Colunistas

Fumar ou não, eis a questão veja as principais consequências

20 de jun de 2017 às 11:55 | em: Michel Jornalista,Saúde

Foto: Ilustração

Apresentamos aqui algumas informações a respeito das consequências de ato de fumar. Leia pense e tire suas conclusões:
A vida de uma pessoa que fuma quinze cigarros por um dia é reduzida, em média, cinco anos. Uma pessoa que fuma um maço de cigarro por dia tem probabilidade vinte vezes maior que é desenvolver um câncer de pulmão do que uma pessoa que não fuma. Uma pessoa que fuma tem o dobro de chance de vir a ter doenças cardiovasculares do que uma pessoa que não fuma que não fuma. Uma pessoa que fuma tem vinte vezes desenvolver bronquite crônica (os brônquios secretam excesso desse muco e os cílios responsáveis pela eliminação desse muco passam a funcionar mal; o muco fica, assim, acumulado nos brônquios e bronquíolos, que inflamam, e a pessoa passa a tossir muito e a ter dificuldades em respirar) e enfisema pulmonar (rompimento dos alvéolos, com redução da área para as trocas gasosas) do que uma pessoa que não fuma. O fumante tem sete vezes mais chance de desenvolver úlcera e câncer de estômago do que os não fumante, na circulação sanguínea do fumante há 5% menos oxigeno do que na circulação do não fumante.
Fumar na gravidez representa perigo para o feto: há o dobro de risco de aborto, de nascimentos prematuros e de morte de fetos; quando isso ocorre, o bebê de uma gestante fumante terá menor peso no nascimento. Os fumantes  obrigam os não fumantes a fumar, pois os não fumantes confinados em ambientes fechado, como carros, escritórios,  sala de espera, bares, restaurantes, e outros recintos, são afetados pela fumaça do cigarro dos fumantes; respirando  passivamente essa fumaça, os não fumante podem ao longo do tempo, desenvolver os mesmos problemas  circulatórios e respiratórios que os fumantes. Filhos de pais fumantes, por exemplo têm o dobro de chance de  contrair pneumonia ou bronquite no primeiro ano de vida.

A República Bananística do Brasil

11 de jun de 2017 às 14:23 | em: Astério Moreira

Paulo Gracindo como Odorico Paraguaçu em O Bem Amado de Dias Gomes

 

Isto deve ser obra da esquerda comunista, marronzista e badernenta” – (Odorico Paraguaçu, O Bem Amado – D.Gomes)

Quando você lê a seguinte mensagem escrita por um representante político local: “A volta da Ditadura da Democracia Aristocrática”, o que acontece com você? Eu rio!

Rio e rio muito, eu chego até a gargalhar, sinto até aquele orgulhozinho do folclore político de cidadezinha do interior, me sinto até personagem de uma trama escrita por Dias Gomes, Garcia Marques ou Jorge Amado, porque só mesmo uma mente tão “esquizofrenicamente faraônica” como a de um Odorico Paraguaçu seria capaz de formular um termo deste naipe. Expressão fina da prosa política regionalista caatingueira, coisa rara nos tempos de hoje em que prefeitos e vereadores perderam o gosto da oratória apoteótica empostando-se sobre os palanques e púlpitos! Joia rara do discurso político interiorano! Convenhamos, expressão assim é pérola preciosa que merce cuidado e exibição! Não minto, gostei e gostei muito!

Este discurso foi feito em resposta a uma matéria sobre a permanência do (FORA!) Temer na presidência da República. Mas, além de me fazer rir, me fez pensar. Pensei e dou toda a razão para esta denúncia feita pela expressão dita. Nós de fato vivemos em uma Ditadura da Democracia Aristocrática! A mensagem só erra em uma coisa: não é o retorno, não há volta, porque simplesmente ela desde sempre está estabelecida! Nós estamos em um país onde reina um autoritarismo de caráter elitista disfarçado de democracia, esta é a República Federativa do Brasil com seu capuz de Estado Democrático de Direito! Um título tão belo para encobrir tanta feiura.

Nós, desde a monarquia, estamos em um país dominado pela voz grossa e potente de quem tem os eleitos na mão, gente que dita lei sem ser legislador, gente que julga sem ter toga, gente que é Chefe de Estado sem nunca ter posto uma faixa no peito, gente de dinheiro que por dinheiro e para o dinheiro vive e se retroalimenta. Se isto não for uma ditadura aristocrática eu não sei o que é! Mas como é feio e politicamente incorreto transparecer tanto elitismo autoritário em pleno século XXI, o que se faz para não dar tanto na vista do povo? Ah.. sim! Tome lá uma grossa camada de democracia aparente estabelecida por lei para a garantia que nada garante! Pronto! Está feito o Brasil!

Portanto, o governo atual e a conjuntura política de hoje não é um retorno, é o que está posto. O que diferencia o que estava do que está é o descaramento, é o desavergonhamento, a política nacional perdeu até mesmo o pudor de transparecer o que é. Nós somos sim uma Ditadura da Democracia Aristocrática e estamos a um passo de sermos mais. Aliás, arrisco e afirmo que somos uma Ditadura da Democracia Aristocrática Neoliberal pseudoláica Fascista! Tenho dito!

Astério Moreira.

Município de Araci terá site para pesquisa histórica, cultural e científica

05 de jun de 2017 às 10:15 | em: Araci,Cidades,Pedro Juarez

                                      Crédito: Danilo Victor

O município de Araci, que ocupa importante posição geográfica no sertão da Bahia, junto aos Tabuleiros do Itapicuru, na rota para Paulo Afonso, Canudos , Monte Santo, Juazeiro e outras grandes cidades, terá um portal na internet (www.viladoraso.com.br) com todas as informações sobre sua história, documentos, jornais, vídeos e fotografias novas e antigas, além de outros materiais que ajudarão pesquisadores das mais diversas áreas. A página será apresentada ao público no próximo dia 9 de junho, às 19 horas, no Centro Cultural de Araci (Rua Sete de Setembro, S/N), quando também ocorrerão os lançamentos do livro Confraria poética feminina , da professora e escritora Rita Queiroz e a exposição de desenhos da araciense Renata Carvalho.

O nome do portal é referência à antiga denominação da cidade, que se encontra cercada de montanhas, daí ter sido chamada de Raso. O site pretende estimular o debate de ideias, por isso tem como lema “Araci: memória, cultura e pensamento”. Além de artigos científicos e opinativos, disponibilizará pesquisas acadêmicas, crônicas, notícias e registros audiovisuais. Estará disponível também no site uma série de documentos antigos do Cartório Civil de Araci, que abrange um período de 1877 a 1949. São registros de batismos, casamentos, óbitos e algumas atas, que servirão de fonte para pesquisadores. A ideia é que esse acervo seja ampliado e já está previsto também que documentos como Inventários, processos crimes e civis do século XIX que estão arquivados no CEDOC –Uneb-Coité sejam também digitalizados e façam parte do acervo do site.
Segundo Pedro Juarez Pinheiro, um dos responsáveis pelo Vila do Raso, o portal também divulgará informações sobre os eventos culturais que acontecerão em Araci, como oficinas, festivais, tradições populares e oportunidades para professores, estudantes e pesquisadores. Para ele, o site deve servir para que as pessoas articulem eventos como seminários, debates e outras trocas de conhecimento. “Queremos constituir uma rede de pesquisa sobre Araci e a região sisaleira, no seu entorno. Nossa produção ficará visível na internet para historiadores e demais pessoas interessadas pela cultura e história local. O cidadão leigo também deve gostar, pois usamos uma linguagem bastante acessível”, concluiu.
A maior parte do acervo do portal foi levantada junto a moradores da cidade que se dedicaram a registrar os fatos ao longo de décadas, mas também há relatórios de origem governamental. O trabalho prossegue, e quem quiser pode encaminhar novas informações, inclusive seus próprios textos, fotos e outras produções, por meio do canal “Fale Conosco”, na mesma página. O site contou com o apoio financeiro do Colégio Apoio, de Salvador e apoio da Diretoria de Cultura de Araci.

Por Franklin Carvalho

Vem ai a tradicional Trezena de Santo Antonio em Teofilândia

26 de maio de 2017 às 21:07 | em: Cultura,Eventos,Felipe Mateus,Religião,Teofilândia
Galeria de fotos
  • Foto: Portal Cleriston Silva

A tradicional Trezena de Santo Antônio é uma festa religiosa que dura 13 dias consecutivos, tendo como organização a Paróquia Santo Antônio em Teofilândia, na qual é realizada a mais de duas décadas. Este Ano o Tema Central Proposto foi: “Cristão Leigos: Sal da Terra e Luz do Mundo, onde as comunidades eclesiais da Zona Rural e Urbana participam em seus respectivos dias, Cada dia também Possui um Grupo ou Profissão Homenageados e um sub – tema relacionado. Tradicionalmente a Abertura dos Festejos é realizada Dia 01 de Junho e o Encerramento dia 13 de Junho. a Prefeitura já divulgou os grupos musicais que se apresentarão em praça publica. (Confira abaixo a Programação) . Sem dúvida é um período no qual os teofilandenses aguardam ansiosos para dançar um forró gostoso, e encontrar com os amigos para contar histórias e comer comidas típicas na barraca de Santo Antônio.

Rede Globo descarta Temer e emplaca provável nova presidente – Artigo de Felipe Sales

19 de maio de 2017 às 16:08 | em: Felipe Sales

Carmem Lúcia em reunião com empresários | Foto: Ilustração

A Globo continua sua incursão contra Temer em sua programação. Temer merece, mas na Globo, nada é de graça. Sabem quem será a nova Presidente da República?

Dicas:

1) Ela fez reunião recente com o dono do Itaú e os donos da Globo;
2) Ela já se posicionou a favor das reformas trabalhista e previdenciária;
3) Ela “não é política”. Como dizem os “analistas” da Globo, “o substituto de Temer não pode ser parlamentar. Tem que ser da sociedade civil ou do judiciário”.
4) Ela é do judiciário.

É tudo claro no xadrez do poder. “É um acordo nacional até com o judiciário”, disse o senador Romero Jucá. O Jucá só não sabia que seria que o acordo ia mais à frente e o PMDB seria descartado. Meirelles já sabe que vai continuar no Ministério da Fazenda, disse nesta sexta-feira (19). Bonner já chama Temer de ex-presidente em plano Jornal Nacional. Os donos do Brasil armaram tudo. Nós, o povo, estamos no meio do processo. Carmem Lucia é o nome dela. Anotem!

Felipe S. Sales – Arqueólogo e Gestor Ambiental

Saiba como evitar o câncer de pele

17 de maio de 2017 às 15:25 | em: Michel Jornalista,Saúde

Foto: Ilustração

No Brasil, o câncer mais frequente é o de pele, correspondendo a cerca de 25% de todos os tumores diagnosticados. A radiação ultravioleta natural, proveniente do Sol, é o seu maior agente causador. O tipo mais grave de câncer de pele, o melanoma, corresponde a 4% dos casos. Ele tem origem nos melanócitos que se dividem formando pintas com aspecto bem característico, identificadas pelo chamado (A,B,C,D) das pintas. Todas as pintas se devem a um número maior de melanócitos em determinados pontos da pele, em geral, as pintas não são malignas. Observá-las é importante e, se uma delas for sugestiva de melanoma, deve-se procurar rapidamente atendimento médico. O melanoma é curável se detectado em estágios iniciais e removido. Caso contrário, a letalidade é muito alta em função da capacidade de os melanócitos migrarem pelo corpo com possibilidade de metástase as pessoas de pele clara que vivem em locais de alta incidência de luz solar são as que apresentam maior risco. O clima tropical, a grande quantidade de praias, a ideia de beleza associada ao bronzeamento e o trabalho rural favorecem a exposição excessiva a radiação solar. Considerando-se que os danos provocados pelo abuso de exposição ao sol são cumulativos é importante que cuidados sejam tomados desde a infância. Para a prevenção não só do câncer de pele como também as outras lesões provocadas pelos raios ultravioleta (UV) é necessário evitar a exposição ao sol, sem proteção. É preciso usar filtros durante  atividades ao ar livre, bem como chapéus, guarda-sóis e óculos escuro, além de evitar a exposição em horários em que os raios UV são mais intensos, ou seja das 10 às 14 horas.

IV Edição do Projeto Semana de Saúde Mental em Araci dia 15 a 20 de maio

14 de maio de 2017 às 10:16 | em: Gilma Reis

O Projeto Semana de Saúde Mental é uma proposta dos profissionais da área de psicologia da cidade de Araci que tem o intuito de dialogar com a comunidade sobre os transtornos mentais, sendo necessário trabalhar a prevenção e o tratamento. O projeto ainda visa despertar na comunidade o valor dos profissionais existentes na mesma. Dessa maneia, algumas ações vão ser desenvolvidas como: rodas de conversa, debates, orientações psicológicas, encontros com os jovens e entre outros. As atividades serão realizadas nos seguintes espaços: escolas públicas e privadas, Coletivos de Jovens, Núcleo de Educação Especial, Secretaria de Educação, Câmara Municipal, Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar, FETRAF e Centro Paroquial ( Igreja Católica).
Atualmente nos deparamos com crescente número de pessoas adoecendo na sociedade e com diversos tipos de transtornos, entre eles se destacam com mais intensidade, a ansiedade e a depressão, que têm levado muitos a suicídio, sendo essa a segunda causa de morte na sociedade. Os dados apresentados pela OMS (Organização Mundial de Saúde) são preocupantes, e isso, é mais que um sinal de alerta para as famílias e a sociedade. O transtorno depressivo tem afetado de modo especial crianças e adolescentes.
O sociólogo Zygmunt Bauman afirma que vivemos em um “tempo líquido”, pois tudo escorre pelos dedos, nada é para persistir, as relações não permanecem verdadeiramente, tudo se torna transitório e instantâneo. Os momentos são curtidos, fotografados, mostrados e as pessoas se tornaram consumistas. Desse modo, quando no desejo habita a ansiedade, tudo fica por conta do aceleramento emocional e psíquico, assim a saúde certamente será afetada. A sociedade hoje está marcada pela ansiedade, visto que nada se experimenta com profundidade, raiz e comprometimento. Como menciona Lacan, “o prazer é esperar”! Na contemporaneidade, essa frase parece não se adequar, uma vez que tudo é muito efêmero e sem aprofundamento. Logo, Bauman contextualiza ao dizer que “estamos todos numa solidão e multidão ao mesmo tempo”.

Compreendendo o que é tristeza e o que é depressão!?

O sentimento de tristeza é normal e natural no ser humano, ela pode ser passageira e transitória. Todos nós passamos por esse tipo de sentimento, sempre que algo negativo acontece conosco.  Podemos sentir tristeza quando, perdemos o trabalho, a perda de um vestibular, uma resposta negativa no emprego, a morte de um parente, o fim de um namoro ou casamento. Nesses casos, não quer dizer que a pessoa esteja depressiva, é um sentimento extremamente natural e tudo vai passar. Enquanto que a depressão é uma tristeza persistente e sem motivo aparente, sendo uma dor duradoura, onde o paciente não consegue se lembrar da razão de tal angústia. O estado depressivo possui sintomas mais intensos: insônia ou sono excessivo, perda de energia, irritação, alteração do apetite, perda da libido e falta de estímulo para fazer as atividades diárias. Logo, o sujeito fica isolado, sem querer se alimentar.  Em casos mais profundos de depressão, o individuo pode sentir vontade de tirar a própria vida. Quando esse transtorno se manifesta em qualquer pessoa a família deve interferir, bem como, os amigos e a própria pessoa precisam buscar o tratamento. Vale lembrar que nem todo paciente terá os mesmos sintomas, com a mesma intensidade, por isso, é importante procurar um profissional capacitado para melhor assisti-lo.

Quem pode ter depressão?

Todos nos estamos sujeitos a ter depressão, pois ela pode aparecer em qualquer pessoa independente de classe social, sexo ou idade. Ela pode aparecer inclusive em crianças e se estender até a Terceira Idade. Segundo a Organização Mundial da Saúde, estima-se que 350 milhões de pessoas sofrem com esse tipo de transtorno. Na América Latina o Brasil tem o maior índice de indivíduos depressivos, sendo cerca de 5,8%  de brasileiros atingidos. A depressão torna a pessoa disfuncional e o ser humano fica mais vulnerável querendo o suicídio como de se livrar dos conflitos internos.

O que leva uma pessoa ao suicídio? 

O sujeito que apresenta um quadro suicida, geralmente costuma verbalizar antes de praticar o ato. Por tanto, é importante ficar atento as expressões desses indivíduos. Dentre os sinais indicados pela pessoa suicida temos: a comunicação previa que irá se matar, mensagens através de cartas, ignora a ajuda, costuma consumir drogas, afirma em declarações que deseja a morte, etc. É preciso ficar atento a esses comportamentos, pois nem sempre uma pessoa que externa algo relacionado à morte é um suicida. Os dados epidemiológicos mundiais indicam serem os comportamentos suicidas um problema relevante de saúde pública.

Quais são as principais causa do suicídio?

Os motivos pelos quais levam uma pessoa a desejar sumir ou desaparecer deste mundo são muitos, no entanto alguns se pontuam mais precisos como: Transtorno mental, Desilusões amorosas, Dívidas, Desemprego, Depressão grave, Melancolia, Fatores biológicos e genéticos, Esquizofrenia, Alcoolismo, Desequilíbrio emocional e etc. Para Émile Durkheim, a causa do suicídio só pode ser sociológica. Ela em seu estudo caracterizou três tipos de suicidas: suicida egoísta, no qual a pessoa se mata para não sofrer mais; o suicida altruísta, nesse a pessoa se mata para não dar trabalho aos outros (geralmente pessoas de idade) e o suicida anômico,onde a pessoa se mata por causa dos desequilíbrios de ordem econômica e social. No período da Revolução Industrial, muitos empregos foram tirados, esse contexto, estimulou os desempregados ao suicídio”. Nesse sentindo, podemos perceber que o suicídio não está ligado a uma única causa, mais a vários fatores de ordem social e biológicos. A Organização Mundial de Saúde estima que, em 2020, aproximadamente 1,53 milhões de pessoas no mundo poderão cometer esse ato, pois a cada 20 segundos surge uma nova tentativa de suicídio, isso significa que os números indicam que morrem mais pessoas pelo suicídio do que em todos os conflitos armados.

Como buscar o Tratamento pra a depressão e demais transtornos?

O sujeito diagnosticado com esses sintomas deve buscar a psicoterapia juntamente com o tratamento medicamentoso psiquiátrico. Quando a causa da depressão está relacionada a conflitos pessoais, interpessoais, ou quando o sujeito tem dificuldades em lidar com os problemas da vida, a psicoterapia pode ser um excelente instrumento para amenizar os sintomas. Logo, podemos afirmar que quem busca um tratamento junto a um psicólogo, não é doido, mas alguém que deseja melhorar cada vez mais os seus relacionamentos e a sua saúde mental. Nesse caso, nem todo depressivo precisará ser tratado por medicamento Além da busca pelo tratamento psicoterapêutico e psiquiátrico ou psicanalítico, o sujeito pode se ajudar mudando seus hábitos de vida. Pode fazer caminhada, se inserir em grupo social ou religioso, praticar esporte, cantar, dançar, ler, viajar, meditar, orar, prestar atos solidários em asilos, creches, grupos de jovens entre outros.
O projeto esse ano traz um tema muito importante para nos ajudar a refletir sobre o nosso jeito de levar a vida. A temática é:

Em busca de um sentido para a vida: Resiliência”.

Esse ano teremos como convidado especial o psiquiatra, Dr. Markus Vinicius Borges dos Santos, que estará palestrando para toda a comunidade no dia 17 do corrente mês no Centro Paroquial a partir das 19: h. Nesse sentido, gostaríamos em nome de todas as psicólogas de Araci-Ba, Convidar a toda comunidade para acompanhar a nossa programação.

Gravidez na adolescência tem queda de 17% no Brasil

11 de maio de 2017 às 12:36 | em: Michel Jornalista,Saúde

Foto: Ilustração

A gravidez na adolescência teve uma queda de 17% no Brasil segundo dados preliminares do Sinasc Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos) do Ministério da Saúde. Em números absolutos a redução foi de 661.290 nascidos vivos de mães entre 10 e 19 anos em 2004 para 546.529 em 2015. A região com mais filhos de mães adolescentes é o Nordeste 180.072 – 32%, seguido da região Sudeste 179.213 – 32%. A região Norte vem em terceiro lugar com 81.427,14% nascidos vivos de mães entre 10 e 19 anos, seguido da região Sul 62.475 – 11% e Centro Oeste 43.342 – 8%. A queda no número de adolescentes grávidas está relacionada a vários fatores como, expansão do programa Saúde da Família, que aproxima os adolescentes dos profissionais de saúde, mais acesso a métodos contraceptivos e ao programa Saúde na Escola que oferece informação de educação em saúde”, destacou a diretora do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas DAPES, Thereza de Lamare. O número de crianças nascidas, de mães adolescentes nessa faixa etária, representa 18% dos 3 milhões de nascidos vivos no país em 2015. O Ministério da Saúde tem implementado ações para reduzir ainda mais esse percentual, com a divulgação de ações em educação sexual e direitos reprodutivos. Hoje 66% das gravidezes em adolescentes são indesejadas. Para reduzir os casos de gravidez não planejada, o Ministério da Saúde investe em políticas de educação em saúde e em ações para o planejamento reprodutivo. Uma das iniciativas é a distribuição das Caderneta de Saúde de Adolescentes (CSA), com as versões masculina e feminina. A caderneta contém os subsídios que orientam o atendimento integral dos jovens, com linguagem acessível, possibilitando ao adolescente ser o protagonista do seu desenvolvimento. Para prevenção da gravidez, o Ministério da Saúde distribui a Pílula Combinada, Anticoncepção de Emergência, mini-pílula, anticoncepcional injetável mensal e trimestral, e diafragma, assim como preservativo feminino e masculino. Recentemente, a pasta anunciou a oferta de DIU de Cobre em todas as maternidades brasileiras, o que inclui as adolescentes dentro desse público a ser beneficiado. Pois é uma alternativa a mais para a adolescente que já teve uma gravidez precoce. “O DIU é um método que dura 10 anos, de longa duração e não precisa da adolescente ficar lembrando, o que é um fator importante para evitar a gravidez”, explica Thereza de Lamare.

Saúde Brasil

Além da redução do percentual de filhos de mães adolescentes, a pesquisa Saúde Brasil mostra que o uso das boas práticas no que se refere ao parto foram ampliadas. O estudo aponta um aumento de 15% de parto normal entre mães adolescentes. Cerca de 70% das adolescentes, entre 10 e 19 anos de idade no ano de 2014, tiveram seus filhos por parto normal, enquanto em 2013 esse percentual foi de 55%. A pesquisa mostra ainda que enquanto em 2013, apenas 11% das mães se alimentaram durante o trabalho de parto, em 2014 esse percentual subiu para 16%. Também aumentou o percentual de mães que foram orientadas a ter filho em outras posições além de deitada, de 10% para 15% no mesmo período. Outro percentual que melhorou foi a presença do acompanhante da escolha da mãe que passou de 37% para 47% e o do uso do chuveiro como método para alívio da dor, que aumentou de 27% para 35%. Os dados corroboram com as orientações das Diretrizes do Parto Normal, divulgada no mês de março pelo Ministério da Saúde. Entre outros achados do estudo Saúde Brasil, cerca de 55% das jovens disseram ter se movimentado durante o trabalho de parto, enquanto em 2013 esse percentual era de 45%, o que também vai de encontro com as diretrizes do parto normal. Para realização da pesquisa, foram entrevistadas adolescentes de 10 a 19 anos. Mais da metade delas são solteiras, negras, não possuem planos de saúde e possuem renda familiar menor que dois salários mínimos. Os dados também servem como alerta, pois mostram que durante o parto algumas práticas que devem ser evitadas segundo as diretrizes do Parto Normal, ainda estão sendo utilizadas. Uma delas é a manobra de Kristeller – quando o útero da mulher é pressionado para tentar auxiliar a expulsão que teve incidência de 28% em 2014 e a episiotomia (corte no períneo) que teve incidência de 37% no mesmo ano. A pesquisa também demonstra que a lei nº 11.108/2005, que garante às mulheres o direito à presença de acompanhante durante o trabalho de parto, parto e pós-parto não têm sido respeitada pelos serviços de saúde, embora o dado tenha apontado melhora. Em 2013, 33% das adolescentes não tiveram acompanhante na hora do parto. Em 2014, esse percentual caiu para 26%. As diretrizes do parto normal foram elaboradas por um grupo multidisciplinar, composto por médicos obstetras, médicos de família, clínicos gerais, médico neonatologista, médico anestesiologista e enfermeiras obstétricas, convidados pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC) e pela coordenação de Saúde da Mulher.  Foram recebidas 396 contribuições, sendo a maioria (84%) foi feita por mulheres. ( Portal Saúde).

 

Jovem de Teofilândia é vítima de envenenamento em Sorocaba

07 de maio de 2017 às 22:23 | em: Felipe Mateus,Policia,Teofilândia

Foto: Reprodução

Ailton Santana, 22 anos, Jockey, natural do Povoado Setor – Teofilândia, encontra-se em estado grave no Hospital em Sorocaba, onde foi internado na manhã de domingo (07/05/17), vítima de envenenamento. O fato ocorreu durante a montagem de um evento no Jockey Club, localizado as margens da rodovia Castello Branco. Outras 5 pessoas que trabalhavam no local também deram entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Éden com suspeita de intoxicação. Segundo a PM, o veneno teria sido colocado no café e água separado para as vítimas. Em nota, a Secretaria de Saúde de Sorocaba informa que o quadro clínico do grupo era hipotensão (pressão baixa), taquicardia, tremores, náuseas e vômitos . Ainda conforme a nota, o caso foi atendido como intoxicação e a unidade continua prestando suporte clínico aos pacientes. Cinco deles tiveram quadro leve e um apresentou sintomas mais intensos e o paciente Ailton foi classificado como caso grave, principalmente devido à hipotensão.

Chegada da polícia | Foto: Reprodução

Confira a nota do Jockey Club de Sorocaba:

O Jockey Club de Sorocaba acompanha de perto os acontecimentos e colabora com a polícia para qualquer esclarecimento que seja necessário. Após a conclusão da investigações, o Jockey tomará medidas rígidas para com os eventuais responsáveis, pois nada está esclarecido e nada impede que se trate de apenas um acidente. De qualquer forma, fica o registro indispensável que o fato se deu numa das cocheiras do Jockey. Ou seja, nada que implique em dependências comuns . Todas as medidas para esclarecimentos dos fatos estão sendo adotadas pelas autoridades responsáveis.

Lançado o Projeto Escola de Música de Araci

05 de maio de 2017 às 13:36 | em: Araci,Maestro Lucelmo

Foi lançado nesta última quinta-feira 04/05 o projeto inovador Escola de Música de Araci, projeto desenvolvido pela Prefeitura de Araci e o Maestro Lucelmo, que ofertará cursos gratuitos de Teclado, Saxofone, Violão e Bateria, nessa primeira fase o curso terá a duração de 6 meses com aulas aplicadas em cada instrumento e teoria musical, o curso é voltado para jovens e adultos da sede e zona rural que não tenham ainda o contato com a vivência musical, onde despertarão os talentos dos futuros músicos da Cidade, as aulas acontecerão as quartas e sextas-feiras.

Para o Maestro Lucelmo é a realização de mais um sonho para a classe dos músicos de Araci, pois, para ele, a Cidade possui um grande potencial musical, haja visto ser a terra de grandes artistas já conhecidos do grande público, com a implantação da Escola de Música Araci passa a ser referência da região, tanto pelo pioneirismo na música quanto na importância pedagógica no cenário musical, por fim, o Maestro agradeceu também ao Centro Cultural de Araci pela parceria na pessoa do Presidente Pedro Juarez, aos alunos inscritos nesta primeira etapa, foram 70 inscrições ao todo, e agradeceu também aos professores que farão parte deste projeto, ficando assim;

TECLADO E SAXOFONE; MAESTRO LUCELMO

VIOLÃO; EMERSON MOURA

BATERIA; TIAGO BATERA

Michel Temer diz não ter intenção de continuar na atividade política

05 de maio de 2017 às 11:43 | em: Michel Jornalista,Política

Foto: Reprodução

O presidente Michel Temer (PMDB) afirmou que não pretende continuar na vida política após terminar o mandato, em 2018. E também reforçou que não pretende concorrer a um novo mandato presidencial. “Aposentar-me nunca, jamais, mas eu não tenho intenção de continuar a atividade política, já cumpri meu papel”, afirmou em entrevista à Rede TV! gravada na última terça-feira (2) e exibida na noite desta quinta (4). Temer voltou a dizer que espera aprovar as reformas até o fim do mandato. “Só espero que as reformas deem certo e que não haja necessidade de pedirem para eu continuar”, disse. O presidente afirmou ainda que acredita não ter errado durante seu mandato, que assumiu após o afastamento da petista Dilma Rousseff, em maio de 2016. “É possível que eu tenha errado aqui e acolá, mas não sinto que tenha errado”, disse. Temer falou que, se cometeu erros, foram acidentais e não propositais. (Bahia Noticias).

Santo Antônio das Queimadas

03 de maio de 2017 às 21:45 | em: Astério Moreira

 

“Que seria de mim, meu Deus, sem a fé em Antônio?” (Santo Antônio – J. Velloso)

A você que me lê, deixo esta transcrição ipsis litteris de uma carta avulsa encontrada dentro de um dos livros de batistério da igreja matriz de Sant’Ana do Tucano, uma carta endereçada ao vigário, onde se narra a desventura surreal do padroeiro de Queimadas, o Santo Antônio.

 

Fotografia: Carta

 

Vossa Reverendíssima, senhor vigário da parochia da Imperial Villa de Sant’ Anna e Santo Antônio dos Tocanos,

 

Santo Antônio das Queimadas, 30 de julho de 1827

 

Saúde, paz e tranquilidade desejo-vos. Escrevo esta missiva a Vossa Reverendíssima para vos narrar o que tem sucedido nos arredores desta humilde capella de Santo Antônio das Queimadas e que por obra e graça de Deus está sujeita ao patronato de vossa parochia em Tocano. É preciso que saibais por fonte fiel o que é de vosso interesse, ou melhor, o que é de interesse de vossa parochia. Tentarei ser breve, mas a narrativa há de ser um tanto longa, pois minha preocupação é demasiada e me vejo na obrigação de vos contar os pormenores de todo o acontecido.

Bem sabeis, Vossa Reverendíssima, que estas terras estão oficialmente sob a divina proteção de nosso bom português Santo Antônio de Lisboa desde o anno da graça de 1815, quando foi erguida esta definitiva capella em sua honra. Talvez não saibais, porém, que estas terras têm uma forte ligação com este grande santo lusitano. Existe certa estória que reforça o que vos digo e da qual não duvido, pois a providência divina bem sabe mandar seus sinaes. Conta-se que a imagem do padroeiro, boa e bela peça em madeira, foi encontrada por D. Isabel Maria Guedes de Brito, a senhora destas terras, filha da Casa da Ponte, ao pé de uma grande árvore. Piedosamente, a senhora mui católica e fervorosa levou a imagem para si e a entronou em um nicho em sua residência na sede da fazenda As Queimadas, porém a imagem sumiu e foi encontrada no mesmo lugar em que aparecera, tendo sido novamente levada para a casa da devota senhora e tendo desparecido em seguida. Tantas vezes fosse ella reconduzida, tantas vezes tornaria a voltar. O milagroso santo era resgatado e desparecia para tornar a aparecer sempre debaixo da mesma árvore. D. Isabel interpretou isto como um sinal, mandando construir no lugar que o santo queria uma pequena capella, a primeira e mais velha, sob sua invocação e mudando o nome de sua propriedade para Santo Antônio das Queimadas. Desde então, estelugar tem mantido sua veneração honrosa a seu ditoso padroeiro que sempre nos tem mui ajudado junto a Deus, Nosso Senhor.

Acontece que algo mui afrontoso ocorreu no derradeiro mez, vigário. Por este motivo, Reverendíssimo, eu escrevo esta epístola para que de alguma maneira possais interceder por nosso padroeiro, pois, agora quem carece de intercessão é Santo Antônio! No derradeiro dia 13 de junho, após a noite defesta em louvor a Antônio de Pádua e Lisboa, como o costume manda e o catecismo da igreja exige, um corpo sem vida foi encontrado no pátio da capella. O defunto tinha por nome João da Costa, branco, um tanto espigado, com pouco mais de 30 annos de idade e que tinha como ocupação o comércio. Era conhecido de todos deste lugar. Fora encontrado com cinco facadas espalhadas pelo ventre, peito e pernas. A acusação do assassínio recaiu sob um preto de nome Francisco Silva, com quem a vítima mui pouco se dava. Ocorre que Francisco Silva não sendo negro forro, é propriedade de Santo Antônio. Como bem sabeis, quando a piedosa D. Isabel Maria Guedes de Brito morreu, deixou como herdeiro de suas terras, suas casas, suas criações e seus escravos de Queimadas o santo português de quem era mui devota. Todo o espólio da grande devota é propriedade de Antônio de Lisboa, sendo administrado pela parochia de Tocano, isto, o reverendo bem sabe.

Ocorre que Francisco Silva, depois de cruelmente matar o homem, fugiu sem deixar vestígios, reverendo. Não houve canto em que não fosse procurado. Não deixou rastro. E como a lei deste Império manda, não se encontrando o cativo responsável pelo crime, quem responde pelo seu acto é seu dono. Deste modo, recaiu a culpa sob Santo Antônio! Homens da comarca daVilla de São João de Água Fria, no final do mez passado, depois do dia de São Pedro, chegaram neste lugar, investigaram o caso e deram voz de prisão ao santo que estava no altar! Pegaram o Menino Deus do divino colo do padroeiro, arrancaram-lhe os lírios e a cruz da mão, retiraram-lhe o esplendor de prata de sua cabeça e o fizeram descer do seu posto. Foi mui grande a confusão. Fiéis senhoras choraram e uma mesmo chegou a desfalecer. Os devotos do santo tentaram impedir que a prisão ocorresse, mas tudo foi inútil. Eu mesmo tentei em vão atalhar, mas sou homem de pouco cabedal e pouca influência. Nada adiantou. Santo Antônio foi levado para julgamento no tribunal do júri da comarca de Água Fria, tendo sido transportado amarrado a um jumento como se um bandido qualquer fosse! Grande infâmia e heresia. O julgamento fora marcado para o dia 20 do mez de julho e o santo teve que esperar trancado na cela da forca até o dia de se apresentar ao tribunal. O julgamento foi feito em dois dias, sendo o padroeiro de Queimadas posto no banco dos réus, interrogado e acusado duramente sem nada alegar em defesa! Como não havia nada a fazer, senão calar, o santo foi tido como réu confesso! Pena capital fora aplicada. Não houve benefício nenhum dado ao santo, a lei foi posta estrictamente, mesmo o réu sendo celestial. Acredito eu que juiz e promotor sejam dois homens de pouca fé, mas apegados a muito latim e leis.

Pois bem, reverendo, o pior vos conto agora. Santo Antônio foi condenado à forca. Dos 7 jurados, 5condenaram o santo se apegando a questões legalistas para condená-lo, sem sequer levar em conta que o fato criminoso não fora cometido por suas próprias mãos e que mui Santo Antônio já fez pelos seus devotos de Queimadas! Antônio foi condenado e todos os seus bens confiscados e postos em hasta pública. Santo Antônio ficou, como dizem o ditado do povo, sem eira nem beira. Por este motivo, é que invoco Vossa Reverendíssima, já que os bens são administrados pela parochia de Tocano. Para que tome as devidas providências para anular a condenação arbitrária eherética de nosso padroeiro. Peço que envie mensagem para a arquidiocese sobre o acontecido, pois creio que nada saiba o reverendíssimo arcebispo da Bahia, pois nem mesmo Vossa Reverendíssima era conhecedor dos factos.  Tudo se deu mui rapidamente e não pude ser mais pressuroso.

Ainda preciso relatar o mais impressionante. Depois de julgado, Santo Antônio fora reconduzido paraa cela da forca para que ali esperasse o dia da execução que fora marcada para dois dias seguintes. Porém, sucedeu algo divino! Ofacto é que o santo sumiu! Santo Antônio despareceu. O carcereiro não o encontrou quando o fora buscar para a execução em praça pública, quando tudo já se encontrava pronto. Santo Antônio é o primeiro santo foragido de que já ouvi dizer. O milagre se repete, reverendo. A justiça dos homens é falha, mas a de Deus é certa!

Nada mais. Peço vossa bênção. Pode, Vossa Reverendíssima, dispor do criado amigo.

 

Antônio de Cerqueira Filho

Prezidente da Irmandade do Santíssimo Sacramento

Polícia prende homem suspeito de matar professora em Alagoinhas

30 de abr de 2017 às 13:04 | em: Bahia,Michel Jornalista

Foto: Reprodução

Policiais da 6ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Rio Real) prenderam na manhã deste sábado (29) o homem suspeito de matar a professora e enfermeira Rosângela Gomes Costa. A vítima foi encontrada morta dentro de casa, em Alagoinhas, no último dia 21. Edvan Alves dos Santos estava em um trailer às margens da BR-110, no entroncamento de Crisópolis com Olindina. O suspeito foi conduzido para Alagoinhas. De acordo com o Acorda Cidade, o homem foi identificado depois que vendeu o celular roubado da vítima a um receptador, que o reconheceu e o denunciou. (Bahia Noticias).

Estação Ferroviária de Salgadália; um mergulho na história

27 de abr de 2017 às 15:44 | em: Conceição do Coité,Felipe Sales

Foto de 1950 | Foto: Estações Ferroviárias

A linha que ligou efetivamente a estação de São Francisco, em Alagoinhas, ao rio São Francisco, em Juazeiro, foi aberta entre 1880 e 1896 pelo Governo Brasileiro. Essa era a principal rota de distribuição de produtos e passageiros da região Sisaleira. A Estação de Salgada (Salgadália) foi inaugurada em 1885, segundo o Guia Geral de Ferrovias publicado em 1960. Cyro Deocleciano afirma em seu  livro de 1886 que todo o trecho além da estação de São Francisco estava em construção nessa época, citando no trecho a ser aberto o nome da estação.

Foto: Paulo Roberto Fragoso (2010)

Em 1940, a situação do pátio era bem ruim – e a estação já se chamava Coité: “A estação de Coité é de madeira. O armazém é um carro velho de mercadorias. A casa de turma precisa de reparos gerais“, tem escrito no Boletim da Associação Brasileira de Engenharia Ferroviária. O nome da linha foi alterado para Salgadália nos anos 1940. Em 1943 foi entregue o prédio atual, em alvenaria e bastante simples. O prédio assemelha-se às tipologias construtivas da época.

Imagem da década de 1970 | Foto: Autor desconhecido

A estação fica há 19 quilômetros do centro do município de Conceição do Coité, no Distrito de Salgadália, um importante pólo de produção de sisal da região. A ferrovia foi bastante importante para a economia da região durante décadas, sendo a principal forma de escoar a produção agrícola (sisal, em especial). O prédio, que guarda essa história, hoje está descaracterizado e carece de maior atenção do poder público. A preservação do patrimônio que guarda a história é não só um direito, é um dever do poder público. 

Temer descarta risco de perder mandato em ação que investiga chapa com Dilma

23 de abr de 2017 às 10:56 | em: Michel Jornalista,Política

Foto: Reprodução

O presidente Michel Temer (PMDB) refutou, em entrevista à agência de notícias Efe, publicada neste sábado (22), a possibilidade de perder o mandato no processo que corre na Justiça Eleitoral contra a chapa vencedora das eleições de 2014, formada por ele e a ex-presidente Dilma Rousseff. Ao salientar que todas as doações recebidas por sua campanha foram legais, Temer disse esperar que o caso seja julgado como improcedente e, a menos de dois anos de encerrar o mandato, assinalou que recursos devem prolongar o processo até a decisão final. “Não sei qual será a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas ela vai demandar recursos, tanto internamente no tribunal como seguramente para o Supremo Tribunal Federal (STF)”, disse o peemedebista. “Ou seja, há ainda um longo percurso processual a percorrer. Então, na pior das hipóteses, se houver, digamos assim, a anulação da chapa, a cassação da chapa, haverá recurso”, acrescentou. Ele rebateu ainda as declarações dadas na delação premiada do ex-presidente da Odebrecht Marcelo Odebrecht de que todos políticos eleitos a cargo público no Brasil foram financiados com dinheiro de caixa 2. “É uma opinião da Odebrecht. A Odebrecht é que acha que todos os políticos se serviram do caixa 2. Aliás, ao assim se manifestarem, dizem que eles são os produtores do caixa 2”, comentou Temer, que disse conhecer “muitos” políticos que não utilizaram tais métodos.(Bahia Noticias).