Biritinga

Filha procura por pai que não vê há 18 anos em Biritinga

07 de fev de 2018 às 07:25 | em: Biritinga,Conceição do Coité,Filantropia

Foto: Divulgação

A jovem Jaqueline Pereira Cardoso, de 23 anos, procura pelo pai, Teotonio Cardoso Filho, que possivelmente mora no distrito de Salgado, zona rural de Biritinga. Segundo a jovem informou ao Portal Ailton Pimentel e confirmou ao site A Voz do Campo, Teotonio é conhecido como ‘Roxo do Salgado’, e ele foi candidato a vereador no ano de 2012. Jaqueline é filha de dona Irenilde Pereira e reside atualmente em Santo Amaro – Bahia. Qualquer informação pode ser repassada para o telefone: (71) 98406-8513.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Comandante da PM em Biritinga recebe referência elogiosa por diminuição da violência

06 de fev de 2018 às 08:53 | em: Biritinga

Foto: Reprodução

O Sub. Tenente Florisvaldo Cardoso da Silva Filho, comandante do 16º Pelotão da Polícia Militar em Biritinga, recebeu referência elogiosa da Câmara de Dirigentes Lojistas do município de Biritinga pelo serviço de combate e violência na cidade. Segundo o site Blog Biritinga Informa, o ofício foi protocolado, o presidente da CDL, Edvalth Coutinho e demais diretores parabenizam o serviço da Polícia Militar no município de Biritinga, mediante a diminuição dos casos de furtos e demais crimes. “A violência que estava nos abalando fisicamente e psicológicamente fizeram com que algumas atitudes fossem tomadas, como por exemplo o fechamento mais cedo de alguns estabelecimentos. E hoje graças à Deus e vocês a nossa rotina está normal.” diz o texto.  O documento pede a continuidade das ações ostensivas e de enfrentamento que a Polícia Militar em Biritinga vem tomando. “Os comerciantes e população agradecem e gostaria muito que continuasse, pois é nítida a nossa satisfação com a tranquilidade que vem pairando nesses tempos. Estamos a disposição no que compete, pois sabemos da grande necessidade de vocês terem nossa ajuda. PM & Comunidade na corrente do bem. Voltamos a sentir segurança em nossa cidade.” finalizou, Edvalth Coutinho.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Paróquias da Diocese de Serrinha participam de encontrão em Teofilândia

Foto: Teones Araújo

Foi realizado no domingo (04), em Teofilândia, o 18º Encontrão das Comunidades Eclesiais de Base e este ano teve como tema “CEBs e a alegria do evangelho para uma igreja em saída”, baseado nas orientações previstas pela igreja para o ano nacional do laicato, ou seja, cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘igreja em saída’, a serviço do reino inspirado no evangelho de São Marcos, 5,13/14, “sal da terra e luz do mundo”. Segundo disse o diácono João Miguel de Queiroz ao site Calila Notícias, estes encontros surgiram na década de 90 com a chegada do padre Xavier, um espanhol que “se encarnou na nossa realidade e através das comunidades encontrou uma forma de evangelizar os podres, os pequenos e os humildes que estão às margens da sociedade, depois que participou do 8º encontro Intereclesial das Comunidades Eclesial de Base em Vitória, capital do Espírito Santo”, afirmou o religioso. Atualmente existem 34 comunidades na paróquia Santo Antonio, em Teofilândia e como forma de incentivar a realização deste tipo de trabalho, foram convidadas as Santaluz, Ichu, Araci, Riachão do Jacuípe, Biritinga e a área pastoral da Vaquejada, em Serrinha, para sentir de perto o envolvimento das comunidades locais.

Galeria de fotos
  • Foto: Teones Araújo
  • Foto: Teones Araújo
  • Foto: Teones Araújo

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

TRE-BA vai atender eleitores de Serrinha, Biritinga e Barrocas neste fim de semana

26 de jan de 2018 às 17:32 | em: Barrocas,Biritinga,Serrinha

Foto: Reprodução

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), vai atender, neste último final de semana de janeiro, os 14.435 eleitores de Serrinha, 4.376 eleitores de Biritinga e os 3.483 eleitores da cidade de Barrocas que ainda não realizaram o procedimento do recadastramento biométrico obrigatório. O prazo final para a revisão eleitoral na região é o dia (31) de janeiro. Pertencente à 150ª Zona Eleitoral (ZE), Na cidade de Serrinha, o atendimento vai ser feito nos postos localizados na Rua Pedro Thiago, 327, Ginásio e na Praça Morena Bela, ao lado do Colégio Rubem Nogueira, na antiga Universidade do Estado da Bahia (UNEB), na cidade de Biritinga o posto de atendimento está instalado na Escola Municipal Eujácio Simões, que fica no centro da cidade e em Barrocas o atendimento ocorrerá no posto do Infocentro, localizado na Rua da Estação. O plantão será válido para o sábado (27/01) e domingo (28/01), das 8h às 16h.

Documentos

Para realizar o recadastramento biométrico, o eleitor deve apresentar um documento oficial de identificação que contenha foto (RG, CNH ou Carteira Profissional, por exemplo), além de um comprovante de residência recente, emitido há, pelo menos, três meses, em nome dele próprio ou de alguém com parentesco comprovado. Os eleitores que não atenderem à convocação da Justiça Eleitoral, até a data limite, terão seus títulos cancelados. Além de ser impedido de votar nas Eleições Gerais 2018, o cidadão ficará impossibilitado, por exemplo, de obter passaporte, tomar posse em concurso público e receber auxílios do governo, a exemplo do Bolsa Família.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Agentes de Saúde de Biritinga recebem tabletes da Secretaria de Saúde

25 de jan de 2018 às 07:56 | em: Biritinga,Saúde

Foto: Divulgação | PMB

A Prefeitura de Biritinga, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a entrega de 41 tabletes aos Agentes Comunitários de Saúde neste mês janeiro de 2018. Após receberem treinamento, os profissionais irão utilizar a nova ferramenta de trabalho para cadastrar e a acompanhar as famílias do território, com o objetivo de restaurar o sistema de informações da Atenção Básica.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Comandante da PM Bahia estará em Serrinha, Teofilândia, Araci e Tucano nesta quarta-feira (17)

O comandante da PM Bahia, Coronel Anselmo Brandão, estará em Serrinha, Teofilândia, Araci, Tucano, Euclides da Cunha e Quijingue nesta quarta-feira (17). O comandante é responsável por todo o efetivo de policiais no estado e circula todo o território da Bahia em solenidades e visitas.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Biritinga Folia 2018 será dia 20 de janeiro e terá diversas atrações em praça pública

16 de jan de 2018 às 14:46 | em: Biritinga,Eventos

Unha pintada, Chicabana, Sem retoque, Psirico, Sine Calmon e Ruan Cigano estão confirmados na grade de atrações do Biritinga Folia 2018, festa bastante tradicional e aguardada na Região do Sisal. Reunindo 8 atrações, a 10ª edição da festa acontece de 20 a 21 de janeiro, na Praça 23 de Abril, em Biritinga. Na ocasião, o público ainda vai curtir apresentações de Vlad e Banda 90 graus. No dia 22/01, segunda-feira, o tradicional acompanhamento para sítio Tapera, após o acompanhamento confraternização das Famílias biritinguenses e convidados.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

MP firma TACs para melhorar qualidade da merenda escolar em Serrinha, Biritinga, Barrocas e Teofilândia

21 de dez de 2017 às 08:26 | em: Barrocas,Biritinga,Serrinha,Teofilândia

Foto: Divulgação

Os municípios de Serrinha, Biritinga, Barrocas e Teofilândia se comprometeram com o Ministério Público Estadual, por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Serrinha, a reformular os cardápios da alimentação escolar da rede pública, oferecendo uma alimentação “sustentável, preventiva de doenças, racional financeira e ambientalmente”. Segundo o MP-BA, o compromisso firmado com a promotora de Justiça Letícia Baird estabelece ainda que as cozinhas das unidades escolares sejam reestruturadas e que as merendeiras escolares passem por capacitações. Para reestruturar os cardápios e atender ao Programa Suplementar de oferta de Alimentação Sustentável e Educação Ambiental, os municípios se comprometeram a desenvolver e executar um projeto para acompanhamento dos dados de saúde e nutrição dos alunos, por meio de avaliações médicas e mapeamento do estado nutricional, pelo menos duas vezes por ano. O projeto deverá contar com exames e protocolos clínicos que atestem a adaptação dos alunos ao novo cardápio. Para cumprir os termos do acordo, os Municípios poderão firmar parcerias de cooperação com centros de pesquisa em saúde e nutrição. Ainda segundo o MP-BA, o acordo prevê ainda a realização de ações de conscientização, como realização de feiras científicas, campanhas de educação humanitária e ambiental e distribuição de panfletos sobre alimentação sustentável.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Leilão de energia adia sonho do Complexo Eólico Tucano; Sowitec não venceu leilão

20 de dez de 2017 às 15:14 | em: Araci,Biritinga,Nova Soure,Teofilândia,Tucano

Foto: Ilustração

O resultado do leilão Leilão de energia A-6 desta quarta-feira (20) fechou a contratação de 2,93 gigawatts em novas usinas de geração, com predomínio dos empreendimentos solares e eólicos, informou a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), responsável pela operacionalização da concorrência. O resultado adia ainda mais sonho do Complexo Eólico Tucano. A Sowitec, responsável pelo empreendimento na região do sisal, não venceu leilão em nenhum dos seus projetos. O Complexo Eólico Tucano não está na lista dos vencedores deste ano de 2017. Em um cenário positivo, uma empresa vence o leilão de energia e as obras são iniciadas após 02 anos, comentam especialistas. O investimento do projeto na região do sisal será de quase 1 bilhão de rais e trará centenas de novos empregos, mas depende o leilão de energia do governo federal. Para Jean Paul Prates, especialista do setor, a Bahia foi uma decepção no leilão, uma vez que tinha mais de 10GW ofertado e só venceu pouco mais de 100 (menos de 1% de rendimento).

Veja o resultado:

Resultado do Leilão A6 de Energia

Os leilões

O Leilão de energia elétrica é um processo licitatório, ou seja, é uma concorrência promovida pelo poder público com vistas a se obter energia elétrica em um prazo futuro (pré-determinado nos termos de um edital), seja pela construção de novas usinas de geração elétrica, linhas de transmissão até os centros consumidores ou mesmo a energia que é gerada em usinas em funcionamento e com seus investimentos já pagos, conhecida no setor como “energia velha”. Sem vencer um leilão, um projeto de energia não sai do papel. Geralmente os leilões ocorrem anualmente. O último foi em 2015.

Leia mais:

Especialista Araciense é palestrante no maior evento de Energia Eólica do Brasil

Parque Eólico Tucano poderá gerar até 460 empregos diretos na região do Sisal durante 2 anos

Parque Eólico Tucano promete trazer bilhões em investimento à região do sisal; entenda

O potencial eólico da região do Sisal existe! Entenda

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Queda de energia afeta abastecimento de água em Tucano, Biritinga, Coité, Serrinha e Barrocas

Foto: Ilustração

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento ( Embasa) informa que, desde a última sexta-feira (08), o abastecimento de água dos sistemas de Quixabeira e Tucano sofreu interrupções devido a irregularidades e quedas no fornecimento de energia elétrica. Foram afetados os municípios de Tucano, Monte Santo, Cansanção, Nordestina e Quixabeira, além das localidades de Junco e Novo Paraíso, pertencentes a Jacobina, e Gonçalo, situado em Caém. O problema já foi solucionado. Na região de Quixabeira, o abastecimento já foi retomado. Já nos municípios do Sistema de Tucano (Monte Santo, Cansanção e Nordestina), o fornecimento de água será reiniciado hoje (11) à tarde, após a conclusão de reparo no sistema adutor. Em ambos os sistemas o atendimento será gradativo, por isso é recomendável que os moradores reforcem os hábitos de economia de água e evitem o desperdício do recurso hídrico. Ainda segundo a empresa, em decorrência da interrupção no fornecimento de energia elétrica nos poços e estações elevatórias desde a tarde sábado (9), o abastecimento de água está interrompido em Barrocas, Lamarão, Biritinga, Conceição do Coité, Retirolândia e Serrinha. A Embasa acionou imediatamente a Coelba, mas a concessionária de energia ainda não informou a previsão de retomada do fornecimento de energia elétrica. A Embasa recomenda o uso racional da água armazenada nos reservatórios domiciliares até que o abastecimento possa ser restabelecido. O abastecimento alternativo (carros-pipa) será priorizado para hospitais, postos de saúde, escolas, creches e outras entidades dessa natureza.

 

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Vereador tem casa e carro atingidos por tiros em Biritinga

06 de dez de 2017 às 13:07 | em: Biritinga

Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira (6), a casa e carro do vereador Jorge Sergio Santos da Silva (PT), o Jorge do Portal, amanheceu alvejada por tiros em Biritinga. A polícia tenta identificar quem atirou na casa do petista. O vereador relatou ao Portal Cleriston Silva que o ataque foi durante a madrugada, por volta de 2h30, mas ninguém se feriu. Dez disparos foram feitos contra a casa do edil: três atingiram o carro e sete a parede. “Estava dormindo e ouvi os disparos, mas nunca imaginei que era na minha casa, quando acordei vi os disparos na parede da frente e no carro. Temos nossas lutas, temos os movimentos sociais, a nossa luta na câmara, os nossos embates políticos, mas não sei se levaria a um caso desses”, diz o vereador.

Foto: Reprodução

Além de Jorge, estavam na residência sua esposa, que está grávida de oito meses, e um filho menor. A perícia será feita na casa do político. Um Boletim de Ocorrência foi registrado na Delegacia Territorial (DT) de Biritinga.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Contas de 2016 de Teofilândia, Biritinga e mais duas cidades são rejeitadas pelo TCM

01 de dez de 2017 às 09:02 | em: Biritinga,Teofilândia

Foto: Montagem A Voz do Campo

O Tribunal de Contas dos Municípios, na sessão desta quinta-feira (30), rejeitou as contas das Prefeituras de Biritinga, Nazaré, Ribeirão do Largo e Teofilândia, na gestão de Gilmário Souza de Oliveira, Milton Rabelo de Almeida Júnior, Valdomiro Guimarães Brito e Adriano Araújo, respectivamente, todas relativas ao exercício de 2016. Os gestores sofreram representação ao Ministério Público Estadual em razão do descumprimento do artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal – que trata da ausência de recursos para pagamento dos restos a pagar – oportunidade em que será apurada se houve a prática de crime contra as finanças públicas.

Biritinga

Em Biritinga, os recursos deixados em caixa não foram suficientes para pagamento dos restos a pagar e de despesas de exercícios anteriores, o que provocou um saldo negativo de R$1.679.485,56, configurando a infração ao disposto na LRF. Além disso, as despesas com pessoal representaram 68,87% da receita corrente líquida do município, quando o percentual máximo é de 54%, e o gestor não promoveu o pagamento de multas imputadas pelo TCM em processos anteriores.

Teofilândia

Em Teofilândia, além do descumprimento do artigo 42 da LRF diante da ausência de recursos no montante de R$1.056.287,82 para pagamento das despesas com restos a pagar e de exercícios anteriores, o gestor extrapolou nos gastos com pessoal, utilizando 66,09% da receita corrente líquida do município, quando o máximo é 54%. E não pagou as multas aplicadas pelo TCM em processos anteriores. O ex-prefeito Adriano de Araújo foi multado em R$3 mil pelas irregularidades contidas no relatório técnico e em R$20.160,00, que corresponde a 12% dos seus subsídios anuais, por não ter reconduzido a despesa com pessoal ao índice permitido.

Cabe recurso das decisões.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Homem acusado de assassinar ex-mulher em 2006 é preso em Biritinga

29 de nov de 2017 às 16:01 | em: Biritinga

Foto: Divulgação

Por volta das 11h40 desta terça-feira (28), um homem acusado de assassinar a ex-mulher a tiros em 2006 foi preso na cidade de Biritinga. Segundo a Polícia Civil, o suspeito foi preso no momento em que ele tentava sacar dinheiro na agência do Banco Bradesco. Ao verificar a documentação do suspeito, foi constatado que havia um mandado de prisão por homicídio em aberto. O homem foi encaminhado para a Delegacia local, onde segue à disposição da Justiça.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Saúde sem Fronteiras oferece mamografias gratuitas em Tucano, Biritinga, Santaluz e outros municípios do Sisal

24 de nov de 2017 às 08:18 | em: Biritinga,Cansanção,Santaluz,Saúde,Tucano

Foto: Divulgação

O Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama chega nesta semana a cinco municípios do Território do Sisal: Biritinga, Santa Luz, Tucano, Cansanção e São Domingos, na Região de Serrinha. Serão oferecidos exames de mamografia para mulheres com idade entre 50 e 69 anos. O atendimento acontece das 7h às 18h, em unidades móveis. Interessadas devem portar documento de identidade, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência. Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico, será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia.

Em Biritinga, o atendimento acontece de 25 a 30 de novembro, no Ginásio de Esportes João Severo Filho, na Rua Palmeiras, número 216. No município de Santa Luz, a unidade móvel ficará de 25 de novembro a 9 de dezembro na rua Santa Maria, em frente à Prefeitura Municipal.

Em Tucano, os exames serão realizados de 25 de novembro a 12 de dezembro, no Posto de Saúde Osvaldo Assunção, na Praça Osvaldo Assunção.

Já em Cansanção, a unidade móvel ficará de 25 de novembro a 8 de dezembro, na rua Luís Gomes Buraqueira, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Senhora Santana.

Em São Domingos, o atendimento acontece de 25 de novembro até 1º de dezembro, na Praça Isac Pinheiro, em frente à Prefeitura.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Teofilândia: Bandidos roubam caminhonete após fingirem ser da polícia na BR-116/Norte

20 de nov de 2017 às 09:51 | em: Biritinga,Teofilândia

Neste domingo (19) às 10h foi tomada de assalto uma caminhonete F350 de cor prata, placa de Teofilandia-Ba JOK-6934. O proprietário, João Batista de Jesus Santos, conhecido como Dão de Nali, sua esposa Maria Neide Oliveira Santos e um rapaz chamado Jonathan, que trabalha na Fruta Sul, saíram de Teofilândia com destino à zona rural de Biritinga para carregar o caminhão de melancia. Chegando antes da entrada da cidade, eles avistaram um carro Strada de cor vermelha que vinha com um giroflex ligado e anunciaram que era da polícia. Os homens atravessaram o carro na frente da caminhonete, obrigando-os a parar. Posteriormente eles anunciaram o assalto e roubaram a F350, 3 celulares e 1.000,00 em dinheiro dos ocupantes da caminhonete. Os assaltantes pegaram os ocupantes da caminhonete e colocaram em um outro carro pequeno e levaram para dentro do mato, onde os amarrou por 30 minutos. Depois que conseguiram se soltar, as vítimas foram pedir ajuda na BR-116. As vítimas foram para Biritinga em busca de apoio junto a Polícia Militar.

Até o momento o veículo não foi encontrado. Ajude compartilhando esta matéria.

 

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Teofilandenses procuram por camionete roubada em Biritinga; ajude

19 de nov de 2017 às 15:39 | em: Biritinga,Teofilândia

Suspeito de tráfico de drogas é morto em troca de tiros com a PM em Biritinga

15 de nov de 2017 às 08:45 | em: Biritinga,Policia

Foto: Divulgação

Na tarde desta terça-feira (14), um homem suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas morreu após confronto com Policiais Militares no município de Biritinga. Outros três suspeitos conseguiram fugir após troca de tiros, segundo a polícia. Segundo a Polícia Militar, os policiais receberam denúncias anônimas de que havia um local de venda de entorpecente (boca de fumo) e que o local também estaria sendo usado para esconderijo de criminosos em uma casa no bairro Arco-íris. Os policiais se deslocaram para o endereço mencionado para verificar as denúncias e ao chegar no local foram recebidos a tiros. Os PMs revidaram e um dos suspeitos, Matheus Bruno Dantas, de 19 anos, acabou sendo baleado. A PM diz que o suspeito ainda chegou a ser socorrido para o Hospital Municipal, mas não resistiu. Segundo a PM, Matheus era apontado como traficante de drogas no município. No local do confronto, os policiais encontraram uma escopeta calibre 12 com numeração raspada, um revólver calibre 38, um tablete de maconha, 12 trouxinhas da erva prontas para a venda, três celulares e uma balança de precisão. Nenhum policial ficou ferido na ação.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Mulher de 24 anos é morta a tiros na porta de casa na zona rural de Biritinga

10 de nov de 2017 às 11:52 | em: Biritinga,Policia

Foto: Reprodução | Facebook

Por volta das 04h50 desta sexta-feira (10), Bruna Almeida dos Santos Silva, 24 anos, vulgo “Kika”, foi vítima de vários disparos de arma de fogo na frente de sua residência na zona Rural de Biritinga, vindo a óbito no local. Segundo a Polícia Militar, não houve testemunhas. Segundo informações, a vítima é irmã do traficante “Vinição”, que era chefe do tráfico na região. Ela teria assumido seu lugar depois do seu falecimento.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Homem morre vítima de linchamento na praça pública de Biritinga

29 de out de 2017 às 09:40 | em: Biritinga

Foto: Ilustração

Por volta das 00:10 deste domingo (29), uma guarnição da Polícia Militar em Biritinga foi informada através de ligações telefônicas que estava ocorrendo um linchamento na cidade de Biritinga, em frente ao Banco do Brasil. Segundo a PM, a guarnição  deslocou com brevidade para a cidade de Biritinga e ao chegar no local da ocorrência a ambulância do Hospital Municipal já se encontrava prestando socorro à vítima. Rodrigo Jesus Santos, 28 anos, foi levado ao hospital, onde foi atendida pelo médico plantonista, porém não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Rui vai a Biritinga e autoriza obras nas BAs-409 e 233

25 de out de 2017 às 09:47 | em: Biritinga,Cidades

Foto: Ilustração

Nesta quinta-feira (26), às 9h, o governador Rui Costa viaja para Biritinga, onde assina ordem de serviço para restauração de 57,9 quilômetros da BA-409/233, no trecho entre Conceição do Coité, Serrinha e Biritinga. Será investido R$ 12,88 milhões para recuperação da rodovia, esse investimento beneficiará 108 mil pessoas dos municípios de Serrinha, Conceição do Coité, Valente, Santaluz, Biritinga, São Domingos, Nova Soure, Lamarão e Água Fria.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Homem sofre tentativa de assassinato em Biritinga com golpes de faca

22 de out de 2017 às 10:20 | em: Biritinga

Foto: Ilustração

Por volta das 22h30 deste sábado (21), um senhor acionou a guarnição da Polícia Militar em Biritinga e informou que havia um rapaz conhecido como “Miguel do barro branco” (José Teixeira dos Santos, 25 anos) caído num campo da referida localidade. Ele estaria todo ensanguentado. Segundo a PM, de imediato os policiais se deslocaram até o povoado de Barro Branco e encontraram a vitima caída com ferimentos na região abdominal e com as vísceras expostas, aparentemente provocado por golpe de arma branca. “A vítima foi socorrida por uma ambulância até o Hospital Municipal, onde recebeu cuidados médicos  e posteriormente foi transferida para o Hospital Cleriston Andrde, emFeira de Santana. Familiares da vítima não souberam informar quem poderia ter sido o autor do crime”, informou a PM.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Serrinha, Teofilândia, Barrocas e outras cidades deixarão de contar com Banco Postal nos Correios

06 de out de 2017 às 09:48 | em: Barrocas,Biritinga,Ichu,Serrinha,Teofilândia

Foto: Reprodução

Os serviços prestados pelo Banco Postal nas agências dos Correios na Bahia serão encerrados a partir da próxima quarta-feira (11), conforme anunciado pela empresa. Em todo o estado, o serviço será suspenso em 440 unidades. As agências dos Correios não serão fechadas, apenas o serviço de correspondente bancário será descontinuado. Os demais serviços dos Correios continuarão a ser prestados normalmente nas unidades, segundo a empresa. Na região do sisal, as cidades que perderão o serviço são: Barrocas, Biritinga, Candeal, Ichú, Lamarão, Serrinha e Teofilândia.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Sowitec aposta em projetos na Bahia; Complexo Eólico Tucano está entre eles

27 de set de 2017 às 08:44 | em: Araci,Biritinga,Nova Soure,Teofilândia,Tucano

Foto: Ilustração

A alemã Sowitec – uma das mais importantes desenvolvedoras de projetos eólicos do  mundo  – vem forte para os leilões de energia nova  que ocorrem em dezembro. A companhia participará dos certames com cinco projetos, sendo quatro deles na Bahia e um  outro em Sergipe, totalizando 1.400 MW e investimentos que podem alcançar R$ 7 bilhões. Na Bahia, foram cadastrados, na área eólica, a terceira fase do Ventos da Bahia, em Bonito, com 281 MW, o Zeus Norte (30 MW), em Campo Formoso, e o Tucano (500 MW), que fica na região de Araci e Serrinha. Há ainda um megaprojeto de energia solar, a Central Fotovoltaica Rio Sol, na zona rural de  Glória e Rodelas, com capacidade inicial de 600 MW,  mas que pode chegar a 1 GW – o que pode vir a ser o maior projeto do setor na América Latina. “A Bahia é o eldorado da energia limpa no Brasil”, diz o engenheiro suíço Thomas Schulthess, que comanda as operações do grupo no país.

Governo garante leilão para fonte eólica em 2017

O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Eduardo Azevedo, garantiu que o setor eólico terá um leilão de reserva neste ano de 2017. “É uma decisão tomada. O presidente da República e o ministro estão comprometidos para fazer isso acontecer”, disse o representante do governo durante evento em São Paulo.

Escritório baiano é referência mundial

Para o CEO da Sowitec, Thomas Schulthess, a realização dos leilões de energia veio em  boa hora. A ausência de certames  em 2016 inibiu o setor e foi um duro golpe para a empresa. “Sofremos bastante com o cancelamento do leilão de dezembro. Demitimos 30% do nosso quadro de funcionários, mas acreditamos que o pior já passou, e os negócios agora vão voltar à normalidade”, diz Schulthess. A Sowitec emprega hoje 50 pessoas na Bahia. Apenas dois são estrangeiros. “Temos mais gente   aqui do que em nossa sede na Alemanha”, conta o executivo. “O escritório de Salvador é hoje um polo de competência de engenharia do grupo. Daqui são desenvolvidos projetos não apenas para o Brasil mas também para  México, Argentina e Colômbia”, afirma. Ele diz que a Sowitec está de olho em  duas  outras oportunidades na Bahia:  um projeto de complexo solar para atender ao  agronegócio do   oeste baiano e a implantação de um projeto híbrido em Camaçari: uma térmica a gás natural, uma planta de energia solar, combinados com a produção de hidrogênio. Os investimentos podem passar de R$ 5 bilhões.

Leia mais:

Especialista Araciense é palestrante no maior evento de Energia Eólica do Brasil

Parque Eólico Tucano poderá gerar até 460 empregos diretos na região do Sisal durante 2 anos

Parque Eólico Tucano promete trazer bilhões em investimento à região do sisal; entenda

O potencial eólico da região do Sisal existe! Entenda

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Homem morre após perder o controle e veículo capotar em Biritinga

26 de set de 2017 às 09:04 | em: Acidentes,Biritinga

Foto: Divulgação

Segundo testemunhas, o veículo de marca VW Gol 1.0, de cor branca, licença de Salvador-Bahia, ao trafegar pela estrada sem pavimentação que liga a cidade de Biritinga a Sátiro Dias, perdeu o controle próximo a uma antiga granja. Seu condutor perdeu o controle da direção, derrapando, chocando-se numa cerca de arame farpado. Em seguida o veículo capotou.

Foto: Divulgação

Segundo a Policia Militar, o condutor foi arremessado para fora do veículo, vindo a óbito no local, enquanto o passageiro de nome Ralff Santos Leal, 25 anos, residente no povoado Vila Nova, Biritinga, foi socorrido por populares para o Hospital Municipal de Biritinga, sendo atendido pelo  médico de plantão, com queixa de dores na cabeça e no tórax.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Governo divulga resultado de licitação para BA’s ligam Conceição do Coité, Serrinha e Biritinga

23 de set de 2017 às 10:19 | em: Biritinga,Conceição do Coité,Serrinha

Foto: Ilustração

A Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra) divulgou nesta quinta-feira (21), o resultado da licitação para para recuperação das rodovias BA 409 e BA 233, nos trechos que ligam Conceição do Coité, Serrinha e Biritinga. Pelo resultado publicado em Diário Oficial, a primeira habilitada a realizar a obra foi a empresa EBRAE – Empresa Brasileira de Engenharia Ltda, que será responsável em recuperar os 58 km licitados. Segundo a assessoria, essa obra foi indicação do deputado Gika Lopes, que desde que assumiu o mandato em 2015, tem defendido intervenções nas rodovias baianas. “A cada encontro com o governador Rui Costa, e com o secretário, Marcus Cavalcante, eu cobrava essas intervenções, sou da região, passo por essas estradas, e sei o quanto é emergencial essa obra”, afirma o deputado.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Araci, Tucano, Santaluz e em mais 170 municípios é decretada situação de emergência

Foto: Ilustração

Cento e setenta e três municípios baianos tiveram situação de emergência reconhecida devido à falta de chuvas no estado. O decreto de reconhecimento vale por 180 dias e será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta quinta-feira (14). O governo levou em consideração os baixos índices pluviométricos (de chuva) registrados nos últimos anos, que afetam quase a totalidade do estado. Com a escassez das chuvas, o fornecimento de água potável tem sido comprometido e provocado graves prejuízos às atividades produtivas, principalmente na agricultura e pecuária.  Conforme o decreto, que passou pela análise da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), todos os órgãos estaduais devem participar de ações com o objetivo de buscar soluções para restabelecer a normalidade e preservar o bem-estar da população.

Confira algumas cidades da lista

Araci, Biritinga, Boa Nova, Bom Jesus da Lapa, Caldeirão Grande, Cansanção, Capim Grosso, Casa Nova, Cícero Dantas, Cipó, Conceição do Coité, Euclides da Cunha, Fátima, Feira de Santana, Ipirá, Irecê, Itaberaba, Jacobina, Jeremoabo, Juazeiro, Lamarão, Morro do Chapéu, Nova Fátima, Nova Soure, Ourolândia, Palmeiras, Pindobaçu, Presidente Dutra, Quijingue, Retirolândia, Santa Bárbara, Santaluz, São José do Jacuípe, Senhor do Bonfim, Sento Sé, Sobradinho, Tucano, Valente, Xique-Xique.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Caseiro é encontrado morto a tiros dentro de propriedade rural em Biritinga

14 de set de 2017 às 09:23 | em: Biritinga

Foto: Reprodução | Notícias de Santaluz

Por volta das 8h desta quarta-feira (13), um homem natural do município de Capela do Alto Alegre foi encontrado caído no chão ao lado de uma espingarda, com uma marca de tiro no braço esquerdo e outra embaixo da axila. Ele foi identificado como Vandeval Lima Brito, de 42 anos, que trabalhava como caseiro em um sítio localizado no povoado de Boa Sort. Segundo a Polícia Militar, acredita-se que o homem pode ter sido vítima de latrocínio (roubo seguido de morte), já que uma ovelha também foi encontrada morta a tiros e a cerca de arame da propriedade estava cortada. O dono do sítio esteve no local e disse que alguns animais tinham sumido, mas não soube informar a quantidade. O caso foi registrado na delegacia local.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Colisão entre 02 carros deixa duas pessoas mortas na rodovia que liga Serrinha a Biritinga

05 de set de 2017 às 10:57 | em: Acidentes,Biritinga,Serrinha

Foto: Reprodução | Redes Sociais

Por volta das 15h desta segunda-feira (04), na rodovia BA 233, próximo a entrada do Povoado da Camiranga, trecho que liga Serrinha a Biritinga, Robenilson França dos Santos, 44 anos, e Márcio Roberto dos Santos Bispo, 35, morreram após se envolverem em um acidente. Ambos são naturais da cidade de Serrinha. Uma guarnição da Polícia Militar foi deslocada para o local do e constatou que os dois homens tiveram morte instantânea. Robenilson e Márcio estavam a bordo de um Corsa Classic.

Foto: Reprodução | Redes Sociais

O veículo onde estavam foi atingido pelo veículo Fiat Linea, com placa de Feira de Santana.  Segundo a PM, os populares informaram que o Corsa deslocava-se sentido Serrinha, quando entrou em uma localidade. Após isso, o veículo engrenou a marcha ré, subiu na pista de rolamento e houve a colisão com o Línea. Ainda segundo testemunhas, o Línea não teve como evitar a colisão. Seu condutor (não identificado) evadio do local sem prestar socorro às vítimas. A Policia Civil registrou a ocorrência e realizou os procedimentos legais.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Jovem comete suicídio em Biritinga; ela teve fotos íntimas vazadas na internet

31 de ago de 2017 às 13:06 | em: Biritinga

Foto: Ilustração

A jovem Edilene da Silva Santos, de 21 anos, foi encontrada morta na manhã desta quinta-feira (31) no município de Biritinga. Segundo a Polícia Militar, ela estava dentro do quarto de uma residência na região central da cidade. Edilene estava pendurada por uma corda amarrada ao pescoço na casa onde trabalhava como empregada doméstica. Equipes da PM e da Polícia Civil estão no local e o corpo será levado para o Departamento de Polícia Técnica em Serrinha. Ainda segundo a PM, recentemente a jovem teve uma foto íntima vazada na internet. A Polícia Civil investigará o caso.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Homem é preso com espingarda e pés de maconha em Biritinga

28 de ago de 2017 às 08:38 | em: Biritinga,Policia

Foto: Divulgação/ PM

Neste sábado (26) a Policia Militar em Biritinga prendeu um homem com uma espingarda e 04 pés de maconha no povoado Campo da Ema. Segundo a Polícia Militar, com Ailton da S. S., de 32 anos, vulgo “Dingo”, foram encontradas sementes da erva e uma munição de revólver calibre 38. A prisão ocorreu após denúncia feita por um morador do povoado. Todo o material e o homem preso foram encaminhados para a Delegacia Territorial (DT) de Serrinha, onde os procedimentos policiais foram realizados.

Clique aqui e acompanhe nossa página no Facebook. 

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.