Todo dia é dia de reconhecimento: As mulheres de Araci e seus méritos

25 de set de 2014 às 11:39 | em: Thayane Santos

10313517_477776622322581_8711345829225320564_nÉ fato a expansão do espaço ocupado pelas mulheres na nossa sociedade. Há 4 anos elegemos a primeira mulher presidente do nosso país, e a pouco mais de uma semana o país irá, muito provavelmente, reeleger ou eleger mais uma mulher para o mesmo cargo. Governadoras, deputadas, senadoras haverão de serem eleitas também. Na nossa cidade não é diferente; nossas mulheres são destaque em grande parte dos setores econômicos, políticos e profissionais.

Elas estão hoje à frente de Secretarias Municipais, supermercados, lojas de roupas, filas de bancos, dominam as salas de aula, ocupam cadeiras na Câmara de Vereadores, embelezam nossas ruas, tomam sua cervejinha e, encanto daqui, são em sua maioria donas de si mesmas, empoderadas, mulheres que enfrentam todos os dias as dores e as delícias de serem quem e o que são.

Por mais opressora que seja a nossa forma de pensar e por mais difícil que seja perceber a primeira vez e fazer as pessoas a enxergarem também; mesmo que o discurso da mulher moralmente perfeita, dentro dos padrões hipocritamente estabelecidos ainda exista, a nossa cidade me parece mais amena, se apresenta mais branda, principalmente porque nossas mulheres ocupam muito bem os papéis que se propõem a ter.

Hoje não é “o dia das mulheres”, e nem é dia de luta feminista, hoje simplesmente uma mulher, criada em sua maioria por mulheres, que vem de uma família matriarca e que por isso se entende diferente, decidiu que as mulheres aracienses merecem todo destaque e homenagem que a mim cabe, e o meu manifesto de orgulho por fazer parte dessa classe.

Meus parabéns às nossas mulheres por se firmarem em suas escolhas, por se tornarem mais do que querem de nós e ser exemplos. Parabéns a cada mãe que além de dar carinho e educar seus filhos assumem seus postos dentro da sociedade e tornam as medidas e a mentalidade social menos patriarca e mais igualitária. Parabéns a cada mulher, que por ser mulher, já enfrenta muitos males e ainda assim conseguem ser maravilhosas e indispensáveis.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.