Nova Soure

Eleições de Nova Soure motivam ação sobre Lei da Ficha Limpa; confira a decisão do STF

05 de out de 2017 às 10:03 | em: Nova Soure,Política

Foto: Ilustração

O Supremo Tribunal Federal decidiu nesta quarta-feira (4), por 6 votos a 5, que a Lei da Ficha Limpa pode ser aplicada para casos anteriores à aprovação da legislação, em 2010. Os ministros Dias Toffoli, Rosa Weber, Cármen Lúcia, Luís Roberto Barroso, Edson Fachin e Luiz Fux votaram pela validade da lei para condenações que aconteceram antes de 2010. Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes e Marco Aurélio Mello se posicionaram contra esse entendimento. A lei anterior que tratava sobre o assunto estipulava um prazo de inelegibilidade de apenas três anos para os candidatos condenados por abuso de poder, com trânsito em julgado. A Lei da Ficha Limpa aumenta esse prazo para oito anos. Na prática, a decisão do plenário do STF desta quarta impede que candidatos condenados em 2010 participem da eleição de 2018. A discussão foi motivada por um recurso de um candidato a vereador de Nova Soure, no interior da Bahia. Ele foi condenado em 2004 e cumpriu o prazo de três anos de inelegibilidade então em vigor. No entanto, ao tentar uma vaga no Legislativo municipal em 2012, ele teve sua candidatura negada sob o argumento de que a nova Lei da Ficha Limpa, sancionada em 2010, fixa oito anos de inelegibilidade.

Eleições de Nova Soure motivam ação sobre Lei da Ficha Limpa no STF; decisão valerá para o Brasil

29 de set de 2017 às 10:12 | em: Nova Soure

Foto: Ilustração

Cinco ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votaram hoje (28) favoravelmente pela inelegibilidade por oito anos dos condenados pela Lei da Ficha Limpa antes da publicação da lei, em junho de 2010. Os ministros entendem que é no momento da candidatura que se verifica os critérios da elegibilidade do postulante a candidato. Portanto, prevalece a noção de que qualquer condenação por abuso político e econômico, mesmo que anterior à lei, pode servir como critério de inelegibilidade. Na prática, a decisão impede que quem tenha sido condenado antes de junho de 2010 a se candidatar nas eleições do ano que vem, oito anos depois. Antes da Lei da Ficha Limpa, a regra de inelegibilidade em casos de abuso de poder era de três anos. O julgamento foi suspenso e, segundo a presidente Cármen Lúcia, deve ser retomado na semana que vem.

Nova Soure

O processo, que tem repercussão geral, e cuja tese se aplicará a centenas de casos que se acumulam na Justiça Eleitoral, foi motivado pelo recurso do vereador Dilermando Soares, de Nova Soure, na Bahia, que foi condenado por abuso de poder econômico e compra de votos em 2004, quando ficou inelegível por três anos, conforme a regra vigente à época. Após a Ficha Limpa, entretanto, ele teve seu registro negado nas eleições de 2012.

Sowitec aposta em projetos na Bahia; Complexo Eólico Tucano está entre eles

27 de set de 2017 às 08:44 | em: Araci,Biritinga,Nova Soure,Teofilândia,Tucano

Foto: Ilustração

A alemã Sowitec – uma das mais importantes desenvolvedoras de projetos eólicos do  mundo  – vem forte para os leilões de energia nova  que ocorrem em dezembro. A companhia participará dos certames com cinco projetos, sendo quatro deles na Bahia e um  outro em Sergipe, totalizando 1.400 MW e investimentos que podem alcançar R$ 7 bilhões. Na Bahia, foram cadastrados, na área eólica, a terceira fase do Ventos da Bahia, em Bonito, com 281 MW, o Zeus Norte (30 MW), em Campo Formoso, e o Tucano (500 MW), que fica na região de Araci e Serrinha. Há ainda um megaprojeto de energia solar, a Central Fotovoltaica Rio Sol, na zona rural de  Glória e Rodelas, com capacidade inicial de 600 MW,  mas que pode chegar a 1 GW – o que pode vir a ser o maior projeto do setor na América Latina. “A Bahia é o eldorado da energia limpa no Brasil”, diz o engenheiro suíço Thomas Schulthess, que comanda as operações do grupo no país.

Governo garante leilão para fonte eólica em 2017

O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Eduardo Azevedo, garantiu que o setor eólico terá um leilão de reserva neste ano de 2017. “É uma decisão tomada. O presidente da República e o ministro estão comprometidos para fazer isso acontecer”, disse o representante do governo durante evento em São Paulo.

Escritório baiano é referência mundial

Para o CEO da Sowitec, Thomas Schulthess, a realização dos leilões de energia veio em  boa hora. A ausência de certames  em 2016 inibiu o setor e foi um duro golpe para a empresa. “Sofremos bastante com o cancelamento do leilão de dezembro. Demitimos 30% do nosso quadro de funcionários, mas acreditamos que o pior já passou, e os negócios agora vão voltar à normalidade”, diz Schulthess. A Sowitec emprega hoje 50 pessoas na Bahia. Apenas dois são estrangeiros. “Temos mais gente   aqui do que em nossa sede na Alemanha”, conta o executivo. “O escritório de Salvador é hoje um polo de competência de engenharia do grupo. Daqui são desenvolvidos projetos não apenas para o Brasil mas também para  México, Argentina e Colômbia”, afirma. Ele diz que a Sowitec está de olho em  duas  outras oportunidades na Bahia:  um projeto de complexo solar para atender ao  agronegócio do   oeste baiano e a implantação de um projeto híbrido em Camaçari: uma térmica a gás natural, uma planta de energia solar, combinados com a produção de hidrogênio. Os investimentos podem passar de R$ 5 bilhões.

Leia mais:

Especialista Araciense é palestrante no maior evento de Energia Eólica do Brasil

Parque Eólico Tucano poderá gerar até 460 empregos diretos na região do Sisal durante 2 anos

Parque Eólico Tucano promete trazer bilhões em investimento à região do sisal; entenda

O potencial eólico da região do Sisal existe! Entenda

Policia Militar recupera caminhão roubado logo após assalto em Nova Soure

19 de set de 2017 às 08:24 | em: Nova Soure

Foto: Divulgação | PM

Por volta das 04:00hs de sexta-feira (15) Policiais Militares em Nova Soure foram informados que estava em andamento um assalto num posto de combustíveis da cidade. Segundo a PM, imediatamente os militares se dirigiram até o local, onde ficaram sabendo que os criminosos teriam fugido a bordo de uma caminhão pela BA 084, sentido Biritinga, levando com eles o motorista e o ajudante.  Foram iniciadas as buscas, e já às margens da rodovia, os policiais encontraram as referidas vítimas, identificados como: Ademir de Santana Evangelista (motorista), e Justino da Cruz Soares (ajudante).  Na sequência, cerca de quatro quilômetros após, no entroncamento do povoado Raso, foi encontrado o caminhão, um Mercedes Bens Atron  com licença de Feira de Santana, com sinais de arrombamento, porém a carga estava intacta. Ainda segundo as vítimas, cerca de dois criminosos cometeram o assalto, subtraindo dos mesmos três aparelhos celulares, e uma quantia em dinheiro não revelada.  As vítimas e o veículo recuperado foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil de Nova Soure.

Araci, Tucano, Santaluz e em mais 170 municípios é decretada situação de emergência

Foto: Ilustração

Cento e setenta e três municípios baianos tiveram situação de emergência reconhecida devido à falta de chuvas no estado. O decreto de reconhecimento vale por 180 dias e será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta quinta-feira (14). O governo levou em consideração os baixos índices pluviométricos (de chuva) registrados nos últimos anos, que afetam quase a totalidade do estado. Com a escassez das chuvas, o fornecimento de água potável tem sido comprometido e provocado graves prejuízos às atividades produtivas, principalmente na agricultura e pecuária.  Conforme o decreto, que passou pela análise da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), todos os órgãos estaduais devem participar de ações com o objetivo de buscar soluções para restabelecer a normalidade e preservar o bem-estar da população.

Confira algumas cidades da lista

Araci, Biritinga, Boa Nova, Bom Jesus da Lapa, Caldeirão Grande, Cansanção, Capim Grosso, Casa Nova, Cícero Dantas, Cipó, Conceição do Coité, Euclides da Cunha, Fátima, Feira de Santana, Ipirá, Irecê, Itaberaba, Jacobina, Jeremoabo, Juazeiro, Lamarão, Morro do Chapéu, Nova Fátima, Nova Soure, Ourolândia, Palmeiras, Pindobaçu, Presidente Dutra, Quijingue, Retirolândia, Santa Bárbara, Santaluz, São José do Jacuípe, Senhor do Bonfim, Sento Sé, Sobradinho, Tucano, Valente, Xique-Xique.

Polícia Militar recupera máquina enchedeira roubada em Tucano; ela foi encontrada em Teofilândia

21 de ago de 2017 às 15:59 | em: Araci,Cipó,Nova Soure,Teofilândia,Tucano

Foto: Reprodução

Por volta das 19:20hs de sábado, 19, um crime mobilizou todo o policiamento de Tucano-BA e região. Na ocasião, foi furtado um trator do tipo Enchedeira Cartepillar do interior de uma área de propriedade da Companhia de Ferro Ligas da Bahia (FERBASA). Após serem acionados pelo vigilante do local, policiais de toda região se mobilizaram na captura do referido maquinário, já que os criminosos teriam fugido sentido a estrada da Cajuba, que poderia dar acesso aos municípios de : Cipó, Nova Soure e Araci. Policiais militares da 21ª CIPM, dos municípios de Cipó e Nova Soure, iniciaram as buscas, tendo como referência um rastro deixado pelo maquinário furtado, até que chegaram a uma propriedade rural situada no povoado Setor, em Teofilândia, onde encontraram a enchedeira. Foram realizadas buscas na região, porém nenhum suspeito foi preso. Quanto ao maquinário, foi conduzido para o povoado Cauanga em Cipó, onde foi devolvido aos responsáveis pela mineradora, sendo os mesmos orientados a registrar a ocorrência na Delegacia de Polícia Civil de Tucano, onde ocorreu o crime. (Pombal Alerta).

Teofilândia, Santaluz, Euclides, Queimadas, Nova Soure e Tucano são notificadas pelo TCM por acúmulo de cargos públicos

Foto: Ilustração

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia vai apurar indícios de acumulação ilícita de cargo, emprego ou função pública e o excedimento do teto de remuneração por servidores em todos os  municípios baianos. Levantamento preliminar indica a necessidade de apuração sobre a situação funcional de 30 mil servidores em 585 órgãos da administração pública direta e indireta de 363 municípios do estado. Edital publicado na edição de sexta-feira (11)  no Diário Oficial Eletrônico do TCM, estabelece prazo de 60 dias para que as prefeituras e câmaras municipais procedam a apuração de cada indício, adotem providências corretivas, e informem o Tribunal sobre elas, com a correspondente documentação comprobatória, através do Sistema Integrado de Gestão e Auditoria – SIGA, do próprio TCM. Inicialmente, foram identificados cerca de 30 mil casos de situações funcionais que, em tese, infringem uma ou mais normas legais, e que devem ser investigadas para que sejam corrigidas. O TCM optou por dar ciência prévia aos gestores municipais responsáveis, de modo a agilizar a adoção de medidas corretivas. Estão arrolados no documento as seguintes entidades públicas:

Prefeitura Municipal de Tucano
Câmara Municipal de Tucano
Prefeitura Municipal de Euclides da Cunha
Câmara Municipal de Quijingue
Prefeitura Municipal de Quijingue
Prefeitura Municipal de Nova Soure
Prefeitura Municipal de Teofilândia
Câmara Municipal de Teofilândia
Prefeitura Municipal de Santaluz
Prefeitura Municipal de Conceição do Coité
Câmara Municipal de Conceição do Coité

Confira outras cidades notificadas: Documento TCM Bahia

Menores são apreendidos com mudas de maconha em Nova Soure

24 de jun de 2017 às 09:06 | em: Nova Soure,Policia

Foto: Ascom PM Nova Soure

Por volta das 09:40hs de sexta-feira (23) Policiais Militares de Nova Soure apreenderam 02 jovens pelo crime de tráfico de drogas. Segundo a PM, a dupla se encontrava no bairro da Urbis quando foram encontrados sob a posse de 10 mudas da erva Cannabis Sativa (Maconha). Na ocasião os menores de iniciais L da S.B (idade não revelada), e J.W.J.C, 15 anos, foram conduzidos para a Delegacia local, juntamente com o material apreendido, sendo apresentados ao agente plantonista, ficando custodiado à disposição da justiça.

Parque Eólico Tucano promete trazer bilhões em investimento à região do sisal; entenda

16 de jun de 2017 às 19:20 | em: Araci,Biritinga,Nova Soure,Teofilândia,Tucano

Foto: Folder da Sowitec | Características do Parque Eólico Tucano

Conforme publicação no Diário Oficial do Estado da Bahia, portaria Nº 5831 de 12 de setembro de 2013, o Parque Eólico Tucano terá uma capacidade de geração de energia de 660 MW. A empresa responsável pelo projeto é a multinacional SOWITEC. Eles estabeleceram presença na Alemanha, França, Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Peru, Colômbia, Casaquistão, Rússia e México. Nas cidades de Tucano, Araci, Nova Soure, Biritinga, Sátiro Dias e Teofilândia, a proposta é  instalar 220 turbinas eólicas de 3.0 MW cada. Segundo o fabricante de torres eólicas Wobben, o valor médio em investimento para usinas é de R$4.2 milhões por MW instalado. Este valor inclui o aerogerador, infra-estrutura civil e elétrica, tudo isso dependendo das características de cada empreendimento.

Foto: Ilustração

Ou seja, cada torre eólica a ser implantada no Parque Eólico Tucano terá um custo médio de R$ 12.6 milhões. A implantação de 220 torres poderá custar R$ 924 milhões. São quase 1 bilhão reais.  Tendo em vista o volume do investimento e que o desenvolvimento do projeto na região do sisal encontra-se em estágio avançado, o site A Voz do Campo entrou em contato com a SOWITEC e obteve informações detalhadas e importantes sobre este projeto. Portanto, de maneira sequenciada, neste mês de Junho de 2017 serão publicadas matérias sobre o tema.

Próxima matéria: Quantos empregos o projeto pode gerar na região do sisal?

Homem é preso em flagrante por receptação de moto roubada em Nova Soure

26 de maio de 2017 às 08:46 | em: Nova Soure,Policia

Foto: Ascom Cipe Nordeste

Por volta das 15h30 desta quita-feira (25), uma Guarnição da Cipe Nordesde, quando realizava rondas e abordagens no povoado Raso, município de Nova  Soure,  ao consultar os dados da motocicleta Honda XRE, vermelha de placa policial NZU 2368, percebeu-se divergências no número do chassi do motor. Segundo a especializada, constatado que havia restrição de furto e roubo para a motocicleta, foi dada voz de prisão em desfavor de Jorge Evandro da C. S., vulgo Jorge Sabiá. Ele foi conduzido e apresentado juntamente com a referida moto na delegacia de Nova Soure para adoção das medidas legais.

Assaltantes saqueiam ônibus que levava estudantes na cidade de Nova Soure

17 de maio de 2017 às 11:20 | em: Nova Soure,Policia

Foto: Ilustração

Na noite da última segunda-feira, 15, criminosos assaltaram um ônibus que transitava pela zona rural de Nova Soure. O fato ocorreu dentro de um ônibus escolar nas proximidades Tiosque, comunidade local. De acordo com o estudante identificado pelas iniciais U.S.C, no momento em que o veículo deixava a localidade de Tiosque, sentido a BA 084, rumo ao povoado Raso, cerca de três criminosos passaram a efetuar disparos de arma de fogo na lateral do ônibus, o que obrigou o motorista a parar. Na sequência, o trio deu início ao assalto, sendo que todos utilizando máscaras de palhaço e portando arma de fogo. Um dos assaltantes ficou na porta do veículo, enquanto os outros dois passaram com a sacola, subtraindo todos os aparelhos celulares dos estudantes. Após o crime, o trio fugiu para um destino ignorado. A Policia Militar realizou diligências, mas segundo o site Pombal Alerta. até o momento do fechamento desta matéria, nenhum suspeito teria sido preso. Informações do Calila Notícias.

Nova Soure: Motoqueiro é detém pela Cipe Nordeste após “empinar” e fazer manobras perigosas

05 de abr de 2017 às 09:46 | em: Nova Soure,Policia

Foto: Ascom Cipe Nordeste

Por volta das 11h50, uma Guarnição da Cipe Nordeste fazia ronda pela região periférica de Nova Soure e avistou V. G. dos S. N, 16 anos, conduzindo perigosamente – “empinando” uma moto Honda Fan 125 preta de placa  NZG – 1566. Ao visualizar a viatura, o jovem tentou evadir do local, realizando manobras bruscas, mas fora alcançado após acompanhamento cauteloso. Ele foi apresentado  na delegacia de Polícia local, onde foram tomadas as devidas medidas legais. (Ascom Cipe Nordeste).

Nova Soure: Homem foge da Cipe Nordeste; na troca tiros ele é baleado e preso

22 de fev de 2017 às 10:26 | em: Nova Soure,Policia
Foto: Ascom Cipe Nordeste

Foto: Ascom Cipe Nordeste

Por volta das 13h00min desta terça-feira (21), uma guarnição da Cipe Nordeste efetuava rondas pelo Bairro Bom Jesus, município de Nova Soure, e percebeu uma pessoa transitando em atitude suspeita. Ao se aproximar, de imediato o indivíduo evadiu, transpondo os muros das residências. Rapidamente foi feito um cerco para detê-lo com apoio de guarnições locais. Minutos após,  ele foi alcançado e efetuou disparos  contra os policiais militares. A Cipe Nordeste reagiu e ele foi alvejado. Imediatamente o suspeito foi conduzido para o hospital de Nova Soure, tendo sido identificado como José Bispo dos Santos.  O Major Welligton, da Cipe Nordeste, informou ao site A Voz do Campo que na delegacia foram apresentados ao Delegado Thiago Alves Cunha os seguintes objetos: 01 revólver Cal. 22, Nº 417857, 07 munições, sendo quatro deflagradas e três intactas; 01 pistola Cal. 22, sem numeração, 04 munições intactas, 01 celular Sansung e R$ 9.0.