Agricultura

Curso promovido pelo Sindicato Rural forma jovens tratoristas na zona rural de Araci

03 de out de 2017 às 09:27 | em: Agricultura,Araci

Foto: Divulgação

O curso de tratorista agrícola realizado na comunidade de Cajazeira, região de Barreira, ocorreu entre os dias 25 e 29 de setembro na cidade de Araci. O curso foi promovido pelo Sindicato Rural de Araci – SRA, em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), e com apoio da associação da comunidade de Cajazeira. No curso, os jovens aprenderam técnicas de operação de trator, bem como tiveram noções de mecânica agrícola.

Galeria de fotos
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação

Audiência Pública solicitada pela vereadora Edneide Pereira obtém resultados que favorecem o homem do campo

22 de set de 2017 às 10:05 | em: Agricultura,Araci

Foto: Divulgação | CMA

Audiência Pública realizada na Câmara Municipal de Araci nesta quinta-feira (21) foi puxada pelo mandato da vereadora Edneide Santana Pereira (PT). Na audiência, discutiu-se os seguintes pontos importantes para o agricultor local: Regularização fundiária e o Programa Nacional de Credito Fundiário para Araci.

Foto: Divulgação | CMA

Segundo a vereadora, a Lei n° 13340 discutida no evento trata de liquidação e renegociação de dividas agrícola. “Entre as conquistas da audiência estão a assinatura de Termo de Compromisso entre a Prefeitura e o Governo do Estado. Este instrumento cria a condição do município atuar e acelerar as entregas dos títulos de terra para os agricultores“, disse ela.

Foto: Divulgação | CMA

Referente à Lei n° 13340, que também foi discutida, segundo ela, a conquista refere-se ao fato de que o município estará criando condição para que parte dos agricultores endividados possam voltar a adimplência. 

Licuri: riqueza de possibilidades para o semiárido; conheça

19 de set de 2017 às 18:54 | em: Agricultura

Foto: Movimento João de Barro

Palmeira típica do Semiárido nordestino, o licuri pode ser aproveitado de várias formas sustentáveis. Também conhecido como ouricuri, o fruto é motivo de inspiração. Seja como alimento ou como matéria-prima para produções artesanais, são muitas suas opções de uso. Segundo o Portal Semear, as folhas podem dar vida a bijouterias, sacolas, chapéus, vassouras e utensílios de decoração. As amêndoas, por sua vez, podem gerar um óleo, similar ao óleo de coco, útil na cozinha e na fabricação de sabão. Elas também podem ser usadas no preparo de cocadas, paçocas, biscoitos, licores e outras especialidades da culinária nordestina. Licuri torrado ou caramelado também é uma boa pedida. Isso, sem falar do leite de licuri! Para quem quer aproveitar as potencialidades do sabor desse fruto, a dica é conferir algumas receitas no site do Slow Food Brasil (ver). Na página você vai encontrar dicas de como preparar pãozinho, sorvete e panqueca à base do fruto. A verdade é que do licuri tudo se aproveita. Seu caule, por exemplo, pode ser utilizado como adubo. O engaço – conjunto de ramificações entre os frutos –  ajuda na produção de lenha.

Experiências sistematizadas

Te convidamos a conhecer duas experiências realizadas no Semiárido nordestino. A primeira delas acontece no Quilombo Serra das Viúvas, localizado no sertão de Alagoas. Foi no final da década de 1990 que mulheres dessa comunidade resolveram implementar um empreendimento comunitário que organizou as atividades de produção e comercialização do artesanato extraído da sociobiodiversidade da Caatinga. Ainda segundo o Semear, entre a matéria-prima, destaque para as palhas do licuri.  “ As técnicas de extração cuidam para tirar da natureza apenas o necessário, sem prejudicar a planta. Aqui não se retira as folhas do centro do ouricurizeiro, porque se não a planta morre. Aqui cuidamos para a manutenção da vegetação da Caatinga, porque precisamos dela o tempo toda”, diz Lia, 29.
Esse depoimento está na publicação Ìpandé de Kanturê: Na batida do Tambor, no toque do Maracá, a Tradição faz seu Reino na Terra de Oparáque sistematizou a experiência. A cartilha foi produzida no âmbito da proposta Experiência Holística de Conhecimento Tradicional da Sociobiodiversidade, realizada pela Comissão Ecumênica do Direito a Terra (CEDITER).
Outra iniciativa pautada pelo uso sustentável do licuri é a do Polo da Palha do Licuri, que reúne comunidades de diferentes municípios do Semiárido da Bahia. Entre as boas práticas, o plano de manejo do licuri, que contribui para preservar o licurizeiro e, assim, garantir matéria-prima para os artesãos e o alimento para a arara-azul, espécie endêmica da região que se alimenta do fruto. Para saber mais, confira a sistematização dessa experiência na cartilha Ponto de Encontro com os astros do sertão – Gestão Associativa e Design Social no Polo da Palha do Licuri – Uma experiência sócio-produtiva-ambiental no Semiárido baianoA publicação é fruto da parceria entre o Programa Semear (FIDA/IICA/AECID) e o Movimento João de Barro, por meio da proposta Polo da Palha de Licuri: uma experiência sócio-produtiva-ambiental no Semiárido Baiano

Ascoob, Sebrae, Moc e outras instituições rurais promovem curso de como administrar dinheiro em Araci

19 de set de 2017 às 11:39 | em: Agricultura,Araci,Economia

Foto: Divulgação

Membros de diversos grupos de produtores rurais do município de Araci participaram da capacitação “Controlar Meu Dinheiro no Campo”, realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura, e pelo SEBRAE. O curso contou com a parceria do Ascoob Cooperar, do MOC, da APAEB e da Coordenação de Juventude. Ao site A Voz do Campo, Elielson Carneiro explicou que o curso visa fortalecer a economia do município e melhorar a qualidade da gestão dos empreendimentos da agricultura familiar.

Foto: Divulgação

“O objetivo é buscar um caminho da sustentabilidade das famílias do campo”, disse ele. O curso foi realizado na Apaeb Araci nesta segunda-feira (18). Participaram do curso: grupos de produção de Tapuio, Malhada da Areia, Várzea da Pedra, Roca de Dentro, Laginha, Rufino, Barbosa e Poço Capim. Segundo Valmira, o curso foi bem proveitoso e ajudará no fortalecimento dos grupos de produção que fabricam bolos, sequilhos, broas, artesanatos em geral, polpas de frutas, doces, geleias, horticultura e frutagrangeira.

Sindicato Rural de Araci informa a todos os Produtores rurais de Araci que a coleta do Censo Agro 2017 começa em 15 dias

19 de set de 2017 às 08:50 | em: Agricultura,Araci

Foto: Ilustração

A partir de outubro de 2017, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai a campo para conhecer as características e a produção de todos os estabelecimentos agropecuários do território brasileiro. É o Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola 2017, principal e mais completa investigação estatística e territorial sobre a produção agropecuária do país, que irá mobilizar milhares de pessoas desde a fase de seu planejamento até a divulgação dos resultados. O Censo Agropecuário terá a coleta de dados executada de outubro de 2017 a fevereiro de 2018, adotando-se como referência o período de 1º de outubro de 2016 a 30 de setembro de 2017, ao qual deverão estar relacionados os dados sobre a propriedade, produção, área, pessoal ocupado, etc. A data de referência adotada para a pesquisa é 30 de setembro de 2017, à qual estarão referidas as informações sobre estoques, efetivos da pecuária, da lavoura permanente e da silvicultura, entre outras totalizações. Segundo Willian dos Anjos, é importante que o produtor rural não omita e apresente as informações mais reais possíveis ao IBGE, uma vez que será assim que o município poderá pleitear politicas públicas para a cidade de Araci.

Produção de aves caipira, manejos alimentar e nutricional é tema de oficina na zona rural de Araci

16 de set de 2017 às 21:37 | em: Agricultura,Araci

Foto: Reprodução

Aconteceu na manhã deste sábado (16) na comunidade de Laranjeira, na zona rural de Araci uma oficina sobre a exploração da criação de aves, dos manejos alimentar e nutricional das mesmas. O curso foi ministrada pelo técnico João Luiz Oliveira. De acordo com as informações, dentro do manejo nutricional foi realizada a formulação de ração para a fase de cria pintinhos 1-30 dias podendo esta ser formulada a partir de produtos existentes dentro da propriedade de cada agricultor familiar, já no manejo sanitário foi discutido questões sobre as doenças que mais afetam a criação principalmente na região do sisal. Houve ainda incentivo sobre a utilização de produtos caseiros: alho, limão como forma de prevenção contra doenças que acometem aves e incentivo do uso da calda de fumo com sabão e cinzas no aviário contra piolhos, carrapatos e pragas. Ainda de acordo com as informações, a oficina faz parte das atividades planejadas dentro do projeto de sustentabilidade idealizado e criado pela vereadora de Araci Edneide Pereira em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais na Agricultura Familiar – SINTRAF/Araci. O projeto tem como objetivo auxiliar e incentivar  os pequenos agricultores a produzir com êxito dentro de suas propriedades. A oficina teve a participação da vereadora Edneide Pereira, agricultores, lideranças sindicais e de Rosival Leite coordenador da FETRAF ao qual  em sua fala reforçou sobre os cuidados essenciais dentro da criação de aves caipira.

Galeria de fotos
  • Foto: Evento
  • Foto: Coordenador da Fetraf Rosival Leite
  • Foto: Vereadora Edneide
  • Foto: Reprodução

Prejuízos às colheitas fazem preço do feijão subir para R$ 130 a saca

13 de set de 2017 às 09:10 | em: Agricultura,Região Sisal

Foto: Ilustração

Depois de sofrer uma queda vertiginosa em seu preço, os feijões do tipo “Carioca, Bagajó e Rosinha” voltaram a ser cotados a preços altos no mercado cerealista da região de Euclides da Cunha e também na região sisaleira. Os preços já são encontrados em R$ 110, 120, 135, por saca de 60 kg. As duas semanas de muita chuva nas regiões produtoras causaram sérios prejuízos à colheita, uma vez que muitos produtores e pequenos agricultores que foram pegos de surpresa com grande quantidade de feijão arrancado e no meio da roça, não tiveram como proteger as vagens e muito se perdeu com a germinação da semente provocada pelas chuvas e a alta umidade do solo.

Sindicato Rural de Araci oferecerá diversos cursos gratuitamente para zona rural em setembro

07 de set de 2017 às 09:39 | em: Agricultura,Araci

Foto: SRA

O SRA (Sindica Rural Araci) iniciará nesse mês de setembro de 2017, diversos cursos nas áreas de formação Profissional Rural- FPR e Promoção Social- PS aos produtores e trabalhadores rurais de forma gratuita. Essa é uma grande oportunidade dos envolvidos no campo aperfeiçoar sua atividades de formal profissional.  Para o Presidente do SRA, William dos Anjos. O Sindica Rural Araci tem como propósito principal, oferecer cada vez mais capacitação aos seus associados e comunidade em geral, de forma gratuita. Os cursos são em diversas áreas do meio rural, fortalecendo ainda mais a parceria com as Associações das comunidades rural de Araci.  Disse o Presidente. Para maiores informações, entre em contato com o SRA-Sindicato Rural de Araci.Rua Domiciano Oliveira, 43, Centro, Araci -BA – CEP: 48.760-000
site: www.sra.org.br  –  e-mail: sra@sra.org.br
Tel.: (75) 3266-2951 – Fax: (75) 3266-2951

Coordenador da Fetraf Bahia visita a Capital Paulista em busca de recurso para a Agricultura Familiar

31 de ago de 2017 às 12:13 | em: Agricultura,Política

Foto: Rosival Leite

Na semana passada o Coordenador da Fetraf Bahia Rosival Leite visitou a Capital Paulista em busca de recursos junto ao Banco Paulista, para tratar da pauta da habitação de interesse social e para cobrar a retirada imediata dos beneficiários do pnh “Programa Nacional de Habita Rural” que não chegou o recurso para construção de unidade habitacional do “cad mult”, cadastro dos multuarios, e dialogar sobre novas contratações urbanas e rurais. A nossa luta não para disse Rosival.

Coordenador da Fetraf Bahia vista a Capital Paulista em busca de recurso para a Agricultura Familiar

31 de ago de 2017 às 11:54 | em: Agricultura

Foto: Rosival Leite

Na semana passada o Coordenador da Fetraf Bahia Rosival Leite visitou a Capital Paulista em busca de recursos junto ao Banco Paulista, para tratar da pauta da habitação de interesse social e para cobrar a retirada imediata dos beneficiários do pnh “Programa Nacional de Habita Rural” que não chegou o recurso para construção de unidade habitacional do “cad mult”, cadastro dos multuarios, e dialogar sobre novas contratações urbanas e rurais. A nossa luta não para disse Rosival.

Araci registra perda da produção agrícola pelo quarto ano seguido, diz associação

25 de ago de 2017 às 11:36 | em: Agricultura,Araci

Foto: Reprodução

Segundo a Associação Amore da Resina, através do seu blog, o município de Araci sofre mais uma vez com a perda de cerca de 75% da produção do feijão e mais de 90% da produção esperada do milho na safra de 2017. “Os agricultores familiares que representam a maior parte da produção agrícola de Araci veem com tristeza a realidade que persiste quase todos os anos, especialmente nos quatro últimos, quando a falta de chuva, associada a baixa qualidade do solo, são consequências predominantes responsáveis pela baixa produtividade destes cereais na zona rural de Araci”, publicou a associação. Na Região de Resina e Caldeirão, a produção de feijão não estaria ultrapassando 01 saca de 80 litros por tarefa. “Os agricultores estão fazendo a colheita ‘catando’ os pequenos ‘pés’ de feijão lamentando a sorte por mais uma safra perdida”, lamentou. Através da publicação, eles agradeceram ao poder público pelo apoio através dos incentivos para continuar plantando o feijão e milho através das associações comunitárias, que dispõem de serviços de mecanizador (trator) agrícola e, especialmente,  com o apoio de políticas públicas como aração gratuita de terra e assistência com o Garantia Safra. No entanto, segundo eles as políticas públicas deveriam se atentar com mais força para o problema, seja pela conscientização ambiental, por meio de mais incentivos na aquisição de adubos orgânicos ou mesmo na ampliação de conhecimentos com serviços de técnicos agrícolas.

Sindicato Rural de Araci informa aos produtores rurais que a Declaração do ITR 2017 teve início nesta segunda feira (21

21 de ago de 2017 às 14:52 | em: Agricultura,Araci

Foto: Ilustração

O SRA – Sindicato Rural de Araci, informa que começará a realizar a Declaração do Imposto Territorial Rural (ITR) do ano 2017 junto aos proprietários do município, durante o período de 21 de agosto até 30 de setembro do corrente ano de forma GRATUITA. Segundo o Presidente, William dos Anjos, os proprietários de terras devem realizar a declaração dentro do prazo para evitar o pagamento de multas determinadas pela própria Receita Federal.
William dos Anjos ainda esclarece que o ITR é um documento necessário para diversos benefícios que são destinados ao setor rural. Para gerar a nova declaração, os interessados devem procurar o SRA levando consigo o ITR 2016 e o CPF. Caso o proprietário tenha realizado o cadastro Ambiental Rural da propriedade (CAR) deve apresentá-lo.

Rua Domiciano Oliveira, 43, Centro, Araci-BA – CEP: 48.760-000
site: www.sra.org.br – e-mail: sra@sra.org.br
Tel.: (75) 3266-2951 – Fax: (75) 3266-2951

Agricultoras Familiares da Fetraf Bahia alcançam cada vez mais o protagonismo no campo

17 de ago de 2017 às 09:55 | em: Agricultura,Bahia

Foto: Reprodução

A Fetraf Bahia tem levado as agricultoras familiares, cada vez mais, a valorização da produção de alimentos por meio de políticas públicas que fortalecem o trabalho desde o modelo de produção à comercialização. Com assistência técnica e extensão rural as agricultoras familiares conseguem sair da subsistência e geram renda não apenas para a famílias, mas também contribuem com a economia do município. As famílias recebem apoio do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, (programa criado ainda no governo Lula). Ela conta que na ponta, ter o acesso aos programas hoje em dia é uma luta. “ Eles têm resistência em nos atender, mas também somos resistentes e junto ao sindicato, associação e a assistência técnica que nos encoraja, não desistimos”. Confira mais em Fetraf Bahia.

Confira o vídeo “Tecnologias e Inovações – Sementes crioulas” para o semiárido

04 de ago de 2017 às 08:13 | em: Agricultura,Bahia

25 de julho: Uma homenagem do Presidente do Sindicato Rural de Araci aos agricultores familiares pelo seu dia

25 de jul de 2017 às 22:30 | em: Agricultura,Araci

*Informe Publicitário