Araci

Araci: Confira a oportunidade de ter o seu próprio ponto comercial

16 de dez de 2017 às 10:52 | em: Araci,Negócios

Foto: Divulgação

Você que está à procura de um ponto comercial ou para deposito, surgiu à oportunidade de comprá-lo. O ponto fica localizado próximo a Gerinaldo Tur, a poucos metros da Praça do Correio, em Araci . Os interessados procurar Sidnei da Ascoob Cooperar. Contato: 75 99141 4252.

Galeria de fotos

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Fetraf Bahia obtém benefícios para 34 municípios do estado

16 de dez de 2017 às 09:15 | em: Araci,Política

Foto: Divulgação

A direção da Fetraf Bahia se reuniu nesta quinta-feira (14) com o presidente da CERB, Marcos Bulhões, para tratar sobre a pauta de perfuração e instalação de poços artesianos de 34 municípios de base da Fetraf. Serão diversas comunidades beneficiadas pelo projeto. A maioria dos poços estão autorizados, dentre eles em Araci, na comunidade Vargens Grande, regional de Tapuio. “Agradeço à SDR pelo esforço e ao presidente da CERB e toda sua equipe”, disse Rosival Leite.

Galeria de fotos

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Sindicato Rural de Araci em parceria com CETEB Sisal II oferece curso de horticultura orgânica para alunos do curso técnico

15 de dez de 2017 às 09:10 | em: Agricultura,Araci

Foto: Divulgação

O Sindicato Rural de Araci, em parceria com o SENAR, realizou o curso de Horticultura Basica Orgânica para alunos da Escola Técnica CETEB Sisal II. A primeira turma foi nos dias 22, 23 e 24 de novembro e a segunda turma 27, 28 e 29 de novembro o curso tinha como objetivo implantar a Cultura orgânica na propriedade rural de forma sustentável e lucrativa.

Foto: Divulgação

Para William dos Anjos, Presidente do SRA, fome e desemprego se acabam com uma agricultura forte. “Um Pais verdadeiramente justo com seus cidadãos é aquele que investi e coloca como principal objetivo e prioridade a educação de sua população”, disse ele.

Galeria de fotos
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Novidades Padaria Silva; o melhor panetone e o melhor pão mortadela de Araci

15 de dez de 2017 às 09:01 | em: Araci
Galeria de fotos

Esses são os produtos que você encontra na Padaria Silva, que fica na praça da Conceição em Araci. Mais informações: (75) 99164-7455. Qualidade, preço e bom gosto!

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Secretaria de Agricultura de Araci distribuiu manivas de mandioca aos agricultores locais

14 de dez de 2017 às 21:39 | em: Agricultura,Araci

Foto: Divulgação

Em ação conjunta com o Governo do Estado da Bahia e a Prefeitura Municipal de Araci, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente continua a distribuição de manivas de Mandioca aos Agricultores e famílias que estejam interessados. Segundo Anastácio Carvalho, houve a distribuição de mais de 200 mil Manivas. “Tínhamos cerca de 50 mil disponíveis e foram distribuídas há pouco tempo. Os agricultores familiares que estavam interessados puderam procurar diretamente um dos técnicos na secretaria”, disse o secretário.

Foto: Divulgação

Ainda segundo ele, essa ação atingirá diretamente a economia do município com o fortalecimento da Agricultura Familiar e a cadeia produtiva da mandioca. Ele agradeceu ao prefeito Silva Neto pela confiança, à vice Keinha e ao governador Rui Costa.”Também agradeço à FETRAF Bahia pelo apoio que foi crucial nessa conquista da cidade”, finalizou.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Polícia Militar divulga relatório oficial sobre o acidente na BR-116/Norte entre Araci e Teofilânida

14 de dez de 2017 às 21:26 | em: Acidentes,Araci,Teofilândia

Foto Leitor A Voz do Campo |: Montagem

Por volta das 11h40min desta quinta-feira (14), no km 234 da BR-116/Norte, sentido Teofilândia – Araci, no povoado de Boa Esperança, em Teofilândia, houve um acidente envolvendo 02 (dois) veículos. Segundo a PM, os veículos eram um Fiat Gran Siena, placa TGK-9057, licença de Brejões-BA, e um Fiat Uno, placa JKX-8475, licença de Teofilândia.

Foto: Leitor A Voz do Campo

Segundo a Polícia Militar, o condutor do Fiat Uno, José de Jesus Rodrigues, 71 anos, veio a óbito. Ele residia no povoado de Vargem Velha, zona rural de Teofilândia. As demais vítimas em estado grave foram socorridas para o Hospital de Teofilândia e posteriormente transferidas para Feira de Santana.

Foto: Leitor A Voz do Campo

Ainda segundo a PM, Fábio Ferreira Alves, 44 anos, e Gabriel Barcelos Ferreira, 36 anos, não tiveram residência não localizada.

Relembre:

Acidente entre dois veículos deixa vítima fatal na BR-116/Norte entre Araci e Teofilândia

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Economista araciense afirma que Temer não pode suspender empréstimo a Rui Costa

14 de dez de 2017 às 15:44 | em: Araci,Bahia,Economia

Foto: Reprodução

A mudança da classificação financeira dos estados promovida pelo governo federal na última semana rebaixou a Bahia para categoria “C” em um ordenamento que vai de “A” a “D”. Segundo o Bocão News, a remodelagem, que carrega elementos técnicos para justificar decisão política do Ministério da Fazenda, chefiado por Henrique Meirelles (PSD), desautoriza estados com desempenho “C” e “D” a realizarem operação de crédito. Na avaliação do coordenador da Faculdade de Economia da UFBA, Uallace Moreira, os três indicadores (dívida consolidada líquida x receita correte líquida; poupança corrente que é pegar a despesa corrente e dividir pela receita corrente ajustada; e a liquidez pega as realizações financeiras e disponibilidade de caixa bruta) estabelecidos pelo governo federal não contribuem para retirar os estados da crise. Em entrevista ao BN, ele disse: “Tem uma questão macroeconômica que é de responsabilidade do governo federal. Tem um elemento político e também uma reformulação da postura do Ministério da Fazenda, na figura do Henrique Meirelles. Todo banco público tem como princípio agir de forma anticíclica na atividade econômica. No momento de cenário de crise como este é fundamental para o banco público oferecer elementos para que os estados e municípios possam superar as dificuldades financeiras e uma desta forma é o investimento”, avalia Moreira. De acordo com o economista, quando o governo federal proíbe o crédito para o estado da Bahia e outros estados utilizando elementos criados para inibir este crédito, há um aprofundamento da crise como consequência. “O mecanismo do crédito é fundamental para viabilizar o investimento e através do investimento estimular as atividades produtivas e fazer a economia girar. Os indicadores com o aprofundamento da crise tendem a piorar”.  Ainda conforme Moreira, a atuação de Meirelles com relação aos bancos públicos é semelhante à dos bancos privados. “O banco privado são pró-cíclicos, eles cortam crédito de possíveis inadimplentes para se proteger. Mas o banco público não pode atuar desta forma porque eles aprofundam a crise”. No caso da Bahia há também, na análise do economista, um elemento político que não pode ser ignorado. “Temos um governador do PT e um prefeito de Salvador que é da base do presidente Michel Temer. Aí tem uma problemática de vários sentidos. A falha do cálculo, de não considerar o problema das receitas, desconsiderar o papel dos bancos públicos como elementos de política anticíclicas. Juntando estes três elementos ao fator político temos este cenário”.  

Banco do Brasil

Ainda segundo o Bocão News, o empréstimo de R$ 600 milhões ao Banco do Brasil aprovado, assinado, publicado em Diário Oficial e suspenso depois foi alvo de críticas duras de aliados do governador Rui Costa ao presidente Michel Temer. Uma operação do DEM da Bahia foi apontada como responsável pela contenção política do fato. No entanto, tão logo a portaria que rebaixou a Bahia foi publicada, os aliados do prefeito de Salvador ACM Neto (DEM) sentenciaram que o empréstimo não saiu devido à classificação do governo estadual no novo modelo de ranqueamento. O coordenador da Faculdade de Economia da UFBA refuta a justificativa com um argumento sólido do ponto de vista legal. “Não existe lei com aplicação retroativa. Este é o argumento que se for judicializado tende sair vitorioso”.

A Voz do Campo

Ualace Moreira é professor titular na UFBA e doutor em economia. Ele se destaca com análises econômicas no cenário estadual. Suas análises repercutem em todo o estado.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Araci: Podóloga Rosângela Ribeiro estará sexta-feira (15) na Coisa Linda; marque seu horário

14 de dez de 2017 às 13:44 | em: Araci

A Podologia é a ciência da área da saúde que estuda, previne, diagnostica e trata as alterações dos pés, unhas e as suas repercussões no corpo humano. O atendimento da podóloga araciense Rosângela Ribeiro no espaço Coisa Linda será sexta-feira (15) entre 8h às 12h. São 30min para cada paciente. Tratamentos oferecidos:

– Limpeza plantar (cravos, calos, rachaduras, pés ressecados e ásperos);
– Limpeza Laminar (limpeza das lâminas das unha e cutículas, se não estiver encravada);
– Espiculaectomia do Hálux (unha encravada do dedão do pé);
– Espiculaecotomia dos artelhos (desencravar dedos menores do pé);
– Aplicação de fibra no Hálux ( para unhas tortas, muito encravadas ou grossas);
– Aplicação de fibra nos artelhos;
– Limpeza de lâmina do Hálux com Micose;
– Limpeza de frieira.

Chegou a solução! Marque agora com Barbara: 75 9 9216-3261.

A Coisa Linda fica localizada no Calçadão 21 de Abril, Centro, Araci. Fica ao lado da Ação Social.

Galeria de fotos
  • Foto Rosângela Ribeiro

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Acidente entre dois veículos deixa vítima fatal na BR-116/Norte entre Araci e Teofilândia

14 de dez de 2017 às 11:42 | em: Acidentes,Araci,Br 116,Teofilândia

Foto: Leitor A Voz do Campo

Na manhã desta quinta-feira (14), foi registrado um acidente entre dois veículos na BR-116/Norte no povoado de Boa Esperança, em Teofilândia, sentido Araci. Um Fiat Uno verde colidiu em um Fiat Siena Branco. O condutor do Fiat Uno, que tem placa de Teofilândia, é popularmente conhecido como Zé de Condola e não resistiu ao acidente. A Polícia Militar já está no local do acidente. A Polícia Rodoviária Federal já foi informada.

Foto: Leitor A Voz do Campo

A Prefeitura Municipal de Teofilândia imediatamente disponibilizou 02 (duas) ambulâncias para dar suporte no acidente. Uma das vítimas do Siena já foi retirada do local do acidente e a outra ainda está no local, mas não corre risco de morrer. Não há informações sobre a causa do acidente. O site A Voz do Campo atualizará com informações oficiais da Polícia Militar assim que forem disponibilizadas.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Prefeito de Araci é recebido pelo Ministro da Saúde para discutir investimentos em Araci

14 de dez de 2017 às 09:57 | em: Araci

Foto: Divulgação

O prefeito de Araci, Silva Neto, estive nesta terça-feira (12). em Brasília, junto com o Deputado Roberto Brito. Eles conversaram com o Ministro da Saúde, Ricardo Barros sobre as demandas de Araci. Segundo ele, na oportunidade foram expostas as dificuldades da cidade, sobretudo de ordem estrutural e financeira para a manutenção dos serviços mais essenciais à população. “Solicitei a ampliação da oferta de recursos e flexibilização para as condições de trabalho pela saúde de Araci. Agradeço muito ao Deputado Roberto Brito pela atenção e disponibilidade frente às causas do nosso município”, disse ele.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Ascoob oferece serviço digital para melhor atender seus clientes na região

14 de dez de 2017 às 09:13 | em: Araci,Canudos,Euclides da Cunha,Serrinha,Teofilândia,Tucano

Foto: Modelo

O serviço de internet banking oferece as facilidades do acesso à conta corrente online do sistema Ascoob, com a comodidade e segurança que o cooperado merece. A versão mobile do internet banking está disponível nas lojas virtuais App Store e Google Play pesquisando pelo nome Cresol ou Ascoob sendo assim facilitar a vida de seus clientes.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

CETO apreende menor com maconha no bairro da Cascalheira em Araci

13 de dez de 2017 às 20:23 | em: Araci

Foto: Divulgação | PM

Por volta das 14:30 desta quarta-feira (13), uma guarnição da CETO estava em rondas de rotina no bairro Cascalheira. Os policiais abordaram um indivíduo com atitudes suspeita na esquina do bairro. Segundo a PM, ele disse ser usuário de drogas e afirmou que em sua residência havia algumas porções de maconha para consumo próprio. O menor tem 17 anos. “Em sua residência  foram encontradas 11 porções pequenas de substâncias vegetal embaladas em sacos plásticos, aparentando ser maconha”, disse a PM. O jovem tinha um celular Alcatel e uma quantia em dinheiro de R$ 30,00. Ele foi conduzido e apresentado à Delegacia de Polícia Civil de Araci.

 

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Secretaria de Agricultura de Araci está realizando o CEFIR gratuitamente para agricultores

13 de dez de 2017 às 15:26 | em: Agricultura,Araci

Foto: Ilustração

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), disponibiliza nos municípios baianos o serviço de cadastramento de imóveis rurais de até quatro módulos fiscais. O cadastramento é obrigatório e de natureza declaratória, conforme determina o Código Florestal Brasileiro, de 2012, que havia dado prazo de cinco anos para que proprietários realizassem a declaração, incluindo o cadastro da Reserva Legal e a regularização de passivos ambientais. Com isso a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município de Araci, em apoio aos agricultores familiares, está realizando o CEFIR gratuitamente. Ao site A Voz do Campo, o secretário, Anastácio Carvalho, pediu que os interessados procurem já um colaborador na unidade de atendimento da secretaria. “Estamos de portas abertas para o agricultor. Venha conversar conosco na secretaria”, disse ele.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Prefeito de Araci discute formas de UPB e cidade se tornarem parceiras de hospital referência na Bahia

13 de dez de 2017 às 11:47 | em: Araci,Saúde

Foto: Divulgação

O prefeito de Araci, Silva Neto, esteve nesta terça-feira (12) na UPB em reunião com o presidente Eures Ribeiro e Emanuel Melo, diretor do Hospital Martagão Gesteira, e sua equipe de trabalho. O Hospital Martagão Gesteira é uma instituição filantrópica que há 52 anos atende crianças e adolescentes de todo o Estado baiano. Único exclusivamente pediátrico de Salvador e região metropolitana, é referência no atendimento às mais diversas especialidades pediátricas, tendo à frente os mais importantes e respeitados profissionais.

Foto: Divulgação

Segundo Silva Neto, a pauta da reunião foi: “como nos tornarmos parceiros de martagão afim de ajudar a salvar mais vidas de crianças carentes de toda Bahia“.  Segundo ele, a UPB abraçou o martagão e, muito em breve, esta parceria promoverá grandes e novos resultado. “Fico muito feliz e orgulhoso por ter a chance de participar de um momento tão importante, bem como agradeço muito ao presidente da UPB, Eures Ribeiro, que também se sensibilizou e prontamente organizou encaminhamentos para a parceria.”, disse ele.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Adolescente está no Hospital Municipal em Araci há 02 meses aguardando regulação

13 de dez de 2017 às 11:08 | em: Araci,Saúde

Foto: Ilustração

O adolescente e menor de idade F. S. dos S., 15 anos, está no Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição, em Araci, desde 17 de outubro de 2017. Já são praticamente 02 meses aguardando por uma regulação para um hospital de maior porte e que atenda às suas necessidades.  Jovem tem um histórico de dor intensa na cocha direita há meses. Ele aguarda por avaliação detalhada, tratamento e acompanhamento por um cirurgião ortopedista. A informação chegou ao site A Voz do Campo por uma pessoa que prefere não se identificar. Segundo ela, o adolescente roga por sua transferência para que seu caso seja tratado. “Há a suspeita de tumor no fêmur, mas não foi confirmado. Cada dia ouvimos uma coisa. Somos bem tratados no Hospital de Araci, mas precisamos da regulação para tratá-lo o mais rápido possível. O caso dele é sério e ainda não sabemos o que é. Por Deus, alguém ajude essa criança (…)”, disse a pessoa.

O site A Voz do Campo fez contato com o Hospital local, que confirmou as informações acima e fez algumas ressalvas/considerações. Segundo eles, o adolescente é constantemente atendido pelos médicos plantonistas do hospital, bem como todo o suporte possível está sendo dado diante das limitações da unidade. Também já foi produzido o relatório necessário para a viabilizar a regulação. O Hospital afirma que o paciente já foi encaminhado para passar por triagem ortopédica no Hospital Manoel Vitorino, em Salvador, onde foi descartada a suspeita de Neoplasia. Ainda segundo a nota do hospital, por este motivo e outros entraves burocráticos, o paciente aguarda pela regulação. “Ficamos também de mãos atadas diante da impossibilidade de vaga para o paciente“, afirmou o Hospital.

Confira o teor original da nota:

Nota – Hospital Municipal de Araci – Jovem de 15 anos

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Araci: Colégio Ideia lança aplicativo para acompanhamento da rotina escolar dos alunos

13 de dez de 2017 às 10:50 | em: Araci,Publicidade

Homem dá facada em outro em Araci e Polícia Militar prende acusado no Mercado Municipal

12 de dez de 2017 às 17:52 | em: Araci

Foto: Ilustração

Por volta das 13:30 desta terça-feira (12), Celestino O. S., 43 anos, desferiu um golpe de faça contra José Honorato P. de C., 52 anos, atingindo-a no braço esquerdo. O fato ocorreu na Praça central de Araci. A vitima foi levada ao Hospital local. Após informações de populares, a Polícia Militar conseguiu prender o acusado próximo ao Mercado Municipal. A vítima têm quadro estável. O caso foi registrado na Delegacia de Araci.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Araci: Apaeb e Conab se reúnem com agricultoras familiares para planejar a execução do PAA

12 de dez de 2017 às 10:26 | em: Araci,Eventos,Política

Foto: Divulgação

A APAEB Araci realizou uma reunião com agricultoras familiares e com CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento para planejar a execução do Contrato do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. Segundo a APAEB, vale salientar que este importante programa sofreu drástico corte no orçamento do governo federal, sendo poucos projetos apoiados. “A qualidade do projeto apresentado pela Apaeb Araci fez com que conseguisse essa contratação num período de poucos recursos”, disseram.

Galeria de fotos

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Veja quanto entrou na conta da Prefeitura de sua cidade em Novembro de 2017

12 de dez de 2017 às 09:33 | em: Araci,Conceição do Coité,Santaluz,Serrinha,Teofilândia,Tucano

Foto: Ilustração

As informações são do Bando do Brasil, através do Demonstrativo de Distribuição da Arrecadação, que inclui o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o Fundo Especial de Petróleo (FEP), a Desoneração das Exportações Lei 87/96 (ICMS), o Imposto Territrial Rural (ITR), o Imposto Estadual (ICS), os Royalties Da Anp – Lei 9.478/97 (ANP), os valores do Departamento Nacional de Produção Mineral (CFM), o Fundo Saúde (FUS), o Ipi Exportação – Cota Município, o FUNDEB, o Simples Nacional e o IPVA.

Mês: Novembro de 2017

Serrinha: R$ 7.253.779,37 C
Desconto de R$ 1.430.568,98 D

Araci: R$ 6.071.398,02 C
Desconto de R$ 1.118.951,11 D

Tucano: R$ 5.545.220,59 C
Desconto de R$ 981.289,20 D

Conceição do Coité: R$ 5.208.907,45 C
Desconto de R$ 786.005,03 D

Santaluz: R$ 4.264.803,49 C
Desconto de R$ 1.124.483,40 D

Teofilândia: R$ 2.861.359,92 C
Desconto de R$ 554.894,59 D

Os valores apresentam queda em relação a outubro de 2017. Confira:

Veja quanto entrou na conta da Prefeitura de sua cidade em Outubro de 2017

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Natal Solidário Cipe Nordeste; doe roupas e alimentos na sede da PM de sua cidade

12 de dez de 2017 às 09:19 | em: Araci,Teofilândia,Tucano

Doe alimentos e agasalhos na sede da Polícia Militar em sua cidade ou na rádio local.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Apoiador de Bolsonaro envia nota de repúdio contra fala de padre em Araci

11 de dez de 2017 às 19:44 | em: Araci,Política

Foto: Ilustração

Nota de repúdio enviada por Paulo César Andrade:

No ultimo domingo, 10 de dezembro, o Padre referiu-se aos apoiadores de Bolsonaro com o termo “idiota”, ocasionando repúdio por  apoiadores. O Padre ainda disse que eleitores de Bolsonaro propagam o ódio. Um eleitor e Sargento da PM comentou:  “Na boa Padre, nos dê exemplo, seja voluntário a subir o morro com a polícia, talvez você consiga maneiras mais adequadas de combater o crime, quem sabe com um boquet de rosas e orações. Lembre-se de Davi que combateu os maus com a espada.” Concluiu. Em Araci diversas pessoas públicas, Pastores, Policiais, professores e diversos outros profissionais manifestam apoio a Bolsonaro, inclusive ajudaram a contribuir na instalação do Outdoor, sem envolvimento de dinheiro público e sindicatos. Em outro texto o padre fala: “A cidade não apoia esse candidato. Se muito for, só 1% o consideram, quem mandou botar o outdoor foi tão idiota que não teve sequer a coragem de assinar seu nome…” . Entretanto, o outdoor foi mobilizado por mais de 100 pessoas. Papalo, um dos idealizadores, indaga: “Qual foi o instituto que o ele se baseou cientificamente para chegar nesse percentual? Um Padre que profere o termo “idiota” inclusive ofendendo pessoas que frequentam a paróquia de Araci e que tem opiniões divergentes, deveria se comportar como um representante do povo, dando o mínimo de respeito sem ofender pessoas e opiniões”. O padre informou que os idealizadores do outdoor não tiveram coragem de se manifestar, e em resposta, Papalo disse: “Não caberia o nome de todos em apenas uma placa, mas eu ficaria muito feliz se o Padre quisesse ver pessoalmente os envolvidos, inclusive de pessoas que defendem e pregam a mesma crença dele e que jamais se utilizaram da casa de Deus para fazer política individual”. Papalo ao finalizar disse: “Eu espero que o Padre saia da frente da televisão e comece a buscar mais a realidade, comece a ir à casa de pessoas que querem somente o direito de se defender, que respeitem as famílias, nossas crianças e que não seja corrupto, se ele é contra tudo isso, há alguma coisa errada”.

Assina o texto Paulo César Andrade, popularmente conhecido como Papalo Andrade.

Entenda:

Padre critica Bolsonaro e a cultura da violência durante missa em Araci

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Explosão das agências bancárias em Araci. Qual crime foi praticado: Furto ou Roubo?

11 de dez de 2017 às 14:46 | em: Araci

Foto: A Voz do Campo

Nessa última semana, a cidade de Araci teve uma madrugada extremamente caótica. Durante as primeiras horas do dia, diversos homens fortemente armados explodiram duas agências bancárias na cidade, saqueando grandes quantias de dinheiro. O impacto da violência assombrou os munícipes, que nunca haviam visto na cidade um crime patrimonial dessa magnitude. Em consequência, o assunto nos botecos, passeios e esquinas tem sido um só: As explosões das agências do Bradesco e do Banco do Brasil. A maioria das pessoas afirma que foi um caso de roubo, um cinematográfico roubo a banco. No entanto, é interessante ter em mente a diferença entre roubo e furto, e desvendar qual dos dois crimes realmente aconteceu.

 ROUBO está previsto no artigo 157 do nosso código penal, vejamos:

Art. 157 – Subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência a pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência:

Pena – reclusão, de quatro a dez anos, e multa.

Essa é a modalidade simples do crime de roubo, basicamente, roubar é utilizar violência ou grave ameaça para subtrair algum bem móvel (relógio, carteira, carro, dinheiro, etc) de alguém. No entanto, é indispensável que a violência ou a ameaça seja dirigida a “alguém”, isto é, a alguma pessoa.

Então não houve violência nos crimes cometidos nas agências bancárias?

Inegavelmente uma explosão configura um exemplo de violência. Contudo, no caso das agências bancárias, a violência foi aplicada somente contra objetos, os caixas eletrônicos, razão pela qual não há que se falar em roubo. Seria diferente se durante ação delituosa os assaltantes ameaçassem ou praticassem violência contra algum funcionário ou segurança do banco. Nesse caso, estaríamos diante do que prevê o artigo 157 do Código Penal “Subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência a pessoa..” Nessa situação sim, teríamos uma hipótese de roubo.

Qual foi o delito praticado pelos criminosos?

Os homens que invadiram as agências de ambos os bancos praticaram o delito de FURTO, previsto no artigo 155 do código penal, vejamos o que diz o artigo:

Art. 155 – Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel:

Pena – reclusão, de um a quatro anos, e multa.

Da leitura do 155, percebemos que furto se configura, basicamente, pela subtração de algum bem móvel de outra pessoa. Como já foi adiantado, é importante que a subtração ocorra sem o uso de violência ou grave ameaça a alguém, pois, ocorrendo uma dessas duas circunstâncias, estará configurado o delito de ROUBO.

O fato de os criminosos terem explodido a estrutura das agências possui alguma relevância jurídica? 

Sim, possui. Os indivíduos responderão pelo delito de FURTO QUALIFICADO, tendo em vista que praticaram o crime através do rompimento de obstáculos (arrombamento dos caixas) e através de concurso de pessoas (que é quando o crime é praticado por mais de um indivíduo).  Em razão disso, a pena a ser aplicada será uma pena de reclusão de 2 a 8 anos, e multa.

Resumindo

Para que o leitor entenda a diferença básica entre furto e roubo, basta apenas mentalizar o seguinte: Subtração de coisa móvel sem o uso de violência ou ameaça contra pessoa: FURTO. Subtração de coisa móvel através de violência ou ameaça (uso de arma por exemplo) contra alguém: ROUBO.

Hélder Luís é graduando em Direito pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Tucanense, Hélder é mais um profissional que contribui com informações para o site A Voz do Campo. Aprovado na OAB, ele só aguarda o final do ano para começar a atuar na área.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Araci: Atendimento de Pediatria, Cardiologia e Urologia é na Policlínica Fernando Ribeiro

11 de dez de 2017 às 11:37 | em: Araci,Saúde

Foto: Policlínica Fernando Ribeiro

A Policlínica Fernando Ribeiro tem diversas especialidades médicas para a população araciense. Confira as especialidades:

-Atendimento de Pediatria;

-Atendimento Cardiológico;

-Atendimento Urológico;

– Atendimento Clínico Geral;

Mais informações (75) 3266-2132. Faça seu agendamento e sua consulta!

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Primeiro jogo do campeonato rural de Araci termina em empate

11 de dez de 2017 às 11:04 | em: Araci,Futebol

Foto: Nilson Carvalho

O primeiro jogo final do Campeonato Rural de Araci ocorreu tarde do ultimo domingo (10) no distrito de Bela Vista, zona rural da cidade. O jogo foi entre Bela Vista entre Bela Vista e Lagoa da Jurema e terminou empatado em zero a zero. A expectativa para a final do campeonato ficará para o próximo domingo (17) no distrito de Lagoa da Jurema.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Araci: SINTRAF, Associação da Resina e vereadora Edneide realizam sonho de família carente

11 de dez de 2017 às 09:26 | em: Araci,Política

Foto: Divulgação

A vereadora Edneide do PT, o SINTRAF em Araci, e a Associação da Resina conseguiram realizar o sonho de Dona Conceição, moradora de Queimada Redonda, zona rural de Araci. A família carente recebeu uma visita em sua casa da vereadora e expressou o sonho de ter um armário para poder guardar seus copos e pratos. O grupo se sensibilizou com a situação em que aquela família se encontrava e com 14 dias depois voltou. Cleonice, presidente do SINTRAF-Araci, Arovel Lima, presidente da Associação da comunidade de Resina, e a vereadora Edneide levaram um armário, uma cama e um colchão para esta família. Na mesma visita eles realizaram também a doação de roupas e alimentos para duas famílias. “Quantas emoções ver o sorriso no rosto daquelas pessoas de grande coração, uma simples ação pode fazer o próximo feliz”, afirmou a vereadora.

Galeria de fotos

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

O Colégio Ideia está com matrículas abertas; ensino infantil, fundamental e médio em Araci

11 de dez de 2017 às 09:11 | em: Araci,Publicidade

Prefeitura de Araci divulga nota a respeito do pagamento dos funcionários da educação

10 de dez de 2017 às 19:51 | em: Araci

Foto: Ilustração

Nota de esclarecimento de Silva Neto, prefeito de Araci:

Em virtude de, mesmo após envio de recursos financeiros à devida instituição (Banco Bradesco), ser evidenciado que não houve crédito nas contas dos servidores da educação, solicitei os esclarecimentos necessários para que pudesse retransmiti-los. Os mesmos encontram-se na nota anexa, redigida e assinada pelo Diretor de Execução de Folha de Pagamento, senhor José Washington Ferreira da Silva.Acrescento ainda que a informação de pagamento de folha, emitida ontem por este mesmo meio de comunicação, somente foi feita após confirmação recebida através da Secretaria de Governo. Ocorre que, em virtude da falha de sistema exposta em nota anexa, apesar do envio do recurso, o processamento dos dados individuais dos servidores não ocorreu. Ao finalizar, solicito humildemente a compreensão e desculpas dos servidores da educação e garanto as devidas providências para sanar o problema o quanto antes.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

BR-116/Norte permanece interditada entre Araci e Tucano por conta de carreta tombada

10 de dez de 2017 às 18:18 | em: Acidentes,Araci,Tucano

Foto: Leitor A Voz do Campo

A BR-116/Norte permanece interditada deste as 11h da manhã deste domingo (10) entre Araci e Tucano por conta de uma carreta tombada.

Foto: Leitor A Voz do Campo

Não há vítimas local, mas a retirada do veículo e a intensa chuva na BR resultam em um congestionamento que já passa de 5 quilômetros. O veículo tombou no final da manhã deste domingo e guinchos trabalham no local.

Galeria de fotos
  • Foto: Leitor A Voz do Campo
  • Foto: Leitor A Voz do Campo
  • Foto: Leitor A Voz do Campo
  • Foto: Leitor A Voz do Campo

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

“Eu vivo da música e preciso que a Prefeitura de Araci me pague”, diz Cláudio Livier

10 de dez de 2017 às 14:10 | em: Araci

Foto: Ilustração

Nota de esclarecimento

Eu, Claudio Livier, venho esclarecer ao meu público e que gosta do meu trabalho como músico, que há dias atrás postei um vídeo nas redes sócias, onde faço um desabafo sobre um restante que tenho a receber da Prefeitura Municipal de Araci. Não é de minha índole falar mal de alguém, mas não tive alternativa. Gente, eu e vários outros artistas vivemos da música. Temos outra pessoas agregadas nos shows, como segurança, motorista e músicos que dependem desse dinheiro para sobreviver. O que eu que vejo em Araci é ano após ano e os músicos da terra são desvalorizados. Só estou pedindo um restante que tenho a receber. Fazem 06 meses sem eu ser pago. O prefeito foi nos grupos de whatsapp dizer que pagará os grupos atrasados, mas até agora nem previsão. Estamos cansados dessa enrolação.

Assina Cláudio Livier

O site A Voz do Campo entrou em contato com o cantor, que disse também: “eu vivo da música e preciso que a Prefeitura de Araci me pague”. Segundo ele, ainda há débitos referentes aos seus shows de São João e outras festas em povoados de Araci (Relembre). Cláudio ainda afirmou que somente está fazendo uso da imprensa e das redes sociais para que seu problema seja resolvido.  “Eu tenho minhas contas para pagar. Os músicos que trabalham comigo também. Precisamos do nosso dinheiro”, disse ele. O site A Voz do Campo entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Araci para tratar sobre o assunto e até o fechamento da matéria não obteve resposta. A matéria será atualizada assim que a nota for enviada.

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.

Araci: Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição reúne centenas de católicos

10 de dez de 2017 às 13:54 | em: Araci

Foto: Pastoral da Comunicação

Centenas de fiéis católicos se reuniram em procissão nesta sexta-feira (08) em Araci, em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade. Durante onze dias a Igreja Católica de Araci realizou uma programação voltada a comemoração da Padroeira do município.  As celebrações deram inicio dia 28 de novembro, encerrando na noite desta ultima sexta-feira (08), quando se comemorou oficialmente a festa da Imaculada. A procissão em homenagem a Padroeira reuniu muitos fiéis na caminhada pelas ruas da cidade em uma demonstração de fé e devoção. Confira imagens no vídeo abaixo!

Clique aqui para seguir nossa página no Facebook.