Instituto transforma jovens através do esporte em Araci, Teofilândia e região

07 de jan de 2019 às 10:03 | em: Araci,Teofilândia

Foto: Divulgação

O Instituto Fazer Acontecer é uma organização da sociedade civil com sede em Salvador, que trabalha com educação através do esporte e acredita no caráter lúdico do esporte como uma poderosa ferramenta de transformação social. Todos os projetos são geridos a partir dos princípios da metodologia do Esport3. Esta metodologia é utilizada para que o aprendizado se dê no próprio campo de jogo, fazendo com que os jovens sejam atraídos pelo caráter lúdico do esporte.

Foto: Divulgação

O nome Esporte provém do fato de que o jogo é dividido em três tempos e conta com regras diferentes do esporte convencional. No primeiro tempo, os jovens definem as regras, o segundo tempo é o jogo propriamente dito e no terceiro tempo há um debate sobre a aplicação das regras no campo de jogo. O placar final é a soma dos gols marcados com os pontos obtidos de acordo com a fórmula de jogo estabelecida no primeiro tempo. Esta metodologia pode ser aplicada a qualquer modalidade esportiva e as equipes devem ser mistas, onde meninos e meninas se misturam, sem distinção. Outro diferencial é que não há a presença de árbitros para que os jovens desenvolvam a habilidade da negociação. A ideia é tirar o peso da competitividade, fazendo com que os dois times joguem juntos em prol de um mesmo objetivo.

Foto: Divulgação

Onde atua?

Hoje o IFA atua em 18 municípios da Bahia, sendo que 06 (seis) na região do Sisal, sendo nas cidades de Araci, Biritinga, Barrocas, Conceição do Coité, Teofilândia e Valente. Nove na Região da Chapada Diamantina nas cidades de Lençóis, Iraquara, Palmeiras, Souto Soares, Seabra, Mucugê, Ibicoara, Wagner e Utinga. E três no Litoral Norte nas cidades de Mata de São João, Camaçari e Conde. O trabalho é desenvolvido em parcerias com as Prefeituras de cada município através da secretaria municipal de educação, ou com outras organizações como associações ou mesmo pessoas independentes. O IFA já participou de festivais internacionais como Festival da Street Football World em Lyon na França em 2016. Festival Latino Americano em Buenos Aires na Argentina em 2017, inclusive com a participação de um aluno Natalino da zona rural de Araci e do Festival da Copa do Mundo FIFA em Moscou na Rússia em 2018.

Foto: Divulgação

O IFA também promove festivais, como já foram realizados dois na Praia do Forte, onde todas as cidades participantes levam uma delegação de jovens, onde todos são misturados de acordo com a nossa metodologia e jogam juntos sem competição. A instituição é apoiada pela FIFA Foundation, UEFA, Foundation, Criança Esperança Rede Globo/Unesco, CLN (Concessionária Litoral Norte) e Premier League da Inglaterra. O Diretor Executivo e fundador do IFA é Renato Paes de Andrade, assessor executivo Ruy Pavan, gerente administrativo Michael Jonas, supervisores Reginaldo Matos e Maria Vanubia, relações públicas Natália Valverde.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.