Serrinha

Serrinha: Colisão entre motos deixa três feridos na BR-116/Norte

19 de jun de 2019 às 10:12 | em: Serrinha

Foto: Reprodução de Whastapp

Na manhã desta quarta-feira (19), ocorreu um acidente entre duas motos na BR-116/Norte, em Serrinha, nas proximidades de uma fábrica cerâmica e um motel, na saída para Feira de Santana. Os ocupantes foram  levados para o Hospital municipal em Serrinha. São 03 pessoas, sendo 02 de uma moto e 01 de outra. Seus nomes não foram divulgados. A Polícia Militar esteve no local e confirmou que nenhum dos ocupantes corre risco de morrer. Autoridades alertam para o aumento do fluxo de veículos nas rodovias e pedem mais atenção nestes festejos juninos.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

ExpoSerrinha 2019 é um sucesso e movimenta mais de 1 milhão de reais

17 de jun de 2019 às 18:38 | em: Serrinha

Foto: Vanessa Lima

A segunda edição da ExpoSerrinha termina consolidando o evento como a principal feira de caprinos e ovinos da Bahia e uma das maiores do Brasil. Realizada de 13 a 16 de junho no Parque Maria do Carmo, em Serrinha, a exposição reuniu, principalmente, criadores das raças Santa Inês, Dorper, Boer, Anglo-Nubaino, entre outras. Em quatro dias foram gerados um volume de negócios de 1 milhão e 220 mil reais, entre negócios realizados, contratos, leilão e venda de animais.

Foto: Divulgação

Números

A ExpoSerrinha 2019 teve um total de 728 animais expostos, 428 em pista de julgamento e todas 140 baias vendidas. A edição deste ano contou, ainda, com a realização do primeiro leilão de caprinos e ovinos e obteve um bom resultado. “Conseguimos R$60 mil em vendas”, conta o veterinário Fabrício Queiroz. A exposição atraiu a atenção, também, de criadores de outros estados, como João Roberto Pedreira, de Santa Luz, criador da raça anglo-nubiana. “A ExpoSerrinha tá maravilhosa, com grandes criadores da Bahia e de Pernambuco. Para o ano estarei aqui com mais animais”, afirmou. Além do desfile de animais, a ExpoSerrinha contou com 20 stands com tratores, carros, motos, plantas ornamentais e frutíferas, feira de orquídeas e plantas do deserto; uma Mini-fazenda com animais como cavalos, bois e ovelhas, todos em miniatura. No local também foi montada uma feira com produtos provenientes da agricultura familiar como hortaliças, frutas e verduras. Segundo o Censo Agropecuário do IBGE somente a cidade de Serrinha possui cerca de 200 criadores de caprinos e 666 criadores de ovinos, o que faz com que a cidade supere outros municípios como Irecê e Feira de Santana.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Prefeitura de Serrinha divulga grade completa do São João 2019

17 de jun de 2019 às 12:40 | em: Serrinha

Serrinha: Clube de Tiro Sisaleiro realiza aulas com sua 13° turma do curso básico de tiro

17 de jun de 2019 às 12:06 | em: Serrinha

Foto: Divulgação

Neste domingo (16), ocorreu na sede do Clube de Tiro Sisaleiro, na cidade de Serrinha, a 13ª Turma do Curso Básico de Tiro, ministrada pelos instrutores Joel Daltro e Capitão Charles Vieira, credenciado junto à Polícia Federal. O Curso foi dividido em quatro etapas, o exame psicológico, a aula teórica, onde foram abordados todos os preceitos e regras de segurança, a terceira etapa, onde realizaram montagem, desmontagem, manutenção e apresentação das armas. Por fim, a aula prática, realizada no estande in door, com exercícios de tiro real com revólver, pistola, espingarda e carabina em séries de tiro em diferentes distâncias.

Foto: Divulgação

Os alunos tiveram a oportunidade, em um só curso, aprender a manusear e atirar com armas longas, curtas e ainda comparar o poder de impacto, stop power de cada armamento, de forma totalmente didática e segura. Para a aluna e vereadora, Mariana Cunha, o curso foi muito proveitoso e os instrutores ministraram com muita dedicação, seriedade e experiência seus conhecimentos para os instruendos, nivelando a turma a um nível muito bom, além de ter oferecido o melhor das suas instalações e estruturas. A próxima turma estará prevista para o dia 14/07. Maiores informações pelos telefones (75) 9 9981-3731 (Capitão Charles) ou (71) 9 9254-7927 (Joel Daltro).

Visite a página no Instagram: @ctsisaleiro

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Caminhão carregado de cerveja tomba no contorno de Serrinha

16 de jun de 2019 às 18:46 | em: Serrinha

Foto: Reprodução

Um caminhão carregado de cerveja tombou em Serrinha, na região sisaleira da Bahia, na tarde desta sexta-feira (14). Imagens que circular nas redes sociais mostram a carga espalhada pela pista, além de pessoas preocupadas com o condutor do veículo. A Polícia Militar esteve no local e confirmou a ocorrência. Não há informações sobre as circunstâncias do acidente e estado do motorista. (Portal Clerinston Silva).

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Aniversário de Serrinha é saudado por Tom Araújo

15 de jun de 2019 às 09:17 | em: Serrinha

Foto: Divulgação/Agência/ALBA

A passagem dos 143 anos de emancipação política e administrativa de Serrinha rendeu homenagens do deputado Tom Araújo (DEM) ao município. Por meio de uma moção de congratulações e aplausos, apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o parlamentar contou um pouco da história da cidade, localizada no nordeste baiano.  “Nesta data de grande importância para Serrinha, parabenizamos e desejamos ainda mais desenvolvimento e progresso para essa gente batalhadora e hospitaleira, que estes continuem honrando sua terra, buscando contribuir ainda mais para o seu crescimento”, parabenizou. O democrata destacou ainda o desenvolvimento do município aos longos anos, e o impacto na geração de emprego e renda no estado. “O município possui 282 indústrias, ocupa o 27º lugar na posição geral do estado da Bahia e conta com 1.476 estabelecimentos comerciais, sendo, por isso, o 33º dentre os municípios baianos”, afirmou.  No setor de bens minerais, Serrinha é produtor de argila, granito, manganês e ouro. Sua agricultura se expressa na produção de manga, caju e cajá. Na pecuária, destacam-se os rebanhos ovinos e suínos, além da criação expressiva de galináceos. Localizado a 173 km de Salvador, Serrinha é um município da mesorregião do Nordeste baiano. Não há registros sobre os primeiros habitantes da cidade, que começou como um sítio que serviu, inicialmente, como ponto de passagem ou dormida de boiadeiros.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Adolescente de 14 anos é morto e amigo baleado dentro de casa em Serrinha

13 de jun de 2019 às 17:40 | em: Serrinha

Foto: Montagem A Voz do Campo

Na manhã desta quinta-feira (13), Caio Borges da Silva, conhecido “Caio do CSU”, 14 anos, foi morto no bairro Cruzeiro, em Serrinha. Outro menor, de 16 anos, um amigo de Caio, também foi baleado. Segundo a Polícia Militar, um homem invadiu a residência onde os dois estavam e disparou tiros contra as vítimas. Caio estava deitado na cama quando levou os tiros. O homicida fugiu na sequência, sem ser identificado. O menor que sobreviveu à ação fugiu e foi levado ao Hospital na sequência. Ele não corre risco de morrer. A Polícia Militar esteve no local e fez buscas por suspeitos, sem êxito. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Serrinha fez a remoção do corpo. A Polícia Civil investigará o caso.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Com carreira de 08 anos, jovem de Serrinha sonha viver da música e ajudar a família

13 de jun de 2019 às 09:27 | em: Serrinha

O jovem artista conhecido como Felipe Love nasceu no povoado Cajueiro Grande, zona rural de Serrinha. Desde de criança, aos 7 anos, que ele já cantava. Aos 19 anos anos ele decidiu se profissionalizar. Solteiro, agora com 27 anos, o jovem já tem 8 anos de carreira, cantando arrocha e sertanejo. Ao site A Voz do Campo, ele contou que seu sonho é viver da música ajudar a família. “Minha inspiração é Eduardo Costa. Eu tenho o dom de cantar e amo tudo isso. Meu sonho é o sucesso, para levar o nome de minha terra e meu povo”, afirmou o jovem. O jovem já faz shows em todo o Território do Sisal. Para show’s: 75 9 9118-6393.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Jovem é apreendido com diversos tabletes de maconha dentro de casa na zona rural de Serrinha

13 de jun de 2019 às 09:04 | em: Serrinha

Foto: Divulgação/PM

Por volta das 01h desta quinta-feira (13), a Polícia Militar em Serrinha recebeu uma denúncia anônima de que no povoado do Regalo I, zona rural do município, existia grande movimentação de tráfico de drogas em uma residência. Uma guarnição se deslocou até o endereço para averiguar e um indivíduo pulou por uma janela de um dos quartos tentando fugar. Ele foi contido pelos militares e o pai do indivíduo autorizou a entrada no imóvel. Segundo os militares, na casa de Lucas Rodrigues dos Santos, foi encontrada uma vasta quantidade de drogas e balanças de precisão. O acusado e todo o material foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Serrinha completa 143 anos de emancipação político-administrativa; conheça essa história

12 de jun de 2019 às 23:20 | em: Serrinha

Antiga fábrica de tecelagem de Serrinha – Hoje o atual Colégio Estadual Rubem Nogueira | Foto: Ascom Serrinha

História

Serrinha teve como seus primeiro habitantes os índios da nação Cariri. Entretanto, foi com a chegada do português Bernardo da Silva, comandante de uma expedição da colonização portuguesa, em 1715, que a organização urbana da cidade se deu. Assim, foi iniciada a construção de uma capela sob a inovação da Senhora Santana.  A capela era filiada à freguesia de São João de Água Fria. Nesse tempo o povoado já possuía 16 casas cobertas de telhas e servia de pousada para visitantes, comerciantes e lojas de tropeiros que se destinavam ao Rio São Francisco. Em 1 de junho de 1838 foi criado o distrito de paz de Serrinha.

Estação Ferroviária de Serrinha | Foto: Ascom Serrinha

Em 24 de outubro de 1763 foi nomeado capelão o padre Antônio Manuel de Oliveira. A igreja Matriz de Serrinha foi concluída em 1780 e possui uma inscrição de mármore no frontefício com os seguintes dizeres: ‘Louvado seja o Santíssimo Sacramento e a imaculada Conceição da Virgem Nossa Senhora concebida sem pecado original’. Presume-se que o ano de 1646 tenha sido o início da catequese dos índios Biritingas que dominavam a região.  Pela Lei Provincial n.º 1.069 de 13 de junho de 1876, foi o Arraial de Serrinha elevado à categoria de Vila e criado o Município de Serrinha, com território desmembrado do município de Purificação dos Campos, sendo inaugurado a 11 de janeiro de 1877. O aniversário de emancipação político-administrativa do município ocorre todo dia 13 de junho, quando foi levada à categoria de vila, com a denominação de Serrinha, pela Lei Provincial n° 1.609, de 13-06-1876.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Serrinha pela Lei Provincial n.º 67, de 01-06-1838, subordinado ao município de Purificação.
Elevado à categoria de vila com a denominação de Serrinha pela Lei Provincial n° 1.609, de 13-06-1876, sendo desmembrado de Purificação. Sede na antiga povoação de Serrinha. Constituído do distrito sede. Instalado em 11-01-1877. 
Elevado à categoria de cidade com a denominação de Serrinha pelo Ato de 30-06-1891.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911 o município é constituído do distrito sede.
Nos quadros de apuração do Recenseamento Geral de 1-IX-1920 o município aparece constituído de 2 distritos: Serrinha e Pedras.
Pela Lei Municipal n.º 148, de 14-08-1922, aprovada pela Lei Estadual n.º 1.631, de 26-07-1923, é criado o distrito de Lamarão e anexado ao município de Serrinha.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933 o município aparece constituído de 3 distritos: Serrinha, Beritinga e Lamarão. Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.
Pelo Decreto Estadual n.º 11.089, de 30-11-1938, Serrinha adquiriu do município de Tucano o distrito de Araci.
No quadro fixado para vigorar no período de 1939 a 1943, o município é constituído de 4 distritos: Serrinha, Araci, Beritinga e Lamarão.
Pelo Decreto-lei Estadual n.º 141, de 31-12-1943, retificado pelo Decreto Estadual n.º 12.978, de 01-06-1944, o distrito de Beritinga passou a grafar Biritinga.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1950 o município é constituído de 4 distritos: Serrinha, Araci, Biritinga e Lamarão.
Pela Lei Estadual n.º 628, de 30-12-1953, foram criados os distritos de Barrocas e Itapiru e anexados ao município de Serrinha.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1955 município é constituído de 6 distritos: Serrinha, Araci, Barrocas, Biritinga, Itapiru e Lamarão.
A Lei Estadual n.º 863, de 14-11-1956, desmembra do município de Serrinha o distrito de Araci, elevado à categoria de município.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960 o município é constituído de 5 distritos: de Serrinha, Barrocas, Biritinga, Itapiru e Lamarão.
Pela Lei Estadual n.º 1.684, de 23-04-1962, foi desmembrado de Serrinha o distrito de Biritinga, elevado à categoria de município.
A Lei Estadual n.º 1.685, de 23-04-1962, desmembra do município de Serrinha o distrito Itapiru, elevado à categoria de município com a denominação de Teofilândia .
A Lei Estadual n.º 1.737, de 20-07-1962, desmembra do município de Serrinha o distrito Lamarão, elevado à categoria de município.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963 o município é constituído de 2 distritos: Serrinha e Barrocas.
A Lei Estadual n.º 4.444, de 09-05-1985, alterada pela Lei Estadual n.º 7.620, de 30-03-2000, desmembra do município de Serrinha o distrito de Barrocas, elevado à categoria de município.
Em divisão territorial datada de 1988 o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2014.

Galeria de fotos
  • Foto: Ascom Serrinha
  • Foto: Ascom Serrinha
  • Foto: Ascom Serrinha

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Fábrica de Calçados vai gerar 272 empregos em Serrinha, diz João Leão

11 de jun de 2019 às 20:25 | em: Serrinha

Foto: Divulgação

A fábrica de Calçados Nádia Talita assinou protocolo de intenções com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), nesta segunda-feira (10), para ampliação em sua unidade industrial,  destinada à produção de calçados femininos, no município de Serrinha. O volume de investimentos será de R$ 3,5 milhões e a previsão é de manter os 272 empregos existentes e gerar mais 228 novos postos de trabalho. “Um dos objetivos do Estado é o incremento do nível de emprego e a redução das desigualdades regionais e sociais, sendo fundamental estimular novos investimentos como este”, afirmou João Leão, Vice-governador e secretário da SDE. A produção anual da fábrica, com a ampliação, chegará a 2,1 milhões de pares de sapato. Para Leão, isto traz como conseqüência um maior movimento na economia da região e o desenvolvimento social, gerando novos empregos e renda.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Policiais da CETO são fotografados ajudando idosa a atravessar a BR-116 em Serrinha

11 de jun de 2019 às 10:53 | em: Serrinha

Foto: Leitor A Voz do Campo

O termo “PM e Comunidade na Corrente do Bem” nunca foi tão ilustrativo quanto em uma foto que leitores enviaram ao site A Voz do Campo. Nela, um Policial Militar da Compainha de Emprego Tático Operacional – CETO do 16° BPM ajuda uma idosa a atravessar a BR-116/Norte, em Serrinha. Trata-se de um dos locais mais movimentados da região. Segundo a Assessoria de Comunicação do Batalhão, a foto realmente foi em Serrinha. “A guarnição era composta pelo Cabo Inácio, Soldados Oliveira e Sobrinho,“, disse a comunicação. Ao site A Voz do Campo, um policial afirmou que cenas como essas são comuns todos os dias, mas é difícil que saiam fotos. Este, sem dúvidas, é um gesto de nobreza da guarnição, que colocou em prática os dizeres da Polícia Comunitária.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Zagueiro de Serrinha pode ir para o Figueirense Futebol Clube

11 de jun de 2019 às 09:18 | em: Futebol,Serrinha

Foto: Reprodução

O zagueiro serrinhense Ycaro do Rosário Costa, conhecido como “Gago”, de 23 anos, pode ir para o Figueirense de Santa Catarina. Segundo Cival Anjos, Ycaro chegou ao Sertanejo Desportivo Social da cidade de Serrinha no ano de 2013, onde ficou por 5 anos sendo preparado pelo treinador Cristiano Oliveira “Professor Cris”. No ano de 2013, antes de chegar ao Sertanejo, Gago esteve no Avaí e Inter de Lages de Santa Catarina. Em 2014 disputou o Campeonato Baiano Sub-20 pelo Botafogo da Bahia, já sob o comando do professor Cris. Em 2015 foi a vez de defender Santo Amaro no Campeonato Intermunicipal. Em 2016 ele fez boa campanha com a seleção de Serrinh também no Intermunicipal e 2017 jogou pela seleção de Biritinga. Com essa vitrine, segundo o radialista Cival Anjos, ele está sendo cogitado no Figueirense, um tradicional time de Santa Catarina, que atualmente joga a série B do Brasileirão.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Criminosos matam mulher e deixam seu filho de 17 anos ferido em Serrinha

08 de jun de 2019 às 19:58 | em: Serrinha

Foto: Montagem A Voz do Campo

Por volta das 18h deste sábado (08), Fernanda Ramos Pereira da Cruz, foi assassinada a tiros no rua da Barragem, próximo à Ponte da Vila de Fátima, em Serrinha. Seu filho, um adolescente de 17 anos, também levou tiros. Segundo informações, dois indivíduos a bordo de uma motocicleta CG Titan, cor preta, deflagram 07  tiros contra Fernanda e seu filho. Ambos foram socorridos para o Hospital Municipal de Serrinha, mas Fernanda não resistiu à gravidade dos ferimentos foi a óbito. O adolescente está no hospital, mas seu estado de saúde ainda é desconhecido. Guarnições policiais estão em diligencia em busca dos autores. Não há informações sobre autores ou motivação do crime. A Polícia Civil investigará o caso.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Comandante na Polícia Militar no 16° BPM recebe medalha na Câmara de Serrinha

05 de jun de 2019 às 16:19 | em: Policia,Serrinha

Foto: Divulgação | PM

Na noite da última segunda-feira (04), na Câmara de Vereadores de Serrinha, ocorreu a solenidade de entrega de medalhas as pessoas que se destacaram nos projetos de ação social.
O comandante do 16 Batalhão de Polícia Militar, tenente – coronel Gilson Paixão, foi agraciado com a medalha João Pinheiro Lima de autoria do Vereador proponente José Moreira de Souza Filho.

Foto: Divulgação | PM

Em sua fala, o comandante citou os projetos sociais realizados na Unidade, dentre eles Saber Digital, PROERD, Ronda Escolar, Juventude Cidadã, Caminhar para a Cidadania, Corrida pela Paz e agradeceu aos seus comandados, capitão Araújo, subtenente Elisângela, cabo Radilma e os soldados Venas, Aline e Pio, pela dedicação e empenho na execução dos projetos.
“Não é possível refazer este país, democratiza-lo, humaniza-lo, torná-lo sério, com o adolescente brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”, finalizou o tenente-coronel Gilson Paixão.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Veja quanto entrou na conta da Prefeitura de sua cidade em Maio de 2019

Foto: Ilustração

As informações são do Bando do Brasil, através do Demonstrativo de Distribuição da Arrecadação, que inclui o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o Fundo Especial de Petróleo (FEP), a Desoneração das Exportações Lei 87/96 (ICMS), o Imposto Territorial Rural (ITR), o Imposto Estadual (ICS), os Royalties Da Anp – Lei 9.478/97 (ANP), os valores do Departamento Nacional de Produção Mineral (CFM), o Fundo Saúde (FUS), o Ipi Exportação – Cota Município, o FUNDEB, o Simples Nacional e o IPVA.

Mês: Maio de 2019

Serrinha: R$ 10.709.419,59 C
Desconto de R$ 2.007.708,10 D

Euclides da Cunha: R$ 8.719.949,70 C
Desconto de R$ 987.205,18 D

Araci: R$ 8.317.738,90 C 
Desconto de R$ 1.556.346,64 D

Tucano: R$ 8.091.180,25 C
Desconto de R$ 1.439.472,25 D

Ribeira do Pombal: R$ 8.184.943,35 C
Desconto de R$ 1.711.653,20 D

Conceição do Coité: R$ 7.432.749,62 C
Desconto de R$ 1.374.675,86 D

Santaluz: R$ 6.232.522,88 C
Desconto de R$ 1.308.481,61 D

Teofilândia: R$ 4.180.512,87 C
Desconto de R$ 800.419,04 D

Barrocas: R$ 3.838.994,35 C
Desconto de R$ 766.400,55 D

Os valores apresentam-se com significativo aumento com relação a Abril de 2019. Confira:

Veja quanto entrou na conta da Prefeitura de sua cidade em Abril de 2019

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Diretor regional do Assaí visita Serrinha; obras iniciam ainda esse mês

04 de jun de 2019 às 20:42 | em: Serrinha

Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (04), o diretor regional do Assaí Atacadista, Sandro Oliveira, visitou as futuras instalações da unidade em Serrinha. Trata-se de uma vistoria para conferência da área onde o Supermercado será implantado.

Foto: Divulgação

Segundo o prefeito, Adriano Lima (MDB), ainda nesta primeira quinzena de junho, as obras deverão ser iniciadas. A própria obra já trará dezenas de emprego para o município.

Foto: Divulgação

“Durante a operação do supermercado, serão 400 empregos diretos e indiretos”, afirmou o prefeito. O mercado ocupará uma área de 33 mil metros quadrados.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Ladrões roubam veículo D20 em Teofilândia e fogem sentido Serrinha

04 de jun de 2019 às 14:54 | em: Serrinha,Teofilândia

Foto: Divulgação

Na madrugada desta terça-feira (04), dois criminosos roubaram uma GM/Chevrolet D20 em Teofilândia e fugiram sentido Serrinha. Segundo o dono do veículo, Rodrigo Capeteiro, eles são de Serrinha e estão trabalhando nas Trezenas de Santo Antônio no município, quando foram roubados durante a madrugada. O proprietário pede às pessoas que denunciem caso tenham visto o veículo, que tem placa: MMP-2537, licença de Serrinha, chassi final: 19607. Contato: 75 9 9958-3145, 9 9169-9600.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

MP promove oficinas de segurança digital em Feira de Santana e Serrinha

04 de jun de 2019 às 09:07 | em: Serrinha

Foto: Divulgação | PM

Com o objetivo de contribuir para o debate sobre segurança digital e capacitar profissionais da área de educação para a promoção do uso seguro e consciente da Internet, o Ministério Público estadual promoveu nos dias 29, em Feira de Santana, e dia 30, em Serrinha, a oficina ‘Segurança e Cidadania Digital: Educando para boas práticas online’. Estiveram presentes na mesa de abertura das oficinas o coordenador do Núcleo de Combate aos Crimes Cibernéticos (Nucciber), promotor de Justiça Moacir Nascimento, o diretor de Educação da SaferNet, Rodrigo Nejm, e a coordenadora do programa de Apoio e Assistência à Saúde do Professor e do Estudante – Programa A + Colher, Silvia Maria da Cruz Fonseca. Em Feira de Santana também esteve presente na abertura a coordenadora do Instituto de Educação Gastão Guimarães, Simone Barbosa Silva. “Vamos promover essa oficina em outras sedes do Núcleo Territorial de Educação (NTE). Nosso objetivo primordial é capacitar os profissionais que estão em contato diário com crianças e adolescentes para a discussão qualificada do tema segurança na internet e consequente prevenção dos crimes cibernéticos”, afirmou Moacir Nascimento. As oficinas foram realizadas com a presença de coordenadores pedagógicos e orientadores tecnológicos, além de integrantes do sistema de garantia dos direitos de crianças e adolescentes. A programação incluiu palestras sobre temas como ‘Cidadania digital e combate aos crimes cibernéticos’ e a oficina ‘Safernet: Estratégias educativas para promoção de uso seguro da Internet’. Houve ainda a participação de Silvia Fonseca, que apresentou o programa de Apoio e Assistência à Saúde do Professor e do Estudante – Programa A + Colher.  Também estiveram presentes na oficina de Serrinha, o coordenador do NTE local, Carlos Carneiro de Almeida; e na oficina de Feira de Santana, a coordenadora do NTE local, Waleska Santos Cordeiro Lima.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Governo formaliza criação de consórcio para instalação da Policlínica regional em Serrinha

04 de jun de 2019 às 09:04 | em: Bahia,Serrinha

Foto: Secom Bahia

O governador Rui Costa e prefeitos de 41 municípios baianos assinaram, na tarde desta segunda-feira (3), protocolos de intenções para a criação de três consórcios públicos interfederativos de saúde no estado, sendo um deles em Serrinha. A solenidade foi realizada no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.  A formação dos consórcios viabiliza a instalação de policlínicas de saúde nas três regiões. “Vamos iniciar a construção [das policlínicas] assim que ficarem prontas a topografia e a sondagem, que já mandamos fazer. Já escolhemos os terrenos em todas elas e, em breve, vamos publicar a licitação”, afirmou Rui.  Os consórcios têm como objetivo a cooperação técnica e financeira na área de saúde entre os entes federados, visando à promoção de ações de saúde pública assistenciais, assim como a prestação de serviços especializados de média e alta complexidade.  De acordo com o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas Boas, o conceito dos consórcios regionais tem mudado a maneira de enxergar o sistema de saúde estadual. “Estamos consolidando esse modelo vitorioso, que tem se tornado cada vez mais uma referência de sucesso em todo o Brasil. É referência porque muda o paradigma entre os municípios, diminui os atritos e cria uma nova visão do sistema de saúde, em que todos se sentem parte do processo. Estamos marchando para chegar ao nosso objetivo de levar essa ideia para todas as regiões da Bahia”, disse.

Foto: Secom Bahia

Policlínicas

Em toda a Bahia, já são oito policlínicas de saúde em funcionamento nas regiões Extremo Sul, Alto Sertão, Jequié, Irecê, Feira de Santana, Alagoinhas, Reconvale e Baixo Sul. Outras 11 unidades — instaladas em Jacobina, Juazeiro, Paulo Afonso, Salvador, Vitória da Conquista, Barreiras, Itabuna, Senhor do Bonfim, Simões Filho, São Francisco do Conde e Ribeira do Pombal — devem ser inauguradas ainda este ano. Unidades de média complexidade e especializadas no apoio diagnóstico, as policlínicas são construídas em locais estratégicos. Elas regionalizam o atendimento de saúde para a cidadão, que passa a ter acesso aos serviços mais perto de casa, sem precisar se deslocar por longas distâncias ou aguardar tempo excessivo para o atendimento. Profissionais de diversas especialidades, como angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia, neurologia e ortopedia, atuam no equipamento. Consultas e exames são disponibilizados por meio de agendamento prévio, realizado pela Secretaria de Saúde dos municípios consorciados.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.