Pedro Juarez

Município de Araci terá site para pesquisa histórica, cultural e científica

05 de jun de 2017 às 10:15 | em: Araci,Cidades,Pedro Juarez

                                      Crédito: Danilo Victor

O município de Araci, que ocupa importante posição geográfica no sertão da Bahia, junto aos Tabuleiros do Itapicuru, na rota para Paulo Afonso, Canudos , Monte Santo, Juazeiro e outras grandes cidades, terá um portal na internet (www.viladoraso.com.br) com todas as informações sobre sua história, documentos, jornais, vídeos e fotografias novas e antigas, além de outros materiais que ajudarão pesquisadores das mais diversas áreas. A página será apresentada ao público no próximo dia 9 de junho, às 19 horas, no Centro Cultural de Araci (Rua Sete de Setembro, S/N), quando também ocorrerão os lançamentos do livro Confraria poética feminina , da professora e escritora Rita Queiroz e a exposição de desenhos da araciense Renata Carvalho.

O nome do portal é referência à antiga denominação da cidade, que se encontra cercada de montanhas, daí ter sido chamada de Raso. O site pretende estimular o debate de ideias, por isso tem como lema “Araci: memória, cultura e pensamento”. Além de artigos científicos e opinativos, disponibilizará pesquisas acadêmicas, crônicas, notícias e registros audiovisuais. Estará disponível também no site uma série de documentos antigos do Cartório Civil de Araci, que abrange um período de 1877 a 1949. São registros de batismos, casamentos, óbitos e algumas atas, que servirão de fonte para pesquisadores. A ideia é que esse acervo seja ampliado e já está previsto também que documentos como Inventários, processos crimes e civis do século XIX que estão arquivados no CEDOC –Uneb-Coité sejam também digitalizados e façam parte do acervo do site.
Segundo Pedro Juarez Pinheiro, um dos responsáveis pelo Vila do Raso, o portal também divulgará informações sobre os eventos culturais que acontecerão em Araci, como oficinas, festivais, tradições populares e oportunidades para professores, estudantes e pesquisadores. Para ele, o site deve servir para que as pessoas articulem eventos como seminários, debates e outras trocas de conhecimento. “Queremos constituir uma rede de pesquisa sobre Araci e a região sisaleira, no seu entorno. Nossa produção ficará visível na internet para historiadores e demais pessoas interessadas pela cultura e história local. O cidadão leigo também deve gostar, pois usamos uma linguagem bastante acessível”, concluiu.
A maior parte do acervo do portal foi levantada junto a moradores da cidade que se dedicaram a registrar os fatos ao longo de décadas, mas também há relatórios de origem governamental. O trabalho prossegue, e quem quiser pode encaminhar novas informações, inclusive seus próprios textos, fotos e outras produções, por meio do canal “Fale Conosco”, na mesma página. O site contou com o apoio financeiro do Colégio Apoio, de Salvador e apoio da Diretoria de Cultura de Araci.

Por Franklin Carvalho

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Projeto “Arte por toda cidade” chega a sua 2ª edição com teatro, exposição fotográfica e grafite

04 de abr de 2017 às 16:21 | em: Pedro Juarez

Foto: Danilo Victor

O Projeto arte por toda cidade chega a sua 2ª edição, e dessa vez foi realizado dentro dos festejos do aniversário da cidade, que completa 58 anos de emancipação política. Com uma proposta de intervenção de arte urbana, teatro, exposição fotográfica e projeção mapeada (vídeo mepping) o projeto “Arte por Toda Cidade” neste ultimo sábado e domingo (01 e 02) coloriu com diversos painéis os muros de ruas e praças de Araci. A criação ficou por conta de artistas de Araci, Teofilândia, Feira de Santana e Salvador. Participaram Alef Silva, Thiago Lima e Gerdy Layon, de Araci; Kbça, Ivan Coelho e Donguto, de Feira de Santana e Julio Costa, Prisk, Ixlutx e Pepino, de Salvador.
Em várias partes da cidade, surgiram em meio aos muros lindas criações artísticas produzidas por artistas locais e da região. No colégio Imaculada Conceição, um enorme rosto representando o sertanejo que almeja chuva foi grafitado. No bairro da Cascalheira três casas foram pintadas trazendo alegria e cor pra seus morados e as crianças que no momento da criação interagiram com os artistas. Na quadra de esportes, em frente à Secretária de Educação, em uma das paredes do colégio CEIC, Centro Cultural e em tantos outros lugares da cidade, se pode admirar arte e poesia.

Foto: Danilo Victor

Na noite de sexta-feira (31/03) à noite, no Centro Cultural de Araci, uma exposição coletiva de fotografia foi inaugurada e teve a participação de 14 (catorze) fotógrafos aracienses, mostrando a diversidade e criatividade da produção fotográfica da cidade. A exposição ficará em cartaz durante todo mês de abril e maio.
Já no sábado (01/04) foi apresentada na área externa do Centro Cultural uma peça teatral chamada “Mãe do dia” que com cerca de 20 atores aracienses homenagearam a cidade de Araci pelos seus 58 anos de emancipação política. Um grande público compareceu à apresentação, comprovando que o povo de Araci gosta de teatro e que iniciativas como essas sejam constantes em nossa cidade.
No domingo (02/04) seria feito uma projeção mapeada (vídeo mapping) no prédio da Capelinha, mas que por motivos de possíveis chuvas na cidade foi adiada e em breve nova data será anunciada. A projeção mostrará um pouco da cultura popular e fotos antigas da cidade.
A segunda edição do projeto Arte por toda cidade teve seu financiamento através da Prefeitura de Araci, Secretaria de Educação e Cultura, realizado pela Diretoria de Cultura e Centro Cultural de Araci.

Festejos da Emancipação

Durante todo o mês de abril, diversas atividades em comemoração aos 58 anos de Emancipação Política de Araci ainda acontecerão. Confira programação:

05/04 – Feira da saúde, assistência social e cultura 07/04 – Alvorada/Hasteamento da bandeira Corrida Rústica Inauguração da nova infraestrutura urbana 15/04 – Inauguração da reforma da Praça da Cascalheira Queima do Judas 16/04 – Bloco do Mofo Concurso Garoto e Garota Araci 20/04 – Gincana Cultural 22/04 – Inauguração da Nova Escola de Roça de Dentro Festa de aniversário da cidade 23/04 – Avisa Júnior 28/04 – Encontro de Coletivos Culturais Juvenis 29/04 – Caravana do Lazer Inauguração da Pavimentação do Povoado Caldeirão 30/04 – Inauguração da Nova Quadra Coberta do povoado Barbosa

Galeria de fotos
  • Foto: Pedro Juarez

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.