Retirolândia

Homem toma veículo de assalto em Retirolândia e PM recupera após diligência

23 de jun de 2017 às 08:32 | em: Policia,Retirolândia

Foto: Ascom 16° BPM | Montagem A Voz do Campo

Por volta das 10:20h desta quinta-fera (22), na Rua José Amâncio, ocorreu um assalto onde a pessoa de Alef S. C. 23 anos, morador de Conceição do Coité, de posse de um revólver cal.32 de numeração suprimida, tomou o veículo de Marlene C. de A.. Segundo a PM, após o assalto, Alef empreendeu fuga. Logo apos, na estrada da Giboia, o veiculo acionou o mecanismo de bloqueio e o mesmo foi alcançado pela guarnição que o prendeu e conduziu a Delegacia Local, onde foi lavrado o flagrante e encontra-se a disposição da autoridade competente.

Retirolândia: Cipe Nordeste apreende moto com chassis adulterado, placa de Araci e restrição por roubo

07 de mar de 2017 às 07:57 | em: Araci,Policia,Retirolândia
Foto: Ascom Cipe Nordeste

Foto: Ascom Cipe Nordeste

Por volta das 13h20 desta segunda-feira (06), uma guarnição da Cipe Nordeste, ao realizar  ronda na zona rural de Retirolândia, abordou uma moto CG FAN 125 de placa policial NZK 7530, município de Araci, conduzida por Menezes Maicon da Cunha Silva. Foi adulteração no chassis e a placa não combinava com o número do motor. O condutor informou que se tratava de veículo leiloado, contudo, constatou-se  que o número do motor  apresentava restrição de furto e roubo,  referente a moto de placa NTF 9685. Todos foram conduzidos para DP de Retirolândia e apresentados ao IPC Márcio. BO 013 /2017, onde foi lavrado o flagrante. (Ascom Cipe Nordeste).

Retirolândia: Cipe Nordeste prende homens suspeitos de assaltos com drogas e armas

21 de fev de 2017 às 06:53 | em: Policia,Retirolândia
Foto: Ascom Cipe Nordeste

Foto: Ascom Cipe Nordeste

Por voltas das 17h20min desta segunda-feira (20), uma Guarnição da Cipe Nordeste efetuava rondas pelo povoado Laginha, município de Retirolândia, e obteve informações de que indivíduos estavam em uma sala do Colégio Tiradentes, aparentemente abandonada, traficando drogas e praticando diversos assaltos na região. A Cipe se deslocou até o local e avistou três pessoas. Eles eram: Fábio Santos Lima, J. C. F. de O. (menor) e D. C. J. (menor. Foi realizada uma varredura no local, quando encontrou-se em posse do menor J. C.: 01 (um) revólver Cal. 38, marca Taurus, cor preta, 04 (quatro) munições do mesmo calibre e certa porção de uma substância conhecida como maconha. Diante dos fatos mencionados, todos foram conduzimos para lavrar o flagrante na DP de Retirolândia.

Retirolândia: Vereador se envolve em acidente que deixou vereadora eleita e mais 4 mortos em Sergipe

18 de nov de 2016 às 09:59 | em: Acidentes,Retirolândia

acidente_vereador_retiro

O acidente foi colisão frontal entre a caminhonete modelo S10, com placa de Retirolândia (BA), e um táxi modelo Voyage, com placa de Propriá (SE). Ocorrido na tarde de quinta-feira (17), deixou cinco mortos e um ferido na BR-101 entre Maruim e Laranjeiras, na região leste do estado de Sergipe. Segundo informações do site Infonet, todos que morreram estavam no táxi. A S10 era conduzida pelo vereador de Retirolândia. Juberlanio Santana da Silva, o ‘Manchinha’, de 40 anos, foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado consciente e sem fratura aparente ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). O estado de saúde dele é desconhecido. Ainda de acordo com o site Infonet, uma das vítimas fatais é a vereadora eleita pelo município de Capela (SE), Aurea Santos Cruz. A identidade das outras vítimas envolvidas no acidente não foi revelada. A ocorrência foi registrada pela Polícia Rodoviária Federal.

Retirolândia: Após levar tiro em assalto, homem é executado em ambulância na transferencia para Salvador

18 de nov de 2016 às 09:45 | em: Policia,Retirolândia
Foto: Leitor do Notícias de Santaluz

Foto: Leitor do Notícias de Santaluz

Claudio da Silva e Silva, 23 anos, natural da cidade de Lauro de Freitas, foi morto a tiros quando estava sendo socorrido por uma ambulância da Prefeitura Municipal de Retirolândia no início da madrugada desta sexta-feira (18). O veículo foi interceptado pelos suspeitos na BA-120, altura do povoado de Santa Rosa, em Conceição do Coité. Segundo a Polícia Militar, ele ficou ferido após levar um tiro na altura da costela durante uma tentativa de assalto na zona rural de Retirolândia. Ainda de acordo com a PM, Claudio e outro suspeito tentaram roubar um homem identificado como Evaldino Rios, de 53 anos, que também foi atingido com um disparo no braço. A vítima foi socorrida para o hospital de Retirolândia e em seguida transferida para outra unidade de saúde em Feira de Santana. De acordo com testemunhas, o homem passaria por cirurgia para retirada do projétil que ficou alojado no braço, mas afirmou que ele não corria o risco de morrer.

Foto: Leitor do Notícias de Santaluz

Foto: Leitor do Notícias de Santaluz

Depois de serem comunicados sobre o ocorrido, policiais militares de Retirolândia, Valente e Santaluz iniciaram buscas pelos suspeitos, que conseguiram fugir após a tentativa de assalto. Conforme a PM, Claudio foi localizado pouco tempo depois, após dar entrada no Hospital Municipal de Valente, onde foi atendido e em seguida levado para o hospital de Retirolândia. Na unidade de saúde, foi constatada a necessidade de uma nova transferência do jovem. De acordo com a polícia, a ambulância seguia para Salvador quando foi interceptada por homens que se aproximaram em outro veículo na entrada de Conceição do Coité. Os criminosos obrigaram o motorista a parar a ambulância e executaram o jovem. As outras pessoas que estavam no veículo não ficaram feridas. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica foi acionada para remover o corpo. Ainda não há informações sobre a motivação ou autoria do crime. O caso deverá ser investigado pela Polícia Civil. O outro suspeito de participar da tentativa de assalto não foi localizado até a publicação desta reportagem. (Notícias de Santaluz).

 

Casal que saiu do Equador de bicicleta passa pela região do sisal

18 de ago de 2016 às 17:01 | em: Região Sisal,Retirolândia
Foto: Site Retiro Notícias

Foto: Site Retiro Notícias

O casal saiu de Madrid na Espanha onde morava com destino ao Equador em 2010, em meio à crise que afligia a Europa. A viagem de avião ao país sul-americano, tinha como objetivo, a busca de um modo de vida diferente. Moisés Martin de 42 anos era caminhoneiro. Ele disse ao Retiro Notícias que cansou daquela vida, por isso, buscou uma alternativa de vida diferente, para ele e sua esposa, Ana Kulminal de 40 anos, abandonando sua profissão e seu país naquele ano. Ao chegarem no Equador Moisés e Ana iniciaram uma peregrinação por meio de bicicletas Montain bike. Depois de circular por aquele país, os dois peregrinos chegaram à Bolívia e posteriormente ao Brasil. Depois de percorrerem alguns estados desse país, os dois chegaram à Chapada Diamantina na Bahia, onde moraram por cerca de 2 anos e nasceu seu filho que hoje está com 9 meses e acompanha o casal aonde quer que vá. Além do trio, uma sobrinha do casal de nome África Prieto de 17, os acompanhava na sua passagem pelo município de Retirolândia na região do sisal, nesta quarta-feira, 17. África está de férias de 3 meses em seu país, a Espanha. Ela conseguiu localizar seus tios aqui no Brasil e desde que chegou, vive, assim como seus tios, uma vida de peregrinação sobre uma bicicleta. Perguntado como tiram o sustento para suas vidas em um país estrangeiro, Moisés informou que tem uma casa alugada em Madrid, o que garante seu sustento e estadia sob (debaixo) uma barraca de lona aonde quer que chegue com sua família. Nesta terça-feira, 17, o casal que se intitula bicinomade esteve em Retirolândia, acompanhado de uma cadela de rua que adotou, como de costume, armaram sua barraca no povoado de Lagoa do Canto e pretendem chegar ao estado de Sergipe. Moisés criou uma página no Facebook para contar sua história de vida. Para ele, que tem como destino a cidade de Aracaju nos próximos dias, a sua parada definitiva será quando morrer.(Retiro Notícias).

Araci, Cansanção e Retirolândia ainda não informaram dados sobre vacinação de H1N1, diz Sesab

29 de abr de 2016 às 14:26 | em: Araci,Bahia,Região Sisal,Retirolândia
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Até a manhã desta sexta-feira (29) as cidades de Araci, Cansanção e Retirolândia, localizadas na região sisaleira, não tinham registrado no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) sequer uma dose aplicada da vacina contra o vírus da Influenza A (H1N1). Segundo a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), a ausência dos registros faz parecer que nenhuma dose da vacina foi aplicada nesses municípios. Conforme a Sesab, a devida notificação é necessária para que o Ministério da Saúde identifique a necessidade do envio de novos lotes da vacina contra o vírus. A Sesab diz que até quarta-feira (27) já havia distribuído 1,6 milhão de doses da vacina contra a influenza, o que corresponde a cerca de 50% do público-alvo da campanha, que são 3.269.328 pessoas. O público-alvo da rede pública são idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores da saúde (público e privada), mulheres grávidas e puérperas – até 45 dias após o parto, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, bem como jovens e adolescentes com idades entre 12 e 21 anos, que estão sob medidas socioeducativas.(Noticias de Santaluz)

Prefeito de Retirolândia sai do PSD e se filia ao DEM após desavenças com Alex da Piatã

15 de mar de 2016 às 23:36 | em: Retirolândia
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O prefeito de Retirolândia, André Martins, oficializou nesta segunda-feira (14) sua filiação ao Democratas. A entrada do gestor no partido foi acertada em encontro com o prefeito ACM Neto. O ingresso se deu após sua saída do PSD, comandado na Bahia pelo senador Otto Alencar, por onde foi eleito prefeito em 2012. Segundo Martins, sua desfiliação foi motivada por desavenças geradas após a filiação do deputado estadual Alex da Piatã. De acordo com o Bahia Notícias, o parlamentar, que assumiu a liderança do partido na região, estaria fazendo oposição ao grupo político do prefeito. Martins vai disputar a reeleição pelo DEM.

Acidente entre micro-ônibus e moto deixa duas pessoas feridas em Coité

02 de mar de 2016 às 09:30 | em: Conceição do Coité,Retirolândia,Santaluz
274920743924

Foto: Leitor

Um acidente envolvendo um micro-ônibus que transportava estudantes de Santaluz para a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e uma moto deixou duas pessoas feridas, na noite desta terça-feira (1), por volta das 19h40, na BA-120, entre as cidades de Retirolândia e Conceição do Coité, no trecho próximo ao povoado de Santa Rosa. Segundo informações de policiais da 4ª Companhia da Polícia Militar, após realizar uma ultrapassagem mal sucedida, a moto Honda Biz, que seguia em direção a Retirolândia, bateu na lateral do micro-ônibus, que seguia no sentido contrário. Ainda segundo a PM, as duas vítimas que estavam na moto, Larissa Oliveira Almeida Costa, de 19 anos, e uma adolescente de 17 anos, ambas residentes em Retirolândia, ficaram feridas e foram levadas conscientes por uma equipe da Brigada Voluntária Anjos da Vida ao Hospital Português, em Conceição do Coité. A adolescente teve fraturas no fêmur e no punho e deverá ser transferida para outra unidade em Feira de Santana ou Salvador. Juliana teve ferimentos leves e até a publicação da reportagem permanecia internada em observação, segundo informou a Brigada. Procurado, o setor responsável pelo transporte público em Santaluz informou que enviou representantes ao local logo após o acidente e que o motorista do micro-ônibus permaneceu aguardando os policiais chegarem para dar esclarecimentos. Ainda de acordo com a pasta, outro veículo foi providenciado para trazer os estudantes de volta à Santaluz. As informações são do site Notícias de Santaluz.

Prefeito de Retirolândia denuncia falta de larvicida para combater Aedes: ‘usamos piabas’

14 de fev de 2016 às 11:27 | em: Retirolândia
12733992_946691662094983_194285525817568922_n

Foto: Reprodução//Facebook

O prefeito de Retirolândia, André Martins, denunciou em sua página no Facebook nesta quinta-feira (11) a falta de produto para o combate de larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor do zika vírus, da febre chikungunya e dengue na cidade. Segundo o gestor do município, mesmo com o surto da tríplice epidemia na região, a cidade está há mais de 60 dias sem receber o larvicida, por causa do que ele classificou como “descaso e irresponsabilidade” dos governos federal e estadual. “Assim, temos 23 agentes de saúde visitando as casas sem o produto para combater o mosquito. Semana passada entregaram 2 Kg, 20 pacotinhos deste: não pudemos nem dar 1 a cada agente de saúde. Cada pacotinho desses dá para visitar 7 ou 8 residências. Depois de mais de 60 dias o produto que chegou não durou nem 1 dia!”, desabafou na postagem. Com a falta do produto, a prefeitura recorreu a uma medida drástica para tentar minimizar os efeitos da ausência do larvicida. “Neste período de falta recorremos as piabas, isso mesmo: funcionários pescavam piabas e as soltavam nas cisternas infectadas!”, ressaltou. Ainda de acordo com o prefeito, não há previsão para chegada de novas remessas do produto no município. Leia a denuncia feita pelo gestor municipal (aqui).

Homem é preso suspeito de vários roubos em Araci, Teofilândia, Coité, Retirolândia e Valente

IMG-20150410-WA0013

Foto: Divulgação/WhatsApp

Um homem suspeito de praticar vários roubos em Araci, Conceição do Coité, Valente, Retirolândia e Teofilândia foi preso. Segundo o Delegado Getúlio Paranhos Júnior, o indivíduo Misael Silva dos Santos, conhecido como Misael de Santa Rosa é suspeito de praticar roubos nesta região. Ele está detido na delegacia de Conceição do Coité.

Homem natural de Teofilândia morre em acidente de moto na BA-120 em Retirolândia

27 de fev de 2015 às 07:21 | em: Retirolândia,Teofilândia

4Um grave acidente na noite desta quinta-feira (26), por volta das 21h35, na BA 120 no trecho que liga Retirolândia a Conceição do Coité, vitimou Dilson Silva Paixão, de 36 anos, natural da cidade de Teofilândia.

De acordo com as informações, Dilson pilotava uma moto Honda Titan vermelha de placa JLB 5447 com licença de Teofilândia-Ba, quando veio a colidir na lateral de uma carreta que transportava container.

Segundo o Retiro Notícias, o motorista da carreta, Edinaelson Alves Lima, relatou para a policia, que o motociclista trafegava em sentido contrário e fez uma conversão que se chocou na lateral da carreta. O motorista disse ainda que tentou evitar o acidente jogando a carreta para o lado oposto da rodovia mas, sem êxito. A versão do motorista foi questionada por alguns que estiveram no local do acidente.

O corpo foi encaminhado para o DPT (Departamento de Polícia Técnica) em Feira de Santana, onde deverá ser periciado e liberado para o sepultamento.

Homem realiza voo com avião de fabricação caseira entre Valente e Retirolândia

09 de fev de 2015 às 11:37 | em: Retirolândia,Valente

avião-caseiroWagner Antonio Ribeiro de Oliveira, conhecido popularmente como Wagner de Luzinho, conseguiu surpreender a população de Retirolândia e Valente neste final de semana. Depois de ter gerado uma grande expectativa, desde a aquisição do avião, ele conseguiu levantar voo e sobrevoar os municípios, que pela via terrestre tem a distância de 11 km.

Trata-se de um avião de fabricação caseira de modelo Girocóptero AC 4 Turbo, fabricado na cidade de Juquitiba-SP. Wagner relatou que comprou o girocóptero de um senhor da cidade de Várzea da Roça-Ba. Ainda segundo relatos do “novo Santos Dumont”, o girocóptero estava parado há cerca de 8 anos quando ele o adquiriu e, precisava ser reformado, o próprio Wagner, com ajuda de um amigo da cidade de Valente, conseguiram fazer com que a aeronave voltasse a funcionar novamente.

Antes de realizar o primeiro voo, Wagner levou o modelo para uma revisão no próprio fabricante e tomou aulas de voo na cidade de São Paulo.

O voo partiu do Aeroporto Municipal de Valente em direção a Retirolândia onde fez manobras, acenou para as pessoas que lhe aguardava ansiosas e soltou panfletos com a seguinte frase: “tudo posso naquele que me fortalece. DEUS”.

De acordo com o advogado, Dr. Tiago, que é admirador de aeronaves, o retirolandense Wagner entra para um seleto rol da aviação baiana. ‘Poucos são os baianos que já decolaram em um girocóptero e talvez não hajam 20 baianos que saibam manusear esse tipo de equipamento,’ disse o advogado.

Depois do feito, Wagner de Luzinho, ganhou um ‘novo’ nome, Wagner Dumont de Andrade.(Informações e foto: Retiro Notícias)

Formato estranho de árvore natalina vira alvo de piadas em Retirolândia

15 de dez de 2014 às 10:24 | em: Retirolândia

140A Prefeitura de Retirolândia montou uma árvore de natalina na Praça Deraldino Ramos de Oliveira (Praça da  Zebrinha), mas logo chamou a atenção das pessoas e foi bastante comentada nas redes sociais, não pela sua beleza e simbologia mas pelo formato estranho.

De acordo com o site local Retiro  Notícias, a imagem da “árvore”, circulou no WhatsApp, e no Facebook, porém, sendo comparada a objetos que não representam o espirito natalino a exemplo de uma camisinha gigante. Outros detalhes tem incomodado alguns populares, o fato de os personagens principais do presépio montado em frente a Igreja Matriz serem as renas, contrariando a tradição que normalmente é representada pelas imagens de Maria, José a manjedoura e o menino Jesus. Outra minúcia é que, normalmente as cores do natal são verde, vermelho e amarelo, em Retirolândia as cores predominantes nos enfeites natalinos é o azul.

A Prefeitura Municipal, depois das criticas dos internautas, tentou reparar a imagem da “árvore”, contudo, não conseguiu agradar a população que segue com as críticas e as chacotas.(Foto: Retiro Notícias)

Colisão entre motos deixa um morto na zona rural de Retirolândia

24 de nov de 2014 às 23:04 | em: Retirolândia

150Uma colisão envolvendo duas motocicletas deixou um homem morto na noite deste domingo (23) na zona rural de Retirolândia.

De acordo com a Polícia Militar, o acidente aconteceu quando a vítima voltava de uma festa e colidiu de frente com uma moto. O acidente aconteceu na região da Coreia, por volta das 22h. Samuel Alves da Mota, de 39 anos, morreu antes mesmo de chegar no hospital do munícipio.

Na outra motocicleta estava João Silva dos Santos, de 18 anos. Ele teve apenas ferimentos leves, mas, por medida de precaução, foi encaminhado para o Hospital Geral Cleriston Andrade (HGCA) de Feira de Santana.

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Serrinha foi acionado para fazer a remoção do corpo da vítima. Ainda conforme a polícia, a vítima não usava capacete. As informações e foto são do site Retiro Noticias.