Itiúba

Homem é preso por descumprimento de medida protetiva em Itiúba

19 de out de 2019 às 10:34 | em: Itiúba

Foto: Reprodução

José Hilton do Nascimento Souza, de 24 anos, foi preso por policiais da Delegacia Territorial (DT), por descumprimento de medidas protetivas de urgência, na manhã de quarta-feira (16). Conhecido como “Elinho”, o agressor tinha um mandado de prisão expedido pelo Poder Judiciário. Ele está custodiado na unidade policial e deverá ser encaminhado ao sistema prisional.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

PM apreende 8 armas de fogo na zona rural de Itiúba

15 de set de 2019 às 07:40 | em: Itiúba

Foto: Divulgação/SSP

Oito armas de fogo foram apreendidas e uma pessoa conduzida para a delegacia, na sexta-feira (13), no município de Itiúba, por guarnições da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Caatinga. As equipes faziam patrulhamento na zona rural da cidade quando foram informados por populares que nos finais de semana escutavam barulhos de tiros partindo da direção de uma casa situada naquele local. Com as informações passadas as guarnições encontraram a residência onde apreenderam sete espingardas, um revólver e munições. O material e a pessoa encontrada na casa foram apresentados na Delegacia Territorial de Senhor do Bonfim

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Cansada de esperar pela Central de Regulação, família diz que vai tentar transferência via judicial

18 de ago de 2019 às 08:51 | em: Itiúba

Foto: Ilustração

A Central de Regulação que consiste numa ‘organização’ para que o paciente seja transferido certo que vai chegar a um determinado hospital já com vaga de internamento assegurada, não tem sido visto com bons olhos pela grande parte dos baianos e a reclamação pela demora, muitas vezes pacientes pagando com a vida enquanto aguarda uma vaga, tem sido motivo de revolta nos quatro cantos do estado da Bahia. O caso mais recente vem ocorrendo na cidade de Itiúba no centro Norte da Bahia onde uma família vem denunciando a demora para solucionar o problema de um aposentado de 70 anos que está internado no Hospital Municipal de Itiúba (HMI), necessitando de transferência considerada urgente e a espera já passa de duas semanas. Revoltados com a situação, familiares do idoso Reginaldo Pereira Lopes, conhecido por Regi do Caminhão, procuraram a emissora de radio local Abelha Dourada para denunciar a precariedade do sistema da Central Estadual de Regulação do Governo do Estado da Bahia. De acordo com o repórter Renilson Ramos,a filha do idoso, residente em São Paulo, conta que se sente impotente diante do atual cenário da saúde. “Estou indignada com essa regulação que a cada dia fica pior. Estou me sentindo inútil com essa situação. Já pensamos até em tirar ele por conta própria, mas pensamos bem, pois o pior pode acontecer no trajeto. Acho que nossos governantes deveriam se preocupar mais com essas situações da regulação”, pontua a filha do Idoso que sofreu uma fratura na clavícula. Por este motivo, teve que ser internado no hospital da cidade. O agravamento do quadro de saúde do idoso levou a família a pedir ajuda para que o caso seja resolvido. A filha lembra que seu pai já tem a saúde frágil e espera conseguir uma vaga o quanto antes. “Espero que agora eles resolvam essa situação”, diz a filha. Enquanto a solução do problema não vem, o Idoso segue internado no leito da unidade de saúde. A família de Regi está clamando a Secretária de Saúde do município e ao governador do Estado que tome providencias, pois ele pode não resistir. A família está disposta, caso não ocorra a transferência até segunda-feira, 19, mover uma ação na tentativa de conseguir a transferência. (CN | Informações de Renilson Ramos).

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Itiúba: Prefeita e ex-prefeito são investigados por uso irregular de R$ 26 milhões do Fundef

10 de jul de 2019 às 20:33 | em: Itiúba

Foto: Reprodução

O Ministério Público Federal (MPF) vai investigar possíveis irregularidades no uso dos recursos de precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), no valor de R$ 26.396.354,15, pela prefeita e ex-prefeito de Itiúba, centro-norte baiano. O inquérito civil foi instaurado pela procurada da República, Analu Paim Cirne Pelegrine. Os alvos do procedimento são o ex-gestor, Silvano Santos Carvalho (PT), e a atual gestora, Cecília Petrina de Carvalho (PCdoB). O órgão federal não divulgou detalhes da investigação que está em andamento.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Banda 4 de Janeiro de Itiúba se apresentará no Cortejo 2 de Julho em Salvador

28 de jun de 2019 às 09:45 | em: Itiúba

Foto: Divulgação

Durante o processo de emancipação e fundação de cidades, músicos eternizaram estes momentos em seus dobrados. Essas composições se revelam como verdadeiras marchas no tempo e na história, e é com esse espírito que as filarmônicas e grupos de manifestações culturais percorrerão alguns quilômetros até à capital para o Cortejo ao Dois de Julho, no próximo dia 2. Nascida no verão de 2007, em Itiúba, a Filarmônica e Coral Juvenil 4 de Janeiro completou, na mesma data, seus 12 anos com marcas significativa. A banda foi campeã no Desfile de 2 de Julho, em São Félix em 2015, e já fez três apresentações no Teatro Castro Alves, além de outros dois encontros realizados para a população de Itabuna.

Foto: Divulgação

“A festa da Independência da Bahia possui um brilho inigualável. A nossa expectativa é de que façamos uma apresentação com a magnitude da maior festa popular e cívica da Bahia”, ressalta Cristiano Pinto, professor licenciado em música da Associação e Coral Juvenil 4 de Janeiro. Atualmente, a banda possui 42 músicos. A filarmônica foi fundada a partir da negociação que levou o projeto de lei para a criação da Escola Municipal de Música para Câmara de Vereadores. Fundada em 4 de Janeiro, os estudantes decidiram nomear a banda com a data. Voltando pela quarta vez à capital, a banda, ainda jovem, traz na memória os versos consagrados pelo poeta Castro Alves e reaviva que o amor à pátria é maior que a distância entre os municípios.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Ex-vereador de Cansanção, pessoas de Itiúba e região são presas em Operação contra o tráfico de drogas

27 de mar de 2019 às 08:34 | em: Cansanção,Filadélfia,Itiúba
Foto: Divulgação

Um ex-vereador do município de Cansanção e outras 16 pessoas foram presas, nesta terça-feira (26), em uma ação da Polícia Civil e da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), para combater o tráfico de drogas na região. Batizada de “operação fachada”, a ação foi realizada nos municípios de Itiúba, Filadélfia, Cansanção e Ponto Novo. Foram cumpridos 14 mandados de prisão. Outras três pessoas foram presas em flagrante, com armas, drogas e munições. Segundo a polícia, os suspeitos usavam uma borracharia, em Itiúba, como ponto de vendas de drogas. Coforme a SSP, os presos por meio de mandados de prisão são o ex-vereador de Cansanção, Ronivaldo de Almeida, conhecido como “Roni” ou “Zé Galego”, Deoclecio Sebastião da Silva Filho, o “Fio”, André Luiz dos Santos Cerqueira, o “Andrezão”, Analdino da Silva Souza, o “Lola”, Sindoval Muniz Maia Filho, o “Sucam”, Anadiçou Vicente da Silva, o “400” ou “Nem”, Rafael Gama dos Santos, o “Rafinha”, Lucas Santos Xavier, o “Nego da Taca”, Oziel Rodrigues Reis, Adailton Silva Araújo, José Bruno Fernandes de Oliveira, o “Cheiro”, Alessandra Fernandes, o “Leo”, Paula Bianca Fernandes de Oliveira, o “Bia” e Vinícius Castro Porcino, o “Magrão”. Os presos em flagrante são Reginaldo Antônio dos Santos Junior, Sandra Dantas Alves dos Santos e Aliomar Nunes de Souza, que foram encontrados com duas armas de fogo artesanais, drogas e oito munições.

Foto: Divulgação

Conforme a SSP, também foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão. De acordo com a polícia, além do tráfico de drogas, os suspeitos têm envolvimentos direto e indireto com roubos, furtos, tentativas de homicídio e assassinatos na região. Os presos em flagrante são Reginaldo Antônio dos Santos Junior, Sandra Dantas Alves dos Santos e Aliomar Nunes de Souza, que foram encontrados com duas armas de fogo artesanais, drogas e oito munições. Conforme a SSP, também foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão. De acordo com a polícia, além do tráfico de drogas, os suspeitos têm envolvimentos direto e indireto com roubos, furtos, tentativas de homicídio e assassinatos na região.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Banda LambaSaia faz show histórico no Carnaval 2019 de Itiúba

06 de mar de 2019 às 16:24 | em: Eventos,Fama,Itiúba

Foto: Reprodução

A praça principal da cidade de Itiúba ficou pequena para os milhares de foliões que se deslocaram até o município para acompanhar os festejos carnavalescos. Com um forte esquema de policiamento, a festa iniciou por volta das 22 horas desta terça-feira (05), com os shows dos cantores Zenilton Brandão e Carlos Oliveira que fizeram o esquenta para a grande atração da noite LambaSaia.

Foto: Reprodução

A banda que é a sensação do momento não decepcionou os milhares de fãs que lotavam a praça principal e levaram o público ao delírio com seu magnifico show. Branquinho encerrou a festa por volta das 06:00 horas da manhã, ainda com milhares de foliões que pareciam incansáveis. A festa foi realizada pela Prefeitura Municipal de Itiúba, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer com o patrocínio do Governo do Estado da Bahia.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Jovem tem moto, celulares e relógio levados por assaltantes em estrada vicinal entre Itiúba e Queimadas

23 de fev de 2019 às 10:33 | em: Itiúba,Queimadas

Foto; Ilustração

O lavrador Sidney Martins da Silva, de 27 anos, teve a moto roubada na zona rural de Queimadas, região sisaleira da Bahia, na noite desta sexta-feira (22). De acordo com a Polícia Militar, o jovem, que reside no povoado Queimada Bonita, localizado no município de Itiúba, contou que trafegava numa estrada vicinal sentido Queimadas quando foi surpreendido por dois indivíduos, sendo que um deles estava armado com um revólver. Os criminosos fugiram levando a moto, dois aparelhos celulares e um relógio da vítima. A PM foi acionada e fez buscas pela região, mas ninguém foi preso até a publicação desta matéria. (Notícias de Santaluz).

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

3ª edição do ano da Feira Cidadã atende população em Itiúba

22 de fev de 2019 às 09:30 | em: Itiúba

Foto: Alberto Coutinho

Na 3ª edição de 2019, a Feira Cidadã desembarcou em Itiúba, no centro norte do estado. Nesta quinta (21) e sexta-feira (22), a população da cidade e região teve e terá acesso a serviços de saúde e cidadania completamente gratuitos. A ação é promovida pela Secretaria de Saúde (Sesab) em parceria com as Voluntárias Sociais de Bahia (VSBA). A Secretaria da Administração (Saeb) e Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado também apoiam a caravana. Os atendimentos acontecem das 8h às 17h, na Avenida Getúlio Vargas, em frente ao Tanque das Nações. A expectativa é de atender mais de 6 mil pessoas durante os dois dias. Para participar, é necessário apresentar RG ou certidão de nascimento e cartão do SUS. Para alguns procedimentos, é preciso requisição médica. “A Feira Cidadã hoje é o maior evento itinerante do Governo do Estado. É um pedido que todo município solicita à gente. É só encaminhar esse pedido às VSBA que a gente vai fazer uma análise. Se encaixando no perfil, a gente leva a feira para o município”, explica o coordenador do evento, Edvaldo Gomes.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Homem que manteve companheira em cárcere privado é preso em Itiúba

13 de fev de 2019 às 20:59 | em: Itiúba

Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira (11) foi preso em Itiúba, Antônio Cardoso da Silva, 31, conhecido como “Toinho”, acusado de agredir e ameaçar a companheira e mantê-la em cárcere privado. O agressor foi localizado por policiais da Delegacia local. De acordo com o delegado Atílio Dias da Silva, Antônio está custodiado na unidade policial do município e deve ser encaminhado para o sistema prisional.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Jovem de família carente de Itiúba vai jogar em um dos maiores times dos EUA

10 de fev de 2019 às 10:10 | em: Itiúba

Foto: Michael Melo/Metrópoles

De família carente, jovem talento, de 15 anos, treina, estuda e conseguiu a proposta para mudar de país graças a um projeto do MPDFT. Os primeiros dribles de Ivanildo Jesus das Neves no futebol, aos 6 anos, despertaram nele um sonho além da profissionalização no esporte: livrar a família da pobreza. Hoje, aos 15, o adolescente, estudante de escola pública, natural de Itiúba, na região norte da Bahia, divide um barraco no Núcleo Bandeirante no Distrito Federal com a mãe, o padastro, duas irmãs e um tio. A moradia, erguida com madeirite encontrado no lixo e coberta por lona, carece de rede de esgoto.

Foto: Michael Melo/Metrópoles

O acesso à água potável ocorre graças à doação de funcionários de um motel ao lado. Entretanto, graças ao projeto Juventude em Foco, fruto de parceria do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) com instituições de apoio, o que parecia ser sonho distante para Ivanildo começa a se realizar. A iniciativa oferece a ele – e a outras centenas de crianças e adolescentes – a oportunidade de treinar futebol.  Assim, o garoto chamou a atenção do Orlando City, clube da Major Soccer League (MLS), divisão de elite do futebol nos Estados Unidos. Em consequência, recebeu convite para jogar nas categorias de base do time, com estadia, alimentação e estudo bancados pela franquia da Flórida, inicialmente, por um ano. ele aceitou a mudança e deve partir agora em Fevereiro de 2019. “Muito alegre, chorei muito”, diz Ivanildo, ao rememorar a emoção vivida no último dia 8, quando foi convidado por um dos presidentes do Orlando City para integrar o time. O adolescente conta que a ficha ainda não caiu completamente. Sequer imaginou como será a primeira viagem de avião. Isso porque a mudança representará uma reviravolta na vida dele. O jovem concluiu o 8º ano do ensino fundamental e, nas horas livres, ajuda a família na separação de resíduos sólidos.  Até o início deste ano, por não ter dinheiro para pagar o transporte público, Ivanildo pedalava cerca de 23km de casa à Associação Recreativa Esporte Central de Santa Maria (Arec), onde treinava quatro vezes por semana. Gastava cerca de uma hora e meia para chegar ao local.

Foto: Michael Melo/Metrópoles

“Isso [convite do Orlando City] ocorreu graças ao professor Mauro. Eu não tinha dinheiro para comprar o uniforme [R$ 140], ele fez por R$ 70. Também pagou para mim inscrições em campeonatos”, detalha Ivanildo, agradecido pelo empenho do treinador, Mauro José de Oliveira, um dos voluntários do Juventude em Foco. Diante do arrocho financeiro da família do garoto – os pais dele ganham cerca de R$ 350 mensais catando recicláveis –, o professor não poupa esforços para ajudá-lo. Além de assumir parte das despesas referentes ao esporte, é ele quem transporta os participantes do projeto aos locais de competição, em uma van. Há 46 meninos, de 6 a 16 anos, que treinam futebol conosco e todos são carentes. Alguns pais colaboram, me ajudam a levá-los aos torneios. Ou pagam aplicativo de transporte.

Mauro José de Oliveira, treinador.

Ex-jogador de futebol com passagens pelo futebol brasiliense e do exterior, Mauro repassa aos alunos a experiência acumulada em 18 anos de carreira. Um dos principais objetivos é torná-los cidadãos responsáveis, independentemente de um eventual sucesso no esporte. “Cobramos muita disciplina deles, notas boas, pontualidade e compromisso. Não aceitamos faltas”, afirma. Segundo Mauro, Ivanildo tem todas essas virtudes que, aliadas ao talento em campo, compõem a receita do sucesso do adolescente. “Tem o perfil do jogador moderno: é forte, veloz, sabe fazer gol”, analisa o mestre.

Foto: Michael Melo/Metrópoles

Quase o fim

Ivanildo dribla os obstáculos da vida desde os primeiros anos. Aos 3, o menino, nascido em Itiúba (BA), contagiou-se com meningite e quase teve o sonho abreviado. “Ele ficou um mês e 15 dias em coma. Quando deixou a UTI, o doutor me falou ‘tenho uma má notícia: o seu filho não poderá andar’”, recorda a mãe de Ivanildo, Lidiane da Silva, 30. No entanto, o menino contrariou o médico e, na mesma semana, caminhou pelos corredores do Hospital Materno Infantil de Brasília (HMib), na Asa Sul. Após superar a doença, a pobreza voltou a ser o principal desafio a vencer. “passamos sem comer, moramos debaixo de ponte e o conselho tutelar tentou tomá-lo de mim”, relembra Lidiane. porém, as adversidades não abalaram a esperança de Ivanildo. “Ele merece tudo isso. desde os 6 anos fala em futebol. hoje, acorda às 5h para ir a escola”, conta o padrasto, Leandro Veloso, 32, a quem o adolescente chama de pai. Foi o homem quem encontrou no lixo alguns dos pares de chuteiras calçadas pelo filho desde a infância. “o que para os outros é resto, para nós é vida”, compara Leandro. Em meio aos produtos descartados, a família encontrou também a mala que levará os pertences pessoais e os sonhos de Ivanildo. Entre eles, o de trilhar os passos do atacante Vinícius Júnior, de 18 anos, contratado pelo Real Madrid junto ao Flamengo no ano passado. Porém, o zíper da mala está estragado. “Assim que minha mãe consertá-la, não vai faltar nela foto da família para quando eu sentir saudade”, destaca o garoto.

Foto: Michael Melo/Metrópoles

Juventude em Foco 

O projeto do MPDFT começou no início do ano passado. Hoje, atende mais de 600 crianças e adolescentes, do Núcleo Bandeirante e Candangolândia, em situação de vulnerabilidade. A eles são oferecidas aulas de dança, capoeira, caratê, teatro e música, entre outras atividades, no contraturno escolar. Os treinos de futebol ocorrem no campo sintético da Metropolitana, no Núcleo Bandeirante, às segundas, das 18h20 às 19h30, e aos sábados, das 10h às 11h30. As atividades neste ano se encerraram, mas têm retorno marcado para 20 de janeiro de 2019 e estão de portas abertas para receberem mais crianças e adolescentes. “Os projetos são fruto de doações. Por exemplo, se uma pessoa comete delito de trânsito, paga fiança e tem penalidade convertida em benefício de prestação de serviço alternativo. O recurso então é destinado a instituições parceiras, que elaboram projetos sociais”, explica Áurea Rangel, servidora do Setor de Controle e Acompanhamento de Medidas Alternativas da Promotoria de Justiça do Núcleo Bandeirante.

Fonte: Metropoles

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Itiúba: Açude de Jacurici será revitalizado pelo Governo Federal

07 de fev de 2019 às 16:11 | em: Cidades,Itiúba

Foto: Reprodução

Um total de 26 barragens na Bahia que reservam água para diversos usos deve ser recuperado pelo governo federal. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (6) pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto. A Bahia é o estado com o terceiro maior número de barragens a serem recuperadas em 14 estados da federação. Dentre essas barragens, estão o Poço Grande, em Araci (ver aqui) e o Açude de Jacurici (Rômulo Campos), em Itiúba. Segundo comunicado do ministério, os diagnósticos apontam medidas e estratégias necessárias à reabilitação desses barramentos. Apesar de demandarem atenção, o ministério informou que as estruturas não apresentam risco iminente de rompimento. Ainda segundo o ministério, o Plano de Ações Estratégicas para Reabilitação de Barragens da União (Planerb) é resultado de uma cooperação técnica entre o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) no Brasil. Canuto informou que pelo menos R$ 50 milhões estão disponíveis para as intervenções.

Quem fará as revitalizações

O ministro informou ainda que o cronograma de execução das atividades ficará a cargo de cada órgão responsável pelas estruturas – Codevasf, Dnocs e a Secretaria Nacional de Segurança Hídrica (SNSH), do MDR. Ainda de acordo com Canuto, a SNSH assumirá os serviços de reabilitação das barragens que eram de responsabilidade do extinto Departamento Nacional de Obras e Saneamento (DNOS) e que não estão na área de atuação da Codevasf e do Dnocs.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Itiúba: Bezerro de duas cabeças nasce na Fazenda Sitio do Felix

30 de jan de 2019 às 14:41 | em: Itiúba

Foto: Reprodução

Um bezerro nasceu com duas cabeças em uma fazenda localizada no Povoado de Sitio do Felix no município de Itiúba. Segundo o site, Cidade em Notícias, o caso, considerado raríssimo, chamou a atenção dos moradores. Infelizmente o bezerro nasceu morto. Veterinários afirmaram que não é comum o nascimento de bezerros com duas cabeças, portanto, trata – se de um caso raro, principalmente em nossa região.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Rui entrega obras de infraestrutura que somam R$ 30 milhões em Itiúba e Cansanção

25 de jan de 2019 às 09:20 | em: Cansanção,Itiúba

Foto: Divulgação

Uma intensa agenda de entregas, assinaturas e visitas foi cumprida pelo governador Rui Costa, nesta quinta-feira (24), no centro-norte baiano, nos municípios de Itiúba e Cansanção. As ações superam R$ 32 milhões em investimentos e têm como destaque a inauguração de uma ponte e uma nova pavimentação na BA-381. “As obras melhoram a segurança e a qualidade de vida das pessoas. Além disso, fortalecem a infraestrutura do estado, potencializando o desenvolvimento e a geração de novos empregos para os baianos”, destacou o governador. Em Itiúba, a primeira parada do governador foi a inauguração da ponte sobre o rio Itapicuru Mirim, na BA-381. A estrutura, com mais de 90 metros de extensão, recebeu investimento superior a R$ 5,2 milhões. São quase 92 mil pessoas beneficiadas pela iniciativa. Em seguida, aconteceu a inauguração do trecho de 78 quilômetros da BA-381, que liga Itiúba ao município vizinho Filadélfia. No local, por onde trafegam cerca de 745 veículos por dia, foram aplicados R$ 24,2 milhões. Mais de 170 mil moradores de diversos municípios do entorno foram beneficiados pela obra, executada com a técnica da recuperação e pavimentação em TSD (Tratamento Superficial Duplo). A agenda ainda foi marcada pela entrega de um sistema simplificado de água, orçado em R$ 180 mil, que beneficia 611 moradores dos povoados de Fazenda Capoeira-Alegre, Mairi I e Cercadinho, em Itiúba. Na estrutura, captação; adução; estação elevatória; tratamento de água, com dessanilizador; reservatórios; distribuição; bebedouro de animais; e tratamento concentrado.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Rui Costa estará em Itiúba e Cansanção para entregar obras de infraestrutura e abastecimento de água

22 de jan de 2019 às 11:28 | em: Cansanção,Itiúba

Foto: Ilustração

Em Itiúba e Cansanção, Rui entrega obras de infraestrutura, abastecimento de água e assina convênio do Programa Bahia Produtiva. O governador Rui Costa inicia a intensa agenda de trabalho desta semana em Salvador e segue, nos próximos dias, para o interior baiano, onde realiza diversas ações. Em Itiúba, vão ser entregues na quinta-feira (24), às 9h, as obras de construção da ponte sobre o Rio Itapicuru Mirim, nas imediações de Itiúba, na rodovia BA-381, no trecho entre Filadélfia (Entroncamento BR-407) e Itiúba, e o Sistema Simplificado de Abastecimento de Água com Dessalinizador nas localidades de Fazenda Capoeira Alegre, Mairi Um e Cercadinho.  Ainda na quinta, Rui vai a Cansanção onde inaugura a pavimentação da Rodovia BA-381, no trecho Filadélfia (Entroncamento BR-407) a Itiúba e Cansanção e Contornos, depois, assina Convênio Bahia Produtiva na área de Quilombolas.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Homem é flagrado jogando filhotes de cachorro em rio e Itiúba

26 de dez de 2018 às 07:33 | em: Itiúba

Foto: Reprodução

Uma ação monstruosa contra animais de rua foi registrada no município de Itiúba no último final de semana. Em um vídeo publicado nas redes sociais, um jovem flagra o momento em que um individuo identificado como Beto,  joga os filhotinhos de uma cadela, dentro de um Rio. As informações são do site Cidade em Notícias, de Itiúba. Segundo eles nas imagens é possível identificar que a ação aconteceu no Rio da Várzea Formosa, onde foi construída a nova Ponte. O jovem questiona o motivo da ação tão cruel e Beto se justifica dizendo que estava fazendo aquilo “Para não render tanto cachorro”. Segundo o jovem que filmou o ato bárbaro, o mesmo ainda tentou salvar os filhotes, mas sem sucesso, pois os mesmos já estavam mortos boiando na água. Nas imagens é possível ver e ouvir o desespero da cadelinha, mães dos filhotes. O site Cidade em Notícias fez contato com o Grupo de Proteção dos Animais de Rua de Itiúba – ONG EBBA que afirmou que o boletim de ocorrência só pode ser registrado no dia 26 de dezembro de 2018, por conta do recesso natalino.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Assista: Homem furta celular em loja e câmeras registram tudo em Itiúba

06 de nov de 2018 às 16:15 | em: Itiúba,Notícias,Policia

Foto: Reprodução

Neste último sábado (01), câmeras de segurança registraram o momento em que um homem furta o celular em uma loja em Itiúba. Em uma ação rápida, o homem entra na loja e ao avistar o aparelho em cima do balcão, pega o aparelho disfarçadamente com a mão esquerda, guarda no bolso da calça e sai normalmente como se nada tivesse acontecido. Após a analise das imagens, nota-se que a ação pode ter acontecido em conjunto, pois uma mulher entra primeiro na loja, mexe em algumas coisas e ao avistar o celular no balcão, parece fazer uma especie de sinal para o homem que também já está na loja e que vai diretamente onde o aparelho está, pega, guarda no bolso e ambos saem ao mesmo tempo.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Homem é preso por estuprar criança em Itiúba

31 de out de 2018 às 18:34 | em: Itiúba

Foto: Divulgação | PC

Na terça-feira (30), Bernaldo Gonçalves dos Santos, de 41 anos, foi localizado por policiais da Delegacia de Itiúba. Ele estava com um mandado de prisão preventiva em aberto por estupro. O criminoso era procurado desde 2012, quando violentou uma criança de dez anos, naquela cidade. Bernaldo já está à disposição da Justiça e será encaminhado para o sistema prisional.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

MOC realiza oficina sobre a organização do orçamento municipal para Educação do Campo

22 de out de 2018 às 15:57 | em: Itiúba

Foto: Divulgação

O Movimento de Organização Comunitária (MOC) realizou com o apoio do Projeto ICEP, no município de Itiúba, na ultima quarta-feira (17), uma oficina com a Secretaria de Educação (coordenadores/as, técnicos e secretária) sobre a organização do orçamento municipal para Educação do Campo, ampliação/captação de recursos dentro do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civi (MROSC). Sendo mediada por Jorge Nery do MOC. O evento foi realizado em Itiúba e contou com a presença de educadores e profissionais da área.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Ambulância da Prefeitura de Itiúba é flagrada em motel na capital

25 de set de 2018 às 09:04 | em: Itiúba

Foto: Reprodução

Um funcionário da Prefeitura de Itiúba, a 380 km de Salvador, tem utilizado uma das três ambulâncias da gestão municipal para fazer um serviço diferente na capital. Todas as segundas-feiras, o servidor usa o automóvel para ir a um motel localizado no bairro de Brotas, em Salvador. O flagrante é da equipe de reportagem do site Aratu Online. Nesta segunda (24), o feito se repetiu. Como de costume, a ambulância apareceu cerca de 20 minutos após, por volta das 8h10. Sem pressa, o motorista, que está de camisa azul, desce com sua acompanhante, vestida com uma blusa na cor branca. É ele quem entra no prédio primeiro. Detalhe: o automóvel fica estacionado na porta do estabelecimento, visível para qualquer pessoa que passa na Avenida Teixeira Barros. Apuramos no local que, de acordo com as normas, veículos oficiais, ambulâncias e viaturas não podem ficar parados no estacionamento interno do motel. Pouco menos de quatro horas depois, o funcionário da Prefeitura de Itiúba e a mulher saem pela mesma porta e entram no carro sem nenhuma cerimônia. No bairro, ninguém comenta o caso.

Nota da Prefeitura de Itiúba

A secretária de Saúde de Itiúba, Reimi Yamazaki, tomou conhecimento do fato pela reportagem do Aratu Online. A gestora, depois da denúncia, disse que entrou em contato com o motorista. Ele teria informado que costuma descansar no motel depois de dirigir por quatro horas. O rapaz, porém, não esclareceu a presença da mulher. Reimi garantiu ao Aratu Online que o servidor, contratado por meio de REDA – um regime especial de contratação -, será ouvido formalmente assim que chegar na cidade. Segundo a Secretaria da Saúde, ele transporta todas as segundas-feiras um homem com câncer para o Hospital Aristides Maltez, que fica a poucos metros do motel.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.