Conceição do Coité

Coité: Suspeito de matar ex-companheira comete suicídio em Salgadália

19 de ago de 2017 às 16:35 | em: Conceição do Coité

Foto: Redes Sociais

Por volta das 9h deste sábado (19) a Polícia Militar foi informado que na Fazenda Lapa  Vila Carneiro, povoado de Salgadália, Conceição do Coité, havia um corpo do sexo masculino pendurado em uma árvore . A PM foi ao local e constatou o ocorrido. Segundo informações, era o indivíduo Carlos Renei Santos Mota, 28 anos. Ele é suspeito de na noite anterior ter matado sua companheira a pauladas. Carlos  residia na Faz. Penha 2, Salgadalia.

Adolescente é morta a pauladas na zona rural de Coité e ex-namorado é suspeito

Na noite desta sexta-feira (18), a adolescente Valdicleide Pereira Lopes, de 17 anos, foi morta a pauladas na comunidade de Vila Cordeiro,  região do distrito de Salgadália, Conceição do Coité. Segundo a Polícia Militar, o suspeito de cometer o crime é o ex-namorado da vítima, Renei S. M., de 26 anos, morador da Fazenda Peba II, na região da comunidade rural de Salgada Velha.

Foto: Redes Sociais

Uma guarnição da PM foi acionada e fez buscas pela região, mas até a publicação desta matéria o homem não foi encontrado. A motivação do crime ainda é desconhecida. O corpo da vítima foi levado para o Departamento de Polícia Técnica em Serrinha. O caso será investigado pela Polícia Civil de Coité.

Adolescente é morta a pauladas na zona rural de Coité e ex-namorado é suspeito

19 de ago de 2017 às 12:27 | em: Conceição do Coité

Foto: Redes Sociais

Na noite desta sexta-feira (18), a adolescente Valdicleide Pereira Lopes, de 17 anos, foi morta a pauladas na comunidade de Vila Cordeiro,  região do distrito de Salgadália, Conceição do Coité. Segundo a Polícia Militar, o suspeito de cometer o crime é o ex-namorado da vítima, Renei S. M., de 26 anos, morador da Fazenda Peba II, na região da comunidade rural de Salgada Velha. Uma guarnição da PM foi acionada e fez buscas pela região, mas até a publicação desta matéria o homem não foi encontrado. A motivação do crime ainda é desconhecida. O corpo da vítima foi levado para o Departamento de Polícia Técnica em Serrinha. O caso será investigado pela Polícia Civil de Coité.

11 pessoas foram detidas e 2 presas em Operação contra o tráfico de drogas em Coité

16 de ago de 2017 às 16:55 | em: Conceição do Coité

Foto: Divulgação/PM

Em uma operação conjunta de combate ao tráfico de drogas realizada pelas polícias Civil e Militar da cidade de Conceição do Coité, com apoio da Companhia de Emprego Tático Operacional (Ceto) do Décimo Sexto Batalhão e da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Nordeste, 02 pessoas foram presas e outras 11 foram conduzidas à delegacia. Com informações da PM, em conhecidos pontos de vendas de entorpecentes e em residências de suspeitos de tráfico de drogas, os policias apreenderam: 27 petecas de cocaína e uma outra quantidade da mesma substância embalada num saco, um tablete, 06 pacotes e 86 trouxinhas de maconha, uma quantia de R$ 658, 00 distribuídos em espécie e moeda, 03 armas de fogo tipo revólver, sendo dois de calibre 32 e um 38, 15  munições calibre 32 e 06 calibre 38, algumas sementes de maconha, um dichavador (usado para preparar cigarros de maconha), 03 aparelhos celulares e uma corrente prata. “A Operação deflagrada com o envolvimento do Poder Judiciário, Ministério Público e a atuação das forças policiais  consiste numa importante demonstração de força do Estado no sentido de coibir qualquer ação delituosa na cidade, principalmente os crimes que tenham relação direta com facções criminosas”, disse a Polícia Militar.

Jovem de 19 anos é preso com drogas e arma em Conceição do Coité

15 de ago de 2017 às 10:12 | em: Conceição do Coité,Policia

Foto: Divulgação/ PM

Por volta das 17h30 desta segunda-feira (14), uma guarnição da CETO, fazendo rondas pela rua do Matadouro bairro Matadouro, Conceição do Coite, visualizou um indivíduo em atitude suspeita. Segundo a Polícia Militar, à medida que a guarnição se aproximou do referido indivíduo, ele pulou muros das residências vizinhas. “A guarnição fechou o cerco nas imediações e após observações visualizaram o suspeito em um terreno”, informou a PM. Na busca pessoal foi encontrado em poder do acusado, de nome Jerferson de O. S., 19 anos, um revólver calibre .38, marca Rossi, com numeração suprimida, contendo 05 (cinco) munições intactas. Com ele também havia: 24 pedrinhas de crack embaladas para venda; 14 trouxas de maconha embaladas para venda; A importância em espécie 10,50 (dez reais e cinquenta centavos) dinheiro esse em cédulas de 2,00 (dois reais); 01 (uma) Pochete e um pequeno vaso onde estavam as drogas; 01 Relógio de Pulso Marca G-Shock de cor preto e branco. O suspeito foi  conduzido juntamente com todo material para ser apresentado à delegacia para adoção das medidas pertinentes.

PM encontra tijolo de maconha de 1kg enterrado em casa abandonada em Coité

15 de ago de 2017 às 10:06 | em: Conceição do Coité,Policia

Foto: Divulgação/ PM

Por volta das 18h15min desta segunda-feira (14), após rondas e abordagens pelo bairro da Pampulha, Conceição do Coité, a Polícia Militar avistou um indivíduo em atitude suspeita próximo a uma casa abandonada. Segundo a PM, quando foi percebida a presença da guarnição, o indivíduo empreendeu fuga, porém não foi alcançado. “Após buscas no interior da casa, foi encontrado um saco enterrado com aproximadamente 1Kg de uma substância que aparenta ser maconha”, informou a PM. Na continuação da diligência foram feitas buscas nas proximidades do local citado e em todo bairro da Pampulha, mas o indivíduo não foi encontrado. O material citado foi apresentado à delegacia para a adoção das medidas cabíveis.

Filhas do deputado Alex da Piatã sofrem tentativa de assalto e sequestro em Coité

14 de ago de 2017 às 14:06 | em: Conceição do Coité

Foto: Calila Notícias

As duas filhas adolescentes do deputado Alex da Piatã (PSD), L, de 15 anos e L, 17, foram feitas reféns por um homem, quando chegavam à residência de uma tia na Rua João Ferreira da Silva, no bairro da Caixa D’Água, Conceição do Coité. Segundo relato de uma tia das jovens, divulgada inicialmente no grupo de WhatsApp da Associação do Bairro, as sobrinhas estavam chegando em sua casa por volta das 17h15, quando foram abordadas pelo criminoso que simulava está armado, ou seja, colocava uma das mãos dentro da camisa como se estivesse segurando um revólver. A abordagem aconteceu na rua e as adolescentes foram levadas para dentro do muro da residência, onde também estava a esposa do deputado, Val, atual secretária de Assistência Social e vice-prefeita do município, duas irmãs, sobrinhos e dois cunhados. Momento que o individuo chega a pé até quando é dominando. As jovens não aparecem na imagem, mas estão na frente do portão. Mais detalhes em Calila Notícias.

Teofilândia, Santaluz, Euclides, Queimadas, Nova Soure e Tucano são notificadas pelo TCM por acúmulo de cargos públicos

Foto: Ilustração

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia vai apurar indícios de acumulação ilícita de cargo, emprego ou função pública e o excedimento do teto de remuneração por servidores em todos os  municípios baianos. Levantamento preliminar indica a necessidade de apuração sobre a situação funcional de 30 mil servidores em 585 órgãos da administração pública direta e indireta de 363 municípios do estado. Edital publicado na edição de sexta-feira (11)  no Diário Oficial Eletrônico do TCM, estabelece prazo de 60 dias para que as prefeituras e câmaras municipais procedam a apuração de cada indício, adotem providências corretivas, e informem o Tribunal sobre elas, com a correspondente documentação comprobatória, através do Sistema Integrado de Gestão e Auditoria – SIGA, do próprio TCM. Inicialmente, foram identificados cerca de 30 mil casos de situações funcionais que, em tese, infringem uma ou mais normas legais, e que devem ser investigadas para que sejam corrigidas. O TCM optou por dar ciência prévia aos gestores municipais responsáveis, de modo a agilizar a adoção de medidas corretivas. Estão arrolados no documento as seguintes entidades públicas:

Prefeitura Municipal de Tucano
Câmara Municipal de Tucano
Prefeitura Municipal de Euclides da Cunha
Câmara Municipal de Quijingue
Prefeitura Municipal de Quijingue
Prefeitura Municipal de Nova Soure
Prefeitura Municipal de Teofilândia
Câmara Municipal de Teofilândia
Prefeitura Municipal de Santaluz
Prefeitura Municipal de Conceição do Coité
Câmara Municipal de Conceição do Coité

Confira outras cidades notificadas: Documento TCM Bahia

Jovem de Coité morre vítima de choque elétrico quando trocava bocal de lâmpada do banheiro

14 de ago de 2017 às 09:21 | em: Conceição do Coité

Foto: Reprodução

O jovem Jailson dos Santos Pastor, 22 anos, morreu no inicio da noite deste sábado, 12, quando estava sendo socorrido pela Brigada Voluntária Anjos da Vida para o Hospital Português – Unidade Regional de Conceição do Coité. Segundo a Brigada, por volta das 18h40 a equipe foi chamada para socorrer a vítima que havia sofrido um violento choque elétrico, enquanto trocava o bocal da lâmpada do banheiro da sua residencia na Rua João Lopes Carneiro, Bairro Alto da Colina, ao chegar encontrou o mesmo caído e seu estado de saúde muito grave, de imediato os socorristas realizaram massagens cardíacas e colocaram na ambulância e durante todo o trajeto tentavam reanimá-lo, mas quando passava pela frente do Ginásio de Esportes que fica a cerca de 250 metros do hospital, ele sofreu uma parada cardíaca e ao dar entrada na unidade hospitalar foi constatado o óbito. (Calila Notícias).

Corpo de jovem de 15 anos é encontrado com vários tiros em Coité

12 de ago de 2017 às 11:01 | em: Conceição do Coité

Foto: Raimundo Mascarenhas

Populares encontraram no inicio da manhã deste sábado, 12, o corpo de um jovem com marcas de tiros ao na área da Academia de Saúde que fica no mesmo terreno pertencente ao CAIC localizado entre os bairros Açudinho, São João e Alto da Colina. O mesmo identificado por Anderson Maciel dos Santos tinha 15 anos e era conhecido por “Peru”. Ele estudou no CAIC e foi reconhecido o que facilitou a identificação. Informações de populares dão conta que ocorreu alguns disparos de arma de fogo na noite de sexta-feira, mas nenhuma informação que alguém tinha sido baleado, nesta manhã uma pessoa acionou a Guarda Municipal que compareceu ao local, isolou a área e aguardou a chegada da Policia Militar. A maioria das pessoas que foram ao local e reconheceram a vítima falava que “Peru” tinha envolvimento com atos ilícitos, fato confirmado pelo padastro perante a Policia Militar. ” A gente morava nas Casas Populares e para tirar ele dessas companhias viemos morar no Açudinho e ele continuou se misturado com amizades ruins, resolvemos mudar pra o Bairro do Cruzeiro e ele não quis ir com a gente, ficou morando com um a tia”, disse o padrasto que não teve o nome revelado. Anderson era filho de um homem conhecido por “Bené” que morreu há mais de dez anos, segundo informações, após reagir intervenção policial. (Calila Notícias).

Veículo que saiu de Coité com R$ 100 mil em sandália é roubado em Biritinga; motorista foi refém por 10h

08 de ago de 2017 às 09:23 | em: Biritinga,Conceição do Coité

Foto: Raimundo Mascarenhas/ Calila Notícias

O motorista de um caminhão Iveco de uma empresa de calçados de Conceição do Coité passou por momentos de pânico na manhã desta segunda-feira, 07, depois de passar mais de 10 horas em poder de assaltantes que lhe abordaram por volta das 07h30 quando o mesmo seguia no trecho da BA 084 que liga Biritinga a Nova Soure e só foi libertado por volta das 17h. Segundo Sandro proprietário da empresa Duda Calçados a carga de 2.600 pares de sandálias seria distribuída em Olindina, Araçás Alagoinhas, Aracaju e Maceió e o veículo foi interceptado pelo marginais próximo a Biritinga. Estima-se que o prejuízo somente da carga passe de R$ 100 mil.

Trecho marcado por assaltos

Assaltos no trecho Biritinga a Nova Soure sempre ocorreram independente de horário e condições da rodovia. São 60 km de distancia entre as duas cidades e praticamente não existe povoados ás margens da pista de rolamento e favorece na fuga por estradas vicinais de mata fechada e grandes fazendas.

Araci: Coiteense é detido na BR-116 por atitude suspeita e diversos eletrônicos em mochila

08 de ago de 2017 às 08:59 | em: Araci,Conceição do Coité

Fonte: Reprodução

Por volta das 15h desta segunda-feira (08), durante rondas ostensivas em Araci, uma guarnição abordou um indivíduo de 28 anos, residente em Conceição do Coité, momento em que transitavam na BR-116 em uma motocicleta. Segundo a Polícia Militar, durante a busca pessoal em sua mochila foram encontrados vários aparelhos celulares, diversos relógios, carregadores de celulares e fones de ouvido, todos de procedência duvidosa e sem nota fiscal. “Vale salientar que [o indivíduo] já foi preso por furto na cidade de Conceição do Coité. Ele foi conduzido para a Delegacia de Araci para o devido registro”, disse a PM. Ele foi apresentado para averiguação e liberado em seguida.

Comando do 16º Batalhão elenca pontos sensíveis e intensificam ações da polícia em Araci, Serrinha e Coité

07 de ago de 2017 às 13:12 | em: Araci,Conceição do Coité,Serrinha

Foto: Ascom 16º BPM

Com vistas a intensificação do policiamento ostensivo em toda a área que pertence ao orgânico do 16° Batalhão de Polícia Militar, o comando da Unidade juntamente com a Coordenação de Planejamento Operacional elencou os “pontos sensíveis” e materializou um plano de operações que está sendo realizado desde a noite de sexta-feira (04) em Serrinha e demais municípios. Foram empregadas guarnições extras de motociclistas e viaturas que realizam blitz itinerante, além de abordagens, em um ou mais pontos simultaneamente. De acordo com o Batalhão, essas ações visam coibir possíveis condutas delituosas, bem como intensificação de abordagens com fulcro na busca de armas de fogo, drogas e veículos com queixa de roubo ou furto, além de propiciar uma maior sensação de segurança para toda a comunidade. As abordagens foram realizadas em Conceição do Coité nos bairros do Açudinho, Tabuleiro, Goiabeira e centro da cidade, em Serrinha no povoado da Vertente e nos bairros periféricos, em Araci nos povoados de Pedra Alta, Poço Grande, Cascalheiras, Casinhas, Morumbi, Guarani, Bombinha, Jaconias, Caldeirão, Queimadas do Borges, Várzea da Pedra e Tapuio, dentre outras localidades. “As abordagens policiais acontecem no sentido de inibir a atuação de infratores que almejam a prática de delitos, como assalto a pessoas e estabelecimentos comerciais, furtos a residências e outras modalidades de crime, além do uso de entorpecentes. Não podemos admitir que marginais perturbem cidadãos de bem,” pontuou o tenente-coronel Gilson Paixão comandante do Batalhão.

PM recupera moto furtada em frente à Caixa Econômica Conceição do Coité

04 de ago de 2017 às 07:49 | em: Conceição do Coité,Policia

Foto: Divulgação | PM

Por volta das 14h30 desta quinta-feira (04), a Polícia Militar foi informada que uma moto Honda Biz, cor branca, foi furtada em frente à agência da Caixa Econômica em Conceição do Coité. Segundo a PM, uma guarnição manteve contato com o proprietário, o sr. Leander Sousa, 18 anos, morador do bairro Cruzeiro à Rua Nossa Senhora Santana. “Ao fazer rondas pela cidade, a mesma foi localizada abandonada na Rua Landulfo Alves. O suposto autor do furto evadiu e não foi localizado”, informou a PM. A motocicleta  foi entregue ao proprietário após os procedimentos de praxe.

Veja quanto entrou na conta da Prefeitura de sua cidade em Julho de 2017

Foto: Ilustração

As informações são do Bando do Brasil, através do Demonstrativo de Distribuição da Arrecadação, que inclui o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o Fundo Especial de Petróleo (FEP), a Desoneração das Exportações Lei 87/96 (ICMS), o Imposto Territrial Rural (ITR), o Imposto Estadual (ICS), os Royalties Da Anp – Lei 9.478/97 (ANP), os valores do Departamento Nacional de Produção Mineral (CFM), o Fundo Saúde (FUS), o Ipi Exportação – Cota Município, o FUNDEB, o Simples Nacional e o IPVA.

Mês: Julho de 2017

Serrinha: R$ 8.472.138,34 C
Araci: R$ 6.921.718,66 C
Tucano: R$ 6.440.207,18 C
Conceição do Coité: R$ 6.339.928,06 C
Santaluz: R$ 5.048.774,50 C
Teofilândia: R$ 3.351.321,99 C

Os valores não apresentam variação significativa em relação a junho de 2017. Confira:

Veja quanto entrou na conta da Prefeitura de sua cidade em Junho de 2017

‘O Som do Sisal’: Grupo musical coiteense que usa sisal como instrumento faz turnê no México

02 de ago de 2017 às 08:57 | em: Conceição do Coité,Cultura

Foto: Divulgação

No interior da Bahia, mais precisamente na cidade de Conceição do Coité, é possível ouvir o som de uma planta. Pontiaguda, a planta em questão é o sisal, que cresce solitário na porção semiárida do Estado e serve de sustento para as famílias que transformam sua fibra em tapetes, cestas, cordas e agora em música. Não estranhe. O projeto “O Som do Sisal” transformou o ouro verde do semiárido baiano em cinco instrumentos, montou um repertório de forró e agora arrumou as malas para lançar o primeiro CD da banda no México, país de onde foram trazidas para o Brasil as primeiras mudas da planta. O projeto é coordenado pelo maestro Josevaldo Silva e se apresenta no país de língua espanhola até o dia 10 de agosto com shows agendadas e outros que foram surgindo desde que o projeto desembarcou em solo mexicano no final de julho. Além dos espetáculos, o grupo está realizando oficinas para construção de instrumentos a partir da planta que também é abundante na Península de Yucatan. Como em um movimento inverso, “O Som do Sisal” mostra aos mexicanos o inesperado resultado que o cultivo do sisal causou no sertão brasileiro.

Foto: Divulgação

O que o sertão brasileiro está causando no México? Ainda é muito cedo para dizer, mas o maestro Josevaldo relata que as apresentações até agora foram bem recebidas pelo público mexicano. A turnê internacional conta com o apoio do Governo da Bahia com recursos financeiros do Fundo de Cultura. No novo CD dos baianos lançado por lá estão composições autorais que retratam a cultura do povo trabalhador do sisal em São Conceição do Coité. Entre as faixas do álbum, está a música “Som do Sisal”, que simboliza um agradecimento do projeto à exportação do produto do México para o Brasil. O projeto foi criado em 2012, inspirado na violinha de buriti, encontrado no parque do Jalapão, no Tocantins. De lá pra cá, o grupo já foi reconhecido com o prêmio nacional Laureate Brasil Jovem Empreendedor Social em 2017 e o estadual Ideias Inovadoras de 2015. A violinha de sisal já passou pelas mãos do cantor Saulo Fernandes e do instrumentista Armandinho Macêdo. (Bahia Notícias).

Obrigado em forma de canção.

Música: O Som do SisalComposição: Del Feliz Som do SisalNa sua primeira viagem até o México, para devolver o sisal em forma de música, o projeto #oSomDoSisal compôs uma música em agradecimento.Imagens aéreas: Albert Nascimento.

Posted by O Som do Sisal on Monday, July 24, 2017