Notícias

A caminho dos EUA, serrinhense Virna Jandiroba vibra com o UFC e afirma: “Temos grandes ambições”

21 de abr de 2019 às 12:53 | em: Brasil,Esportes
Foto: Dave Mandel

Uma lesão de Livinha Souza abriu caminho para uma jovem que, há tempos, segundo especialistas, já merecia uma chance no UFC. Trata-se de Virna Jandiroba, nascida e criada em Serrinha, Bahia. Ela vai enfrentar a ex-campeã peso-palha, Carla Esparza no card do UFC Fort Lauderdale, marcado para o dia 27 de abril, na Flórida (EUA) (relembre aqui). Segundo o Tatame, através das redes sociais, a jovem Serrinhense afirmou que o fato de enfrentar uma ex-campeã em sua estreia indica claramente que a organização reconhece seu potencial na brasileira. Invicta no MMA, com 14 vitórias conquistadas, a “Carcará” é campeã peso-palha do Invicta FC e era, até então, considerada a melhor atleta da categoria a não estar no Ultimate ainda. Ao ser questionada sobre o fato do UFC “enxergar” um bom valor em sua contratação, Jandiroba brincou com a situação e afirmou ter grandes ambições visando sua trajetória na companhia. “Eu acho ótimo que eles me vejam dessa maneira, acho muito benéfico, e concordo com eles também (risos). Eu me vejo com muito potencial e estamos tendo nossa oportunidade no momento certo. Lógico que eu quero ganhar luta por luta, com calma, primeiro estou pensando nessa estreia. Mas, com certeza, nós temos grandes ambições dentro do UFC”, finalizou.

Viagem para os Estados Unidos da América

Neste sábado (20), a jovem Serrinhense postou vídeos nas redes sociais no Aeroporto Internacional de São Paulo. Ela desejou feliz páscoa a todos e brincou com seus colegas de viagem. Jandiroba segue em direção aos EUA, uma vez que faltam apenas 7 dias para sua estréia no maior evento de MMA do mundo.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Governo decreta sigilo sobre estudos que embasam reforma da Previdência

21 de abr de 2019 às 12:36 | em: Brasil
Foto: Ilustração

O Ministério da Economia decretou sigilo sobre estudos e pareceres técnicos que embasaram a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Previdência. Assim, não é possível ao cidadão comum, afetado diretamente pelas mudanças em pensões e aposentadorias, ter acesso a argumentos, estatísticas, dados econômicos e sociais que sustentam o texto em tramitação. A decisão de blindar os documentos consta de resposta da pasta a um pedido da Folha para consultá-los, formulado com base na Lei de Acesso à Informação após o envio da PEC ao Congresso.Na resposta, a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho informou ter elaborado, “no âmbito de suas competências regimentais”, manifestações técnicas sobre a proposta em tramitação. “Contudo, registra-se que todos os expedientes foram classificados com nível de acesso restrito por se tratarem de documentos preparatórios”, explicou. Na prática, isso significa que só servidores e autoridades públicas, devidamente autorizados, podem acessar as informações.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Bahia: Aluno de soldado é morto por tiro acidental disparado por colega

21 de abr de 2019 às 12:33 | em: Bahia
Foto: Reprodução

Na manhã deste domingo de páscoa (21), um aluno da PM da Bahia Leonardo de Souza Silva, ele que estava cursando em Senhor do Bonfim, morreu em uma fatalidade. Segundo o Blog do Netto Maravilha, as primeiras informações dão conta que o também aluno soldado Daniel Rodrigues Bezerra Filho manuseava uma arma de fogo tipo pistola .380, quando a mesma acabou disparando acidentalmente atingindo a cabeça do colega que dormia no alojamento, no antigo orfanato no Bonfim III. Ambos residiam na cidade de Petrolina. O delegado que acompanhou o levantamento cadavérico informou que as apurações serão conduzidas pelos militares. O corpo de Leonardo foi recolhido pelos profissionais do Departamento de Polícia Técnica de Bonfim para proceder com a necrópsia.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Operação Semana Santa 2019: PRF mantém fiscalização rigorosa no retorno do feriadão

21 de abr de 2019 às 09:37 | em: Policia
Foto: Divulgação | PRF

Velocidade, embriaguez ao volante e ultrapassagens estão na mira da fiscalização Durante o retorno do feriado prolongado da Semana Santa é esperado o aumento no fluxo de veículos com relação à média dos dias normais, tanto com destino ao interior, quanto da vinda para a capital baiana, principalmente na tarde deste domingo (21) até meio-dia de segunda-feira (22).

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Menino com Síndrome de Down conforta Jesus durante Via Sacra

21 de abr de 2019 às 09:35 | em: Religião
Foto: Reprodução

Isso foi muito emocionante! Em um vídeo que viralizou ao redor do mundo (você poderá assisti-lo abaixo), um menino com síndrome de down vai ao encontro de um ator que interpretava Jesus durante uma Via Sacra no México para confortá-lo. A procissão ocorreu na sexta-feira santa deste ano em Monclova, no México, e o nome do menino é Juan Pablo. “O que uma criança com uma camisa de futebol verde faz no local de uma via sacra em Monclova?”, diz a descrição do vídeo em espanhol no Facebook. “Lembre-nos do amor mais sublime, o de cuidar dos outros com misericórdia! Sua inocência, seu amor transbordante e sua síndrome de down nos desafiam hoje. Juan Pablo é seu nome, que deve ser sinônimo de boa esperança. Vamos ensinar nossos filhos a serem mais compassivos”. Até o momento o vídeo tem mais de 3,3 Mi de visualizações, 36 mil reações e 78 mil compartilhamentos. Posicionar-se em defesa de pessoas com Síndrome de Down tornou-se um dos focos do movimento Pró-Vida nos últimos anos, uma vez que em muitos lugares, 90% das crianças diagnosticada com síndrome de down são abortadas antes de nascer. A Igreja ensina que todos os seres humanos são feitos à imagem de Deus, têm valor inerente e, portanto, devem ser protegidos, amados e cuidados.

Plan C, una Esperanza llamada Juan Pablo

¿Qué hace un niño con una playera verde de soccer en la escena de un Viacrucis en Monclova?¡Recordándonos el amor más sublime, el de cuidar al otro con misericordia!Su inocencia, su amor desbordante y su Síndrome de Down, trastocan hoy nuestro ser.Juan Pablo es su nombre, que debería ser sinónimo de buena esperanza.Enseñemos a nuestros críos a comulgar más con la compasión.Agradezco a Claudia Fuentes que me compartiera este instante, en Plan C siempre divulgamos las buenas historias que tanta falta le hacen a nuestro mundo.

Posted by Soy Plan C on Sunday, April 1, 2018

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Ataques simultâneos atingem igrejas e hotéis no Sri Lanka e deixam 150 mortos

21 de abr de 2019 às 09:24 | em: Religião
Foto: Reprodução

Uma série de explosões simultâneas em três igrejas e três hotéis de luxo no Sri Lanka provocou a morte de mais de 150 pessoas neste domingo (21). Entre os mortos, há pelo menos 35 estrangeiros, segundo balanços iniciais. Cerca de 500 pessoas ficaram feridas. Segundo as autoridades do Sri Lanka, os primeiros seis ataques ocorreram por volta das 8h45 (horário local, 2h30 em Brasília). No momento das explosões, os templos católicos estavam celebrando o Domingo da Ressureição, uma das datas mais importantes do calendário cristão. A capital, Colombo, foi alvo de pelo menos quatro explosões: em três hotéis de luxo e uma igreja. As outras duas igrejas atingidas ficam em Negombo, no oeste do país (região que abriga uma grande população católica); e em Batticaloa, no leste. Poucas horas depois das seis explosões simultâneas iniciais, foram registrados mais dois atentados. Uma explosão atingiu um pequeno hotel em Dehiwala, um subúrbio de Colombo. Uma oitava explosão foi registrada em Dematagoda, outro subúrbio da capital, e atingiu uma residência. Sete pessoas foram presas por suspeita de participação nos ataques. A rede BBC informou que o governo disse que a maioria das explosões foi provocada por terroristas suicidas. Nenhum grupo reivindicou a autoria das ações até o momento. Em resposta aos ataques, o governo impôs toque de recolher em toda a ilha, com início às 18h (horário local) até as 6h do dia seguinte. O governo determinou ainda um bloqueio temporário às redes sociais para impedir a difusão “de informações incorretas”. Segundo as autoridades, pelo menos 45 pessoas morreram em Colombo, 67 em Negombo, 25 em Batticaloa e 2 em Dehiwala.

Fonte: EBC

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Peça teatral intitulada “Caminhada Sagrada” marca finalização da celebração da Paixão de Cristo em Araci

21 de abr de 2019 às 09:18 | em: Araci,Religião
Foto: Divulgação

Na última sexta-feira (19), dia em que foi celebrada a Paixão de Cristo, a companhia de Teatro Icaraso apresentou uma belíssima peça teatral intitulada “Caminhada Sagrada”, cujo objetivo foi retratar de forma reflexiva, as 15 estações da Via Sacra, correlacionando-as com temas atuais. Assim como a Via Sacra, a peça teve início com a condenação de Jesus Cristo à morte, em que o povo pediu a crucificação de Jesus após Pilatos ter transferido para essas pessoas, essa responsabilidade. Na segunda estação, Jesus carrega a sua cruz, subindo ao monte do calvário, onde será crucificado. A terceira estação demonstra a queda de Jesus Cristo pela primeira vez, após ter sido muito torturado, e sob tortura é forçado a levantar pelos soldados.

Foto: Divulgação

Na quarta estação, Jesus encontra a sua mãe, onde se abraçam em meio à dor. Na quinta estação, Simão ajuda Jesus a carregar a sua cruz. Na sexta estação, Verônica, uma mulher que assistia à passagem de Jesus, se comoveu e limpou seu rosto. No pano usado por Verônica ficou gravado o rosto de Jeus. Na sétima estação, Jesus cai pela segunda vez. Na oitava estação, Jesus consola as mulheres de Jerusalém que choravam ao ver o seu sofrimento. Na nona estação, Jesus cai pela terceira vez. Na décima estação Jesus é despojado de suas vestes.

Foto: Divulgação

Na décima primeira estação, Jesus é pregado na Cruz, na décima segunda, Jesus morre na Cruz. Na décima terceira estação Jesus é decido da Cruz e entregue aos braços de sua mãe. Já na décima quarta estação, Jesus é sepultado. A apresentação finalizou na décima quarta estação, sendo que a décima quinta estação da Via Sacra, que representa a Ressureição de Cristo, será realizada neste sábado (20), a segunda etapa do espetáculo que será apresentada na Praça da Conceição após a missa de Sábado de Aleluia. A peça foi escrita e dirigida por Naiane Vila Nova e desenvolvida pela companhia de teatro Icaraso, com apoio da Prefeitura de Araci, através da diretoria de cultura, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Colégio Ideia e GSI.

Fonte: PMA

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Bolsonaro defende Previdência e diz que ‘com reforma, quem ganha menos pagará menos’

21 de abr de 2019 às 08:31 | em: Brasil
Foto: Reprodução / G1

O presidente Jair Bolsonaro voltou a falar sobre a reforma da Previdência nas redes sociais. Nesta sexta-feira (19), ele defendeu que a reforma garantirá que “quem ganha menos pagará menos e quem ganha mais pagará mais”. Bolsonaro também falou a respeito do serviço disponível na página do Ministério da Economia que faz o cálculo da aposentaria.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Trabalho escravo: auditores resgatam 10 venezuelanos na Bahia

20 de abr de 2019 às 11:21 | em: Bahia
Foto: Divulgação

Dez trabalhadores venezuelanos – nove homens e uma mulher – submetidos à condição análoga à de escravo foram resgatados em uma oficina mecânica, nessa quinta-feira (18), em ação da força-tarefa da Polícia Federal e fiscalização da Gerência do Trabalho de Ilhéus, na Bahia. O grupo prestava serviços em um galpão de oficina na rodovia BR-415, entre Itabuna e Ibicaraí. A oficina realiza serviços de manutenção de equipamentos de um parque de diversões. Os resgatados foram aliciados em seu país de origem com proposta feita por um casal de empregadores, um brasileiro e um polonês, caracterizando tráfico internacional de pessoas, informou a força-tarefa.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

“Já demos uma trava na Petrobras”, diz Onyx Lorenzoni em mensagem aos caminhoneiros

20 de abr de 2019 às 11:11 | em: Brasil
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Em uma mensagem de áudio publicada no dia 27 de março em um grupo de WhatsApp de lideranças dos caminhoneiros, o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou que o governo deu “uma trava na Petrobras” para frear os constantes reajustes do diesel. A iniciativa visa evitar uma nova greve da categoria. “Estamos trabalhando, o presidente está focado, tem várias coisas bacanas que estamos trabalhando aí para a categoria, para dar condição a que o caminhoneiro autônomo tenha o seu direito respeitado, seja valorizado. Estamos trabalhando muito. Já demos uma trava na Petrobras. Qualquer modificação de preço, no mínimo entre 15 e 30 dias de variação, não pode ter menos que isso”, diz o áudio de Lorenzoni divulgado pela revista Veja, em referência à periodicidade dos reajustes do diesel, que antes se dava a cada sete dias. “Por outro lado, nós estamos também resolvendo a questão dos postos e vamos para cima na fiscalização”, acrescentou o ministro.

Fonte: Bahia Notícias

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Paixão de Cristo é celebrada com leituras, orações, reflexões e procissão do Senhor Morto em Araci

20 de abr de 2019 às 11:03 | em: Araci,Religião
Foto: Pastoral da Comunicação

Na última sexta-feira (19), uma multidão percorreu as principais ruas da cidade acompanhando a Procissão do Senhor Morto, com as imagens do Senhor Morto e Nossa Senhora das Dores, seguindo até a Igreja Matriz. Antecedendo a procissão, tão importante na Sexta-Feira da Paixão, aconteceu a leitura da paixão, momento de oração, reflexão, e de lembrar o sofrimento de Jesus, desde a sua traição, prisão, até a sua crucificação, morte e sepultamento. Rememorando esse momento, a Procissão do Senhor morto envolta por luto e respeito à entrega de Jesus Cristo percorreu diversas ruas da cidade de Araci. Durante a procissão, o emocionante canto de Verônica ecoou pelas ruas da cidade, fazendo a todos os presentes rememorarem e vivenciarem a Paixão de Cristo, cuja redenção representa a salvação do mundo. A procissão foi presidida pelo Padre Theófanes Fechine, e concelebrada com o Vigário José Carlos (JC). Após a procissão, as celebrações foram finalizadas com o Beijo da Cruz e o canto do ofício, seguidos pela apresentação da peça teatral intitulada “Caminhada Sagrada”, pela companhia de teatro Icaraso.

Fonte: PMA

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Batida entre van e caminhão deixa quatro mortos e quatro feridos na Bahia

19 de abr de 2019 às 18:35 | em: Acidentes,Bahia
Foto: Edivaldo Braga/Blogbraga

Quatro pessoas morreram e outras quatro ficaram feridas, depois que um caminhão bateu de frente com uma van, na madrugada desta sexta-feira (19), na BR-242, trecho da cidade de Barreiras, na região oeste da Bahia. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu na altura do Km-835, por volta de 0h20. O impacto da batida foi tão forte, que a van, que tinha saído de Juazeiro, região norte do estado, ficou completamente destruída, e o caminhão bastante danificado. A colisão teria ocorrido após o caminhão ter invadido a contramão. O veículo, que saiu de Luís Eduardo Magalhães com destino a Barreiras, estava carregado de verduras. Dos quatro mortos, três estavam na van, incluindo o motorista, e o outro foi o condutor do caminhão.

Foto: Edivaldo Braga/Blogbraga

O carona do caminhão ficou gravemente ferido, assim como três passageiros da van. Não há informações sobre o estado de saúde dos feridos, que foram socorridos por equipes do serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhados para o Hospital do Oeste. O Corpo de Bombeiros de Barreiras também foi encaminhado ao local, já que o carona do caminhão ficou preso nas ferragens e precisou ser resgatado. De acordo com o site Jacobina Notícia, a van teria saído de Jacobina, no Piemonte da Chapada Diamantina, com destino a Luis Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. Pessoas disseram que o condutor do caminhão realizava manobras em zig-zag na rodovia, em alta velocidade. A suspeita é que ele tenha dormido ao volante. Mesmo com a tentativa do condutor da van, identificado como Edimilson do Nascimento (foto), de 36 anos, para evitar o acidente, a tragédia acabou acontecendo e deixou quatro pessoas mortas e outras quatro feridas.

Fonte: G1 Bahia


Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Pesquisa mostra que brasileiro tem pouca disposição para conversar com quem pensa diferente

19 de abr de 2019 às 12:11 | em: Brasil
Foto: Ilustração

Duas pesquisas divulgadas nos últimos dias registraram um fenômeno que todo mundo já notou: as pessoas andam mais fechadas para opiniões diferentes, mais cheias de certeza sobre todos os assuntos, mais intolerantes com quem pensa da mesma forma; e não é só nas redes sociais. Novas pesquisas medem como anda a disposição do brasileiro para conversar com quem pensa de forma diferente. Uma delas foi feita em 27 países. Os pesquisadores quiseram saber se vale a pena conversar com quem tem visões políticas diferentes; 32% dos brasileiros que participaram acham que não vale a pena. Só na Índia e na África do Sul as pessoas estão ainda mais fechadas do que os brasileiros. Nos outros países pesquisados, incluindo Argentina, Chile, México, Estados Unidos, Reino Unido, Japão, as pessoas estão mais dispostas a conversar com quem tem visões diferentes. Nas redes sociais, existe até um remédio pronto para quem não quer saber de diálogo: bloquear a outra pessoa. Quando os pesquisadores perguntaram se as redes sociais estão tornando os debates sobre temas sociais mais divisivos do que eram antes, 54% dos brasileiros disseram que sim. Nesse ponto, o Brasil ficou na média dos outros países. Dora Tognolli, psicanalista e mestre em psicologia social, acha que a sociedade está passando por um período de narcisismo.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Associações dizem que caminhoneiros estão ‘insatisfeitos’ e ‘enfurecidos’

19 de abr de 2019 às 12:07 | em: Brasil
Foto: Reprodução

A Abam (Associação Brasileira de Caminhoneiros) e a CNTA (Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos) afirmaram em notas que o pacote de medidas anunciado pelo governo de Jair Bolsonaro (PSL) para os caminhoneiros não atende às principais demandas da categoria, que são a queda do preço do óleo diesel e a fiscalização nas estadas do cumprimento da tabela do frete. De acordo com a CNTA, a alta de R$ 0,10 por litro de combustível, que entrou nesta em vigor nesta quinta, “aumentou ainda mais a tensão instalada na categoria. Segundo a nota, os caminhoneiros carregam desde o “ano passado a frustração de não ter a lei do piso mínimo do frete cumprida”. A confederação diz ter feito um levantamento com 140 sindicatos, nove federações e uma associação colaborativa, para confirmar o posicionamento dos caminhoneiros.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Decisão de Toffoli libera Lula para conceder entrevista

19 de abr de 2019 às 11:11 | em: Brasil
Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, decidiu hoje (18) arquivar sua decisão que impediu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de conceder entrevistas à imprensa. Desde 7 de abril do ano passado, Lula está preso na carceragem da Polícia Federal (PF) em Curitiba para cumprir pena inicial de 12 anos e um mês de prisão, imposta pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá (SP). Com a medida, o ex-presidente poderá conceder uma entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, que teve pedido rejeitado pela Justiça Federal em Curitiba. Após a decisão, Toffoli enviou o caso para Lewandowski, que deverá determinar a autorização para a entrevista. “Determino o retorno dos autos ao gabinete do relator para as providências cabíveis, uma vez que não há impedimento no cumprimento da decisão proferida pelo eminente relator nesta ação e naquelas apensadas”, decidiu. No ano passado, durante as eleições, Toffoli suspendeu uma decisão do ministro Ricardo Lewandowski que liberava a entrevista. Nesta quinta-feira, ao analisar a questão novamente, o presidente informou que o processo principal do caso, relatado por Lewandowski chegou ao fim e a liminar de Toffoli perdeu o efeito. Antes de o caso chegar ao STF, a juíza federal Carolina Lebbos, da 12ª Vara Federal de Curitiba, negou o pedido de autorização solicitado por órgãos de imprensa para que o ex-presidente conceda entrevistas. Ao decidir o caso, a magistrada entendeu que a legislação não prevê o direito absoluto de um preso à concessão de entrevistas. “O preso se submete a regime jurídico próprio, não sendo possível, por motivos inerentes ao encarceramento, assegurar-lhe direitos na amplitude daqueles exercidos pelo cidadão em pleno gozo de sua liberdade”, entendeu a juíza. Você será direcionado para o “Fale com a Ouvidoria” da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Com ovos de super-heróis e mega recheados, doceiras apostam na criatividade para lucrar na Páscoa

18 de abr de 2019 às 16:33 | em: Brasil
Foto: Reprodução

Ovos de chocolate personalizados, com tema de super-heróis, de séries e recheados com os mais variados sabores. Haja espaço para tanta criatividade. A cada ano, as doceiras que apostam na venda de ovos artesanais tentam se reinventar e chamar a atenção dos consumidores. Elas investem em vídeos e fotos para atrair o olhar e paladar de quem não resiste ao sabor de um bom chocolate. A Páscoa nem chegou e a estudante Gabriela Soares, de 19 anos, já não está mais recebendo encomendas. Ela é nova no ramo e se juntou, com a prima Diuly Monique, de 20, para vender ovos de chocolate pela primeira vez. A meta era entregar 100 unidades e pronto, elas já atingiram o objetivo. Gabriela estuda para entrar na universidade e por isso não está no mercado de trabalho. O jeito foi ganhar uma renda extra nessa época. “Eu entrei confiante, vi que no começo estava indo bem, agora decidimos parar porque está no limite. Conseguimos. O que nos ajudou a impulsionar as vendas foram nossos amigos e o Instagram. Comecei a vender dia 6 de abril e já atingimos os 100 ovos. Eu penso em continuar, mas por enquanto eu tenho que estudar. Quero voltar a vender chocolate no Dia dos Namorados e docinhos para festas”. Os ovos vendidos pelas primas têm cinco tamanhos e variam de R$ 15 a R$ 60. “Meus pais acharam bom porque eles perceberam que a gente está dando um jeito de se virar”. Aos 58 anos, a empresária Jenny Fátima Bart não tem moleza e coloca a mão na massa. Ela faz doces, bolos e trufas há 10 anos. Esse é a quarta vez que ela aposta na venda de ovos da Páscoa. Mas se engana quem pensa que é só vender os produtos. Para ela, a preparação começou no fim do ano passado.


Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Estudo constata que crianças em contato com violência podem ter alterações no cérebro

18 de abr de 2019 às 16:24 | em: Mundo,Saúde
Foto: Ilustração

As capacidades de empatia e a memória nos cérebros de jovens de 9 a 13 anos, podem ser prejudicadas por abuso sexual, agressões físicas de familiares ou colegas de escola, ao testemunhar violência contra terceiros e até mesmo ser ofendido, segundo pesquisa do Instituto do Cérebro (InsCer). Os estudos mostraram, segundo a Folha de S. Paulo, que a pessoas entre essas idades e expostas violência tinham maior chance de não distinguir emoções alheias e falhar em testes de atenção. Essas observações foram feitas em uma pesquisa do InsCer (Instituto do Cérebro), da PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), Alunos de escolas estaduais de Porto Alegre foram estudados durante a pesquisa feita pelo InsCer na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. O estudo teve apoio do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). A capital gaúcha foi escolhida porque foi considerada, em 2015, uma das 50 cidades mais violentas do mundo em um trabalho da organização Seguridad, Justicia y Paz. Em 2016, Porto Alegre registrou 55,6 assassinatos a cada 100 mil habitantes. Durante a pesquisa os estudantes responderam um questionário sobre experiências com violência. Os testes incluíram ainda reconhecimento de emoções enquanto a atividade cerebral era observada por ressonância magnética. Por fim os cientistas observaram que os estudantes mais próximos à violência falham mais frequentemente no reconhecimento de emoções ao observarem expressões faciais.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Municípios turísticos baianos têm alta ocupação hoteleira na Semana Santa

18 de abr de 2019 às 16:14 | em: Bahia
Foto: Divulgação

O feriado prolongado da Semana Santa será de bons resultados para a rede hoteleira de importantes destinos turísticos do interior baiano, com taxas de ocupação superiores a 80%. No caso de Itacaré e Morro de São Paulo, as taxas são ainda mais elevadas e a expectativa é ter os meios de hospedagem lotados. Na Costa do Cacau, Itacaré tem 97% dos apartamentos de hotéis e pousadas ocupados. Durante o feriadão, a cidade recebe a 3ª edição do Festival de Forró, a ser realizado de quinta-feira (18) até sábado (20). Estão confirmados grandes nomes do ritmo nordestino, a exemplo de Targino Gondim, Elba Ramalho, Tato (Falamansa), Carlos Pitta e Quinteto Sanfônico.

Foto: Gleidson Santos

“Cerca de 15 mil turistas devem visitar a cidade”, estima o secretário municipal de Turismo de Itacaré, Júlio Oliveira, que espera ver lotada a rede hoteleira até o início do festival. A pousada Vila do Dengo já garantiu ocupação total. Segundo o recepcionista Sílvio Borges, os 42 apartamentos foram reservados diretamente pelos hóspedes ou por operadoras de turismo. Em Morro de São Paulo, a expectativa é de também alcançar 100% entre esta sexta-feira da Paixão (19) e o Domingo de Páscoa (21), de acordo com a Secretaria Municipal de Turismo. Nos 32 apartamentos da pousada Mareia, os hóspedes serão baianos de Salvador e Feira de Santana, brasilienses e goianos. Porto Seguro, na Costa do Descobrimento, garantiu 93%, conforme o presidente da seção Extremo Sul da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih), Wilson Spagnol. No Oceano Porto Hotel, os 60 quartos vão receber principalmente mineiros e baianos. Segundo a gerente de reservas Andréia Miranda, os pacotes foram fechados há três meses.

Chapada Diamantina – Para a Semana Santa, a ocupação hoteleira média em Mucugê é de 80%. “A busca por hospedagem deve ser intensificada até a próxima semana, podendo chegar a 100%”, avalia o secretário municipal de Turismo, Euvaldo Ribeiro. No sábado (20), a cidade sedia a Corrida do Diamante (20), cujo percurso inclui trilhas historicamente utilizadas por garimpeiros para explorar minérios da Chapada Diamantina. O feriadão será de casa cheia para a pousada Alpina. “Dos 32 apartamentos, só temos quatro disponíveis, mas reservas feitas no decorrer da semana podem nos levar a 100%”, disse a proprietária Ângela Pina. Metade das suítes foi reservada por pernambucanos que vão competir no evento esportivo. Em Lençóis, a média registrada com reservas também é de 80%, mas a expectativa do presidente do Conselho Municipal de Turismo, Anselmo Macedo, é de melhora: “A Semana Santa é um feriado que sempre promete por conta da folga na sexta-feira. Esperamos elevar a taxa até o fim da semana”. (Acorda Cidade)

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Quase metade da população deixa de realizar compromissos por conta da violência, aponta pesquisa

18 de abr de 2019 às 16:00 | em: Notícias
Foto: Ilustração

Mais da metade dos brasileiros (51,2%) não deixa de fazer algo por medo da violência, segundo levantamento do Instituto Paraná Pesquisas. Aqueles que apontaram o contrário, ou seja, que o medo impede de fazer alguma coisa, somaram 48,8%. Entre eles, 20% deixam de sair à noite, 12% deixam de sair de casa, 3,9% não especificaram, 3,7% evita ir a determinados lugares, 2,9% de sair sozinho, e os demais outras citações. Também foi questionado se as pessoas mudam os seus trajetos com medo de passar por alguma rua ou via. A maioria, 62,7% responderam que não, enquanto 37,3% disseram que sim.Na pesquisa as pessoas foram questionadas se sentem mais medo de serem vítimas de sequestro, abuso sexual ou assalto. A resposta apontada pelo maior número de pessoas foi “Assalto”, 66,2% escolheram essa opção. Os que temem abuso sexual e aqueles que não tem medo de nada foram opção para 11%. Sequestro foi apontado como principal medo para 5%, os demais não souberam ou não opinaram. A noite é o período do dia em que as pessoas mais tem medo de serem vítimas de um crime, 62% escolheram essa opção. Outros 16% apontaram a madrugada como o período que mais temem. Cerca de 43% dos entrevistados na pesquisa foram vítimas de violência uma vez na vida, 28% duas vezes, 5% não opinaram e os demais três vezes ou mais. A pesquisa ouviu 2.080 brasileiros em 140 municípios, nos 26 estados e Distrito Federal, entre os dias 5 e 9 de abril. A mostra representativa do Brasil atinge um grau de confiança de 95%. (Bahia Noticias).

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Bahia está na lista de destinos que ex-presidente do EUA quer visitar no mundo

18 de abr de 2019 às 15:40 | em: Brasil,Notícias
Foto: Ilustração

O ex-presidente americano Barack Obama quer voltar ao Brasil, agora como turista. “Eu amo a América Latina, já estive no Rio e em São Paulo, mas há partes da Bahia que gostaria de conhecer”, afirmou. A declaração foi dada em entrevista ao diretor-executivo da rede de hotéis Hilton, Christopher Nassetta, durante o encontro anual do WTTC (Conselho Mundial de Viagens e Turismo, na sigla em inglês), realizado no início do mês, em Sevilha, na Espanha. Obama também citou o Brasil ao falar da importância de facilitar a entrada de turistas, para o bom desempenho econômico do setor. “Vimos um grande aumento no número de brasileiros com renda compatível e que queriam visitar a Disney e outros lugares dos EUA. Mas eles só conseguiam fazer o visto em São Paulo e no Rio, e o país é enorme, então isso iria limitar nosso desempenho”, afirmou. Hoje, brasileiros também podem obter o visto americano em Porto Alegre, Recife e Brasília. De volta à sua lista de desejos, o ex-presidente disse que gostaria de visitar o Chile e a Argentina, especialmente a região da Patagônia. “E a Antártica. O Serviço Secreto americano não ficou muito animado com a logística [que a viagem demandaria] porque se o tempo virar, podemos ficar sem comunicação por semanas. Mas, agora que eu não sou mais presidente, talvez eu faça essa viagem”, disse. Outra atração que Obama quer visitar é o templo Taj Mahal, na Índia. Ele chegou a programar uma visita programada, em 2015, mas precisou cancelá-la. “O rei Abdullah, da Arábia Saudita, morreu, então decidimos ir para Riad [capital da Arábia Saudita].” Também foi um imprevisto que o fez perder uma visita marcada ao templo Angkor Wat, no Camboja, outro lugar em sua lista de destinos para conhecer. “Eu estava no Camboja para uma reunião da Associação das Nações do Sudeste Asiático, a apenas duas horas de Angkor, e não consegui ir por causa de uma crise nos Estados Unidos”, afirmou. Ao lembrar de viagens que o marcaram, contou sobre um mochilão que fez pela Europa, depois de se formar na faculdade. “Não fiquei no Hilton porque não tinha dinheiro para isso, fiquei em hostels e todo o dia comprava baguetes e queijo, e, de vez em quando, um vinho. E era isso que comia.” Ele contou ainda que pegou um ônibus noturno de Madri para Barcelona, e lá ficou amigo de outro viajante, que não falava inglês. Eles se comunicaram em um espanhol precário. Obama dividiu com ele seu pão e o viajante compartilhou o vinho que trazia. “Nós chegamos em Barcelona no amanhecer e eu lembro de caminhar em direção às Ramblas com o sol nascendo. Viagens como essa são inesquecíveis porque elas fazem parte de você, como jovem, tentando descobrir o seu lugar no mundo.” A estadia em Barcelona aconteceu logo antes de Obama passar um mês no Quênia, o país natal de seu pai, também chamado Barack Obama. Nessa viagem, incluída entre as inesquecíveis pelo ex-presidente, ele conta que o objetivo era se conectar com o pai, com quem teve pouco contato. Ele era economista e morreu em um acidente de carro em Nairóbi em 1982. O ex-presidente americano Barack Obama durante encontro do WTTC (Conselho Mundial de Viagens e Turismo), em Sevilha, na Espanha Divulgação/WTTC/Flickr Homem de terno sentado em cadeira com microfone na mão    Obama afirmou ainda que viajar ajuda as pessoas a ter menos medo de culturas diferentes e é uma forma de lembrá-las do valor da diversidade. “[Viajar] me fez apreciar mais os Estados Unidos, mas também perceber que há muitos outros países maravilhosos com pessoas maravilhosas, e elas também têm orgulho de suas coisas.” “Se você está andando por uma pequena vila no Quênia e vê uma mãe brincando e rindo com uma criança, a cena não é diferente de uma mãe com sua criança na Virgínia (EUA) ou no Havaí”, acrescentou.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.