Riachão do Jacuípe

Morre padre José Lino, vigário da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Riachão do Jacuípe

11 de dez de 2018 às 09:31 | em: Riachão do Jacuípe

Foto: Reprodução

Na manhã desta segunda-feira (10), morreu na no Hospital Unimed em Feira de Santana, o vigário da Sociedade das Divinas Vocações (SDV) que trabalhava na Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Riachão do Jacuípe, Padre José Lino de oliveira, 56 anos. O padre estava a cerca de quarenta dias internado acometido por uma tuberculose e que depois adquiriu uma pneumonia. O quadro de saúde de Lino estava se agravando nos últimos dias, e os fiéis intensificaram as orações pedindo a cura do mesmo. Padre Lino é natural de Riachão do Jacuípe da comunidade de Santana. Era bastante envolvido nas causas sociais e cultura local. O vigário também lutava pelos direitos da comunidade sempre com opiniões politizadas e participava sempre que possível das sessões da Câmara de vereadores. A comunidade católica de Riachão do Jacuípe e região lamentou através das redes sociais a morte do Padre que era bastante querido. Ainda não temos informações sobre o velório e horário do sepultament

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Comerciante é condenado por tentativa de feminicídio em Riachão do Jacuípe

28 de nov de 2018 às 09:42 | em: Riachão do Jacuípe

Foto: Reprodução

O comerciante José Reis Almeida de Oliveira, conhecido como “Gaúcho do Espetinho”, foi condenado nesta segunda-feira, 26, a 16 anos de reclusão pelo crime de feminicídio tentado duplamente qualificado. Segundo a denúncia do Ministério Público estadual, ele teria tentado assassinar a sua companheira Edilza Silva de Souza, de 37 anos, por motivo torpe e na presença do filho de apenas 10 anos de idade. A denúncia foi sustentada no Tribunal do Júri pelo promotor de Justiça Luciano Medeiros da Silva e a sentença proferida pelo juiz Marco Aurélio Bastos de Macedo, que manteve a prisão preventiva anteriormente decretada contra o comerciante. Como José Reis estava preso cautelarmente há um ano e três meses, ele deverá cumprir agora o restante da pena.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Polícia Civil elucida latrocínio ocorrido em Riachão do Jacuípe e prende suspeito

24 de nov de 2018 às 10:09 | em: Riachão do Jacuípe

Foto: Reprodução

Uma operação da Polícia Civil, envolvendo investigadores da 15ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Serrinha) e da 1ª Coorpin/Feira de Santana, prendeu um homem suspeito de praticar crimes no povoado de Morro do Curral, no município de Serra Preta, na manhã desta sexta-feira (23). Foram comprimidos um mandado de prisão e quatro de busca e apreensão. Dois suspeitos ainda estão foragidos e um adolescente foi apreendido. Os alvos da operação foram identificados através de um levantamento de informações realizado pelas delegacias de Serra Preta (1ª Coorpin) e Riachão do Jacuípe (15ª Coorpin). Com base em informações e evidências coletadas durante vários dias de investigação, a Polícia Civil instaurou inquéritos policiais e representou pela prisão temporária dos suspeitos, bem como pela busca e apreensão em suas respectivas residências, junto ao Poder Judiciário, visando indiciar e prender os criminosos. Segundo a Polícia Civil, os suspeitos são investigados por roubos, latrocínio e outros crimes cometidos em Serra Preta e Riachão do Jacuípe. O latrocínio – roubo seguido de morte – ocorreu no povoado de São Lourenço, na zona rural de Riachão do Jacuípe, no dia 29 de agosto do ano passado. Para a polícia, o crime está elucidado. Durante a operação, os policiais capturaram Matusalém Brito Sampaio, de 20 anos, vulgo “Martu”, e apreenderam uma arma de fogo de fabricação artesanal, além de três aparelhos celulares, provavelmente roubados. Os dois suspeitos foragidos são: Ossimário Oliveira dos Santos, o “Marinho”, de 22 anos, e Renivaldo dos Anjos Souza, o “Rene”. A operação contou com a participação de policiais civis das cidades de Serrinha, Conceição do Coité, Retirolândia, Santaluz e Valente. (Reny Maia/Portal Cleriston Silva).

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Operação da Polícia Civil desarticula quadrilha de tráfico de drogas em Riachão do Jacuípe

14 de nov de 2018 às 13:10 | em: Riachão do Jacuípe

Foto: Ilustração

Policiais da 15ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) desarticularam um dos maiores grupos de distribuição de drogas da cidade de Riachão do Jacuípe. Durante a operação “Santa Claus”, realizada na manhã desta terça-feira (13), foram presas duas pessoas em flagrante: Matinoel de Jesus Santos, vulgo “Noel”, apontado como o mentor intelectual da quadrilha, e Otilone Pereira de Santana, o “Tilone”. Investigações da Polícia Civil apontaram para dois imóveis utilizados para armazenamento e distribuição de drogas nos bairros Jatobá e Ranchinho. Levantamentos e diligências veladas realizados nos endereços confirmaram a suspeita e a Justiça determinou busca e apreensão nos locais. A operação foi realizada por volta das 10h, sob o comando dos delegados Danilo Andrade, titular da Delegacia Territorial (DT/R. Jacuípe), e Mozart Cavalcanti, coordenador da 15ª Coorpin/Serrinha.  Durante as buscas foram localizados 14kg de maconha, 780g de cocaína e um carregador de pistola calibre 380 com munição. Os envolvidos receberam voz de prisão em flagrante e foram conduzidos à DT, onde foram autuados por tráfico de drogas, com base no artigo 35 da Lei de Tóxicos e por possuir ou manter arma de fogo, acessório ou munição, com base no artigo 12 do Estatuto do Desarmamento. Caso sejam condenados, poderão cumprir de cinco a 20 anos de prisão. Eles foram encaminhados para a carceragem da 15ª Coorpin, onde aguardam transferência para o sistema prisional. As informações e fotos são do repórter Reny Maia. (Cleriston Silva).

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Riachão do Jacuípe: Carreta colide na traseira de outra e minutos depois moto se acidenta com dois ocupantes

12 de nov de 2018 às 11:44 | em: Riachão do Jacuípe

Foto: Reprodução | Divulgação BVAJ

A Brigada Voluntária Anjos Jacuipenses foi acionada no meio da tarde deste domingo (11), para prestar o socorro em um acidente envolvendo duas carretas na BR 324, perímetro urbano da cidade de Riachão do Jacuípe. Ao chegar no local deparou com uma colisão traseira. A primeira teria reduzido a velocidade para passar no quebra-molas e a que seguia logo atrás acabou colidindo no fundo.  Segundo os brigadistas, nenhum motorista se feriu, inclusive o que estava na carreta de traz evadiu do local e a equipe acabou socorrendo foi um homem que estava no carona de uma moto que caiu depois que o piloto passou olhando o acidente, se perdeu e desceu uma ribanceira.

Foto: Reprodução | Divulgação BVAJ

Em resumo: o acidente de moto ocorreu em consequência da colisão entre carretas onde nenhum condutor ficou ferido, no entanto, a motocicleta caiu numa ribanceira e o condutor também saiu ileso. A Brigada acabou socorrendo apenas o carona da moto com suspeita de fratura no tornozelo. (Calila Notícias).

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Mulher morre vítima de capotamento em rodovia estadual na zona rural Riachão do Jacuípe

09 de nov de 2018 às 19:43 | em: Riachão do Jacuípe

Foto: Reprodução

Na tarde desta sexta-feira (09), um veículo siena de cor prata e placa de Riachão do Jacuípe, capotou na BA-120 próximo à Fazenda de Dr° Rômulo, cerca de 5km do centro da cidade. De acordo com as primeiras informações publicadas pelo site Jacuípe News, o motorista identificado por Joselito Silva Ferreira está fora de perigo. A passageira, Antonivalda Carneiro de Oliveira, 28 anos, foi arremessada para fora do carro e chegou a ser levado ao hospital. A jovem residia na comunidade rural de Vila Guimarães em Riachão do Jacuípe e deixa um filho de 9 anos.  Não se sabe ainda o que provocou o acidente. Os Anjos fizeram os primeiros atendimentos e encaminhou as vítimas para a Unidade de Saúde.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Jovem morre vitima de afogamento em barragem de Riachão do Jacuípe

13 de out de 2018 às 15:58 | em: Riachão do Jacuípe

Foto: Reprodução

No início da tarde desta sexta-feira (12), um jovem de prenome Allan, morreu vítima de afogamento na barragem grande de Riachão do Jacuípe . Segundo informações do Blog Hora da Verdade, ele estaria curtindo o feriado na barragem quando resolveu mergulhar do paredão na parte mais alta e do lado mais profundo do Rio Jacuípe, a demora em voltar a tona chamou a atenção de pessoas que estavam no local que mergulharam para resgatar o jovem. De acordo com a Brigada Voluntária Anjos Jacuipenses a equipe foi acionada por volta das 13h20 como sendo uma criança que havia se afogado, um dos socorristas mergulhou e cerca de 10 minutos depois encontrou submerso, tirou para o leito do rio onde fez os procedimentos necessários, Alan teria dado alguns suspiros e foi levado para o Hospital mas não resistiu.

Foto: Reprodução

Em feriados e domingos, a Barragem Grande é bastante frequentada tanto por pessoas de Riachão como também por visitantes, chegando ao pico de mais de um mil pessoas no local, e a tradição perigosa de pular do paredão acaba sendo uma opção de diversão bastante arriscada. A barragem fica apenas 3 km do centro da cidade. Allan estudava no colégio Maria Dagmar, e muitos amigos lamentaram a morte do jovem em redes sociais, e alertam para os perigos no local em dias de muito movimento.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

7ª Parada da Diversidade em Riachão do Jacuípe traz tema sobre eleições

01 de out de 2018 às 11:08 | em: Riachão do Jacuípe

Foto: Reprodução

Na tarde deste domingo (30), entenas de pessoas se concentram no centro de Riachão do Jacuípe para a 7ª Parada do Orgulho LGBTQ+. Segundo o site Jacuípe News, o trio cometa ao som de DJ e a cantora Carol Silva animaram o público em um concentração na praça Landulfo Alves. Esse ano a manifestação tem como tema “Eleições 2018, nosso voto, nossa bandeira nossa voz”.

Foto: Reprodução

O intuito é despertar na comunidade LGBTQ+ mais engajamento e participação nesse momento político, escolhendo candidatos que tenham compromisso com as causas e lutas em prol do respeito e diversidade. Algumas manifestações políticas foram feitas por parte do público, com gritos de “ele não”.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido em Riachão do Jacuípe

28 de set de 2018 às 09:43 | em: Riachão do Jacuípe

Foto: Reprodução/Jacuipe News

Um acidente registrado na tarde desta quinta-feira, 27, por pouco não terminou em tragédia na rodovia Lomanto Júnior BR-324 em Riachão do Jacuípe. De acordo com informações da Brigada Voluntária Anjos Jacuipenses, por volta das 13h um celta preto com placa de Riachão colidiu frontalmente com uma moto Honda vermelha e o condutor foi arremessado a metros de distância do veículo. Com o forte impacto, o condutor da moto identificado por José Carneiro Oliveira Junior, foi levado ao Hospital Municipal com suspeita de fratura na clavícula e está fora de perigo. Já o motorista do Celta nada sofreu. O acidente aconteceu no bairro da Bela Vista em frente ao Posto Santo Antônio.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Motociclista que sofreu amputação de perna em acidente em Riachão morre em hospital

04 de set de 2018 às 20:33 | em: Riachão do Jacuípe

Foto: Reprodução

Na tarde de sábado (01), um jovem identificado como Carlos André da Silva Mascarenhas, de 25 anos, teve sua perna decepada após um acidente envolvendo a motocicleta que pilotava e um caminhão em Riachão do Jacuípe. O motorista do caminhão fugiu após o acidente, mas foi alcançado momentos depois na cidade de Tanquinho (relembre aqui). O caminhoneiro tinha sinais de embriaguez, disseram fontes policiais ao site A Voz do Campo. Segundo o site Calila Notícias, o motociclista não resistiu e foi a óbito na manhã desta terça-feira (04), no Hospital Geral Cleriston Andrade, em Feira de Santana onde estava internado desde o dia do acidente. O velório acontecerá na comunidade de Morrinhos, em Candeal, onde ele residia.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Caminhoneiro suspeito de embriaguez deixa motociclista com perna amputada em Riachão do Jacuípe

03 de set de 2018 às 09:32 | em: Riachão do Jacuípe

Foto: Reprodução

Na tarde de sábado (01), um jovem identificado como Carlos André da Silva Mascarenhas, de 25 anos, teve sua perna decepada após um acidente envolvendo a motocicleta que pilotava e um caminhão em Riachão do Jacuípe. O motorista do caminhão fugiu após o acidente, mas foi alcançado momentos depois na cidade de Tanquinho. Segundo policiais civis da delegacia local, o motorista, Valdalberto Lima da Silva, fugiu sem prestar socorro à vítima, mas foi alcançado cerca de vinte minutos depois, por policiais que montaram uma barreira na BR-324 ao saberem do ocorrido. Ele apresentava sinais de embriaguez. Carlos André foi socorrido pela Brigada Voluntária Anjos Jacuipenses, que prestou os primeiros socorros e encaminhou a vítima ao Hospital Municipal de Riachão do Jacuípe (ISAS). Lá, a equipe médica constatou a gravidade e transferiu o jovem para Salvador. Já Valdalberto foi encaminhado para a delegacia de Riachão do Jacuípe.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

OEA cobra respostas de autoridades após assassinato de radialista em Riachão do Jacuípe

02 de set de 2018 às 10:06 | em: Riachão do Jacuípe

Foto: Reprodução

A Organização dos Estados Americanos (OEA), por meio da Relatoria Especial para a Liberdade de Expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), divulgou no site da entidade, na última terça-feira (28), uma nota em que cobra das autoridades respostas pelo assassinato do radialista Marlon de Carvalho Araújo, de 36 anos (relembre aqui).  No comunicado, a OEA disse “condenar” o crime e sugeriu que o jornalista pode ter sido morto por conta de denúncias feitas por ele sobre supostos crimes cometidos por autoridades políticas no interior da Bahia. “Pedimos que as autoridades brasileiras investiguem as possíveis conexões do crime com o trabalho jornalístico da vítima”, diz a nota. Marlon foi morto a tiros dentro da casa onde morava, no povoado de Chapada, zona rural de Riachão do Jacuípe, no centro norte da Bahia. O crime aconteceu na madrugada do dia 16 de agosto. O corpo do radialista foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Serrinha. Motivação e autoria do crime estão sendo investigadas pela 15ª Coordenadoria de Polícia Civil do Interior (Coorpin/Serrinha).

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Acidente nas proximidades de Riachão deixa vítima em estado grave

23 de ago de 2018 às 08:34 | em: Acidentes,Riachão do Jacuípe

Foto: Leitor A Voz do Campo

Na noite desta quarta-feira (22), um acidente de motocicleta acabou deixando uma vítima em estado grave na região de Riachão do Jacuípe. O acidente foi na localidade conhecida como São João, já nas proximidades do município. A vítima, que não portava documentos de identificação, recebeu os primeiros socorros da equipe dos Anjos Jacuipenses. Segundo informações da equipe, ao chegar no local, a vítima apresentava traumatismo craniano, fratura no braço, perna esmagada e estava inconsciente. Os Anjos Jacuipenses trouxeram a vítima para o Hospital Municipal de Riachão do Jacuípe. Ele foi transferido para Feira de Santana.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Mensagem de repúdio da equipe A Voz do Campo contra execução de radialista em Riachão

16 de ago de 2018 às 15:57 | em: Riachão do Jacuípe

Foto: Ilustração

Na manhã desta quinta-feira (16), Região Sisaleira e a Bacia do Jacuípe, na Bahia, tomaram conhecimento da triste notícia do assassinato do radialista e blogueiro Marlon Ventania. O fato ocorreu na comunidade de Chapada, em Riachão do Jacuípe (ver aqui). Infelizmente, este é mais um caso de execução de jornalista ou profissional das comunicações no Brasil. Nosso país é o segundo com maior número de homicídios contra estes profissionais na América Latina. Tenta-se, com o uso da força, com o medo e a intimidação, calar a boca daqueles que contam os fatos à população. Marlon pode ser mais uma vítima do poder daqueles que não querem a imprensa livre. Calaram a boca deste blogueiro, mas todos os dias nascem dez novos comunicadores. A equipe do site A Voz do Campo, que escreve e produz conteúdo para 500 mil leitores por mês, repudia este crime e exige das autoridades uma resposta rápida. A imprensa livre e segura é o imprescindível em democracia. A Região Sisaleira e a Bacia do Jacuípe, na Bahia, precisam de uma democracia sólida e, para isso, precisa respeitar seus comunicadores. Portanto, repudiamos este crime e exigimos, assim como os diversos comunicadores regionais, uma resposta concreta por parte do Estado Brasileiro.

Assinam a nota:

Toni Santos
Felipe Sales
Iran Silva
Daianne Matos
Bárbara Moura
Lucas Moreira
Flávio Mata
Ádila Santana
Enivaldo Santana

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Radialista e repórter é morto a tiros na zona rural de Riachão do Jacuípe

16 de ago de 2018 às 13:42 | em: Riachão do Jacuípe

Foto: Reprodução

Na madrugada desta quinta-feira (16), o repórter e redialista Marlon de Carvalho Araújo, 36 anos, mais conhecido por “Marlon de Chapada” ou “Marlon Ventania”, foi assassinado a tiros no Distrito de Chapada, em Riachão do Jacuípe. Ele trabalhava como repórter freelance e já fez programas nas rádios Jacuípe e Gazeta. O crime aconteceu dentro de sua residencia. Segundo informações, momentos antes do crime, foi visto uma caminhonete Hilux branca circulando pelas ruas do distrito. A arma supostamente usada para o crime foi uma pistola.40, pois, foram encontradas várias cápsulas no local. De acordo com o site Interior da Bahia, Marlon se destacava quando postava videos em redes sociais criticando prefeitos, vereadores e políticos da região. O crime tem características de execução por encomenda. Ainda de acordo com o Portal, na última eleição, Marlon disputou uma vaga na Câmara de Vereadores de Riachão do Jacuípe pelo PPS, mas não obteve sucesso.Ele também costumava promover eventos no Distrito de Chapada, onde tinha ligação com muitos jovens. A policia militar compareceu no local. O Departamento de Policia Técnica (DPT) fez a remoção do corpo. A Polícia Civil investigará o caso. O radialista não tinha nenhum envolvimento com a criminalidade.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Hospital Regional em Riachão do Jacuípe tem atendimentos encerrado pelo SUS

14 de ago de 2018 às 08:52 | em: Riachão do Jacuípe

Foto: Ilustração

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) encerrou os atendimentos que eram prestados no Hospital Regional João Campos Riachão do Jacuípe, no nordeste baiano, pela pasta. Um ofício assinado pela titular da Superintendência de Gestão dos Sistemas de Regulação da Atenção à Saúde (Suregs) da Sesab, Ana Paula Andrade, detalha que “em virtude da necessidade de reorganização da rede hospitalar no município e tendo em vista a existência de três unidades de saúde, informamos que a partir de 1° de agosto, a unidade não deverá mais realizar atendimentos e a realização de cirurgias eletivas até então executados e remunerados via Sesab”. Ainda de acordo com o documento, toda demanda de cirurgias eletivas será direcionada para ser executa no hospital, gerido pelo Instituto de Ação Social (ISAS).

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Homem é preso com drogas em bar no município de Riachão do Jacuípe

12 de ago de 2018 às 16:48 | em: Riachão do Jacuípe

Foto: Divulgação

Neste sábado (11), um homem foi flagrado com cocaína em um bar no povoado de Chapada, em Riachão do Jacuípe. Segundo a especializada, Cipe Nordeste, Wellington Almeida de Oliveira foi detido com 16 pinos de cocaína, um aparelho celular e R$ 350,00, A prisão ocorreu durante ronda preventiva realizada pelos policiais militares. Os policiais suspeitaram de indivíduos no interior do bar que Wellington estava e, durante a abordagem, encontram o entorpecente em poder do suspeito. Ele foi levado à Delegacia Territorial (DT) de Riachão do Jacuípe, onde o delegado Paulo José de Oliveira ratificou a prisão.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Política Regional: Deputada Mirela amplia base em Serrinha e recebe apoio do prefeito de Riachão

06 de ago de 2018 às 12:07 | em: Riachão do Jacuípe,Serrinha

Foto: Divulgação

O diretório municipal do partido Podemos em Serrinha fechou questão e vai apoiar a deputada Mirela Mâcedo (PSD) para deputada estadual nas eleições de 2018. A adesão do grupo acontece através da articulação do seu presidente, o fisioterapeuta e suplente de vereador Icaro Tolentino, que obteve em 2016, 623 votos. “Com a adesão dos demais candidatos do partido podemos fortalecer ainda mais o nome de Mirela em Serrinha”, disse o fisioterapeuta. Além de Ícaro, um grupo com 11 candidatos de Serrinha estão apoiando a deputada nas eleições de 2018. Mirela foi vereadora de Lauro de Freitas, vice-prefeita eleita em 2016, e em 2017 assumiu o cargo de deputada estadual. Na região, a candidata a reeleição tem também o apoio do prefeito Zé Filho (PSD) e de mais seis vereadores de Riachão do Jacuípe.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Atletas da seleção de Araci gravam vídeo e convocam torcida para o primeiro jogo da final neste domingo contra Riachão

28 de jul de 2018 às 11:29 | em: Araci,Futebol,Riachão do Jacuípe

Foto: Montagem A Voz do Campo

Os garotos da seleção sub-23 de futebol da cidade de Araci gravaram um vídeo convocando a torcida para comparecer ao Estádio Municipal José Brígido da Silva neste domingo (29), onde acontece o primeiro jogo da final contra a seleção de Riachão do Jacuípe que é uma das seleções favoritas ao título. A cidade de Riachão do Jacuípe se tornou referência no apoio ao futebol e hoje participa do campeonato baiano. No vídeo, os jovens atletas dizem que “agora é a vez da torcida entra em campo com eles” e que mais do que nunca precisam do incentivo dos aracienses. “Queremos o estádio cheio no domingo, esperamos contar com a energia positiva que deve vim da arquibancada,” disse um dos atletas.

Assista o vídeo abaixo

*Colaborou Valmir Barreto

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Contas da ex-prefeita de Riachão do Jacuípe são rejeitadas

26 de jul de 2018 às 08:31 | em: Riachão do Jacuípe

Foto: Ilustração

O Tribunal de Contas dos Municípios, na sessão desta terça-feira (24), rejeitou as contas da ex-prefeita de Riachão de Jacuípe, Tânia Regina Alves de Matos, relativas ao exercício de 2016. Além de não investir o percentual mínimo exigido em educação, a gestora também não deixou recursos suficientes para pagamento de despesas com restos a pagar. O relator do parecer, conselheiro José Alfredo Rocha Dias, determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra a gestora. A ex-prefeita foi multada em R$5 mil pelas irregularidades apuradas durante a análise das contas e, por quatro votos a três, terá que pagar uma outra multa no valor que corresponde a 30% dos seus subsídios anuais, por não ter reduzido a despesa total com pessoal. Também foi determinado o ressarcimento aos cofres municipais do expressivo montante de R$3.184.380,22, com recursos pessoais, diante da não comprovação da correta aplicação do dinheiro público. A relatoria apurou que os recursos deixados em caixa, no montante de R$3.291572,13, não foram suficientes para cobrir despesas com restos a pagar e de exercícios anteriores, o que resultou em um saldo negativo na ordem de R$7.508.175,13. Além de descumprir o disposto no artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal, a irregularidade comprova a existência de desequilíbrio fiscal nas contas públicas. O relatório técnico também apontou irregularidades na abertura de créditos adicionais por excesso de arrecadação, vez que não foi comprovada a existência dos recursos devidos, e o investimento de apenas 22,37% dos recursos de transferências na manutenção e desenvolvimento do ensino municipal, quando o mínimo exigido é 25%. Em relação aos gastos com pessoal, as despesas alcançaram 58,37% da receita corrente líquida do município, extrapolando o limite máximo previsto na LRF, que é 54%. Apesar da irregularidade, por quatro votos a dois, (votos divergentes dos conselheiros Paolo Marconi e Fernando Vita) o pleno do TCM admitiu como aprovável o percentual de gastos de até 60%, em razão da grave crise financeira enfrentada pelos municípios, não aplicando, por esta razão, a pena máxima de rejeição. A relatoria considerou que a gestora, mesmo com todas as dificuldades inerentes à queda de arrecadação, adotou medidas que reduziram consideravelmente os percentuais desses gastos de 64%, para 58,37%. Cabe recurso da decisão.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.