Cidades

Queima irregular de lixo gera tensão em Barrocas; população e PM se uniram para apagar fogo

20 de out de 2017 às 11:57 | em: Barrocas

Foto: Reprodução | Jornal A Nossa Voz

A fumaça que assustou a população, saía dos fundos de um estabelecimento comercial no centro do município de Barrocas, gerando correria na área do comércio, por volta das 15:30h desta quinta-feira (19). Segundo o Jornal A Nossa Voz, centenas de baldes com água foram usados para controlar as chamas, evitando que atingisse outros prédios, em seguida um caminhão pipa também chegou ao local. A Polícia Militar e a Guarda Municipal participaram da ação. Ninguém ficou ferido.

Foto: Reprodução | Jornal A Nossa Voz

Segundo informações repassadas ao site, tudo começou quando um homem ateou fogo em itens descartados, como tênis e sapatos nos fundos de uma loja que acabou de ter as atividades suspensas, as chamas fugiram do controle, e a fumaça escura pôde ser vista a centenas de metros de distância do local. Pessoas vindas de vários pontos da cidade, começaram a se aglomerar observando as chamas que consumiam os objetos e pode ter danificado parte da estrutura do ponto comercial. Após notar a nuvem negra no céu, a Polícia Militar rapidamente chegou ao local, o comandante do DPM de Barrocas, Sub Tenente Francisco Jose Ferreira Santos coordenou a ação que durou mais de 30 minutos. Já com as chamas controladas, um caminhão pipa a serviço do município, foi usado e o local pode ser resfriado evitando que as chamas recomeçassem.

Foto: Reprodução | Jornal A Nossa Voz

Após o controle das chamas, as pessoas observavam o estrago que derreteu parte da rede de esgoto do prédio, atingiu a porta e uma pequena parte do interior do estabelecimento. Segundo a Polícia Militar informou ao Jornal A Nossa Voz, o rapaz que colocou fogo nos objetos seria funcionário de uma das lojas do Vereador Antonio Carlos Lima Ferreira (Tonho da Loja), que era proprietário do comércio que fechou. Ele esteve no local e conversou com o proprietário do ponto, o senhor conhecido como João do Bar que foi ao local após saber do ocorrido.

Estudante da zona rural de Araci conquista medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática

20 de out de 2017 às 10:22 | em: Araci,Educação

Foto: Gabriel Carvalho

A habilidade com os números e o gosto pelo desafio em resolver cálculos está fazendo com que o estudante Dikson Ferreia dos Santos, 15 anos, morador do distrito de Pedra Alta, zona rural do município de Araci (223 km de Salvador), se transforme em um grande campeão da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP). No próximo dia 14 de novembro, o estudante do 3º ano do Ensino Médio embarcará para o Rio de Janeiro, onde receberá, em cerimônia no Teatro Municipal no dia 15, a medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP). O detalhe é que esta é a quarta medalha da OBMEP que ele conquista nos últimos quatro anos.

Foto: Gabriel Carvalho

A coleção nas competições que participou, no entanto, já chega à soma de 11 medalhas. Por morar na zona rural, Dikson é estudante do Ensino Médio por Intermediação Tecnológica (EMITec). Graças à esta tecnologia, ele assiste às aulas no Instituto Educacional de Pedra Altas, que são transmitidas via satélite, em tempo real, com professores diretamente dos estúdios instalados no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador. Ele fala que o fato de estudar perto de casa, otimiza o seu tempo. “O EMITec é bem importante para estudantes de baixa renda que não têm condições de ir para outro lugar e os professores são bem qualificados. Estudar pelo EMITec é importante para mim porque não precisei mudar para uma cidade maior par estudar”, afirma. Filhos de professores da educação infantil, Dikson diz que só se interessou pela Matemática quando resolveu participar da primeira OBMEP, em 2012. “Depois disso, eu tomei gosto e fui participar de um curso de iniciação científica, quando fui bolsista do CNPq. Então, me apaixonei pela Matemática e comecei a estudar cada vez mais”, afirma.

Foto: Gabriel Carvalho

O estudante acrescenta que é movido pelos desafios. “Mesmo que eu quebre a cabeça, a felicidade de resolver compensa o tempo que gastei sofrendo por ele. Eu conquistei uma medalha de Prata da OBMEP, que para mim foi muito valiosa, pois passei nove horas fazendo a prova e acertei a metade das questões”, comemora. Em visita aos estúdios do EMITec, nesta quarta-feira (18), Dikson foi recebido por professores que ele costumava interagir pelo vídeo. Na oportunidade, o estudante falou para os demais colegas em toda a Bahia, que assistem às aulas pelo mesmo programa. O EMITec atende a 21.120 estudantes que moram em áreas remotas da Bahia, chegando a 414 localidades, em 150 municípios. Além de contar como é a sua experiência nos estudos, ele também disse que já está se preparando para o vestibular e acredita que o bom desempenho nas provas de Matemática irá contribui para sua entrada na universidade. “Acho que vou fazer Engenharia Mecatrônica e ou alguma outra coisa que relacione a Matemática e a Física. Então, a Matemática sempre vai fazer parte da minha vida”.

Obra do artista plástico luzense Dema Reis estará no Salão Internacional em Paris

20 de out de 2017 às 10:17 | em: Santaluz

Foto: Divulgação

A partir desta sexta-feira (20) até domingo, dia 22 de outubro, uma das obras do Artista Plástico Dema Reis, natural da cidade de Santaluz, região nordeste da Bahia, estará no salão de arte contemporânea“Art Shopping”, conhecido popularmente como “Carrousel du Louvre”, na cidade de Paris (França). O evento internacional de muito prestigio contará com 700 artistas de todas as partes do mundo. Dema Reis faz parte do grupo de artistas sob a curadoria de Maria dos Anjos, da Anjos Art Gallery. A feira de arte oferece uma visibilidade aos artistas emergentes, renomados e internacionais. O Art Shopping do Carrousel do Louvre está situado em uma área no subsolo do Museu Du Louvre, ocupa um espaço de 7.100m², e  faz parte de único marco histórico cultural junto ao Museu do Louvre, os jardins de Tullerias, hotéis e lojas.

Foto: Divulgação

Dema Reis vem participando de um circuito de arte com várias curadorias, através de exposições coletivas internacionais e nacionais, totalizando 12 exposições, que se iniciou em setembro 2016 e termina agora no mês de outubro de 2017. As pinturas foram expostas em galerias, salões e feiras e estiveram expostas nas cidades de: Boston (Estados Unidos),  Rio de Janeiro (Brasil) duas participações,  São Paulo (Brasil), Genebra (Suíça), Porto e Cascais (Portugal), Barcelona (Espanha), Vaduz e Triesen (Principado de Liechtenstein),  Viena (Áustria) e agora findando em  Paris (França). Em duas destas exposições, Dema Reis foi premiado, sendo que a primeira premiação aconteceu na exposição Circuit Café Culture, no mês de fevereiro de 2017 na cidade do Rio de Janeiro.

Foto: Divulgação

A segunda premiação aconteceu no mês de julho de 2017 no II Salão de Arte Brasileira na cidade de Vaduz, no Principado de Liechtenstein. O artista tem mais de 40 anos de trajetória na área de pintura e já participou de várias exposições individuais e coletivas. É formado em Licenciatura Plena em Desenho e Artes Plásticas pela Universidade Federal da Bahia – UFBA.

Foto: Divulgação

Suas pinturas na fase atual são baseadas em estilos variados no mesmo formato dos moldes neocubista, com figuras geometrizadas, cortes, lapidaçõese emaranhados de linhas, que ora contornam ora se entrelaçam pelos espaços. Pinturas que têm características marcantes como o aprimoramento técnico e o rigor do acabamento, das pincelada lisas e aveludadas. (Notícias de Santaluz).

“A zona rural de Araci clama por água e carros pipas são dificultados”, reclamam moradores

20 de out de 2017 às 07:43 | em: Araci

Foto: Ilustração

Nas últimas semanas o site A Voz do Campo recebeu diversos relatos de moradores da zona rural de Araci sobre o estado de calamidade que está a situação hídrica de alguns povoados do município. O primeiro relato apresentado foi divulgado pelo site dia 07 deste mês de outubro. Uma família da região do povoado da Retirada suplicava por ajuda porque só tinham água para as necessidades básicas e ela estava acabando. Eles pediam ajuda para a aquisição de um caminhão de água. Segundo a família, a Secretaria de Assistência Social tinha negado à época e só forneceriam a água após 15 dias. Desde de esse relato, chegaram à redação 04 relatos de moradores da zona rural.

Foto: Ilustração

O primeiro deles vem do povoado de Poço Grande. Segundo o morador, o dessalinizador está funcionando precariamente, mas não consegue atender a toda a população. “A gente vai na Secretaria pedir ajuda, mas não consegue. Uma liderança local aqui no Poço Grande está selecionando quem vai receber os poucos caminhões pipas com água que são fornecidos. Quem votou na oposição está tendo muita dificuldade“, disse o morador. Da região do Barbosa, uma moradora fez o seguinte relato: “nossos tanques de água estão secos. Faz tempo que as aguadas não são limpas com as máquinas da prefeitura. Nós estamos tendo que comprar o caminhão pipa com pouco dinheiro do nosso bolso“, disse ela. Outro relato semelhante veio do Rufino, onde a comunidade se uniu para alugar uma máquina para ser usada na limpeza de uma barragem. “Há muito tempo a gente vinha pedindo caminhões pipa e uma máquina para limpar a barragem. Não conseguimos e fizemos nós mesmo. Foi muito esforço”, disse um líder da região.

Foto: Reprodução de Facebook

Da região da Barreira veio outro triste relato. A moradora disse: “nós chegamos na secretaria para pedir um caminhão pipa e estamos tendo dificuldade. Estamos vivendo uma das piores secas da história. O caminhão pipa é muito caro e não temos como pagar. Em nossa casa é um banho a cada 2 dias e a água para cozinhar é regrada. Ainda temos água porque peguei dinheiro emprestado para comprar“, afirmou a moradora.

O site A Voz do Campo fez contato com a Secretária de Assistência Social de Araci, Rita Adriana, que não respondeu aos questionamentos.

Tucano: Sobrinho foge e tia é presa com droga enterrada em quintal de casa em Caldas do Jorro

19 de out de 2017 às 16:43 | em: Policia,Tucano

Foto: Divulgação | PM

Por volta das 11:40h desta quarta-feira (18), uma guarnição da Cipe Nordeste encontrava-se em rondas nas proximidades do bairro barracão, em Caldas do Jorro. Ao chegar à Rua Eupídio Pimentel, um indivíduo conhecido como “Léu”, que encontrava-se sentado à frente de uma das casas, percebeu a presença da viatura correu, adentrando. Imediatamente, a guarnição desembarcou para fazer o acompanhamento e averiguação, constatando que o elemento havia pulado vários muros e quintais, fugindo pelo matagal existente pelos fundos das residências. A moradora do local, sr. Maria Gilmara de J., 44 anos, tia de “Léu” estava na residência abordada. Ao fazer buscas no quintal da referida residência, foram encontrados enterrados os seguintes materiais: um tablete de maconha pesando 930 gramas; duas porções de crack pesando 90 gramas; 142 pinos p armazenar cocaína e um pino de cocaína cheio. Segundo a especializada. foi dada voz de prisão em flagrante à sr. Maria Gilmara, a qual juntamente com a droga apreendida foi conduzida e apresentada à Delegacia de Tucano.

Tucano: Morador de Cícero Dantas é preso por porte ilegal de arma em Caldas do Jorro

19 de out de 2017 às 16:29 | em: Policia,Tucano

Foto: Divulgação | PM

Por volta das 16h40 desta quarta-feira (18), uma guarnição da Cipe Nordeste, em rondas pela BA 395, que dá acesso à localidade de Caldas do Jorro, visualizou um veículo Fiat Punto, cor cinza, placa de Aracajú, com três ocupantes e em atitude suspeita. A especializada realizou uma abordagem, tendo sido encontrado num compartimento localizado no encosto do banco do motorista: um revólver, marca Rossi, Cal.32 SBW, com a numeração suprimida, (04) quatro cartuchos do mesmo calibre e intactos. Segundo os Policiais Militares, diante dos fatos, foi dado voz de prisão em desfavor de José Aderval de Souza, 53 anos, morador do povoado Farmácia, em Cicero Dantas, sendo este identificado como o proprietário da arma, o qual foi conduzido e apresentado à Delegacia de Tucano.

Unidade Móvel da Defensoria Pública realizará atendimento em Araci na próxima semana

19 de out de 2017 às 15:39 | em: Araci

Foto: Divulgação

Com a missão de levar a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA para mais perto dos moradores das cidades que ainda não têm defensor público, a Unidade Móvel de Atendimento da Instituição visitará na próxima sexta-feira (27) a cidade de Araci. Serão oferecidos os serviços de orientação jurídica, resoluções extrajudiciais de conflitos e exames gratuitos de DNA para reconhecimento de paternidade. “A proposta da Unidade Móvel é ampliar o atendimento da Defensoria Pública e fazê-la chegar à população das comarcas que ainda não têm um defensor público ou intensificar o trabalho que é feito em comarcas que já possuem unidade defensorial, buscando sempre a pacificação e a resolução extrajudicial dos casos”, explica o defensor público e coordenador da Unidade Móvel, Márcio Marcílio. Entre os casos mais atendidos pela Unidade Móvel estão os pedidos e ofertas de alimentos, regulamentação de visitas e guardas dos filhos, divórcio consensual, regularização de débito de pensões alimentícias e conflitos de direito de vizinhança. “Nosso objetivo é garantir os direitos da população”, acrescenta o coordenador da Unidade Móvel.

Locais de atendimento

Em Araci, os moradores serão atendidos na  Praça Nossa Senhora da Conceição, também no centro da cidade. O horário de atendimento é sempre das 8 às 12h e das 13h30 às 16h.

Araci: Bamuara é campeã da etapa em Santo Antônio de Jesus do Campeonato Baiano

19 de out de 2017 às 14:46 | em: Araci

 

A Bamuara (Associação Cultural Banda Músicos Aracienses) foi a grande Campeã do Nível Marcial com Evoluções no último domingo (15), na cidade de Santo Antônio de Jesus no Concurso de Bandas e Fanfarras realizado pela ACBFFB. A Bamuara já é detentora de inúmeros título na Bahia, dentre eles o de Tri-campeã Baiana de 2016 do Nível Marcial com Evoluções. Para o Maestro Lucelmo, líder do grupo, a Banda inova a cada apresentação, trazendo um repertório variado que vai do Clássico ao Popular. Segundo ele, o excelente desempenho da Bamuara se dá pela dedicação e união dos componentes, diretoria e pelo apoio dos pais na participação dos filhos na entidade. O Maestro finalizou agradecendo a todos e à Prefeitura de Araci pelo apoio no desenvolvimento das atividades da Banda ao longo destes anos, também foram vencedores os seguintes periféricos;

Melhor Cívico
Melhor Cartel
Melhor Coreográfico
Melhor Mor
Melhor Regente
Melhor Balizador

Unidade Móvel da Defensoria Pública realizará atendimento em Tucano na próxima semana

19 de out de 2017 às 14:39 | em: Tucano

Foto: Divulgação

Com a missão de levar a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA para mais perto dos moradores das cidades que ainda não têm defensor público, a Unidade Móvel de Atendimento da Instituição visitará na próxima quinta-feira (26) a cidade de Tucano. Serão oferecidos os serviços de orientação jurídica, resoluções extrajudiciais de conflitos e exames gratuitos de DNA para reconhecimento de paternidade. “A proposta da Unidade Móvel é ampliar o atendimento da Defensoria Pública e fazê-la chegar à população das comarcas que ainda não têm um defensor público ou intensificar o trabalho que é feito em comarcas que já possuem unidade defensorial, buscando sempre a pacificação e a resolução extrajudicial dos casos”, explica o defensor público e coordenador da Unidade Móvel, Márcio Marcílio. Entre os casos mais atendidos pela Unidade Móvel estão os pedidos e ofertas de alimentos, regulamentação de visitas e guardas dos filhos, divórcio consensual, regularização de débito de pensões alimentícias e conflitos de direito de vizinhança. “Nosso objetivo é garantir os direitos da população”, acrescenta o coordenador da Unidade Móvel.

Locais de atendimento

Em Tucano, os moradores serão atendidos na Praça Duque de Caxias, também no centro da cidade. O horário de atendimento é sempre das 8 às 12h e das 13h30 às 16h.

Professores de Teofilândia fazem protesto na Câmara de Vereadores contra atraso de salários

19 de out de 2017 às 14:13 | em: Educação,Teofilândia

Foto: Teofilândia.Acontece

Dezenas de professores do município estiveram presentes na sessão da Câmara Municipal de Vereadores desta terça-feira (18). Os educadores foram vestidos de preto para protestar contra o atraso salarial da categoria. Os professores da rede pública municipal de Teofilândia estão com o salário referente ao mês de Setembro atrasado. Os valores deveriam ter ido pagos até o 5° dia útil deste mês e outubro. O mesmo fato ocorreu no mês passado. A Prefeitura de Teofilândia não se manifestou oficialmente sobre o protesto. Confira o vídeo publicado na página Teofilândia.Acontece:

Dezenas de professores do município estiveram presentes na sessão da Câmara Municipal de Vereadores, ontem, terça-feira, os educadores foram vestidos de preto para protestar contra o atraso salarial da categoria. A Prefeitura de Teofilândia ainda não se manifestou oficialmente sobre o caso.

Posted by Teofilândia.Acontece on Wednesday, October 18, 2017

Relembre:

APLB de Teofilândia lança nota de repúdio por atrasos salariais de professores; setembro não foi pago

Atraso de salários de professores resulta em novas manifestações em Teofilândia

Professores de Teofilândia fazem protesto contra atraso de salários; foram de preto para salas de aula e para a Câmara

“Estamos com salário atrasado e não conseguimos pagar nossas contas”, dizem professores de Teofilândia

Enquete: Na sua opinião, qual o vereador(a) de Araci mais bem avaliado(a) até agora?

19 de out de 2017 às 13:35 | em: Araci,Política

Foto: Montagem A Voz do Campo

Os leitores podem opinar até as 08h da manhã da próxima terça-feira, dia 24 de outubro, quando sairá o resultado final. A contagem dos votos é feita pelo roteador de cada ponto de internet. Ou seja, cada leitor só pode votar 01 vez. Se você não conseguir votar, é porquê já votaram em seu ponto de wifi ou pelo seu celular/computador. Esse método de controle de votos visa dar maior segurança à enquete. Vote:

Carregando

Na sua opinião, qual o vereador (a) de Araci mais bem avaliado (a) até agora?

Obrigado por participar
Você já votou nesta enquete!
Por favor,selecione uma opção!

Espaço de Estética Coisa Linda inova e traz Laser e LED para tratamentos de beleza em Araci

19 de out de 2017 às 11:31 | em: Araci,Publicidade

Foto: Kathianny Bittencourt

Cuidar da saúde e da beleza, é uma das maiores preocupações da atualidade. E sem dúvidas, um dos momentos de maior prazer e relaxamento que nos é proporcionado. Pensando com carinho a respeito dessa necessidade dos nossos clientes, o espaço de Estética Coisa Linda, conta com tratamentos de primeira linha, em busca dos melhores resultados e maior satisfação. Disponibilizamos de protocolos que associam os melhores dermocosméticos do mercado, à técnicas promissoras, eficientes e inovadoras, como o Laser e LED, que aumentam o poder dos tratamentos, e o melhor, sem agredir. Qual a sua queixa? Mancha, acne, olheiras, alopecia, queda de cabelo, cicatrizes, estrias, celulite? Conte-nos, venha fazer a sua avaliação e conhecer o nosso espaço!

A Coisa Linda fica localizada no Calçadão 21 de Abril, Centro, Araci, Bahia. Fica ao lado da Ação Social. Contato: 75 9 9143-7374.

Galeria de fotos
  • Foto: Kathianny Bittencourt
  • Foto: A Voz do Campo
  • Foto: A Voz do Campo
  • Foto: A Voz do Campo
  • Foto: A Voz do Campo
  • Foto: A Voz do Campo
  • Foto: A Voz do Campo
  • Foto: A Voz do Campo
  • Foto: A Voz do Campo
  • Foto: A Voz do Campo
  • Foto: A Voz do Campo
  • Foto: A Voz do Campo
  • Foto: A Voz do Campo
  • Foto: A Voz do Campo

Advogada de Valente perde controle e capota veículo na BA-120, entre Santaluz e Queimadas

19 de out de 2017 às 10:41 | em: Acidentes,Queimadas,Santaluz,Valente

Foto: Notícias de Santaluz

Um carro capotou após a advogada Tássia Rebecca Freitas Mota Almeida, de 29 anos, residente na cidade de Valente, perder o controle da direção na manhã desta quinta-feira (19) no trecho da BA-120 que liga Santaluz a Queimadas. Segundo o site Notícias de Santaluz, o acidente aconteceu nas proximidades da Serra do Lajedo. As circunstâncias são desconhecidas. Segundo informações de testemunhas, a mulher seguia sentido Queimadas em um veículo ix35, de cor branca, com placas de Valente. Ainda segundo o site, a vítima foi socorrida em uma ambulância e levada para o hospital de Santaluz, onde permanecia internada em observação até por volta das 10h. A mulher reclamava de dores nas pernas e deve fazer um exame de raio-x. O estado de saúde dela é estável. Uma guarnição da Polícia Militar esteve no local do acidente para registrar a ocorrência.

Tucano: Prefeitura assina contrato para reforma do Hospital Mariana Penedo

19 de out de 2017 às 10:27 | em: Política,Tucano

Foto: Divulgação

As obras de reforma do Hospital Municipal Mariana Penedo devem ser iniciadas nos próximos dias. Nesta quarta-feira (18), foi publicado o extrato do contrato assinado entre o Governo Municipal e a empresa vencedora da licitação pública. O projeto prevê a reforma dos setores de emergência e administrativo do Hospital Municipal, o que vão garantir uma melhor prestação de serviço à comunidade de Tucano. A empresa vencedora da foi licitação foi a Empreender LS Construções Ltda – EPP, que tem atuação especializada em engenharia civil. A licitação, na modalidade tomada de preço (nº004/2017), teve o valor de R$ 428.305,34.

Ordem de Serviço

Na manhã desta quarta-feira, o prefeito de Tucano, Luiz Sérgio (Dr Sérgio), ressaltou a importância da obra de recuperação desses dois setores do Hospital Mariana Penedo. Desde o início de nossa gestão estamos trabalhando em prol de uma saúde mais eficiente e mais humana em Tucano. O Hospital Mariana Penedo já conta com diversas melhorias no atendimento, nas especialidades. Agora chegou a vez de melhorarmos a parte física da unidade, disse Dr. Sérgio! O prefeito disse, ainda, que está aguardando uma posição da Caixa Econômica Federal (CEF) para iniciar as obras.  Queremos assinar a ordem de serviço para o início das obras com a presença de todo povo de Tucano, revelou Dr. Sérgio.

Ex-prefeito de Teofilândia, Adriano Araújo apresentará programa na Rádio Continental AM

19 de out de 2017 às 10:16 | em: Teofilândia

Foto: Ilustração

O ex-prefeito de Teofilândia, Adriano Araújo, apresentará programa na Rádio Continental AM de Serrinha. O horário será das 15 ás 16h todas as sextas-feiras. O nome do programa será “Repórter Cidadão”. O programa começa a partir do dia 27/10. Segundo Adriano, o foco do programa será realizar entrevistas com especialistas abordando assuntos de interesse da sociedade e dos mais variados temas. “Levarei médicos para falar de especialidades, engenheiros e etc. Teremos blocos de entrevistas e, é claro, teremos a conversa com o povo. Teremos espaço para o que o povo quer saber e quais seus principais comentários”, disse ele.