Tucano

Tucano: Homem é preso por adulteração de documento e receptação de veículo roubado em Caldas do Jorro

16 de dez de 2017 às 15:14 | em: Tucano

Foto: Divulgação/PM

Por volta das 01:20h deste sábado (16), uma guarnição da Cipe Nordeste efetuava a Operação Varredura, rondas pelo Distrito de caldas do Jorro, em Tucano. Ao passar pela Estrada de Tucano – Jorro, os policiais encontraram um veículo Fox branco parado no acostamento. Segundo a PM, a guarnição se aproximou e observou que tinha dois cidadãos no interior do veículo. Foi feito a busca, tendo sido encontrado no bolso de um dos indivíduos, menor, um pino vazio, provavelmente de cocaína. Ao ser averiguado o veículo, constatou-se também pelos números identificadores do chassi que correspondia a um outro veículo roubado. “Chegou-se à conclusão que o veículo foi adulterado, já que a placa nele afixada era outra”, disse a PM. O documento apresentado pelo condutor estava com indícios de falsificação. O menor identificado pelo nome de F. de J. M, disse que havia consumido a droga que foi ofertada pelo condutor Josuel. Diante dos fatos, foi dada voz de prisão em desfavor do condutor, sendo conduzido juntamente com o menor para a delegacia de Euclides da Cunha. Ainda segundo os policiais, foi constatada a veracidade dos fatos, sendo flagranteado Josuel dos Santos Teodoro, pela prática dos crimes de Receptação, Falsidade de Documento Público e por fornecer produto que causa dependência física ao menor.

 

 

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Tucano: Foragido da justiça em Minas Gerais é preso pela Cipe em Caldas do Jorro

16 de dez de 2017 às 14:43 | em: Tucano

Foto: Divulgação/PM

Por volta das 01h20h deste sábado (16), uma guarnição da Cipe Nordeste efetuava rondas pelo Distrito de Caldas do Jorro, em Tucano, e ao passar pela Avenida Paulo Souto se deparou com um indivíduo caminhando pelo passeio. Ao avistar a viatura, ele empreendeu fuga. Segundo os militares, de pronto a guarnição conseguiu capturar o suspeito . Ao ser abordado, ele foi identificado como Marlon Meireles da Silva, residente em Belo Horizonte MG. Ao consultar o sistema, foi constatado que existia um Mandato de Prisão em aberto em desfavor do abordado. Ainda segundo a PM, diante do fato, Marlon foi conduzido à Delegacia de Euclides da Cunha.

 

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

“O sonho vai se tornar realidade”, diz prefeitura de Tucano sobre projeto Mandacarú

16 de dez de 2017 às 12:36 | em: Política,Tucano

Foto: Divulgação

Assinatura da ordem de serviço para ampliação definitiva do projeto Mandacarú ocorrerá nesta segunda-feira (16), com a presença do Governador Rui Costa e do Senador Otto Alencar.Segundo a Prefeitura Municipal de Tucano, o sonho torna-se realidade para o povo Tucanense. A obra é bastante esperada pela população de Tucano.

 

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Tucano: Dois homens morrem em confronto com a Polícia Militar no Jorrinho

16 de dez de 2017 às 08:13 | em: Tucano

Foto: Ilustração

Por volta das 13:30 desta sexta-feira (15), uma guarnição da Polícia Militar em Tucano, em Operação Conjunta com Guarnição da Rondesp/Leste, estava em rondas na estrada velha que liga Caldas do Jorro ao Jorrinho e se deparou com uma motocicleta com dois elementos em atitude suspeita. Segundo os Policiais, ao aproximar-se do veículo com o intuito de fazer a devida abordagem, as guarnições foram recebidas à tiros de arma de fogo disparados pelos elementos de nomes ainda não identificados.

Foto: Divulgação/PM

“Diante da situação fez-se necessário por parte das guarnições revidar a injusta agressão, vindo os elementos a serem alvejados, sendo prestado socorro até o Hospital Municipal de Tucano, onde foi constatado o óbito dos elementos pelo médico de plantão”, informou a PM. Foram apreendidas armas, munições, a motocicleta e celulares.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Moto roubada em Tucano é encontrada em Pombal; acusados estavam com droga

15 de dez de 2017 às 09:19 | em: Ribeira do Pombal,Tucano

Foto: Divulgação | PM

Por volta das 13:30hs desta quinta-feira (14) Policiais Civis de Ribeira do Pombal, bem como Policiais Militares da PETO, foram até uma residência situada no bairro Pedro Tibúrcio, zona sul da cidade, para recuperar uma motocicleta proveniente de roubo. Segundo a Polícia Militar, de acordo com informações, o veículo teria sido roubado na manhã do mesmo dia em Tucano. O autor teria sido um menor conhecido como “Guigui”, que teria fugido sentido Ribeira do Pombal.

Foto: Divulgação | PM

Assim que chegaram à residência indicada, os policiais encontraram a motocicleta Honda CG de cor preta, sem placa de identificação. Logo foi constatado que se tratava da motocicleta de Placa Policial JRX 1497, com licença de Tucano, a mesma roubada horas antes no município onde é licenciada. No interior da casa foram encontrados Tulio Santos da Silva, 27 anos, que tinha em sua posse algumas trouxinhas de maconha (quantidade não informada), bem como uma quantia de R$ 154,30, em espécie e os menores de iniciais E.S de J (Guigui), 17 anos, apontado como o autor do roubo e H dos S, 15 anos.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Tucano: Serrinhense é preso suspeito de tráfico de drogas para alunos de colégio em Caldas do Jorro

14 de dez de 2017 às 22:33 | em: Tucano

Foto: Divulgação | PM

Por volta das 10h desta quinta-feira (14),uma guarnição  da Cipe Nordeste estava em rondas no distrito de Caldas do Jorro e recebeu uma denúncia de que um indivíduo se encontrava nas imediações do Colégio Madre Paulina vendendo drogas para os alunos. Segundo a PM, de imediato os policiais da especializada fora até o local e conseguiram identificar Marcone S. de A., 22 anos natural de Serrinha. “Foi feita a busca nada foi encontrado, porém ao ser indagado de estar traficando próximo ao Colegio, ele negou dizendo que era apenas usuário e que possuía uma quantidade de drogas no seu local de trabalho, no Clube Espaço Bahia”, disse a Cipe Nordeste. A guarnição se deslocou até o lugar citado e em um quarto, juntamente com seus pertences, foi encontrada em um saco plástico contendo cocaína, cinco pinos todos cheios do mesmo entorpecente, bem como três trouxinhas em forma prensada de maconha. Foi dada voz de prisão em desfavor de Marcone, sendo conduzido para a delegacia de Tucano.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

PM divulga resultados da produtividade em Tucano, Euclides e região no ano de 2017

14 de dez de 2017 às 16:22 | em: Cansanção,Canudos,Euclides da Cunha,Monte Santo,Quijingue,Tucano

Foto: Divulgação | PM

Na manhã dessa quarta-feira (13), o 5º Batalhão de Policia Militar em Euclides da Cunha apresentou um relatório das ações desenvolvidas ao longo do ano de 2017. Essa foi mais uma demonstração de todo o esforço da Unidade e sua atuação nos municípios de Euclides da Cunha, Tucano, Monte Santo, Quijingue e Canudos. De acordo com o Ten Cel PM Amon, comandante do Batalhão, a ideia representa uma prestação de contas para com a comunidade e visa mostrar e amparar socialmente o trabalho por eles desempenhado.Foram convidadas diversas pessoas e autoridades dos cinco municípios pertencentes à  área de atuação. O Maj PM Aroldo Pires, que retornou ao 5º Batalhão, conhecido e respeitado pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos na Unidade, apresentou sobre as questões de cunho operacional e ratificou o apelo do Comandante pela atuação conjunta entre a PM e a Comunidade. “Esse sem dúvida é um momento ímpar na história do 5º BPM, onde a Polícia Militar convida a comunidade a fiscalizar, acompanhar e contribuir com o trabalho por nós desenvolvido diuturnamente. Nossos sinceros agradecimentos a todos aqueles que dedicaram seu tempo a nos ouvir e a toda a comunidade que contribui com a atuação policial”, disse o Major.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Tucanenses do MPMT vão à CERB discutir o Projeto Mandacaru com presidente da companhia

14 de dez de 2017 às 09:21 | em: Tucano

Foto: Divulgação

Dez representantes do Movimento Popular Mobiliza Tucano – MPMT, chegaram na CERB nesta terça-feira (13) por volta das 15h20min para uma reunião previamente agendada pela Secretaria de Relações Institucionais, atendendo as demandas do Movimento reivindicada no ato que foi feito na Governadoria no dia 28/11. Na reunião, o presidente da companhia, Marcos Bulhões e sua equipe composta de um engenheiro e um assessor, explanou, dentre outras coisas, que o Projeto Mandacaru será executado com verba estadual e que foi dividido em 2 partes, cuja a primeira já foi licitada com o resultado para empresa vencedora MRM construtora Ltda. Segundo o grupo de trabalho, o valor dessa parte do projeto que era estimado em 15 milhões foi reduzido, pois a empresa arrematou a licitação com um valor de R$ 11.919.781,28.

Foto: Divulgação

Essa é uma grande conquista do povo organizado, haja vista que o Governador virá assinar a ordem de serviço no dia 18/12. Nessa primeira parte a obra irá beneficiar cerca de 9 mil habitantes e levará água a 15 comunidades Poção, Faz. Juá, Rua Nova, Faz. Queimada das Abóboras, Salgado, Mandacaru, Pedrosa, Quixaba do Mandacaru, Faz. Moreira, Faz. Lagoa da Serra, Lagoa de Dentro, Laje, Paus Branco, Alecrim e Serrador. “Vale ressaltar que continuaremos mobilizados e organizados para exigir a execução da segunda parte do projeto que ainda não tem previsão, pois segundo Marcos Bulhões o estado não tem recurso no momento. Continuaremos mobilizados também para fiscalizar a execução da obra que está para ser iniciada”, informou o grupo.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Ascoob oferece serviço digital para melhor atender seus clientes na região

14 de dez de 2017 às 09:13 | em: Araci,Canudos,Euclides da Cunha,Serrinha,Teofilândia,Tucano

Foto: Modelo

O serviço de internet banking oferece as facilidades do acesso à conta corrente online do sistema Ascoob, com a comodidade e segurança que o cooperado merece. A versão mobile do internet banking está disponível nas lojas virtuais App Store e Google Play pesquisando pelo nome Cresol ou Ascoob sendo assim facilitar a vida de seus clientes.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Homens ameaçam morador e são presos pela Guarda Civil Municipal de Tucano

13 de dez de 2017 às 16:22 | em: Tucano

Foto: Divulgação

Por volta das 20h00 desta terça-feira (12), três indivíduos foram presos pela Guarda Municipal após terem ameaçado um cidadão em Tucano. Segundo a Gurda Civil Municipal, foi recebida uma ligação anônima informando que haviam três invividos ameaçando um cidadão em sua residência na comunidade Beira Rio, próximo ao povoado Quixaba de Santa Rita. De imediato a guarnição deslocou-se para o local para verificar a veracidade dos fatos, que ao chegar no local, foi constatado a ameaça. Em seguida, a guarnição fez rondas preventivas nas proximidades e se deparou com uma moto que estava em alta velocidade. Ao serem abordados, foram achados (06) papelotes de crack.
Os três indivíduos foram conduzidos para Delegacia de Policia Civil de Tucano, juntamente com os materiais apreendidos e a motocicleta, para que as medidas cabíveis sejam tomadas.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Colisão entre moto e veículo deixa menores feridos em Tucano

12 de dez de 2017 às 11:11 | em: Acidentes,Tucano

Foto: Leitor A Voz do Campo

Por volta das 18h:30min desta segunda-feira (11), uma guarnição da Polícia Militar em Tucano se deslocou para averiguar um acidente ao lado do Posto JJ (Posto do Jarinho). Segundo a PM, um Toyota Etios colidiu em uma Honda Biz 125 ocupada por 02 menores, ambos residentes no bairro Nova Esperança, em Tucano. Não foi divulgada as circunstâncias que causaram o acidente. Os veículos vieram a colidir frontalmente, parando no pátio do posto de combustíveis JJ, onde os ocupantes da motocicleta foram socorridos para o Hospital Municipal. A PM fez a preservação do local do acidente até a chegada da PRF, que chegou às 20:30 e tomou as providências cabíveis.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Veja quanto entrou na conta da Prefeitura de sua cidade em Novembro de 2017

12 de dez de 2017 às 09:33 | em: Araci,Conceição do Coité,Santaluz,Serrinha,Teofilândia,Tucano

Foto: Ilustração

As informações são do Bando do Brasil, através do Demonstrativo de Distribuição da Arrecadação, que inclui o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o Fundo Especial de Petróleo (FEP), a Desoneração das Exportações Lei 87/96 (ICMS), o Imposto Territrial Rural (ITR), o Imposto Estadual (ICS), os Royalties Da Anp – Lei 9.478/97 (ANP), os valores do Departamento Nacional de Produção Mineral (CFM), o Fundo Saúde (FUS), o Ipi Exportação – Cota Município, o FUNDEB, o Simples Nacional e o IPVA.

Mês: Novembro de 2017

Serrinha: R$ 7.253.779,37 C
Desconto de R$ 1.430.568,98 D

Araci: R$ 6.071.398,02 C
Desconto de R$ 1.118.951,11 D

Tucano: R$ 5.545.220,59 C
Desconto de R$ 981.289,20 D

Conceição do Coité: R$ 5.208.907,45 C
Desconto de R$ 786.005,03 D

Santaluz: R$ 4.264.803,49 C
Desconto de R$ 1.124.483,40 D

Teofilândia: R$ 2.861.359,92 C
Desconto de R$ 554.894,59 D

Os valores apresentam queda em relação a outubro de 2017. Confira:

Veja quanto entrou na conta da Prefeitura de sua cidade em Outubro de 2017

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

João Santana e Mônica Moura falam em R$ 20 milhões de caixa dois a Haddad

12 de dez de 2017 às 09:25 | em: Política,Tucano

Foto: Reprodução / Globo News

Os marqueteiros das campanhas petistas João Santana e Mônica Moura voltaram a relatar à Polícia Federal (PF) que receberam R$ 20 milhões e caixa dois pela campanha do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT), em 2012. Eles prestaram depoimento na Superintendência da PF, no bairro da lapa, Zona Oeste de São Paulo. Mônica afirmou, em acordo de delação premiada, que a campanha do petista custou ao todo R$ 50 milhões, dos quais R$ 30 milhões foram pagos de forma oficial pelo PT e R$ 20 milhões por meio de caixa 2. à PF, em São Paulo, ela reiterou a versão. Segundo ela, a parte não contabilizada deveria ter sido paga pelo PT (R$ 5 milhões) e pela Odebrecht (R$ 15 milhões). A empresária disse que a empreiteira pagou sua parte, mas o PT não. A dívida do partido, então, teria sido paga pelo empresário Eike Batista, a pedido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O pagamento no exterior teria sido acertado diretamente com o executivo Flávio Godinho, homem de confiança de Eike. Fez-se então um contrato de trabalho de três páginas, “bem simplesinho”, segundo Mônica. “Essa história é engraçada. Esse trabalho existiu, no fim das contas, porque o João fez um trabalho primoroso de pesquisa e contextualização de uma empresa que o Eike queria montar na Venezuela, em Angola, ligada a petróleo e energia”, detalhou Mônica. A empresária disse não ter a “menor noção” de qual tipo de negócio que Eike poderia ter que o interessasse a pagar a dívida de uma campanha de Haddad. “Na verdade, ele nem sabia que estava pagando a campanha do Haddad, ele estava pagando uma dívida do PT. Eu imagino hoje, lendo tudo que eu leio. Ele estava pagando uma dívida do PT”, afirmou a mulher de João Santana. A assessoria do ex-prefeito se manifestou sobre o assunto por meio de nota. “A declaração de Mônica Moura à Polícia Federal provoca estranheza. A Odebrecht teve suas principais ambições na cidade de São Paulo contrariadas pela administração Haddad. O túnel da avenida Roberto Marinho foi cancelado em março de 2013 e a recompra das CIDEs da Arena Corinthians foi rechaçada pela gestão”. “Segundo o ex-advogado da Odebrechet, Rodrigo Tacla Duran, em depoimento a CPI do Congresso, na condição de testemunha, os pagamentos realizados no Exterior eram relativos a campanhas presidenciais de 2012, em países onde a empreiteira pretendia atuar”. “Haddad reitera que a acusação feita pelo casal Mônica Moura e João Santana é falsa. E reafirma que nunca teve qualquer contato com o empresário Eike Batista e desconhece qualquer projeto de sua iniciativa na cidade”.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Natal Solidário Cipe Nordeste; doe roupas e alimentos na sede da PM de sua cidade

12 de dez de 2017 às 09:19 | em: Araci,Teofilândia,Tucano

Doe alimentos e agasalhos na sede da Polícia Militar em sua cidade ou na rádio local.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Tucano: Jovem é preso por receptação em Caldas do Jorro; ele circulava com moto roubada

12 de dez de 2017 às 09:14 | em: Tucano

Foto: Divulgação/ PM

Por volta das 12h desta segunda-feira (11), uma guarnição  da Cipe Nordeste, em rondas no Distrito de Caldas do Jorro, Tucano, realizou abordagens de rotina e identificou uma motocicleta na posse de Raik B. da S. O veículo se encontrava com o chassi “pinado” e sem placa. Segundo a PM, após consulta,através do  número do motor, constatou-se que se tratava de um veículo com  restrições de furto/ roubo, cuja característica original da motocicleta é outra. Foi dada voz de prisão e condução para a Delegacia local.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Tucano: Dois homens são presos em Caldas do Jorro por porte ilegal de arma de fogo

11 de dez de 2017 às 16:05 | em: Tucano

Foto: Divulgação

Por volta das 17h30 deste domingo (10), durante a operação de Intensificação no Jorro, distrito de Tucano, uma guarnição da Cipe Nordeste avistou uma aglomeração de pessoas na rua Creguenhem. Ao avistarem a guarnição eles teriam agido de maneira suspeita, chamando a atenção. Segundo a PM, durante a abordagem, foi encontrado uma “trouxinha” de uma substância análoga a maconha no chão, próximo a uma baía de cavalo. Após questionamentos acerca da droga, a guarnição realizou buscas por toda área e num pequeno depósito foram encontrados: 01 (um) rifle calibre .22 e 01 (uma) carabina de pressão CBC calibre 5.5 mm. Por este motivo foi dada voz de prisão aos envolvidos, que foram  conduzidos, juntamente com todo material para Delegacia de Euclides da Cunha.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Projeto Regue Tucano: jovens são campeões em etapa do campeonato baiano de Jiu-Jitsu

11 de dez de 2017 às 14:59 | em: Esportes,Tucano

Foto: Reprodução

Neste domingo (10) a equipe de Tucano do Projeto Regue saiu vitoriosa na 11 Etapa do Campeonato Baiano de Jiu-Jitsu em Lauro de Freitas. Os atletas fazem parte da Associação Rogério Marshal e foram treinados pelo professor Luciano Teles. Segundo o blog Tribuna Sisaleira, apesar das dificuldades encontradas por falta de patrocínio, cerca de 40 atletas trouxeram 04 medalhas Ouro (Marcela, Laysa, Joana e Lara), 09 de Prata e 05 de Bronze. Quer ajudar? Adote um atleta: faça contato com o professor Luciano (071) 9 9132 0628.

Galeria de fotos
  • Foto: Reprodução
  • Foto: Reprodução
  • Foto: Reprodução
  • Foto: Reprodução

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Queda de energia afeta abastecimento de água em Tucano, Biritinga, Coité, Serrinha e Barrocas

Foto: Ilustração

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento ( Embasa) informa que, desde a última sexta-feira (08), o abastecimento de água dos sistemas de Quixabeira e Tucano sofreu interrupções devido a irregularidades e quedas no fornecimento de energia elétrica. Foram afetados os municípios de Tucano, Monte Santo, Cansanção, Nordestina e Quixabeira, além das localidades de Junco e Novo Paraíso, pertencentes a Jacobina, e Gonçalo, situado em Caém. O problema já foi solucionado. Na região de Quixabeira, o abastecimento já foi retomado. Já nos municípios do Sistema de Tucano (Monte Santo, Cansanção e Nordestina), o fornecimento de água será reiniciado hoje (11) à tarde, após a conclusão de reparo no sistema adutor. Em ambos os sistemas o atendimento será gradativo, por isso é recomendável que os moradores reforcem os hábitos de economia de água e evitem o desperdício do recurso hídrico. Ainda segundo a empresa, em decorrência da interrupção no fornecimento de energia elétrica nos poços e estações elevatórias desde a tarde sábado (9), o abastecimento de água está interrompido em Barrocas, Lamarão, Biritinga, Conceição do Coité, Retirolândia e Serrinha. A Embasa acionou imediatamente a Coelba, mas a concessionária de energia ainda não informou a previsão de retomada do fornecimento de energia elétrica. A Embasa recomenda o uso racional da água armazenada nos reservatórios domiciliares até que o abastecimento possa ser restabelecido. O abastecimento alternativo (carros-pipa) será priorizado para hospitais, postos de saúde, escolas, creches e outras entidades dessa natureza.

 

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Fotos relevam a beleza da chuva em Tucano; confira

10 de dez de 2017 às 18:32 | em: Tucano

Foto: Projeto Óieu Dedê Santana

A chuva chegou à região do sisal nesta sexta-feita (08) de maneira tímida. Nesta sábado (09) ela criou coragem e neste domingo (10) ela mostrou sua força. Em Tucano, a chuva trouxe ventos e bençãos. Confia as belas imagens captadas por Dedê Santana:

Galeria de fotos
  • Foto: Projeto Óieu Dedê Santana
  • Foto: Projeto Óieu Dedê Santana
  • Foto: Projeto Óieu Dedê Santana

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

BR-116/Norte permanece interditada entre Araci e Tucano por conta de carreta tombada

10 de dez de 2017 às 18:18 | em: Acidentes,Araci,Tucano

Foto: Leitor A Voz do Campo

A BR-116/Norte permanece interditada deste as 11h da manhã deste domingo (10) entre Araci e Tucano por conta de uma carreta tombada.

Foto: Leitor A Voz do Campo

Não há vítimas local, mas a retirada do veículo e a intensa chuva na BR resultam em um congestionamento que já passa de 5 quilômetros. O veículo tombou no final da manhã deste domingo e guinchos trabalham no local.

Galeria de fotos
  • Foto: Leitor A Voz do Campo
  • Foto: Leitor A Voz do Campo
  • Foto: Leitor A Voz do Campo
  • Foto: Leitor A Voz do Campo

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Natal Solidário Cipe Nordeste; doe roupas e alimentos na sede da PM de sua cidade

09 de dez de 2017 às 10:19 | em: Araci,Teofilândia,Tucano

Tucano: Assinatura de ordem de serviço do Projeto Mandacaru será dia 18/12

07 de dez de 2017 às 14:36 | em: Tucano

Professores lotam a Câmara de Tucano em audiência pública

06 de dez de 2017 às 08:52 | em: Tucano

Foto: Tribuna Sisaleira

Professores da rede municipal pública de Tucano lotam a Câmara de Vereadores com o intuito de entender, discutir, deliberar e encaminhar projeto enviado pelo executivo municipal que propõe mudança em artigos das leis que tratam do estatuto do professor, assim como dos direitos dos servidores públicos da educação do município de Tucano. Estavam presentes a APLB, parlamentares, vereadores e representante do executivo.

Foto: Tribuna Sisaleira

O auditório da Câmara ficou lotado e os professores protestaram contra as propostas de lei apresentada pela Prefeitura Municipal. O mediador da audiência foi o vereador Neto e o presidente da casa, Ronaldo. Ambos conduziram os trabalhos de ouvir as partes. Ao final, foi encaminhada a decisão da Assembleia de ficar contra todas as três propostas. Também ficou decidido que haverá acompanhamento da votação das propostas na próxima quinta-feira (07).

Entenda:

Professores protestam na Câmara de Tucano contra projetos apresentados pela Prefeitura

 

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

José Nunes terá reunião com ministro do TCU em Brasília para discutir avanço do Araci Norte

05 de dez de 2017 às 17:51 | em: Araci,Tucano

Foto: Ilustração

O Deputado Federal José Nunes visitará Augusto Sherman Cavalcanti, Ministro do Tribunal de Contas da União – TCU, para tratar sobre o Araci Norte. Sherman foi o ministro que pediu vistas em relação ao processo do Araci Norte e, por causa disso, o processo encontra-se parado no tribunal. Os pedidos de vistas servem para análises mais acuradas de um processo e geralmente não têm prazo determinados. Por este motivo, o deputado federal José Nunes, que está em Brasília, anunciou que nesta semana terá um encontro com Sherman para tratar sobre o Araci Norte. Nunes foi um dos principais articuladores para o início do projeto Araci Norte. “Pretendo esclarecer alguns pontos para ele e pedir, em nome dos 35.422 ml pessoas da nossa região, que o processo corra e para que obra reinicie o mais rápido possível“, disse José Nunes ao site A Voz do Campo.

Recorde

O Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) Araci Norte atenderá 64 localidades, sendo 07 em Tucano e 57 em Araci. Com 58% executada, a obra foi suspensa em 04 de outubro de 2016 por suspeitas de irregularidades. O TCU impôs medidas e providências à CERB, através de medida cautelar, e a empresa de engenharia contratada requereu a suspensão do contrato. O pedido de vistas de Augusto Sherman Cavalcanti é hoje o principal entrave para que a obra possa ser reiniciada.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Caminhonete D20 capota em Tucano e vítimas são imediatamente hospitalizadas

05 de dez de 2017 às 14:42 | em: Acidentes,Tucano

Foto: Leitor A Voz do Campo

Por volta das 08:10 desta terça-feira (05) uma guarnição da Polícia Militar em Tucano foi até a localidade do Rio Vermelho, povoado Cajueiro, onde houve um capotamento de uma D20. Segundo a PM, haviam três vítimas com algumas lesões.

Foto: Leitor A Voz do Campo

O motorista e proprietário do veículo, sr. Benedito, bem como as demais vítimas foram conduzidas ao hospital da cidade de Euclides da Cunha pela ambulância da cidade de Tucano com apoio da Polícia Rodoviária Federal. Segundo informações repassadas ao site A Voz do Campo, apesar da gravidade do acidente, ninguém corre risco de morrer. As três vítimas estão internadas no hospital com ferimentos.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

O combustível mais barato na BR-116 entre Tucano e Teofilândia está no Posto Barreiro

05 de dez de 2017 às 09:49 | em: Araci,Teofilândia,Tucano

Foto: A Voz do Campo

Tudo o que você procura num posto de combustíveis é qualidade, bom atendimento e o melhor preço para aquilo que você vai colocar no tanque do seu veiculo. Então vá direto ao Posto Barreiro, que fica localizado na BR-116, no povoado do Barreiro, em Teofilândia. O posto é hoje a principal opção para quem transita na BR-116. A gasolina está no preço de R$ 3,99, o diesel está R$ 3,18 e o álcool está R$ 2,95.

Foto: A Voz do Campo

Combustíveis com o menor preço e qualidade da região você só encontra no Posto Barreiro. Confira o preço e a qualidade deste posto de gasolina. Atendimento de segunda à sábado das 05h à 20h e aos domingos das 05 às 19h. Edvaldo Firmo, agradece a preferência.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Tucanense é aprovado em mestrado da UEFS com tema sobre a história do integralismo na cidade

04 de dez de 2017 às 14:14 | em: Tucano

Foto: Arquivo Pessoal

André Silva Carvalho, 32 anos, nascido em Tucano, possui graduação em Historia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2010). , atuando principalmente nos seguintes temas: História social e política, tendo como tema de pesquisa O processo de industrialização e urbanização da cidade de Feira de Santana entre os anos de 1968 a 1970. Pós-Graduado na área de educação, pela Universidade do Estado da Bahia, com o tema de pesquisa: O Currículo Escolar na Formação de Profissionais Docentes na Licenciatura em História, e recentemente aprovado no Programa de Pós Graduação de Ciências Humanas da Universidade Estadual de Feira de Santana, no curso de História com o Tema:  A “IGREJINHA VERDE” NA POBRE E INÓSPITA TUCANO: O integralismo e a ação política da família Martins (1918-1945).Resumo do Trabalho:

As relações locais que nos propomos a pesquisar com esse trabalho estão estabelecidas na cidade de Tucano, localizada a 226 km  da capital Salvador. Tucano está no mapa das cidades baianas com forte presença na década de 1930 da Ação Integralista Brasileira (AIB), os “homens de verde” como a população da época se referia aos membros do movimento. Entre as décadas de 1930 e 1940, Tucano chegou a ter aproximadamente mil filiados no núcleo local. A presença da AIB  teve como cenário político já estabelecido o domínio da Família Martins de Almeida, que se alicerçou na intendência de seu patriarca Padre Manoel Martins de Almeida de 1893 a 1918. É a partir de 1918 que inicia – se  nosso recorte temporal, justamente para buscarmos compreende  uma série de disputas internas na família Martins, além de mudanças políticas que ocorriam na capital que influenciaram nas disputas locais e que antecederam a chegada da Ação Integralista Nacional, mas que o seu entendimento histórico é  de profunda importância a quem deseja estabelecer uma análise política do que foi a ação do Integralismo na Bahia e em Tucano. Portanto, o objetivo dessa pesquisa é formar uma compreensão histórica acerca da passagem do Movimento Integralista em Tucano, relacionando – a com a hegemonia da Família Martins, respaldada na época politicamente pela União Democrática Nacional (UDN).

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Sítio do Mandacaru vence a Copa Rural de Tucano em 2017

04 de dez de 2017 às 08:28 | em: Tucano

Foto: Divulgação

Neste domingo saiu o campeão da Coma Rural de Tucano em 2017. O troféu e o prêmio, no valor de R$ 5 mil, foram entregues ao Sítio do Mandacaru. A equipe de Olhos D´Água ficou em segundo lugar. “No próximo ano tem mais”, disse o prefeito Dr. Sérgio sobre a próxima competição.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Guarda Municipal de Tucano fortalecerá projeto de rondas escolares

04 de dez de 2017 às 08:24 | em: Tucano

A Guarda Civil Municipal de Tucano irá fortalecer o trabalho de rondas escolares, projeto desenvolvido pela corporação desde 2006, dando ênfase, a priori, às escolas da Sede que apresentam maior índice de vulnerabilidade socioeconômica, qual seja: Zélia de Brito, Theotônio Martins, Maria Aydil Borges, Pio Miranda Bastos e Padre José Gumercindo. O projeto encontra respaldo legal na Lei Federal 13.022/2014, a qual apregoa, in verbis, que é competência específica das Guardas Civis Municipais “art. 3, XVIII – atuar mediante ações preventivas na segurança escolar, zelando pelo entorno e participando de ações educativas com o corpo discente e docente das unidades de ensino municipal, de forma a colaborar com a implantação da cultura de paz na comunidade local”.   A apresentação da nova versão do projeto Rondas Escolares acontecerá na Escola Municipal Prof.ª Zélia de Brito Moreira Ramiro, na próxima segunda-feira (04/12/2017), a partir das 08h00min, onde os estudantes da aludida unidade educativa apreciarão a palestra “Tirando pedras do meio do caminho: proposições para enfrentar a violência e o uso de drogas na escola”, a ser proferida pelo GCM Osvaldo Alves de Jesus Júnior. O projeto passará por reformulações em 2018, quando será debatido, de forma mais profunda, com os diretores das escolas municipais e representantes da equipe pedagógica da Secretaria de Educação (SEME). A ideia central é arregimentar esforços de várias secretarias para construir atividades educativas e lúdicas capazes de envolver crianças e adolescentes, a fim de tentar reduzir o envolvimento em ações ilícitas/delituosas e o uso de substâncias entorpecentes. Intenta-se, ainda, alargar atitudes cidadãs nos contextos em que elas vivem e tecem relações. Em virtude do final do ano letivo 2017, as rondas funcionarão de forma alternada. Um grupamento da GCMT, formado por quatro prepostos, ficará, em média, cinquenta (50) minutos em cada unidade educativa, a fim de auxiliar toda comunidade escolar na mediação de conflitos que possam ocorrer. Além disso, receberá, quando necessário, apoio da guarnição de dia da GCMT, composta por subinspetores, supervisores e patrulheiros. Os horários de permanência serão modificados em cada dia da semana.

Fonte: Assessoria de Comunicação da SMSOP

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Convênio vai garantir água de qualidade para Tucano de Fora

01 de dez de 2017 às 09:06 | em: Tucano

Foto: Divulgação

Moradores da localidade de Tucano de Fora vão poder contar com água de boa qualidade, a partir de convênio assinado nesta segunda-feira (27), entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado. A extensão de rede de água será executada pela Cerb (Companhia de Energia Hídrica e de Saneamento da Bahia), partindo do assentamento Porto Seguro até a localidade. O recurso destinado à obra é oriundo de emenda parlamentar, indicada pelo deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Ângelo Coronel (PSD). O prefeito de Tucano, Luiz Sérgio (Dr Sérgio), participou da solenidade de assinatura do convênio, realizada no auditório da sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador. “Estamos buscando cada vez mais desenvolvimento para nosso município. Desta vez, com o apoio do deputado estadual Ângelo Coronel vamos levar água de boa qualidade para mais famílias de Tucano”, disse o prefeito.

Convênio

O evento também contou com a presença do governador da Bahia, Rui Costa (PT), além de outras autoridades e lideranças políticas, a exemplo do senador Otto Alencar (PSD). Durante a solenidade, foram assinados convênios e ordens de serviço voltados para diversas áreas, como saúde, esportes, agricultura e recursos hídricos. O evento contou com prefeitos de 187 municípios baianos e foi anunciado investimentos superiores a R$ 81 milhões.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.