Euclides da Cunha

Homem é flagrado dirigindo carro roubado em Euclides da Cunha

04 de out de 2017 às 08:23 | em: Euclides da Cunha

Foto: Divulgação

Investigadores da Polícia Civil em Euclides da Cunha flagraram Leomir Martins do Nascimento, de 30 anos, no sábado (30), dirigindo um automóvel Hyundai HB20 roubado. O veículo de cor branca, ostentando placa ORZ – 6412, tem licença do Ceará. Leomir foi conduzido à Delegacia e autuado em flagrante por receptação. Ele permanecerá custodiado na carceragem daquela unidade policia civil, à disposição da Justiça. O veículo passará por exames periciais no Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Furto

Ainda no sábado (30), Bruno Santos Silva, 18, foi flagrado, também por uma equipe da Policia Civil furtando ovelhas de uma propriedade localizada no povoado de Nova Trindade, zona rural daquela cidade. Dois homens identificados pelos apelidos de “Pintado” e “Galego” conseguiram fugir, ao perceberem a chegada dos policiais, e estão sendo procurados. Os animais recuperados já foram devolvidos aos proprietários.

Denúncia ajuda Polícia Civil a apreender máquinas caça-níquel em Euclides da Cunha

02 de out de 2017 às 09:38 | em: Euclides da Cunha

Foto: Reprodução

De forma significativa, a Polícia Civil de Euclides da Cunha vem contando com o apoio da população para combater vários tipos de crimes. Por mais simples que pareçam os atos ilícitos, as informações são sempre relevantes, pois ajudam os investigadores a cruzarem informações e relacionar, inclusive, investigações já em andamento. Segundo o site euclidesdacunha.com, em um desses apoios recebidos, recentemente o SI (Serviço de Investigação) da 25ª Coorpin com trabalhos desenvolvidos pelos investigadores Raphael Rangel e Francisco da Chagas, sob o comando do Dr. Vitor Tenório, localizou e apreendeu três máquinas de jogos de azar do tipo caça-níquel, que representam uma contravenção penal. Os equipamentos foram retirados de um estabelecimento comercial do centro da cidade de Euclides da Cunha, depois que populares denunciaram por meio do Disk-Denúncia (75) 99979-9040, que não exige a identificação de quem denuncia. Este número pode ser usado para outros casos, como: tráfico de drogas, roubo, furto, entre outros. Os equipamentos foram apresentados à autoridade policial de plantão, o Dr. Luis Henrique Alves, para ação das providências cabíveis.

Homem é preso suspeito de matar irmão do vice-prefeito de Euclides da Cunha em fazenda de Tucano

26 de set de 2017 às 09:28 | em: Euclides da Cunha

Foto: Divulgação

Policiais Civis em Euclides da Cunha cumpriram um mandado de prisão temporária contra Jânio dos Reis Santos, o “Geninho”, acusar de matar Emmanuel Macedo Campos, o “Manelão”, irmão do prefeito da cidade. A prião ocorreu nesta sexta-feira (22). O crime ocorreu no dia 8 de setembro. “Geninho” desferiu vários golpes de facão contra a vítima, que estava em sua fazenda, na zona rural de Tucano. “Manelão” chegou a ser socorrido no Hospital Municipal de Tucano e depois transferido para Feira de Santana, onde não resistiu aos ferimentos e morreu. O suspeito teria confessado o crime na época.

Relembre o caso:

Auditor Fiscal aposentado morre após ser atacado por funcionário em fazenda de Tucano

Laudo confirma morte de delegado de Euclides da Cunha por suicídio

23 de set de 2017 às 10:35 | em: Euclides da Cunha

Foto: Reprodução

Três meses após a morte do delegado de polícia Arthur Correia de Oliveira (29), os peritos concluíram que “Dr. Arthur faleceu de Traumatismo Craniano-encefálico resultante de disparo de arma de fogo encostado”, confirmando a informação do site euclidesdacunha.com. À época, o site publicou que a morte do delegado teria sido por suicídio e não por causa de ferimentos decorrentes do capotamento do veículo Fiesta prata que conduzia naquela fatídica manhã de domingo de carnaval, quando o mesmo se encontrava a caminho de Recife, onde passaria dias de folga junto a familiares, depois de cumprir escala de serviço.

 

E agora, José? Festa em Euclides teve recorde de furtos segundo a Polícia

21 de set de 2017 às 10:12 | em: Euclides da Cunha

Foto: Reprodução

Durante a apresentação das bandas da comemoração dos 84 anos de emancipação de Euclides da Cunha, vários foram feitos vários registros de furtos na cidade. Segundo o site Resenha Local, na noite de segunda-feira (18), inúmeras pessoas tiveram aparelhos celulares furtados, além de outros objetos. Os números oficiais da Polícia Civil apontam que até o início de tarde de quarta feira (20) de setembro, já haviam sido registradas 23 ocorrências, sendo 20 apenas de furto de celular. Ainda segundo o site, este número oficial está distante de representar a realidade”. A estimativa é de que o total de vítimas seja de até cinco vezes mais.  Isso porque a maior parte das pessoas prejudicadas não prestou queixa por motivos diversos. Uma moradora de Euclides da Cunha que pediu para não ter o nome divulgado teve o celular com apenas uma semana de uso levado por bandidos. Por não acreditar na possibilidade de reaver o aparelho, ela preferiu não ir à delegacia”, publicou o site.

Araci, Tucano, Santaluz e em mais 170 municípios é decretada situação de emergência

Foto: Ilustração

Cento e setenta e três municípios baianos tiveram situação de emergência reconhecida devido à falta de chuvas no estado. O decreto de reconhecimento vale por 180 dias e será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta quinta-feira (14). O governo levou em consideração os baixos índices pluviométricos (de chuva) registrados nos últimos anos, que afetam quase a totalidade do estado. Com a escassez das chuvas, o fornecimento de água potável tem sido comprometido e provocado graves prejuízos às atividades produtivas, principalmente na agricultura e pecuária.  Conforme o decreto, que passou pela análise da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), todos os órgãos estaduais devem participar de ações com o objetivo de buscar soluções para restabelecer a normalidade e preservar o bem-estar da população.

Confira algumas cidades da lista

Araci, Biritinga, Boa Nova, Bom Jesus da Lapa, Caldeirão Grande, Cansanção, Capim Grosso, Casa Nova, Cícero Dantas, Cipó, Conceição do Coité, Euclides da Cunha, Fátima, Feira de Santana, Ipirá, Irecê, Itaberaba, Jacobina, Jeremoabo, Juazeiro, Lamarão, Morro do Chapéu, Nova Fátima, Nova Soure, Ourolândia, Palmeiras, Pindobaçu, Presidente Dutra, Quijingue, Retirolândia, Santa Bárbara, Santaluz, São José do Jacuípe, Senhor do Bonfim, Sento Sé, Sobradinho, Tucano, Valente, Xique-Xique.

Auditor Fiscal aposentado morre após ser atacado por funcionário em fazenda de Tucano

14 de set de 2017 às 14:33 | em: Euclides da Cunha,Tucano

Foto: Reprodução

O Auditor Fiscal aposentado, Emmanuel Campos “Manelão”, não resistiu aos graves ferimentos sofridos após ser atacado por um funcionário de sua fazenda. Ele morreu no hospital EMEC, em Feira de Santana, onde se encontrava internado na UTI. A notícia da morte foi confirmada por familiares da vítima ao site euclidesdacunha.com. Segundo o site, Manelão, que é irmão do politico Betão Campos, foi vítima de agressão física praticada “Geninho”, que cuidava de uma fazenda de sua propriedade na região do povoado de Tracupá, em Tucano. O fato ocorreu por volta das 17 horas da última sexta-feira (08), mas só chegou ao conhecimento dos familiares, quase 17 horas depois, após ser agredida a golpes de porrete e facão, a vítima ficou sem socorro durante todo este período.

O criminoso

Foto: Reprodução

Segundo o site Gil Santos Notícias, antes da morte de Emmanuel Campos ser confirmada, Jânio dos Santos Reis, o “Geninho”, se apresentou a polícia, prestou depoimento e foi liberado para responder em liberdade, sobre a tentativa de homicídio cometida. O autor-confesso do crime, chegou por volta das 16h, ao Complexo Policial Civil acompanhado de advogados e de uma irmã, foi ouvido pelo delegado Paulo Sérgio Cardoso, apresentou sua versão para o fato e, como havia se livrado do flagrante, a autoridade policial procedeu o interrogatório, que será encaminhado ao Juizo da Comarca de Tucano, município onde aconteceu o fato e liberou o acusado, de acordo com a lei.

Cultura nordestina é tema de marca de roupa criada por jovem de Euclides da Cunha

01 de set de 2017 às 09:54 | em: Cultura,Euclides da Cunha

Foto: Resenha Local

Tem aumentado cada vez mais o número de pessoas que busca expressar a sua identidade, crenças e valores que defendem através das roupas que vestem. Em Euclides da Cunha e região, a recém-criada marca Casebre de Palha tem sido responsável por colocar em movimento nas ruas muitos elementos da cultura nordestina e regional.  São camisas que destacam personagens como Antônio Conselheiro, Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Lampião e Maria Bonita e imprimem algumas características próprias, uma releitura e design assinados pela marca. Quem está por trás da ideia e deu vida à marca foi o jovem Celso Junior, amante da cultura popular nordestina.

Foto: Resenha Local

Desde os 14 anos ele tem contato com a técnica Silk Screen, também conhecida como serigrafia, um dos processos mais comuns para estampar camisetas. As influências vêm de dentro de casa: sua mãe tem uma fábrica de roupas e seu pai é artista, pintor. “Quando eu lancei as estampas foi para colocar em evidência o Nordeste, por uma questão de identidade, é uma coisa que está próxima de mim, que eu tenho uma paixão particular”, explica Junior ao Resenha Local. esmo já produzindo há algum tempo peças para consumo próprio, a ideia de lançar uma marca só surgiu mesmo depois que uma amiga o convidou para confeccionar algumas peças e expor no 9º Festival do Umbu, evento realizado em 2017 no município de Uauá, vizinho a Euclides da Cunha. Confira mais detalhes em Resenha Local.

Aprovado estatuto que regula ações da Câmara do Turismo do Sertão; Araci, Teofilândia e Serrinha foram inseridas

31 de ago de 2017 às 10:09 | em: Araci,Canudos,Euclides da Cunha,Serrinha,Tucano

Foto: Ilustração

Representantes do poder público, entidades da iniciativa privada e sociedade civil aprovaram, na terça-feira (29), em Alagoinhas (120 quilômetros de Salvador), o “Estatuto da Câmara Técnica Caminhos do Sertão”, que compreende os municípios de Adustina, Aramari, Araci, Banzaê, Canudos, Cipó, Conceição da Feira, Euclides da Cunha, Feira de Santana, Itapicuru, Irará, Monte Santo, Santa Bárbara, Sítio do Quinto e Tucano. A iniciativa tem o apoio da Secretaria do Turismo da Bahia. Durante a reunião realizada na Fundação Iraci Gama, o diretor de Regulação e Certificação dos Serviços Turísticos da Setur, Divaldo Borges, falou sobre a importância do estatuto. “É imprescindível que as ações da câmara estejam ajustadas ao estatuto que estabelece sua missão, finalidade, direitos e obrigações, dentre outros aspectos”, afirmou. Instituídas pela Lei Estadual do Turismo, as câmaras das zonas turísticas são instâncias de governança cujo objetivo é articular o desenvolvimento do setor.Também cabe a elas promover a elaboração ou adequação de planos de desenvolvimento do turismo e acompanhar a implantação de projetos de Turismo. “O trabalho conjunto entre setor público e iniciativa privada propicia maior resultado para o plano de fortalecimento das regiões turísticas”, disse Divaldo Borges. A reunião contou com a presença do prefeito de Alagoinhas, Joaquim Neto; secretários dos municípios que compõem a zona turística Caminhos do Sertão, e lideranças do trade turístico.

Caminhos do Sertão

A zona turística agrega grande potencial para o turismo nos mais diversos segmentos. Entre os destaques estão o Turismo Religioso, em Monte Santo e Serrinha, onde é realizada, há quase 90 anos, a Procissão do Fogaréu.

Euclides: Cadeirantes são barrados por inacessibilidade em evento sobre pessoas com deficiência

24 de ago de 2017 às 08:21 | em: Euclides da Cunha

Foto: Reprodução | Resenha Local

De 21 a 28 de agosto de 2017 acontece em todo o país a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Em Euclides da Cunha, a APAE (Associação de Pais e Amigos de Excepcionais) local organizou um evento nesta segunda-feira (21) na Casa da Cultura para discutir o assunto e cujo tema trazia em destaque a “pessoa com deficiência: direitos, necessidades e realizações”. O encontro aconteceu, porém um detalhe importante, digamos assim, pautou a fala de quase todos os convidados: o cadeirante e morador da cidade, Franklin Rehem, foi impossibilitado de se dirigir até o auditório onde aconteceu o evento porque no local não existe rampa de acesso ao primeiro andar e o elevador não estava funcionando. “É o cúmulo do absurdo. Se sabiam que não estava funcionando, por que não colocaram em outro espaço, no auditório da Câmara de Vereadores, por exemplo”, questionou o rapaz em entrevista para o site Resenha Local.

Foto: Reprodução | Resenha Local

Outro cadeirante e que compõe o quadro de alunos da APAE Euclides da Cunha só conseguiu ter acesso ao evento porque foi carregado no colo para romper os 24 degraus existentes no local, os mesmos que obrigaram Franklin a permanecer imobilizado no andar de baixo, sem acesso às discussões que, para ele, eram muito importantes. O diretor da Casa da Cultura, Jean Fabrício, lamentou o ocorrido, pediu desculpas publicamente e informou que problemas na rede elétrica comprometeram o funcionamento do elevador.  Ao mencionar o episódio em sua fala durante o encontro, o promotor de Justiça, Marcelo Cerqueira César, lembrou que as instituições públicas não estão preparadas para receber as pessoas com deficiência, e citou a própria sede do Ministério Público da cidade como exemplo. “Há muitas barreiras ainda que precisam ser vencidas, e elas não são apenas físicas. A nossa cultura é excludente”, apontou o promotor. A política de inclusão de pessoas com deficiência no âmbito educacional foi um dos assuntos mais discutidos no encontro, que contou com a presença de representantes do poder público municipal, professores, representantes da APAE local, Ministério Público e do conhecido Cláudio Vieira, de Monte Santo, que convive há mais de 40 anos com uma doença rara. (Resenha Local).

IV Mostra Euclidense de Teatro começa nesta quarta e terá diversos espetáculos

23 de ago de 2017 às 08:53 | em: Cultura,Euclides da Cunha

Foto: Ilustração

De 23 a 27 de agosto a Casa da Cultura de Euclides da Cunha será palco da quarta edição da Mostra Euclidense de Teatro. A programação contará com oito espetáculos de diversas modalidades e companhias teatrais, incluindo apresentação convidada. Os ingressos serão vendidos no local a R$5,00.

Resenha Local

Programação completa:

23/08 (quarta-feira)

19h
Espetáculo Álbum de Família
Farrapos Cia de Teatro

24/08 (quinta-feira)

19h
Espetáculo Fantasia Laica
Grupo de Teatro Mandacatrupe

20h
Espetáculo A Garota e o Pássaro
Cia Teatral Oxente

21h
Espetáculo Cordel do Amor sem Fim
Cia Teatral Saída de Emergência

 25/08 (sexta-feira)

19h
Espetáculo Versos e Encantos (Arrojados)
Cia Teatral da Tendinha Cultural

20h
Espetáculo Entre a Cruz e a Espada
Cia Teatral Foco

26/08 (sábado)

19h
Espetáculo O Drama de Apaixonado
Cia Teatral Jaguar

 20h
Espetáculo O Casamento de Maria Flor
Grupo Algodões em Cena

27/08 (domingo)

19h
Cerimônia de premiação e encerramento da mostra.

Fonte: Resenha Local

Teofilândia, Santaluz, Euclides, Queimadas, Nova Soure e Tucano são notificadas pelo TCM por acúmulo de cargos públicos

Foto: Ilustração

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia vai apurar indícios de acumulação ilícita de cargo, emprego ou função pública e o excedimento do teto de remuneração por servidores em todos os  municípios baianos. Levantamento preliminar indica a necessidade de apuração sobre a situação funcional de 30 mil servidores em 585 órgãos da administração pública direta e indireta de 363 municípios do estado. Edital publicado na edição de sexta-feira (11)  no Diário Oficial Eletrônico do TCM, estabelece prazo de 60 dias para que as prefeituras e câmaras municipais procedam a apuração de cada indício, adotem providências corretivas, e informem o Tribunal sobre elas, com a correspondente documentação comprobatória, através do Sistema Integrado de Gestão e Auditoria – SIGA, do próprio TCM. Inicialmente, foram identificados cerca de 30 mil casos de situações funcionais que, em tese, infringem uma ou mais normas legais, e que devem ser investigadas para que sejam corrigidas. O TCM optou por dar ciência prévia aos gestores municipais responsáveis, de modo a agilizar a adoção de medidas corretivas. Estão arrolados no documento as seguintes entidades públicas:

Prefeitura Municipal de Tucano
Câmara Municipal de Tucano
Prefeitura Municipal de Euclides da Cunha
Câmara Municipal de Quijingue
Prefeitura Municipal de Quijingue
Prefeitura Municipal de Nova Soure
Prefeitura Municipal de Teofilândia
Câmara Municipal de Teofilândia
Prefeitura Municipal de Santaluz
Prefeitura Municipal de Conceição do Coité
Câmara Municipal de Conceição do Coité

Confira outras cidades notificadas: Documento TCM Bahia

Diretoria da Ascoob Cooperar reúne todos os gerentes do sistema em Tucano

12 de ago de 2017 às 10:50 | em: Araci,Canudos,Euclides da Cunha,Teofilândia,Tucano

Foto: Ascoob

Foi realizada nesta quinta-feira dia (10) a 1° reunião da nova diretoria com todos os gerentes do sistema Ascoob. O evento começou a partir das 15h no auditório da Ascoob Cooperar no Município de Tucano. Estava presente a DIREX (Diretoria Executiva) e os gerentes de Teofilândia, Araci, Tucano, Euclides da Cunha e Canudos. A reunião faz parte do planejamento estratégico da Instituição, onde tinha como objetivos acompanhar as metas e as ações de cada área de atuação, estabelecidos para o 2° semestre 2017.

 

Polícia encontra celulares, arma branca e outros objetos em celas de Euclides da Cunha

03 de ago de 2017 às 08:18 | em: Euclides da Cunha,Policia

Foto: euclidesdacunha.com

Em revista preventiva realizada nas celas do Complexo Policial Civil (CPC) de Euclides da Cunha, agentes policiais civis da 1ª DT e 25ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior –  Coorpin, em Euclides da Cunha, descobriram objetos de uso proibido utilizados por detentos que ocupavam as celas de nº 03, 04 e 05. Na vistoria às paredes e grades não foram constatadas irregularidades; porém, nas respectivas celas foram localizados 02 aparelhos smartphone e uma porção de uma substância de cor esverdeada e embalada e um saco branco, provavelmente maconha; um aparelho de telefone celular; uma faca e uma barra de ferro. Foram apreendidos também, carregadores, cabo USB, pedaços de cabo de vassoura, pen drive e objeto pontiagudo, bastante usado por detentos para escavar parede e abrir buraco para fuga. Foi lavrado um auto de apreensão com emissão de guia para perícia técnica de todo o material apreendido, além de um comunicado ao Juízo de Direito da Comarca de Euclides da Cunha. (euclidesdacunha.com).

Produção de feijão em Euclides da Cunha pode chegar a um milhão de sacas

26 de jul de 2017 às 14:51 | em: Euclides da Cunha

Foto: Ilustração

Em entrevista para o jornal Notícias Agrícolas, o corretor de feijão, João Paraná, estima que a produção de grãos este ano em Euclides da Cunha deve ficar entre 800 mil e um milhão de sacas. O bom resultado, contudo, depende de o clima continuar ajudando nos próximos 30 dias, alerta. Segundo Paraná, esse número de sacas na produção está dentro do padrão da cidade quando o inverno é favorável, mas que o número podia ser até de 1,5 milhão de sacas caso houvesse mais investimento na cultura do feijão. “Falta incentivo”, afirma ele. Do montante de feijão que está em produção em Euclides da Cunha, grande parte está nas mãos de agricultores familiares, que, apesar das incertezas climáticas, não perdem as esperanças de uma boa colheita. No ano passado, com a seca, os produtores perderam cerca de 95% da produção. (Resenha Local).