Biritinga

Homem é assassinado a tiros dentro de casa na zona rural de Biritinga

08 de jun de 2019 às 09:31 | em: Biritinga

Foto: Ilustração

Por volta das 02h30min deste sábado (08), Alex Santos de Jesus foi assassinado no povoado da Trindade, zona rural de Biritinga. Segundo relatos da genitora da vítima, a casa foi arrombada por homens encapuzados, que deflagraram disparos de arma de fogo contra o jovem. Os homicidas fugiram em sentido ignorado. A Polícia Militar fez buscas por suspeitos, sem êxito. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Serrinha foi acionado. Não há informações sobre motivação e autoria do crime.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Justiça recomenda que Vaquejada de Biritinga não seja realizada

23 de maio de 2019 às 16:14 | em: Biritinga

Foto: Ilustração

O Ministério Público estadual, por meio da promotora de Justiça Letícia Baird, recomendou ao Parque de Vaquejada Fazenda Pontal, em Biritinga, que suspenda a realização da ‘Vaquejada na Fazenda Pontal’, programada para ser realizada de hoje (23) até o próximo domingo, dia 26. A 3ª Promotoria de Justiça Regional de Serrinha recomendou ainda que, “caso se pretenda realizar a vaquejada depois, o MP e as autoridades sanitárias, de segurança pública e defesa civil, deverão ser comunicados com antecedência mínima de 10 dias”, o que não teria ocorrido desta vez. Segundo a promotora de Justiça Letícia Baird, diligências realizadas pelo MP e documentos da Secretaria de Meio Ambiente de Biritinga apontam para “falta de estrutura no local e ausência de providências preventivas para a segurança e saúde dos animais”. A promotora levou em conta ainda o fato do representante do Parque de Vaquejada não ter apresentado evidências de que cumpre as normas da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), bem como a informação de que animais de outros estados poderiam participar do evento, sem a tomada das medidas obrigatórias previstas pela Superintendência Federal de Agricultura.

Fonte: MP Bahia/Gabriel Pinheiro

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Homens morrem após troca de tiros com a Polícia em Nova Soure; um deles é acusado de tentar matar Delegado

10 de maio de 2019 às 17:54 | em: Biritinga,Esplanada,Nova Soure

Foto: Divulgação | PM

Nesta sexta-feira (10), a Polícia Militar em Nova Soure recebeu uma denúncia de tráfico de drogas no bairro “Caixa D’água”. Foi encontrada a residência da denúncia. Segundo os militares, no seu interior, haviam dois indivíduos que portavam arma em punho e resistiram a prisão. Houve troca de tiros e estes foram alvejados. Um terceiro elemento fugiu pelos fundos da casa. Ambos os indivíduos alvejados foram levados ao Hospital, mas já chegaram sem vida. Segundo nota policial, eles possuem passagens por tráfico de drogas, roubo e o resistente de vulgo “Paulista” já tentou contra a vida do Delegado da Policia Civil de Esplanada. Ele possui mandado de prisão em aberto e responde por tentativa de homicídio na cidade de Biritinga.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Homem é assassinado após linchamento em Biritinga

19 de abr de 2019 às 12:20 | em: Biritinga
Foto: Montagem A Voz do Campo

Por volta das 18:30 desta quinta-feira (18), a Polícia Militar em Biritinga foi informada que na fazenda Barro Branco, zona rural do município, havia ocorrido um lixamento e que um homem conhecido como Miguel. Ele foi levado ao hospital, mas já chegou sem vida. A mãe da vítima informou ter presenciado a hora em que um homem conhecido como Cacau atingiu seu filho com uma paulada na cabeça, quando o mesmo já se encontrava caído ao solo. Todos estavam em frente ao bar de Marcelo quando começou uma briga entre seu filho, Miguel, e vários outros homens. Os suspeitos não foram encontrados. Permanecem as buscas pelos homicidas. O caso foi registrado na Polícia Civil.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Jovem de 23 anos é encontrado assassinado na zona rural de Biritinga

03 de mar de 2019 às 08:38 | em: Biritinga

Foto: Leitor A Voz do Campo

Por volta das 22h20 desta sexta-feira (01), a Polícia Militar em Biritinga foi informada sobre a identificação do corpo de um jovem de 23 anos em uma casa no povoado Caçuá, zona rural do município. Trata-se de Jeferson Santos Moura, conhecido como “Niba” . A vítima tinha várias perfurações pelo corpo. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para remover o corpo. Não há informações sobre a motivação do crime. Ninguém foi preso.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Chove em algumas cidades do Território do Sisal nesta terça-feira (26)

26 de fev de 2019 às 14:38 | em: Araci,Biritinga,Serrinha,Teofilândia

Teofilândia | Foto: Leitor A Voz do Campo

O grande calor e o clima úmido marca a sensação térmica em todos os municípios do Território do Sisal.

Serrinha | Foto: Leitor A Voz do Campo

A média de temperatura está em 23° C, com umidade de 40% e sensação térmica de 39° C. Segundo leitores do site A Voz do Campo, chove em Serrinha e Biritinga. Teofilândia tem tempo fechado, com expectativa de chuva.

Biritinga | Foto: Leitor A Voz do Campo

Em Araci, já foram ouvidos trovões. O Climatempo dá 50% de possibilidade de chuva no Território do Sisal.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Lideranças propõe a formação de novo grupo político em Biritinga

01 de fev de 2019 às 09:42 | em: Biritinga

Foto: Reprodução

Lideranças políticas se reuniram no último domingo (27), em Biritinga, para discutir a construção de um “novo grupo”para a conjuntura das eleições municipais em 2020. Na reunião, lideranças e possíveis candidatos a vereadores estiveram presentes. Na reunião, o vereador Jorge do Portal (PT) foi indicado como pré-candidato a Prefeito. Segundo o site Biritinga Informa, alguns pré-candidatos a vereadores estiveram presentes na reunião e declaram apoio à composição.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Adolescente de 17 anos de Araci morre afogado em açude em Biritinga

01 de fev de 2019 às 09:16 | em: Araci,Biritinga

Foto: Ilustração

O adolescente Antonio Santos de Castro, de 17 anos, morreu afogado em um açude de uma fazenda que fica na zona rural do município de Biritinga. Antônio estava passando férias em Biritinga, quando o caso ocorreu, nesta nesta quinta-feira (31). Ele chegou a ser levado ao Hospital, mas não resistiu. O corpo do jovem será velado em Araci, na residência da família, nesta sexta-feira (01).

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Mulher é baleada durante tentativa de homicídio na frente da filha em Biritinga

01 de fev de 2019 às 08:40 | em: Biritinga

Foto: Ilustração

Na noite desta quinta-feira (31), uma mulher de 37 anos sofreu tentativa de homicídio no povoado Barrocão, zona rural de Biritinga. De acordo com a Polícia Militar ao site Notícias de Santaluz, Joice de Jesus Santos foi atingida por disparos de arma de fogo na cabeça, mão direita e braço esquerdo. Ainda de acordo com a polícia, ela foi levada em uma ambulância para o hospital da cidade e em seguida encaminhada para outra unidade em Feira de Santana. O estado de saúde da mulher é desconhecido. Conforme a PM, uma filha da vítima presenciou o ocorrido, mas informou que não sabe identificar o autor nem o motivo do crime. Ainda segundo o site, uma guarnição da Polícia Militar fez rondas na região, mas não encontrou nenhum suspeito. A PM disse que orientou familiares da mulher a registrar queixa na delegacia local.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Corpo é encontrado em Biritinga e pode ser de motorista de Uber desaparecido

29 de jan de 2019 às 09:26 | em: Biritinga

Foto: Reprodução

A família do motorista de Uber Renan Magalhães de Oliveira, desaparecido desde o último sábado (26), está no Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Serrinha para verificar se um corpo encontrado na zona rural de Biritinga é do motorista de aplicativo. Renan era morador de Salvador e teria vindo para Serrinha após aceitar uma corrida. A Polícia Civil de Serrinha ainda não confirma, mas um corpo utilizando uma camisa similar a do motorista de aplicativo foi encontrado em estado de putrefação. O carro de Renan, um Onix branco, placa QNJ-8794, foi achado pela família no bairro Sete de Abril, em Salvador. De acordo com informações colhidas pelo Portal Cleriston Silva – PCS, o corpo foi encontrado por volta das 11h desta segunda-feira, 28, na região da Fazenda Boa Vista. Segundo a Polícia Civil, o homem trajava calça marrom, camisa cinza e tênis escuro. (Portal Cleriston Silva | Reny Maia).

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Câmeras de segurança flagram roubo de veículo no centro em Biritinga

23 de jan de 2019 às 09:45 | em: Biritinga

Foto: Reprodução

Por volta das 22h37min deste domingo (20), um veículo Corsa, cor vermelha, placa JNF-7293, foi roubado na cidade de Biritinga. No dia, estava havendo festa na cidade. As câmeras de segurança da rua captaram 03 ladrões num veículo Polo Branco. Eles chegam, olham o veículo, arrombam e um ladrão entra no Corsa. No comparsa entra no Polo, onde outros bandidos o esperam. Ao final, o carro roubado segue o Polo. O veículo é de Solano Peixinho, de Biritinga. Você tem informações? Ligue 190.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Celulares furtados durante festa em Biritinga são recuperados pela Polícia em Serrinha

21 de jan de 2019 às 15:07 | em: Biritinga,Serrinha

Foto: Divulgação | PM

Por volta das 3h da madrugada desta segunda-feira (21), a Polícia Militar em Serrinha abordou 05 pessoas em um veículo na BR 116/Norte. Segundo os militares, com Dailton da Conceição Nascimento, Júlio César de Queiróz Moreira, Fábio de Oliveira Conceição, Gersomar Paixão Silva e Ingrid Silva Santos  foram encontrados dez celulares no interior do veículo. Os mesmos afirmaram ter furtado em uma festa na cidade de Biritinga, durante uma festa.  Todos foram levados para a Delegacia de Polícia Civil.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

PM é recebida a tiros e acusado de tráfico é morto em Biritinga

15 de jan de 2019 às 09:01 | em: Biritinga

Foto: Divulgação | PM

Na tarde desta segunda-feira (14), William Anchieta Capistrano, 19 anos, acusado de traficar drogas, morreu depois de atirar contra policiais militares em Biritinga. Segundo a Polícia Militar, uma guarnição foi conferir uma denúncia de populares, quando foram recebidos a tiros. O fato ocorreu em uma casa na Rua Pataíba, conhecida como “Pé de Oiteiro”. Os policiais se depararam com indivíduos armados que, ao notar a chegada da guarnição, efetuaram disparos e fugiram para um matagal. Os militares então revidaram e um suspeito caiu no chão. William foi retirado do local com vida e levado para o Hospital Municipal, mas morreu enquanto recebia atendimento médico. Os outros suspeitos que fugiram ainda não foram localizados. Com o acusado, foi encontrado um revólver calibre 32 e drogas. Ele morava em Serrinha.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Jovem de Biritinga é preso em Serrinha após acidente com moto furtada

06 de nov de 2018 às 08:53 | em: Biritinga,Serrinha

Foto: Divulgação | PM

Na manhã desta segunda-feira (05), João Souza Cruz, de 24 anos, foi preso após se envolver em um acidente com uma moto furtada em Serrinha. Segundo a Polícia Militar, o veículo foi furtado na noite de domingo (04), no povoado de Bebedouro, zona rural de Biritinga. Populares informaram aos militares que um homem teria abandonado a moto após sofrer um acidente. A Polícia fez buscas pela região e encontrou o acusado com escoriações e ferimentos. Ele foi levado para o Hospital Municipal de Serrinha. Na sequência, ele foi conduzido à Delegacia local, onde foi preso.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Municípios que retiraram carne animal de alimentação escolar terão recursos do FNDE suspensos

19 de set de 2018 às 08:47 | em: Barrocas,Biritinga,Serrinha,Teofilândia

Foto: Ilustração

Desde março deste ano, mais de 30 mil estudantes dos municípios de Serrinha, Barrocas, Biritinga e Teofilândia deixaram de comer proteína animal e seus derivados na alimentação escolar. Um Termo de Ajustamento de Conduta, conhecido como “TAC Vegano” (sem proteína animal), foi assinado entre o Ministério Público e as prefeituras para que o cardápio da rede pública de ensino fosse “mais saudável, sustentável e econômica”. No entanto, segundo o site Bocão News, essa nova conduta vai atingir diretamente o repasse de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) aos municípios. Para que as prefeituras recebam os recursos, elas precisam cumprir as determinações legais do Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) como o planejamento do cardápio, que obriga “utilização de gêneros alimentícios básicos, de modo a respeitar as referências nutricionais, os hábitos alimentares, a cultura alimentar da localidade e pautar-se na sustentabilidade, sazonalidade e diversificação agrícola da região e na alimentação saudável e adequada.”

Posição do FNDE

O FNDE questionou a competência do Ministério Público da Bahia para firmar o TAC retirando a proteína animal da alimentação “contrariando os preceitos dispostos na legislação federal ao retirar, ao mesmo tempo, do direito dos estudantes que possuem a cultura, o hábito e o gosto de consumir produtos de origem animal dos acesso a esses alimentos”, conforme documento encaminhado às prefeituras.  Em nota enviada ao BNews, o Ministério da Educação, através do FNDE, informou que os termos do TAC não estão de acordo com a legislação do PNAE e os municípios que não estiverem cumprindo-os terão os recursos suspensos. Ainda em nota, a pasta afirma que tomou conhecimento do TAC em 5 de dezembro de 2017 e logo emitiu parecer com posicionamento do Conselho Federal de Nutricionistas que “não recomenda a retirada de produtos de origem animal da alimentação escolar”.

Recursos

Sem saberem o que fazer, os municípios que assinaram o TAC estão temerosos com a perda dos recursos. Atualmente, o valor repassado pela União a estados e municípios por dia letivo para cada aluno é definido de acordo com a etapa e modalidade de ensino:

– Creches: R$ 1,07
– Pré-escola: R$ 0,53
– Escolas indígenas e quilombolas: R$ 0,64
– Ensino fundamental e médio: R$ 0,36
– Educação de jovens e adultos: R$ 0,32
– Ensino integral: R$ 1,07
– Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral: R$ 2,00
– Alunos que frequentam o Atendimento Educacional Especializado no contraturno: R$ 0,53

Contato com o Ministério Público do Estado da Bahia

A reportagem do Bocão News entrou em contato com o Ministério Público da Bahia desde o dia 11 de setembro. Após diversos contatos, com pedidos de reencaminhamento das questões, a ascom do órgão não respondeu mais à reportagem até o fechamento desta matéria. Dentre os questionamentos estão: o MP conhecia as determinações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) de manter proteínas na alimentação escolar antes de assinar o TAC?; o Ministério da Educação encaminhou carta aos prefeitos lembrando que a não execução do programa com as legislações pertinentes causa a suspensão dos repasses. A partir disso, o MP pretende refazer ou anular o TAC?; ao assinarem o TAC, as prefeituras ficaram responsáveis por substituírem a proteína animal e derivados, por outra compensação de proteína, para que cumprissem as regras do PNAE?.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Veículo roubado em Biritinga é recuperado pela polícia em Ribeira do Pombal

30 de ago de 2018 às 10:10 | em: Biritinga,Policia

Foto: Reprodução

A Polícia Militar recuperou na tarde desta quarta-feira (29) um veículo que havia sido roubado na cidade de Biritinga. Segundo informações da PM, o suposto autor do furto é conhecido pelo apelido de “Zé Velho”, e reside na cidade de Ribeira do Pombal. Após várias diligências no intuito de localizar o veículo Parati. Os policiais se deslocaram até o Povoado da Baixa Pequena apos informação de que o veículo em questão teria sido visto na região. A guarnição realizou buscas no povoado, onde avistou o veículo dentro de um terreno baldio, não sendo encontrado o autor. O produto do furto foi apresentado a Delegacia de Biritinga para a adoção das medidas cabíveis.

 

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Jovens são presos por formação de quadrilha e tráfico de drogas em Biritinga

26 de ago de 2018 às 09:09 | em: Biritinga

Foto: Divulgação | PM

Por volta das 21hs deste sábado (25), uma guarnição da Cipe Nordeste avistou 04 indivíduos em atitudes suspeitas numa lanchonete na entrada da cidade de Biritinga. Segundo nota da corporação, a guarnição procedeu com a abordagem. Com Edimar da S. C., 25 anos, Laercio Se. S. 26 anos, João F.  S.a dos R. R., 23 anos e Claudio dos S. J. 23 anos, foi encontrada certa quantidade de drogas. “Ato contínuo, foi dada a voz de prisão em flagrante aos envolvidos. Os envolvidos e todo material foram apresentados na delegacia de Serrinha”, disse a Polícia Militar. Havia cocaína, maconha, balança de precisão e dinheiro com eles.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Biritinga, Valente, Euclides e Cipó vencem na segunda rodada do Intermunicipal 2018

20 de ago de 2018 às 09:34 | em: Biritinga,Cipó,Euclides da Cunha,Futebol,São Domingos,Valente

Foto: Reprodução

Foram 86 gols marcados na segunda rodada do 61º Campeonato Intermunicipal, que foi disputada neste domingo (19), proporcionando uma média de 2,6 gols por partida. E um dos jogos que contribuiu para essa chuva de gols foi Biritinga 4×0 Ichu, no Estádio Municipal Manoelito Moreira de Carvalho, o Moreirão, que foi transmitido ao vivo para toda a Bahia pela TVE, pelo Grupo 3. Mas, a maior goleada da competição ocorreu na cidade de Uruçuca, onde a seleção da casa disparou 7 a 1 em Itabuna, pelo Grupo 10, que tem a liderança com 6 pontos de Itajuípe – com 100% de aproveitamento – após a vitória deste domingo (19) sobre Ubatã.

Valente e São Domingos

O primeiro gol pela segunda rodada aconteceu pela manhã, no Estádio Evandro Mota Araújo, e foi marcado pelo atacante Diogo, que fez também o segundo na vitória da seleção de Valente, por 2 a 1, sobre Campo Formoso. Os visitantes diminuíram com Luciano. A seleção de Valente lidera o Grupo 2, com 4 pontos, a mesma pontuação de São Domingos, que na segunda rodada conquistou três pontos sem entrar em campo, devido à desistência da seleção de Senhor do Bonfim de disputar a competição, ficando determinado o placar de 1×0 para os são-dominguenses.

Biritinga

No Estádio Moreirão, a torcida de Biritinga vibrou com o bom futebol de sua seleção, comandada pelo técnico Cristiano Araújo. O time de Ichu começou pressionando e tinha mais posse de bola, quando, aos 21 minutos, Lek chutou forte de fora da área e surpreendeu o goleiro Elias. Com 1 a 0 a seu favor, Biritinga soube atrair o adversário e não demorou para chegar ao segundo gol. Aos 32 minutos, Lek cobrou escanteio e Cleiton, de cabeça, ampliou para 2 a 0, o placar do primeiro tempo. Na etapa final, Piu brindou a torcida de Biritinga com um golaço. Após boa articulação no ataque, a bola sobrou na entrada da área para o camisa 10 acertar um chutaço sem defesa para o goleiro Elias. E ainda teve tempo para mais um gol de Biritinga. Aos 42, mesmo com um jogador a menos – Neguinho foi expulso por falta violenta -, Ricardo tocou na pequena área e Marcone escorou para fazer 4 a 0. Biritinga atuou e venceu com Dedo, Zinho, Mike, Cleiton e Nei (Adson); Tadeu (Neguinho), Basika, Piu (Marcone) e Lek; Ricardo e Ígor Teles (Ila).  Técnico: Cristiano Araújo. A seleção de Ichu perdeu cm Elias, Léo Almeida (Durico), Vnícius, Carias e Vítor; Vilmário, Ígor Nogueira (Buraco) e Bakura (Léo Carneiro); Ígor Teles, Ígor Daniel e Vitinho. Técnico: Edvaldo da Silva, o Arraia.

Euclides da Cunha e Cipó

Pelo Grupo 01,  a Seleção de Euclides da Cunha venceu por 1 a 0 a Seleção de Canudos, partida em Euclides da Cunha. Na outra partida do grupo a Seleção de Cipó venceu por 2 a 1 a Seleção de Paulo Afonso, jogo disputado em Cipó.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Acusados de roubo em Biritinga são presos em Serrinha

15 de jun de 2018 às 09:26 | em: Biritinga

Foto: Ilustração

Por volta das 10h desta quinta-feira (14), uma guarnição da Polícia Militar em Biritinga foi solicitada por uma vítima, informando que os indivíduos que haviam furtado seu estabelecimento estariam na Pousada Luna, em Serrinha. Segundo os militares, chegando ao local, foi constatado a veracidade dos fatos. Ravel, Reginaldo e Adriano, os autores do crime, foram apresentados à Delegacia de Polícia de Biritinga.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

MOC realiza formação do projeto Cisternas nas Escolas em Biritinga

13 de jun de 2018 às 15:54 | em: Biritinga

Foto: Divulgação

Nos dias (11 e 12) de Junho, Curso de Gerenciamento de Recursos Hídricos na Escola (GRHE) foi realizado em Biritinga. Como parte das formações pedagógicas do Projeto Cisternas nas Escolas, desenvolvido pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC), em parceria com Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) e com apoio do Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA). A atividade contou com a participação de 35 merendeiras e zeladoras escolares do município, onde serão construídas nessa 4° etapa do Projeto Cisternas nas Escolas 19 cisternas nas escolas do campo. Segundo a técnica do Programa de Educação do Campo Contextualizada PECONTE/MOC, as participantes avaliaram a formação de maneira muito positiva, pois estimula a ter esperança, bem como possibilitou muitas trocas e saberes. O Projeto trabalha para além de construção de Cisternas, envolvendo mobilização, oficinas de Educação Contextualizada, GRHE e formações com os envolvidos na gestão e funcionamento escolar e educacional.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.