Monte Santo

Monte Santo: Wesley Safadão é uma das atrações da Festa de Todos os Santos

06 de out de 2019 às 10:22 | em: Monte Santo

Foto: Reprodução

Com mais de 200 anos de tradição, a Romaria é marcada por uma caminhada de quatro quilômetros, onde os romeiros sobem o monte em direção ao Santuário Santa Cruz. O Prefeito Vando anunciou na manhã desta quarta-feira (02, em suas redes sociais, a programação completa da Festa da tradicional Festa de Todos os Santos 2019 em Monte Santo, que contará como atração principal um dos maiores cantores de forró do Brasil, Wesley Safadão.O Prefeito Vando também confirmou o Padre Antônio Maria para atender a programação religiosa. Para completar a grade oficial de atrações, a banda de pagode Guig Guetto, Os Cantores Acácio, Lenno e Marcos Nunes completam a programação oficial da Festa. A Romaria durante os festejos de Todos os Santos começou nos anos de 1775, com o frei Capuchinho Apolônio de Toddi.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Cipe Nordeste apreende 300 kg de maconha pronta para venda em fazenda na zona rural de Monte Santo

26 de set de 2019 às 21:31 | em: Monte Santo

Foto: Divulgação/PM

Por volta das 05h30min desta quinta-feira (26), guarnições da Cipe Nordeste tomou conhecimento, através de denuncia anônima de plantio de “maconha” na localidade conhecida como Fazenda Pilar, zona rural de Monte Santo. Os policiais militares constataram a veracidade das informações, tendo sido encontrada uma fazenda totalmente irrigada, destinada ao plantio de maconha.

Foto: Divulgação/PM

No local da plantação, havia cerca de 300 kg de maconha em pronta para consumo, já ensacada, além de uma casa construída, utilizada pelos traficantes, vários acampamentos adubos, fertilizantes, objetos pessoais, mangueiras e uma bomba d’água, utilizada na irrigação que fora apreendida. O pessoal responsável pelo cultivo, que ao perceber a aproximação da viatura evadiu do local. Foi feita a incineração de do material ilícito encontrado. Todo fato será registrado na Delegacia de Monte Santo.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Iphan assina contrato para reforma de igreja centenária atingida por incêndio em Monte Santo

12 de set de 2019 às 18:33 | em: Monte Santo

Foto: Leitor A Voz do Campo

Prestes a completar cinco meses de interdição após o incêndio em abril deste ano, a Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, em Monte Santo, passará por intervenções nos próximos meses. Isso porque, a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) na Bahia, assinou, nesta quarta-feira, 11, o contrato com a empresa responsável por executar as obras emergenciais.  A empresa vencedora é a RC Restauração e Construção Eireli – ME, contratada sob o Regime de Empreitada por Preço Global. O valor do contrato é de R$ 740.690,66 (setecentos e quarenta mil, seiscentos e noventa reais e sessenta e seis centavos) e o prazo para a execução da obra é de 180 dias corridos, contados a partir da assinatura da Ordem de Serviço. Em maio deste ano, a presidente nacional do Iphan, Kátia Bogéa, havia autorizado o lançamento do edital para a escolha da empresa após uma reunião com o deputado federal Elmar Nascimento (DEM); o prefeito de Monte Santo, Vando (PSC), e o deputado estadual Laerte do Vando (PSC).  “O turismo religioso atrai para a Bahia cerca de 5 milhões de visitantes anualmente, segundo a Secretaria de Turismo do Estado (Setur). Precisamos preservar os templos que fazem parte das rotas turísticas. A Igreja Matriz de Monte Santo é um patrimônio religioso que precisa do apoio de todos”, pontuou o deputado Laerte do Vando. Era na Igreja Matriz que romeiros dos quatro cantos do país se reuniam para assistir à missa de abertura da tradicional Festa de Todos os Santos, principal evento religioso da cidade, que acontece no dia 31 de outubro. Estima-se que 100 mil pessoas passam pela cidade no dia da celebração. Em agosto, a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) recebeu a exposição fotográfica # Chamas da Solidariedade, proposta pelo deputado estadual Laerte com o intuito de divulgar a campanha em prol da reconstrução da igreja.  Construída em 1927, o templo ficou comprometido após um incêndio destruir a cobertura, a parte interna e peças sacras no Sábado de Aleluia, 20 de abril. De acordo com os técnicos da secretaria de Infraestrutura municipal, “a ausência de divisórias entre as paredes comprometidas pode provocar o desabamento caso ocorra esforços sobre a estrutura que restou”.  Apesar de não fazer parte dos bens móveis inventariados pelo Iphan, o templo está localizado no entorno do Santuário da Santa Cruz, tombado órgão como Conjunto Arquitetônico, Urbanístico, Natural e Paisagístico de Monte Santo desde 1983.

Relembre

Licitação para reconstrução da Igreja de Monte Santo que foi incendiada será publicada pelo governo, diz deputado

Monte Santo: Após incêndio, campanha tenta reerguer igreja histórica

Fotos históricas e recentes revelam a beleza a Igreja de Monte Santo antes do incêndio

Imagens mostram a dimensão do trágico incêndio na Igreja de Monte Santo

Incêndio atinge centenária Igreja Matriz da cidade de Monte Santo

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Em operação histórica, três toneladas de maconha erradicadas em Monte Santo

12 de set de 2019 às 18:30 | em: Monte Santo

Foto: Divulgação: SSP

Guarnições da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Nordeste e do 5ª Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Euclides da Cunha erradicaram cerca de três toneladas de maconha, na última quarta-feira (11), na zona rural de Monte Santo.

Foto: Divulgação: SSP

Durante atividades de rondas, as equipes foram informadas sobre um plantio de maconha na localidade conhecida como Poço do Boi. Ao chegarem no local, os policiais encontraram cerca de três mil quilos da droga, prontos para consumo.

Foto: Divulgação: SSP

“Além de uma parte dos materiais ilícitos, que estavam embalados, as equipes também localizaram 50 mil pés de maconha, fertilizantes, adubos e uma casa utilizada por traficantes, que conseguiram fugir com a nossa chegada”, explicou o comandante da Cipe Nordeste, major PM Wellington Morais.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

PGR indicado por Bolsonaro é de família euclidense que tem raízes políticas na Esquerda

09 de set de 2019 às 10:53 | em: Brasil,Canudos,Euclides da Cunha,Monte Santo

Foto: Roberto Jayme / TSE

Indicado na última quinta-feira (05) pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) para o comando da Procuradoria-Geral da República, o subprocurador Augusto Aras, é de família de Euclides da Cunha, com raízes em Monte Santo e Canudos, interior da Bahia (ver aqui). Ele tem recebido críticas de aliados e eleitores do presidente por supostamente ter vínculo com partidos de esquerda. A conjectura surge porque seu pai, o advogado Roque Aras, 87, é ex-deputado federal pelo MDB da Bahia (1979 a 1982), bem como também foi filiado ao PT, partido pelo qual disputou, sem sucesso, o Senado, em 1986, e a Prefeitura de Feira de Santana, em 1988. O avô de Augusto, José Aras, é um conhecido Conselheirista da Bahia. O termo em questão define os estudioso e simpatizante do tema “Guerra de Canudos” e “Antônio Conselheiro”. O assunto é comumente associado à esquerda do Brasil, uma vez que a comunidade de Canudos foi tida como um contexto político-cultural de insurgência contra recém criada República do Brasil e aos grandes latifundiários da região. Em entrevista à reportagem da Folhapress, Roque Aras afirma que o filho, ao contrário dele, nunca teve vinculação com partidos nem pretensões político-partidárias. “Não existe essa história de ele ser de esquerda. Ele é um liberal na economia e conservador nos costumes, mais conservador do que eu até. Em alguns temas, me considero mais avançado que ele”, afirma o advogado. Deputado durante a ditadura militar (1964-1985), Roque Aras ficou conhecido por seu perfil conciliador. Ao presidir o MDB na Bahia nos anos 1970, serviu como ponte entre os deputados autênticos, com posição mais firme de oposição ao regime militar, e os adesistas, mais próximos ao governo. Mostrando que ainda mantém o mesmo perfil político, afirma circular bem tanto entre petistas, que desde 2007 comandam o Governo da Bahia, quanto entre os oposicionistas.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Indicado por Bolsonaro, novo PGR é neto de intelectual de Euclides da Cunha e filho de ex-deputado de Monte Santo

08 de set de 2019 às 13:55 | em: Canudos,Euclides da Cunha,Monte Santo

Augusto Aras | Foto: Reprodução

Antônio Augusto Brandão de Aras nasceu em Salvador. Ele é um advogado brasileiro, atual subprocurador-geral da República do Brasil e professor da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB). Em 5 de setembro de 2019, ele foi indicado pelo presidente da República Jair Bolsonaro ao cargo de procurador-geral da República, embora não fosse um dos nomes integrantes da lista tríplice votada por membros do Ministério Público Federal. Para tomar posse, a indicação precisa ser aprovada pelo Senado Federal.

Roque Aras | Foto: Reprodução

O procurador é filho de Roque Aras, ex-Deputado federal pela Bahia pelo MDB, ex-Deputado estadual pela Bahia e ex-Vereador de Feira de Santana (ver aqui). O político fez carreira em Feira de Santana, mas Aras nasceu em Monte Santo e vem de uma família tradicional de Euclides da Cunha, onde foi criado. A família também tem raízes em Canudos. Ele é filho de José Soares Ferreira Aras, que foi um poeta, repentista e pesquisador brasileiro (ver aqui).

José Aras | Foto: Reprodução

O avô de Augusto Aras é considerado um dos maiores intelectuais do Nordeste da Bahia, sempre ligado à história de Antônio Conselheiro e à Guerra de Canudos. Ele é o autor do hino de Euclides da Cunha, obras como: “Meu Folclore – História da Guerra de Canudos, Euclides da Cunha, Museu de Bendegó, 1957”, “Acervo da Guerra de Canudos” e outras.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Governo Federal libera R$ 3,5 milhões para recuperação de barragem em Monte Santo

07 de ago de 2019 às 10:34 | em: Monte Santo

Foto: Reprodução

Está orçado em 3,5 milhões a obra de recuperação da barragem de Cariacá, em Monte Santo. A confirmação foi feita pelo chefe técnico da Coordenadoria Estadual do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), engenheiro Raimundo Goethe, durante sessão especial que debateu a situação das barragens baianas, no Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia, nesta terça-feira (06).​ Para o deputado estadual Laerte do Vando (PSC), autor das denúncias de vazamentos no reservatório, a notícia traz alívio para a população local.​ “Isso demonstra o interesse do governo federal em tentar impedir novas tragédias no País”, disse ele, que em maio levou a demanda ao conhecimento do ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, em Brasília. ​ Ainda de acordo com Goethe, o projeto inicial disponibilizou R$ 5,2 milhões para a barragem, mas o valor foi reduzido após avaliação dos técnicos do órgão. A expectativa é que a obra seja iniciada em setembro. ​ O DNOCS assegurou, ainda, o valor de R$ 23.554.419,33 para a recuperação das 34 barragens sob a responsabilidade do órgão na Bahia.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Wesley Safadão é anunciado como atração da festa de Todos os Santos em Monte Santo

01 de ago de 2019 às 14:56 | em: Monte Santo

Foto: Ilustração

Nesta quarta-feira (31), o prefeito de Monte Santo anunciou em suas redes sociais a participação de um dos maiores cantores de forró do Brasil, Wesley Safadão, como primeira atração confirmada para a tradicional Festa de Todos os Santos de 2019. A festa será realizada no dia 31 de outubro. O artista é conhecido pelo seu repertório com músicas de sucesso, sua trajetória começou em 2007.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Ex-candidata a deputada e ex-prefeito de Monte Santo fecham aliança para eleições 2020 em Monte Santo

29 de jul de 2019 às 17:13 | em: Monte Santo

Foto: Reprodução

Neste domingo (28), em uma reunião no povoado Lagoa Grande, a ex-candidata Silvania Matos (PSB) e o ex-prefeito Jorge Andrade (PSD) anunciaram a união entre os dois grupos políticos e que marcharão juntos nas eleições de 2020. De acordo com o site Euclides da Cunha.com A decisão das duas lideranças põe fim aos burburinhos de que o ex-prefeito, Jorge Andrade, poderia integrar o grupo do atual prefeito Vando (PSC). Por outro lado, a junção de Silvania e Jorge coloca a reeleição de Vando em xeque, afinal, nas eleições de 2016 ele obteve 40,93% dos votos válidos, e, juntos, Silvania e Jorge somaram 58,88%, uma diferença de 5.350 votos. Se considerarmos o desgaste natural de quem está à frente da máquina (prefeitura), o cenário pode ser ainda pior para o gestor.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Acusado de violência contra ex-mulher é preso em Monte Santo com arma de fogo

20 de jul de 2019 às 16:12 | em: Monte Santo

Foto: Divulgação/PM

Na madrugada deste sábado (20), uma guarnição da Cipe Nordeste recebeu uma informaçã de que no povoado Jenipapo de Baixo, em Monte Santo, um indivíduo encontrava-se armado e ameaçando sua ex-mulher, tendo ateado fogo no veículo do atual marido da vitima. Daniel R. da S., ao perceber a chegada da viatura, tentou fugir do local, mas foi alcançado pelos policias. Foram encontradas duas espingardas de fabricação caseira municiadas com o acusado. Armas estas que, segundo a vítima, eram utilizadas para ameaçá-la constantemente. Preso, ele foi conduzido para Delegacia de Euclides da Cunha.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Monte Santo: Fuzil é apreendido em fábrica clandestina de armas

06 de jul de 2019 às 07:49 | em: Monte Santo

Foto: Divulgação | PM

Na noite desta quinta-feira (04), um fuzil 7.62 e outras armas foram apreendidas pela Companhia Independente de Polícia Militar (Cipe Nordeste), em uma fábrica clandestina de armas, que funcionava no povoado Fazenda das Flores, município de Monte Santo. Segundo os militares, além da arma de grosso calibre também foram localizados dois revólveres calibres 32 e 22, seis espingardas, sendo uma de calibre 12, duas de 32 e três em fase de produção, 31 munições e cartuchos e mais 73 espoletas. Edmundo Silva de Jesus fabricava e revendia as armas em um local reservado, em sua residência. De acordo com o major PM Wellington Morais, comandante da especializada, Edmundo foi preso por porte ilegal de arma de uso restrito e comercialização de armamento.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Comissão de Meio Ambiente vistoria a Barragem de Cariacá em Monte Santo

11 de jun de 2019 às 09:30 | em: Monte Santo

Foto: Divulgação

A Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), presidida por José de Arimateia (PRB), visitou a Barragem de Cariacá, em Monte Santo, na manhã desta segunda-feira (10). A vistoria aconteceu após o deputado Laerte do Vando (PSC) solicitar a presença do colegiado para verificar in loco os problemas na estrutura do reservatório. Essa é a 13ª barragem que a comissão inspeciona. Além do colegiado, a população aguardava a presença dos técnicos do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), da unidade de Fortaleza, responsável pela reparação do açude, mas houve uma atraso na programação e a vistoria precisou ser adiada para esta terça-feira (11). Apesar de não ter sido citada no Relatório de Segurança de Barragens – RSB de 2017, divulgado em dezembro de 2018, a Coordenadoria estadual do órgão (CEST/BA) reconheceu a necessidade de reparos na estrutura do reservatório. Em relatório encaminhado anteriormente para a assessoria do deputado Laerte, o chefe do serviço técnico do Dnocs/BA, Raimundo Goethe, afirmou que a anomalia identifi cada “não compromete de imediato a segurança, mas, caso venha a progredir, pode comprometê-la, devendo ser controlada, monitorada ou reparada”.  A informação foi confirmada pelo engenheiro agrônomo e assessor técnico do colegiado, Eduardo Macário. Durante a inspeção realizada na companhia dos deputados e vereadores, ele relatou que a falta de manutenção pode trazer sérios danos para a população que vive às margens da barragem, já que o risco de erosão existe. “Não vi risco iminente, mas a ausência de manutenção é preocupante”, sinalizou.  Como a barragem é de responsabilidade do Dnocs e o órgão não possui recursos sufi cientes para fazer os reparos, o presidente da Comissão de Meio Ambiente, deputado José de Arimateia (PRB), destacou a necessidade de buscar emendas parlamentares na esfera federal e parabenizou o deputado Laerte e o prefeito Vando pelo empenho. “Tenho esperança que essa obra saia o quanto antes, pois o que estava retardando a obra de recuperação da Barragem de Cariacá era a espera pelos técnicos do Dnocs de Fortaleza, responsáveis pela atualização do preço do projeto. Parabenizo o deputado Laerte e o seu pai – o prefeito de Monte Santo, Vando – pela dedicação e esforço para realizar essa obra tão importante para o povo do município”, pontuou. Leia mais em ALBA.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Inauguração de entreposto de polpas de frutas impulsiona economia no Território Sisal

11 de jun de 2019 às 09:28 | em: Monte Santo

Foto: Divulgação

A fruticultura do Território de Identidade Sisal ganhou reforço com a inauguração do entreposto de polpa de frutas da Cooperativa Regional de Agricultores Familiares e Extrativistas da Economia Popular e Solidária (Coopersabor), realizada neste domingo (09), no município de Monte Santo, durante o Seminário Parceria Mais Forte. O evento é realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e tem o objetivo debater investimentos, avanços e desafios das políticas públicas destinadas à agricultura familiar e desenvolvimento rural.

Foto: Divulgação

O entreposto, além de estar equipado com os maquinários adequados, adquiridos via investimentos do Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional ( CAR/SDR), já está devidamente certificado pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF), concedido pelo  Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento  (MAPA).

Leia o artigo completo em SDR.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Filho é acusado de tiro de espingarda que matou pai em Monte Santo

07 de jun de 2019 às 09:25 | em: Monte Santo

Foto: Reprodução/MonteSanto.net

Nesta quinta-feira (06), um homem de 52 anos morreu após ser atingido por um tiro de espingarda artesanal carregada com chumbinho, numa propriedade rural próximo ao povoado Saco Fundo, em Monte Santo. Segundo o site o Notícias de Santaluz, foi um ferimentos na altura do peito, ele chegou a ser socorrido e levado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas não resistiu. Segundo a polícia, testemunhas da família relataram que o autor do disparo é um filho da vítima, que fugiu após o crime e ainda não foi encontrado. Ainda de acordo com o relato da família à polícia publicados pelo site, o suspeito estava visivelmente embriagado e possivelmente sob o efeito de entorpecentes. Não há informações sobre o que teria motivado o crime, que deve ser investigado pela delegacia da cidade. O corpo foi encaminhado para necropsia no Departamento de Polícia Técnica.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Licitação para reconstrução da Igreja de Monte Santo que foi incendiada será publicada pelo governo, diz deputado

29 de maio de 2019 às 14:55 | em: Monte Santo

Foto: Reprodução

Após um incêndio que atingiu a centenária Igreja Católica da cidade de Monte Santo, no sertão da Bahia, na madrugada do dia (20) de abril (relembre aqui), o governo está se mobilizando para que a igreja seja reconstruída. O incêndio destruiu boa parte de sua estrutura. Segundo o deputado federal, José Nunes (PSD), a licitação para que ocorra a reconstrução da Igreja de Monte Santo será publicada em breve pelo governo no Diário Oficial.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Justiça determina que Município de Monte Santo ofereça serviço de transporte escolar para toda zona rural

16 de maio de 2019 às 08:33 | em: Monte Santo

Foto: Ilustração

A pedido do Ministério Público estadual, a Justiça determinou que o Município de Monte Santo ofereça imediatamente serviço de transporte escolar eficiente e ininterrupto para toda a zona rural. Segundo o promotor de Justiça Ernesto Cabral de Medeiros, autor da ação civil pública, denúncias como falta de fornecimento de merenda escolar, ausência de transporte escolar para alunos, de auxiliares nas creches e pré-escolas e superlotação de estudantes em sala de aula foram ratificadas em procedimentos instaurados pelo MP, cuja ocorrência vem se repetindo desde a gestão anterior. “Cobramos providências da gestão municipal, no entanto não obtivemos qualquer resposta”, afirmou o promotor de Justiça. Ele complementou que os índices de desenvolvimento da qualidade do ensino público em Monte Santo encontram-se entre os piores do Estado e do País. Um exemplo é que “apenas 21% dos alunos até o 5º ano aprenderam adequadamente português e tão somente 12% dos alunos até o 9º ano alcançaram essa competência” A juíza Sirlei Caroline Alves Santos concedeu integralmente a medida liminar requerida pelo MP, determinando o provimento total do quadro de professores em todas as unidades escolares, sendo vedadas aulas ministradas exclusivamente por estagiários. O Município terá ainda que respeitar a execução da carga horária mínima dos professores de todas as turmas do ensino fundamental, de modo a garantir que haja aula regular em todos os dias da semana; prover creches e pré-escolas com auxiliares; além de garantir condições adequadas de trabalho aos professores, cessando remoções e designações de um mesmo professor para turmas e matérias para as quais não prestaram concurso e que se localizam em direções opostas do Município.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Monte Santo ganha espaço para venda de produtos da economia solidária

09 de maio de 2019 às 15:15 | em: Monte Santo

Foto: André Frutuôso

Empreendedores solidários do Nordeste da Bahia contam, a partir desta quarta-feira (08) com um importante aliado para a comercialização de seus produtos: o Espaço Monte Sabores, que foi inaugurado em Monte Santo. O espaço integra uma rede de comercialização e decorre dos serviços de assistência técnica oferecidos pelo Centro Público de Economia Solidária (Cesol), vinculado à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Foto: André Frutuôso

Serão contemplados 128 empreendimentos, totalizando 450 famílias, dos municípios de Andorinha, Antônio Gonçalves, Caldeirão Grande, Campo Formoso, Cansanção, Filadélfia, Itiúba, Jaguarari, Nordestina, Pindobaçu, Ponto Novo, Senhor do Bonfim e Monte Santo. Itens alimentícios, acessórios e objetos de decoração são alguns dos artigos que serão disponibilizados no espaço, visando atender o consumo local e possibilitando o escoamento da produção para outros lugares.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Monte Santo: Após incêndio, campanha tenta reerguer igreja histórica

06 de maio de 2019 às 11:29 | em: Acidentes,Monte Santo

Foto: Leitor A Voz do Campo

Uma campanha mobiliza moradores, fiéis e prefeitura para recuperar a Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus em Monte Santo, na região sisaleira baiana. O templo foi atingido por um incêndio na  madrugada do dia 20 de abril (Relembre). O fogo consumiu a área interna, fez o telhado desabar e danificou imagens sacras. Para debelar as chamas, moradores da cidade se uniram para ajudar no trabalho. Uma perícia feita pela Polícia deve ser divulgada em junho. Segundo o prefeito, o objetivo é reformar a igreja até novembro quando ocorre a Festa de Todos os Santos, que movimenta a economia local. A romaria que data de 200 anos atrás chega a atrair cerca de 100 mil pessoas atualmente. Para ajudar na reconstrução, a paróquia local iniciou uma campanha. Uma conta corrente foi aberta na tentativa de conseguir recursos. Veja abaixo os dados:

Banco Bradesco
Agência 3.621
Conta corrente 7.245-1
Diocese de Bonfim Paróquia de Monte Santo
CNPJ 13.833.801/0013-13

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Polícia apreende arsenal de armas de fogo e munição na zona rural de Monte Santo; dois são presos

23 de abr de 2019 às 08:16 | em: Monte Santo
Foto: Divulgação | PM

Na noite deste domingo (21), a Cipe Nordeste recebeu denúncia anônima informando que no povoado de Lagoa da Ilha, zona rural de Monte Santo, um indivíduo identificado como Hermes Dias tinha histórico de furto de animais no município. Ainda segundo populares, ele estava portando uma espingarda calibre .12 e um revólver, efetuando disparos em via pública, ameaçando, constantemente pessoas da localidade, além de realizar o comercio ilegal de arma de fogo. Segundo os militares, ao chegar na localidade, a guarnição o encontrou. Ao ser questionado sobre a posse de arma de fogo, o mesmo confirmou e apresentou 02 (duas) armas à guarnição (com munição). Ao ser questionado sobre as demais armas, o infrator informou que havia vendido para Umbelino F. dos. S, vulgo “Belo”, morador da Fazenda Queimadas, zona rural de Monte Santo. “Belo” foi localizado. Ele estava com uma arma e teria indicado outras armas, que haviam sido vendidas. Também foi apreendida uma grande quantidade de munições. As armas foram recuperadas. Ambos foram presos na Delegacia de Euclides da Cunha.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Fotos históricas e recentes revelam a beleza a Igreja de Monte Santo antes do incêndio

20 de abr de 2019 às 12:23 | em: Monte Santo
Foto: Leitor A Voz do Campo

A centenária Igreja Católica da cidade de Monte Santo sofreu um incêndio na madrugada deste sábado (20) (relembre aqui). Esse Patrimônio Histórico do município foi construído em 1927. Hoje é o ponto de partida para a Romaria de Todos os Santos, que tem mais de 200 anos de tradição.

Foto: Monte Santo Net

Todos os anos o período da Semana Santa reúne milhares de fiéis que vem pagar promessas, subir o Santuário da Santa Cruz e participar de todos os eventos ligados à programação religiosa de Monte Santo. Confira imagens de como era a Igreja antes do Incêndio.

Imagem histórica de 1930

Foto: IBGE

Imagem histórica de 1930

Foto: IBGE

Imagem Recente

Foto: Monte Santo Net

Relembre aqui

Imagens mostram a dimensão do trágico incêndio na Igreja de Monte Santo

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.