Canudos

PGR indicado por Bolsonaro é de família euclidense que tem raízes políticas na Esquerda

09 de set de 2019 às 10:53 | em: Brasil,Canudos,Euclides da Cunha,Monte Santo

Foto: Roberto Jayme / TSE

Indicado na última quinta-feira (05) pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) para o comando da Procuradoria-Geral da República, o subprocurador Augusto Aras, é de família de Euclides da Cunha, com raízes em Monte Santo e Canudos, interior da Bahia (ver aqui). Ele tem recebido críticas de aliados e eleitores do presidente por supostamente ter vínculo com partidos de esquerda. A conjectura surge porque seu pai, o advogado Roque Aras, 87, é ex-deputado federal pelo MDB da Bahia (1979 a 1982), bem como também foi filiado ao PT, partido pelo qual disputou, sem sucesso, o Senado, em 1986, e a Prefeitura de Feira de Santana, em 1988. O avô de Augusto, José Aras, é um conhecido Conselheirista da Bahia. O termo em questão define os estudioso e simpatizante do tema “Guerra de Canudos” e “Antônio Conselheiro”. O assunto é comumente associado à esquerda do Brasil, uma vez que a comunidade de Canudos foi tida como um contexto político-cultural de insurgência contra recém criada República do Brasil e aos grandes latifundiários da região. Em entrevista à reportagem da Folhapress, Roque Aras afirma que o filho, ao contrário dele, nunca teve vinculação com partidos nem pretensões político-partidárias. “Não existe essa história de ele ser de esquerda. Ele é um liberal na economia e conservador nos costumes, mais conservador do que eu até. Em alguns temas, me considero mais avançado que ele”, afirma o advogado. Deputado durante a ditadura militar (1964-1985), Roque Aras ficou conhecido por seu perfil conciliador. Ao presidir o MDB na Bahia nos anos 1970, serviu como ponte entre os deputados autênticos, com posição mais firme de oposição ao regime militar, e os adesistas, mais próximos ao governo. Mostrando que ainda mantém o mesmo perfil político, afirma circular bem tanto entre petistas, que desde 2007 comandam o Governo da Bahia, quanto entre os oposicionistas.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Indicado por Bolsonaro, novo PGR é neto de intelectual de Euclides da Cunha e filho de ex-deputado de Monte Santo

08 de set de 2019 às 13:55 | em: Canudos,Euclides da Cunha,Monte Santo

Augusto Aras | Foto: Reprodução

Antônio Augusto Brandão de Aras nasceu em Salvador. Ele é um advogado brasileiro, atual subprocurador-geral da República do Brasil e professor da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB). Em 5 de setembro de 2019, ele foi indicado pelo presidente da República Jair Bolsonaro ao cargo de procurador-geral da República, embora não fosse um dos nomes integrantes da lista tríplice votada por membros do Ministério Público Federal. Para tomar posse, a indicação precisa ser aprovada pelo Senado Federal.

Roque Aras | Foto: Reprodução

O procurador é filho de Roque Aras, ex-Deputado federal pela Bahia pelo MDB, ex-Deputado estadual pela Bahia e ex-Vereador de Feira de Santana (ver aqui). O político fez carreira em Feira de Santana, mas Aras nasceu em Monte Santo e vem de uma família tradicional de Euclides da Cunha, onde foi criado. A família também tem raízes em Canudos. Ele é filho de José Soares Ferreira Aras, que foi um poeta, repentista e pesquisador brasileiro (ver aqui).

José Aras | Foto: Reprodução

O avô de Augusto Aras é considerado um dos maiores intelectuais do Nordeste da Bahia, sempre ligado à história de Antônio Conselheiro e à Guerra de Canudos. Ele é o autor do hino de Euclides da Cunha, obras como: “Meu Folclore – História da Guerra de Canudos, Euclides da Cunha, Museu de Bendegó, 1957”, “Acervo da Guerra de Canudos” e outras.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

MPBA e MPF promovem audiência pública sobre educação em Canudos

30 de ago de 2019 às 09:26 | em: Canudos

Foto: Ilustração

O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) e o Ministério Público Federal (MPF) realizarão, no dia 12/09 às 10h, uma audiência pública do projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc), no município de Canudos. O evento aberto à população tem o objetivo de expor os trabalhos desenvolvidos pelo MPEduc  e as medidas adotadas ou não pelos gestores públicos, que prestarão contas sobre o que já fizeram e ainda pode ser feito para melhorar a educação no município, como cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em 2015. Os participantes que quiserem espaço para fala devem fazer a inscrição até o dia 06/09 através do e-mail: prba-prmpa-01oficio.mpf.mp.br. A audiência que será conduzida pelo promotor de Justiça Ernesto Cabral de Medeiros e o procurador da República Leandro Bastos está prevista para ocorrer na quadra poliesportiva do Colégio Modelo Maria José de Souza Alves, na Av. Kerto Bezarra, no município de Canudos. O TAC consiste no comprometimento do Município em adotar medidas efetivas para assegurar a qualidade da educação na rede pública de ensino, adotando os 8 aspectos do projeto nos MPs: estrutura física, pedagógica, alimentação e transporte escolar, programas do governo federal e funcionamento dos 2 principais conselhos sociais que atuam na análise de prestação de contas e verbas direcionadas para a educação.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Canudos: Polícia faz 3° grande descoberta de grande plantação de maconha no Nordeste da Bahia

18 de ago de 2019 às 08:42 | em: Canudos

Foto: Divulgação/PM

Por volta das 11h00 desta sexta-feira (16), uma operação conjunta envolvendo a Cipe Nordeste e a Cipe Caatinga descobriu no Sítio do Tomaz, localizado no Distrito de Bendegó, zona rural de Canudos, mais 70 kg de maconha, pronta para comercialização.

Foto: Divulgação/PM

Durante a incursão dos policiais militares, os traficantes que lá estavam, ao perceberem a aproximação da guarnição, evadiram numa Fiat Strada, placa JSZ 4701. No local do plantio, foram encontrados vários acampamentos que eram utilizados pelos traficantes, durante o cultivo e preparação da droga.

Foto: Divulgação/PM

Segundo informações, a propriedade pertence uma pessoa de Campo Formoso.

Relembre

Plantação com mais de 100 mil pés de maconha é encontrada em Macururé

Polícia encontra uma das maiores plantações de maconha da Bahia em Euclides da Cunha

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Santo Antônio de Canudos terá Brasas do Forró, Márcia Felipe e muito arrasta-pé

05 de jun de 2019 às 10:56 | em: Canudos

Foto: Reprodução

Os festejos de Santo Antonio do município de Canudos, localizado a 406 km de Salvador, no Sertão da Bahia, terá muito forró e já começa neste sábado com Brasas do Forró, Paixão de Vaqueiro, dentre outras atrações. Os agitos serão retomados no dia 12 de junho e o ápice sera dia 13 com homenagens a Santo Antonio e shows de Márcia Felipe, Léo Fera e Forrozao, Zezinho da Ema, dentre outras bandas e artistas. Dia 14 a festa continua com Flavio Leandro e outras atracões.  Conhecida pelo movimento de luta capitaneado pelo beato Antonio Conselheiro, o município mostra que também manda bem no forró.

Veja a programação completa

08 de Junho (Cavalgada) 

Brasas do Forró
Banda Paixão de Vaqueiro
Vitinho Forró
Jurandir Moraes
Guilherme do Acordeon
Sinal de Amor

12 de Junho

Nino Coutinho
Karlos Rodrigues
Mauricio Gutierry
100% Forrozeiros 

13 de Junho

Márcia Felipe
Léo Fera e Forrozão
Zezinho da Ema
Cristiano Oliveira

14 de Junho

Tierry
Flávio Leandro
Marcelo Silva

Fonte: São João na Bahia, parceiro A Voz do Campo.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Canudos: Jumentos que iam para o abate estavam com bactéria contagiosa

01 de jun de 2019 às 15:25 | em: Canudos

Foto: The Donkey Santuary/Divulgação

Oito jumentos foram sacrificados em Canudos,  no sertão da Bahia, e o mesmo vai acontecer com mais um animal na próxima terça (04). O motivo é de causar preocupação: os nove animais foram contaminados com mormo, uma zoonose infectocontagiosa que atinge equídeos e que pode ser transmitida ao homem. Para o animal, não há vacina, nem cura. Em humanos, pode causar pneumonia e infecções mais  graves. O registro da doença em nove jumentos, que foram encontrados em um confinamento ilegal na zona rural de Canudos, foi confirmado pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão ligado ao governo do estado, que emitiu nota técnica no dia 27. Outros cinco animais tiveram resultados positivos para Anemia Infecciosa Equina, conhecida  como “febre do pântano”, causada por um retrovírus e transmitida por insetos sugadores de sangue. A Adab, que é responsável pela fiscalização, iniciou uma investigação sobre a origem dos jumentos doentes. Até o momento, já se sabe que eles vieram de estados como Pernambuco, Paraíba, Piauí, Maranhão e Pará. Os animais chegaram à Bahia em transporte clandestino, em viagens realizadas à noite. Leia a matéria completa em Correio 24 Horas.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Prefeitura de Canudos divulga programação do Arraiá do Conselheiro

21 de maio de 2019 às 18:15 | em: Canudos

Na última sexta-feira (17), a Prefeitura de Canudos anunciou a programação da 34ª edição do Arraiá do Conselheiro, tradicional festividade junina canudense. Grandes atrações farão parte da festa que acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de junho, na Praça de Eventos da cidade. Os três dias de festa em homenagem a Santo Antônio contarão com os grandes shows de Marcia Felipe, Tierry, Flávio Leandro, Zezinho da Ema, Nino Coutinho, Marcelo Silva, Banda Forrozão e La Furia. Atrações regionais também animarão a festa, além de apresentações culturais.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

ONG’s e pesquisadores de todo o Brasil se unem contra exploração ilegal de jumentos em Euclides da Cunha e Canudos

16 de maio de 2019 às 08:52 | em: Canudos,Euclides da Cunha

Foto: Divulgação | PC

Que o jumento nordestino está sendo abandonado pelas pessoas há anos, muita gente sabe. Mas o que muita gente não sabe é que, para vender a carne e a pele para os chineses, estes animais estão sendo colocados numa cadeia irregular e ilegal de capturas, transportes e que são aglomerados como coisas em fazendas arrendadas, sem nenhum controle de doenças. O Estado do Ceará já tem um sistema mais adiantado e humanitário para lidar com o problema mas, na Bahia, o último escândalo aconteceu no final do ano passado, quando 800 jumentos aglomerados doentes e morrendo aos poucos numa fazenda na cidade de Canudos e Euclides da Cunha foram denunciadas. Universidades públicas de todo o país e ONGs nacionais e internacionais tentam, a duras penas, resolver este problema, que na verdade é de todos.

Foto: Divulgação | PC

Governo e autoridades pouco fizeram até agora, sendo que, de acordo com a legislação, são os responsáveis por todos os animais desassistidos do país. Matérias foram veiculadas no jornal Folha de São Paulo, BBC Brasil e portal G1, entre outras. Acessem as mídias digitais das ONGs envolvidas Fórum Animal, The Donkey Sanctuary e Frente Nacional de Defesa dos Jumentos para saber mais e participar. Contribuam com as ações, que estão solucionando problemas de todos nós.

Autoria: Texto de Laura, Médica Veterinária que faz parte de um  grupo que está atuando na solução do escândalo dos jumentos na região de Canudos e Euclides da Cunha. Trata-se de um grupo de pesquisadores de escolas públicas (USP, Universidade Federal da Bahia, de Alagoas e Rural do Semi-Árido)  e ONG’s brasileiras (Fórum de Proteção Animal) e inglesa (The Donkey Sanctuary) , e também estamos envolvidos com as ações maravilhosas e já bem adiantadas pelos jumentos no Ceará.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Acusado de cometer crimes no Ceará é preso pela Polícia Civil em Canudos

14 de maio de 2019 às 18:09 | em: Canudos

Foto: Ilustração

Por volta das 9h desta terça-feira (14), a Polícia Civil em Canudos recebeu informações sobre um elemento que estava foragido da justiça do Ceará. Uma guarnição realizou abordagem a um veiculo que estava no Distrito de Bandengó, zona rural de Canudos, constatando que um dos ocupantes era o indivíduo Iramar Benedito dos Santos, o procurado pela justiça. Ele foi preso e encontra-se na Delegacia de Polícia Civil, em Euclides da Cunha.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Deborah Secco doa casa para mulher e seis filhos carentes em Canudos

08 de maio de 2019 às 08:37 | em: Canudos

Foto: Reprodução

Deborah Secco tem se dedicado a projetos sociais e, segundo o colunista Leo Dias, doou recentemente uma casa para uma família que vive em Canudos, no sertão da Bahia. Deborah conheceu o projeto “Retratos de Esperança”, criado pelo fotógrafo baiano Bismarck Araújo, e virou apoiadora da causa.  De acordo com a publicação, Vanda e os seis filhos viviam em uma casa pobre. A atriz se sensibilizou e doou uma casa para a família.

casa onde a família morava | Foto: Reprodução

Além da boa ação, Deborah quer emprestar sua imagem para convencer mais pessoas que possam se engajar e colaborar para a melhoria das família da região. Além de Deborah Secco, outros famosos como Reynaldo Gianechinni, Alok e o líder espírita baiano Divaldo Franco são apoiadores da organização.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Poço artesiano beneficiará cerca de 100 famílias em Canudos

16 de abr de 2019 às 16:43 | em: Canudos
Foto: Ilustração / Google

Através de demandas e solicitações do deputado Federal, José Nunes (PSD), a Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB), está concluindo obras que vão levar água para cerca de 100 famílias em Canudos, a partir do poço da localidade de Ipoeira no município. “Tenho feito grandes esforços, juntamente com o prefeito Geo, para atender as demandas da população de Canudos, de maneira particular aquelas ligadas à questão da falta de água”, disse o deputado.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Canudos: Polícia recupera veículo roubado que seria usado em assalto a banco no estado de Sergipe

15 de abr de 2019 às 17:01 | em: Canudos,Jeremoabo
Foto: Divulgação | PM

Por volta das 22h deste domingo (14), uma guarnição da Cipe Nordeste recebeu informações de que uma caminhonete S10 Chevrolet havia sido roubada na cidade de Jeremoabo. Segundo as informações, o veículo teria sido vista na posse das pessoas, conhecidas como André e Sergio D. de J., vulgo “Coelho, no povoado Bom Jardim, zona Rural de Canudos. Na busca, os policiais avistaram 03 indivíduos em atitudes suspeitas, todos a bordo de motocicletas. Após abordagem, um dos suspeitos estava com a chave da S 10. Zaqueu G. de S informou que um indivíduo de prenome André havia escondido a caminhonete na mata e lhe deu a chave para guardar. O veículo foi encontrado. Os policiais descobriram que o carro seria utilizada para assaltar um banco no Estado de Sergipe. Foi dada voz de prisão e condução dos envolvidos para delegacia de Euclides da Cunha.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Ascoob Cooperar promove pré assembleias em municípios cooperados

Foto: Divulgação

A Ascoob realizou durante os meses de março e abril de 2019, as Pré- Assembleias com os cooperados. O objetivo da Pré-assembleia é fortalecer a transparência na gestão da cooperativa e instrumentalizar os associados a fim de qualificar a participação e atuação na Assembleia geral. O evento foi realizado nos municípios de Teofilândia, Tucano, Euclides da Cunha, Canudos e Araci. No dia 28 acontecerá às 09h00, no salão Paroquial de Araci, a Assembleia Geral Ordinária 2019, onde a diretoria utilizará para apresenta os resultados da Cooperativa no ano de 2018 e o plano operacional para 2019. Na assembleia também é decidido pelos cooperados através do voto, o destino das sobras do exercício anterior. A participação dos Cooperados é fundamental para o entendimento do funcionamento e fortalecimento da Ascoob.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Prefeito de Canudos tem contas aprovadas com ressalvas

03 de abr de 2019 às 09:05 | em: Canudos
Foto: Reprodução

O Tribunal de Contas dos Municípios aprovou com ressalvas, na sessão desta quinta-feira (21), as contas da Prefeitura de Canudos, da responsabilidade de Genário Rabelo de Alcântara Neto, relativas ao exercício de 2017. O gestor foi multado em R$7 mil pelas irregularidades identificadas durante a análise das contas, e terá que devolver aos cofres municipais a quantia de R$22.400,00, com recursos pessoais, referente ao pagamento de subsídios além do limite fixado na Lei Municipal. A decisão foi proferida após apresentação de voto divergente pelo conselheiro Plínio Carneiro Filho, que havia pedido vistas do processo para uma melhor análise dos dados apresentados. O relator original do parecer, conselheiro substituto Cláudio Ventim, opinou pela rejeição das contas em razão do descumprimento do índice de despesa com pessoal. Votaram com a divergência os conselheiros José Alfredo Dias, Mário Negromonte e Raimundo Moreira. O conselheiro Paolo Marconi votou pela manutenção do parecer do relator original, pela rejeição. De acordo com o conselheiro Plínio Carneiro Filho, o gestor reconduziu a despesa com pessoal já no segundo quadrimestre do exercício em análise, aplicando 52,69% da Receita Corrente Líquida em despesa com pessoal. Em contrapartida, no terceiro quadrimestre de 2017, o gestor voltou a descumprir o limite de 54% definido na LRF, aplicando 58,66% da Receita Corrente Líquida, e com base no que estabelece o art. 23 da LRF, o Município deverá eliminar pelo menos 1/3 do percentual excedente no 1º quadrimestre de 2018 e o restante no 2º quadrimestre de 2018. O relatório técnico também apontou como ressalvas a baixa cobrança da dívida ativa do município, a existência de déficit orçamentário, falta de comprovações de incentivo à participação popular e realização de audiências públicas, durante os processos de elaboração e discussão dos instrumentos de Planejamento, além do pagamento de subsídios a agentes políticos em valores superiores ao definido pela legislação. Em relação às obrigações constitucionais, o prefeito aplicou 28,73% da receita na manutenção e desenvolvimento do ensino, quando o mínimo exigido é 25%. No pagamento da remuneração dos profissionais do magistério foi investido um total de 81% dos recursos advindos do FUNDEB, sendo o mínimo 60%. E nas ações e serviços de saúde foram aplicados 22,77% dos recursos específicos, também superando o percentual mínimo de 15%. Cabe recurso da decisão.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

DJ Alok cria projeto para ajudar famílias carentes da zona rural de Canudos

25 de mar de 2019 às 08:04 | em: Canudos,Notícias
Foto: Reprodução / Rede Social

Nesta última semana, DJ Alok publicou em seu Instagram uma séries de foto da visita que fez ao sertão da Bahia. Ele viajou para conhecer alguns projetos sociais que são feitos na região. Ele declarou que teve a oportunidade de vivenciar um Brasil que poucos conhecem: “Uma realidade não muito distante do que vejo durante meus trabalhos com a Fraternidade sem fronteiras, na África”, escreveu ele. Alok conheceu os projetos Retratos de Esperança e  Fraternidades sem Fronteiras. “Decidimos então criar um projeto chamado Vila da Esperança para acolher algumas famílias da comunidade rural de Rio do Vigário, em Canudos, que vivem em situações extremas”, continuou. Por fim, Alok convidou o público para ajudar também no projeto. “Construção de casas, perfuração de poços de água potável com dessalinizadores para consumo e plantações, construção de um centro educacional multiuso E instalação de energia elétrica através de placas solares nas casas. Vamos juntos transformar vidas. Conto com vocês mais uma vez!”, completou.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Maus-tratos em Canudos: Entidade vai colocar 800 jumentos para adoção

10 de fev de 2019 às 09:51 | em: Canudos,Euclides da Cunha

Foto: Reprodução

Os 800 jumentos encontrados há uma semana à beira da morte, por desnutrição, em uma fazenda de Canudos, no Centro-Norte da Bahia, serão tutelados por protetores de animais que planejam colocá-los para adoção, assim que estiverem bem de saúde. O acordo foi realizado na quarta-feira (6), numa reunião em Canudos, coordenada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) e com a presença de representantes de entidades, prefeituras e órgãos estaduais sanitários e ambientais. Segundo informou o MP-BA, o Fórum Nacional de Proteção Animal, entidade que tem sede em São Paulo e da qual participam diversas ONGs de proteção aos direitos dos animais, assinou um acordo como fiel depositário dos jumentos. O promotor que coordenou as reuniões, Tiago Ávila, preferiu não dar entrevista, porque, segundo a assessoria de comunicação do MP-BA, o caso será assumido pelo promotor ambiental Ernesto Cabral de Medeiros, de Euclides da Cunha. Medeiros é quem ficará responsável por analisar as medidas que serão tomadas com relação aos maus-tratos aos jumentos – além dos 800 vivos, outros cerca de 200 foram encontrados mortos na fazenda por estarem sem ter o que comer e beber.

Multa

Dois chineses responsáveis pelos animais foram multados em mais de R$ 40 mil pela Adab por realizar o transporte dos jumentos de forma ilegal. Os bichos seriam abatidos em Itapetinga e Amargosa, conforme relatório da prefeitura de Euclides da Cunha. O confinamento ilegal, ainda segundo o relatório, já durava dois meses, e, segundo a Adab, suspeita-se que os jumentos sejam de responsabilidade da empresa chinesa Cuifeng Lin, que capturava ou comprava animais para abater em Itapetinga. A reportagem não conseguiu contato com a empresa.

Comida e água

Participante da reunião, a bióloga Patrícia Tatemoto, representante no Brasil da The Donkey Sanctuary, ONG britânica que atua de forma global na defesa dos jumentos, disse que os animais precisam se recuperar até serem colocados para a adoção. “Estamos vendo com o Inema [órgão ambiental estadual] se é possível levá-los para reservas ecológicas na Bahia”, disse Patrícia, informando que já existem 32 pessoas cadastradas para adotar os jumentos, que, desde sábado passado, recebem comida e água. O cadastro, informa a bióloga, está sendo feito por meio da página da Frente Nacional de Defesa dos Jumentos, nas redes sociais. “Por meio da página, os interessados podem manter contato também para fazer doações de alimentos”, completou. Coordenadora da Frente Nacional de Defesa dos Jumentos, a advogada Gislane Brandão, que atua em Salvador, disse que a adoção dos jumentos será criteriosa e obedecerá a regras. Elizabeth MacGregor, diretora-presidente do Fórum Nacional de Proteção Animal e que assinou o acordo de tutela dos jumentos, disse que mais de cem pessoas estão diretamente mobilizadas em vários estados do Brasil pelo fim dos abates dos jumentos, que vinha ocorrendo na Bahia desde julho de 2017.

Legislação

A Bahia era o único estado do Brasil com autorização do Ministério da Agricultura para realizar os abates, que ocorriam em três frigoríficos, localizados em Amargosa, Itapetinga e Simões Filho. Os abates foram proibidos em 30 de novembro de 2018 pela Justiça Federal da Bahia, em decisão liminar (temporária), mas ainda em vigor. O Estado da Bahia e a União, acionados no processo, recorreram, assim como os frigoríficos. Outra decisão, da Justiça Federal de São Paulo, proibiu os abates em todos os estados do Nordeste. Na Bahia e em São Paulo, as proibições ocorreram após entidades de defesa dos direitos dos animais entrarem com ações na Justiça pedindo a proibição. O apelo maior para a proibição foram os casos de maus-tratos registrados em Itapetinga e Itororó, onde mais de 350 jumentos morreram de fome e sede, rumo ao abate, para atender, em sua maioria, ao mercado chinês. Na China, se extrai da pele e do couro do jumento uma substância usada para fazer o ejiao, remédio tradicional chinês que promete combater o envelhecimento, aumentar a libido nas mulheres e reduzir doenças do órgão reprodutor feminino. Os animais vinham sendo capturados em estradas do Nordeste ou comprados por até R$ 30 e levados para o abate. Em seguida, a carne, a pele o couro eram exportados para a China depois de passarem por Hong Kong e Vietnã. Dados do Ministério da Agricultura apontam que a Bahia exportou para o Vietnã 1,28 mil toneladas de carne e couro de “cavalos, asininos e muares”, a US$ 2,5 milhões (R$ 9,7 milhões), neste ano. Para Hong Kong, foram 24,4 toneladas, por US$ 36.814 (R$ 142.282,43). Ao argumentar sobre a proibição, a juíza federal Arali Maciel Duarte, da 1ª Vara Federal em Salvador, escreveu em sua decisão que, pelos dados a que teve acesso, o plano dos frigoríficos era abater 200 mil jumentos por ano. Ela viu risco de extinção desses animais num período de 4 anos, tendo em vista que a população de jumentos no Nordeste é de cerca de 800 mil (sendo 96 mil na Bahia), segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). a reunião foi decidido também que, por enquanto, os animais permanecerão na mesma fazenda, que fica localizada numa área de fronteira entre as cidades de Canudos, Euclides da Cunha e Uauá. Ainda de acordo com o MP-BA, nos próximos dias os animais passarão por exames, a serem realizados por técnicos da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), que emitirá também a GTA, guia que autoriza o transporte e atesta a saúde do bicho.

Relembre

Centenas de jumentos são vítimas de maus-tratos em fazenda de Euclides da Cunha

Chinês apontado como dono dos jumentos maltratados depõe em Euclides da Cunha

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Bandidos roubam carro e fazem motorista refém em Canudos

02 de fev de 2019 às 15:54 | em: Canudos

Foto: Reprodução

Bandidos roubaram um carro e fizeram o motorista refém, na cidade de Canudos, região nordeste da Bahia, na tarde desta sexta-feira (1). De acordo com informações registradas em boletim de ocorrência, Danilo Guimarães de Jesus, de 34 anos, relatou que por volta das 13h foi abordado por dois indivíduos armados em frente a um bar às margens da BR-116 enquanto esperava por familiares que vinham da cidade de Euclides da Cunha. O homem contou à Polícia Civil que foi obrigado a deitar no banco do passageiro dianteiro e permanecer de cabeça baixa, e que os assaltantes dirigiram até um riacho, onde mandaram ele tirar a roupa e correr. Em seguida os bandidos fugiram levando as roupas da vítima e o veículo Uno Mille Fire, ano 2003, de cor cinza, placa JFM-2361, licenciado em Canudos. Quem tiver alguma informação sobre o paradeiro do carro pode acionar a polícia. (Notícias de Santaluz).

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Estuprador é preso após perder documento e boné em Canudos

05 de jan de 2019 às 08:31 | em: Canudos

Foto: Ilustração

Por volta das 5h do dia 29 de dezembro a população de Canudos foi surpreendida com um crime hediondo cometido contra uma senhora idosa. Segundo a Polícia Militar, ela foi surpreendida por um elemento que arrombou a porta de fundo de sua residência. Ele estaca com uma faca e a manteve sob ameaça. Foi praticado o estupro. Após o crime, o estuprador deixou seu documento de identidade (RG) perdido na casa, assim como um boné. A vítima procurou as autoridades. Nestes últimos dias, Bruno E. C. foi localizado e preso na Delegacia de Polícia Civil em Euclides da Cunha.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

José Nunes cobra sobre problemas de distribuição de água em municípios em visita à Embasa

13 de nov de 2018 às 16:46 | em: Bahia,Canudos,Euclides da Cunha,Monte Santo

Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (13), o deputado José Nunes visitou a Embasa, e realizou cobranças de demandas de diversos municípios. Segundo o deputado, esses municípios sofrem problemas na distribuição de água, entre eles, Euclides da Cunha, Canudos, o distrito de Humildes em Feira de Santana, Monte Santo e outras localidades. Entre uma dessas cobranças, o deputado disse que referente a Uauá, fomos informados que a Embasa está realizando um novo estudo para um novo manancial.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Colisão de caminhão em movimento contra caminhão parado deixa um morto da BR 116/Norte

12 de nov de 2018 às 09:39 | em: Acidentes,Canudos

Foto: Reprodução

Na tarde deste domingo (11), um caminhão em movimento colidiu contra caminhão parado e deixou um homem morto na proximidade do povoado de São Bento, zona rural do município de Canudos, na BR-116/Norte. Segundo a equipe de reportagem do site euclidesdacunha.com, a vítima fatal tentava efetuar a troca de um dos pneus quando aconteceu a colisão. Seu veículo estava parado praticamente na pista de rolamento, por não haver acostamento, quando outro caminhão acabou atingindo-o na parte traseira e saiu destruindo tudo.

Foto: Reprodução

O motorista do veículo que estava em movimento ficou ferido e foi encaminhado ao hospital da cidade de Canudos. Não foi possível saber o seu estado clínico. Ambos os veículos estavam carregados com materiais de construção e ficaram destruídos após o impacto, com as cargas espalhadas pelo asfalto

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.