política

Foto: Reprodução

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), considera com mais força a possibilidade de não deixar a prefeitura para disputar o governo do Estado. Segundo o Estadão, se perder para o governador Rui Costa, que vai à reeleição, ACM Neto ficaria sem mandato até 2022, tempo demais longe do eleitor para quem depende de votos. A legislação eleitoral o impede de tentar voltar à prefeitura em 2020, porque isso seria considerado um terceiro mandato consecutivo.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Entre Rios: Concurso público selecionará pessoas de nível fundamental a superior

16 de fev de 2018 às 07:49 | em: Bahia,Emprego

Foto: Ilustração

A prefeitura de Entre Rios abriu inscrições para um concurso público que irá selecionar pessoas de nível fundamental, médio e superior para, ao todo, 150 vagas. A seleção será para contratação imediata e formação de cadastro reserva. Os interessados devem fazer as inscrições no site da Planejar Concursos até o dia 19 de fevereiro e pagar a taxa de participação que varia conforme o nível de capacitação do candidato, de R$ 50 a R$ 90. Entre o quadro de vagas, a seleção selecionará pessoas com nível fundamental para os cargos de auxiliar administrativo (15), auxiliar de cozinha (5), auxiliar de higiene (5), auxiliar de Serviços Gerais (30), coveiro (2), motorista de veículos leves (4), motorista II (4), operador de máquinas (2) e porteiro (2); para nível médio/técnico são de agente de fiscalização ambiental (2), assistente administrativo (10), assistente itinerante (4), auxiliar administrativo PSF, condutor de Veículo escolar (2), fiscais de obras e postura (2) e de tributos (3), guarda municipal, técnicos em alimentação, biblioteca (2), contabilidade (3), enfermagem, enfermagem PSF, equipamento, infraestrutura, laboratório – análises clínicas (1), multimeios didáticos (2); orientação escolar, radiologia (1) e em tradução e interpretação libras e/ou braile (4). Já as vagas para nível superior são para os cargos de advogado (2), analista sanitarista e ambiental (1), analista urbanístico e ambiental (1), assistente social (2), bioquímico (1), coordenador pedagógico (5), enfermeiro (4), enfermeiro PSF(1), engenheiros ambiental (1) e civil (1), farmacêutico (1), fisioterapeuta (1), fonoaudiólogo escolar (1), médicos nas especialidades de anestesista (1), cardiologista (1), cirurgião letivo (1), dermatologista (1), ginecologista (1), Obstetrícia (2), Oftalmologista (1), pneumologista (1), psiquiatria (1), plantonista (7) e PSF (2), nutricionista (1), nutricionista escolar (1), dentista PSF (1), psicólogo escolar (1) e psicopedagogo. O processo seletivo engloba uma prova objetiva, prevista para acontecer no dia 11 de março, e prova de títulos. Os aprovados atuarão em jornadas de trabalho de 20h a 40h semanais, com salários que vão de R$ 800 a R$ 6.600.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Mulher é enterrada viva na Bahia e corpo é achado revirado dentro de caixão

15 de fev de 2018 às 20:37 | em: Bahia

Foto: Reprodução

A família de uma mulher de 37 anos que ficou enterrada por mais de dez dias, na cidade de Riachão das Neves, no oeste da Bahia, acredita que ela tenha sido sepultada ainda com vida, após um erro médico. Os familiares de Rosângela Almeida dos Santos dizem que o corpo dela foi encontrado revirado no túmulo, com ferimentos nas mãos e testa, como se tivesse tentado sair do caixão após o sepultamento. “Até aqueles preguinhos que estavam em cima estavam soltos. A mãozinha tava ferida, como quem estava arrumando assim… arrumando o caixão para sair”, disse Germana de Almeida, mãe de Rosângela.

Foto: Reprodução

O túmulo foi violado pela família após moradores de casas vizinhas ao cemitério municipal onde a mulher foi enterrada ouvirem gritos vindos do túmulo. A família diz que o corpo da mulher ainda estava quente. A situação ocorreu na última sexta-feira (9), mas a mulher havia sido enterrada no dia 29 de janeiro. Rosângela estava internada no Hospital do Oeste, em Barreiras, e teve a morte atestada no dia 28. A certidão de óbito aponta um quadro de choque séptico como causa do falecimento. A situação está sob investigação da Polícia Civil de Riachão das Neves. Em nota, a assessoria do Hospital do Oeste informou que está à disposião dos familiares da vítima e autoridades para prestar todas as informações necessárias.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Polícia recupera R$ 1,4 milhão pagos em resgate de ex-prefeito de Valença

15 de fev de 2018 às 20:33 | em: Bahia,Policia

Foto: Reprodução

Um total de US$ 451 mil dólares foi recuperado pela polícia civil baiana com quatro homens envolvidos no sequestro do ex-prefeito de Valença e empresário Ramiro José Campêlo de Queiroz.  O dinheiro foi apreendido em operação realizada em Caçapava, interior de São Paulo, na Quarta-feira de Cinzas (14). O valor, que ultrapassa a casa do R$ 1 milhão, foi pago pela família de Ramiro para a libertação da vítima que foi sequestrada no dia 18 de janeiro. O montante foi apreendido, segundo divulgou a Secretaria da Segurança Pública da Bahia, em uma churrascaria no km 19 da Rodovia Presidente Dutra, com quatro envolvidos no crime.

Foto: Reprodução

A operação também contou com informações da Superintendência de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública. Os baianos Márcio Reis dos Santos, conhecido como Bradock, e Geraldo Alves de Carvalho Neto, o pernambucano Carlos Eduardo Rabello e o mineiro André Luís Maciel Santos já estão presos na Delegacia Antissequestro da Polícia Civil de São Paulo, que também apoiou a operação. Segundo o delegado do Draco responsável pelas investigações, Cleandro Pimenta, embora a família não tenha aceitado a participação da polícia na negociação com a quadrilha, a Polícia Civil seguiu com as demais providências de polícia judiciária, chegando à identificação e prisão do grupo. O delegado permanece em São Paulo dando seguimento às buscas por mais integrantes da quadrilha. “Foi um trabalho conjunto, que graças aos esforços de todos os setores chegamos aos autores do crime”. O empresário e ex-prefeito de Valença foi libertado pelos sequestradores na manhã de segunda-feira (12), no Espírito Santo.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Prefeito é encontrado morto em casa com marca de tiro no sul da Bahia

15 de fev de 2018 às 09:53 | em: Bahia

Foto: Reprodução

O prefeito do município de Itapitanga, no sul da Bahia, foi encontrado morto em casa na manhã desta quinta-feira (15). De acordo com a delegacia local, Dernival Dias Ferreira (PSB) foi localizado já sem vida, por volta das 6h. Conforme o G1, informações preliminares obtidas pela polícia apontam que a vítima apresentava uma marca de tiro. A circunstância da morte ainda está sendo apurada. Até a publicação desta reportagem, o corpo do prefeito permanecia na residência aguardando a chegada de peritos do município de Itabuna, também no sul do estado. O G1 informou que tentou contato com a prefeitura local, mas não obteve sucesso. A página do executivo municipal em uma rede social amanheceu com o símbolo de luto. Nos comentários do post, mensagens de pesar. “Muito triste ! Que Deus conforte a família”, diz uma delas.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Levantamento aponta que foliões aprovam atuação das polícias no Carnaval

15 de fev de 2018 às 08:35 | em: Bahia,Eventos

Foto: Reprodução

A Ouvidoria da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) divulgo na terça-feira (13), último dia de Carnaval, o resultado da pesquisa realizada na festa entre os dias 9 e 13 de fevereiro, nos três circuitos da folia. Segundo a SSP, o levantamento mostra a aprovação do trabalho dos policias Militares, Civis, Bombeiros e Departamento de Polícia Técnica. De acordo com a secretaria, mais de 1600 pessoas foram entrevistadas e falaram sobre a sensação de segurança proporcionada pelas equipes nas ruas. Mais de 84% consideraram a atuação da Polícia Militar como ótima e boa. Já o Corpo de Bombeiros somou 97% de aprovação dos foliões. Segundo o ouvidor-geral, Edmundo Assemany, as pesquisas das policias Civil e Técnica, foram realizadas via telefone. “A Civil teve aprovação de 94% e o Departamento de Polícia Técnica foi 79% avaliada como boa e ótima”, ressaltou, acrescentando que o resultado da pesquisa é fruto do compromisso das quatro forças.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Polícia prende em SP quatro suspeitos de sequestrar ex-prefeito de Valença

15 de fev de 2018 às 08:18 | em: Bahia,Policia

Foto: Reprodução

Quatro suspeitos de participar do sequestro do ex-prefeito de Valença e empresário Ramiro Campelo, em janeiro deste ano, foram presos nesta quarta-feira (14) em uma churrascaria no Km 19 da rodovia Presidente Dutra, em Caçapava (SP). Campelo, que é dono das Lojas Guaibim, foi sequestrado no dia 18 de janeiro e encontrado no último dia 12. Foram presos Márcio Reis dos Santos, o Bradock, e Geraldo Alves de Carvalho Neto; o pernambucano Carlos Eduardo Rabello; e o mineiro André Luis Maciel Santos. Com eles foram encontrados valores resultantes do pagamento realizado pela família para a libertação da vítima. O valor será divulgado em breve, após conferência. A prisão foi executada pela Polícia Civil da Bahia com apoio da Delegacia Antissequestro da PC de São Paulo, para onde os membros da quadrilha foram encaminhados. De acordo com o delegado do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado Cleandro Pimenta, que assumiu as investigações, a Polícia Civil tomou providências de polícia judiciária, mesmo com a recusa da família em aceitar a participação da polícia na negociação com a quadrilha. Márcio e Geraldo tiveram mandado de prisão cumprido, enquanto Carlos e André foram encaminhados para a adoção das medidas cabíveis. A polícia prossegue com buscas em outros municípios paulistas para capturar o restante da quadrilha.

Relembre

Sequestradores libertam ex-prefeito de Valença após 25 dias

Ex-prefeito de Valença é sequestrado na Bahia; ele é dono das lojas Guaibim

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Adolescente é encontrado assassinado em Conceição do Jacuipe

14 de fev de 2018 às 09:12 | em: Bahia

Foto: Reprodução

A Polícia Civil de Conceição do Jacuípe investiga a morte de um adolescente de 16 anos encontrado morto na manhã desta terça-feira (13). Segundo o site Berimbau Notícias, a vítima foi identificada apenas pelo prenome Vítor e morava na Vila Real. O corpo foi encontrado no Loteamento Candeal, próximo a Fazenda de Amabília, no bairro do Baldez. O jovem apresentava ferimentos de disparos de arma de fogo na cabeça e foi avistado por populares em um pasto por volta das 8h. Ao Portal Berimbau Notícias, moradores disseram que ouviram tiros por volta das 5h. O corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Santo Amaro da Purificação.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Bandidos arrombam banco com armas de guerra na Bahia

14 de fev de 2018 às 08:51 | em: Bahia,Policia

Foto: Reprodução

Na madrugada de segunda-feira (12) uma agência bancária e um posto de atendimento foram no município de Macarani, a 630 km de Salvador. O ataque aconteceu por volta das 2h30 com os bandidos divididos em três carros. De acordo com os policiais, os homens estavam munidos com armas de guerra, se dividiram e explodiram terminais do Banco do Brasil e do posto de atendimento, diante do poderio bélico dos criminosos, a polícia nada pode fazer. Depois da ação, os criminosos fugiram pela estrada que liga Macarani a Itapetinga.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.