Comitiva da Prefeitura de Araci e do DNOCS visitam Poço Grande e tentam garantir segurança contra risco rompimento do açude

05 de fev de 2019 às 21:57 | em: Araci

Foto: Divulgação | PMA

Nesta terça-feira (05), uma comitiva da Prefeitura Municipal de Araci, composta pelo prefeito, Silva Neto, pela vice-prefeita, Keinha, por vereadores da base aliada e por funcionários, estiveram no Açude de Poço Grande, zona rural do município. Eles acompanharam o engenheiro do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), Raimundo, numa visita para avaliar a situação da barragem. O órgão é o responsável pelo açude. Também esteve presente um coordenador do DNOCS. O profissional teria garantido que a barragem não apresenta risco de rompimento. Segundo eles, serão necessárias apenas intervenções e manutenções comuns para que não haja avanços nas anormalidades no açude. Ele teria garantido que há projetos para correções no local.

Posicionamento da Agência Nacional de Águas (ANA)

Segundo o Relatório de Segurança de Barragens – RSB, da Agência Nacional de Águas (ANA), de 2017, dez (10) barragens da Bahia estão em risco de rompimento. O relatório reúne informações do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) e do  Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), órgãos que reúnem os maiores especialistas para riscos de barragem da Bahia e do Brasil. Segundo o relatório, o Açude de Poço Grande (relembre aqui) tem rachaduras no seu coroamento, classificados como perigo 2, ou seja, já está em estado de alerta. Este é o maior nível de risco para o relatório. O Poço Grande tem o maior risco de rompimento entre as barragens da Bahia (ver aqui). O site A Voz do Campo aprofundou a pesquisa e descobriu que o Governo Federal, através do Ministério da Integração Nacional, tem uma Ação Preparatória, de 30 de Junho de 2018, para recuperação da barragem (ver aqui). Ela não foi iniciada. A obra ocorrerá em Regime Diferenciado de Contratação – RDC.

Relembre aqui

Araci: Poço Grande tem rachaduras e maior risco de rompimento entre barragens da Bahia, diz relatório

Como você se sentiu com este conteúdo?
Curti
Curti Amei Feliz Surpreso Triste Raiva

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.