Bahia

Elisângela representou a CUT Nacional em reunião com Seinfra e Cerb para discutir políticas públicas de luz e água na Bahia

13 de dez de 2017 às 15:38 | em: Bahia

Foto: Divulgação

Elisângela Araújo reuniu-se com os gestores da Seinfra e Cerb na tarde desta terça-feira (12), em Salvador, em busca de políticas públicas de Luz e Água nos municípios da Bahia. A diretora executiva da CUT Nacional apresentou a pauta de reivindicação das comunidades, que hoje passam por dificuldades com a falta de energia e água.

Foto: Divulgação

“Agroindústrias da agricultura familiar, por exemplo, que precisam da energia para processar os produtos e alimentos estão sem funcionar devido à ausência de instalações”, disse ela. Segundo Elisângela, em alguns casos, também não há cisternas para armazenamento de água, como também meios para sua captação. A reunião é para que, de fato, as políticas públicas dos governos sejam executadas e as famílias possam ser beneficiados com os programas.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Vem ser Apoio! Matrículas abertas online; conheça um dos melhores colégios da Bahia

13 de dez de 2017 às 15:05 | em: Bahia,Educação

Clique aqui e conheça o site do Colégio Apoio.

O Colégio Apoio fica localizado na Av. Praia de Itapuã. s/n, quadra 23 – Vilas do Atlântico, Lauro de Freitas – BA, 42700-000 | Telefone: (71) 3379-0191.  O Colégio Apoio permite ao aluno ser sujeito de sua própria aprendizagem. Os princípios pedagógicos de ensino da escola são baseados na Teoria Sociointeracionista. Aqui, na interação com os projetos pedagógicos, as crianças têm oportunidade de aguçar seu senso crítico, estimulando criatividade e expressividade. No Colégio Apoio, os educandos são considerados seres pensantes, capazes de sentir, agir e interagir com o meio.

Galeria de fotos
  • Foto: Colégio Apoio
  • Foto: Colégio Apoio
  • Foto: Colégio Apoio
  • Foto: Colégio Apoio
  • Foto: Colégio Apoio

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Mulher morre após receber descarga elétrica enquanto estendia roupa em varal na Bahia

12 de dez de 2017 às 15:34 | em: Bahia

Foto: Ilustração

Uma mulher morreu após sofrer descarga elétrica enquanto estendia roupa, na cidade de Belo Campo, na tarde de domingo (10). De acordo com a Polícia Militar, a vítima pendurava as roupas quando o varal rompeu e tocou na fiação da bomba d’água. Ivete Ferraz, que não teve idade divulgada, morreu ainda no local. Segundo a PM, chovia no momento do incidente e a vítima estava com o corpo molhado. Uma criança que estava na residência também recebeu o choque elétrico, mas com menor intensidade. A PM não informou, no entanto, quantos anos ela tinha, para onde foi socorrida, nem se tinha parentesco com a vítima. Não há detalhes sobre o estado de saúde da criança. O corpo da mulher foi levado para Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Vitória da Conquista. Não há informações sobre sepultamento.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Policiais vão atrás de ‘cativeiro de pássaros’ e encontram 110 kg de maconha na Bahia

12 de dez de 2017 às 15:31 | em: Bahia

Foto: Reprodução

Uma carga com pouco mais de 110 quilos de maconha foi apreendida em Ilhéus, no litoral sul, nesta segunda-feira (11). Segundo a Polícia Civil, o flagrante ocorreu após uma denúncia anônima que falava de um suposto cativeiro de pássaros silvestres. Ao chegar no local, situado na Rua Napoleão Laureano, no bairro Alto do Teresópolis, os policiais encontraram diversos tabletes de maconha prensada que pesavam mais de 110 kg. Ainda segundo a Polícia, não havia ninguém no imóvel. “Esse flagrante mostra como as quadrilhas agem em diversos ramos ilegais. Sabemos que, infelizmente, com a chegada da alta estação o fluxo de drogas aumenta, pois o consumo cresce. Estamos atentos e trabalhando neste combate. A tropa está de parabéns”, ressaltou o comandante de Operações da PM, coronel Paulo Uzêda.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Plantação com cerca de 20 mil pés de maconha é encontrada em Jacobina

12 de dez de 2017 às 09:44 | em: Bahia

Foto: Reprodução

Na manhã desta segunda-feira (11), cerca de 20 mil pés de maconha foram localizados no município de Jacobina. Ronaldo Dias da Silva, 36 anos, dono do imóvel onde estava a plantação, foi preso em flagrante por equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Caatinga. Dentro de um dos cômodos da casa os militares encontraram um revólver calibre 38 e munições.

Foto: Reprodução

No quintal, foram localizados aproximadamente 20 mil pés de maconha, uma bomba de pulverização e equipamentos utilizados para o cultivo da planta.  Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP), um levantamento do Setor de Inteligência da Cipe Caatinga descobriu o local utilizado para o cultivo da erva, na região conhecida como Pau de Colher, zona rural de Jacobina.

Foto: Reprodução

Ronaldo e todo o material foram apresentados na Delegacia Territorial de Jacobina. O coronel Humberto Sturaro, comandante de Policiamento Especializado (CPE) da PM, afirmou que o objetivo, juntamente com a Polícia Civil, é chegar aos donos da plantação.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Jovem é preso suspeito de matar o pai por causa de briga por paternidade na Bahia

11 de dez de 2017 às 15:43 | em: Bahia

Foto: Ilutração

Um jovem de 22 anos foi preso suspeito de matar o pai por causa de uma briga para que a vítima assumisse a paterninade dele. Segundo a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), o caso aconteceu no dia 2 de dezembro, na cidade de Itapetinga, no sudoeste da Bahia. Ainda conforme a SSP, Gabriel de Souza Lima tinha mandado de prisão expedido e foi capturado na rodoviária da cidade, na madrugada deste domingo (10), após ter sido monitorado pela polícia por meio das redes sociais. De acordo com a Secretaria de segurança, Gabriel confessou ter matado Edetor Pires Vieira, 74 anos, por conta da briga para que ele assumisse a parternidade, durante depoimento na 21ª Coordenaria Regional de Polícia do Interior (Coorpin). Segundo infomrou a SSP, Gabriel disse, ainda, que há três anos descobriu ser filho de Edetor, que era conhecido como ‘Índio’ na região. No dia do crime, informou o suspeito à polícia, ele foi até a residência do pai para pedir que fosse reconhecido. Um discussão foi iniciada e Gabriel acabou empurrando o pai, que caiu no chão. Em seguida, Edetor teria ameaçado ele de morte. Foi, então, que o suspeito, conforme informou a polícia, pegou uma faca na cozinha e acertou a vítima por várias vezes. Gabriel será encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Submetralhadora de fabricação israelense é encontrada com traficantes em Salvador

11 de dez de 2017 às 11:12 | em: Bahia

Foto: Divulgação / SSP-BA

Uma submetralhadora foi encontrada em posse de traficantes de drogas do bairro do IAPI, em Salvador. A apreensão foi feita neste domingo (10), por policiais do Pelotão Especial Tático Ostensivo (Peto) da 37ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Liberdade). A arma, da marca Uzi, é de calibre 9mm, de uso exclusivo das Forças Armadas e da Polícia Federal. “Este é o reflexo do alto consumo  de drogas da nossa sociedade. O dinheiro financia a compra desses armamentos. Se não mudarmos esse cenário nacional, toda semana vamos apresentar apreensões semelhantes”, avaliou o coronel Valter Menezes, comandante de Policiamento na Região Integrada de Segurança Pública (Risp) Baía de Todos os Santos. Além da submetralhadora, os policiais apreenderam dois carregadores, munições de calibre 9mm, 13 trouxas de maconha, um caderno com anotações de vendas e um saco com pinos plásticos, que poderiam ser usados para embalar cocaína. Os cinco homens que portavam o material fugiram.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Fuzileiro naval é baleado durante festa em Antas; militar é de Fátima

11 de dez de 2017 às 09:55 | em: Bahia

Foto: Ilustração

Por volta das 09:45hs deste sábado (09) a Polícia Militar em Cícero Dantas foi informada que um homem tinha dado entrada na Emergência do Hospital Municipal Luis Eduardo Magalhães vítima de disparo de arma de fogo. Segundo a PM, os militares se dirigiram até a Unidade Hospitalar, onde mantiveram contato com a vítima, que se identificou como Lucas Gama Almeida, 25 anos. De acordo com Lucas, o fato aconteceu no final de uma festa ocorrida em Antas. Houve uma confusão, da qual ele alega não ter participado. Lucas foi atingido por uma “bala perdida”, sendo alvejado na panturrilha esquerda. O mesmo não soube informar quem teria efetuado os disparos. Atualmente Lucas que é morador de Fátima e integra as Fileiras da Marinha do Brasil, onde atua como Fuzileiro Naval, no 2º Distrito Naval, em Salvador. O militar que não teve a imagem divulgada foi medicado e passa bem.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

MP-BA denuncia ex-prefeito, vereadores de Remanso e empresário de Araci por desvios de R$ 10 milhões

08 de dez de 2017 às 09:55 | em: Araci,Bahia

Foto: Ilustração

Alvos da Operação “Carro Fantasma”, o ex-prefeito de Remanso, Celso Silva e Souza, e outras 16 pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) pelos crimes de peculato e fraude a licitação. Eles são acusados de desviar quase R$ 10 milhões do erário municipal por meio de emissões mensais de notas fiscais inidôneas e sublocação de veículos “fantasmas” – que não existiam ou não prestavam nenhum tipo de serviço público (lembre aqui).

Operação em Remanso | Foto: Leitor A Voz do Campo

Foram oferecidas três denúncias, sendo uma por fraude a licitações e prorrogação indevida de contratos; outra por crime de peculato (que consiste na subtração ou desvio, de dinheiro público ou de coisa móvel apreciável, por funcionário público) a núcleo do Poder Executivo; e, por fim, uma por crime de peculato ligado a núcleo do Poder Legislativo. Além do ex-prefeito de Remanso, foram denunciados Arismar Silva e Souza, ex-secretário de Administração e Finanças do Município; José Mário da Conceição, sócio-proprietário da JMC Construtora, Comércio e Serviço; Erasmo Paulo Fernandes Ribeiro, responsável pela empresa Consulte Licitação; Ulisses de Araújo Costa Assis, ex-pregoeiro da Prefeitura; Arão Dantas dos Santos e Nelson Senna de Carvalho Filho (Réus Colaboradores), ex-funcionários da JMC Construtora por crimes de fraude a licitações e prorrogação indevida de contratos.

Operação em Araci | Foto: Leitor A Voz do Campo

Também foram denunciados José Mário da Conceição, sócio-proprietário da JMC Construtora; Felipe Santos Costa, chefe do setor de Contabilidade da Prefeitura; o comerciante José Carlos Rodrigues da Silva; o ex-secretário de Esportes do Município Tomaz Neto Rodrigues da Silva, além do ex-prefeito Celso e Silva e seu irmão Arismar; e Arão Dantas e Nelson Senna pelos crimes de peculato ligado ao Núcleo do Poder Executivo. E os vereadores José Ailton Rodrigues da Silva, Renata Lemos Rosal do Valle, Cândido Francelino de Almeida, Mailto de Franca Brito, Domingo Sávio Ferreira de Castro, Cristiano José Moura Marques; e o ex-vereador Jorge Brito Alves, pelos crimes de peculato ligado ao Poder Legislativo. Segundo consta nas denúncias, por meio dos contratos celebrados com a JMC Construtora, os membros da organização criminosa desviaram dinheiro público em prol do ex-prefeito, secretários municipais, vereadores, servidores públicos municipais e empresários, dentre outros.

Relembre

Ex-prefeito e presidente da Câmara de Remanso e empresário de Araci são alvos de prisão preventiva

Araci amanheceu na mira de policiais federais com apoio de policiais militares

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Acidente envolvendo família da região sisaleira deixa 1 morto e 6 feridos na BR-116/Norte

08 de dez de 2017 às 09:40 | em: Acidentes,Bahia,Região Sisal

Foto: Reprodução

Uma pessoa morreu e seis ficaram feridas após um acidente envolvendo dois veículos, por volta das 17h desta quinta-feira (7), na BR-116 Norte, no bairro Novo Horizonte, em Feira de Santana. Segundo o inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), George Paim, houve uma colisão frontal entre o caminhão-baú de placa EJF-0105 (Licença de Feira de Santana) e o automóvel Celta de placa JOO-7905 com sete ocupantes todos da mesma família do município de Pé de Serra, onde o condutor do Celta, Reginaldo Lima de Souza, 33 anos, morreu no local.

Foto: Reprodução

Ficaram feridos: os irmãos Iago Rian Santos e Lívia Samille dos Santos, a mãe deles, filhos de Valdileide Santana dos Santos; Levi Lima dos Santos e o irmão Andrei Lima dos Santos, a mãe deles Valdirene dos Santos de Souza, esposa do condutor. Todos são da cidade de Pé de Serra, região sisaleira.

Foto: Reprodução

Não há informações sobre as idades das vítimas, mas quatro crianças estão entre os feridos. Eles foram socorridos por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) e Hospital Estadual da Criança (HEC). O motorista do caminhão não teve lesões.

 

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Pai e filho se esfaqueiam e morrem após briga na Bahia

08 de dez de 2017 às 09:30 | em: Bahia

Foto: Blog Ronaldo Leite News/Reprodução

Um homem de 58 anos e o filho dele, de 31 anos, morreram esfaqueados após uma briga entre os dois, no município de Inhambupe, localizado a cerca de 150 quilômetros de Salvador. O caso aconteceu por volta das 16h15 desta quinta-feira (7), no povoado de Araçatuba, na zona rural. A delegacia da cidade informou que a polícia foi acionada após receber a informação da briga entre duas pessoas na localidade. Quando chegaram ao local, os investigadores encontraram o pai, identificado como Afonso Leandro da Conceição Santos, já morto. Segundo a polícia, ele foi golpeado pelo filho, Edinaldo da Conceição Santos, na região do tórax e não resistiu aos ferimentos. Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi encaminhada ao local, mas já encontrou o homem sem vida. Na briga, Afonso também acabou atingindo o filho na região do tórax. Edinaldo chegou a ser socorrido pela ambulância e encaminhado para o Hospital Municipal de Inhambupe, mas também não resistiu, segundo informações da delegacia da cidade. A Polícia Civil informou que ainda não sabe o que motivou a briga entre os dois e que vai ouvir testemunhas para tentar esclarecer o caso.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Bandidos explodem agências bancárias na madrugada desta quinta-feira (07) em Jaguarari

07 de dez de 2017 às 09:14 | em: Bahia

Foto: Reprodução

Uma agência do Banco do Brasil e outra do Bradesco do distrito de Pilar, em Jaguarari, no Piemonte Norte do Itapicuru, foram atacadas na madrugada desta quinta-feira (7).  Também nesta quinta duas agências de Araci, foram explodidas (relembre). Segundo a Polícia Militar, as ações em Pilar ocorreram por volta das 1h20 e durou cerca de 30 minutos. Na agência do Banco do Brasil, os acusados explodiram os caixas eletrônicos e na do Bradesco, o cofre. Durante a ação, dois moradores foram feitos reféns. Eles foram libertados na fuga dos criminosos, já na altura do distrito de Carnaíba, em Juazeiro.Conforme o PM, o grupo ainda atirou contra a sede da Polícia e espalhou miguelitos (objetos cortantes) na estrada. Tiros e explosões foram ouvidos pelos moradores como mostra um vídeo abaixo. O volume de dinheiro que tem chegado devido ao fim de ano (13° salário, principalmente) e a condição econômica dos moradores, a maioria trabalhadores de uma mineradora, podem ter influenciado os ataques.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Acusado de estuprar e matar adolescente pega 22 anos de prisão na Bahia

05 de dez de 2017 às 16:02 | em: Bahia

Foto: Reprodução / TV Bahia

Um homem acusado de estuprar e matar uma adolescente, de 15 anos, foi condenado a 22 anos e seis meses de prisão em julgamento que terminou na madrugada desta terça-feira (5), em Teixeira de Freitas, extremo sul baiano. O crime contra Cassiane Lima ocorreu em 2014. Segundo o G1, o julgamento do acusado Ismael de Jesus Moraes, de 31 anos, durou em torno de 16 horas. Segundo a acusação, Moraes matou e escondeu o corpo da vítima em uma plantação de eucalipto perto da BR-101. O corpo da adolescente foi encontrado seis dias depois do desaparecimento, no Rio Itaitinga, próximo da plantação. Ismael já respondia por homicídio triplamente qualificado e ocultação de cadáver, no presídio de Teixeira de Freitas. A defesa do acusado disse que vai recorrer da decisão.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

PF deflagra operação contra desvios de recursos na educação em Salvador, Jequié e Jaguaquara

05 de dez de 2017 às 09:11 | em: Bahia

Foto: Reprodução

A Polícia Federal, em conjunto com o Ministério Público Federal e a Controladoria Geral da União deflagra nesta terça-feira (5) a Operação Melinoe, que visa combater crimes de desvio de recursos públicos destinados à área da educação. 58 Policiais Federais e 6 auditores da Controladoria Geral da União cumprem 23 mandados de condução coercitiva, 18 de busca e apreensão e 5 mandados de medidas cautelares nos municípios baianos de Jequié, Jaguaquara e Salvador. A operação decorre de uma investigação iniciada em 2016, na qual foi constatado que uma empresa contratada pela Prefeitura de Jequié desviava recursos por meio do suposto fornecimento de “terceirizados fantasmas”, contratados por indicação de uma ex-vereadora, e que deveriam atuar na Secretaria de Educação do Município. Dentre estes funcionários, havia dois sobrinhos dessa vereadora que sequer residiam na cidade. Constatou-se também que a referida empresa pagou salário a pelo menos 35 funcionários que nunca atuaram nas escolas para as quais foram, em tese, designados.  De acordo com levantamento realizado, entre 2013 a 2017 a empresa recebeu do município de Jequié o montante de R$63 milhões, sendo que deste total foi possível identificar até agora R$7 milhões correspondente à recursos federais, especificamente de Precatórios do Fundef recebido pelo Município. Estima-se um prejuízo aos cofres públicos de mais de R$ 1,5 milhão. Entre as medidas cautelares impostas, a Justiça Federal de Jequié determinou o afastamento das funções públicas dos investigados, bem como a proibição da empresa, ou seus sócios, de contratarem ou renovarem qualquer contrato com o Poder Público. Além disso, os envolvidos responderão pelos crimes de peculato, fraude à licitação, associação criminosa e falsidade ideológica.  O nome da operação significa, na mitologia grega, a deusa dos fantasmas.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Geddel e Lúcio são denunciados por lavagem de dinheiro e associação criminosa

05 de dez de 2017 às 08:41 | em: Bahia,Política

Foto: Reprodução

A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou denúncia nesta segunda-feira (4) contra o ex-ministro Geddel Vieira Lima e contra o deputado Lúcio Vieira Lima pelos crimes de lavagem de dinheiro e organização criminosa. A investigação é relacionada ao “bunker” de R$ 51 milhões encontrados em um apartamento de Salvador. Também foram denunciados a mãe de Geddel e Lúcio, Marluce Vieira Lima; o ex-assessor Job Ribeiro Brandão, que trabalhava no gabinete de Lúcio na Câmara; o ex-diretor da Defesa Civil de Salvador, Gustavo Ferraz; e sócio da empresa Cosbat, Luiz Fernando Costa Filho. O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF) é quem deve decidir se eles viram réus ou não.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Vitória se salva do rebaixamento e Bahia fica com vaga na Copa Sul-Americana

04 de dez de 2017 às 08:49 | em: Bahia,Futebol

Foto: Ilustração

Acabou! Após 38 rodadas, tricolores e rubro-negros encerram suas participações na Série A do Campeonato Brasileiro. No Barradão, em um jogo emocionante, Vitória e Flamengo tinham objetivos bem distintos para o duelo. Enquanto os baianos buscavam se manter na primeira divisão, os cariocas queriam carimbar uma vaga na Libertadores. E a partida no Barradão teve um final emocionante. Com um gol de pênalti de Diego aos 50 minutos do segundo tempo, o time comandado por Reinaldo Rueda venceu de virada por 2 a 1 na 38ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Vitória era rebaixado. Porém, coube à Chapecoense livrar o Leão da degola. O time catarinense venceu o Coritiba por 2 a 1 e rebaixou o time paranaense. O Vitória acabou o certame em décimo sexto, com 43 pontos. Já o Bahia não conseguiu carimbar a tão sonhada vaga na Libertadores 2018. O Tricolor de Aço ficou no empate em 1 a 1 com o São Paulo e, ao menos, garantiu sua presença na Copa Sul Americana do próximo ano. O time comandado por Paulo Cesar Carpegiani acabou a Série A, em 12º lugar, com 50 pontos.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Bombeiro indignado rouba “carro de bombeiros” e tenta jogar no Congresso Nacional em Brasília

03 de dez de 2017 às 13:49 | em: Bahia

Foto: Reprodução

Um sargento do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal de 44 anos foi preso, na madrugada deste domingo (3), após roubar uma viatura da corporação e seguir, em alta velocidade, em direção ao Congresso Nacional. O carro foi interceptado perto da Catedral de Brasília, no início da Esplanada dos Ministérios. Ninguém ficou ferido. No início da manhã, militares dos Bombeiros e da Polícia Militar informaram que o homem aparentava estar “em surto aparente”, e gritava que “não iria parar” no rádio comunicador do carro.  Até as 10h30, as forças de segurança do DF não comentavam essas duas informações. Até as 11h, a Polícia Civil confirmava apenas que o homem era do Corpo de Bombeiros e que, após a prisão, foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para “exame clínico”.

Foto: Reprodução

O carro foi retirado sem autorização de um quartel em Ceilância, e percorreu quase 30 quilômetros até chegar à Esplanada dos Ministérios. Segundo a PM, o bombeiro militar recusou várias ordens de parada, informadas pelo rádio do próprio veículo e por carros que acompanharam o trajeto.  Ainda de acordo com a PM, viaturas das duas corporações seguiram o carro roubado pela via Estrutural para “balizar” o trajeto e evitar acidentes, até que o carro parasse. Já na Esplanada, tiros foram disparados contra os pneus do veículo, até que ele não conseguisse mais continuar a fuga. O homem foi detido e encaminhado a outro quartel do Corpo de Bombeiros, onde recebeu voz de prisão. Até as 10h30, os dados desse suspeito e a motivação dele para o roubo do carro não tinham sido divulgadas por nenhum órgão ligado ao governo do DF.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Polícia prende dois suspeitos de fazerem parte da quadrilha que vinha realizando assaltos entre Gavião e Tanquinho

03 de dez de 2017 às 10:13 | em: Bahia

Foto: Divulgação

Policiais Militares de Capim Grosso conseguiram prender, na cidade de Gavião, dois indivíduos suspeitos de fazerem parte da quadrilha que andava aterrorizando as pessoas que trafegavam na BR-324, no trecho entre as cidades de Tanquinho e Capim Grosso. Vários casos de veículos roubados estavam sendo relatados pelas vítimas que ficavam em estado de choque devido à violência dos criminosos. O bando fez vítima na BA 416 trecho que liga a BR 324 a Valente, precisamente na região de Cabaça, dois casos nas proximidades do Distrito de Itatiaia, próximo a Riachão do Jacuípe e também a Tanquinho, cujos casos foram registrados a cerca de duas semanas. De acordo com a 91ª CIPM, os policiais militares de serviço na cidade de Gavião estavam fazendo rondas na noite de quinta-feira, 30, quando no posto de combustível da cidade observaram que os ocupantes de um veículo Toyota/Corolla branco, placa OKL-7700, estavam em atitude suspeita e ao consultar a placa foi verificado que o veículo apresentava restrição de roubo. De imediato procederam com a abordagem e encontraram um revólver calibre .38 de marca Rossi, municiado com 05 cartuchos, lacres e arames utilizados em emplacamento de veículos e dois pares de placas referentes a dois automóveis, dentro de uma mochila no interior do Corolla. Ao consultar as placas foi verificado que pertenciam a um Chevrolet/Celta e a um Toyota/Corolla , mas não apresentavam nenhuma restrição, contudo os detidos revelaram que planejavam roubar veículos com essas características e, na sequência, trocariam as placas originais pelas adulteradas. Ainda segundo a PM, os suspeitos também informaram que um Chevrolet/Celta já havia sido roubado e já estava em Feira de Santana aguardando a placa. Havia também entre os objetos encontrados no veículo a chave do quarto de um hotel, situado em Feira de Santana, sendo revelado pelos conduzidos que no quarto havia uma arma de fogo. Policiais da 91ª CIPM entraram em contato com policiais militares da 64ª CIPM / Feira de Santana, os quais encontraram no quarto do hotel um revólver, documentos de veículos, um notebook e celulares. Todos os envolvidos e os objetos foram apresentados na Delegacia de Polícia de Jacobina para as medidas cabíveis.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Otto Alencar afirma que Rui Costa dará surra de votos em ACM Neto em 2018

02 de dez de 2017 às 17:10 | em: Bahia

Foto: Tácio Moreira / Metropress

O Senador Otto Alencar (PSD) convocou o público presente ao ato de inauguração do Hospital Regional da Chapada, em Seabra, nesta sexta-feira (01), para dar uma “sova de votos” nos políticos que estão travando o empréstimo contraído pela Bahia junto ao Banco do Brasil. “É um cerco o que se fez ao governador Rui Costa. Porque quando eles não querem que o dinheiro do Banco do Brasil venha para a Chapada Diamantina, eles não prejudicam ao governador apenas. Estão prejudicando vocês. Essa resposta, vocês vão ter que dar, como eu vou dar, em 2018 com uma sova de votos a estes que não têm sentimento de baianidade, não têm brasilidade, não têm patriotismo”, criticou o senador durante seu discurso. Otto Alencar também aproveitou para alfinetar ACM Neto sobre eventual candidatura do democrata ao Palácio de Ondina: “Até hoje ninguém teve coragem de botar a cara na Bahia. Só vejo o governador como candidato até agora. Tem uma ameaça, mas essa ameaça vai terminar em aborto. Não vai ser candidato. Mas se botar a cara, nós vamos trabalhar para dar uma surra de votos”.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

José Ronaldo confirma conversa com Neto e admite: “Tenho vontade de ser senador”

02 de dez de 2017 às 09:24 | em: Bahia,Política

Foto: Ilustração

O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (DEM), admitiu em entrevista ao Metro1 que está conversando com o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), sobre ser candidato ao Senado na chapa do democrata. “Não vou negar. Tenho vontade. Tenho conversado com lideranças políticas, feito viagens aos finais de semana pela Bahia. Tenho ouvido palavras de estímulo dos meus companheiros e tenho até março para decidir. Existe sim essa possibilidade”, disse. Neste final de ano as afirmações de José Ronaldo como possível candidato a senador já são cada vez mais frequentes.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Rui Costa afirma não acreditar em pesquisas e desdenha: ‘Não estou preocupado’

02 de dez de 2017 às 09:22 | em: Bahia,Política

Foto: Reprodução

O governador Rui Costa afirmou nesta segunda-feira (27), que não acredita em pesquisas. “Eu não estou preocupado com pesquisas, primeiro que eu não acredito nelas, nunca acreditei e não gosto de comentar, independente de como eu estiver nesta ou naquela pesquisa”, afirmou. De acordo com o último levantamento do Instituto Paraná Pesquisas sobre o cenário da corrida pelo Governo do Estado, considerando a candidatura do prefeito de Salvador, ACM Neto, ao cargo, Rui Costa estaria como segundo colocado. “Se eu acreditasse, não estaria como governador, eu estaria tão desanimado em 2014 que não teria sido eleito”, acrescentou. Questionado sobre as eleições de 2018 e sua candidatura a reeleição, Rui Costa desconversou e afirmou que não era o momento de falar sobre o assunto. “Não quero comentar processo de eleição, meu foco é trabalhar nesse momento, a eleição está muito distante”. Na oportunidade, sem citar nomes, o governador da Bahia criticou as estratégias dos oponentes. “Cada um utiliza o que sabe fazer, o que tem prática de fazer para tentar fazer disputa política, e o que eu sei fazer é trabalhar e cuidar de gente e isso que estou fazendo. Eu não quero comentar quem usa outros artifícios da política para ganhar política” garantiu.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Corpo de jovem desaparecida há quase 1 mês é encontrado em cova rasa na Bahia

01 de dez de 2017 às 16:14 | em: Bahia

Foto: Ilustração

O corpo de uma jovem, de 20 anos, desaparecido em Porto Seguro, na Costa do Descobrimento, no começo de novembro foi encontrado nesta quinta-feira (30). A vítima, identificada como Flávia Silva Ribeiro, foi vista pela última vez em 4 de novembro. Segundo a Polícia Civil, via G1, a jovem foi torturada e teve a cabeça decapitada. Ela foi enterrada em uma cova rasa. Até o momento, não há informações sobre a autoria e a motivação do crime. O caso é investigado pela Delegacia local.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Banco é condenado a indenizar clientes que foram roubados após saque de R$ 90 mil na Bahia

01 de dez de 2017 às 15:57 | em: Bahia

Foto: Ilustração

Justiça condenou o Banco Santander a indenizar dois clientes da instituição após eles terem sido roubados no valor de R$ 90 mil, no estacionamento da agência localizada na Avenida Princesa Isabel, no bairro da Barra, em Salvador, em 23 de novembro de 2012. A decisão imputou o valor de indenização de R$ 90 mil (corrigido monetariamente a contar pela data do assalto em 2012), pelo dano material sofrido. O banco também deve pagar R$ 10.000 (valor já atualizado) para cada cliente. A decisão foi divulgada pelo Tribunal de Justiça na última quinta-feira (30). A data da sentença não foi informada e ainda cabe recurso. O Santander disse que não comenta “casos sub judice”, ou seja, que ainda aguardam decisão judicial. Os clientes alegaram no processo que agendaram a retirada de R$90 mil em espécie na agência, antes de serem assaltados em 2012. Depois de terem sido recebidos pela gerente do banco e recebido a quantia, saíram da agência e foram até o carro estacionado em frente ao banco. Quando entraram no veículo, foram abordados por um homem armado que pediu que eles entregassem o dinheiro guardado dentro do envelope. O banco também foi condenado ao pagamento de custas processuais e honorários advocatícios fixados em 10% sobre o valor total da condenação.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Grupo explode cofres e destrói posto bancário no norte da Bahia

30 de nov de 2017 às 16:08 | em: Bahia

Foto: Reprodução

O posto de atendimento do Banco do Brasil ficou destruído na cidade de Serrolândia, no norte Bahia, após dois cofres da unidade serem explodidos na madrugada desta quinta-feira (30). De acordo com a Polícia Civil, os criminosos chegaram à cidade em dois carros e logo seguiram para a Rua Francisco Costa Pires, onde fica a unidade bancária. Ninguém ficou ferido na ação e os caixas eletrônicos do posto não foram alvos do roubo. O posto bancário ficou tão destruído que chamou a atenção do delegado que investiga do caso, César Romero. “Está irrecuperável. Eles usaram explosivos para destruir os cofres e apenas os caixas ficaram intactos”, relatou. A Polícia Militar informou que uma guarnição da 91ª CIPM foi acionada por volta das 3h para atender a ocorrência. Quando os PMs chegaram ao local viram que a agência estava destruída por conta da ação dos criminosos, que já tinham fugido. A Polícia Civil informou que ainda não tem detalhes de quantas pessoas participaram da ação, nem da quantia levada do banco. O delegado informou apenas que um dos veículos usados na ação já foi encontrado queimado e abandonado no povoado Tapiranga, que fica no município vizinho, em Miguel Calmon. “Nós já instauramos o inquérito para apurar o roubo. Notamos diversos indícios, inclusive um pouco de sangue dentro do posto bancário. A perícia já foi feita e já pedimos a gravação de duas câmeras que ficam no local, e que devem ter registrado a ação. Agora vamos ouvir as testemunhas”, disse César Romero. Policiais militares da unidade e da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) Caatinga continuam realizando buscas na região. Ninguém foi preso.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Operação contra quadrilha de tráfico de drogas prende 21 pessoas em Coité, Itiúba e mais seis cidades da Bahia

30 de nov de 2017 às 08:20 | em: Bahia,Conceição do Coité

Foto: Divulgação/Polícia Civil

Uma operação para desarticular uma quadrilha de tráfico de drogas que atua nas cidades de Senhor do Bonfim, Antônio Gonçalves, Campo Formoso, Jaguarari, Filadélfia e Itiúba, no norte da Bahia, Itaparica, na região metropolitana de Salvador, e Conceição do Coité, no nordeste do estado, prendeu 21 pessoas nesta quarta-feira (29). Segundo informações da Polícia Civil, desde as primeiras horas da manhã, policiais foram às ruas para cumprirem 25 mandados de prisão temporária e outros 25 de busca e apreensão. O principal alvo da operação foi Elcevander Pereira Silva, o “Salvano” ou “Galego”, apontado como líder da quadrilha. Ele foi detido e deve ser encaminhado ainda nesta quarta para o sistema prisional. De acordo com o delegado Felipe Nery Neto, coordenador da Coorpin/Senhor do Bonfim, até deflagrar a operação, foram dois anos de investigações em torno da quadrilha e Elcevander. Além do tráfico drogas, o bando está envolvido na compra e venda de armas, assaltos a banco, sequestro e homicídios. “Elcevander planta e vende a própria maconha”, disse o delegado. Além de Elcevander, foram presos Diego Pinheiro Santos, o “Marquinhos”; Joseane Araújo dos Santos, a “Jô”; Fabrício Ferreira de Souza; Jhone, o “Dione”; Alcilon Ribeiro Passos, o “Berilo”; Jean Vagner Pereira de Souza, o “Bode”; Adalberto Araújo de Souza Filho, o “Betinho”; Vandenberg Santos Castro, o “Bergue”; Maria Fabiana Pereira da Costa; Emerson, o “Guma”; Adalberto Henrique da Silva, o “Beto Cigano”; Wadison da Silva Andrade; Iara; Yure de Jesus Santos; Tales Alves da Silva; Ozemar da Silva Santos; Gilmar Freire, o “Madruga”; Rúbia de Jesus Oliveira; Deoclécio Sebastião da Silva Filho, o “Fio”; e Maria Adelilia. Segundo o delegado, quatro alvos dos mandados de prisão não foram encontrados: Sueli Vieira de Souza; André Luiz dos Santos Cerqueira, o “Andrezão”; Evanildo da Silva Santos, o “Buru”; e Antônio Marcos Ceila Oliveira, o “Toinho”. Todos são considerados foragidos.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Padrasto é preso suspeito de estuprar enteada de 7 meses na BA; polícia aponta conivência da mãe

29 de nov de 2017 às 16:18 | em: Bahia

Foto: Ilutração

Um homem foi preso, na terça-feira (28), suspeito de abusar sexualmente da enteada, um bebê de sete meses, na cidade de Mucuri, no sul da Bahia. A mãe da criança e mulher do suspeito também foi presa por conivência. As informações foram divulgadas pela Polícia Civil nesta quarta-feira (29). A criança está sob acompanhamento do Conselho Tutelar. Segundo a polícia, o bebê deve passar por exame de corpo de delito no Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Teixeira de Freitas, nesta quarta-feira (29). De acordo com a polícia, a situação foi descoberta depois que o Conselho Tutelar da cidade recebeu denúncias sobre o caso. A polícia esteve na casa da família e encontrou o bebê com marcas de mordidas no corpo, que seriam fruto dos abusos cometidos pelo padrasto. Conforme disse a polícia, no momento da prisão, o homem tentou fugir pelo fundo da casa, mas foi impedido e capturado. Segundo a polícia, o homem tem várias passagens por tráfico de drogas e homicídio. O suspeito e a mulher foram encaminhados para a Delegacia de Mucuri, onde estão à disposição da Justiça. De acordo com a polícia, o padrasto deve responder por crime de estupro de vulnerável e a mãe por omissão.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Fazendeiro morre após sofrer ataque de abelhas na Bahia

29 de nov de 2017 às 16:05 | em: Bahia

Foto: Reprodução

Um fazendeiro morreu vítima de um ataque de abelhas na zona rural de Itamaraju, no extremo sul baiano. O fato ocorreu na tarde desta terça-feira (28), na localidade de Campo Alegre. Segundo o Itamaraju Notícias, o homem, identificado como Rotemar Luiz Toretto, de 54 anos, chegou a ser levado para o hospital municipal, mas chegou sem vida à unidade de saúde. Até o momento não há informações sobre as circunstâncias do fato. O corpo do fazendeiro foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da cidade.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Polícia resgata dezenove pessoas mantidas em trabalho escravo em fazenda na Bahia

29 de nov de 2017 às 10:42 | em: Bahia

Foto: Reprodução

Dezenove trabalhadores rurais que eram mantidos em condição análoga à escravidão foram retirados, na segunda-feira (27), da fazenda Vitória, no município de Ribeirão do Largo, no sudoeste da Bahia. A informação foi divulgada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) nesta terça-feira (28), por meio de nota. Conforme o MPT, a operação foi realizada pela Comissão Estadual para a Erradicação do Trabalho Escravo da Bahia. Os donos da fazenda foram identificados, mas não estavam no local no momento da ação do MPT. Conforme o Ministério, os responsáveis pela propriedade devem pagar R$ 40 mil de encargos trabalhistas que são referentes às rescisões dos funcionários. Dos 19 homens, apenas o vaqueiro da fazenda tinha carteira de trabalho assinada. Todos os trabalhadores estavam em casas sem energia elétrica, água encanada, banheiros e sem acesso à água potável. Além disso, trabalhavam sem qualquer tipo de proteção como luvas, máscaras para aplicação de defensivos agrícolas, que eram armazenados o mesmo local em que dormiam. As camas onde eles dormiam também eram improvisadas, feitas pelos trabalhadores, que eram responsáveis por levar os próprios colchões e roupas de cama. A alimentação e o local para as refeições também não eram garantidos. Segundo informou o MPT, os homens trabalhavam na roçagem de terreno e no manejo de gado da fazenda. Algumas das vítimas estavam com marcas de picada de escorpião e de aranha. Os trabalhadores foram encaminhados para a casa deles localizada em Itambé, a cerca de 40 km de Ribeirão do Largo.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Bahia é 2º estado em número de cidades com risco de surto de dengue, zika e chikungunya

29 de nov de 2017 às 09:43 | em: Bahia,Brasil

Foto: Ilustração

A Bahia é o segundo estado com maior número de municípios em risco de surto de dengue, zika e chikungunya. Das 417 cidades baianas, 281 fizeram o Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa): 76 estão em risco (27%), 124 estão em alerta (44%) e 81 apresentaram índice satisfatório (29%). A informação contraria um estudo divulgado pelo Laboratório de Pesquisa em Infectologia da Universidade Federal da Bahia (Ufba), que aponta que a Bahia não deve ter surtos do vírus de zika nos próximos anos . O estado perde apenas para Rio Grande do Norte, onde 42% dos municípios apresentam risco. Os dados foram apresentados nesta terça-feira (28), pelo Ministério da Saúde. A pasta apontou que 357 municípios brasileiros em situação de risco de surto das aborviroses, o que equivale a 9% das cidades que fizeram o levantamento. No total, 3.946 cidades de todo o país fizeram o levantamento.  “O enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti é prioridade do Governo Federal, por isso definimos um dia de mobilização, a Sexta Sem Mosquito, quando mobilizaremos ministros de estado e autoridades locais para estarem em todos os estados do país chamando a atenção da população para a importância de combater o mosquito”, afirmou o ministro da Saúde, Ricardo Barros. Além das cidades em situação de risco, o LIRAa identificou 1.139 municípios em alerta, com índice de infestação de mosquitos nos imóveis entre 1% a 3,9% e 2.450 municípios com índices satisfatórios, com menos de 1% das residências com larvas do mosquito em recipientes com água parada. Salvador está entre as capitais com índices satisfatórios.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Homem embriagado fecha trecho da BR-020 com carreta e é preso

29 de nov de 2017 às 07:51 | em: Bahia

Foto: Divulgação/PM

Um homem foi preso, na segunda-feira (27), após atravessar uma carreta na pista e interditar um trecho da BR-020, na altura da região de Rio de Pedras, na cidade de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. Segundo o G1, a informação foi divulgada pela Polícia Militar nesta terça-feira (28). De acordo com a PM, o suspeito estava embriagado e teria pego a carreta, sem autorização, na empresa onde trabalhava. Conforme a PM, após atravessar o veículo na pista, o homem teria jogado a chave dentro do rio que fica nas proximidades da rodovia. Não há detalhes sobre o que motivou a ação. Conforme a PM, agentes da 85ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foram acionados e estiveram no local. Os policiais apreenderam a carreta e encaminharam o homem para a Delegacia de Luís Eduardo Magalhães. Após a remoção do veículo, a rodovia foi liberada. A PM não divulgou quanto tempo a pista ficou fechada.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.