Conceição do Coité

Coité: Homem cai dentro de poço do mercado municipal e é resgatado com vida por populares

27 de jun de 2017 às 15:55 | em: Conceição do Coité

Foto: Reprodução

Um homem conhecido por Berguinho do Pastel caiu dentro de um poço que fica ao lado da porta dos fundos do Mercado Municipal de Conceição do Coité na manhã desta segunda-feira, 26, e escapou com vida graças ao socorro rápido de populares. Segundo o vendedor conhecido como Nen da Farinha, eram por volta das 11h quando ele que tem um box bem próximo ao poço observou Berguinho deitado ao lado do poço, possivelmente por ter feito uso de bebida alcoólica, “de repente ele levantou, ficou em pé e se desequilibrou e caiu, tentou segurar na borda e eu corri cheguei a pegar no pé dele, mas não consegui impedir que ele descesse, quando um rapaz estava próximo e pulou. Arrumaram um escada e por sorte conseguiu tirar ele com vida, mas parece que chegou a engolir água”, disse o vendedor.

Foto: Reprodução

Outro vendedor que não teve o nome identificado disse que esta não foi a primeira vez, antes três pessoas já caíram sendo que duas conseguiu segurar na borda e não desceu, outra desceu, mas como ocorreu com Berguinho, tinham pessoas próximo ao local e conseguiram resgatar em tempo. O poço serve para abastecer o mercado municipal, principalmente os banheiros, mas segundo os comerciantes vem há alguns anos sem tampa, tem toda instalação hidráulica para mandar água para os banheiros, só que não tem bomba d’água, e os servidores públicos que ali trabalham são obrigados a puxar água com balde. (Calila Notícias).

Trio assalta loja Insinuante/Ricardo Eletro em Conceição do Coité e foge a pé

21 de jun de 2017 às 06:54 | em: Conceição do Coité,Policia

Foto: Ascom 16° BPM

No início da tarde desta terça-feira (20), por volta das 13h25, 03 homens assaltaram uma loja da Insinuante/Ricardo Eletro localizada, no centro de Conceição do Coité . Segundo a PM, os criminosos roubaram 13 aparelhos celulares e a quantia de R$ 614,16 em dinheiro, e em seguida fugiram a pé.

Foto: Calila Notícias

Não há relatos de feridos na ação criminosa. A Polícia Militar foi chamada após a fuga dos assaltantes fez buscas pela região, mas nenhum suspeito tinha sido localizado até a publicação desta reportagem. Não há circuito interno de câmeras no estabelecimento, o que dificulta a identificação dos criminosos, afirma a PM.

Coite: Mulher é assassinada em Salgadália por 04 homens na noite de sexta-feira (16)

17 de jun de 2017 às 09:02 | em: Conceição do Coité

Foto: Ilustração

Por volta das 23h desta sexta-feira (16), a Central de Operações da PM foi informada via telefone que havia ocorrido um homicídio em Conceição do Coité, na localidade do Distrito de Salgadália. Segundo a PM, uma guarnição da 4ª Companhia foi deslocada para o local indicado e constataram a veracidade do fato. A vitima é Elma Cosme Pereira Gomes , 29 anos , residente na Travessa do Campo, s/n Distrito de Salgadália.

Foto: Reprodução

No momento do homicídio ela estava em sua casa junto com uma menor de 12 anos, quando cerca 04 elementos. Eles quebraram a porta do fundo e a do quarto e efetuaram vários disparos de arma de fogo na cabeça da vitima. Autoria e motivação são desconhecidas pela PM. O fato será investigado pela Polícia Civil.

Mulher, filho e nora sofrem tentativa de homicídio durante discussão familiar em Coité

16 de jun de 2017 às 10:15 | em: Conceição do Coité

Foto: João Wilson/ Notícias de Santaluz/ Arquivo

Por volta das 23h34 desta quinta-feira (15), uma guarnição da 4ª Companhia da PM foi deslocada pela Central de Operações  a fim de atender a uma solicitação feita por um preposto do Hospital Português, onde deu entrada na emergência a senhora Reijane Lopes da Silva, 43 anos (mãe), com vários golpes de facão, o estado é grave, seu filho Alberto Lopes da Silva, 21 anos, com golpes nas mãos e sua nora M. J. P. da C., 17 anos, com cortes nas mãos. Segundo a PM, o agressor é o pai, José Hélio Soares da Silva, 51 anos. Teria havido um desentendimento de família dentro da residência, que fica no Bairro Fluminense, na Rua Cassimiro Ferreira de Oliveira, nesta cidade. As vitimas foram atendidas pelo médico plantonista. A guarnição realizou rondas no bairro Fluminense, mas não obteve êxito, na prisão do agressor.

Jovem de 19 anos é morto a tiros em Conceição do Coité

14 de jun de 2017 às 08:49 | em: Conceição do Coité,Policia

Foto: Reprodução

Na noite desta terça-feira (13), o jovem Claudinei Silveira de Jesus, 9 anos, popularmente conhecido como ‘Cacau’, foi morto a tiros na Rua Otacílio Araújo, no bairro Alto do São João, em Conceição do Coité. Segundo a PM, vizinhos relataram que ouviram os disparos e chegaram a ver três ou quatro pessoas em um carro fugindo do local. Autoria e motivação do crime ainda são desconhecidas. Foram encontradas cápsulas de munições calibre 12 ao lado do corpo do jovem. O caso será investigado pela Polícia Civil. A Polícia Militar informou que fez rondas pela região, mas até o momento ninguém foi preso.

Coité: Com saúde, Dona Antônia completa 112 anos nesta terça-feira (13) em Salgadália

13 de jun de 2017 às 16:45 | em: Conceição do Coité

Foto: Cláudio Lima

Antônia da Santa Cruz, nascida no Sítio Maria Vitória, município de Santaluz, nasceu em 13 de junho de 1905 e hoje está comemorando 112 anos nesta terça-feira (13) de 2017. Dona Antônia viveu maior parte de sua vida na Fazenda Jurubeba, em Salgadália, Conceição do Coité. Atualmente ela reside em Salgadália.

Foto: Cláudio Lima

Lúcida e com saúde, por segurança ela apenas precisa de ajuda para caminhar. Seu neto, Cláudio Lima, entrou em contato com o site A Voz do Campo para externar a felicidade da família em ver sua matriarca completar uma idade tão expressiva.

Homem é encontrado caído ao lado de motocicleta em rodovia que liga Coité e Serrinha

10 de jun de 2017 às 09:04 | em: Acidentes,Conceição do Coité,Serrinha

Foto: Ascom 16° BPM

Na noite desta sexta-feira (9), José Givaldo de Almeida Reis, de 31 anos, foi encontrado caído no trecho da rodovia BA-409, nas proximidades da localidade de Cajueiro, que fica entre Conceição do Coité e Serrinha. Segundo a PM, a suspeita é que ele tenha se envolvido em um acidente, uma vez que ele foi encontrado ao lado de uma motocicleta. A moto estava danificada e caída ao lado da pista. Nenhuma marca de freios, nem estilhaços de outro veículo foram encontrados nas proximidades do acidente. Testemunhas informam que o homem foi socorrido em estado grave pela Brigada Voluntária Anjos da Vida e levado para a unidade regional do Hospital Português, em Coité. Não há informações sobre o estado de saúde da vítima.

Feira Agroecológica é implantada em Conceição do Coité

09 de jun de 2017 às 17:50 | em: Conceição do Coité

Foto: Reprodução

Um espaço de comercialização dos produtos da agricultura familiar acaba de ser inaugurado no município de Conceição do Coité – BA, nesta quinta-feira, 08 de junho. Trata-se da Feira Agroecológica ou feira orgânica, como são conhecidas em alguns lugares. Durante o ato de lançamento da Feira, a Coordenadora de Finanças da Cooperativa dos Agricultores Familiares e Grupos de Empreendimentos Solidário (COOAFES), Maria Luzia Santana, destacou a importante de o município ter um espaço diferenciado de comercialização para os produtos dos agricultores e ressaltou que esta foi um conquista construída por muitas mãos. “Uma conquista de muitos atores que por mais de 10 anos vem lutando para construir. Uma feira com produtos em transição agroecológica, livre de agrotóxico e que vai dar mais segurança alimentar para a população de Coité. Este é um momento histórico, espero que os agricultores e a sociedade coiteense aproveite o máximo deste espaço”, disse Luzia.  O agricultor Olavo de Jesus, da comunidade de Sambaíba é um dos agricultores que sempre sonhou e lutou para a implantação da feira agroecológica.

Foto: Reprodução

Ele falou da alegria em ver um sonho se concretizando, “pra gente é muito bom, a gente lutou muito para conquistar isso aqui. Graças a Deus e as entidades hoje nossa feira é uma realidade e a gente espera que os agricultores venham a produzir mais e agregar valor aos nossos produtos para que possamos crescer cada vez mais”, comemora. Representando o Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar – SINTRAF Coité, Maria Eliana reforçou o apoio da entidade aos agricultores. “A gente consegue ver no rosto dos agricultores a expressão de felicidade ao vender seus produtos livres de agrotóxicos. Orgulha-nos muito este momento e estamos aqui para reforçar nosso total apoio a esta feira, conte sempre com o Sindicato”. A feira é realizada pela Prefeitura municipal através da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Economia Solidária e parceira com a COOAFES, SINTRAF Coité, Fundação Apaeb, Movimento de Organização Comunitária – MOC e a FATRES. A feira funcionará em frente a Secretaria Municipal de Agricultura do município, na praça do Mercado, todas as quintas e sexta-feira. Inicialmente, contará com 20 agricultores previamente selecionados que produzem produtos livres de ofensivos e agrotóxicos. Estas famílias são acompanhadas por técnicos que prestam Assistência Técnica e têm monitoramento do Serviço de Inspeção Municipal – SIM. (Calila noticias).

Homem sofre tentativa de homicídio ao sair de bar em Conceição do Coité

04 de jun de 2017 às 08:00 | em: Conceição do Coité,Policia

Foto: Raimundo Mascarenhas | Calila Notícias

Na noite deste sábado (3), na cidade de Conceição do Coité,  Joilson Fagundes dos S., de 28 anos, sofreu uma tentativa de homicídio. De acordo com a PM, ele estava em um bar no bairro das Casas Populares, quando saiu para conversar com outra pessoa e foi surpeendido por 03 criminosos que se aproximaram. Foram diversos disparos de arma de fogo, mas a vítima só foi alvejado por duas balas. Um tiro foi na costas e outro na perna de Joilson. Ele foi socorrido por uma equipe da Brigada Voluntária Anjos da Vida para o hospital da cidade. Autoria e motivação do crime ainda são desconhecidas até o fechamento desta matéria. O caso será investigado pela Polícia Civil local. Para evitar outra tentativa de assassinato contra a vítima, uma viatura da PM escoltou a ambulância.

PM faz Operação e apreende 08 máquinas caça-níquéis e máquina de jogo do bicho em Coité

02 de jun de 2017 às 08:07 | em: Conceição do Coité

Foto: Ascom 16° BPM

Por volta das 16h30min desta quinta-feira (01), uma guarnição de Conceição do Coité realizou uma Operação com o objetivo de combater práticas de jogo de azar em bares situados na sede do município. Segundo a PM, a Operação foi realizada em diferentes bairros da cidade e resultou na apreensão de 08 máquinas caça-níquéis e 01 máquina portátil utilizada em apostas de jogo do bicho.

Foto: Ascom 16° BPM

Os acusados foram conduzidos à delegacia. Eles são: Eliziário da S. O., 40 anos, Cremilson O. S., 42 anos, João B. A., 51 anos, e Crispiniano S. das M., 43 anos. O material apreendido foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil de Conceição do Coité para a adoção das medidas legais cabíveis.

O crime

A prática de jogo de azar é tipificada na Lei de Contravenções Penais (Lei 3688/1941), Art. 50: “ Estabelecer ou explorar jogo de azar em lugar público ou acessivel ao público, mediante o pagamento de entrada ou sem ele: (Vide Decreto-Lei nº 4.866, de 23.10.1942) (Vide Decreto-Lei 9.215, de 30.4.1946)”.

Foto: Ascom 16° BPM

Segundo a Polícia Militar, as ações de combate aos jogos de azar e a outros tipos de delito continuarão a ser coibidas na região.

TJ-BA condena Coité a indenizar mulher por queda em escada

01 de jun de 2017 às 16:25 | em: Conceição do Coité

Foto: Ilustração

O Município de Conceição do Coité, na região sisaleira do estado, foi condenado a indenizar uma senhora em R$ 10.073 por danos materiais e morais, por cair da escada da Secretaria Municipal de Saúde. A decisão foi da 3 ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), que manteve a condenação de 1º Grau. Do valor, R$ 10 mil correspondem à indenização por danos morais e R$ 73 por danos materiais. Segundo os autos, a mulher sofreu o acidente no dia 10 de junho de 2005 e a ação foi ajuizada em janeiro de 2008. Na petição, ela narra que caiu da escada, dentro do prédio da Secretaria de Saúde, e que a escada não tinha proteção de segurança, como corrimão, e nem havia sinalização no local. Ela apontou no processo omissão da Administração Pública, pois a escada era utilizada para trânsito dos visitantes, e que havia um buraco para as pessoas que aguardavam serem atendidas. Se não prestassem atenção, facilmente caíam. Para o desembargador José Cícero Landim, relator do recurso, o município tem responsabilidade sobre o fato e deve indenizar a vítima. O relator disse que a vítima conseguiu comprovar o nexo causal entre o acidente e as lesões sofridas.

Veja quanto entrou na conta da Prefeitura de sua cidade em maio de 2017

Foto: Ilustração

As informações são do Bando do Brasil, através do Demonstrativo de Distribuição da Arrecadação, que inclui o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o Fundo Especial de Petróleo (FEP), a Desoneração das Exportações Lei 87/96 (ICMS), o Imposto Territrial Rural (ITR), o Imposto Estadual (ICS), os Royalties Da Anp – Lei 9.478/97 (ANP), os valores do Departamento Nacional de Produção Mineral (CFM), o Fundo Saúde (FUS), o Ipi Exportação – Cota Município, o FUNDEB, o Simples Nacional e o IPVA.

Mês: Maio de 2017

Serrinha: R$ 9.785.953,04
Araci: R$ 8.321.665,71
Tucano: R$ 7.508.898,88
Conceição do Coité:R$ 6.995.822,98
Santaluz: R$ 5.730.729,04 C
Teofilândia: R$ 3.882.681,82 C

Os valores são, em média, 1 milhão a mais que em abril de 2017. Confira:

Veja quanto entrou na conta da Prefeitura de sua cidade em abril de 2017

Com tiro no braço direito, homem sobrevive a tentativa de homicídio em Coité

29 de maio de 2017 às 19:53 | em: Conceição do Coité,Policia

Foto: Ilustração

Por volta das 18h desta segunda-feira (29), deu entrada na emergência do Hospital Português, em Coité, José Carlos Pereira da Silva, 30 anos, residente na Fazenda Porcão, vítima de ferimentos por arma de fogo. José Carlos foi atingindo o braço direito e foi atendido pelo medico platonista. Segundo a PM, ele relatou que estava em deslocamento no Bairro da Mansão, quando duas motos ocupadas com pilotos e caronas se aproximou dele. Uma destas, o carona, efetuou vários disparos em direção ao mesmo, que saiu correndo e não foi seguido pelos meliantes. A vítima encontra-se estável sem risco de morte, segundo o médico. Uma guarnição da 4ª Companhia está realizando diligência a procura dos autores do fato.

Coiteense Michele Oliveira vence na estreia no MMA

29 de maio de 2017 às 09:37 | em: Conceição do Coité,Esportes

Foto: Divulgação | Calila Notícias

Bastaram 35 segundos para Michele comemorar sua primeira vitória na primeira luta no MMA. A campeã de jiu-jitsu, Michele Oliveira fez sua estreia no MMA na noite deste domingo, 28, pelo Shooto Brasil 73, em evento realizado no Hebraica, Rio de Janeiro. Em Conceição do Coité – BA terra natal da lutadora era assunto nas redes sociais, e a luta correspondeu as expectativas, pois, Michelle venceu Valdirene Nogueira no curto espaço de tempo, apenas 34 segundos. A atleta treina na Nova União, uma das maiores equipes de MMA do mundo e que conta com nomes como José Aldo, Jussier Formiga, Ronnys Torres, Thales Leite, Léo Santos, Poliana Botelho, Dudu Dantas, Ketlen Viera, entre outros. Michele de preto comemora a vitória com apenas 34 segundos de luta. (Calila Notícias).

Homem leva tiros nos braços em tentativa de assassinato em Coité

28 de maio de 2017 às 08:52 | em: Conceição do Coité

Foto: llustração

Por volta das 22h30 deste sábado (28), na cidade de Conceição do Coite houve uma tentativa de homicídio no Conjunto Habitacional Mário da Caixa. A vitima foi Geriano Xavier de Jesus, 29 anos, residente na Fazenda Tanque de Terra. Segundo a PM< ele informou que os disparos foram feitos por 02 indivíduos em uma moto preta, dados não anotados.
Geriano foi alvejado por 02 disparos de arma de fogo, sendo 01 no braço direito e outro no braço esquerdo.
Autoria e motivação desconhecidas até o momento.