Valente

Advogada de Valente perde controle e capota veículo na BA-120, entre Santaluz e Queimadas

19 de out de 2017 às 10:41 | em: Acidentes,Queimadas,Santaluz,Valente

Foto: Notícias de Santaluz

Um carro capotou após a advogada Tássia Rebecca Freitas Mota Almeida, de 29 anos, residente na cidade de Valente, perder o controle da direção na manhã desta quinta-feira (19) no trecho da BA-120 que liga Santaluz a Queimadas. Segundo o site Notícias de Santaluz, o acidente aconteceu nas proximidades da Serra do Lajedo. As circunstâncias são desconhecidas. Segundo informações de testemunhas, a mulher seguia sentido Queimadas em um veículo ix35, de cor branca, com placas de Valente. Ainda segundo o site, a vítima foi socorrida em uma ambulância e levada para o hospital de Santaluz, onde permanecia internada em observação até por volta das 10h. A mulher reclamava de dores nas pernas e deve fazer um exame de raio-x. O estado de saúde dela é estável. Uma guarnição da Polícia Militar esteve no local do acidente para registrar a ocorrência.

Irmãos são presos por tráfico de drogas durante ação conjunta entre PM´s de Valente e Santaluz

11 de out de 2017 às 09:57 | em: Santaluz,Valente

Foto: Notícias de Santaluz

Por volta das 23h30 desta terça-feira (10), guarnições das cidades de Santaluz e Valente realizavam ronda na “Operação Varredura”. Segundo a Polícia Militar, eles flagraram os irmãos André Lima Araujo, 22 anos, e Alan Lima Araujo, 21 anos, em atitude suspeita na rodovia BA-416, que liga o município a São Domingos, próximo ao terminal rodoviário. Ao avistar a viatura a dupla teria tentado fugir, mas foi alcançada e detida pelos policiais. Com eles, foram apreendidos nove trouxinhas de maconha, seis aparelhos celulares e três facões, além da quantia de R$ 24, segundo informou a PM. Os acusados foram encaminhados para a delegacia da cidade, onde a ocorrência foi registrada.

Polícia Civil cumpre mandados de busca e apreensão e prende suspeito em Valente

10 de out de 2017 às 08:09 | em: Valente

Foto: Divulgação | Polícia Civil

Uma pessoa foi presa durante a “Operação Sisal Forte” deflagrada na madrugada de sexta-feira (6), em Valente. A operação foi realizada por policiais da Polícia Civil em Serrinha com o objetivo de dar cumprimento a mandados de busca e apreensão na cidade. Evandro Araújo Ferreira, o “Van” ou “Van-Van”, de 38 anos, foi preso em flagrante. A residência dele, na Rua Teoclito Calixto, no bairro Liberdade, era um dos alvos da operação. Segundo a Polícia Civil, no local foram encontrados tabletes de maconha, seis trouxinhas da mesma droga e quatro petecas de cocaína.

Foto: Divulgação | Polícia Civil

Em outra residência, de Cláudio Lopes Araújo Júnior, vulgo “Claudinho”, na Rua João XXIII, Centro de Valente, os policiais apreenderam uma balança de precisão e um simulacro de arma de fogo. Ainda segundo a Polícia Civil, ele foi conduzido à delegacia local, onde prestou depoimento e foi liberado. Nos demais alvos, nada foi encontrado. De acordo com o delegado Mozart Cavalvanti, responsável Delegacia, a operação Sisal tinha como alvo sete endereços diferentes para cumprir os mandados. A operação contou com um contingente de 25 policiais, entre delegados, investigadores e escrivães, em dez viaturas padronizadas, participou da operação.

Santaluz, Valente e outras cidades do sisal serão beneficiadas com Canal do Sertão Baiano

29 de set de 2017 às 09:54 | em: Queimadas,Santaluz,São Domingos,Valente

Transposição Norte | Foto: Ilustração

O governo federal publicou nesta quinta-feira (28) o edital para o projeto básico da 1ª etapa do Canal do Sertão Baiano – projeto que pode beneficiar 1,5 milhão de baianos de 44 municípios com abastecimento de água. Em julho deste ano, a obra foi contemplada com ação coletiva da bancada de deputados baianos no Congresso. Em 2016, o deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA) também incluiu no orçamento da União recursos da ordem de R$ 15 milhões para o empreendimento. Também chamado de Eixo Sul da Transposição do Rio São Francisco, o Canal do Sertão Baiano consiste em um sistema adutor de multiuso com captação na margem direita do Rio São Francisco, que tem a finalidade de reforçar o suprimento de água das bacias hidrográficas dos rios Salitre, Paraguaçu, Jacuípe, Curaçá-Vargem, Macururê, Tourão-Poções, Itapicuru e Vaza-Barris. Segundo Aleluia, a obra vai viabilizar não somente o abastecimento humano, mas também oferecer segurança hídrica para gerar desenvolvimento social e econômico em áreas massacradas historicamente pela seca.

Bacias beneficiadas | Foto: Ilustração

“Quando iniciamos a articulação junto ao governo e à bancada baiana, o projeto estava abandonado, sem dotação de recursos e sem nenhuma esperança de seguir em frente. Assumimos o compromisso, conseguimos os recursos para o projeto básico e hoje esse sonho começa a virar realidade. Não se trata de uma obra eleitoreira para a próxima eleição, mas de um projeto de longo prazo que é sem dúvida a maior intervenção no interior baiano das últimas décadas”, afirmou. O democrata aponta também que o Canal do Sertão assegura a implantação total dos 30 mil hectares do Projeto Salitre de Irrigação, e não apenas os atuais cinco mil hectares. “O legado dessa obra para a região pode ser determinante para o futuro de todo o estado”, completou.

Veja a lista das cidades que serão impactadas pelo projeto

Andorinha, Antônio Gonçalves, Caém, Caldeirão Grande, Campo Formoso, Capim Grosso, Filadélfia, Itiúba, Jacobina, Jaguari, Miguel Calmon, Mirangaba, Pindobaçu, Ponto Novo, Queimadas, Quixabeira, Santaluz, São Domingos, Valente, Senhor do Bonfim, Serrolândia, Candeal, Capela do Alto, Alegre, Gavião, Ichu, Mairi, Morro do Chapéu, Mundo Novo, Nova Fátima, Pé de Serra, Pintadas, Piritiba, Riachão do Jacuípe, São José do Jacuípe, Tapiramutá, Saúde, Uauá, Várzea da Roça, Várzea do Poço, Ourolândia, Umburanas, Várzea Nova, Sobradinho e Juazeiro.

Bahia tem 40 cidades em regime de racionamento de água; Santaluz, Queimadas e Valente está entre elas

22 de set de 2017 às 09:25 | em: Queimadas,Santaluz,São Domingos,Valente

Foto: Ilustração

Quarenta cidades da Bahia estão em regime de racionamento de água, por conta da estiagem que atinge algumas regiões do estado. O número é dez vezes maior do que o registrado em fevereiro deste ano, quando apenas quatro cidades estavam com o abastecimento controlado.De acordo com a Embasa, as cidades com racionamento são: Andorinha, Bonito, Brotas de Macaúbas, Caldeirão Grande, Candeal, Capela do Alto Alegre, Capim Grosso, Conde, Entre Rios, Esplanada, Filadélfia, Gavião, Gentio do Ouro, Ibitiara, Ichu, Itiúba, Jaguarari, Jandaíra, Lajedinho, Mairi, Morro do Chapéu, Mundo Novo, Nova Fátima, Novo Horizonte, Pé de Serra, Pintadas, Ponto Novo, Queimadas, Quixabeira, Riachão do Jacuípe, Santaluz, São Domingos, São José do Jacuípe, Seabra, Senhor do Bonfim, Serrolândia, Valente, Várzea do Poço, Várzea Nova e Wagner, além da localidade de Várzea do Meio (distrito de Várzea da Roça).
Desta lista de municípios, segundo a Embasa, dois deles, Queimadas e Santaluz, já estavam em racionamento em fevereiro, totalizando mais de sete meses com abastecimento de água controlado. Vitória da Cnquista e Belo Campo, que também estavam em racionamento, na época, tiveram o abastecimento normalizado em julho. Na época, também havia o planejamento de iniciar o racionamento em outras 14 cidades. Destas, nove seguem com fornecimento reduzido. São elas: Senhor do Bonfim, Jaguarari, Caldeirão Grande, Andorinha , Itiúba, Ponto Novo, Filadélfia, Serrolândia e Várzea do Poço. As outras cinco, Jacobina, Campo Formoso, Caém, Saúde e Antônio Gonçalves, tiveram o abastecimento normalizado entre julho e setembro. Conforme a Embasa, as cidades em racionamento têm distribuição de água em dias alternados, para diferentes áreas da cidade.
Conforme a empresa, um calendário de distribuição costuma ser divulgado para que a população se organize. A Embasa recomenda que a população faça a reserva de água para uso nos períodos de desabastecimento, instalando caixa d’água com capacidade suficiente para atender as necessidades de consumo de cada família, além de bomba no reservatório inferior, em caso de imóveis com mais de um pavimento. De acordo com a Embasa, nos períodos de racionamento e de alerta, é necessário o consumo racional da água, evitando desperdício e usos menos importantes, como irrigação de jardins, lavagem de carros, calçadas e áreas externas.

Racionamento

O longo período de estiagem acarreta na diminuição do nível dos mananciais (barragens, açudes, rios e poços) utilizados para abastecimento. Por conta disso, segundo a Embasa, a medida preventiva de distribuir água em regime de racionamento é necessária para garantir a continuidade do serviço até que volte a chover nas regiões afetadas pela seca e, com isso, a situação se normalize.

Jovem de Valente morre e adolescente fica gravemente ferida após moto bater em poste e pegar fogo

28 de ago de 2017 às 09:00 | em: Conceição do Coité,Valente

Foto: Redes Sociais

No início da noite deste domingo (27), por volta das 18h, duas jovens sofreram um acidente após a motocicleta em que estavam bater em um poste , na zona rural de Conceição do Coité. Segundo a Polícia Militar, o acidente aconteceu na estrada vicinal que liga o povoado de Lagoa Grande, em Retirolândia, ao assentamento Nova Palmares, em Coité. A jovem Lisnei Talia de Oliveira Gordiano, de 20 anos, moradora do povoado de Valilândia, zona rural de Valente, morreu no acidente.

Foto: Leitor do Notícias de Santaluz

A adolescente W. O. N., 16, residente na comunidade de Queimada do Curral, no mesmo município, sofreu queimaduras no braço esquerdo, perna e em parte da barriga. Ela deu entrada no Hospital Português em Conceição do Coité e posteriormente foi transferida para outra unidade.

Clique aqui e acompanhe nossa página no Facebook. 

Jovem de 18 anos é preso em flagrante por tráfico de drogas em Valente

21 de ago de 2017 às 15:26 | em: Policia,Valente

Foto: Divulgação | PM

Por volta das 12h desta segunda-feira (21), uma guarnição da Polícia Militar e um investigador Polícia Civil deslocaram-se para averiguar uma denuncia de que alguns indivíduos iriam se encontrar na estrada de Valilandia, em Valente, para comprar droga com “Rick”. Segundo a PM, com a descrição do individuo, os policiais chegaram ao local e avistaram os indivíduos. Os compradores evadiram-se, contudo, o fornecedor da droga, Henrique dos S. O., 18 anos foi interceptado. “Com ele encontrado 01 dolão de 50 reais e 04 dolinhas de 10 reais de uma substância semelhante a maconha”, informou a PM. Ele foi encaminhado à Delegacia de Valente.

Suspeito de tráfico de drogas é preso após ser “dedurado” por usuários em Valente

17 de jul de 2017 às 09:32 | em: Policia,Valente

Foto: Divulgação/ PM

Por volta das 13:30h, deste domingo (16), uma guarnição da Polícia Militar em Valente abordou o elemento Marcone das Virgens de Jesus e o menor M.S.L.O. Segundo a PM, eles estavam em atitude suspeita, tendo sido encontrado 01 “dolão” de substância aparentando ser maconha com cada um dos indivíduos. Ao serem perguntados onde adquiriram a droga, eles informaram que compraram na mão de Brian. “A Guarnição realizou rondas e localizou Brian. Ao Abordá-lo, foi encontrado 18 ‘dolões’ da mesma substância, 5 ‘pinos’ de uma substância aparentando ser cocaína e aproximadamente 50g de uma substância aparentando ser crack”, disse a PM. Todos foram conduzidos e apresentados junto com o material apreendido na DP de Serrinha. Brian Ferreira Silva foi preso em flagrante por tráfico de entorpecentes.

Colisão entre motos deixa vítima fatal em Valente; uma das motos transportava 3 pessoas

02 de jul de 2017 às 08:15 | em: Valente

Foto: Ilustração

Uma colisão entre 02 motocicletas deixou 03 vítimas hospitalizadas e 01 vítima fatal em Valente na madrugada deste domingo (02). As vítimas hospitalizadas são: Suene Santos de Souza, 18 anos, Marcos dos Santos Oiveira, 18 anos, e Iviny Santos Oliveira, 12 anos. Segundo a PM, uma das motos estava sendo conduzida pelo luzense Antônio da Silva Santos, 57 anos. Ele não resistiu e veio a óbito. A Polícia Civil Técnica foi acionada para o caso.

Deputado João Gualberto é vaiado ao ser anunciado em festa de Valente

24 de jun de 2017 às 08:38 | em: Política,Valente

Foto: Ilustração

O deputado federal João Gualberto (PSDB) esteve em um evento de São João, no município de Valente, no interior da Bahia, mas a participação não ocorreu como esperado. Ao ser anunciado para falar, a plateia reagiu com vaias. “Vamos ouvir o deputado federal que implementou emendas para Valente em mais de R$ 1 milhão”, anunciou o apresentador, imediatamente interrompido pela reação negativa do público. “Que susto vocês tiveram, não é?”, brincou, logo acrescentando que as pessoas presentes no palanque não iam se pronunciar. Ao invés disso, a banda Limão Com Mel subiria ao palco para se apresentar na primeira noite de shows da festa junina do município. “Vamos pra festa! Ninguém quer saber de política aqui não, quer saber de festa”, desconversou ao anunciar a banda (Bahia Notícias). Confira o vídeo:

Adolescente de Valente morre e jovem de Santaluz fica ferido após batida entre moto e carro parado em estrada rural

29 de maio de 2017 às 09:42 | em: Acidentes,Valente

Foto: Leitor do Notícias de Santaluz

O adolescente Henrique de Jesus Santos, de 16 anos, morador do povoado de Boi Novo, na zona rural de Valente, morreu, e o jovem Djalma Pereira da Cruz Neto, 18, morador do Assentamento Nova Vida, na zona rural de Santaluz, ficou ferido após uma colisão entre uma motocicleta e um veículo Uno Mille, de cor bege. De acordo com informações de testemunhas, o acidente aconteceu na noite deste sábado (27), por volta das 22h30, na estrada vicinal que liga o município de Valente ao povoado de Mato Grosso.

Foto: Leitor do Notícias de Santaluz

De acordo com infromações colhidas no local do acidente, o carro estava parado na estrada quando foi atingido pela moto que vinha atrás. Segundo testemunhas, as vítimas foram levadas para o hospital de Valente. Henrique deu entrada na unidade de saúde sem sinais vitais, enquanto Djalma foi transferido para o hospital de Santaluz. Não há informações sobre o estado de saúde dele.  Ainda de acordo com as testemunhas, o motorista do carro que provocou o acidente fugiu a pé pela estrada. Uma guarnição da Polícia Militar foi acionada e fez rondas na região, mas o suspeito não foi encontrado. Até a publicação desta reportagem, ele ainda não havia sido preso. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil. (Notícias de Santaluz).

Reincidente por tráfico de drogas é preso em Valente

27 de abr de 2017 às 13:11 | em: Policia,Tucano,Valente

Foto: Ascom 16° BPM

Uma guarnição de serviço da 5ª Companhia recebeu uma denuncia de que o indivíduo  conhecido por “Cabeludo” ou “Manathuca”, Manasses Mota Santos, de 29 anos, estava se deslocando para cidade de Conceição do Coité pela estrada da Valilandia e estava de posse de drogas. A guarnição deslocou e abordou o indivíduo próximo ao povoado de Valilandia. Na abordagem, foi encontrado: 01 pequeno tablete de maconha; 08 dolões de maconha; 01 sacola plástica contendo substancia semelhante a cocaína e R$ 800,00 em espécie. Segundo a Polícia Militar, foi dada voz prisão e o homem foi conduzido para delegacia de Valente para procedimentos cabíveis. Após consulta, constam em sistema mandados de prisão por tráfico de drogas em Tucano e receptação de veículo em Simões Filho.

Médica de Valente perde controle e capota veículo na BA-120, em Santaluz

28 de mar de 2017 às 09:29 | em: Acidentes,Santaluz,Valente

Foto: Notícias de Santaluz

A pediatra Carina Santos Rios, 31 anos, moradora de Valente, sofreu ferimentos leves ao capotar o veículo que dirigia na rodovia BA-120, em Santaluz, na tarde desta segunda-feira (27). O acidente aconteceu por volta das 15h40, nas proximidades da entrada que dá acesso ao povoado de Valilândia, depois do Açude Tapera, na saída para Valente. De acordo com a Polícia Militar, a médica contou que seguia de Valente para Santaluz, onde dá plantão, quando perdeu o controle do veículo Pajero Dakar, de cor branca, ao tentar desviar de uma motocicleta e capotou após sair da pista. A vítima sofreu apenas escoriações leves. Até por volta das 17h desta segunda-feira o veículo permanecia virado no local do acidente. Conforme a polícia, um guincho da seguradora foi acionado para remover o automóvel. (Notícias de Santaluz).

Instituto Fazer Acontecer distribui uniformes e materiais para projeto apoiado pelo Criança Esperança

24 de mar de 2017 às 16:51 | em: Araci,Barrocas,Biritinga,Conceição do Coité,Valente

O Instituto Fazer Acontecer (IFA) realizou entre os dias 9 e 13 de março a distribuição de uniformes e materiais para projeto FAES (Fazer Acontecer o Esporte no Semiárido) apoiado pelo Criança Esperança. Todos os materiais serão utilizados nas cidades de Araci, Teofilândia, Biritinga, Barrocas, Ichu, Pé de Serra, Conceição do Coité e Valente para a execução do projeto FAES – Fazer Acontecer o Esporte no Semiárido. Com o apoio financeiro do Criança Esperança, o instituto conseguiu entregar a cada um dos oito municípios, 60 uniformes, responsáveis por atender duas turmas de 30 alunos, juntamente com bolas de futebol de salão, futebol de campo, handebol e voleibol. Além dos equipamentos destinados às modalidades esportivas tradicionais (futebol, voleibol e handebol), os municípios receberam também cones grandes, pequenos, bambolês, cordas, sacolas e apitos, indispensáveis às demais práticas esportivas englobadas pelo projeto. As entregas foram realizadas na Secretaria de Educação de cada um dos municípios, na presença do secretário da pasta ou responsável indicado por ele, além de ter contado com a presença de professores responsáveis pela execução do FAES em cada um dos municípios.

Chuva traz alegria para o sertanejo em Valente

17 de mar de 2017 às 13:40 | em: Valente

A manhã desta sexta-feira (17), foi agraciada com uma excelente chuva no município de Valente. De acordo com o site local Valente em Notícias, chuva volumosa, sem ventos, nem raios, trouxe a alegria e a esperança para os produtores, criadores, e agricultores. Na sede do município o índice de chuva chegou à 28 milímetros, na comunidade Barriguda que fica na zona rural, choveu cerca de 42 milímetros. O tempo continua fechado em todo o município.