Tucano

GCM de Tucano recupera veículo roubado na zona rural do município

19 de jun de 2019 às 15:51 | em: Tucano

Foto: Divulgação

Por volta das 11h50min desta segunda-feira (17), a Guarda Civil Municipal de Tucano recebeu a informação que na localidade de Boqueirão da Cacimba, zona rural do município, havia um veículo abandonado. Através de consulta, verificou-se que placa e chassi do veículo não batiam, sendo então o mesmo recolhido pela guarnição e apresentado a Delegacia local.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Grave acidente deixa pai morto e filho ferido entre Tucano e Caldas do Jorro

19 de jun de 2019 às 08:24 | em: Acidentes,Tucano

Foto: Leitor A Voz do Campo

No final da noite desta terça-feira (18), José Nascimento Guimarães, de 55 anos, morreu e seu filho, Daniel Silva Guimarães, 22 anos, ficou ferido em uma colisão envolvendo o veículo onde eles estavam e uma retroescavadeira, rodovia que liga o município de Tucano ao distrito de Caldas do Jorro. Segundo a Polícia Militar. José morreu após dar entrada na unidade hospitalar e Daniel sofreu apenas ferimentos leves. O operador da retroescavadeira se apresentou na Delegacia. A Polícia Civil investiga o caso.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Tucano: Unidade dos Correios será reaberta em Caldas do Jorro

17 de jun de 2019 às 21:29 | em: Tucano

Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (18), às 9h, a unidade dos Correios será reaberta no Distrito de Caldas do Jorro. Segundo a administração do balneário, a unidade vai servir para os moradores, que estão sem os serviços desde a agência em Caldas do Jorro foi fechada. A unidade dos Correios é uma demanda bastante solicitada pela população local e facilitará na postagem e no recebimento de encomendas pelos jorrenses.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Assaltantes fazem arrastão em ônibus escolar, moto e van na zona rural de Tucano

17 de jun de 2019 às 15:11 | em: Tucano

Foto: Ilustração

Por volta das 13h desta segunda-feira (17), um ônibus com alunos de Tucano foi assaltado na estrada da Rua Nova, zona rural de Tucano. Segundo informações de populares, 04 meliantes realizaram roubos no ônibus e, em seguida, assaltaram uma Van e uma moto que passavam pela estrada vicinal. Celulares foram roubados na ação. Ninguém ficou ferido não ação criminosa. A Polícia Militar faz buscas por suspeitos. Ninguém foi preso até o momento.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

História: O Comunista Tucanense; texto de André Carvalho

13 de jun de 2019 às 09:23 | em: Tucano

Nascido em 15 de Janeiro de 1915, René Bastos de Miranda foi membro de família abastada de Tucano, seu avô Major João Manoel Bastos foi um fazendeiro de grandes posses, com um dos maiores patrimônios da cidade, em 1927 René transferiu-se para o Rio de Janeiro onde ingressou nas fileiras do exército brasileiro. O objetivo desse texto é resgatar a história desse personagem esquecido na memória de Tucano, e problematizar as influências  das pegadas de René Bastos pelo movimento comunista da década de 1930. O Major Bastos, avô de René Bastos, conseguiu por meio de casamento arranjado que sua filha Arlinda Alves Bastos, casasse com sujeito, até então desconhecido, José Nascimento Pereira de Miranda, natural de Queimadas, com quem tiveram 13 filhos, sendo René Bastos o último.[1] Em entrevista com sobrinho de René Bastos, José Luis de Andrade, na antiga fazenda Aldeia, atualmente fazenda Kai-Kai, onde José do Acabal[2] afirma ter nascido seu tio René “Morava aqui, nasceu nessa casona”, José do Acbal relatou o motivo que fez seu tio René sair de Tucano para morar no Rio de Janeiro. Segundo José do Acbal na rotina da fazenda, os bois eram pegados a 1h da manhã, René era o responsável por tanger os bois para a moenda da cana-de-açúcar,  ao encontrar um boi deitado remoendo, René retirou o boi, e ali deitou, com a demora o irmão mais velho, Acbal Miranda Bastos pegou uma vara, e “deu-lhe uma surra”“Aqui eu não fico mais”, teria dito René após a surra, a resposta de Acbal Bastos segundo José do Acbal foi: “ Não quer trabalhar vá”.René foi para o Rio de Janeiro morar com uma tia chamada Maricota, chegou lá com intenção de servir o exército, ouviu de sua  Tia Maricota: “ não, você deve completar 17 anos e meio para se alistar”, enquanto isso, trabalhou na floricultura da tia até completar os 17 anos e meio e se alistar. Confira mais em História e Política, blog de André Carvalho.

Autor do artigo: André Carvalho – Tucanense, professor de História e membro do  Movimento Popular Mobiliza Tucano.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Ministério Público se reúne com curtumes em Tucano e dialoga sobre readequações dos trabalhos

12 de jun de 2019 às 08:45 | em: Tucano

Foto: Leitor A Voz do Campo

Nesta terça-feira (11), o Ministério Público do Meio Ambiente em Euclides da Cunha se reuniu com o Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Tucano e a associações de Pedra Grande e região. Na reunião, o promotor que analisa o caso fez a visita aos curtumes da região e conversou com trabalhadores e empresários. Ficou decidido que, até 26 de agosto de 2019, os trabalhos nos curtumes deveriam ser readequados, de modo não não poluir o Rio Itapicuru Mirim, ou estes deveriam ser fechados imediatamente. Segundo informações repassadas ao site A Voz do Campo, trata-se do cumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre todos. Também ficou decidido que haveria mais uma vista técnica para conferir o andamento das readequações. “Caso nós estejamos com a readequação avançada, ele disse que o prazo poderá até ser aumentado“, afirmou uma fonte do site A Voz do Campo.

Entenda o caso

Prefeitura de Tucano convida a todos para Audiência Pública sobre o Curtume Pedra Grande

Comércio de couro em Tucano teme crise após fechamento de curtume em Pedra Grande

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Cooperativa de Tucano lança edital para contratação de profissional

11 de jun de 2019 às 09:07 | em: Tucano

A Cooperativa de Produção da Agricultura Familiar da Comunidade de Lagoa de Dentro e Região – COOPERLAD, situada em Tucano, lançou o edital 004/2019, para a contratação de Serviço Especializado para Organização, acompanhamento, assessoria técnica e apoio à gestão de Alianças Produtivas. As inscrições se estenderá até dia 25/06/2019 através do endereço eletrônico selecaoaptcooperlad@gmail.com

EDITAL 004/2019

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Homem é preso com porções de maconha e crack na zona rural de Tucano

10 de jun de 2019 às 16:29 | em: Tucano

Foto: Divulgação/PM

Na noite deste domingo (09) um homem foi preso após ser flagrado com drogas no povoado Rua Nova, localizado na zona rural do município de Tucano. Segundo a Cipe Nordeste, uma guarnição fazia patrulhamento pela comunidade, quando abordou o homem, com o qual foram apreendidas cinco porções de maconha e uma pedra de crack. Ele foi encaminhado ao plantão regional da Polícia Civil em Euclides da Cunha.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Prefeitura de Tucano lança curso de Confeccionador de Bolsas de Couro e Material Sintético

08 de jun de 2019 às 15:44 | em: Tucano

A Prefeitura Municipal de Tucano lançou o curso de Confeccionador de Bolsas de Couro e Material Sintético. A carga horária é de 120h, com início nesta segunda-feira (10) e término dia 05 de julho. O local do curso é a Unidade Móvel de Couro e Calçados, próximo à Secretaria de Assistência Social local. As inscrições também. Faça sua inscrição e participe.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

“Quando a chuva chega a Feira Livre de Tucano é uma alegria só”; Fotos Óieu Dedê Santana

08 de jun de 2019 às 13:02 | em: Tucano

Foto: Óieu Dedê Santana

Álbum “Quando a chuva chega a Feira Livre de Tucano é uma alegria só!”, de Óieu Dedê Santana, do Óieu Projeto de Cultura Itinerante, em Tucano, Bahia.

Foto: Óieu Dedê Santana

“Pois é na feira que a sociedade do município se encontra e alcança a sua expressão pública mais relevante.”

Foto: Óieu Dedê Santana

“Nela se realizam as trocas de mercadorias e, mais que isso, as trocas de informação, as consultas, os contatos, e nela está presente o essencial da cultura do município, manifesto de várias formas: nas próprias mercadorias, sejam elas os alimentos ou outros bens materiais como o artesanato, ou nos próprios modos de convivência das pessoas de diferentes origens e posições.”

Galeria de fotos
  • Foto: Óieu Dedê Santana
  • Foto: Óieu Dedê Santana
  • Foto: Óieu Dedê Santana
  • Foto: Óieu Dedê Santana
  • Foto: Óieu Dedê Santana
  • Foto: Óieu Dedê Santana
  • Foto: Óieu Dedê Santana
  • Foto: Óieu Dedê Santana
  • Foto: Óieu Dedê Santana
  • Foto: Óieu Dedê Santana
  • Foto: Óieu Dedê Santana
  • Foto: Óieu Dedê Santana
  • Foto: Óieu Dedê Santana

 

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

PRF flagra veículo realizando transporte escolar irregular pondo em risco a vida de estudantes em Tucano

07 de jun de 2019 às 09:36 | em: Tucano

Foto: Divulgação | PRF

Um ônibus utilizado para o transporte escolar e que circulava em péssimas condições foi apreendido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) nesta quinta-feira (06). O caso foi registrado no KM 34 da BR 410, trecho do município de Tucano Equipe da PRF fazia uma ronda de fiscalização preventiva quando avistou o ônibus transitando no sentido Tucano x Ribeira do Pombal. Após abordá-lo verificaram diversas irregularidades. Dentre às irregularidades detectadas, constatou-se que o coletivo transportava 89 pessoas, mais que o dobro da capacidade do veículo. Em sua grande maioria crianças e adolescentes ‘amontoadas’ em pé. O risco eminente era tanto que em uma situação de acidente, dificilmente aqueles passageiros sairiam sem lesões. O ônibus não possuía cinto de segurança nos assentos. O equipamento tacógrafo, que registra os deslocamentos do veículo, tempo de uso e velocidade praticada, encontrava-se inoperante e defeituoso. Irregularidades como falta de identificação de uso escolar, faixas refletivas de segurança e ausência de autorização do DETRAN, também foram anotadas. Questionado, o motorista de 28 anos, informou que há pelo menos 5 dias o transporte dos alunos era realizado daquela maneira. Disse ainda que o ônibus não faz parte da frota da prefeitura local e que apenas é funcionário de uma empresa que foi ‘contratada’ para realizar o serviço. O condutor também não apresentou o CRLV, documento de porte obrigatório. Dada às circunstâncias, foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pelo crime previsto no artigo 132 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em desfavor do motorista, que se comprometeu a comparecer em audiência no Juizado Especial Criminal, para responder por sua conduta. Foram lavradas também as notificações de trânsito detectadas e o veículo ficou retido no pátio da PRF.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Tucano: Pôr do Sol Cultural da comunidade do Alto terá Sarau organizado pelos jovens

07 de jun de 2019 às 09:13 | em: Tucano

Foto: Reprodução

O primeiro Pôr do Sol Cultural da comunidade do Alto é um Sarau organizado pelos jovens da comunidade em parceria com o colégio estadual Gildasio Penedo através do Projeto Escolas Culturais.O objetivo do evento é divulgar aspectos da cultura Local com diversas apresentações artísticas como dança, teatro, poesias e cordéis, além de arrecadar fundos para a organização da biblioteca comunitária do Povoado. Com este intuito os jovens estão aceitando todo tipo de doação que possa ajudá-los na campanha de organização da biblioteca, tais como : doações de livros paradidáticos, doações de materiais para a biblioteca (mesas, cadeiras, estantes, computador, impressora), doações de brindes para realizações de rifas e bingos e doações em dinheiro para a compra de tintas para pintar algumas estantes que já foram doadas, religar a energia do espaço (cedido pela família do senhor José Francisco de Andrade), compra de fechaduras e cadeados, enfim todo tipo de doação será bem vinda. Venham ver um dos mais belos Pôr do Sol de Tucano e aproveitem o momento assistindo apresentações culturais de jovens da comunidade, partilhando a alegria da cultura local! Será um momento de muita cultura e tradição, com encenação de teatro mudo, despalha de milho e muito mais.

..O que? Pôr do Sol Cultural
Onde? Comunidade do Alto, em Tucano/Ba
Quando? Dia 11 de Junho (terça-feira)
Horário? A partir das 17 Horas
Venderemos deliciosos lanches no evento para arrecadar dinheiro para algumas despesas e ajudar a organizar nossa biblioteca. Responsável: Juliana Andrade. Telefone: (75) 991472556

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Em entrevista ao Programa Tucano Verdade, coordenador da Pastoral Rural fala em ocupações de prédios públicos na região

05 de jun de 2019 às 21:44 | em: Tucano

Foto: Divulgação

Em entrevista ao radialista Gil Santos, no programa Tucano Verdade, na rádio Tucano FM, na manhã de quarta-feira dia (5), o coordenador da Pastoral Rural, Romário Matos, falou da pauta de reivindicações, que foram apresentadas aos gestores da região, neste ano de 2019. Matos listou os municípios e informou que o movimento estar no aguardo da resposta dos respectivos gestores, das cidades de; Euclides da Cunha, Tucano, Nova Soure, Esplanada, Sítio do Quinto e Coronel João Sá. Segundo Romário, o município de Adustina, sinalizou que irá receber a comissão do movimento, nesta quinta-feira (06). Na pauta de reivindicação, o movimento, cobra dos prefeitos; Iluminação pública nas comunidades, melhoria nas estradas vicinais, limpeza de barragens, construção de escola e cisternas para captação de água das chuvas, dentre outras. Romário Matos falou ainda que, caso os gestores dos municípios citados acima, não atendam as necessidades das famílias que integram o movimento Pastoral Rural, os trabalhadores, ocuparão os órgãos públicos, destas cidades.

Por Gil Santos Notícias

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Veja quanto entrou na conta da Prefeitura de sua cidade em Maio de 2019

Foto: Ilustração

As informações são do Bando do Brasil, através do Demonstrativo de Distribuição da Arrecadação, que inclui o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o Fundo Especial de Petróleo (FEP), a Desoneração das Exportações Lei 87/96 (ICMS), o Imposto Territorial Rural (ITR), o Imposto Estadual (ICS), os Royalties Da Anp – Lei 9.478/97 (ANP), os valores do Departamento Nacional de Produção Mineral (CFM), o Fundo Saúde (FUS), o Ipi Exportação – Cota Município, o FUNDEB, o Simples Nacional e o IPVA.

Mês: Maio de 2019

Serrinha: R$ 10.709.419,59 C
Desconto de R$ 2.007.708,10 D

Euclides da Cunha: R$ 8.719.949,70 C
Desconto de R$ 987.205,18 D

Araci: R$ 8.317.738,90 C 
Desconto de R$ 1.556.346,64 D

Tucano: R$ 8.091.180,25 C
Desconto de R$ 1.439.472,25 D

Ribeira do Pombal: R$ 8.184.943,35 C
Desconto de R$ 1.711.653,20 D

Conceição do Coité: R$ 7.432.749,62 C
Desconto de R$ 1.374.675,86 D

Santaluz: R$ 6.232.522,88 C
Desconto de R$ 1.308.481,61 D

Teofilândia: R$ 4.180.512,87 C
Desconto de R$ 800.419,04 D

Barrocas: R$ 3.838.994,35 C
Desconto de R$ 766.400,55 D

Os valores apresentam-se com significativo aumento com relação a Abril de 2019. Confira:

Veja quanto entrou na conta da Prefeitura de sua cidade em Abril de 2019

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Cipe Nordeste desarticula outra fábrica clandestina de armas na zona rural de Tucano

01 de jun de 2019 às 12:04 | em: Tucano

Foto: Divulgação | PM

Por volta das 20h30min desta sexta-feira (31), uma guarnição da Cipe Nordeste recebeu denúncia anônima sobre um indivíduo que concertava armas de fogo e que tinha várias armas em sua oficina clandestina na zona rural de Tucano. Os policiais militares se deslocaram até o local informado e encontrou um senhor de 65 anos, em posse de uma pistola dois canos calibre .38; um fuzil calibre 7,62; diversas armas de calibre indefinido; munições de calibres diversos, inclusive 7,62, bem como peças para concerto de armas de arma de fogo. Foi dada voz de prisão ao infrator, que foi conduzido, juntamente com todo material apreendido para Delegacia de Euclides da Cunha, para serem tomadas às medidas cabíveis. Trata-se do segundo caso semelhante nesta semana.

Relembre

Fabrica de armas clandestina é encontrada pela Polícia na zona rural de Tucano

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Governo do Estado acolhe pautas do Movimento Popular Mobiliza Tucano

01 de jun de 2019 às 10:13 | em: Tucano

Foto: Divulgação

Após solicitação ao governador Rui Costa, os coordenadores do Mobiliza Tucano André Carvalho e Adriana Lima, em parceria com a Deputada Fátima Nunes, representada por seu assessor parlamentar Joelnir Santana, as Cooperativas COOPERLAD, COOAPIT, COOPACT, e Antônio Carvalho representante do associativismo, encaminharam diversas demandas as secretarias do Estado. Na Secretaria de Meio Ambiente do Estado, onde foi tratada como pauta geral, a revitalização do Rio Itapicuru, e problemas ambientais do município, foi montada força tarefa da secretaria para fazer intervenções no município.

Foto: Divulgação

A segunda etapa foi na Delegacia Geral da Polícia Civil da Bahia, onde foram recebidos pelo Delegado Geral  Dr. Bernardino, e o Delegado Flávio (DEPIN),  onde  reforçaram as necessidades de melhorias para a segurança pública de Tucano, principalmente a nomeação de um Delegado efetivo, e a ampliação do número de agentes . Na Secretaria de Agricultura do Estado a comissão recebeu  das mãos do Dr. Lourival o Projeto do Parque de Exposição e Comercialização de Animais, o projeto está orçado em R$ 165.000,00,com a garantia de assistência técnica contemplada na SDR após reunião com o senhor Jeandro, chefe de gabinete do secretário Josias Gomes.

Foto: Divulgação

Na Secretaria de Infra-estrutura do Estado com o Dr. Saulo Diretor Superintendente,a pauta foi a execução da BA 395, o Movimento  fez  uma defesa das necessidades econômicas e sociais do pleito, que foi acolhido ,e aguarda decisão da (PGE) sobre concessões de rodovias. Na CERB com o Diretor Geral  Antônio Eduardo de Matos, a pauta principal foi à execução do Projeto Mandacaru ficando agendada reunião entre membros das comunidades e o Engenheiro responsável da obra, garantindo que no prazo de 30 dias a primeira etapa será contemplada.  Por último, a equipe foi a Secretaria de Relações Institucionais, onde foram feitos os agradecimentos aos funcionários, secretários, a Deputada Fátima Nunes e ao governador Rui Costa, a quem foi entregue uma cesta com os produtos das cooperativas de Tucano.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Fabrica de armas clandestina é encontrada pela Polícia na zona rural de Tucano

31 de maio de 2019 às 10:46 | em: Tucano

Foto: Divulgação | PM

Por volta das 20h desta quinta-feira (30), uma guarnição da Cipe Nordeste recebeu denúncia anônima sobre um individuo que residia no povoado Lagoa do Miguel, zona rural de Tucano, e possuía uma fábrica clandestina de armas de fogo. Segundo a PM, uma guarnição foi até o local informado e constatou a veracidade da denúncia. Além de máquinas para fabricação de armas de fogo e várias partes de armas de diversos calibres foram encontradas na posse do acusado, foi encontrado um revólver cal. 38. Todo o material apreendido, juntamente com o acusado, foi apresentado na Delegacia de Euclides da Cunha.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Tucano: Acusado de tráfico de drogas é preso com drogas e arma em Caldas do Jorro

30 de maio de 2019 às 09:20 | em: Tucano

Foto: Divulgação | PM

Por volta das 23h desta quarta-feira (29), uma guarnição da Cipe Nordeste recebeu denúncia anônima sobre tráfico de drogas no bairro das Casinhas Novas, o Distrito de Caldas do Jorro, município de Tucano. Luis C. J. A. foi preso acusado de tráfico de drogas e em posse de uma arma de fogo. Segundo os militares, ele ainda tentou empreender fuga ao visualizar os policiais militares, mas foi alcançado pela guarnição. Ele e todo material apreendido para Delegacia de Euclides da Cunha.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Tucano: Acusado de tráfico de drogas é preso em Caldas do Jorro

30 de maio de 2019 às 08:54 | em: Tucano

Foto: Divulgação | PM

Por volta das 22h desta quarta-feira (29), uma guarnição da Cipe Nordeste recebeu denúncias sobre tráfico de drogas na localidade conhecida como “Casinhas Novas”, o Distrito de Caldas do Jorro, município de Tucano. Maicon D. de J. era acusado de ser o chefe do tráfico naquela localidade. Ele foi preso e, segundo os militares, constatou-se a veracidade dos fatos. Uma quantidade significativa de drogas foi apreendida, pronta para comercialização. Todo material apreendido e o acusado foram levados para Delegacia de Euclides da Cunha.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

José Francisco de Andrade: Uma trajetória de inspiração para jovens sertanejos na zona rural de Tucano

29 de maio de 2019 às 08:52 | em: Tucano

Foto: Arquivo Familiar

Essa é a história de um homem simples, carreiro e rezador que foi e é um grande exemplo de perseverança, caráter, humildade, fé e sabedoria para todos do Povoado Alto. José Francisco de Andrade. Popularmente conhecido como “Bidé”, ele nasceu em 20 de julho de 1924 e faleceu em 09 de janeiro de 2018. Casado com Guilhermina de Jesus, sua fiel companheira por mais de 65 anos, deixou 10 filhos, 43 netos, 54 bisnetos e 7 trinetos. Tudo começou com um verso de despedida cantado pelos avós todas as vezes que uma de suas netas, a Pedagoga Juliana Andrade, viajava para cursar a faculdade em Salvador:

Foto: Arquivo Familiar

“Minha filha,
Deus te dê boa viagem,
Suspiro para navegar,
Deus te dê boa memória ,
Para de nós sempre lembrar”.

O pedido dos avós para que a neta não esquecesse deles e de seu lugar de origem foi a inspiração para a criação do blog Alto, o Meu Lugar no Sertão, o qual conta a história e cultura do Povoado Alto e já foi acessado por aproximadamente 14 mil pessoas no Brasil e em mais de 29 países. O alcance e sucesso do blog proporcionou a criação de um grupo de jovens, que tem mobilizado toda a comunidade no desenvolvimento de ações de valorização e resgate da cultura local.

Foto: Arquivo Familiar

Dentre algumas das ações do grupo, destacam-se a nomeação das ruas com nome de antigos moradores, organização de Sarau cultural, Criação de uma biblioteca comunitária, a qual será instalada na casa de seu José Francisco e receberá seu nome como uma forma de homenageá-lo.
José Francisco partiu aos 93 anos, mas mesmo em memória este sertanejo forte continua inspirando jovens na busca por melhorias para a comunidade. Dentre os jovens que compõe o grupo muitos netos e bisnetos, que pretendem dar continuidade ao legado do querido avô. “Ainda que não mais entre nós, faremos de sua casa uma biblioteca para toda a comunidade, um lugar de possibilidades, um lugar de esperança, um lugar onde possamos sonhar e lutar por uma vida melhor, por uma comunidade melhor, com muito amor e paz”.

*Matéria resultado dos Caçadores de História. Você também conhece uma linda história? Conte-nos. A gente conta para todo mundo. Queremos inspirar um mundo melhor. Contato: 75 9 9158-4003.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.