Tucano

Fiéis participam de Procissão de encontro de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores em Tucano

19 de abr de 2019 às 11:25 | em: Tucano
Foto: Pastoral da Comunicação

A Paróquia de Senhora Sant’Ana, em Tucano, promoveu nesta quarta-feira (17), 17, o encontro das imagens de Nosso Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores.

Foto: Pastoral da Comunicação

O evento abre a programação da Semana Santa em Tucano. O evento religioso que ocorre tradicionalmente na Semana Santa reuniu centenas de católicos.

Foto: Pastoral da Comunicação

Divididos em dois grupos, homens e mulheres participaram de duas caminhadas com a condução das imagens. Foi o quarto dia da Semana Santa. Encerrou-se o período de Quaresma.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Polícia divulga maiores detalhes do homicídio em Tucano

18 de abr de 2019 às 11:59 | em: Tucano
Foto: Leitor A Voz do Campo

Na manhã desta quarta-feira (17), Cosme Santos Gonçalves, 45 anos, conhecido como “Cosme de Daminhão ou Cosminho”, foi morto a tiros no bairro Nova Esperança, em Tucano. Segundo populares relataram à Polícia Militar, um homem de estatura média/baixa, forte, usando capacete e camisa listrada de cor azul, a bordo de uma motocicleta de cor azul/roxa, efetuou cerca de 05 disparos de arma de fogo nas costas da vítima, evadindo em sentido ignorado. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Euclides da Cunha foi acionado e fez a remoção do corpo. Os militares fizeram diligências em busca dos autores, sem êxito por falta de dados. A Polícia civil investigará o caso.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Homem é assassinado a tiros em bairro de Tucano

17 de abr de 2019 às 14:45 | em: Tucano
Foto: Leitor A Voz do Campo

Na manhã desta quarta-feira (17), um homem identificado como Cosme Santos Gonçalves, conhecido como “Cosme de Daminhão”, foi morto a tiros no bairro Nova Esperança, em Tucano. A vítima, que tinha barraca na feira, foi morta a tiros. A Polícia Militar esteve no local. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Euclides da Cunha foi acionado. Não há informações sobre suspeitos. Ninguém foi preso. O site A Voz do Campo atualizará com maiores informações assim que estiverem disponíveis.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Ascoob Cooperar promove pré assembleias em municípios cooperados

Foto: Divulgação

A Ascoob realizou durante os meses de março e abril de 2019, as Pré- Assembleias com os cooperados. O objetivo da Pré-assembleia é fortalecer a transparência na gestão da cooperativa e instrumentalizar os associados a fim de qualificar a participação e atuação na Assembleia geral. O evento foi realizado nos municípios de Teofilândia, Tucano, Euclides da Cunha, Canudos e Araci. No dia 28 acontecerá às 09h00, no salão Paroquial de Araci, a Assembleia Geral Ordinária 2019, onde a diretoria utilizará para apresenta os resultados da Cooperativa no ano de 2018 e o plano operacional para 2019. Na assembleia também é decidido pelos cooperados através do voto, o destino das sobras do exercício anterior. A participação dos Cooperados é fundamental para o entendimento do funcionamento e fortalecimento da Ascoob.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Procissão e Missa de Ramos marcam abertura da Semana Santa no Território do Sisal

Tucano | Foto: Ascom PCT

Domingo de Ramos é uma festa móvel cristã celebrada no domingo antes da Páscoa. A festa comemora a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, um evento da vida de Jesus mencionado nos quatro evangelhos canônicos.

Teofilândia | Foto: Felipe Mateus

Na liturgia romana, este dia é denominado de “Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor. Este domingo (14), foi marcado pela procissão em todo o Território do Sisal. Também ocorreram as missas do evento religioso.

Conceição do Coité | Foto: Calila Notícias

Em Teofilândia, Araci, Serrinha, Tucano, Conceição do Coité e demais cidades, a comunidade católica deu vida a essa majestosa manifestação religiosa e cultural. Confira a missa em Araci:

Transmissão da Santa Missa Domingo de Ramos Primeira Leitura (Is 50,4-7)Responsório (Sl 21)Segunda Leitura (Fl 2,6-11) Evangelho (Lc 19,28-40)Preside Padre Théo, paróco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Raso.

Posted by Paróquia de Araci on Sunday, April 14, 2019

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Secretária de Saúde de Tucano nega cancelamento de cesáreas por falta de remédios e lençois

14 de abr de 2019 às 06:58 | em: Tucano
Fotos: Reprodução

O site Bocão News divulgou uma denúncia de que diversas cirurgias cesáreas deixaram de ser realizadas no município de Tucano, interior da Bahia, por falta de medicamentos e até de lençóis. As operações no Hospital Municipal Mariana Penedo aconteceriam nesta quinta-feira (11), e de fato não foram realizadas. De acordo com a denúncia, os pacientes compareceram à unidade e passaram por todo o processo que antecede a cirurgia, porém no momento as pacientes foram avisadas de que a sala de cirurgia não estava em condições. “Nós, enquanto funcionários, sabemos da real situação. O procedimento não foi realizado por falta de medicamentos e lençóis. E vale lembrar que essas cirurgias já estavam marcadas desde a semana passada”, afirmou uma fonte que trabalha no hospital e, por motivos de segurança, preferiu não se identificar. Procurada, a secretária de Saúde Maria do Socorro admitiu que as cirurgias foram suspensas, porém nega falta de suprimentos: “não teve nada disso. Os pacientes foram marcados, atendidos com antecedência e foi providenciado tudo. Quando o médico entrou na sala o foco cirúrgico deu pane”.  Questionada sobre quando haverá o conserto, respondeu: “já está consertando. Tem gente que faz distorções. As pacientes estão esperando para operar essa semana, mas se entrarem em trabalho vão ser encaminhadas a outro hospital”. Apesar da negativa da secretária, o que se vê em algumas fotos recebidas pela reportagem do site BNews é que algumas pacientes estão em condições inadequadas. (Fonte: BNews).

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Tucano: Homem é preso por tráfico de drogas em Caldas do Jorro

13 de abr de 2019 às 08:17 | em: Tucano
Foto: Divulgação | PM

Na noite deste sábado (12) a Cipe Nordeste abordou um indivíduo em atitudes suspeita, que tentou evadir após vera viatura, em Caldas do Jorro, Tucano. Segundo os militares, com ele J. F. B., foi encontrada maconha pronta para comércio. Ele foi preso e levado à Delegacia Territorial de Euclides da Cunha.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Vereador desabafa na tribuna da Câmara de Tucano

12 de abr de 2019 às 08:51 | em: Tucano
Foto: Ilustração

Na sessão da Câmara de Vereadores de Tucano desta quinta-feira (11), o vereador Jorge Moura Nunes, popular “Jorjão”, visivelmente exaltado, fez uso de seu espaço na tribuna e aproveitou para fazer um alerta ao prefeito Luiz Sérgio. Segundo o vereador, o prefeito está cercado por um “cardume de traíras”. Jorjão ainda rebateu as acusações de ser traidor, alegando que pode estar em qualquer governo, desde que esse lhe dê garantias para seus trabalhos de ajuda ao povo. Após o uso da Tribuna Livre, por uma moradora do bairro Santo Cruzeiro, o vereador pediu mais uma vez o uso da palavra, o que não foi concedido pelo Presidente da Casa. *Com informações de André Carvalho.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Tucano: Alcymar Monteiro é confirmado no São João de Caldas do Jorro

11 de abr de 2019 às 19:59 | em: Tucano
Foto: Ilustração

A Prefeitura de Tucano, através do prefeito Dr. Sérgio (PSD), divulgou o cantor Alcymar Monteiro como atração confirmada do São João de Caldas do Jorro, o “São João das Águas Quentes 2019”, um dos mais tradicionais da Bahia. O cantor e compositor é dono de grandes e imortais canções para a época. Segundo ele, a festa trará muitos turistas para aquecer o comércio local “E, com isso, gerar muitos empregos diretos, indiretos e temporários. É alegria e dinheiro no bolso do nosso povo. Viva São João”, finalizou. A festa também tem Peruano (ex-Cavaleiros) e Luanzinho Moraes confirmados, assim como o imortal Alceu Valença (relembre aqui).

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Nota de esclarecimento: Acusado de abastecer carro e não pagar em Tucano apresenta versão sobre o caso

10 de abr de 2019 às 18:17 | em: Tucano
Foto: Ilustração

No dia 30 de março de 2019, Alex Bispo de Jesus, juntamente com um colega, foi buscar um carro na cidade de Ribeira do Pombal. Segundo Alex, seu veículo estava na oficina, fazendo um serviço no motor. “Saímos de ônibus com destino a esta cidade e retornamos de carro, sentido volta pra casa. Paramos no posto de Gasolina na BR 116 para abastecer o carro”, disse ele. O jovem relata que pediu para o frentista para colocar o valor de R$ 90 reais, mas o profissional colocou a bomba no automático. “Ao perceber que tinha ultrapassado o valor do que pedimos para colocar, o colega que tava comigo pediu pra ele prestar atenção e parar a bomba. Eu iria passar o cartão do valor solicitado, mas o mesmo disse que não podia fazer nada”, disse Alex. O frentista teria dado um comprovante com o valor e pedido para conversar com o gerente. “Demos ré para falar com gerente, enquanto eu conversava com gerente, os dois batiam boca, foi aí então que ele adentrou ao carro, ligou na chave e evadiu-se. Fomos abordados na estrada para retornar ao posto para resolver esse problema, voltamos acompanhado da viatura”, disse ele. Ainda segundo ele, eles foram levados para Delegacia, mesmo após afirmar que pagariam o abastecimento com o cartão. “O próprio gerente reconheceu que o frentista informou pra ele que não escutou direito e se equivocou na hora de colocar o combustível. Nem para Delegacia dar seu depoimento ele queria, mas foi forçado pra ir”, disse Alex. Ainda segundo o jovem, eles foram liberados após pagamento de fiança.

Entenda o caso

Polícia prende acusados de fugir após abastecer sem pagar em Posto de Tucano

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Tucano: São João de Caldas do Jorro terá Alceu Valença

10 de abr de 2019 às 10:40 | em: Tucano
Foto: Ilustração

A Prefeitura de Tucano, através do prefeito Dr. Sérgio (PSD), divulgou o cantor Alceu Valença como a primeira atração confirmada do São João de Caldas do Jorro, o “São João das Águas Quentes 2019”, um dos mais tradicionais da Bahia. O cantor e compositor é dono de grandes e imortais canções como Tropicana e Anunciação. Segundo ele, a festa trará muitos turistas para aquecer o comércio local “E, com isso, gerar muitos empregos diretos, indiretos e temporários. É alegria e dinheiro no bolso do nosso povo. Viva São João”, finalizou.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Tucano: Jovem baleado em Caldas do Jorro é socorrido para o Hospital Mariana Penedo

07 de abr de 2019 às 11:05 | em: Tucano
Foto: Leitor A Voz do Campo

Na noite deste sábado (06), ocorreu uma tentativa de homicídio em Caldas do Jorro, Tucano. Segundo informações policiais, trata-se de Davi Meireles da Silva, apelidado de “Vilinha”. Ele foi alvejado com disparos de arma de fogo. O jovem reside na rua do Rodeador, em Tucano. Não há informações sobre seu estado de saúde. Ele foi imediatamente conduzido ao Hospital Mariana Penedo.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Veja quanto entrou na conta da Prefeitura de sua cidade em Março de 2019

Foto: Ilustração

As informações são do Bando do Brasil, através do Demonstrativo de Distribuição da Arrecadação, que inclui o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o Fundo Especial de Petróleo (FEP), a Desoneração das Exportações Lei 87/96 (ICMS), o Imposto Territorial Rural (ITR), o Imposto Estadual (ICS), os Royalties Da Anp – Lei 9.478/97 (ANP), os valores do Departamento Nacional de Produção Mineral (CFM), o Fundo Saúde (FUS), o Ipi Exportação – Cota Município, o FUNDEB, o Simples Nacional e o IPVA.

Mês: Março de 2019

Serrinha:  R$ 9.069.586,87 C
Desconto de R$ 1.676.398,22 D

Euclides da Cunha: R$ 7.444.583,17 C
Desconto de R$ 831.322,26 D

Araci:  R$ 7.082.708,73 C
Desconto de R$ 1.295.287,49 D

Tucano: R$ 6.852.025,33 C
Desconto de R$ 1.204.517,34 D

Ribeira do Pombal: R$ 6.951.989,70 C
Desconto de R$ 1.353.783,30 D

Conceição do Coité: R$ 6.307.160,91 C
Desconto de R$ 1.332.740,92 D

Santaluz: R$ 5.311.904,11 C
Desconto de R$ 1.121.016,67 D

Teofilândia: R$ 3.534.319,73 C
Desconto de R$ 673.234,58 D

Os valores apresentam-se com redução com relação a Fevereiro de 2019. Confira:

Veja quanto entrou na conta da Prefeitura de sua cidade em Fevereiro de 2019

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Tucano: Bebê de 01 ano tem doença crônica rara em Jorrinho e família pede ajuda no tratamento

04 de abr de 2019 às 09:00 | em: Tucano
Foto: Arquivo Familiar

Elder Santos da Silva, tem 01 ano de idade e mora no Distrito de Jorrinho, Tucano, com seu pai de Araci e sua mãe de Tucano. Sua mãe, Eunides Santana dos Santos, conta que na última ultrassom, os médicos informaram que o bebê nasceria com dificuldades em um dos rins. Após o nascimento, foram feitos diversos exames, com diversas viagens para Feira de Santana, e descobriu-se que Elder tem Hidronefrose Crônica Grau IV. Segundo a família, o médico afirmou que ele precisa de uma cirurgia urgente. O rim dele está 15 vezes maior que o normal. “O médico disse que o rim dele tem que ser retirado com urgência, para não prejudicar o outro“, disse a mãe.

Foto: Arquivo Familiar

Ainda segundo a família, na última vez que eles estiveram no Hospital da Criança, em Feira de Santana, a instituição aconselhou que os pais marcassem a cirurgia por telefone. “Não estamos conseguindo pelo telefone. Já falei com a Assistente Social e com a ouvidoria, mas nada foi resolvido. Não tivemos retorno deles. Enquanto isso, o tempo está passando e não temos condições de fazer particular“, afirmou a mãe. Em todo o processo, a família está tendo apoio de amigos, uma vez que os custos dos exames são altos e também são necessárias diversas viagens. “Precisamos de apoio financeiro para as viagens e também de alguém que possa nos ajudar para conseguir a cirurgia no Hospital da Criança“, finalizou a mãe, emocionada.

Você pode ajudar?

Banco do Brasil
Agência: 4495-4 | Conta Corrente: 17290-1
Maria Eunice Jesus dos Santos.
Irmã: (75)99167-8536 – whatsapp e telefone
Mãe: (75)99940-1408 – whatsapp e telefone

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Tucanense morre em Hospital após ser baleado em São Paulo

03 de abr de 2019 às 09:02 | em: Tucano
Foto: Leitor A Voz do Campo

Neste sábado (30), Jaivan Santos de Matos, 26 anos, conhecido como “Fia”, natural de Tucano, no Distrito de Caldas do Jorro, sofreu uma tentativa de homicídio no bairro Parque do Carmo, zona leste de São Paulo. Segundo informações repassadas ao site A Voz do Campo, ele encontrava-se em estado grave em um hospital da capital paulista. Segundo o site Gil Santos Notícias, ele morreu nesta segunda-feira (01), no Hospital. “Fia” havia chegado em São Paulo na sexta-feira (29). A Polícia Civil investiga o caso.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Tucano: Distrito de Tracupá está há 10 dias sem água e população reclama

03 de abr de 2019 às 08:47 | em: Tucano
Praça do Tracupá | AJ7 Drone Foto e Vídeo

O Distrito de Tracupá, zona rural de Tucano, sempre foi uma comunidade auto-suficiente em emprego, renda e abastecimento de água. No entanto, a falta de água virou rotina nos últimos meses. O fato vem gerando revolta entre os moradores, que acusam o poder público de negligência. Segundo Antônio, morador local, falta água a cada mês e, quando ocorre, são mais de 10 dias sem abastecimento. “Quando a bomba não quebra, é porque a obra do Araci Norte quebra algum cano ou fecha algum registro“, disse ele. Ao site A Voz do Campo, João afirmou que nenhuma autoridade dá explicações sobre as faltas de água, assim como não resolvem o problema. “Nós estamos tendo que tomar banho na bica e comprar caminhão pipa. Virou nossa rotina“, afirmou. O site A Voz do Campo entrou em contato com a Secretaria de Infraestrutura de Tucano, que não se manifestou sobre o caso.

Relembre

Disputa política deixa Distrito de Tucano sem água por mais de 10 dias

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Tucano: Corpo é encontrado após atropelamento na BR-116/Norte

01 de abr de 2019 às 16:23 | em: Tucano
Foto: Ilustração

Na noite deste domingo (31), ocorreu um atropelamento na BR 116/Norte, nos limites de Tucano. O vítima chegou a ser socorrida, mas evoluiu a ótimo no hospital local. Não há informações sobre sua identidade. A Polícia Militar esteve no local. Não há informações sobre o veículo causador do atropelamento. A Polícia Civil investiga o crime.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Polícia prende acusados de fugir após abastecer sem pagar em Posto de Tucano

01 de abr de 2019 às 15:57 | em: Tucano
Foto: Divulgação

Na tarde deste sábado (30), a Polícia Militar em Tucano, no Distrito de Caldas do Jorro, foi informada que jovens haviam abastecido em um Posto de combustíveis em Tucano, mas fugiram sem efetuar o pagamento. Segundo a PM, os mesmos foram capturados próximo ao Tracupá, em um Chevrolet Ômega. A prisão ocorreu com apoio de militares de Araci. Um deles estava com um simulacro  de pistola. Eles foram levados à Delegacia de Polícia Civil de Euclides da Cunha.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Tucanense sofre tentativa de homicídio em São Paulo

01 de abr de 2019 às 13:56 | em: Tucano
Foto: Leitor A Voz do Campo

Neste sábado (30), Jaivan Matos, conhecido como “Fia”, natural de Tucano, no Distrito de Caldas do Jorro, sofreu uma tentativa de homicídio no bairro Parque do Carmo, zona leste de São Paulo. Segundo informações repassadas ao site A Voz do Campo, ele encontra-se em estado grave em um hospital da capital paulista. A Polícia Civil investiga o caso.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Jovem morre em troca de tiros com a Cipe Nordeste em Tucano

30 de mar de 2019 às 13:37 | em: Tucano
Foto: Divulgação | PM

Por volta das 18h desta sexta-feira (29), a Cipe Nordeste recebeu uma denúncia anônima de que haviam vários indivíduos armados, comercializando drogas no bairro Urbis, na sede de Tucano. Segundo a Polícia, os militares foram recebidos por disparos de arma de fogo. Houve troca de tiros. Alguns indivíduos conseguiram fugir pelos fundos de uma residência, pulando muros. Após cessar os disparos, constatou-se que um jovem de prenome Adriano, vulgo “Borracha” estava caído ao solo. Foi prestado socorro para o Hospital Municipal de Tucano, mas ele já estava sem vida. Com o individuo, segundo os militares, foi encontrado 01 revólver calibre 32, com 6 cartuchos deflagrados e uma certa quantidade de drogas.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.