O empreendedorismo pode tirar o Brasil da crise; Leia o artigo de Toni Santos

06 de fev de 2017 às 23:12 | em: Tony Santos
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Antes de iniciar falando um pouco sobre minha visão do empreendedorismo, vou deixar sua definição resumida pelo wikipédia. Empreendedorismo é o processo de iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes. É um termo muito usado no âmbito empresarial e muitas vezes está relacionado com a criação de empresas ou produtos novos, normalmente envolvendo inovações e riscos. Pessoas como Bill Gates e Steve Jobs são consideradas empreendedoras por terem inovado no ramo da tecnologia, como no desenvolvimento de Sistemas Operacionais, no caso de Bill Gates.

Não tenho dúvidas que o empreendedorismo pode tirar o Brasil da crise que atravessa atualmente. Só para se ter ideias do tamanho do problema, segundo o estudo “Perspectivas sociais e do emprego no mundo – Tendências de 2017”, de cada 3 novos desempregados no mundo em 2017, um será brasileiro. A OIT (Organização Internacional do Trabalho) estima que o Brasil terá 1,2 milhão de desempregados a mais na comparação com 2016, passando de um total de 12,4 milhões para 13,6 milhões, e chegará a 13,8 milhões em 2018. Deu pra sacar o desafio que o país irá enfrentar, mas como já dizia Albert Einstein, “É no meio da dificuldade que encontra-se a oportunidade”, e é a pura verdade, com o desemprego em alta, o empreendedorismo começa a ser aquecido.

Eu nunca vi em todo o meu tempo que retornei para a cidade de Araci, uma grande quantidade de pessoas pela rua vendendo produtos de diversos tipos, pessoas praticando suas habilidades empreendedoras e etc. Isso mostra que esse mercado está sendo aquecido. E como citei a frase antes “É no meio da dificuldade que encontra-se a oportunidade”. Talvez pode ser uma grande oportunidade de ter o próprio negócio e que poderá ser um sucesso. E olha que estou usando como exemplo apenas nossa pequena cidade de pouco mais de 56 mil habitantes no interior da Bahia. Agora imagine o Brasil. Veja essa pesquisa que foi feita em dezembro de 2015. Segundo a Pesquisa Mensal de Emprego (PME), que faz parte do IBGE, o número de pessoas que trabalham por conta própria nas Regiões Metropolitanas do Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre bateu o recorde de 4,650 milhões em dezembro de 2015. Neste meu primeiro contato com você, futuro empreendedor de sucesso, quero apenas passar essa mensagem. Vou ti passar a primeira atividade de leitura. Leia o livro Pai Rico, Pai Pobre para ter uma visão melhor sobre empreendedorismo, para baixar o pdf do livro clique (aqui). E até o próximo capítulo.

Toni Santos – Coach, Consultor de Negócios e Empreendedor nato
Mais informações me acompanhe no instagram @tonisantosoficiall ou na minha página no facebook (aqui).

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.