Biritinga

Homem é detido com revólver e por ameaçar populares em Biritinga

14 de ago de 2017 às 09:15 | em: Biritinga,Policia

Foto: Divulgação/PM

Na manhã deste domingo (13) a Polícia Militar de Biritinga apreendeu Rogério Almeida Dos Santos Sousa, 33 anos, de posse de um revólver. Segundo a PM, por volta das 11h o indivíduo ameaçou clientes de um bar, que procuraram a Polícia Militar para denunciar o fato. Os policiais realizaram diligências e localizaram o homem no povoado Tapera, zona rural do município.

Foto: Divulgação/PM

O preso responderá pelos delitos de ameaça e porte ilegal de arma de fogo. Apesar de em péssimo estado de conservação, a arma impressionou a todos por ser um artefato antigo e histórico. Provavelmente, a arma remete ao início do século 20.

Polícia Miltar divulga o resultado de operações em Euclides, Tucano, Monte Santo, Quijingue e Canudos

08 de ago de 2017 às 09:35 | em: Biritinga,Monte Santo,Policia,Tucano

Foto: GB | Manu Dias

Para coibir e rechaçar os crimes e contravenções penais, e assim preservar a ordem Publica, o 5° Batalhão de Polícia Militar intensificou o policiamento em toda sua área de atuação: municípios de Euclides da Cunha, Tucano, Monte Santo, Quijingue e Canudos. Foram através de diversas Operações, onde foram realizadas blitz, rondas e abordagens, desde a última sexta– feira (04) até a madrugada do domingo (06). “Foram abordados: 1.329 pessoas; 53 estabelecimentos, tais como bares e afins e 502 veículos, entre carros e motocicletas, com o seguinte resultado: 08 veículos foram apreendidos por estarem em situação irregular; 01 veículo com restrição de furto e roubo foi recuperado durante uma das blitz na Cidade de Tucano; 02 duas pessoas foram conduzidas á Delegacia de Polícia de Euclides da Cunha, sendo ambos menores por estarem conduzindo veículos automotivos; 01 arma de fogo foi apreendida na Cidade de Monte Santo”, informou a Polícia Militar.Segundo a PM, o 5° Batalhão de Policia Militar informa que o Policiamento continuará de forma intensificada, para assim prestar sempre o melhor serviço de Segurança Publica à Comunidade, passando-lhe uma maior sensação de segurança e tranquilidade, o que contribui para o bem-estar de todos. Podemos visualizar todas as informações no quadro abaixo

Veículo que saiu de Coité com R$ 100 mil em sandália é roubado em Biritinga; motorista foi refém por 10h

08 de ago de 2017 às 09:23 | em: Biritinga,Conceição do Coité

Foto: Raimundo Mascarenhas/ Calila Notícias

O motorista de um caminhão Iveco de uma empresa de calçados de Conceição do Coité passou por momentos de pânico na manhã desta segunda-feira, 07, depois de passar mais de 10 horas em poder de assaltantes que lhe abordaram por volta das 07h30 quando o mesmo seguia no trecho da BA 084 que liga Biritinga a Nova Soure e só foi libertado por volta das 17h. Segundo Sandro proprietário da empresa Duda Calçados a carga de 2.600 pares de sandálias seria distribuída em Olindina, Araçás Alagoinhas, Aracaju e Maceió e o veículo foi interceptado pelo marginais próximo a Biritinga. Estima-se que o prejuízo somente da carga passe de R$ 100 mil.

Trecho marcado por assaltos

Assaltos no trecho Biritinga a Nova Soure sempre ocorreram independente de horário e condições da rodovia. São 60 km de distancia entre as duas cidades e praticamente não existe povoados ás margens da pista de rolamento e favorece na fuga por estradas vicinais de mata fechada e grandes fazendas.

Operação conjunta recupera 11 veículos roubados no município de Quijingue

31 de jul de 2017 às 09:06 | em: Biritinga

Foto: Reprodução

Uma operação conjunta entre a Polícia Civil e o 5º Batalhão de Polícia Militar recuperou 11 veículos com restrição de roubo ou furto no município de Quijingue. De acordo com o site Acorda Cidade, a Operação Dominó recuperou, nos dias 27 e 28 de julho, três Fiat Strada, três Fiat Palio, um Fiat Uno, um Renault Sandero, um Chevrolet Onix, um Wolksvagen Golf e um Hyundai HB20. Segundo investigações, os veículos eram levados para a cidade por Donato Oliveira dos Santos, conhecido como ‘Pernão’, e por um homem de prenome Alex. Os dois estão foragidos. Ambos e outras dez pessoas que adquiriram os veículos que circulavam na cidade e na zona rural, além de estar em oficinas, responderão pelo crime de receptação.

Teofilândia, Biritinga e Santaluz têm gestores investigados pelo MP por nepotismo

23 de jul de 2017 às 17:45 | em: Biritinga,Santaluz,Teofilândia

Foto: Montagem A Voz do Campo

Pelo menos 31 prefeitos de cidades baianas teriam afrontado as leis e nomearam familiares para comandar secretarias e cargos comissionados no interior baiano já nos primeiros meses do mandato, iniciado em janeiro passado. O levantamento, realizado pelo Correio, com auxílio do Ministério Público Estadual (MP), identificou que irmãos, tios, esposas e maridos são empregados pelos gestores. O que, segundo o Supremo Tribunal Federal (STF), caracteriza prática de nepotismo, ato de favorecer os parentes na administração pública. Os casos levantados são investigados pelo MP e a maioria já teve recomendação para que os gestores exonerem os parentes. Dentre todas as ocorrência, três foram levadas à Justiça pelo MP após os prefeitos não cumprirem as orientações. Segundo as informações do Correio, a situação em Teofilândia, Biritinga e Santaluz são as seguintes:

Teofilândia

O prefeito Tércio Nunes (PDT) foi notificado para exonerar duas irmãs que ocupam as secretarias de Assistência Social e Educação e de Cultura, Esporte e Lazer. A primeira foi exonerada. A segunda, não. O argumento de Nunes é que ela “tem qualificação técnica por já ter ocupado a mesma função em outra gestão”.

Biritinga

Antônio Celso Avelino de Queiroz (PDT) colocou duas filhas e um genro para comandarem secretarias. Segundo a promotora Letícia Queiroz de Castro, as nomeações são ilegais e não foram realizadas em prol do interesse público, “mas visivelmente em nome do proveito dos familiares da própria autoridade”. A reportagem procurou o prefeito, mas ele não foi localizado para comentar a denúncia.

Santaluz

A prefeita Quitéria Carneiro Araújo (PSD) não cumpriu a recomendação para exonerar o marido e ex-prefeito Joselito Carneiro de Araújo Júnior da Secretaria da Administração. O MP informou que novas diligências estão sendo implementadas antes da tomada de medidas judiciais contra Quitéria.

Acusado de cometer homicídio em Biritinga é preso pela PRF em Ibotirama

12 de jul de 2017 às 08:50 | em: Biritinga

Foto: Reprodução

A Polícia Rodoviária Federal prendeu, no final da tarde da segunda-feira (10), um homem que estava foragido desde janeiro do ano passado pelo cometimento do crime de homicídio. A prisão ocorreu por volta das 17h, no KM 582 da BR 242, em Ibotirama, quando a equipe policial abordou um Ford Ka. Durante a fiscalização da documentação dos ocupantes do veículo, os policiais encontram, por meio de consulta ao banco de dados, um mandado de prisão para um dos homens. A ordem de prisão foi expedida pelo Tribunal de Justiça da Bahia em decorrência de condenação a 12 anos de prisão pelo crime de homicídio qualificado, ocorrido no município baiano de Biritinga. O homem foi levado para a delegacia de polícia local onde ficará à disposição do Poder Judiciário. Informações de Cleriston Silva.

Serrinha, Barrocas, Biritinga e Teofilândia firmam TAC para cuidar de animais de rua

27 de jun de 2017 às 08:21 | em: Barrocas,Biritinga,Serrinha,Teofilândia

Foto: Portal Cleriston Silva

Para controlar a população de animais de rua, as cidades de Serrinha, Barrocas, Biritinga e Teofilândia firmaram um Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público da Bahia. O objetivo é controlar, através de políticas públicas, a população de animais domésticos de rua em situação de risco. O TAC foi proposto pela promotora de Justiça Letícia Baird. O documento prevê a prestação de serviço médico-veterinário para animais de rua ou cuidados por pessoas de baixa renda, em casos de emergência como acidentes de trânsito, maus-tratos e enfermidades graves. “Não há dúvidas de que os animais sentem dor quando enfermos ou vítimas de maus-tratos. Também é comum vermos pelas ruas animais agonizarem até a morte à mercê de socorro. A situação se agrava diante do fato de que inexistem políticas públicas de controle de tais populações de animais, multiplicando-se diariamente a violação dos direitos de tais sujeitos”, disse a promotora de Justiça. De acordo com os termos de compromisso, os municípios devem ainda implantar comedouros e bebedouros para os animais abandonados; capacitar agentes públicos para a defesa dos animais e realizar campanhas educativas para a população; instituir comissão com a participação de representantes da sociedade civil que atuam na proteção e defesa dos direitos dos animais; reestruturar os órgãos municipais para funcionamento de departamento específico para o recebimento de denúncias de maus-tratos e adequar as leis orçamentárias para atendimento destas demandas. A promotora afirma que as municipalidades devem cumprir as obrigações em até 90 dias, quando os prefeitos deverão apresentar ao MP-BA um projeto permanente para a resolução dos problemas atuais. “Os compromissos firmados pelos municípios contribuirão, nesta primeira etapa, com o atendimento emergencial de tais animais e, principalmente, com ações visando à educação ambiental, que é o instrumento verdadeiramente efetivo para a reversão da atual situação imposta aos animais e o fomento no sentido da adoção, pela sociedade, de posturas éticas com relação a esses seres”, afirmou. (Portal Cleriston Silva).

Prefeito de Biritinga é acusado de nepotismo ao nomear filhas e genro em cargos do executivo municipal

22 de jun de 2017 às 08:21 | em: Biritinga,Política

Foto: Reprodução

O Ministério Público estadual ajuizou na terça-feira (20) ação civil pública com pedido liminar de anulação da nomeação, com consequente exoneração, do secretário de Finanças José Aécio Pedreira Lobo, da secretária de Saúde Lívia Santos de Queiroz e da procuradora do Município de Biritinga Lilian Santos de Queiroz. Segundo a promotora de Justiça Letícia Queiroz de Castro, os atos de nomeação, publicados oficialmente no último dia 2 de janeiro, são ilegais porque configuram ato de improbidade administrativa pela prática de nepotismo, uma vez que o secretário, a secretária e a procuradora são, respectivamente, genro e filhas do prefeito Antônio Celso Avelino de Queiroz. “Embora a nomeação a cargo comissionado seja ato discricionário do Poder Executivo, o juízo de conveniência e oportunidade do administrador deve pautar-se entre as hipóteses legais e moralmente admissíveis, o que não ocorreu no caso”, afirma a promotora. Ela aponta desvio de finalidade, já que as nomeações teriam sido realizadas não “em prol do interesse público, mas visivelmente em nome do proveito dos familiares da própria autoridade nomeante”. Na ação, a promotora Letícia de Castro destaca que o caso da procuradora é ainda mais grave por, não sendo cargo de natureza política, exigir qualificação técnica. A ação foi ajuizada após o prefeito não acatar a recomendação do MP pedindo que as nomeações fossem anuladas. (Jornal da Grande Bahia).

Parque Eólico Tucano poderá gerar até 460 empregos diretos na região do Sisal durante 2 anos

21 de jun de 2017 às 07:13 | em: Araci,Biritinga,Teofilândia,Tucano

Foto: Ilustração

O Parque Eólico Tucano será implantado no território das cidades de Tucano, Araci, Nova Soure, Biritinga, Sátiro Dias e Teofilândia (VER). A a proposta é  instalar 220 turbinas eólicas de 3.0 MW cada. Cada torre eólica a ser implantada no Parque Eólico Tucano terá um custo médio de R$ 12.6 milhões. A implantação de 220 torres poderá custar R$ 924 milhões. São quase 1 bilhão reais. Segundo a multinacional responsável pelo projeto, a Sowitec, a proposta é gerar 460 empregos diretos durante a fase pico de implantação.

Foto: Sowitec

Durante as fases com menor número de funcionários. serão 77 pessoas diretamente contratadas pela obra. Indiretamente, calcula-se que 1400 pessoas serão beneficiadas financeiramente pelo projeto (direta e indiretamente). A respeito das contratações, a emprega informou ao site A Voz do Campo: Em relação ao desenvolvimento local, é valido ressaltar que haverá geração de emprego, o projeto propiciará uma oferta relativamente significativa de mão-de- obra especializada durante a fase de operação e manutenção do parque eólico, inserindo, após treinamento e capacitação, podendo gerar no máximo 460 vagas de emprego, entre: gerente de projetos, gerente de construção, profissionais de engenharia, topógrafos, mestre de obras, operário (pedreiros, serventes, etc.), serviços gerais (segurança, cozinheiro, etc.), o prazo de conclusão das obras será em média de 24 meses.

Próxima matéria: Como está o projeto para o Parque Eólico Tucano? Quando as torres poderão ser implantadas? O artigo tratá informações que discorrem sobre prazos e status do projeto. O site entrou em contato com a empresa e especialistas do setor eólico do Brasil.

Matéria já publicada: Parque Eólico Tucano promete trazer bilhões em investimento à região do sisal; entenda

Parque Eólico Tucano promete trazer bilhões em investimento à região do sisal; entenda

16 de jun de 2017 às 19:20 | em: Araci,Biritinga,Nova Soure,Teofilândia,Tucano

Foto: Folder da Sowitec | Características do Parque Eólico Tucano

Conforme publicação no Diário Oficial do Estado da Bahia, portaria Nº 5831 de 12 de setembro de 2013, o Parque Eólico Tucano terá uma capacidade de geração de energia de 660 MW. A empresa responsável pelo projeto é a multinacional SOWITEC. Eles estabeleceram presença na Alemanha, França, Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Peru, Colômbia, Casaquistão, Rússia e México. Nas cidades de Tucano, Araci, Nova Soure, Biritinga, Sátiro Dias e Teofilândia, a proposta é  instalar 220 turbinas eólicas de 3.0 MW cada. Segundo o fabricante de torres eólicas Wobben, o valor médio em investimento para usinas é de R$4.2 milhões por MW instalado. Este valor inclui o aerogerador, infra-estrutura civil e elétrica, tudo isso dependendo das características de cada empreendimento.

Foto: Ilustração

Ou seja, cada torre eólica a ser implantada no Parque Eólico Tucano terá um custo médio de R$ 12.6 milhões. A implantação de 220 torres poderá custar R$ 924 milhões. São quase 1 bilhão reais.  Tendo em vista o volume do investimento e que o desenvolvimento do projeto na região do sisal encontra-se em estágio avançado, o site A Voz do Campo entrou em contato com a SOWITEC e obteve informações detalhadas e importantes sobre este projeto. Portanto, de maneira sequenciada, neste mês de Junho de 2017 serão publicadas matérias sobre o tema.

Próxima matéria: Quantos empregos o projeto pode gerar na região do sisal?

Dois jovens são mortos a tiros na zona rural de Biritinga; vítimas moravam em Serrinha

09 de jun de 2017 às 07:17 | em: Biritinga,Serrinha

Foto: Reprodução | Cleriston Silva

Por volta das 19h30 desta quinta-feira (09), uma guarnição do Pelotão de Biritinga foi informada que no povoado do Barrocão haviam 02 corpos numa estrada vicinal. Segundo a PM, uma guarnição deslocou-se de imediato para o local, onde foi constatado que se tratava de um duplo homicídio onde as vitimas foram alvejadas com várias perfurações de arma de fogo. Um dos indivíduos foi identificado por Douglas Ayrton Sena Oliveira Souza, 22 anos, e o outro como Bruno Souza. Segundo testemunhas, o mesmo residia na cidade de Serrinha. Junto aos corpos se encontrava uma motocicleta de marca Honda, NXR Bros 125, cor preta. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

Guarda Municipal de Biritinga expõe obras de arte em evento de Serrinha

03 de jun de 2017 às 07:55 | em: Biritinga

Foto: Biritinga Informa

O Guarda Civil Municipal do município de Biritinga, Maick Lustosa, expôs suas obras de arte na Primeira Mostra de Artes e Cultura do território do Sisal através do IF Baiano localizando no município de Serrinha (BA) na manhã desta quarta-feira (31). Fábio Oliveira, comandante da Guarda Municipal no município de Biritinga e outros membros da guarda fizeram questão de prestigiar o trabalho impressionante do colega de profissão. “É um orgulho para nós poder apoiar e incentivar o artista e membro da guarda municipal Maick” disse Fábio.  Maick Lustosa é artista plástico e faz incríveis desenhos realistas.

Foto: Biritinga Informa

Utilizando técnicas como: lápis sob papel, aquarela, e outras, o artista consegue imprimir sua identidade através de suas obras com um traço particular e detalhista. Ainda não há programação de outras exposições. Para acompnhar os trabalhos do artista, CLIQUE AQUI e acesse sua página no Facebook.

Foto: Biritinga Informa

Com a ideia de valorizar as manifestações artísticas e culturais da região sisaleira, o IF Baiano – Campus Serrinha promoveu sua primeira Mostra de Arte e Cultura do Território do Sisal. Segundo a coordenadora de extensão do campus e uma das organizadoras, Anadeje Campêlo, o evento tem a proposta de “contribuir com o desenvolvimento do território, valorizando a pluralidade dos atores e a multisetorialidade das políticas públicas através da arte e da cultura”. (Blog Biritinga Informa).

Galeria de fotos
  • Foto: Biritinga Informa
  • Foto: Biritinga Informa
  • Foto: Biritinga Informa
  • Foto: Biritinga Informa
  • Foto: Biritinga Informa
  • Foto: Biritinga Informa
  • Foto: Biritinga Informa
  • Foto: Biritinga Informa
  • Foto: Biritinga Informa
  • Foto: Biritinga Informa

Projeto do Governo deve restaurar estradas rurais de 68 municípios, entre eles Araci, Tucano, Coité e Biritinga

24 de maio de 2017 às 23:27 | em: Araci,Biritinga,Conceição do Coité,Lamarão

Foto: A Voz do Campo

Mais de um milhão de habitantes de áreas rurais baianas serão beneficiados com o projeto de Estradas Vicinais, que teve início em abril. Em um primeiro momento, a ação atenderá 62 municípios, com possibilidade de chegar a 98. Realizado pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), o projeto busca melhorar as vias consideradas intransitáveis e realizar obras que garante o trânsito de pessoas e veículos sem interromper o escoamento do fluxo de água, tais como construções de pontes, bueiros e passagens molhadas. Por meio de consultas públicas com sete consórcios, associações de municípios definidos em lei, o projeto escolherá trechos rurais prioritários de cada localidade que vão passar por intervenções. Até o momento já foram definidos reparos em 11 cidades baianas, são elas: Lamarão, Biritinga, Tucano, Araci, Coração de Maria, Irará, Conceição de Feira, Conceição do Coité, Amélia Rodrigues, Conceição do Jacuípe e Capim Grosso. A previsão é que as obras sejam iniciadas no segundo semestre de 2017. Para o coordenador de Estradas Vicinais da Seinfra, Creomar Baptista, a ação tem papel social importante, pois melhora as condições de tráfego nas estradas rurais não pavimentadas. “Viabiliza o acesso das comunidades à escola e serviços de saúde, além de ampliar o alcance dos produtores no escoamento para o mercado”, disse. O investimento previsto é de R$ 65 milhões do Banco Mundial, valor que poderá ser ampliado para R$ 90 milhões se concretizado um futuro empréstimo junto ao Banco Europeu (BEI). Entre os critérios utilizados para seleção das vias, estão os indicadores de área, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), e também a proximidade da estrada vicinal com as rodovias estaduais. A previsão é que as consultas para decidir os locais sejam realizadas até 2018.

Homem é vítima de arma de fogo em quadra esportiva de Biritinga

22 de maio de 2017 às 14:36 | em: Biritinga

Foto: llustração

Por volta de 1h da manhã desta segunda-feira (22), deu entrada no Hospital Municipal de Biritinga, Barnabé Cardoso dos Santos, 36 anos, vítima de arma de fogo, morador da Fazenda Campo da Ema, Biritinga. Segundo a PM, Barnabé foi transferido para a cidade de Feira de Santana. Ele foi vítima de tiro numa quadra esportiva próximo a um evento. Até o momento não foi identificado o autor. O evento estava sendo realizado no Bar Oasis do Quipe, de propriedade de Vailson de Jesus, 43 anos. Não havia nenhuma solicitação para a realização do evento.

Um corpo em estado de decomposição foi encontrado em Biritinga

19 de maio de 2017 às 16:18 | em: Biritinga

Foto: Ilustração

Um corpo foi encontrado na cidade de Biritinga às 07h desta sexta-feira (18) no povoado de Lagoas das Piadas. Segundo a PM, aparentemente tem alguns dias de sua morte e o corpo já em estado de putrefação. O corpo seria de Manoel Souza de Almeida, 57 anos, natural de Rio Real. A Polícia Civil não soube afirmar no momento se foi um homicídio porque não há nenhuma marca aparente no corpo de penetração de projétil de arma de fogo, branca ou outro ato violento.  Manoel residia no povoado de Boa Sorte.