Araci

Estudante da zona rural de Araci conquista medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática

20 de out de 2017 às 10:22 | em: Araci,Educação

Foto: Gabriel Carvalho

A habilidade com os números e o gosto pelo desafio em resolver cálculos está fazendo com que o estudante Dikson Ferreia dos Santos, 15 anos, morador do distrito de Pedra Alta, zona rural do município de Araci (223 km de Salvador), se transforme em um grande campeão da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP). No próximo dia 14 de novembro, o estudante do 3º ano do Ensino Médio embarcará para o Rio de Janeiro, onde receberá, em cerimônia no Teatro Municipal no dia 15, a medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP). O detalhe é que esta é a quarta medalha da OBMEP que ele conquista nos últimos quatro anos.

Foto: Gabriel Carvalho

A coleção nas competições que participou, no entanto, já chega à soma de 11 medalhas. Por morar na zona rural, Dikson é estudante do Ensino Médio por Intermediação Tecnológica (EMITec). Graças à esta tecnologia, ele assiste às aulas no Instituto Educacional de Pedra Altas, que são transmitidas via satélite, em tempo real, com professores diretamente dos estúdios instalados no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador. Ele fala que o fato de estudar perto de casa, otimiza o seu tempo. “O EMITec é bem importante para estudantes de baixa renda que não têm condições de ir para outro lugar e os professores são bem qualificados. Estudar pelo EMITec é importante para mim porque não precisei mudar para uma cidade maior par estudar”, afirma. Filhos de professores da educação infantil, Dikson diz que só se interessou pela Matemática quando resolveu participar da primeira OBMEP, em 2012. “Depois disso, eu tomei gosto e fui participar de um curso de iniciação científica, quando fui bolsista do CNPq. Então, me apaixonei pela Matemática e comecei a estudar cada vez mais”, afirma.

Foto: Gabriel Carvalho

O estudante acrescenta que é movido pelos desafios. “Mesmo que eu quebre a cabeça, a felicidade de resolver compensa o tempo que gastei sofrendo por ele. Eu conquistei uma medalha de Prata da OBMEP, que para mim foi muito valiosa, pois passei nove horas fazendo a prova e acertei a metade das questões”, comemora. Em visita aos estúdios do EMITec, nesta quarta-feira (18), Dikson foi recebido por professores que ele costumava interagir pelo vídeo. Na oportunidade, o estudante falou para os demais colegas em toda a Bahia, que assistem às aulas pelo mesmo programa. O EMITec atende a 21.120 estudantes que moram em áreas remotas da Bahia, chegando a 414 localidades, em 150 municípios. Além de contar como é a sua experiência nos estudos, ele também disse que já está se preparando para o vestibular e acredita que o bom desempenho nas provas de Matemática irá contribui para sua entrada na universidade. “Acho que vou fazer Engenharia Mecatrônica e ou alguma outra coisa que relacione a Matemática e a Física. Então, a Matemática sempre vai fazer parte da minha vida”.

“A zona rural de Araci clama por água e carros pipas são dificultados”, reclamam moradores

20 de out de 2017 às 07:43 | em: Araci

Foto: Ilustração

Nas últimas semanas o site A Voz do Campo recebeu diversos relatos de moradores da zona rural de Araci sobre o estado de calamidade que está a situação hídrica de alguns povoados do município. O primeiro relato apresentado foi divulgado pelo site dia 07 deste mês de outubro. Uma família da região do povoado da Retirada suplicava por ajuda porque só tinham água para as necessidades básicas e ela estava acabando. Eles pediam ajuda para a aquisição de um caminhão de água. Segundo a família, a Secretaria de Assistência Social tinha negado à época e só forneceriam a água após 15 dias. Desde de esse relato, chegaram à redação 04 relatos de moradores da zona rural.

Foto: Ilustração

O primeiro deles vem do povoado de Poço Grande. Segundo o morador, o dessalinizador está funcionando precariamente, mas não consegue atender a toda a população. “A gente vai na Secretaria pedir ajuda, mas não consegue. Uma liderança local aqui no Poço Grande está selecionando quem vai receber os poucos caminhões pipas com água que são fornecidos. Quem votou na oposição está tendo muita dificuldade“, disse o morador. Da região do Barbosa, uma moradora fez o seguinte relato: “nossos tanques de água estão secos. Faz tempo que as aguadas não são limpas com as máquinas da prefeitura. Nós estamos tendo que comprar o caminhão pipa com pouco dinheiro do nosso bolso“, disse ela. Outro relato semelhante veio do Rufino, onde a comunidade se uniu para alugar uma máquina para ser usada na limpeza de uma barragem. “Há muito tempo a gente vinha pedindo caminhões pipa e uma máquina para limpar a barragem. Não conseguimos e fizemos nós mesmo. Foi muito esforço”, disse um líder da região.

Foto: Reprodução de Facebook

Da região da Barreira veio outro triste relato. A moradora disse: “nós chegamos na secretaria para pedir um caminhão pipa e estamos tendo dificuldade. Estamos vivendo uma das piores secas da história. O caminhão pipa é muito caro e não temos como pagar. Em nossa casa é um banho a cada 2 dias e a água para cozinhar é regrada. Ainda temos água porque peguei dinheiro emprestado para comprar“, afirmou a moradora.

O site A Voz do Campo fez contato com a Secretária de Assistência Social de Araci, Rita Adriana, que não respondeu aos questionamentos.

Unidade Móvel da Defensoria Pública realizará atendimento em Araci na próxima semana

19 de out de 2017 às 15:39 | em: Araci

Foto: Divulgação

Com a missão de levar a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA para mais perto dos moradores das cidades que ainda não têm defensor público, a Unidade Móvel de Atendimento da Instituição visitará na próxima sexta-feira (27) a cidade de Araci. Serão oferecidos os serviços de orientação jurídica, resoluções extrajudiciais de conflitos e exames gratuitos de DNA para reconhecimento de paternidade. “A proposta da Unidade Móvel é ampliar o atendimento da Defensoria Pública e fazê-la chegar à população das comarcas que ainda não têm um defensor público ou intensificar o trabalho que é feito em comarcas que já possuem unidade defensorial, buscando sempre a pacificação e a resolução extrajudicial dos casos”, explica o defensor público e coordenador da Unidade Móvel, Márcio Marcílio. Entre os casos mais atendidos pela Unidade Móvel estão os pedidos e ofertas de alimentos, regulamentação de visitas e guardas dos filhos, divórcio consensual, regularização de débito de pensões alimentícias e conflitos de direito de vizinhança. “Nosso objetivo é garantir os direitos da população”, acrescenta o coordenador da Unidade Móvel.

Locais de atendimento

Em Araci, os moradores serão atendidos na  Praça Nossa Senhora da Conceição, também no centro da cidade. O horário de atendimento é sempre das 8 às 12h e das 13h30 às 16h.

Araci: Bamuara é campeã da etapa em Santo Antônio de Jesus do Campeonato Baiano

19 de out de 2017 às 14:46 | em: Araci

 

A Bamuara (Associação Cultural Banda Músicos Aracienses) foi a grande Campeã do Nível Marcial com Evoluções no último domingo (15), na cidade de Santo Antônio de Jesus no Concurso de Bandas e Fanfarras realizado pela ACBFFB. A Bamuara já é detentora de inúmeros título na Bahia, dentre eles o de Tri-campeã Baiana de 2016 do Nível Marcial com Evoluções. Para o Maestro Lucelmo, líder do grupo, a Banda inova a cada apresentação, trazendo um repertório variado que vai do Clássico ao Popular. Segundo ele, o excelente desempenho da Bamuara se dá pela dedicação e união dos componentes, diretoria e pelo apoio dos pais na participação dos filhos na entidade. O Maestro finalizou agradecendo a todos e à Prefeitura de Araci pelo apoio no desenvolvimento das atividades da Banda ao longo destes anos, também foram vencedores os seguintes periféricos;

Melhor Cívico
Melhor Cartel
Melhor Coreográfico
Melhor Mor
Melhor Regente
Melhor Balizador

Enquete: Na sua opinião, qual o vereador(a) de Araci mais bem avaliado(a) até agora?

19 de out de 2017 às 13:35 | em: Araci,Política

Foto: Montagem A Voz do Campo

Os leitores podem opinar até as 08h da manhã da próxima terça-feira, dia 24 de outubro, quando sairá o resultado final. A contagem dos votos é feita pelo roteador de cada ponto de internet. Ou seja, cada leitor só pode votar 01 vez. Se você não conseguir votar, é porquê já votaram em seu ponto de wifi ou pelo seu celular/computador. Esse método de controle de votos visa dar maior segurança à enquete. Vote:

Carregando

Na sua opinião, qual o vereador (a) de Araci mais bem avaliado (a) até agora?

Obrigado por participar
Você já votou nesta enquete!
Por favor,selecione uma opção!

Espaço de Estética Coisa Linda inova e traz Laser e LED para tratamentos de beleza em Araci

19 de out de 2017 às 11:31 | em: Araci,Publicidade

Foto: Kathianny Bittencourt

Cuidar da saúde e da beleza, é uma das maiores preocupações da atualidade. E sem dúvidas, um dos momentos de maior prazer e relaxamento que nos é proporcionado. Pensando com carinho a respeito dessa necessidade dos nossos clientes, o espaço de Estética Coisa Linda, conta com tratamentos de primeira linha, em busca dos melhores resultados e maior satisfação. Disponibilizamos de protocolos que associam os melhores dermocosméticos do mercado, à técnicas promissoras, eficientes e inovadoras, como o Laser e LED, que aumentam o poder dos tratamentos, e o melhor, sem agredir. Qual a sua queixa? Mancha, acne, olheiras, alopecia, queda de cabelo, cicatrizes, estrias, celulite? Conte-nos, venha fazer a sua avaliação e conhecer o nosso espaço!

A Coisa Linda fica localizada no Calçadão 21 de Abril, Centro, Araci, Bahia. Fica ao lado da Ação Social. Contato: 75 9 9143-7374.

Galeria de fotos
  • Foto: Kathianny Bittencourt
  • Foto: A Voz do Campo
  • Foto: A Voz do Campo
  • Foto: A Voz do Campo
  • Foto: A Voz do Campo
  • Foto: A Voz do Campo
  • Foto: A Voz do Campo
  • Foto: A Voz do Campo
  • Foto: A Voz do Campo
  • Foto: A Voz do Campo
  • Foto: A Voz do Campo
  • Foto: A Voz do Campo
  • Foto: A Voz do Campo
  • Foto: A Voz do Campo

Participe da 1° Corrida de Rua da Academia Malhação Saúde em Araci

19 de out de 2017 às 10:06 | em: Araci

Câmara de vereadores de Araci realizou sessão itinerante distrito de Barreira

18 de out de 2017 às 10:38 | em: Araci,Política

Foto: Divulgação

Foi realizado neste terça-feira (17), a sessão itinerante no distrito de Barreira. Essa é a forma que encontra os vereadores para levar os trabalhos da câmara mais próximo do povo e também é uma forma de deixar a população mais informada da ação e das cobranças de cada vereador. O intuito é deixar a população que residem mais distante da sede, informada do que vem acontecendo na cidade e também mostrar o trabalho que é desenvolvido em uma sessão. Sendo assim, deixa os vereadores mais perto do você.

Galeria de fotos
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação

Está pensando em investir? Ascoob tem uma ótima oportunidade para você!

18 de out de 2017 às 10:09 | em: Araci,Negócios,Notícias,Tucano

Foto: Divulgação

Está pensando em fazer um investimento? Ascoob tem uma ótima oportunidade para você!

Eles dispõe de 3 grandes oportunidades de investimento.

1ª Fazenda Belo Jardim
Localizado no povoado do Bizamun, Município de Tucano, com 72 tarefas (45 hectares), com fácil acesso a água, energia, local bastante tranquilo e boas vizinhanças. Terreno plano e beneficiado com cercas, tanques e poço artesiano próximo. 2ª Loteamento El Dourado um lote localizado no Loteamento El Dourado II, estrada Tucano a Caldas do Jorro, Próximo a nova Escola de Caldas do Jorro, medindo 10x25m. Terreno plano e beneficiado com calcamentos, energia, água.

3ª Loteamento Cidade Nova um lote próximo a BR 116, Tucano, medindo 8x16m, terreno plano e beneficiado com acesso a água, energia e boas vizinhanças. Estamos abertos a negociações escolha sua melhor forma de pagamento e financiamos em até 36 vezes.

Galeria de fotos
  • Foto: Divulgação

Polícia Militar divulga informações sobre o homicídio no bairro Guarani em Araci

18 de out de 2017 às 08:48 | em: Araci

Foto: Leitor A Voz do Campo

Segundo informações da Polícia Militar repassadas através da Assessoria de Comunicação do 16° Batalhão, o nome do adolescente assassinado nesta terça-feira (17) no Bairro Guarani, em Araci, é Ebert dos Santos. Filho de Luiz C. dos S. e Lucimeire dos S., o adolescente tinha 17 anos. Segundo a PM, o fato ocorreu entre 17:30 e 18:00h. A Polícia Civil ficará sob responsabilidade da investigação do caso.

Araci: Podóloga Rosângela Ribeiro estará sábado (20) na Coisa Linda; marque seu horário

18 de out de 2017 às 08:39 | em: Araci,Publicidade

A Podologia é a ciência da área da saúde que estuda, previne, diagnostica e trata as alterações dos pés, unhas e as suas repercussões no corpo humano. O primeiro dia de atendimento da podóloga araciense Rosângela Ribeiro na loja Coisa Linda será sábado (20) entre 8h às 12h. São 30min para cada paciente. Tratamentos oferecidos:

– Limpeza plantar (cravos, calos, rachaduras, pés ressecados e ásperos);
– Limpeza Laminar (limpeza das lâminas das unha e cutículas, se não estiver encravada);
– Espiculaectomia do Hálux (unha encravada do dedão do pé);
– Espiculaecotomia dos artelhos (desencravar dedos menores do pé);
– Aplicação de fibra no Hálux ( para unhas tortas, muito encravadas ou grossas);
– Aplicação de fibra nos artelhos;
– Limpeza de lâmina do Hálux com Micose;
– Limpeza de frieira.

Chegou a solução! Marque agora com Barbara: 75 9 9216-3261.

Jovem é assassinado a tiros no bairro Guarani em Araci

17 de out de 2017 às 18:45 | em: Araci

Foto: Leitor A Voz do Campo

Um jovem foi assassinado a tiros no bairro Guarani em Araci no final da tarde desta terça-feira (17). A Polícia Militar encontra-se no local para as devidas providências. O site A Voz do Campo apurou algumas informações e aguarda mais detalhes. Segundo o que já se sabe, trata-se de um jovem de prenome Hebert, que reside no bairro da Bombinha. A Policia Militar encontra-se colhendo maiores informações sobre o crime. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) Civil de Serrinha já foi acionado. Breve novas matérias atualizando sobre o caso.

APLB Araci convoca seus filiados para Assembléia Extraordinária dia 20/10

17 de out de 2017 às 14:40 | em: Araci,Educação

Dalthon Bruno – É possível voar (…). Ensaio fotográfico produzido por Bruno Luiz

17 de out de 2017 às 08:13 | em: Araci

Foto: Bruno Luiz

O fotógrafo postou em seu Facebook:

São 2:00 da manhã, mas eu escolhi postar essa galeria nesse horário não é atoa…..Nesse momento quase todas elas estão descansando, carregando as baterias, porque assim que o sol raiar elas começam a acordar prontas para mais um dia, um dia de travessuras, de birras, de choro um dia de alegria, ainda mais hoje que é o dia delas. Mais tem uma coisa que poucos de nos percebemos e hoje como pai tenho percebido e procuro aproveitar ao máximo que são seus ensinamentos. Ele me ensina a ser paciente, me ensina a perdoar, me ensina que um simples pedacinho de papelão pode se tornar um avião valioso, me ensina que apenas alguns minutinhos de dedicação para eles são tudo. Nesse dia das crianças quero aqui dizer ao meu filho e a todas as crianças, meu muito obrigado por tudo, pelo amor, pelos abraços, pelos lindos e sinceros sorrisos…”Que bom seria se nós adultos pudéssemos ter sempre esses sorrisos tão sinceros”. Essa galeria de fotos é dedicada a todos vocês, meu muito obrigado por cada gesto, obrigado por nos ensinar que é possível voar e ser feliz com muito pouco. “Parabéns Criançada” #litlledream #brunoluizfotografo #voarepossivel

Galeria de fotos
  • Foto: Bruno Luiz
  • Foto: Bruno Luiz
  • Foto: Bruno Luiz
  • Foto: Bruno Luiz
  • Foto: Bruno Luiz
  • Foto: Bruno Luiz
  • Foto: Bruno Luiz
  • Foto: Bruno Luiz
  • Foto: Bruno Luiz
  • Foto: Bruno Luiz
  • Foto: Bruno Luiz
  • Foto: Bruno Luiz
  • Foto: Bruno Luiz
  • Foto: Bruno Luiz
  • Foto: Bruno Luiz
  • Foto: Bruno Luiz
  • Foto: Bruno Luiz
  • Foto: Bruno Luiz
  • Foto: Bruno Luiz
  • Foto: Bruno Luiz
  • Foto: Bruno Luiz
  • Foto: Bruno Luiz
  • Foto: Bruno Luiz

Confira os resultados da primeira rodada da Copa Rural de Araci 2017

16 de out de 2017 às 14:30 | em: Araci,Futebol

Foto: Divulgação

Sábado (14) – primeira rodada.

Pedra Furada 1 X 2 Lagoa da Jurema
Várzea da Pedra 2 X 4 Ribeira II
Quererá 2 X 3 Ipiranga – Pedra Alta
Pau Seco 1 X 1 Cajazeira
Campo do Eloi 0 X 2 Barreira
Retirada 0 X 1 Serra Branca

Ribeira I 1 X 1 Tapuio (12/10/17);

Galeria de fotos
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação