Michel Jornalista

Fumar ou não, eis a questão veja as principais consequências

20 de jun de 2017 às 11:55 | em: Michel Jornalista,Saúde

Foto: Ilustração

Apresentamos aqui algumas informações a respeito das consequências de ato de fumar. Leia pense e tire suas conclusões:
A vida de uma pessoa que fuma quinze cigarros por um dia é reduzida, em média, cinco anos. Uma pessoa que fuma um maço de cigarro por dia tem probabilidade vinte vezes maior que é desenvolver um câncer de pulmão do que uma pessoa que não fuma. Uma pessoa que fuma tem o dobro de chance de vir a ter doenças cardiovasculares do que uma pessoa que não fuma que não fuma. Uma pessoa que fuma tem vinte vezes desenvolver bronquite crônica (os brônquios secretam excesso desse muco e os cílios responsáveis pela eliminação desse muco passam a funcionar mal; o muco fica, assim, acumulado nos brônquios e bronquíolos, que inflamam, e a pessoa passa a tossir muito e a ter dificuldades em respirar) e enfisema pulmonar (rompimento dos alvéolos, com redução da área para as trocas gasosas) do que uma pessoa que não fuma. O fumante tem sete vezes mais chance de desenvolver úlcera e câncer de estômago do que os não fumante, na circulação sanguínea do fumante há 5% menos oxigeno do que na circulação do não fumante.
Fumar na gravidez representa perigo para o feto: há o dobro de risco de aborto, de nascimentos prematuros e de morte de fetos; quando isso ocorre, o bebê de uma gestante fumante terá menor peso no nascimento. Os fumantes  obrigam os não fumantes a fumar, pois os não fumantes confinados em ambientes fechado, como carros, escritórios,  sala de espera, bares, restaurantes, e outros recintos, são afetados pela fumaça do cigarro dos fumantes; respirando  passivamente essa fumaça, os não fumante podem ao longo do tempo, desenvolver os mesmos problemas  circulatórios e respiratórios que os fumantes. Filhos de pais fumantes, por exemplo têm o dobro de chance de  contrair pneumonia ou bronquite no primeiro ano de vida.

Saiba como evitar o câncer de pele

17 de maio de 2017 às 15:25 | em: Michel Jornalista,Saúde

Foto: Ilustração

No Brasil, o câncer mais frequente é o de pele, correspondendo a cerca de 25% de todos os tumores diagnosticados. A radiação ultravioleta natural, proveniente do Sol, é o seu maior agente causador. O tipo mais grave de câncer de pele, o melanoma, corresponde a 4% dos casos. Ele tem origem nos melanócitos que se dividem formando pintas com aspecto bem característico, identificadas pelo chamado (A,B,C,D) das pintas. Todas as pintas se devem a um número maior de melanócitos em determinados pontos da pele, em geral, as pintas não são malignas. Observá-las é importante e, se uma delas for sugestiva de melanoma, deve-se procurar rapidamente atendimento médico. O melanoma é curável se detectado em estágios iniciais e removido. Caso contrário, a letalidade é muito alta em função da capacidade de os melanócitos migrarem pelo corpo com possibilidade de metástase as pessoas de pele clara que vivem em locais de alta incidência de luz solar são as que apresentam maior risco. O clima tropical, a grande quantidade de praias, a ideia de beleza associada ao bronzeamento e o trabalho rural favorecem a exposição excessiva a radiação solar. Considerando-se que os danos provocados pelo abuso de exposição ao sol são cumulativos é importante que cuidados sejam tomados desde a infância. Para a prevenção não só do câncer de pele como também as outras lesões provocadas pelos raios ultravioleta (UV) é necessário evitar a exposição ao sol, sem proteção. É preciso usar filtros durante  atividades ao ar livre, bem como chapéus, guarda-sóis e óculos escuro, além de evitar a exposição em horários em que os raios UV são mais intensos, ou seja das 10 às 14 horas.

Gravidez na adolescência tem queda de 17% no Brasil

11 de maio de 2017 às 12:36 | em: Michel Jornalista,Saúde

Foto: Ilustração

A gravidez na adolescência teve uma queda de 17% no Brasil segundo dados preliminares do Sinasc Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos) do Ministério da Saúde. Em números absolutos a redução foi de 661.290 nascidos vivos de mães entre 10 e 19 anos em 2004 para 546.529 em 2015. A região com mais filhos de mães adolescentes é o Nordeste 180.072 – 32%, seguido da região Sudeste 179.213 – 32%. A região Norte vem em terceiro lugar com 81.427,14% nascidos vivos de mães entre 10 e 19 anos, seguido da região Sul 62.475 – 11% e Centro Oeste 43.342 – 8%. A queda no número de adolescentes grávidas está relacionada a vários fatores como, expansão do programa Saúde da Família, que aproxima os adolescentes dos profissionais de saúde, mais acesso a métodos contraceptivos e ao programa Saúde na Escola que oferece informação de educação em saúde”, destacou a diretora do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas DAPES, Thereza de Lamare. O número de crianças nascidas, de mães adolescentes nessa faixa etária, representa 18% dos 3 milhões de nascidos vivos no país em 2015. O Ministério da Saúde tem implementado ações para reduzir ainda mais esse percentual, com a divulgação de ações em educação sexual e direitos reprodutivos. Hoje 66% das gravidezes em adolescentes são indesejadas. Para reduzir os casos de gravidez não planejada, o Ministério da Saúde investe em políticas de educação em saúde e em ações para o planejamento reprodutivo. Uma das iniciativas é a distribuição das Caderneta de Saúde de Adolescentes (CSA), com as versões masculina e feminina. A caderneta contém os subsídios que orientam o atendimento integral dos jovens, com linguagem acessível, possibilitando ao adolescente ser o protagonista do seu desenvolvimento. Para prevenção da gravidez, o Ministério da Saúde distribui a Pílula Combinada, Anticoncepção de Emergência, mini-pílula, anticoncepcional injetável mensal e trimestral, e diafragma, assim como preservativo feminino e masculino. Recentemente, a pasta anunciou a oferta de DIU de Cobre em todas as maternidades brasileiras, o que inclui as adolescentes dentro desse público a ser beneficiado. Pois é uma alternativa a mais para a adolescente que já teve uma gravidez precoce. “O DIU é um método que dura 10 anos, de longa duração e não precisa da adolescente ficar lembrando, o que é um fator importante para evitar a gravidez”, explica Thereza de Lamare.

Saúde Brasil

Além da redução do percentual de filhos de mães adolescentes, a pesquisa Saúde Brasil mostra que o uso das boas práticas no que se refere ao parto foram ampliadas. O estudo aponta um aumento de 15% de parto normal entre mães adolescentes. Cerca de 70% das adolescentes, entre 10 e 19 anos de idade no ano de 2014, tiveram seus filhos por parto normal, enquanto em 2013 esse percentual foi de 55%. A pesquisa mostra ainda que enquanto em 2013, apenas 11% das mães se alimentaram durante o trabalho de parto, em 2014 esse percentual subiu para 16%. Também aumentou o percentual de mães que foram orientadas a ter filho em outras posições além de deitada, de 10% para 15% no mesmo período. Outro percentual que melhorou foi a presença do acompanhante da escolha da mãe que passou de 37% para 47% e o do uso do chuveiro como método para alívio da dor, que aumentou de 27% para 35%. Os dados corroboram com as orientações das Diretrizes do Parto Normal, divulgada no mês de março pelo Ministério da Saúde. Entre outros achados do estudo Saúde Brasil, cerca de 55% das jovens disseram ter se movimentado durante o trabalho de parto, enquanto em 2013 esse percentual era de 45%, o que também vai de encontro com as diretrizes do parto normal. Para realização da pesquisa, foram entrevistadas adolescentes de 10 a 19 anos. Mais da metade delas são solteiras, negras, não possuem planos de saúde e possuem renda familiar menor que dois salários mínimos. Os dados também servem como alerta, pois mostram que durante o parto algumas práticas que devem ser evitadas segundo as diretrizes do Parto Normal, ainda estão sendo utilizadas. Uma delas é a manobra de Kristeller – quando o útero da mulher é pressionado para tentar auxiliar a expulsão que teve incidência de 28% em 2014 e a episiotomia (corte no períneo) que teve incidência de 37% no mesmo ano. A pesquisa também demonstra que a lei nº 11.108/2005, que garante às mulheres o direito à presença de acompanhante durante o trabalho de parto, parto e pós-parto não têm sido respeitada pelos serviços de saúde, embora o dado tenha apontado melhora. Em 2013, 33% das adolescentes não tiveram acompanhante na hora do parto. Em 2014, esse percentual caiu para 26%. As diretrizes do parto normal foram elaboradas por um grupo multidisciplinar, composto por médicos obstetras, médicos de família, clínicos gerais, médico neonatologista, médico anestesiologista e enfermeiras obstétricas, convidados pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC) e pela coordenação de Saúde da Mulher.  Foram recebidas 396 contribuições, sendo a maioria (84%) foi feita por mulheres. ( Portal Saúde).

 

Michel Temer diz não ter intenção de continuar na atividade política

05 de maio de 2017 às 11:43 | em: Michel Jornalista,Política

Foto: Reprodução

O presidente Michel Temer (PMDB) afirmou que não pretende continuar na vida política após terminar o mandato, em 2018. E também reforçou que não pretende concorrer a um novo mandato presidencial. “Aposentar-me nunca, jamais, mas eu não tenho intenção de continuar a atividade política, já cumpri meu papel”, afirmou em entrevista à Rede TV! gravada na última terça-feira (2) e exibida na noite desta quinta (4). Temer voltou a dizer que espera aprovar as reformas até o fim do mandato. “Só espero que as reformas deem certo e que não haja necessidade de pedirem para eu continuar”, disse. O presidente afirmou ainda que acredita não ter errado durante seu mandato, que assumiu após o afastamento da petista Dilma Rousseff, em maio de 2016. “É possível que eu tenha errado aqui e acolá, mas não sinto que tenha errado”, disse. Temer falou que, se cometeu erros, foram acidentais e não propositais. (Bahia Noticias).

Polícia prende homem suspeito de matar professora em Alagoinhas

30 de abr de 2017 às 13:04 | em: Bahia,Michel Jornalista

Foto: Reprodução

Policiais da 6ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Rio Real) prenderam na manhã deste sábado (29) o homem suspeito de matar a professora e enfermeira Rosângela Gomes Costa. A vítima foi encontrada morta dentro de casa, em Alagoinhas, no último dia 21. Edvan Alves dos Santos estava em um trailer às margens da BR-110, no entroncamento de Crisópolis com Olindina. O suspeito foi conduzido para Alagoinhas. De acordo com o Acorda Cidade, o homem foi identificado depois que vendeu o celular roubado da vítima a um receptador, que o reconheceu e o denunciou. (Bahia Noticias).

Temer descarta risco de perder mandato em ação que investiga chapa com Dilma

23 de abr de 2017 às 10:56 | em: Michel Jornalista,Política

Foto: Reprodução

O presidente Michel Temer (PMDB) refutou, em entrevista à agência de notícias Efe, publicada neste sábado (22), a possibilidade de perder o mandato no processo que corre na Justiça Eleitoral contra a chapa vencedora das eleições de 2014, formada por ele e a ex-presidente Dilma Rousseff. Ao salientar que todas as doações recebidas por sua campanha foram legais, Temer disse esperar que o caso seja julgado como improcedente e, a menos de dois anos de encerrar o mandato, assinalou que recursos devem prolongar o processo até a decisão final. “Não sei qual será a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas ela vai demandar recursos, tanto internamente no tribunal como seguramente para o Supremo Tribunal Federal (STF)”, disse o peemedebista. “Ou seja, há ainda um longo percurso processual a percorrer. Então, na pior das hipóteses, se houver, digamos assim, a anulação da chapa, a cassação da chapa, haverá recurso”, acrescentou. Ele rebateu ainda as declarações dadas na delação premiada do ex-presidente da Odebrecht Marcelo Odebrecht de que todos políticos eleitos a cargo público no Brasil foram financiados com dinheiro de caixa 2. “É uma opinião da Odebrecht. A Odebrecht é que acha que todos os políticos se serviram do caixa 2. Aliás, ao assim se manifestarem, dizem que eles são os produtores do caixa 2”, comentou Temer, que disse conhecer “muitos” políticos que não utilizaram tais métodos.(Bahia Noticias).

 

Preço médio da gasolina atinge o menor valor em quase 7 meses

18 de abr de 2017 às 11:42 | em: Brasil,Michel Jornalista

Foto: ilustração

O preço médio da gasolina vendida nos postos do Brasil caiu na semana passada para seu menor nível em quase sete meses, renovando o menor valor desde o início da política de preços da Petrobras, enquanto o etanol também recuou e o diesel ficou estável, apontaram dados publicados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), nesta segunda-feira (17). O preço médio da gasolina caiu 0,2%, na semana encerrada em 15 de abril ante a semana anterior, para R$ 3,639 por litro. É o menor patamar desde a semana encerrada em 24 de setembro, quando o combustível fóssil foi vendido por R$ 3,638 por litro. Na semana imediatamente anterior, o preço médio por litro no país caiu 0,62%, para R$ 3,647, menor valor desde que a Petrobras iniciou sua nova política de preços, em outubro (veja mais abaixo). Já o etanol hidratado, concorrente da gasolina nas bombas, no mesmo período, caiu 0,2%, para R$ 2,654 por litro. O preço do diesel na bomba, por sua vez, ficou estável a R$ 3,018 por litro.

Nova política de preços da Petrobras

A Petrobras pratica desde outubro uma nova política de definição de preços dos combustíveis, com reuniões mensais para definir os valores da gasolina e do diesel cobrados nas refinarias. Um reajuste da companhia nas refinarias não necessariamente significa uma mudança no preço praticado nos postos, pois as distribuidoras podem repassar ou não essa variação (como ocorreu algumas vezes desde então). Outras variáveis também podem influir no preço da gasolina, como o preço do etanol, já que a gasolina comum deve ter 27% de etanol anidro – e o preço do álcool combustível varia de acordo com a safra da cana-de-açúcar. Desde que começou a nova política de preços, a Petrobras já anunciou quatro cortes e dois aumentos no preço dos combustíveis. O primeiro anúncio foi em outubro, quando o preço da gasolina caiu 3,2% e o do diesel, 2,7%. Em novembro, nova queda (de 3,1% e 10,4%, respectivamente). Em dezembro, foi a vez do primeiro aumento: reajuste de 8,1% na gasolina e de 9,5% no diesel. Em janeiro, a Petrobras fez duas alterações nos preços: no dia 5, subiu o preço do diesel em 6,1% (mas manteve o da gasolina), e no dia 26, reduziu novamente o preço dos dois combustíveis. Por fim, em fevereiro, a Petrobras anunciou a última redução: de 5,4% na gasolina e de 4,8% no diesel. Março foi o primeiro mês desde a nova política de preços que não houve nenhuma alteração. (G1).

Consulta Pública para recuperação de pontos críticos de estradas vicinais foi realizada em Araci

13 de abr de 2017 às 09:47 | em: Araci,Michel Jornalista

Foto: Michel Jornalista

O presidente da Câmera de Vereadores de Araci, Jefson Miranda Cardoso Carneiro (Jefinho), abriu a Casa da Cidadania para Consulta Pública do PREMAR 2 – Programa de Recuperação e Manutenção de Rodovias do Estado da Bahia. O evento, que ocorreu na quarta-feira (12), contou com a presença do Prefeito Antônio Carvalho da Silva Neto, junto da vice Maria Betivania Lima de Jesus, vereadores, secretários municipais, representantes de associações e a imprensa local.
O Programa de Integração dos Corredores Rodoviários do Estado da Bahia, definido como um programa global de obras múltiplas, tem como principais componentes a pavimentação de aproximadamente 422,47 quilômetros de eixos da rede rodoviária administrada pelo estado da Bahia. Através de 03 decretos publicados assinados pelo governador Rui Costa, a Bahia deverá receber aproximadamente R$ 2,5 bilhões para investir em obras de infraestruturas rodoviárias no interior.
No evento, Jefinho falou da felicidade desta consulta no município. Segundo ele, sua localidade também tem indicações de melhoria e recuperação de estradas. “Algumas pessoas que vivem na regional da retirada tem dificuldades para se locomoverem até a sede ou algumas localidades vizinhas, devido a situação das estradas”, disse ele.
Em sua fala, o prefeito Silva Neto disse que a prefeitura está presente não só enquanto poder publico, mas participou da reunião enquanto cidadão que quer ver o município se desenvolver com qualidade de vida pra o nosso povo. Ele agradeceu a todos e disse estar feliz com os investimentos que estão por vir.

Em Araci, de acordo com a escolha da população, as localidades que serão beneficiadas primeiramente pelos investimentos nas estradas são:

1º Lagoa do Boi
2º Gameleira, Poço do Porco
3º Tanque Cavado e Barreira
4º Tapuio
5º Queimada Grande 1 e 2
6º Ribeira
7º João Vieira
8ª Queimada Grande 2 e Povoado do Cúrtico
9º Tapuio e Caldeirão
10º Maria do Tutu e Serra dos Bois
11º Rua da Palha e Ribeira
12º Alto Mira e Ribeira
13º Resina, Tingui e Laranjeira
14º Pedra Alta e Lagoa da Laje
15º Lagoa da Onça e Rufino
16º Campo do Elói e Poço grande
17º 2 Estradas a Poço do Capim
18: Riacho, Mulungu, Queimadinha, Queimada Redonda, e Balaio
16º Salgado e Alto Grande
17º Riacho pau’Apic, Vila Teodoro ao Auto grande, Lagoa do Novilho, Bela vista a 2 Estradas, Poço do Capim a Poço Grande, Balaio a Tapuio.

 

Galeria de fotos
  • Foto: Michel jornalista
  • Foto: Michel jornalista
  • Foto: Michel jornalista
  • Foto: Michel jornalista
  • Foto: Michel jornalista

 

Valente: Motociclista fica ferido em colisão contra ônibus ao tentar atravessar pista

11 de abr de 2017 às 10:04 | em: Michel Jornalista,Santaluz

Foto: Reprodução

Um motociclista identificado como Uilson Santos da Costa, de 49 anos, ficou ferido depois de se envolver em um acidente com um ônibus da viação Santo Antônio ao tentar atravessar o trecho urbano da rodovia BA-120, na cidade de Valente, na tarde desta segunda-feira (9). A colisão aconteceu próximo ao contorno que fica na saída para Santaluz. Segundo a Polícia Militar, a moto entrou de repente na pista e foi atingida na lateral pelo ônibus, que trafegava em sua mão de direção. Ainda de acordo com a corporação, o condutor da motocicleta, que não é habilitado nem usava capacete, sofreu ferimentos na cabeça. Ele foi socorrido para o hospital local e em seguida encaminhado, consciente, para outra unidade médica em Feira de Santana ou Salvador. Não há informações sobre o estado de saúde da vítima. Os veículos foram encaminhados pela Polícia Militar à delegacia da cidade. Uma guarnição da Polícia Rodoviária Estadual foi acionada pela PM e esteve na delegacia para acompanhar o registro da ocorrência. (Notícias de Santaluz).

Reforma trabalhista trará mudanças em 100 pontos da CLT, diz relator

11 de abr de 2017 às 09:58 | em: Brasil,Michel Jornalista,Política

Foto: Reprodução

O relatório sobre a reforma trabalhista, do deputado Rogério Marinho (PSDB-RN), que deve ser apresentado na quarta-feira (12) mexerá em 100 pontos da septuagenária Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). “É uma modernização da legislação trabalhista que estamos fazendo”, afirmou o deputado. O projeto dá força de lei aos acordos coletivos negociados entre empresas e trabalhadores em vários pontos. Entre eles, permite que sindicatos e empresas negociem jornadas de até 12 horas diárias, desde que respeitado o limite de até 48 horas por semana (contabilizando horas extras). O projeto propõe ainda que patrões e empregados negociem o trabalho remoto (fora do ambiente da empresa), remuneração por produtividade e registro de ponto. O relator afirmou também que vai manter no relatório a regulamentação do trabalho intermitente – que permite jornadas inferiores a 44 horas semanais – e o fim da obrigatoriedade do pagamento do imposto sindical. Marinho disse que o relatório também vai contemplar ao menos duas salvaguardas ao trabalho terceirizado que não constavam do projeto aprovado pela Câmara e sancionado pelo presidente Michel Temer. Uma das proteções que serão colocadas é restringir que empresas demitam seus funcionários e os recontratem na sequência como terceirizados. A proibição valerá por 18 meses. “Isso afasta qualquer acusação de que a terceirização poderia servir para uma mera troca de modelos de contratação”, diz Marinho. A outra salvaguarda deve garantir aos terceirizados os mesmos serviços de alimentação, transporte, segurança e atendimento médico dos contratados diretamente. Em seu parecer, Marinho pretende incluir uma série de mudanças na CLT relacionadas aos direitos das mulheres. Uma delas é permitir que grávidas e lactantes possam trabalhar em locais insalubres, desde que apresentem um atestado médico. Hoje, isso é proibido hoje pela legislação trabalhista. “Se não fizermos isso, não vai ter mais mulher trabalhando nos hospitais”, exemplificou. Marinho também vai propor a exclusão do artigo da CLT que diz que mulheres não podem entrar com ações trabalhistas sem autorização do marido e o que proíbe mulheres acima de 50 anos de parcelar as férias. Para a oposição, as mudanças que serão propostas por Marinho poderão prejudicar o trabalhador. “Mexer em 100 pontos da CLT é simplesmente propor a revogação da CLT. Isso é inaceitável em uma conjuntura como essa, em um momento de forte desemprego, quando o trabalhador está em fragilidade maior”, criticou o deputado Luiz Sérgio (PT-RJ). A proposta estabelece um período de 120 dias para contrato temporário de trabalho, prorrogável uma vez por igual prazo. Se esse máximo for excedido, o contrato passa a ser por tempo indeterminado. Hoje, são permitidos contratos por 90 dias. Quanto à jornada parcial de trabalho, o texto substitui a modalidade atual de até 25 horas semanais sem hora extra por outras duas opções. Uma delas é a de contrato de até 30 horas semanais, sem horas extras. Outra é fixar até 26 horas semanais, com até 6 horas extras, pagas com acréscimo de 50% sobre a hora normal. A medida ainda vai estabelecer férias de 30 dias para todos. Hoje, os contratos parciais dão só 18 dias. (Bahia Notícias).

Farmácia é assaltada no centro de Santaluz; PM faz buscas por ladrão

08 de abr de 2017 às 14:37 | em: Michel Jornalista,Santaluz

Foto: Reprodução

Uma farmácia localizada na região central de Santaluz foi assaltada no início da noite desta sexta-feira (7). O crime aconteceu por volta das 18h30. Imagens gravadas pelo circuito de segurança do estabelecimento mostram o momento em que o assaltante entra na farmácia com um boné na cabeça e uma mochila nas costas, dizendo estar armado, e anuncia o assalto. Após o crime, a Polícia Militar foi acionada e faz buscas pela região, mas ninguém foi preso até a publicação desta reportagem. No local também funciona um correspondente bancário, mas segundo a PM, o caixa estava vazio e nenhuma quantia foi levada. (Notícias de Santaluz).

Cientistas dizem ter achado pela 1ª vez uma atmosfera ao redor de planeta semelhante à Terra

08 de abr de 2017 às 11:39 | em: Michel Jornalista,Mundo

Atmosfera do planeta GJ 1132b pode conter água ou metano (Foto: DANA BERRY)

Cientistas dizem ter detectado pela primeira vez uma atmosfera ao redor de um planeta parecido com a Terra. Em um estudo publicado no ” Astronomical Jornal”, eles dizem que o planeta GJ 1132b, que tem 1,4 vez o tamanho da Terra e fica a 39 anos-luz de distância, na constelação de Vela, é encoberto por uma espessa camada gasosa de água, metano ou uma mistura de ambas as substâncias. Descobrir e identificar a composição de uma atmosfera é um passo importante na busca por vida fora do Sistema Solar. Mas é improvável que o GJ 1132b seja habitado: a temperatura em sua superfície gira em torno dos 370 ºC. Até onde sabemos, a temperatura mais alta que a vida suporta na Terra é 120 ºC”, diz John Southworth, pesquisador da Keele University, na Grã-Bretanha.

Sinais químicos

A descoberta do GJ 1132b foi anunciada em 2015. Apesar de ter um tamanho similar ao da Terra, ele orbita uma estrela menor, mais fria e menos brilhante que o Sol. Usando um avançado telescópio do Observatório Europeu do Sul (ESO), no Chile, pesquisadores estudaram o planeta ao analisar como ele bloqueia a luz de sua estrela quando passa em frente a ela. “Isso faz com que a estrela fique menos brilhante. É uma boa forma de encontrar planetas”, afirma Southworth. Mas as diferentes moléculas na atmosfera de um planeta (caso tenha uma) absorvem a luz de formas distintas, o que permite buscar por sinais químicos de sua composição. As análises apontam que o GJ 1132b tem uma atmosfera de vapor e/ou metano. “Uma possibilidade é que seja um ‘mundo aquático'”, disse Southworth.

Prova de conceito

 Ainda que seja improvável que formas de vida sobrevivam às condições deste mundo, a descoberta é animadora na busca por vida extraterrestre.Sabemos que planetas que orbitam estrelas de menor massa podem ter atmosferas, e, como há tantos com essas características no universo, isso faz com que seja mais provável que um deles tenha vida. Marek Kukula, astrônomo do Observatório Real de Greenwich, no Reino Unido, avalia a descoberta como uma “boa prova de conceito (termo usado em pesquisas científicas para designar modelo que possa provar teoria. Se a tecnologia pode detectar essa atmosfera, então, pode vir a detectar e estudar atmosferas de planetas parecidos com a Terra ainda mais distantes no futuro. (G1).

Policiais que reduziram crimes letais intencionais vão receber R$ 5 mil em prêmios

08 de abr de 2017 às 10:11 | em: Michel Jornalista,Policia

 

Foto: Reprodução

Policiais militares, civis e técnicos que reduziram os crimes violentos letais intencionais na comparação entre 2015 e 2016, nas 16 Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisp) na Bahia, vão receber o Prêmio por Desempenho Policial (PDP), de acordo com anúncio feito nesta sexta-feira (7) pelo governador Rui Costa. As unidades que combatem estes tipos de crimes na Região Integrada de Segurança Pública/Bahia de Todos os Santos (Risp/BTS) também ganharão. Segundo o governador, a gratificação beneficiará 6.363 policiais (5.370 militares, 979 civis e 14 do DPT). Os valores, que variam entre R$ 866 e R$ 1.857 e somam um total de R$ 5,2 milhões, serão pagos pelo governo estadual, em folha adicional, em maio. A relação das unidades vencedoras será publicada na edição deste sábado (8) do Diário Oficial do Estado, que traz também o projeto de lei, sancionado pelo governador Rui Costa, que flexibiliza a premiação máxima para mais unidades. Essa mudança só vale para o próximo prêmio, que será pago em outubro, referente aos dados do primeiro semestre de 2017. As 16 Aisps e seus respectivos percentuais de redução dos crimes são: Barra (-66,6%), Barris (-50%), Rio Vermelho (-50%), Pituba (-50%), Região Metropolitana de Feira de Santana (-29%) e Cajazeiras (-8,7%). As vencedoras nos quesitos números absolutos foram PeriPeri (-51 casos), Juazeiro (-20), Bonfim (-18), Itapuã (-13), São Caetano (-9) e Simões Filho (-5). Fechando a lista aparecem as Aisps que alcançaram a submeta (entre 3 e 5,9%). São elas Guanambi (-5,5%), Alagoinhas (-5,4%), Boca do Rio (-5,2) e Santo Amaro (-4,4%). “Essa é outra medida que estamos buscando para melhorar a segurança pública, melhorar a premiação dos policiais, na medida em que os profissionais consigam atingir as metas. Neste semestre, se forem atingidas as metas em cada região, os policiais receberão a remuneração extra”, informou o governador Rui Costa. “Este é um tipo de ação motivacional que trouxemos da iniciativa privada e que valoriza o empenho dos nossos policiais na busca da redução dos crimes contra a vida”, ressaltou o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa. (Bahia Notícias).

Secretaria de saúde realizou Feira de Saúde em Araci

06 de abr de 2017 às 09:52 | em: Michel Jornalista

Foto: Michel Jornalista

A Secretaria de Saúde e Assistência Social realizou nesta quarta feira (05) uma edição da Feira de Saúde. A feira vem sendo organizada pela Prefeitura Municipal, que contou com o Creas, a Coordenadoria da Mulher, carro móvel de saúde bocal, Programa Bolsa Família, vigilância sanitária, nutricionistas, fonoaudiologia, fisioterapia, atividades educativas em saúde. Teve também a galera do artesanato que representou cidades vizinhas. Na feira, a comunidade teve acesso a informações e dicas para adotar um estilo de vida mais saudável. A Feira da Saúde foi realizada na Praça da Conceição das 07 às 17h.

Galeria de fotos

Suspeito de assaltos na zona rural de Araci é detido pela PM

26 de mar de 2017 às 11:44 | em: Araci,Michel Jornalista

Marcos de Jesus, de 33 anos, suspeito de assaltar vários estabelecimentos comerciais na zona rural de Araci é detido pela PM nesse sábado dia 25/03 /2017,De acordo com a PM, policiais da 3ª Companhia do Décimo Sexto Batalhão faziam rondas pelo povoado de Barbosa quando resolveram abordar o homem, que estava a bordo de uma motocicleta Honda/Bros, de cor preta. a arma encontrada com ele foi reconhecida por uma das vítimas dos recentes assaltos cometidos na região. Os policiais também foram até a residência do acusado, onde encontraram uma espingarda artesanal e um capacete amarelo que, de acordo com a PM, é o mesmo utilizado nos assaltos. (Notícias de Santaluz)