Teofilândia

Alex da Piatã visita cidade de Teofilândia e participa de encontro com lideranças

17 de dez de 2018 às 13:30 | em: Teofilândia

Foto: Divulgação

Neste ultimo sábado (15), o deputado Alex da Piatã esteve em Teofilândia realizando visitas e participando de um encontro com lideranças locais. Segundo Alex, ele esteve visitando os seus eleitores na cidade, cujo o número de votos foram: 2.429. Alex foi o deputado Estadual mais bem votado na cidade. Além das visitas, participou de uma reunião com lideranças locais para avaliar os resultados das eleições e agradecê-los pela mobilização por sua reeleição.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Ex-prefeito de Teofilândia fala sobre a reprovação de suas contas e cita projeto coletivo para 2020

13 de dez de 2018 às 14:17 | em: Teofilândia

Foto: Ilustração

Nesta terça-feira (11), ocorreu a Sessão de votação das contas da Prefeitura Municipal de Teofilândia, do exercício 2016, na Câmara de Vereadores. As contas do ex-prefeito Adriano Araújo (PT) foram reprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia e a decisão foi endossada pelos vereadores locais. Para que Adriano tivesse as contas aprovadas, ele precisava de 08 (oito), dos 11 (onze) votos da casa. O resultado foi 7 x 4. Cabe recurso da decisão, mas, em função da Lei da Ficha Limpa, o resultado dificulta a vida política do ex-prefeito. (relembre aqui). Adriano concedeu um entrevista ao site A Voz do Campo, onde ele falou sobre o atual momento e, principalmente, sobre seu futuro. Segundo Adriano, todas as alternativas jurídicas serão percorridas para que seu nome seja posto como alternativa nas eleições de 2020. “Não cometi nenhum ato de corrupção. Os vereadores e o povo reconhecem isso. A reprovação das minhas contas foi por contratações acima do teto. Eu vou lutar para ter meu nome à disposição em 2020. No entanto, também estou à disposição para compor grupos suprapartidários com comerciantes e lideranças progressistas de Teofilândia. Já iniciaremos as reuniões em 2019 (..)”, disse ele. Confira a entrevista.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Contas de 2016 do ex-prefeito de Teofilândia são reprovadas na Câmara de Vereadores

12 de dez de 2018 às 13:41 | em: Teofilândia

 

Foto: Ilustração

Nesta terça-feira (11), na Câmara de Vereadores ocorreu a Sessão de votação das contas da Prefeitura Municipal de Teofilândia, do exercício 2016. As contas em questão foram reprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia. Na última decisão, o órgão aplicou uma multa de R$ 3 mil e R$ 26.160 mil ao ex gestor municipal, Adriano Araújo (PT). O parecer do tribunal foi apreciado pelos vereadores, que deram o veredito final. Para que Adriano tivesse as contas aprovadas, ele precisava de 08 (oito), dos 11 (onze) votos da casa. O resultado foi 7 x 4. Ou seja, por um placar apertado, as contas permanecerem reprovadas, mantendo-se o entendimento de reprovação do TCM. As contas de Adriano Araújo, do exercício 2015, também foram reprovadas pelo TCM e pela Câmara Municipal de Vereadores.   Adriano já se manifestou publicamente sobre o assunto (relembre aqui). Procurado pelo site A Voz do Campo, ele informou que está reunido com seu núcleo político para discutir o assunto, bem como se posicionará futuramente sobre a decisão do colegiado municipal. A situação política do ex-gestor é vista como delicada, uma vez que ele teve suas contas reprovadas pelo TCM e pela Câmara de Vereadores em duas oportunidades. Este fato o direciona para a aplicação da Lei da Ficha limpa. O processo cabe recurso.

 

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Vinte cidades atingidas por chuvas na Bahia aguardam ajuda do estado; entre elas Teofilândia

11 de dez de 2018 às 17:11 | em: Bahia,Teofilândia

Foto: Reprodução

Cerca de 20 cidades baianas que sofrem com as chuvas podem ter os decretos de emergência reconhecidos pelo Estado. Em Nova Canaã, no Médio Sudoeste, cidade que postula o decreto, uma ponte cedeu nesta terça-feira (11). Neste período de chuvas que ocorrem no estado, o caso mais grave ocorreu em Coaraci, no sul baiano, onde três pessoas morreram após o carro onde estavam cair em um barranco. Um homem também veio a óbito em Macarani, após ser sugado por um bueiro. Segundo o coordenador da Defesa Civil estadual (Sudec), Paulo Sérgio Luz, o estado deve prestar apoio para ajudar desabrigados e na reconstrução de acessos a comunidades isoladas. “A gente está avaliando todos os municípios porque a chuva atingiu todo o estado. Aqueles municípios mais afetados que tiveram acessos comprometidos que impedem passagem de ambulância e transporte escolar, por exemplo, nós vamos priorizar”, disse o coordenador da Sudec ao Bahia Notícias. Além de Coaraci, Macarani eNova Canaã, estão em vias de ter o decreto de emergência reconhecido pelo estado os municípios de Camacã [vendaval e muitas casas destelhadas]; Dário Meira [rio Gongogi transbordou e pessoas ficaram desalojadas];  Entre Rios [enxurradas e várias casas danificadas]; Ibiracaí [muita chuva, enxurradas e desalojados]; Itamaraju [cheia do rio Jucuruçu] e Iuiu [estradas afetadas]. A lista ainda tem Jacobina [choveu 130 mm em poucas horas, estragos nas ruas]; Jucuruçu [oito dias de chuvas, estradas e pontes destruídas];  Mairi [enxurradas]; Malhada [estradas e pontes danificadas que dão acesso a zona rural]; Maonel Vitorino [270 mm em seis dias chuva [volume previsto para seis meses]; Milagres [pavimentação castigada]; Mucuri [alagamentos]; Nova Viçosa [alagamentos e enxurradas]; Tanhaçu [uma ponte caiu no acesso à localidade de Conceição]; Teofilândia [água invadiu casas] e Itabela [vendaval]. (Bahia Notícias).

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Assista: Tradição a 32 anos, cavalgada na zona rural de Teofilândia atrai pessoas de toda a região

06 de dez de 2018 às 23:06 | em: Teofilândia

Foto: Divulgação

A tradicional cavalgada da Vargem Velha acontece a 32 anos na referida comunidade, que fica localizada na zona rural de Teofilândia. O evento aconteceu no último final de semana e tem crescido a cada ano. Aboios, oração, argolinha e muita diversão fazem parte da festa. A equipe da TV A Voz do Campo foi convidada e contou um pouco desta história.

Assista a reportagem completa

Quer a cobertura da TV A Voz do Campo em seu evento? Entre em contato agora (75) 99138-2138 / 99146-8020.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Projeto de vereador de Teofilândia proíbe desmatamento de Caatinga Nativa por 20 anos

06 de dez de 2018 às 16:47 | em: Teofilândia

Foto: Leitor A Voz do Campo

Um Projeto de autoria do vereador e Teofilândia, Diego do Gás (PSD), será votado na próxima terça-feira (11), na sessão legislativa da Câmara Municipal. O Projeto de Lei proíbe o Desmatamento na Área da Vegetação Nativa da Caatinga no município nos próximos 20 anos e dá outras providências. Segundo o autor da matéria, o município de Teofilândia tem apenas 20 % da vegetação Caatinga. “Cada vez mais a ação humana vem diminuindo esse índice, tornando uma triste realidade para nossa vegetação nativa“, disse ele. O vereador Ronaldo do Baixão (MDB) apresentou uma emenda ao projeto e propõe que os proprietários das terras com vegetação de caatinga nativa possam desmatar até 20% na propriedade. Portanto, 80% da vegetação nativa deverá ser preservada. “Já existem leis federais e estaduais sobre o assunto. O projeto foi pensado com o Jurídico da casa. Se aprovado, a regulamentação da Lei será municipal e poderá ajudar na Preservação do Meio Ambiente. Só assim poderemos garantir que tenhamos vegetação nativa em nosso município nos próximos anos“, finalizou Diego. Caso o projeto seja aprovado, ele precisará ser sancionado pelo Executivo Municipal.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Teofilândia mantém tradição e já está ornamentada para o Natal

06 de dez de 2018 às 09:12 | em: Teofilândia

Foto: Fabiano Luiz

O município de Teofilândia tem uma tradição Natalina bem viva no no cotidiano popular. Neste ano de 2018, a Prefeitura Municipal já iniciou a ornamentação do centro da cidade. Confira como está ficando.

Galeria de fotos
  • Foto: Fabiano Luiz
  • Foto: Fabiano Luiz
  • Foto: Fabiano Luiz
  • Foto: Fabiano Luiz

 

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Serrinha: Açude do povoado Cabeça da Vaca recebe muita água após chuvas

05 de dez de 2018 às 14:26 | em: Serrinha,Teofilândia

Foto: Reprodução

O açude localizado no povoado povoado Cabeça da Vaca, zona rural de Serrinha, próximo a Teofilândia, recebeu muita água após chuvas destes últimos dias na região sisaleira. No vídeo gravado por populares, é possível ver a água descendo com muita força em baixo da ponte. Confira:

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Mineração de Teofilândia e Barrocas é premiada por projeto socioambiental

04 de dez de 2018 às 20:36 | em: Barrocas,Teofilândia

Foto: Ascom FBDM Leagold

Na última sexta-feira (30), a Fazenda Brasileiro Desenvolvimento Mineral – FBDM – Leagold recebeu o Prêmio Indústria Baiana Sustentável. Essa foi a 12ª edição da premiação, oferecida pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia – FIEB. A cerimônia foi realizada na sede da federação, em Salvador (BA), e reuniu representantes de 29 empresas baianas que mantêm projetos voltados para a sustentabilidade. A FBDM levou o 2º lugar na modalidade Projetos Socioambientais com o projeto Seminário de Participação Comunitária. Karine Barboza Barreto, analista de Relações Comunitárias, foi a responsável por receber o prêmio em nome da empresa, e celebrou o reconhecimento. “Na FBDM nós temos o compromisso de contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades vizinhas às nossas operações. Desde 2007, vimos o Seminário de Participação Comunitária impactar positivamente milhares de vidas, contribuindo para que as comunidades se desenvolvam economicamente e que os moradores sejam os protagonistas dessa mudança”, explica ela.

Saiba mais sobre o 12º Prêmio Indústria Baiana Sustentável.

Foto:  Ascom FBDM Leagold

Um projeto, várias histórias

O projeto Seminário de Participação Comunitária nasceu em 2007 para incentivar a autonomia e a geração de emprego e renda nos municípios baianos de Barrocas, Biritinga e Teofilândia. Por meio dele, a FBDM oferece aporte para associações e instituições que desenvolvem projetos socioambientais, culturais, econômicos ou voltados para a saúde da população. Desde que foi criado, o projeto já contemplou 294 projetos com um investimento de mais de R$ 2 milhões, beneficiando cerca de 80 mil pessoas direta ou indiretamente na região. Atualmente, o projeto apoia 105 associações, sendo 43 de Teofilândia, 33 de Biritinga e 29 de Barrocas. Um dos destaques, inscritos pela FBDM para concorrer ao prêmio, é a Associação Desportiva Lagoa da Cruz, a ADELC, localizada no povoado Lagoa da Cruz, em Barrocas. Há sete anos, a ALDEC promove atividades voltadas para esporte, cultura, meio ambiente e geração de emprego para os moradores. Por meio do Seminário de Participação Comunitária, a FBDM doa resíduos de madeira que são usados na fábrica de móveis e estofados fundada pela associação, onde jovens da comunidade recebem qualificação profissional e trabalham na produção das peças que depois são comercializadas na região, criando uma alternativa de renda para os moradores. Além disso, a ALDEC direciona parte da renda obtida para o Projeto Bola na Rede, que incentiva práticas esportivas e oferece apoio educacional para crianças e jovens. Segundo a diretoria da ALDEC, desde que foi criado, o projeto apoiado pela FBDM já beneficiou direta ou indiretamente 2.680 pessoas da região do povoado. (Fonte: Ascom FBDM Leagold).

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Veja quanto entrou na conta da Prefeitura de sua cidade em Novembro de 2018

Foto: Ilustração

As informações são do Bando do Brasil, através do Demonstrativo de Distribuição da Arrecadação, que inclui o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o Fundo Especial de Petróleo (FEP), a Desoneração das Exportações Lei 87/96 (ICMS), o Imposto Territrial Rural (ITR), o Imposto Estadual (ICS), os Royalties Da Anp – Lei 9.478/97 (ANP), os valores do Departamento Nacional de Produção Mineral (CFM), o Fundo Saúde (FUS), o Ipi Exportação – Cota Município, o FUNDEB, o Simples Nacional e o IPVA.

Mês: Novembro de 2018

Serrinha: R$ 9.119.073,21 C
Desconto de R$ 1.699.664,41 D

Euclides da Cunha: R$ 7.332.863,23 C
Desconto: R$ 827.407,64 D

Araci: R$ 7.204.386,22 C
Desconto de R$ 1.324.602,51 D

Tucano: R$ 6.820.546,01 C
Desconto de R$ 1.185.812,78 D

Ribeira do Pombal: R$ 6.634.849,94 C
Desconto: R$ 1.334.831,39 D

Conceição do Coité: R$ 6.225.460,80 C
Desconto de R$ 1.055.626,52 D

Santaluz: R$ 5.364.328,58 C
Desconto de R$ 1.103.850,19 D

Teofilândia: R$ 3.560.850,76 C
Desconto de R$ 659.786,07

Os valores apresentam-se estáveis com relação a Outubro de 2018. Confira:

Veja quanto entrou na conta da Prefeitura de sua cidade em Outubro de 2018

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Foto da semana: Raios e trovões em Teofilândia; por Dawson Queiroz

02 de dez de 2018 às 10:26 | em: Teofilândia

Fotografia de Dawson Queiroz, em Teofilãndia, neste sabádo (01). Todo o Território do Sisal registrou chuvas, raios e trovões durante a noite e madrugada.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

O combustível mais barato na BR-116 entre Tucano e Teofilândia está no Posto Barreiro

29 de nov de 2018 às 16:43 | em: Br 116,Publicidade,Religião,Teofilândia

Foto: Divulgação

Combustíveis com o menor preço e qualidade da região você só encontra no Posto Barreiro, localizado na BR-116, no povoado do Barreiro, em Teofilândia. O posto é hoje a principal opção para quem transita na BR-116. A gasolina está sempre abaixo dos preços da região. Atendimento de segunda à sábado das 05h à 20h e aos domingos das 05 às 19h. Dê uma passada no Posto Barreiro e confira a qualidade do combustível. A gasolina está no preço de R$ 4,33, o álcool está R$ 2,95, o diesel S10 está R$ 3,50 e S500 $3,44.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Veículo pega fogo na BR-116/Norte em Araci

29 de nov de 2018 às 08:59 | em: Araci,Teofilândia

Foto: Leitor A Voz do Campo

Um veículo que vinha de São Paulo em direção ao Rio Grande do Norte, pegou fogo na BR-116 em Araci, saida para Tucano. Segundo informações repassadas ao site A Voz do Campo, haviam 3 adultos e uma criança e ninguém ficou ferido.

Foto: Leitor A Voz do Campo

A Secretária de Assistência Social de Araci está acompanhado a família, que será encaminhada ao abrigo da Prefeitura.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Palestra sobre Sistema Educacional do Colégio da PM é realizada em Teofilândia

27 de nov de 2018 às 16:06 | em: Teofilândia

Foto:Reprodução

Na manhã desta terça-feira (27), foi realizada a palestra de sensibilização para implementação do Sistema Educacional do Colégio da Polícia Militar (SCPM), no Centro Educacional Rafael Lopes de Araújo (CERLA) em Teofilândia. A palestra foi realizada pelo capitão Araújo, com participação da secretária de educação e todo corpo docente do estabelecimento de ensino. O tenente-coronel Gilson Paixão destacou os esforços do poder público municipal para que a implantação do SCPM no CERLA. O capitão Araújo, disse se sentir honrado em receber a missão para essa sensibilização e o compromisso em contribuir para a educação e formação dos jovens. “Atualmente no CERLA há cerca de 800 alunos que futuramente receberão aulas de fortalecimento de caráter, de civismo de valores, aliados à parte pedagógica viabilizada pela SEDUC”. “O sucesso alcançado em todas as unidades do CPM nas demais cidades da Bahia, com certeza também será alcançado em Teofilândia”, disse o capitão.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Jovem é preso com arma e drogas em Teofilândia

26 de nov de 2018 às 08:36 | em: Teofilândia

Foto: Divulgação | PM

Por volta das 16h deste domingo (25), a Polícia Militar, através da CETO, estava em rondas na cidade de Teofilândia e procedeu uma abordagem em Cleiton de Oliveira. Segundo os militares, foi encontrada droga e um simulacro de arma de fogo. O mesmo foi detido e apresentado à Polícia Civil para as providências cabíveis.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Prefeito e ex-prefeitos de Teofilândia respondem por problemas de contas e na Justiça

23 de nov de 2018 às 09:18 | em: Teofilândia

Foto: Montagem A Voz do Campo

Jackson Moura (PSD), Adriano Araújo (PT) são ex-prefeitos do município de Teofilândia. Soma-se a ele o atual prefeito, que também é ex-prefeito, Tércio Nunes (PDT). Ambos são lideranças consolidadas no município e também respondem por problemas na Justiça ou no Tribunal de Contas do Estado. Adriano Araújo teve suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia em 2015. A última movimentação do processo, de 2017, no órgão aplicou uma multa de R$20.160,00, valores estes que deverão ser depositados na conta da Prefeitura Municipal. Adriano já se manifestou publicamente sobre o assunto (relembre aqui). A Câmara de Vereadores local acatou a decisão do TCM e manteve a reprovação das referidas contas, o que leva à sua inelegibilidade. O processo cabe recurso. Tércio Nunes, atual prefeito, é réu em um processo de Improbidade Administrativa e Dano ao Erário (1001101-76.2017.4.01.3304), onde, em 2017, o Ministério Público Federal pede R$ 1.144.833,10 de ressarcimento  aos cofres públicos, por causa associada  supostas irregularidades no Transporte Escolar. O processo está em andamento na Justiça Federal. Procurado pelo site A Voz do Campo, ele não se pronunciou sobre o o processo judicial ao qual responde. O ex-prefeito Jackson Moura também responde a Ação Civil Pública por Improbidade administrativa movida pelo Ministério Público Federal, onde é pleiteado um ressarcimento de R$ 4.371.125,60 aos cofres públicos. Contra a sentença proferida contra Jackson, sua Assessoria Jurídica imperou o devido recurso e tem grande expectativa de que a sentença seja reformada. “Há um equívoco quanto a análise dos dados contábeis apresentados. O recurso tramita na Segunda instância da Justiça Federal”, disse seu advogado.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Polícia recupera objetos roubados de escola arrombada na zona rural de Teofilândia

13 de nov de 2018 às 22:14 | em: Teofilândia

Foto: Ilustração

Por volta das 16h desta quarta-feira (13), a Polícia Militar em Teofilândia foi informada sobre um arrombamento na Escola Municipal no Povoado do Setor, zona rural do município. A guarnição, juntamente com uma equipe da Policia Civil, fez diligências e localizou os envolvidos. Segundo os militares, os autores foram três menores e Everaldo Santos de Sousa, vulgo “Nego de Beita”, 22 anos. Foi recuperado: um Notebook e dois Monitores. “Os envolvidos alegaram que tinham deixado o restante do material num matagal, porém, quando foram pegar, não estava no local onde haviam escondido”, finalizou a PM. Dois botijões de gás também foram roubados.  Todo o material recuperado e os quatro envolvidos foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil em Teofilândia.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Homem foge e mulher é detida por porte de arma de fogo após ameaças em Teofilândia

13 de nov de 2018 às 19:59 | em: Teofilândia

Foto: Divulgação | PM

Por volta das 11h desta terça-feira (13), a Polícia Civil solicitou apoio da Polícia Militar em Teofilândia para uma ocorrência no bairro Maricota. Segundo as informações, havia um indivíduo de prenome “Diego” portando arma de fogo, tipo revólver ameaçando um outro indivíduo conhecido como “Piau”. Foi realizado um cerco na residência. Ao adentrarem, foi encontrada uma espingarda de fabricação artesanal ,com dois canos e um copo plástico com várias esferas de aço, que supostamente eram utilizadas para municiar a espingarda. Ainda segundo a Polícia, na casa abandonada, foi encontrado Heloisa Silva Cavalcante de Lima, 22 anos. Ela seria companheira de “Diego”. Segundo populares, ao perceber a movimentação da polícia, ele empreendeu fuga para o matagal. Foram realizadas buscas, sem êxito. Heloisa é a ex companheira de André Corôa, que é acusado do assassinato do pai da jovem em 2017. Ela foi conduzida à Delegacia para as medidas cabíveis.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Preço de gás varia entre R$ 55 e R$ 75 nas cidades da região sisaleira

13 de nov de 2018 às 10:24 | em: Araci,Serrinha,Teofilândia,Tucano

Foto: Ilustração

O preço do botijão de gás tem um custo variado nas cidades da região sisaleira. O preço do gás de cozinha em Tucano chega a R$ 75 reais, com média de R$ 70 reais. Em Araci, o preço está em R$ 65 reais. Em Serrinha, o preço médio é R$ 60 reais. Teofilândia oferece os preços mais em conta, com gás a R$ 55 reais. As revendedoras em Araci e Teofilândia afirmam que há possibilidade de aumento nos próximos dias. O preço do Gás de Cozinha é determinado pela política econômica da Petrobras, como resultado da política econômica do Governo Federal. Segundo a estatal, o aumento reflete a desvalorização do real frente ao dólar.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Acidente entre carretas deixa BR-116/Norte com trânsito lento entre Serrinha e Teofilândia

11 de nov de 2018 às 13:31 | em: Acidentes,Araci,Teofilândia

Foto: Leitor A Voz do Campo

No final da tarde deste sábado (10), ocorreu entre Serrinha e Teofilândia, próximo ao povoado Flores, na BR-116/Norte. Os veículos envolvidos no acidente são duas carretas, sendo uma de Sergipe e outra de São Paulo. Edison Ferreira Silva e José Valdevino de Lima são os motoristas das carretas. A Polícia Militar esteve no local para desobstruir o trânsito. A Polícia Rodoviária Federal fez a ocorrência do acidente, que ocorreu de maneira frontal após uma ultrapassagem. Na manhã deste domingo (11), está sendo remoção dos veículos. Os motoristas não correm risco de morrer. O trânsito está lento no trecho.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.