Monte Santo

Teofilândia, Santaluz, Euclides, Queimadas, Nova Soure e Tucano são notificadas pelo TCM por acúmulo de cargos públicos

Foto: Ilustração

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia vai apurar indícios de acumulação ilícita de cargo, emprego ou função pública e o excedimento do teto de remuneração por servidores em todos os  municípios baianos. Levantamento preliminar indica a necessidade de apuração sobre a situação funcional de 30 mil servidores em 585 órgãos da administração pública direta e indireta de 363 municípios do estado. Edital publicado na edição de sexta-feira (11)  no Diário Oficial Eletrônico do TCM, estabelece prazo de 60 dias para que as prefeituras e câmaras municipais procedam a apuração de cada indício, adotem providências corretivas, e informem o Tribunal sobre elas, com a correspondente documentação comprobatória, através do Sistema Integrado de Gestão e Auditoria – SIGA, do próprio TCM. Inicialmente, foram identificados cerca de 30 mil casos de situações funcionais que, em tese, infringem uma ou mais normas legais, e que devem ser investigadas para que sejam corrigidas. O TCM optou por dar ciência prévia aos gestores municipais responsáveis, de modo a agilizar a adoção de medidas corretivas. Estão arrolados no documento as seguintes entidades públicas:

Prefeitura Municipal de Tucano
Câmara Municipal de Tucano
Prefeitura Municipal de Euclides da Cunha
Câmara Municipal de Quijingue
Prefeitura Municipal de Quijingue
Prefeitura Municipal de Nova Soure
Prefeitura Municipal de Teofilândia
Câmara Municipal de Teofilândia
Prefeitura Municipal de Santaluz
Prefeitura Municipal de Conceição do Coité
Câmara Municipal de Conceição do Coité

Confira outras cidades notificadas: Documento TCM Bahia

Polícia Miltar divulga o resultado de operações em Euclides, Tucano, Monte Santo, Quijingue e Canudos

08 de ago de 2017 às 09:35 | em: Biritinga,Monte Santo,Policia,Tucano

Foto: GB | Manu Dias

Para coibir e rechaçar os crimes e contravenções penais, e assim preservar a ordem Publica, o 5° Batalhão de Polícia Militar intensificou o policiamento em toda sua área de atuação: municípios de Euclides da Cunha, Tucano, Monte Santo, Quijingue e Canudos. Foram através de diversas Operações, onde foram realizadas blitz, rondas e abordagens, desde a última sexta– feira (04) até a madrugada do domingo (06). “Foram abordados: 1.329 pessoas; 53 estabelecimentos, tais como bares e afins e 502 veículos, entre carros e motocicletas, com o seguinte resultado: 08 veículos foram apreendidos por estarem em situação irregular; 01 veículo com restrição de furto e roubo foi recuperado durante uma das blitz na Cidade de Tucano; 02 duas pessoas foram conduzidas á Delegacia de Polícia de Euclides da Cunha, sendo ambos menores por estarem conduzindo veículos automotivos; 01 arma de fogo foi apreendida na Cidade de Monte Santo”, informou a Polícia Militar.Segundo a PM, o 5° Batalhão de Policia Militar informa que o Policiamento continuará de forma intensificada, para assim prestar sempre o melhor serviço de Segurança Publica à Comunidade, passando-lhe uma maior sensação de segurança e tranquilidade, o que contribui para o bem-estar de todos. Podemos visualizar todas as informações no quadro abaixo

Homens encontrados mortos na zona rural de Monte Santo são identificados

19 de jul de 2017 às 08:45 | em: Monte Santo

Foto: Reprodução

A equipe do Departamento de Polícia Técnica de Euclides da Cunha já conclui a identificação dos dois corpos encontrados na manhã desta terça-feira em uma cova rasa no povoado de Várzea dos Bois, no município de Monte Santo, na região norte da Bahia. Trata-se de Antônio Batista de Souza (33), conhecido por “Fritide”, residente no município de Nordestina, que estava desaparecido desde a última sexta-feira (14) e Wellington Lima de Jesus da Silva, que também havia desaparecido na mesma data. Tanto Wellington quanto Fritide haviam sido vistos pela última vez no povoado de Cacimbas, na zona rural de Cansanção. A polícia está investigando o caso.

Entenda o caso

De acordo com a polícia Militar, neste terça-feira (18), 02 corpos foram encontrados por um produtor Rural que desconfiou do forte cheiro depois das chuvas que caíram na região. Ao se aproximar, o mesmo percebeu uma cova rasa e acionou a 3ª CIA da Polícia Militar de Monte Santo que compareceu ao local de difícil acesso. Ao cavar, a polícia encontrou os dois corpos. Segundo a Polícia Militar, haviam no local cápsulas deflagradas de Calibre .380, marcas de pneus de carro e alguns vestígios como luvas de procedimento, uma sandália Havaianas e uma lona plástica que cobria a cova,  ainda segundo informações, moradores ouviram na madrugada de Sexta(14) para Sábado (15), vários disparos naquela localidade. A Polícia Civil juntamente com o DPT já efetuaram a retirada dos corpos que foram enviados para o IML (Instituto Médico Legal) de Euclides da Cunha onde será feito a perícia e identificação das vítimas. (Portal de Notícias).

Suspeito de matar mulher na frente dos filhos em Monte Santo pega mais de 21 anos de prisão por feminicídio

14 de jul de 2017 às 10:29 | em: Monte Santo

Foto: Reprodução/ Calila Notícias

Um homem suspeito de matar a tiros própria mulher na cidade de Monte Santo, na região sisaleira da Bahia, foi condenado a 21 anos, nove meses e 15 dias de prisão. O crime ocorreu em maio de 2016. Segundo o G1, José Antônio Cardoso, de 40 anos, foi acusado de feminicídio e julgado, na quarta-feira (13), na comarca da mesma cidade onde o caso ocorreu. Conforme o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), o assassinato ocorreu na presença dos cinco filhos do casal, quatro deles menores de idade. José Antônio estava preso desde o final de agosto de 2016. Ele foi localizado dez meses após o homicídio. Segundo a investigação, o crime teria sido cometido porque a mulher decidiu se separar do suspeito e ele não aceitava. A Justiça condenou o suspeito por feminicídio, tendo como agravantes motivo fútil e uso de emboscada que dificultou defesa da vítima.

Assaltantes amarram lavradores e roubam trator entre Euclides da Cunha e Monte Santo

26 de maio de 2017 às 15:38 | em: Euclides da Cunha,Monte Santo

Foto: Ilustração

Um trator Massey Ferguson, modelo 275, de cor vermelha, foi roubado no início da madrugada desta sexta-feira (26) em uma propriedade rural localizada entre os municípios de Euclides da Cunha e Monte Santo. De acordo com informações da Polícia Militar, por volta das 0h30, o condutor do veículo Edfabio dos Santos Pereira, 34 anos, morador do povoado de Pé de Serra, zona rural de Tucano, o lavrador Alex Costa de Souza, morador da comunidade rural de Lagoa do Saco, pertencente a Euclides da Cunha, e um homem identificado como ‘Zi’ trabalhavam no local quando abordados por seis bandidos que chegaram em três motos. Os criminosos, que estavam armados com revolveres calibre 38 e espingardas, amarraram as vítimas e fugiram com o trator pela BA-220, em direção à Monte Santo. Conforme a PM, cerca de uma hora depois os lavradores conseguiram se desamarrar e procuraram a corporação. Uma guarnição da Companhia de Emprego Tático Operacional do 5º Batalhão fez buscas pela região, mas até o início da manhã desta sexta-feira, nenhum dos assaltantes havia sido localizado. O caso será investigado pela Polícia Civil. (Notícias de Santaluz).

Monte Santo: Cidade sofre com estiagem; ‘gado tá morrendo’, diz prefeito

28 de nov de 2016 às 16:23 | em: Clima,Monte Santo
Fonte: Reprodução

Fonte: Reprodução

A cidade de Monte Santo, na região sisaleira da Bahia, é mais uma que padece sob os efeitos da seca. Um decreto de emergência reconhecido pelo Estado neste sábado (26) põe a cidade na lista das 75 com a situação vigente. Em Monte Sato são 84,5% de afetados, ou 44 mil dos 52 mil habitantes, segundo dados da prefeitura remetidos à Superintendência de Defesa Civil do Estado (Sudec). De acordo com o prefeito Jorge José de Andrade (PP), a situação prejudica todo o município, com perdas já registradas na agropecuária. “Aqui, o gado já tá (sic) morrendo. Quem tem condição de comprar ração, consegue administrar. Quem não tem, que é a maioria, vive no sacrifício”, diz Andrade ao Bahia Notícias. Para minimizar os efeitos, os produtores da cidade têm recorrido a plantas resistentes, como mandacaru e macambira, para alimentar os rebanhos de bovinos e caprinos, dominantes na região. A produção tradicional de milho e feijão também está ameaçada. O gestor, que termina o mandato em dezembro, espera que a ajuda de carros-pipa e outros auxílios chegue a tempo. Este é o segundo decreto de emergência por estiagem reconhecido pelo Estado neste ano em Monte Santo. Neste último, a condição vale por 180 dias, contados a partir de 27 de outubro passado, quando Andrade homologou o decreto no Município. (Bahia Notícias).

Menor infrator que matou 15 morre em confronto com a polícia

02 de nov de 2016 às 09:45 | em: Euclides da Cunha,Monte Santo,Tucano

morto-em-confronto_01Alexandro Germano dos Santos Junior (17), vulgo “Di Menor” ou “Da Morte”, morreu nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (1º), ao entrar em confronto com policiais civis da delegacia de polícia de Ribeira do Pombal (25ª Coorpin/Euclides da Cunha) e policiais militares do 2º Pelotão. Segundo informações do Bel. Sérgio Fabiano de Carvalho – delegado de polícia local, que comandou a ação conjunta, Di Menor ou Da Morte, era um jovem perigosíssimo que, apesar da pouca idade, tinha vasta experiência no mundo do crime e contra ele pesa a acusação de ter assassinado 15 pessoas, crimes ocorridos nas cidades de Ribeira do Pombal (08), Tucano, Olindina, Nova Soure, Alagoinhas e Catu.
Integrante da facção criminosa “Caveira”, uma das mais temidas da Bahia, com atuação em diversas cidades da região nordeste da Bahia, o jovem, além do envolvimento com o tráfico de drogas, também praticou vários roubos de motocicleta e assaltos contra pessoas. A polícia tinha conhecimento que esta semana, o adolescente infrator planejava matar uma jovem em Ribeira do Pombal e dois homens em Tucano.morto-em-confronto_02

A ação policial começou por volta das 5 horas, quando as guarnições foram deslocadas para o bairro Pombalzinho, para cumprirem um ‘mandado de busca e apreensão de adolescente infrator’, e Di Menor resistiu, sacou de um revólver, provocando uma reação dos agentes da lei. Di Menor foi atingido e socorrido por uma guarnição policial para o Hospital Regional Santa Tereza, porém, não resistiu aos ferimentos e ao dar entrada no serviço de pronto socorro, não apresentava mais os sinais vitais. Na casa onde se encontrava Di menor, foi preso o indivíduo José Yuri Andrade Oliveira, que dava guarida ao adolescente infrator. No local foi apreendido um revólver calibre 38, municiado com cinco cartuchos. (Euclidesdacunha.com).

Alcione Paredão sofre acidente entre Cansanção e Monte Santo

29 de out de 2016 às 15:36 | em: Acidentes,Cansanção,Monte Santo

A informação dá conta de que o proprietário do som não teve ferimentos graves, mas que o som foi bastante afetado pelo acidente. Em 2015 e em 2014 Alcione, conhecido empresário de montagem de som da região do sisal, já havia sofrido acidentes com tombamento do som. O carro é uma Mitsubishi L200.

Confira as imagens o último acidente:

Galeria de fotos

 

Vereador de Monte Santo é preso com carro roubado em São Paulo

29 de out de 2016 às 10:25 | em: Monte Santo,Policia

mss-696x391_img_slider_principal

Ernesto de Santana (SD), vereador de Monte Santo, na Bahia, foi preso na noite desta quinta-feira (27) depois de ser flagrado com um carro roubado na rodovia Fernão Dias, em Vargem.  Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o vereador  e um motorista foram flagrados no pedágio. Ele e o motorista estavam em um carro com queixa de roubo. O veículo havia sido roubado em Taboão da Serra na última semana. Ele e o motorista contaram à polícia que saíram da Bahia para buscar o veículo que custa R$ 60 mil no mercado, mas que estava sendo vendido por R$ 10 mil. O vereador foi preso em flagrante e encaminhado à delegacia de Bragança Paulista. Ele vai responder por receptação. Ernesto foi reeleito para o cargo de vereador na câmara de Monte Santo, na Bahia, com 815 votos. Este é o segundo mandato dele no legislativo, já ocupa uma cadeira na câmara desde 2012.

PF prende 7 pessoas em ação que investiga desvios do transporte escolar na região do Sisal

19 de out de 2016 às 09:04 | em: Araci,Euclides da Cunha,Monte Santo,Serrinha

imagem_noticia_5

Sete pessoas são presas e outras seis são conduzidas para depoimento na manhã desta quarta-feira (19) em uma operação da Polícia Federal (PF) em sete cidades. Segundo a PF, os municípios onde os mandados de prisão preventiva e condução coercitiva – além de 23 de busca e apreensão – são cumpridos incluem Araci, Crisópolis, Euclides da Cunha, Monte Santo, Paripiranga, Ribeira do Pombal e Sátiro Dias. Esta é a segunda fase da operação “Prima Facie”, que investiga uma organização criminosa especializada em fraudes em licitações e desvio de recursos públicos em contratos de transporte escolar. A fraude se dava pelo direcionamento recorrente de licitações para determinadas empresas controladas por um grupo empresarial da região. As companhias, acrescenta a PF, eram registradas muitas vezes em nome de “laranjas”, que passavam a se revezar nos contratos firmados com vários municípios. Ainda segundo a PF, outro grupo de empresas de fachada era utilizado apenas para dar “cobertura” às firmas vencedoras dos certames, participando figurativamente das licitações para dar ares de legalidade às contratações.  As irregularidades envolviam empresas ligadas à locação de veículos, especialmente para a realização de transporte escolar, com recursos do PNATE/FNDE – Programa Nacional de Transporte Escolar e do FUNDEB – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica. A PF também informou que as investigações começaram em Santa Brígida, na região de Paulo Afonso, em 2011. Depois, a apuração identificou outras irregularidades com as mesmas empresas em diversos municípios, inclusive em Cansanção, onde a Polícia Federal deflagrou em novembro do ano passado Operação Making Of. A primeira fase da “Prima Facie” teve início em dezembro de 2015. (Bahia Notícias).

Professores em paralisação há uma semana, agora ocupam Prefeitura de Monte Santo

18 de out de 2016 às 08:56 | em: Bahia,Educação,Monte Santo
professores_1476737709-3

Galeria de fotos (Monte Santo Net)

Nesta segunda-feira (17/10) a Prefeitura Municipal de Monte Santo, distante 350 Km da Capital, foi ocupada mais uma vez por professores e outros servidores públicos da Rede Municipal. Desde a primeira “manifestação” realizada no último dia 13/10 a situação só vem se agravando diante da renitência do Poder Público Municipal, perpetuando uma situação de caos na Educação do Município e que já se estende para outras categorias de Servidores. Com a não aceitação pelos professores da “proposta” do Município, que não inclui o pagamento das vantagens que agregam os salários, como vinham sendo feitos, ainda mais porque não há qualquer sinalização de que os motoristas do transporte escolar serão pagos, muito menos dos que transportam água potável para abastecimento das escolas rurais, compromisso de pagamento e permanência dos Estagiários do IEL, os servidores agora também de outras categorias foram aderindo à causa e no início da tarde de hoje já eram centenas que ocupavam o prédio da Prefeitura Municipal onde permanecem e pretendem permanecer por esta noite ou até que seja resolvido o impasse.
Segundo a APLB-Sindicato, amanhã (terça-feira 18) o Prefeito Municipal que foi intimado, deverá comparecer à sala da Promotoria Pública do Fórum local para prestar esclarecimentos sobre os fatos e a real situação do Município diante das reivindicações dos servidores, ainda sem pagamento do mês de setembro, havendo alguns que encontram-se com salários atrasados de até 4 (quatro) meses, sem qualquer explicação plausível. (Monte Santo Net). Confira o vídeo:

 

Vando se candidata a prefeito no “apagar das luzes” e mesmo assim consegue se eleger em Monte Santo

03 de out de 2016 às 10:49 | em: Monte Santo
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

O deputado estadual Vando (PSC) a partir de primeiro de janeiro de 2017 deverá se afastar do trabalho legislativo da assembleia para assumir a missão de prefeito de Monte Santo. Ele venceu a disputa ao enfrentar o atual prefeito Jorge Andrade (PSD) Silvânia Matos (PSL) e Ariston Andrade (PV) nas eleições de domingo dia 2. Vando que substituiu o ex-prefeito Everaldo Joel (PSC) faltando pouco mais de duas semanas para as eleições, obteve 12.196 votos (40,93%) superou os demais: Jorge Andrade que concorria seu quarto mandato recebeu 10.993 votos, (36,89%), Silvânia Matos 6.553 votos (21,99%) e Ariston Andrade 58 votos, (0,18%). Vando tem na vice o empresário Sidnei da Hiper Real (PDT)(Calila Notícias)

Em lançamento de livro, baiano com cabeça virada para trás dá exemplo de fé e superação

01 de set de 2016 às 19:29 | em: Bahia,Monte Santo
Fotos: Ed Santos/Acorda Cidade

Fotos: Ed Santos/Acorda Cidade

Claudio Vieira de Oliveira, de 40 anos, natural da cidade de Monte Santo, no sertão da Bahia, nasceu com as pernas atrofiadas e a cabeça para trás. Suas limitações físicas nunca o impediram de sonhar e alçar “voos”. As dificuldades lhe fizeram mais forte, mais resiliente e a sua experiência está registrada no livro “O mundo está ao contrário”, lançado na noite da última quarta-feira (31), no auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FTC), em Feira de Santana. Photo3Claudio já viajou pelo Brasil e vários países do mundo contando as suas histórias e vivências; inclusive já conheceu os papas João Paulo II e Francisco. Ele se considera uma pessoa equilibrada e madura e também muito consciente. Segundo Claudio, ele possui uma força inexplicável e tem uma vontade de vencer, sempre acreditando em Deus, no seu potencial, e que os sonhos podem se tornar realidade. “Eu tenho muita fé em Deus. É importante ter fé, acreditar que é capaz, acreditar no próprio potencial e que os sonhos se transformam em realidade”, diz. Photo2Claudio afirma ainda que é uma pessoa muito feliz e vive a vida de forma normal. Ele já recebeu convites para fazer algumas cirurgias reparadoras, mas recusou. “Recebi convites para fazer cirurgias e não aceitei. Eu já tenho 40 anos e então depois disso me submeter a algo que não tenho cem por cento de certeza é como se fosse consertar algo e desconsertar outra em mim. Eu não tenho essa confiança e já que eu nasci dessa forma e creio eu que já tenho uma missão na Terra para passar a minha palavra, com certeza não é para eu aceitar esse desafio. Então eu sou feliz. Sou uma pessoa feliz como qualquer outra. Claro que existem momentos que a gente se chateado ou fica até decepcionado, mas isso é normal em cada um de nós seres humanos”, acrescenta.Photo4 O baiano considera o seu livro como uma forma de superação de limites e estímulo às pessoas para conquistarem seus sonhos. “O leitor vai encontrar muita coisa, inclusive solução para superar a vida e superar os limites que a vida proporcionar. Coisas que pessoas acham que não têm solução e não têm saída. No livro “O mundo está ao contrário tem toda a minha história”, finaliza. Na sua fanpage Claudio também conta detalhes da sua vida e informa como as pessoas podem adquirir seu livro.(Acorda Cidade)

Bandidos sequestram família de subgerente na tentativa de assalto bancário em Monte Santo

10 de ago de 2016 às 21:20 | em: Monte Santo,Policia
DSCF2473-560x420

Foto: Portal de Notícias

A cidade de Monte Santo, na região norte da Bahia, vive sob forte tensão desde as primeiras horas da manhã desta quarta-feira (10). O site A Voz do Campo divulgou (aqui) a tentativa de assalto ao Banco do Bradesco. De acordo com informações da polícia, durante essa tentativa de assalto à agência, antes da abertura, bandidos se deslocaram até a residência do subgerente do banco e sequestraram sua família. Um outro grupo o acompanhou até a unidade bancária. Os meliantes não teriam obtido êxito na ação e acabaram fugindo antes da chegada da polícia. A cidade passou o dia com forte esquema policial. Por voltas das 13h, os familiares do subgerente foram libertados na região de Bendegó, distrito de Canudos. Ainda não se sabe se alguma quantia em dinheiro chegou a ser levada pelo bando.

Bandidos tentam assaltar Banco Bradesco de Monte Santo

10 de ago de 2016 às 11:59 | em: Monte Santo
Fotos: MonteSanto.net

Fotos: MonteSanto.net

Bandidos tentaram assaltar o Banco Bradesco de Monte Santo na manhã desta quarta-feira (10). De acordo com informações, assaltantes teriam sequestrado a família mulher e filhos de um funcionário do Banco por volta das 9h da manhã antes da abertura da agência. untitled-8_1470836903Ainda de acordo com as informações, bandidos foram até a casa de um funcionário e sequestraram a família em um veículo Corsa Sedan Azul com placa do Rio de Janeiro, um dos suspeitos encontra-se dentro da agência bancária, mas o outro conseguiu fugir antes da chegada da polícia. Não há informações sobre outros suspeitos. Um forte aparato policial encontra-se no local. Aguarde maiores informações.