Tucano

Tucano: Programa Cidadão Rural leva serviços a Quixaba de Santa Rita

19 de ago de 2017 às 12:35 | em: Tucano

Foto: Divulgação | Tucano

A comunidade de Quixaba de Santa Rita, em Tucano, vai contar com vários serviços oferecidos pela Prefeitura Municipal. O programa Cidadão Rural estará no povoado nesta quinta-feira (17), a partir das 9 horas. A programação conta com a participação de várias secretárias municipais. Entre elas, a Secretaria de Desenvolvimento Rural vai fazer a entrega do Cefir (Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais), além do Garantia Safra, emissão de CPF e Declaração de Aptidão ao Pronaf. “A nossa intenção com esse programa é diminuir a distância entre o Governo Municipal e a população do campo. Nesse dia, vários serviços são ofertados, todos gratuitamente”, disse Jorge Seixas, secretário de Desenvolvimento Rural. Esta é a segunda comunidade a receber o programa Cidadão Rural. O projeto foi iniciado no povoado do Mandacaru, onde várias famílias foram atendidas pela Prefeitura Municipal.

Mais serviços

Outras secretarias municipais também estarão participando do programa Cidadão Rural, na Quixaba de Santa Rita. A Secretaria de Desenvolvimento Social vai atender as famílias do Bolsa Família. Ações de saúde também estarão disponíveis à população do povoado. Serão ofertadas consultas com cardiologista, clínico geral, vacinação infantil, assistente social, educador físico, psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, além do cartão SUS. O povoado de Quixaba de Santa Rita vai receber melhorias do Governo Municipal, a exemplo de poda e plantio de árvores, manutenção da iluminação pública e recuperação de vias e ruas. O prefeito de Tucano, Luiz Sérgio (Dr Sérgio), assegura a manutenção do o programa Cidadão Rural. “Vamos com esse programa levar serviços para a população do campo”, afirmou o prefeito. (Ascom Tucano).

Homem é preso por receptação em Tucano ao conduzir de moto com chassi suprimido

19 de ago de 2017 às 10:17 | em: Policia,Tucano

Foto: Divulgação | PM

Uma guarnição da Cipe Nordeste, ao realizar rondas no Povoado de Mandasaia, Tucano, por voltas das 15h, abordou o condutor Diego Danilo A. S.. Segundo a especializada, ele conduzia uma motocicleta tipo GG Fan150. Os Policiais Militares perceberam que o chassi estava suprimido. “Ato continuo, foi dada voz de prisão e condução para delegacia de polícia do município de Tucano”, informou a Cipe Nordeste.

Em contato com o site A Voz do Campo, o jovem Diego Danilo informou que apenas foi detido por estar com uma moto de sucata e de leilão. Ao site, ele disse que não está preso e a que moto não é roubada. “Eu tenho um nome a zelar”, disse ele.

Conto de terror: “Dois medrosos valentes na Casa do Vaqueiro no Quererá”

17 de ago de 2017 às 10:11 | em: Araci,Felipe Sales,Tucano

Casa dos Vaqueiros reformada em 1962 | Foto: Felippe Moura

Conto escrito por Felipe S. Sales: “Dois medrosos valentes na Casa do Vaqueiro no Quererá”

“De terror, acovardados, os dois jovenzinhos, coitados, não puderam nem gritar, lamentando tanto azar!”, teriam que dormir logo no Quererá. Infelizes, tiveram que dormir na Casa dos Vaqueiros. Logo naquele lugar, que de assombração só se ouvia falar. Vindos de Nova Soure, tinham andado léguas e léguas a cavalo. Desceram serra e subiram serra. Estavam cansados.

A Casa dos Vaqueiros, que fica lá pras bandas do Quererá, sempre foi o mais temido paradeiro de tropeiros desde o Brasil imperial. Antes da casa recente, lá era uma casa quase caída. O local dava apoio à estrada das boiadas. Ligava o litoral aos sertões sem precisar passar por Feira de Santana. Por ela o matuto ia para Juazeiro, Jacobina (…), todo lugar! Lá passava todo tipo de gente, do bem e do mal. Alma boa e alma ruim. Já dizia o ditado popular: “lá (…), matavam um na segunda e guardavam o outro para a terça”. Ninguém queria parar lá. O areão do tabuleiro cansava o cavalo. A subida e a descida da serra surravam o animal e o vaqueiro. Ao final, todo mundo parava lá para pernoitar. Ainda tinha quem se perdia. Que sina!

Raimundinho, filho de índia casada com homem nobre, tinha virado homem naquele dia. Antenor, de família pobre das bandas de Teofilândia, já era homem há alguns anos. Eles apearam o cavalo naquele lugar e logo as carnes se tremeram. Nenhum era valente! Mas eram corajosos. Ao menos um mostrava coragem para o outro. A noite tinha chegado, o vento assobiava e o frio trincava os dedos (…). Era o Quererá.

Foto: Felippe Moura

Num salto dos olhos; daqueles que não se vê, se ouve, eles avistaram uma boiada correndo pelo pasto. O gado corria mais que onça brava. Na casa, ouviram gritos e sussurros. “Alguém deve estar lá”, murmurou Raimundinho. “É tardinha, ainda deve ter vaqueiro com gado no mato”, afirmou Antenor. Entraram na casa. Era um gato. Uma corrente batia na porta. “Deve ser alguém”. Era um gato. Acovardados, sem gritar, cochilaram. Pensando no aniversário que não comemorou, Raimundinho acordou na madrugada. Precisava tomar água e usar o banheiro no mato de fora. Relutou. Sem escolha, saiu ao vento. Logo ouviu um papoco no curral. O cavalo relinchava. Parecia que tinha uma vaquejada no mato. ‘Ê boiada! Só pode”, pensou. Antenor acordou. “Ouviu isso, Antenor?”. “Tô vendo”. O cavalo aquietou. Uma voz gritava dentro da casa. Tinha alguém chorando. Tinha um bebê também. Não contaram conversa, passaram sebo nas canelas. “Vamos ficara aqui na  estrada. A noite passa logo. Amanhã a gente pega tudo e parte daqui do Quererá”.

Foto: Felippe Moura

O dia raiou com o sol na cabeça dos jovenszinhos. Noite agitada. Estavam cansados e perderam a hora. Eles voltaram à Casa dos Vaqueiros. Não tinha ninguém. Mas parecia que lá tinha havido uma festa. No canto de Antenor, até tinha marca de mijo. Os cavalos estavam com rabo e crinas enroladas. O mato estava baixo. Tinha muito mato retorcido. “Esse lugar é assombrado. É muita pantumia. Até os bichos estão assustados”. Desceram mais a serra e chegaram no Araci. Pararam no seu Zezinho armarinho. Ainda seguiriam para Santaluz. “Era a caipora”, contaram como se fossem valentes. Raimundinho, que já gostava de causos, era o mais eufórico. Com peito estufado, o chicote de couro no pulso, e gesticulando muito, gritava: “A caipora deu um carreiro em riba do carro de boi. Subiu no cavalo de Antenor. Peguei meus patuá e botei ela no seu lugar”. Antenor tomava uma pinga: “pra acalmar o susto!”. Ouvindo, seu Vitô sussurrava de lá: “esses devem ter se cagado lá!”.

Contextualização do Quererá

O Quererá faz divisa politica e administrativa entre as cidades de Araci e Tucano. Geograficamente, a região está situada dentro da Bacia Hidrográfica do Tucano, que é marcada pela Depressão Sertaneja. Na região, há áreas planas formadas por processos erosivos comuns das regiões semiáridas Essas vastas superfícies aplainadas encontram-se pontilhadas por inselbergs (afloramento de rocha) e maciços montanhosos isolados, por vezes, desfeitos em um relevo de morros e serras baixas. A sua vegetação característica é a caatinga, sendo ela uma formação vegetal resistente a grandes períodos de estiagem, mais seca, rala, de porte baixo e de solo pedregoso.

Grutas no Quererá | Foto: Felipe Sales

A pré-história do Quererá é um capítulo à parte. A região é fonte de riquezas peleontológicas. Há achados recentes de animais da megafauna pleistocênica (grandes mamíferos), que viveram no Brasil até os últimos 14 mil anos. Na região existem indícios de comunidades indígenas pré-históricas e de contato. Há um grande potencial e histórico oral para ocupações de sociedades tupiguaranis até o início da colonização europeia no Brasil. O próprio topônimo “Quererá”, apesar de pouco explorado lingusticamente, tem provável origem tupi. Os séculos XVII e XVII foram marcados pelas ocupações de grupos indígenas tapuias na região do Querará. Os índios kiriris, que hoje ocupam o norte da Bahia, eram presença constante na dinâmica cultural local. Estes foram os últimos indígenas a ocupar a região do Sisal, especialmente os tabuleiros e as zonas mais altas. Por causa da Estrada das Boiadas, que ligava o litoral aos sertões (Rio Real a Jacobina) e pesava pela região, a história recente do Quererá é marcada pelo contato entre vaqueiros, tropeiros, indígenas e comerciantes na região. É a consequência destas dinâmicas históricas e desses sujeitos culturais que surgiram as culturas atuais.

Arquivo de noites com amigos no Quererá | Foto: Felipe Sales

Sobre o autor

Felipe S. Sales é Arqueólogo,  Preservador Patrimonial e Gestor Ambiental. É funcionário da Rialma Energia Eólica, Sócio-coordenador na CRN-Bio Consultorias Integradas e um dos proprietários do site A Voz do Campo. O conto aqui apresentado é uma história fictícia e foi produzido a pedido de Felippe Moura, para que o mesmo esteja no seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). É inspirado nas histórias de terror contadas por seus avós, Raimundo Moreira e Antenor Sales.

Raimundo e Antenor | Foto: Felipe Sales

Uma homenagem a vô Antenor e In memoriam de vô Raimundo.

Inscrição para o vestibular AGES Tucano é até este sábado (19); vestibular no domingo (20)

17 de ago de 2017 às 09:50 | em: Educação,Tucano

São 5 opções de cursos em Tucano. Faça sua inscrição clicando AQUI.

– Administração
– Geografia
– História
– Pedagogia
– Ciências Biológicas

Teofilândia, Santaluz, Euclides, Queimadas, Nova Soure e Tucano são notificadas pelo TCM por acúmulo de cargos públicos

Foto: Ilustração

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia vai apurar indícios de acumulação ilícita de cargo, emprego ou função pública e o excedimento do teto de remuneração por servidores em todos os  municípios baianos. Levantamento preliminar indica a necessidade de apuração sobre a situação funcional de 30 mil servidores em 585 órgãos da administração pública direta e indireta de 363 municípios do estado. Edital publicado na edição de sexta-feira (11)  no Diário Oficial Eletrônico do TCM, estabelece prazo de 60 dias para que as prefeituras e câmaras municipais procedam a apuração de cada indício, adotem providências corretivas, e informem o Tribunal sobre elas, com a correspondente documentação comprobatória, através do Sistema Integrado de Gestão e Auditoria – SIGA, do próprio TCM. Inicialmente, foram identificados cerca de 30 mil casos de situações funcionais que, em tese, infringem uma ou mais normas legais, e que devem ser investigadas para que sejam corrigidas. O TCM optou por dar ciência prévia aos gestores municipais responsáveis, de modo a agilizar a adoção de medidas corretivas. Estão arrolados no documento as seguintes entidades públicas:

Prefeitura Municipal de Tucano
Câmara Municipal de Tucano
Prefeitura Municipal de Euclides da Cunha
Câmara Municipal de Quijingue
Prefeitura Municipal de Quijingue
Prefeitura Municipal de Nova Soure
Prefeitura Municipal de Teofilândia
Câmara Municipal de Teofilândia
Prefeitura Municipal de Santaluz
Prefeitura Municipal de Conceição do Coité
Câmara Municipal de Conceição do Coité

Confira outras cidades notificadas: Documento TCM Bahia

Diretoria da Ascoob Cooperar reúne todos os gerentes do sistema em Tucano

12 de ago de 2017 às 10:50 | em: Araci,Canudos,Euclides da Cunha,Teofilândia,Tucano

Foto: Ascoob

Foi realizada nesta quinta-feira dia (10) a 1° reunião da nova diretoria com todos os gerentes do sistema Ascoob. O evento começou a partir das 15h no auditório da Ascoob Cooperar no Município de Tucano. Estava presente a DIREX (Diretoria Executiva) e os gerentes de Teofilândia, Araci, Tucano, Euclides da Cunha e Canudos. A reunião faz parte do planejamento estratégico da Instituição, onde tinha como objetivos acompanhar as metas e as ações de cada área de atuação, estabelecidos para o 2° semestre 2017.

 

Tucano: Cooperativa de Couro de Tracupá convida a todos para o ato de entrega do veículo adquirido junto ao estado

11 de ago de 2017 às 09:47 | em: Tucano

A Cooperativa dos Produtores de Artefatos de Couro da Comunidade do Tracupá (COOPACT) tem a honra de convidá-lo (a) para o ATO OFICIAL DE ENTREGA DO VEÍCULO DA COOPERATIVA, o qual foi adquirido por meio de convênio com a CAR/Governo do Estado. O evento contará com a presença de representantes do Governo do Estado, deputados e outros convidados. Sua presença é importante e ajuda a fortalecer a nossa luta.

Sábado, 12 de agosto de 2017
Às 13 horas, na sede da Coopact, no distrito do Tracupá (Tucano).

Participação de estudantes impressiona na abertura Jogos Externos de Tucano

10 de ago de 2017 às 10:15 | em: Educação,Tucano

Foto: Reprodução

Milhares de estudantes das redes de ensino pública e privada participaram, na tarde desta terça-feira (8), da abertura oficial dos Jogos Externos de Tucano. O grande número de alunos no desfile das escolas impressionou até mesmo à organização do evento. O desfile teve início por volta das 15 horas, saindo da Prefeitura Municipal. Os estudantes seguiram até a praça Padre José Gumercindo, que foi entregue à população totalmente revitalizada. Este ano, o desfile das escolas contou com animação da banda marcial do Colégio Estadual Gerhard Meyer Suerdieck, de Maragogipe. O grupo participou da abertura dos jogos a convite da Secretaria Municipal de Educação de Tucano. “Foi mesmo uma festa muito bonita. Todos aqueles alunos na rua, integrados, além da participação de nossos professores que estão de parabéns pelo envolvimento na organização dos Jogos Externos”, disse a secretária de Educação, Vanusa Santos.

Foto: Reprodução

Integração

De acordo com a organização dos Jogos Externos, 17 escolas participaram do desfile e estão inscritas na competição. São duas escolas particulares, três da rede estadual e outras 12 do município. “Estamos diante de um momento mágico na educação de Tucano. Conseguimos reunir, em um mesmo momento, estudantes das redes pública e privada, numa total demonstração de integração”, ressaltou Brendo Silva, coordenador dos Jogos Externos e representante do Poder Municipal. O prefeito de Tucano, Luiz Sérgio (Dr Sérgio), agradeceu a todos os envolvidos na organização do evento, além de ressaltar a participação dos estudantes nos Jogos Externos.  “Todos estão de parabéns, professores, alunos, organizadores, sem exceção. Esse evento não apenas promove a integração entre nossos estudantes, mas também dá uma demonstração de cidadania em sua plenitude”, destacou o prefeito de Tucano.

Jogos Externos

Cerca de 3 mil estudantes devem participar da XIII edição dos Jogos Externos de Tucano. A competição foi aberta nesta terça e segue até sexta-feira, dia 11 de agosto. Os Jogos Externos conta várias modalidades, a exemplo de atletismo, futebol de campo, futsal, handebol, voleibol e tênis de mesa. O encerramento vai contar com show das bandas Menina Faceira e Amor & Desejo, além do grupo de dança No Compasso. As apresentações serão na praça da Igreja Matriz. (SECOM).

Prefeitura de Tucano autorizada a licitar obra de reforma do Hospital Municipal

09 de ago de 2017 às 09:46 | em: Tucano

Foto: Reprodução

O Hospital Municipal Mariana Penedo será reformado pela Prefeitura de Tucano. A licitação para a contratação da empresa executora da obra já foi autorizada pela Caixa Econômica Federal (CEF). A autorização da CEF foi informada à Prefeitura através do ofício nº 3209/2017, datado de 13 de julho. O documento foi encaminhado à Secretaria Municipal de Saúde, que tem à frente Nilson de Santana. A Caixa informou, em ofício, que “após análise da documentação apresentada, a mesma foi aceita, podendo o Fundo Municipal de Saúde de Tucano realizar o procedimento licitatório”. A reforma do Hospital Municipal Mariana Penedo está orçada em R$ 430.350,41. Entre outras coisas, o recurso deverá ser utilizado na ampliação da emergência do hospital.

Investimentos

O secretário de Saúde, Nilson de Santana, considerou a liberação do recurso como mais uma conquista do Governo Municipal. Com mais este investimento no Hospital de Tucano todos ganham, em especial a população de nosso município”, disse Nilson de Santana. Desde o início do ano o Hospital Mariana Penedo vem recebendo melhorias e investimentos do Governo Municipal, entre elas a compra de novos equipamentos e a humanização do atendimento. O prefeito de Tucano, Luiz Sérgio (Dr Sérgio), reforça que a licitação para a reforma do Hospital Municipal Maria Penedo deverá ser publicada nos próximos dias. “O nosso Governo tem a saúde como prioridade. Estamos melhorando toda nossa rede, com a aquisição de novos equipamentos e mobiliário, além da informatização das nossas unidades. Agora, com a autorização da Caixa Econômica Federal, vamos reformar nosso hospital”, disse o prefeito. (Ascom Tucano).

Tucano: Homem é assassinado a tiros dentro de Supermercado no distrito de Caldas do Jorro

09 de ago de 2017 às 09:19 | em: Tucano

Foto: Reprodução

Um homem, identificado como Tony Maicon Dias dos Santos, de 33 anos, foi assassinado a tiros, na noite desta terça-feira dia (8). O homicídio aconteceu por volta das 18h40 min, dentro do Supermercado Pinheiro, localizado na rua Joaquim Alves, bairro do Zumiro, no distrito de Caldas do Jorro, município de Tucano. Segundo informações colhidas pela Polícia Militar de Tucano, o homem se encontrava sentado de fronte ao supermercado, conversando com alguns amigos, quando foi surpreendido por cerca de quatro indivíduos, encapuzados e armados, que chegaram em um  veículo Gol e demais dados não anotados, e abriram fogo contra a vítima, que, no intuito de escapar dos disparos, correu  para dentro do estabelecimento comercial, mas, foi alcançado e executado  a queima roupa. Após o crime, os atiradores fugiram sem deixar pista. A vítima, segundo a polícia, era bastante conhecida, pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) e do Poder Judiciário, tendo cumprido pena de reclusão por tráfico de drogas dentre outros delitos. Ao tomarem conhecimento do ocorrido, policiais militares do 1° Pelotão de Caldas do Jorro, e 2ª Companha de Tucano, realizaram diligências no distrito e, em outras localidades circunvizinhas, no intuito de localizar os criminosos, porém, sem êxito. O corpo da vítima foi periciado e em seguida removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Euclides da Cunha, onde passará por necropsia. (Gil Santos Notícias).

Carro roubado de delegada é recuperado pela Polícia Militar na zona rural de Tucano

08 de ago de 2017 às 15:33 | em: Tucano

Foto: Reprodução

Policiais militares da 2ª Companhia de Tucano recuperaram na manhã de domingo dia (6), um veículo VW Gol de cor preto, placa de identificação, OUH- 5210, com licença de Salvador- BA, no distrito de Rua Nova, interior do município de Tucano. Segundo informações da Polícia, o automóvel se encontrava abandonado, nas proximidades do perímetro urbano do distrito. De acordo com o comandante da 2ª CIPM, Capitão Luís Cláudio, os militares chegaram ao veículo, após denúncias anônimas, informarem da existência do mesmo, na comunidade. O veículo que pertence uma delegada da Polícia Civil da Bahia, lotada na 9ª DT, no bairro da Boca do Rio, em Salvador, apresentava restrição de furto, ou roubo, foi rebocado para a delegacia da cidade de Tucano, para adoção das medidas cabíveis. A corporação, não conseguiu identificar os possíveis ocupantes do veículo, por que supostamente, o mesmo fora abandonado durante a madrugada. (Gil Santos Notícias).

Polícia Miltar divulga o resultado de operações em Euclides, Tucano, Monte Santo, Quijingue e Canudos

08 de ago de 2017 às 09:35 | em: Biritinga,Monte Santo,Policia,Tucano

Foto: GB | Manu Dias

Para coibir e rechaçar os crimes e contravenções penais, e assim preservar a ordem Publica, o 5° Batalhão de Polícia Militar intensificou o policiamento em toda sua área de atuação: municípios de Euclides da Cunha, Tucano, Monte Santo, Quijingue e Canudos. Foram através de diversas Operações, onde foram realizadas blitz, rondas e abordagens, desde a última sexta– feira (04) até a madrugada do domingo (06). “Foram abordados: 1.329 pessoas; 53 estabelecimentos, tais como bares e afins e 502 veículos, entre carros e motocicletas, com o seguinte resultado: 08 veículos foram apreendidos por estarem em situação irregular; 01 veículo com restrição de furto e roubo foi recuperado durante uma das blitz na Cidade de Tucano; 02 duas pessoas foram conduzidas á Delegacia de Polícia de Euclides da Cunha, sendo ambos menores por estarem conduzindo veículos automotivos; 01 arma de fogo foi apreendida na Cidade de Monte Santo”, informou a Polícia Militar.Segundo a PM, o 5° Batalhão de Policia Militar informa que o Policiamento continuará de forma intensificada, para assim prestar sempre o melhor serviço de Segurança Publica à Comunidade, passando-lhe uma maior sensação de segurança e tranquilidade, o que contribui para o bem-estar de todos. Podemos visualizar todas as informações no quadro abaixo

Tucano: 5° Cavalgada Enchendo e Derramando em Riacho do Peixe será neste sábado (12)

07 de ago de 2017 às 11:06 | em: Tucano

“Nordeste Que Canta”; todos os sábados das 6h às 7h na rádio Tucano FM | 91.6

07 de ago de 2017 às 08:57 | em: Tucano

Zé Pedreira | Foto: A Voz do Campo

O programa “Nordeste Que Canta” está na rádio Tucano FM desde fevereiro de 2014. O âncora é sr. Zé Pedreira, com apoio de Flávio Ferreira. O programa é exclusivo de cantoria de repente e têm centenas de fãs espalhados pela região do Sisal. Zé Pedreira é um conhecido e importante repentista regional que faz sucesso pelo carisma e qualidade no trabalho.

Flávio Ferreira e Miguelzinho | Foto: Cival Anjos

Ele começou a fazer repente aos 15 anos de idade e hoje tem 70 anos. “São 2 violas e dois cantadores no programa. Somos 2 cantadores repentistas”, disse Zé Pedreira ao A Voz do Campo.  Ele já ancorou programas na rádio Continental de Serrinha e na rádio Regional. Confiram o programa todos os sábados das 6 às 7h da manhã na rádio Tucano FM | 91.6.

AO VIVO com Zé Pedreira, repentista dos bons. Ele é repentista desde 1964. Nascido em Teofilândia, ele atualmente reside em Araci. Zé Pedreira conduz o programa "Nordeste que Canta" na rádio Tucano FM. Aguardem o vídeo em 20 min.

Posted by A Voz do Campo on Thursday, January 12, 2017

Tucano e mais 5 cidades têm decretos de emergência reconhecidos por conta da Seca

07 de ago de 2017 às 08:43 | em: Tucano

Foto: Ilustração

Mais seis cidades baianas que sofrem com a estiagem tiveram decretos de emergência reconhecidos pelos governos federal e estadual. Tucano, na região sisaleira, e Planaltino, no Vale do Jiquiriçá, tiveram a homologação federal nesta quarta-feira (2). Conforme dados da prefeitura local, em Tucano a população afetada chega a 85%, ou 45 mil dos 52,3 mil moradores. Já em Planaltino, toda a população, de 9,5 mil habitantes, é afetada pela estiagem. No âmbito estadual, os decretos publicados nesta quarta vão para Buritirama, no oeste; Piritiba, no Piemonte do Paraguaçu; e Curaçá, no Sertão do São Francisco. Paratinga, na região do Velho Chico, teve o decreto de emergência reconhecido na sexta-feira (29). A população afetada nessas últimas quatro cidades não foi informada ainda pela Defesa Civil do Estado [Sudec]. Os decretos em Buritirama e Piritiba valem por 120 dias. Já em Curaçá e Paratinga, a condição tem validade de 180 dias. (Bahia Notícias).